IFC instala Biblioteca Comunitária na Reitoria

O prédio da Reitoria do IFC conta agora com uma nova opção de entretenimento e cultura: a Biblioteca Comunitária. Localizado na recepção, o local é destinado à apreciação e troca de livros entre estudantes, servidores e comunidade. A ideia é que, além de incentivar a leitura, a estrutura funcione ainda como um espaço de convivência.

A Biblioteca funciona da seguinte forma: os livros podem ser lidos no local ou emprestados para leitura em casa. Todos os volumes vêm de doações; se você quiser contribuir para o aumento da coleção, basta separar os livros que quer doar e entregar na sala da Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom), situada no mezanino.

Incentivar a leitura – não só no ambiente de trabalho, mas no cotidiano – é muito importante. Cultivar esse hábito traz diversos benefícios, como melhora da escrita e vocabulário, aumento na capacidade de comunicação e da criatividade, acúmulo de conhecimento e exercício para a memória.

Texto e imagem: Cecom/Reitoria/Thomás Müller

Entenda como funciona o processo de consulta para Reitoria, Direções-Gerais e Consuper do IFC

O período de campanha do processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha de candidatos à Reitoria, Direções-Gerais de campus (com exceção dos campi avançados de Abelardo Luz e Sombrio) e Conselho Superior do IFC teve início na última segunda-feira (5) e segue até 2 de setembro. Durante esse prazo, cada um dos participantes pode apresentar suas propostas aos e estudantes e servidores do Instituto – que, assim, poderão embasar melhor suas escolhas.

Cada candidato poderá fazer visitas de campanha aos diversos setores do IFC e também participar de debates entre si. A votação está marcada para o dia 4 de setembro, das 9h às 21h, e será feita por meio de urna eletrônica.

O processo de consulta foi oficialmente deflagrado no dia 24 de junho, com a publicação do Edital que regulamenta o certame. O documento foi publicado pela Comissão Eleitoral Central, instituída um pouco antes, no dia 6 de junho. “A Comissão é responsável por elaborar as normas e conduzir todo o procedimento de escolha”, explica a secretária do órgão, Bárbarah Sorgetz. “Isso inclui disciplinar os procedimentos de inscrição de candidatos, homologar as candidaturas para a Reitoria e o Consuper, determinar as regras de campanha, delinear o processo de votação, definir o cronograma do processo e publicar e encaminhar os resultados da votação ao Conselho Superior, entre outras atribuições”.

Esse trabalho é realizado com o apoio das Comissões Eleitorais Locais, que atuam diretamente nos campi. “São elas que recebem as inscrições de todos os candidatos,  homologam as candidaturas para os cargos de diretores-gerais e designam as mesas receptoras de votos, credenciam os fiscais de votação e operacionalizam toda parte burocrática – além de supervisionar as campanhas e organizar eventuais debates”, conta Bárbarah.

De acordo com a secretária da Comissão Eleitoral, após a votação e o período de recursos, o resultado final é proclamado pelo órgão e enviado ao Consuper para homologação. “Os conselheiros vão, então, apreciar o processo e homologar os eleitos para as Direções-Gerais e para a o próximo mandato do Consuper. A nomeação dos novos diretores-gerais e conselheiros é efetuada por ato do IFC; o nome escolhido para a Reitoria é enviado ao Ministério da Educação. A nomeação fica a cargo do presidente da República”, diz.

Os mandatos da Reitoria e das Direções-Gerais são de 4 anos – ou seja, de janeiro de 2020 a janeiro de 2024. Já os novos membros do Consuper terão mandato mais curto: de janeiro de 2020 a janeiro de 2022.

Todos os documentos relativos ao processo de consulta – incluindo o regulamento completo do certame e o cronograma de visitas dos candidatos ao cargo de reitor(a) – estão disponíveis no site eleicoes.ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Amanda Cadore (estagiária)

XII Micti, V IFCultura e I Epromundo: abertas as inscrições de trabalhos

O período de inscrições para a XII edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) e para o V IFCultura começou no último dia 5 de agosto. Os eventos serão realizados nos dias 13 e 14 de novembro, em Brusque – com atividades no campus do IFC na cidade e no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

A Micti é um evento científico multidisciplinar que tem como objetivo divulgar, à comunidade interna e externa, os resultados de projetos de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação desenvolvidos no IFC. Já o IFCultura é um evento cultural exclusivo para estudantes regularmente matriculados no IFC, que visa incentivar a cultura, o crescimento profissional, científico e tecnológico nas diversas modalidades e linguagens artísticas, com reflexão sobre humanidade e educação, bem como enriquecer os espaços educacionais.

Neste ano, a programação traz ainda dois eventos concomitantes. O I Epromundo, também com inscrições abertas, é voltado para a difusão da cultura da inovação e empreendedorismo e para a apresentação à comunidade de cursos, soluções e tecnologias desenvolvidas no IFC.  O outro novo evento, I IFC.Ação, visa promover e realizar ações socioambientais que atendam as demandas da comunidade local e fortaleçam a formação cidadã dos estudantes do Instituto. As atividades serão desenvolvidas por estudantes e servidores participantes do evento em conjunto com comunidade.

Confira abaixo os prazos e como se inscrever em cada um dos eventos:

Inscrições para a Micti

Podem participar da Micti estudantes do IFC e também de outras instituições, sob a orientação de um servidor. A mostra oferece 263 vagas para apresentações orais de resultados de projetos nas seguintes categorias:

  • Projetos de Ensino: caracterizados pelo conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de atualização ou retomada de conteúdos, de dinamização dos componentes curriculares, bem como de prática profissional, voltados aos discentes dos cursos regulares, por meio do desenvolvimento de atividades extracurriculares ou complementares, sob orientação de docente ou técnico administrativo;
  • Projetos de Pesquisa e Inovação: entendidos como atividades indissociáveis do Ensino e da Extensão, visam à produção científica e tecnológica e à formação de pessoas, em todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos, para a investigação e a geração de conhecimentos, cujas conquistas devem ser estendidas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral;
  • Projetos de Extensão: ações da instituição junto à comunidade que possibilitam o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa. Nesta categoria, pressupõe-se que a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade, na qual a instituição se insere, deve ser fator importante para transformar a realidade social. Uma ação de Extensão envolve de forma ativa os seguintes atores: servidor, discente e comunidade externa.
  • Programas institucionais: são aqueles que integram as atividades de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão relacionadas ao PET (Programa de Educação Tutorial), ao Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e ao RP (Programa de Residência Pedagógica).

As vagas são distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

As inscrições de trabalhos vão ser realizadas somente pela internet, no site do evento. O período de inscrição para trabalhos de pesquisa dos programas Pibic, Pibic-AF, Pibic-EM e Pibiti, dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, indicados pelos campi do IFC, e dos trabalhos de programas institucionais (PET, Pibid e RP) está aberto até o dia 27 de setembro. Já as inscrições para trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão na categoria ampla concorrência (comunidade interna e externa) serão realizadas até 27 de setembro.

Leia com atenção o Regulamento da Micti para saber mais detalhes sobre o cronograma de atividades, as áreas de conhecimento abordadas, o formato de apresentação dos trabalhos e outras informações importantes.

Inscrições para o IFCultura

O período de inscrições está aberto até o dia 30 de agosto. Podem participar somente estudantes regularmente matriculados do IFC; os interessados devem procurar o servidor responsável pelo procedimento de inscrição em seus campi.

O evento aceita trabalhos nas seguintes modalidades:

  • Dança
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais (fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura ou instalação, arte gráfica, happening)
  • Poesia

De acordo com o regulamento do IFCultura, não serão aceitas propostas de apresentação que incentivem a violência, a promiscuidade e o uso de drogas, que tenham cunho publicitário ou discriminatório, que configurem prática de proselitismo religioso ou que contrariem dispositivos legais estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os detalhes sobre o formato das apresentações, o cronograma de envio de originais e outras informações importantes estão disponíveis no regulamento.

Inscrições para o Epromundo

As inscrições serão realizadas até 27 de setembro, somente pela internet, no site da Micti. O evento conta com 65 vagas para apresentação de trabalhos em estandes, de acordo com o quadro abaixo:

Confira o regulamento da Micti para mais informações sobre o processo, tais como o formato aceito para os trabalhos e o cronograma de atividades.

Inscrições para o IFC.Ação

As inscrições para participação no IFC.Ação serão realizadas de 16 e outubro a 13 de novembro no site do evento. Serão 30 vagas – duas para cada campus do IFC – distribuídas entre os estudantes que tiverem trabalhos aprovados para Micti e/ou IFCultura e se inscreverem para participar. A seleção se dará por ordem cronológica das inscrições; as atividades do IFC.Ação serão disponibilizadas na página da MICTI. Confira o regulamento para mais informações.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria 

Estão abertas duas chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), está com duas chamadas públicas abertas para projetos de pesquisa e bolsas. São elas:

Chamada CNPq/MCTIC nº 09/2019 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019

Objetivo: apoiar projetos de eventos de divulgação e popularização da ciência, que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico no País, por meio da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019. Os eventos, em todas as Unidades Federativas do país, deverão ter abrangência municipal, estadual/distrital e/ou regional e deverão desenvolver o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”.

Inscrições: 08/07/2019 a 22/08/2019

Chamada CNPq/MCTIC nº 11/2019 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas

Objetivo: apoiar eventos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas em âmbito nacional, estadual/distrital e municipal, como instrumentos de popularização da ciência.

Inscrições: 16/07/2019 a 30/08/2019

Para informações sobre estas e outras chamadas, os interessados podem acessar o site do CNPq em http://memoria.cnpq.br/chamadas-publicas 

Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães

Conif divulga nota oficial sobre o programa Future-se

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) externa sua preocupação com o anúncio, pelo Ministério da Educação (MEC), do programa Future-se, e torna públicos pontos reflexivos sobre essa ação governamental.

Abstraindo seu mérito, a raiz conceptiva da proposta já traz um notório problema de método, que está expresso na inteira exclusão dos agentes públicos, dos corpos dirigentes e das representações coletivas institucionais do debate relativo à sua construção, em razão do que a notícia provocou espanto e surpresa em toda Rede.

Uma formulação de interesse público, que se dispõe inclusive a alterar leis em vigor e a afetar princípios consagrados, como preliminarmente se apresenta, precisa ser amplamente esmiuçada no plano coletivo, não sendo razoável aligeirar seu anúncio, em desfavor do debate.

Este Conselho também entende que nenhuma ação de futuro deve preceder o ato de sanar a grave situação financeiro-orçamentária vivenciada pela Rede, cujo funcionamento se encontra seriamente ameaçado pelos bloqueios então processados. O viés temporal é primordial, pois como podemos cogitar políticas públicas estruturantes de futuro se o nosso tempo presente está comprometido e é inseguro e incerto? Arrumemos, primeiro, nosso tempo presente, dissipemos as inseguranças e as incertezas; e, em paralelo, cuidemos do tempo futuro, com planejamento, organização e nossa ampla participação.

A proposta ainda é incipiente e enseja diversas dúvidas, que precisam ser esclarecidas, e também depende de atos posteriores de regulamentação, o que sugere traços de indefinições e imprecisões. Além do que, note-se a superficialidade com que são tratados conceitos cruciais, como a autonomia da gestão institucional, aduzida no texto preliminar de forma difusa e ambígua, sombreada por organizações sociais e fundos de investimento, elementos estranhos ao nosso universo.

Reafirmamos nosso compromisso com a observância dos postulados consagrados no ordenamento jurídico vigente, cujo cerne é a garantia da educação pública, gratuita, qualificada e socialmente referenciada, como direito inalienável de todos os brasileiros e dever do Estado, o qual figura como vetor, provedor e mantenedor de sua estrutura e de seu funcionamento, conforme preceituam ainda fundamentos constitucionais.

Defendemos, nessa mesma linha, as políticas de inclusão da Rede Federal, que absorvem jovens e adultos em situação de risco social; e de interiorização, que contemplam a população pobre dos pontos remotos do Brasil, atualmente desalentadas e desesperançadas.

São parâmetros basilares desse ordenamento a lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação, diplomas legais que orientam e regem tais postulados, e se construíram à luz de debates em planos coletivos, perante a sociedade organizada, a academia e o parlamento brasileiros.

Propomos, nessa lógica, a formação de uma mesa de diálogo com o Ministério da Educação, que trabalhe na perspectiva de garantir o papel da União como provedor do direito constitucional à educação, de buscar soluções para a natureza pública de seu financiamento e para consolidar a Rede Federal.

Vislumbrando, portanto, essa educação como um precioso bem de todos, reforçamos que toda ação ou política que lhe diz respeito precisa ser objeto de ampla discussão, desde as bases acadêmicas de nossos espaços, em interlocução com a sociedade organizada e os agentes públicos governamentais, até o parlamento, a quem caberá legislar sobre matéria de tamanho interesse para o futuro da educação em nosso país.

Brasília, 1 de agosto de 2019.

2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2019

Clique aqui para acessar a nota em PDF.

Representante do IFC no Parlamento Juvenil do Mercosul participa de formação em Brasília

O estudante do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Campus Blumenau Vinicius Franke da Silva é um dos 27 estudantes que representará o Brasil durante dois anos no Mercosul – sediado em Montevidéu, no Uruguai – por meio do programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). De 15 a 19 de julho, ele esteve em Brasília, onde participou de uma formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o tema O Ensino Médio que Queremos. Como este foi o primeiro encontro após a eleição dos representantes, a ocasião também marcou a cerimônia de posse do grupo.

A experiência foi engrandecedora. Participamos de debates e diálogos sobre temas que envolvem a educação pública, como direitos humanos, integração regional e jovens e trabalho”, contou Vinicius. Ao final do evento, eles redigiram uma declaração nacional, que será enviada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O PJM é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC).

Projeto Um Portal de Oportunidades

Para conquistar a vaga, os estudantes participaram de um processo seletivo estadual, em 2018, e apresentaram propostas de ações para despertar a participação dos jovens no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. Orientado pelo professor Cloves Alexandre de Castro, Vinicius propôs o projeto Portal de Oportunidades: uma janela de solidariedade, voltado a jovens estudantes em busca do primeiro emprego, no qual possibilitará ao empregador acessar os perfis desses jovens, ao mesmo tempo em que divulga vagas de trabalho.

IFC à frente do protagonismo juvenil

Esta é a segunda vez consecutiva que um estudante do IFC assume a vaga estadual no parlamento. Em 2016, a estudante do ensino médio integrado do IFC Campus Ibirama Aymee Agnes de Andrade Sinn foi eleita com o projeto Imigração Haitiana no Brasil, inclusão e diversidade de raça, para o mandato 2016-2018.

Texto: Cecom/Blumenau/Gisele Silveira
Fotos: Paulo Palhares

Publicados os regulamentos para XII Micti e V IFCultura

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) realizará a XII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI) e V IFCultura. Este ano, as atividades serão no IFC Campus Brusque e no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque (SC).

Exclusivo a estudantes regularmente matriculados no IFC, o IFCultura visa incentivar a cultura, o crescimento profissional, científico e tecnológico nas diversas modalidades e linguagens artísticas, com reflexão sobre humanidade e educação, bem como a enriquecer os espaços educacionais.

Enquanto que a Micti é um evento científico de exposição multidisciplinar promovido com o propósito de divulgar, à comunidade interna e externa, os resultados de projetos de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, desenvolvidos no IFC. Nesta edição, a Micti traz novidades na programação com dois eventos concomitantes: Epromundo (Mostra de Inovação e Mostra dos Campi) e IFC.Ação.

Inscrições

Na próxima segunda, dia 5, iniciam-se as inscrições para apresentações culturais e artísticas do IFCultura e ainda para as submissões dos trabalhos de pesquisa (PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM e PIBITI); trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensão indicados pelos campi do IFC e também para os trabalhos dos programas institucionais (PET, Pibid e RP). Os interessados devem ler os regulamentos disponíveis no site do evento e realizar as inscrições, para estas categorias, até 30 de agosto.

De acordo com o regulamento da Micti, as inscrições para trabalhos ampla concorrência de ensino, de pesquisa e de extensão (comunidade interna e externa) e para Epromundo serão aceitas de 9 a 27 de setembro. Já os participantes como ouvintes e para IFC.Ação devem se inscrever entre 16 de outubro e 13 de novembro.

Confira todas as informações aqui no site da XII Micti e V IFCultura.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza

Aberta consulta pública do documento sobre incubadoras de empresas e de cooperativas populares

Até 12 de agosto, a comunidade acadêmica do Instituto e a sociedade em geral estão convidadas a responder a consulta pública referente à minuta de Regulamento sobre incubadoras de empresas e de cooperativas populares no IFC.

“A partir dessa consulta, serão definidos procedimentos e mecanismos de incentivo à geração e à consolidação de empreendimentos inovadores em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente no que respeito aos arranjos produtivos culturais e sociais relativos às localidades em que os campi do IFC estão inseridos”, explica o pró-reitor de Extensão no IFC, Fernando José Garbuio.

Acesse aqui a minuta e envie suas considerações por meio do formulário disponível aqui.

Outras dúvidas podem ser enviadas para e-mail da pró-reitoria de Extensão: proex@ifc.edu.br

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Amanda Cadore

IFC e Furb promovem 1º Seminário Integrado de Educação Profissional e Tecnológica

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEFT), do IFC Campus Blumenau, e o grupo de pesquisa Educogitans, do PPGEFURB, promovem o 1º Seminário Integrado de Educação Profissional e Tecnológica – Desafios e Perspectivas. Para o evento estão programadas mesas redondas e sessões simultâneas de apresentação de comunicações orais de pôsteres.

As inscrições de trabalhos estão abertas até 20 de agosto. Para participantes ouvintes, a inscrição pode ser feita até o dia de início do evento. A inscrição deve ser feita somente pelo site do evento, disponível em bit.ly/SeminárioIFCFURB.

Dentre os objetivos do encontro, estão ampliar a integração de grupos de pesquisa, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema da Educação Profissional e Tecnológica; disseminar o conhecimento resultante das pesquisas e estudos realizados sobre a Educação Profissional e Tecnológica; e favorecer o debate e o avanço do conhecimento relacionado à Educação Profissional e Tecnológica.

A coordenadora do mestrado, Inge Suhr, destaca que o evento permitirá a troca de conhecimentos com outros pesquisadores, além das contribuições de palestrantes de renome nacional. “O evento é voltado aos mestrandos e a todas as pessoas interessadas na promoção da educação profissional com qualidade, dirigida aos trabalhadores”, observou ela.

Confira a programação:


Texto: Cecom/Blumenau/Gisele Silveira
Arte: Cecom/Reitoria

Equipe do IFC participou do Projeto Rondon em parceria com a Udesc

Estudantes Ana Merissa Damasceno e Emanuele de Oliveira, do curso de licenciatura em Química do IFC Brusque, e André Bezerra, de Engenharia Elétrica do IFC São Francisco do Sul, participaram das operações do projeto Rondon, coordenado pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto atendeu 12 municípios na região da Associação de Municípios do Oeste Catarinense, entre os dias 10 e 20 de julho, com atividades nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, trabalho, saúde, tecnologia e produção.

Objetivo do projeto é promover a interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, bem como contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais e colaborar com o processo de desenvolvimento e fortalecimento da cidadania dos estudantes participantes. Este ano, a iniciativa é denominada “Operação Gilmar Gomes”, em homenagem ao professor da Udesc e entusiasta do NER falecido em fevereiro.

Estudantes do IFC foram acompanhados pelo professor Eddy Ervin Eltermann, do Campus Brusque. “Projeto Rondon é uma ótima possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, bem como, de desafiar os estudantes para efetuarem oficinas sobre temas que talvez eles pouco acessem durante seu processo de formação. Coloca os alunos em situações de desafio e realiza uma troca com a comunidade”, destaca o professor que coordenou a equipe em Sul Brasil com Leila Maria Matos, servidora da Udesc.

Ana Merissa Damasceno e André Bezerra integraram a equipe em Nova Itaberaba. “A convivência é fantástica e as oficinas nos fazem refletir sobre nosso papel na sociedade. Se no próximo ano tiver oportunidade, com certeza estarei de volta, onde quer que seja a próxima operação”, revela Bezerra.

Emanuele de Oliveira atuou em Coronel Freitas. “O aprendizado no Rondon é fantástico, pois convivemos com estudantes de diferentes áreas do conhecimento e com diferentes histórias de vida em uma cidade onde não conhecíamos ninguém. É um desafio, mas é engrandecedor”, define a estudante.

Além do IFC, a parceria contou também com a participação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Cerca de 150 rondonistas realizaram as atividades nos municípios de Águas Frias, Arvoredo, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Carlos e Sul Brasil.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
com informações e fotos do professor Eddy Ervin Eltermann