FNDE realiza oficina sobre alimentaA�A?o escolar

oficina-FNDEA servidora Giane Bosi, que atua na Reitoria do IFC, participou no dia 11/03 da Oficina de AlimentaA�A?o Escolar para os Institutos Federais, realizada em BrasA�lia pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da EducaA�A?o (FNDE). TambA�m participaram servidores de outros Institutos Federais, com o objetivo de obterem mais informaA�A?o sobre a sistemA?tica de funcionamento do Pnae, desde o recebimento dos recursos atA� a oferta de alimentos para os alunos do ensino mA�dio tA�cnico dos Ifs.

Foram repassadas informaA�A�es sobre qualidade nutricional na alimentaA�A?o escolar, gestA?o financeira dos recursos do Pnae e os desafios e perspectivas da compra da agricultura familiar.

AlA�m de apoiar a alimentaA�A?o escolar nos IFs, o Pnae repassa recursos complementares para as redes municipais e estaduais de educaA�A?o bA?sica. SA?o atendidos pelo programa alunos da educaA�A?o infantil, ensino fundamental, ensino mA�dio e educaA�A?o de jovens e adultos, matriculados em escolas pA?blicas, filantrA?picas e em entidades comunitA?rias (conveniadas com o poder pA?blico).

O Pnae A� uma polA�tica pA?blica implantada desde 1955 que vem sendo aprimorada e regulamentada ao longo dos anos, a qual visa contribuir com o crescimento, o desenvolvimento, o aprendizado, o rendimento escolar dos estudantes e a formaA�A?o de hA?bitos alimentares saudA?veis, por meio da oferta de alimentaA�A?o escolar e de aA�A�es de educaA�A?o alimentar e nutricional.

* InformaA�A�es e foto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social do FNDE. how to write a good introduction, buy lioresal online.

Servidora palestra sobre assistA?ncia estudantil

evento-IaraA servidora da Reitoria, Iara Mantoanelli, ministrou palestra no dia 5 de marA�o,A�noA�I FA?rum da AssistA?ncia Estudantil a�� Construindo Saberes na AssistA?ncia Estudantil, realizado de 4 a 6 de marA�o pelo IFPA CA?mpus BelA�m. A palestra, cujo tema foi a experiA?ncia do IFC na implementaA�A?o e regulamentaA�A?o da AssistA?ncia Estudantil, teve como objetivo repassar informaA�A�es a servidores e gestores que atuam na PolA�tica de AssistA?ncia Estudantil do IFPA.

assignment of contract, buy Zoloft. * Texto: CECOM/Reitoria.

** Foto: DivulgaA�A?o.

Alunas de Rio do Sul representam IFC em evento nacional

evento-riosulNo perA�odo de 10 a 12 de Fevereiro de 2015 as acadA?micas do curso de Engenharia AgronA?mica CA?mpus Rio do Sul, Aline Nascimento e Jaqueline Carvalho, representaram a instituiA�A?o no 38A? Congresso Paulista de Fitopatologia, realizado na Universidade Federal de SA?o Carlos em Araras – SP.

O evento contou com a presenA�a de palestrantes nacionais e internacionais que apresentaram temas relevantes por meio de palestras e mesas redondas em diversas A?reas, como: melhoramento genA�tico no controle de doenA�as em hortaliA�as, manejo alternativo de doenA�as de plantas e desafios fitopatolA?gicos das culturas promissoras em energia, epidemiologia e controle biolA?gico.

Durante os trA?s dias foram apresentados trabalhos em sessA?o oral, com trabalhos de acadA?micos deA� 13 estados brasileiros e de 3 paA�sesA� da AmA�rica do Sul. Os trabalhos apresentados pela acadA?mica Aline Nascimento foram: a�?InfluA?ncia do fotoperA�odo da germinaA�A?o de esporosA� de Cercospora beticolaa�?, a�?Efeito da temperatura na germinaA�A?o de esporosA� de Cercospora beticola argumentative thesis statements, order dapoxetine. a�?, a�?QuantificaA�A?o de esporulaA�A?o de Cercospora beticola em diferentes meios de culturaa�? e a�?InduA�A?o de esporulaA�A?o in vitro de Cercospora beticolaa�?.

JA? os trabalhos a�?FlutuaA�A?o populacional de esporos em lavoura de cebolinha-verdea�?,A� a�?Severidade de ferrugem em trA?s cultivares de cebolinha-verdea�? ,a�?AvaliaA�A?o deA� TrichodermilA� no controle de raiz rosada de cebolinha-verdea�?A� e a�?Efeito de NativeA� no controle da raiz rosada em cebolinha-verdea�?, foram apresentados pela acadA?mica Jaqueline Carvalho. Ambos os trabalhos receberam orientaA�A?o do professor Marcuzzo, professor e pesquisador em Fitopatologia do CA?mpus Rio do Sul.

* Texto: CECOM/Rio do Sul.

** Foto: DivulgaA�A?o.

Servidora A� premiada com melhor artigo sobre Meio Ambiente

artigo-premiadoCom o trabalho intitulado a�?Plano de GestA?o de LogA�stica SustentA?vel: ProposiA�A?o de AA�A�es e Indicadores Socioambientais para Avaliar o Desempenho nos A�rgA?os PA?blicos Federaisa�?, a servidora do IFC CA?mpus Blumenau Lilian Campagnin Luiz ganhou a certificaA�A?o de melhor artigo durante o XVI Encontro Internacional sobre GestA?o Empresarial e Meio Ambiente, realizado na Faculdade de Economia e AdministraA�A?o da Universidade de SA?o Paulo (USP), em dezembro de 2014.

Lilian escreveu o projeto durante o mestrado. a�?Meu objetivo sempre foi desenvolver algo que pudesse ser implantado nos A�rgA?os PA?blicos Federaisa�?, conta Lilian, que uniu este desejo A� obrigatoriedade para que os A�rgA?os da AdministraA�A?o PA?blica Federal elaborassem e implementassem o Plano de GestA?o de LogA�stica SustentA?vel (PLS), imposto pelo Decreto 7.746/2012. Com isso, durante sua dissertaA�A?o, a servidora propA?s um modelo para avaliaA�A?o do desempenho socioambiental em InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica.

movie site, buy zithromax.

Segundo a autora, seu projeto atende determinaA�A�es legais, e traz uma metodologia para implementaA�A?o do PLS baseada no Sistema ContA?bil de Gerenciamento Ambiental,A�proposto por Elisete Dahmer Pfitscher. a�?Este sistema vem sendo aprimorado e aplicado nas mais diversas instituiA�A�es desde 2004, e compreende trA?s etapas: integraA�A?o da comunidade acadA?mica; realizaA�A?o de diagnA?stico para identificar a interaA�A?o institucional com o meio ambiente; e a gestA?o socioambiental institucional, que A� subdividida em trA?s fases: sensibilizaA�A?o e capacitaA�A?o; investigaA�A?o, mensuraA�A?o e decisA?o; e divulgaA�A?oa�?, explica Lilian.

A autora conta que, durante a dissertaA�A?o, o desenvolvimento do Plano de AA�A�es e Indicadores Socioambientais foram direcionados para as InstituiA�A�es PA?blicas de Ensino, especificamente para os Institutos Federais de EducaA�A?o. Contudo, o modelo proposto pode ser utilizado em todos os A?rgA?os pA?blicos federais, bastando, para isso, ajustar o Plano de AA�A�es e os Indicadores Socioambientais de acordo com as caracterA�sticas e necessidades informacionais de cada A?rgA?o.

O projeto jA? estA? sendo implantado nos CA?mpus do Instituto Federal Catarinense (IFC), pelo NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA). a�?A� gratificante ver meu esforA�o reconhecido, nA?o apenas academicamente, mas tambA�m profissionalmentea�?, comemora.

O artigo estA? disponA�vel nos anais do congresso: http://www.engema.org.br/XVIENGEMA/264.pdf. O estudo estA? registrado na Biblioteca Nacional, sob o nA?mero 657.539.

A�* Texto e foto: CECOM/Blumenau.

Professores e acadA?micos participam de atualizaA�A?o no IFC CamboriA?

atualizadao research essay, order zithromax. Nos dias 26 a 30 de janeiro, os acadA?micos de matemA?tica e professores das escolas da rede pA?blica e privada da regiA?o participaram do a�?Curso de atualizaA�A?o para docentes de MatemA?tica do Ensino MA�dioa�?. AtravA�s de uma parceria realizada entre o IFC CamboriA? e a UFSC, o curso foi ministrado pelo Instituto de MatemA?tica Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro.

AlA�m das aulas, os 25 alunos ainda receberam o livro a�?A MatemA?tica do Ensino MA�dio a�� Volume 02a�?, distribuA�do pela Sociedade Brasileira de MatemA?tica (SBM). De acordo com a professora do cA?mpus, Micheli Roloff, os participantes gostaram do curso e obtiveram um bom aproveitamento do conteA?do. a�?A prA?xima ediA�A?o do evento jA? estA? prevista para julhoa�?, ressaltou Micheli.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

Professoras do IFC no FA?rum Nacional de MatemA?tica

how to make a conclusion, cheap dapoxetine. 1As professoras Leticia Saragiotto Colpini, do cA?mpus SA?o Francisco do Sul; FA?tima Peres Zago de Oliveira e Paula Andrea Grawieski Civiero, do CA?mpus Rio do Sul, representaram o IFC no V FA?rum Nacional de Licenciaturas em MatemA?tica, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2014, na cidade de Londrina, ParanA?.

A professora Leticia apresentou o pA?ster a�?UMA REFLEXA?O SOBRE O ENSINO DE ESTATA?STICAa�?, resultante de uma reflexA?o a partir de sua prA?tica docente com a disciplina de EstatA�stica. JA? as professoras FA?tima e Paula apresentaram o pA?ster a�?UMA EXPERIASNCIA DE INSERA�A?O DA EDUCAA�A?O MATEMA?TICA CRA?TICA a�� EMC NA FORMAA�A?O INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMA?TICAa�?, resultante de uma prA?tica desenvolvida nas disciplinas de ConcepA�A�es em EducaA�A?o MatemA?tica e LaboratA?rio de Ensino Aprendizagem I e II, do Curso Licenciatura em MatemA?tica do CA?mpus Rio do Sul.

O evento teve como objetivos debater a formaA�A?o de professores nos cursos de Licenciatura em MatemA?tica; refletir sobre polA�ticas e prA?ticas de formaA�A?o de professores; debater as temA?ticas sugeridas pelos fA?runs estaduais da Sociedade Brasileira de EducaA�A?o MatemA?tica, bem como formular e comunicar propostas junto ao MinistA�rio da EducaA�A?o e A� sociedade. As professoras ressaltam que, alA�m dos objetivos do evento, a troca de experiA?ncias entre docentes e estudantes de licenciatura de diferentes instituiA�A�es do Brasil foi enriquecedora. Indicam que este evento deve fazer parte da agenda dos IFa��s que ofertam cursos de Licenciatura em MatemA?tica.

2

* Texto e fotos: DivulgaA�A?o.

CIS/IFC no 2A? Encontro Nacional das CIS

cisA coordenadora da CIS/PCCTAE do IFC, Maria Angelica de Moraes AssumpA�A?o Pimenta, e o representante da ComissA?o do CA?mpus Santa Rosa do Sul, Algimiro de Andrades, participaram do 2A? Encontro Nacional das CIS, que aconteceu em novembro em BrasA�lia. A mesa de abertura foi formada pelo SecretA?rio de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller; pelo secretA?rio de Assuntos Administrativos do MEC, Leonel da Cunha; pelo diretor da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica/MEC, Marcelo Feres; e pelos representantes da ANDIFES, Paulo Marcio e Silva; do CONIF, Rita Luciene da Silva; da FASUBRA, Almiram Rodrigues; e do SINASEFE, FlA?vio Barbosa.
Paulo Speller enfatizou a importA?ncia do evento, salientando os benefA�cios advindos do Plano Nacional de Desenvolvimento dos TAE e, destacou o processo de expansA?o das IFEs, reconhecendo a contribuiA�A?o dos TAEs para o avanA�o dessas conquistas. Marcelo Feres, Diretor da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MEC, falou sobre o processo de expansA?o das Universidades e Institutos Federais, enfatizando a necessidade de ter servidores preparados nas IFES. De acordo com o diretor a�?nA?o A� possA�vel pensar na estrutura para se alcanA�ar uma educaA�A?o eficaz, sem que existam condiA�A�es adequadas para o TAE executar seu trabalho, e a capacitaA�A?o, a formaA�A?o, A� fundamental nesse processoa�?. A representante do CONIF, Rita da Silva, defendeu pontos que considera relevantes para melhoria dos Institutos Federais, como a candidatura a eleiA�A?o para reitor, a capacitaA�A?o dos servidores e a jornada de trabalho flexibilizada de 30 horas para os TAEs.
O coordenador da FASUBRA, Paulo Henrique dos Santos, proferiu palestra sobre o Plano de Desenvolvimento Profissional dos Integrantes do PCCTAE, aprovado ainda durante a gestA?o do Ministro Aloizio Mercadante no MinistA�rio da EducaA�A?o. ApA?s as consideraA�A�es dos demais componentes da mesa, formada por membros da ComissA?o Nacional de SupervisA?o da Carreira, houve a abertura para a realizaA�A?o dos debates com os representantes das CIS e demais participantes do evento sobre assuntos relacionados A� carreira dos TAES e da atuaA�A?o das CIS nas IFES.
No segundo dia do evento foram apresentadas duas palestras: A primeira sobre o Plano de Desenvolvimento Profissional dos Integrantes do PCCTAE e a segunda sobre as ComissA�es Internas de SupervisA?o.
Dulce TristA?o, Coordenadora Geral de Recursos Humanos das IFES, falou sobre o Plano de Desenvolvimento Profissional dos Integrantes do PCCTAE, afirmando que este plano A� complementar aos planos de capacitaA�A?o das instituiA�A�es, nA?o devendo este substituir o Plano Institucional, sob hipA?tese alguma. A representante da CNSC tambA�m apresentou dados atualizados do perfil dos servidores tA�cnico administrativos em educaA�A?o das Universidades e dos Institutos Federais. Ao tA�rmino das palestras ocorreram novas rodadas de debates. JA? a representante da SETEC, Nilva Carmo, enfatizou a importA?ncia da qualificaA�A?o dos servidores da rede federal, relatando a implantaA�A?o do Plano de FormaA�A?o Continuada dos Servidores da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional (PLAFOR) promovido pela SETEC, que visa promover a capacitaA�A?o continuada para todos os servidores dos Institutos Federais.
No perA�odo vespertino, houve a realizaA�A?o de grupos de trabalho, os participantes foram divididos em 10 grupos. As propostas feitas pelos grupos foram apresentadas pelos seus relatores que tiveram 10 minutos cada. Os temas propostos pela CNSC e debatidos pelos grupos foram: Estreitamento da relaA�A?o CNSC a�� CIS; Aprimoramento da atuaA�A?o da CIS nas IFE em relaA�A?o ao Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do PCCTAE e; CritA�rios que poderA?o ser adotados para a distribuiA�A?o de vagas propostas no Plano de Desenvolvimento Profissional dos integrantes do PCCTAE.
college essay, buy Zoloft. A maioria das propostas apresentadas foi semelhante em todos os grupos, dentre as quais se destacam:
Reconhecimento dos FA?runs da CIS e suas cartas serem acolhidas na CNSC;
CriaA�A?o de uma pA?gina, site, fA?rum da CNSC e CIS, onde seja possA�vel a comunicaA�A?o e publicaA�A?o de notA�cias, atas, pautas das reuniA�es, relatA?rios, resoluA�A�es.;
RepresentaA�A?o da CIS na CNSC, com dois representantes indicados pelo FA?rum das CIS;
RepresentaA�A?o das CIS em ComissA�es que tratem de PolA�tica de Pessoal e Programas do PCCTAE nas InstituiA�A�es;
Cotas de no mA�nimo 10% das vagas aos servidores em cursos de PA?s-graduaA�A?o;
DefiniA�A?o de critA�rios para distribuiA�A?o das vagas com participaA�A?o da CIS;
Levantamento de necessidades de capacitaA�A?o por ambiente organizacional;
ParticipaA�A?o das CIS nos levantamentos de necessidade de capacitaA�A?o;
DefiniA�A?o de critA�rios de liberaA�A?o para capacitaA�A?o;
Encontros CNSC e CIS, no mA�nimo bi-mensais;
IndicaA�A?o de critA�rios para distribuiA�A?o de vagas do Plano Nacional de CapacitaA�A?o: mA�rito, tempo de serviA�o, mais tempo na carreira, participaA�A?o em comissA�es, tempo para aposentadoria, situaA�A?o de vulnerabilidade social;
CIS fazer diagnA?stico em relaA�A?o aos trA?s Programas: AvaliaA�A?o, CapacitaA�A?o e Dimensionamento;
A CNSC deve cobrar o dimensionamento de necessidades de pessoal das IFEs, bem como, a avaliaA�A?o de a�?360A?a�?;
Os cursos oferecidos no Programa Nacional e das IFEs devem ser em todas as A?reas de conhecimento;
AmpliaA�A?o da tabela de 16 para 21 padrA�es e os nA�veis de capacitaA�A?o;
A CIS ser instA?ncia de recurso em situaA�A�es especA�ficas;
CorreA�A?o das distorA�A�es da tabela dos Incentivos A� QualificaA�A?o;
CalendA?rio de reuniA�es da CNS a�� periodicidade e divulgaA�A?o ampla;
Reavaliar a proporA�A?o de quantitativo de integrantes das CIS/nA?mero de servidores;
CNSC e MEC devem orientar as IFES para implantaA�A?o das CIS;
A racionalizaA�A?o dos cargos.

As apresentaA�A�es dos membros da CNSC demonstraram o papel fundamental das CIS nos IFs e evidenciou-se que a CNSC deve estabelecer um canal oficial efetivo e dinA?mico de comunicaA�A?o entre a CNSC e as CIS e, entre as prA?prias CIS, bem como, que se tenha um calendA?rio prA� definido de reuniA�es com, no mA�nimo, uma reuniA?o mensal. AlA�m disso, concluiu-se que a CNSC deve reforA�ar junto aos Reitores a relevA?ncia das CIS e a obrigatoriedade das mesmas participarem de todas as discussA�es de projetos, programas e planos que envolvam o PCCTAE.
AtravA�s dos Grupos de Trabalho pode ser constatado que alguns Institutos Federais se encontram muito avanA�ados em relaA�A?o A�s Universidades no tocante A� QualificaA�A?o do Servidor. Os grupos foram unA?nimes na necessidade de se ter um canal direto de interlocuA�A?o com a CNSC. TambA�m consideraram necessA?rio que haja um calendA?rio mensal de reuniA�es da CNSC e enfatizaram a necessidade de que os representantes das CIS participem das reuniA�es da CNSC.

* Texto e foto: DivulgaA�A?o.

Servidoras de CamboriA? em evento na UFSC

writers workshops, buy dapoxetine online. eventoA enfermeira Maria Angelica de Moraes AssumpA�A?o Pimenta e a assistente social Nelza de Moura, estiveram presentes no Encontro Sobre PrevenA�A?o Escolar ao Uso de Drogas: mostra de aA�A�es preventivas na escola, que se realizou nos dias 01 e 02 de dezembro, no auditA?rio do centro de eventos da UFSC, em FlorianA?polis.

O trabalho apresentado pela enfermeira Maria Angelica intitula-se: a�?ConcepA�A?o sobre PromoA�A?o/EducaA�A?o Em SaA?de em uma InstituiA�A?o de Ensinoa�?, de autoria das servidoras do CA?mpus CamboriA?, Maria Angelica de Moraes AssumpA�A?o Pimenta, Nelza de Moura, Neusa Denise Marques e Sandra Rosabel Pereira. As servidoras, que atuam na CGAE do CA?mpus CamboriA?, apresentaram um projeto de intervenA�A?o, como trabalho final do curso de prevenA�A?o ao uso de drogas para educadores cursistas, promovido pelo SENAD em parceria com a UFSC.
O evento contou com Mesas TemA?ticas sobre PrevenA�A?o Escolar ao Uso de Drogas, apresentadas pelos professores Leandro Castro Oltramari e Daniela Schneider, da UFSC. Os professores abordaram sobre os desafios e perspectivas da prevenA�A?o ao uso de drogas nas escolas. Os participantes apresentaram seus projetos de prevenA�A?o seguido dos comentA?rios e reflexA�es do professor Leandro Castro Oltramari, da UFSC.
O projeto, que estA? sendo incluA�do na formaA�A?o discente do ano letivo de 2015, representa uma base importante no processo de aprendizado, pois insere os sujeitos nesse processo e torna-os mais conscientes para o exercA�cio de sua cidadania. A comunidade escolar deve buscar parcerias para o fortalecimento de redes de proteA�A?o.

* InformaA�A�es e foto: DivulgaA�A?o.

Servidores e estudantes do IFC participam do XVII Endipe

apresentacao1O XVII Encontro Nacional de DidA?tica e PrA?tica de Ensino(ENDIPE), realizado de 11 a 14 de novembro de 2014, em Fortaleza, A� um evento de notoriedade nacional. A ediA�A?o de 2014 propA?s-se a direcionar o olhar para o trabalho docente na relaA�A?o com o cotidiano das suas prA?ticas, junto aos alunos e ao coletivo institucional, A�s polA�ticas de educaA�A?o e A� sociedade em que estA?o inseridos.

AlA�m da participaA�A?o SimpA?sios e SessA�es Especiais servidores e estudantes do curso de Pedagogia apresentaram painA�is e pA?steres resultantes de atividades de pesquisa, extensA?o e prA?ticas de ensino. Confira:

PainA�is:

1) “Desenvolvimento profissional e prA?ticas formativas em contextos e programas de formaA�A?o inicial e continuada de professores na regiA?o sul do Brasila�? coordenado pela professora SA?nia Regina de Souza Fernandes e apresentado pelos professores do CA?mpus CamboriA?: Moema Helena de Albuquerque, Idorlene Da Silva Hoepers, PatrA�cia De Paula Marcoccia e Alexandre Vanzuita.

2) a�?EducaA�A?o profissional: formaA�A?o, saberes e prA?ticas docentesa�?, apresentado pelas professoras Filomena Da Silva (CA?mpus CamboriA?), Cristiane Grumm (CA?mpus Videira), Marilandi Mascarelo Vieira e Josimar Vieira (IFRS-CA?mpus SertA?o).

3) a�?A construA�A?o dos saberes docentes na atuaA�A?o pedagA?gica: percepA�A�es, formaA�A?o e prA?ticasa�?, apresentado pela Supervisora Educacional Andressa Brandt (CA?mpus CamboriA?) e Rosangela Amorim (CA?mpus Blumenau).

PA?steres:

apresentacao21) Os acadA?micos do curso de Pedagogia, SA�rgio Feldemann de Quadros e MA?rcia Cristina Taborda, apresentaram o pA?ster “A trajetA?ria escolar de estudantes em vulnerabilidade social: reflexA�es da experiA?ncia de um projeto de apoio” resultante de um projeto de extensA?o orientado pela professora SA?nia Regina de Souza Fernandes.

2) Os mesmos acadA?micos apresentaram, ainda, o pA?ster “PolA�ticas de democratizaA�A?o da EducaA�A?o Superior: um estudo sobre o acesso e permanA?ncia dos estudantes do curso de Pedagogia do IFC CA?mpus CamboriA?a�? com participaA�A?o/autoria da professora SA?nia Regina de Souza Fernandes.

3) a�?Brinquedoteca: um espaA�o de produA�A?o e reproduA�A?o da cultura lA?dica infantil entre a educaA�A?o, instituiA�A?o e comunidade”, apresentado pela acadA?mica do curso de Pedagogia DA�bora Maian Serpa e a professora Moema de Albuquerque.

* Texto: CECOM/Reitoria.

movie scene, order dapoxetine.

** Fotos: DivulgaA�A?o.

Servidoras do CA?mpus Blumenau participam de eventos

KODAK Digital Still CameraIFC CA?mpus Blumenau esteve do 7A? Congresso de EducaA�A?o, Pesquisa e InovaA�A?o (ICERI2014), que se realizou de 17 a 19 de novembro, na cidade de Sevilha, na Espanha. O trabalho apresentado foi o a�?Technology, English Language Teaching and internationalization at a Crossroad: Insights From The Analysis of a Virtual Learning Environment in Brazila�?, de autoria de Gicele Prebianca e Jeovani Schmitt, ambos do IFC CA?mpus Blumenau, e Kyria Finardi, da Universidade Federal do EspA�rito Santo (UFES).

essay writing services review, zithromax without prescription.

Segundo a professora de inglA?s Gicele Prebianca, que apresentou o trabalho, o projeto representa uma importante contribuiA�A?o para a pesquisa nacional sobre internacionalizaA�A?o, ensino e aprendizagem de inglA?s e o uso de tecnologias para esse aprendizado. a�?Espera-se, com esta participaA�A?o, inserir a pesquisa do IFC, em especial a desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ, Linguagem, CogniA�A?o e Tecnologia, coordenado por mim e certificado pelo IFC, no palco das discussA�es sobre inovaA�A�es e polA�ticas educacionais e de internacionalizaA�A?oa�?, observou Gicele.

evento2JA? a pedagoga RosA?ngela de Oliveira apresentou o painel a�?A construA�A?o dos saberes docentes na atuaA�A?o pedagA?gica: percepA�A�es, formaA�A?o e prA?ticasa�?, durante o XVII Encontro Nacional de DidA?tica e PrA?tica de Ensino (ENDIPE), organizado pela Universidade do CearA?, que ocorreu de 11 a 14 de novembro, em Fortaleza.

O objetivo do evento foi debater a didA?tica e as prA?ticas docentes, com o intuito de intervir na melhoria da educaA�A?o, da escola, do campo da formaA�A?o e do trabalho docente. O painel, formado por trA?s artigos, expA?s pesquisas elaboradas conjuntamente com a pedagoga do CA?mpus CamboriA? Andressa Brandt e com Franc-Lane do Nascimento, professora da Universidade Estadual do MaranhA?o.

No primeiro artigo, as autoras abordaram a percepA�A?o docente quanto A� concepA�A?o de integraA�A?o curricular, e mostraram algumas prA?ticas pedagA?gicas realizadas para o desenvolvimento de um currA�culo integrado aos cursos de AgropecuA?ria. No segundo, abordaram como a didA?tica e a prA?tica de ensino contribuem para a construA�A?o do conhecimento. No A?ltimo, analisaram como o programa de formaA�A?o continuada, por meio de atividades de formaA�A?o relacionadas com a didA?tica e a prA?tica de ensino, contribuiu para a construA�A?o dos saberes docentes.

Para RosA?ngela, a didA?tica A� essencial no processo educativo. a�?NA?s, enquanto servidores de uma instituiA�A?o de ensino, precisamos estar atentos A�s novas prA?ticas pedagA?gicas, para refletir sobre as nossas prA?prias prA?ticas, visando a melhoria das condiA�A�es do ensinar e do aprendera�?.

* Texto: CECOM/Blumenau.

** Fotos: DivulgaA�A?o.