AcadA?micos do curso de Pedagogia do IFC Rio do Sul participam de oficina de Origami

No sA?bado, 5 de maio, acadA?micos do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul puderam elaborar em torno de 20 peA�as de Origami, de nA�vel bA?sico, criando representaA�A�es diversas tais como animais, caixas, flores, etc. O objetivo da oficina foi oferecer aos acadA?micos o aprendizado de modelos que se encaixem dentro das possibilidades pedagA?gicas a serem aplicados em salas de aula, especialmente da educaA�A?o infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.

Conhecido popularmente como a�?tA�cnica de dobradura de papela�?, o origami A� uma arte secular japonesa que A� praticada por pessoas de todas as idades e culturas. A ministrante da oficina foi a professora de artes da Escola Ursulina de Senna Castro, Morgana Tesman, do municA�pio de SA?o JosA�/SC. Morgana utiliza este recurso didA?tico em sala de aula, bem como produz peA�as para comercializaA�A?o. De acordo com a professora, a�?a ideia da atividade foi a de desenvolver modelos simples que as crianA�as da educaA�A?o infantil pudessem fazera�?.

A oficina de origami foi uma atividade proposta a partir do projeto de extensA?o AACC (atividades de aprofundamento cientA�fico-culturais), coordenados pelos professores Amauri Bitencourt e Solange Hoeller.

Texto e fotos: CoordenaA�A?o de Pedagogia/Rio do Sul