Conif divulga selo comemorativo dos 10 anos dos Institutos Federais

personal statement for grad school, dapoxetine without prescription. O selo comemorativo dos dez anos de criaA�A?o dos Institutos Federais foi validado no dia 7 de dezembro, pelo Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), durante a 80A? ReuniA?o OrdinA?ria, que ocorreu em BrasA�lia. Para a definiA�A?o da peA�a, o Conif realizou um concurso com a participaA�A?o de comunicadores dos institutos federais. Ao total, 15 instituiA�A�es apresentaram propostas, sendo a criaA�A?o do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a vencedora, que serA? estampada em todas as peA�as de divulgaA�A?o impressas e digitais no decorrer de 2018.

Dez anos IF a�� Os Institutos Federais foram criados pela Lei nA? 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) instituiu a Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica. Atualmente, saI?o 644 campi espalhados pelo paA�s, com mais de um milhaI?o de estudantes matriculados e cerca de 70 mil servidores, entre professores e teI?cnicos administrativos. (Com informaA�A�es do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul a�� IFMS)

IFC na mA�dia e nas redes sociais

Em janeiro, o IFC esteve presente em algumas mA�dias do estado para divulgaA�A?o das vagas para cursos superiores oferecidas pelo Sisu. No dia 4, a reitora SA?nia Regina de Souza Fernandes foi entrevistada na RA?dio Clube Blumenau. Nas A?ltimas semanas, espaA�o foi conquistado em sites de diferentes cidades como resultado do trabalho desenvolvido pela Cecom da Reitoria e dos campi mla essay, order zithromax. . Outra aA�A?o de divulgaA�A?o com repercussA?o A� a Campanha sobre Sisu no IFC. VeiculaA�A?o das peA�as visuais e vA�deos estA? acontecendo pelo Facebook e Instagram.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

 

Janeiro A� mA?s de matrA�culas dos aprovados para cursos tA�cnicos

Durante o mA?s de janeiro, setores de Registros AcadA?micos dos campi estA?o recebendo as primeiras matrA�culas dos candidatos aprovados para cursos tA�cnicos do Instituto Federal Catarinense (IFC). Classificados devem ficar atentos ao Portal de Ingresso do IFC (http://ingresso.ifc.edu.br), no qual sA?o divulgadas as listas de chamadas para matrA�cula e tambA�m os documentos necessA?rios para efetivar a matrA�cula.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

science research papers, cheap Zoloft.

Programa de AssistA?ncia Estudantil a�� PAE a�� estA? com inscriA�A�es abertas

letter writing paper, acquire dapoxetine.

AtA� 15 de marA�o, os estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) poderA?o se inscrever no Programa de AssistA?ncia Estudantil a�� PAE. Programa tem por objetivo criar condiA�A�es de acesso e aproveitamento pleno da formaA�A?o acadA?mica aos estudantes em situaA�A�es de vulnerabilidade socioeconA?mica, por meio da concessA?o de auxA�lios estudantis.

Visando garantir a permanA?ncia e o A?xito acadA?mico, os auxA�lios sA?o oferecidos em 3 modalidades: Moradia, PermanA?ncia I e PermanA?ncia II.

Estudantes devem entregar documentaA�A?o, especificada no Edital nA� 02/2018 (link para edital), na CoordenaA�A?o de AssistA?ncia Estudantil (CAE), na CoordenaA�A?o-Geral de AssistA?ncia ao Educando (CGAE) ou em setor equivalente do campus. SeleA�A?o contarA? com uma anA?lise socioeconA?mica que considerarA? o conjunto de situaA�A�es que podem comprometer a permanA?ncia do estudante no IFC.

DA?vidas quanto ao preenchimento do questionA?rio socioeconA?mico e dos documentos solicitados poderA?o ser esclarecidas nos setores responsA?veis ou com a comissA?o do PAE no campus.

Ex-estudante do IFC conquista 1A? lugar em vestibular para Agronomia da Udesc

Marceli Buss, recA�m-formada, no curso tA�cnico em AgropecuA?ria integrado ao ensino mA�dio, pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira, conquistou o 1A? lugar no vestibular para Agronomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tradicional universidade do Sul brasileiro.

Em 2018, Buss iniciarA? curso de Agronomia na Udesc em Lages, A?rea de conhecimento na qual tem se destacado desde o ensino mA�dio. Em setembro em 2017, a estudante foi uma das medalhistas de ouro na OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (Obap), juntamente aos colegas de equipe do curso integrado do Campus Videira. (Com informaA�A�es da Cecom/Videira / Juliana Bauerle Motta Peretti | Jornalista a�� Foto: StudioC Fotografia)

essay writing services, Zoloft withoutprescription.

Bibliotecas desenvolvem atividades alusivas A� Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O Dia Nacional do Livro A� celebrado em 29 de outubro, data que foi consagrada pela Lei nA? 5.191, de 18 de dezembro de 1980. JA? o Decreto 84.631, de 1980, institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.A�Segundo essa normativa, entre os dias 23 e 29 de outubro, as instituiA�A�es podem desenvolver atividades culturais. Em razA?o disso, as bibliotecas do IFC, em todos os campi,A� organizaram-se para promover atividades recreativas e culturais, visando integrar a biblioteca A� comunidade, dando visibilidade ao tema e demonstrando sua importA?ncia. Embora as atividades tenham sido desenvolvidas em outubro, cabe o registro das aA�A�es de cada unidade, que se empenhou para que esta data fosse comemorada.

No CampusA�SA?o Francisco do Sul, houve a decoraA�A?o da biblioteca e incentivo A� leitura, como pode ser visto na foto do cartaz a�?Menos face, mais booka�?.

Em ConcA?rdia, as atividades foram iniciadas com a participaA�A?o na abertura da FundaA�A?o Municipal de Cultura da cidade. Nos dias seguintes, aconteceu o primeiro Campeonato de Xadrez da biblioteca, juntamente A� exposiA�A?o Xeque-Arte, da disciplina de Artes, sobA� comando da professora Suzana Back. VA?rias outras atividades de promoA�A?o A� leitura foram desenvolvidas nesse perA�odo.

JA? em CamboriA?, a comemoraA�A?o concentrou-se num A?nico dia, no dia comemorativo ao livro, no qual foram feitas apresentaA�A�es artA�sticas, cosplay literA?rio, exposiA�A?o de arte, varal literA?rio, exibiA�A?o de curtas, teatro, curso bA?sico sobre o Portal da Capes, apresentaA�A?o da dissertaA�A?o da ex-aluna JA�ssica Albino, do curso de Pedagogia, e aconteceu a palestraA�a�?Ler A� bom pra cabeA�aa�?A�, de JosA� Santos Pereira, que contou com a presenA�a da bibliotecA?ria Marouva Faquetti, atuando, na ocasiA?o, como mediadora.

Ao longo da semana comemorativa que aconteceu no Campus Fraiburgo, foram realizadas diversas atividades culturais, como os concursos de desenho, fotografia e crA?nicas. AlA�m disso, houve momentos de leituras durante as aulas, palestra com escritores locais, apresentaA�A?o musical com a aluna Carolina Vargas, exibiA�A?o de filme e premiaA�A?o dos leitores mais assA�duos.

A Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Sombrio iniciou com a apresentaA�A?o do sarau de poesias simbolistas e parnasianistas, organizado pela professora de PortuguA?s Silvana Colares. O evento contou tambA�m com duas palestras, uma que abordou como a figura de mulheres em seriados e filmes pop podem empoderar as mulheres, por meio do projeto organizado pela ilustradora Kaol PorfA�rio, intitulado Fight Like a Girl, e outra que tratou do cenA?rio de jogos digitais indie, em relaA�A?o aos quais foram mencionados os desafios encontrados e as estratA�gias de sucesso para a A?rea, apresentada pela empresa Kuupu.A� A Semana ainda contou com mais duas aA�A�es:A� a 3A? Maratona de Leitura do IFC, que realizou a leitura de Valsa nA� 6, de Nelson Rodrigues, e uma Feira do Livro, promovida em parceria com a livraria Universo Cultural, atividade que fechou o A?ltimo dia do evento.

Alguns campi, como Araquari e Luzerna, aproveitaram a semana para organizar exposiA�A�es temA?ticas. Em Araquari, por exemplo, houve uma exposiA�A?o com os livros que vA?o para restauraA�A?o, aqueles que sA?o danificados em virtude do manuseio pelos usuA?rios.

Em SA?o Bento do Sul, as atividades foram bem diversificadas: ExposiA�A?o a�?Haiti Bombagaia�?, em parceria com o SESC; concurso de fotografia, que teve como vencedoras a tA�cnica de LaboratA?rio de QuA�mica TamA�ris Grimaldi e a aluna Karina Kunze, do TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho; Oficina de Escrita Criativa, com a Professora Ana Paula Vilella; em parceria com o projeto IFCine, apresentaA�A?o do filme a�?A menina que roubava livrosa�?; e Quiz LiterA?rio, idealizado pela auxiliar de biblioteca Maria Clara Rocha Malheiros, com a participaA�A?o das professoras Luana Santos de Lima, Raquel Cardoso de Faria e CustA?dio, RanA?zy Borges Neves e Maria FlA?via Carvalho (que tambA�m doaram livros para premiaA�A?o).

O Campus Rio do Sul realizou a sua 12A? Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, fato que jA? faz parte do calendA?rio de atividades anuais das trA?s Unidades do campus: Sede, Urbana e TecnolA?gica. Foram realizadas as seguintes aA�A�es: exposiA�A?o de quadros do artista Tato Carboni; “O tocar da leitura” (apresentaA�A?o do pianista Antonio Leandro dos Santos Silva a�� aluno de Engenharia MecatrA?nica); Concurso literA?rio; Varal LiterA?rio; Cosplay – Sarau LiterA?rio; e o a�?Cine Pipocaa�?. Foi uma semana de muita integraA�A?o entre biblioteca, livro, leitura, cultura e informaA�A?o.

Normas TA�cnicas da ABNT, via Pergamum/Target

Outra importante notA�cia relativa ao universo das Bibliotecas do IFC A� disponibilizaA�A?o daA�assinatura de Normas TA�cnicas da ABNT via sistema Pergamum.A� Desde o dia 01 de dezembro de 2017, o IFC,A� por meio da Reitoria, colocou A� disposiA�A?o um pacote de assinaturas.

Nesse pacote de assinaturas, foram inseridas normas tA�cnicas de interesse dos diversos campi, especialmente as relativas A� metodologia cientA�fica e a atividades especA�ficas dos cursos que utilizam as normas para o ensino. TambA�m estA?o disponA�veis documentos publicados no DiA?rio Oficial da UniA?o, legislaA�A?o de vA?rias instituiA�A�es, incluindo Anvisa, Aneel etc. Para acessA?-las, siga o passo a passo disponA�vel no link http://biblioteca.ifc.edu.br/normas-tecnicas-abnttargetweb/.

ParticipaA�A?o no BiblioTech 2017

Sempre ativas e com inA?meras atividades, as bibliotecas do IFC buscam participar e promover eventos para levar conhecimentos e buscar atualizaA�A�es. Em dezembro foi a vez de o Campus Luzerna participar de um importante evento: oA�BiblioTech. No dia 04 de dezembro, o bibliotecA?rio RosA?lvio Sartortt, do Campus Luzerna, participou da terceira ediA�A?o do evento, na Udesc, em FlorianA?polis.

O BiblioTech how to assign oxidation numbers, clomid without prescription. foi inspirado na biblioteca do futuro que estA? fortemente baseada na incorporaA�A?o de novos serviA�os de informaA�A?o, em sua grande parte baseados em Tecnologias da InformaA�A?o e ComunicaA�A?o (TICs). Esta ediA�A?o do evento teve como A?nfase a proposiA�A?o de serviA�os de informaA�A?o baseados em TICs (softwares open source) para bibliotecA?rios e interagentes. Os slides dos minicursos oferecidos estA?o disponA�veis para quem quiser realizar a leitura e compartilhar. Mais informaA�A�es podem ser obtidas no site do evento:A�https://feirabibliotech.wordpress.com/2017/11/27/programacao-bibliotech-2017/.

*InformaA�A�es: Nauria Fontana, BibliotecA?ria/ ConcA?rdia eA�RosA?lvio Sartortt BibliotecA?rio/Campus Luzerna.
**Fotos: ColaboraA�A?o de diversos campi.

 

 

 

Formanda da 1A? turma do curso tA�cnico em Hospedagem do IFC Sombrio tem trabalho premiado em evento da A?rea

O FA?rum CientA�fico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria, promovido pelos cursos de graduaA�A?o em Gastronomia, Turismo e Hotelaria e pelo Programa de PA?s-GraduaA�A?o em Turismo e Hotelaria (Mestrado e Doutorado) da Univali, A� um dos eventos nacionais referA?ncia na A?rea de Turismo e Hotelaria.

O Campus AvanA�ado Sombrio participou do FA?rum com a apresentaA�A?o de cinco trabalhos acadA?micos, de autoria de 09 alunos e 03 professores dos cursos TA�cnico em Hospedagem Integrado ao Ensino MA�dio e Tecnologia em GestA?o de Turismo.

O trabalho intitulado a�?A imagem de destinos turA�sticos: uma revisA?o A� luz dos modelos de Baloglu & MCleary e Echtner & Ritchiea�?, de autoria de Ana Karollina EspA�ndula e orientado pela ProfA? Thamires Folleto Fiuza, foi escolhido como o melhor resumo expandido do evento, que reA?ne produA�A�es de graduaA�A?o, mestrado e doutorado. O referido trabalho A� parte do artigo cientA�fico defendido pela estudante, requisito obrigatA?rio para obtenA�A?o do tA�tulo de TA�cnica em Hospedagem.

Segundo Ana Karollina, receber o reconhecimento pela qualidade do trabalho foi muito emocionante e uma maravilhosa recompensa por todo o esforA�o realizado ao longo do ano. Para a coordenadora do curso, professora GlA�ndia Victor, esta merecida premiaA�A?o evidencia o comprometimento e a dedicaA�A?o da aluna, ao longo de todo o curso, e demonstra a relevA?ncia de uma educaA�A?o de qualidade para desenvolver o potencial dos estudantes.

Fonte: Campus AvanA�ado Sombrio. what is critical thinking, buy clomid.

Parceria entre IFC e UFPR tem resultados positivos na pA?s-graduaA�A?o

A PrA?-Reitoria de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o (PROPI), por meio da CoordenaA�A?o de PA?s-GraduaA�A?o, torna pA?blico o encerramento da parceria DINTER com o Programa de PA?s-GraduaA�A?o em Agronomia (ProduA�A?o Vegetal) da Universidade Federal do ParanA? (UFPR). A parceria foi estabelecida no ano de 2013, com uma turma de 10 docentes do IFC. Os docentes frequentaram o Programa no perA�odo de 2013 a 2017. A A?ltima defesa de tese ocorreu no mA?s de outubro de 2017.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) agradece a colaboraA�A?o do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em Agronomia (ProduA�A?o Vegetal) da UFPR e parabeniza os recA�m-doutores, cuja qualificaA�A?o contribuirA? para o avanA�o no ensino, na pesquisa e na extensA?o, no campo da Agronomia.

A seguir, apresentam-se os nomes dos novos doutores e os tA�tulos de suas respectivas teses de doutorado.

AMANDA MOSER COELHO DA FONSECA FARO a�� CONSUMO DE FORRAGEM E EMISSA?O DE METANO ENTA�RICO EM SISTEMAS DE PRODUA�A?O DE CORDEIROS EM PASTAGENS. 20/10/2017.

GILMAR PAULINHO TRICHES a�� DANOS POR BOVINOS E COMPORTAMENTO INICIAL DO Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUA�A?O AGROPECUA?RIA. 05/05/2017.

IVETE MARIA GRISA a�� CULTIVO DE BRA�COLES EM SUCESSA?O AO MILHETO EM PLANTIO DIRETO. 30/05/2017

LAURI JOA?O MARCONATTO a�� CARACTERIZAA�A?O DOS PRODUTORES E DAS PERDAS DE CEBOLA DURANTE A ARMAZENAGEM NA REGIA?O DO ALTO VALE DO ITAJAA?, SANTA CATARINA. 01/06/2017.

LILIANE MARTINS DE BRITO a�� INTERAA�A�ES ENTRE cylindrocarpon sp., MICRO-ORGANISMOS PROMOTORES DE CRESCIMENTO DE PORTA-EXCERTOS DE VIDEIRA. 19/06/2017.

LUCIANO ALVES a�� BIOMASSA E CUMARINA EM ACESSOS DE GUACO SUBMETIDOS A� REDUA�A?O DE RADIAA�A?O ULTRAVIOLETA E ADUBAA�A?O NITROGENADA.
09/06/2017.

MARCOS AUGUSTO PALADINE DOS SANTOS a�� PRODUA�A?O INTEGRADA DE SISTEMAS AGROPECUA?RIOS a�� PISA: INOVAA�A?O TECNOLA�GICA COMO FATOR DE TRANSFORMAA�A?O SOCIAL. 17/07/2017.

RODRIGO MARTINS MONZANI a�� INTENSIDADE DE DOENA�AS, PRODUA�A?O E QUALIDADE DE FRUTOS DE MARACUJAZEIRO AZEDO SOB DOIS SISTEMAS DE CONDUA�A?O, EM CULTIVO ANUAL. 01/06/2017.

ROMULO JOA?O DEBARBA a�� BIOMASSA E GLICOSA?DEOS DITERPASNICOS EM GENA�TIPOS DE ESTA�VIA (Stevia rebaudiana /Bert.) COM ADUBAA�A?O NITROGENADA NAS CONDIA�A�ES DO ALTO VALE DO ITAJAA?/SC-BRASIL. 01/06/2017.

TEOMAR DUARTE DA SILVA a�� PROSPECA�A?O DA FLORA AROMA?TICA E PRODUA�A?O DE A�LEO ESSENCIAL DE VarrA?nea curassavica EM POPULAA�A�ES DE RESTINGA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. 02/06/2017

cover letter help, dapoxetine online.

IFC Abelardo Luz tem representante no Parlamento Jovem do municA�pio

No dia 06 de dezembro de 2017, tomaram posse os integrantes do Parlamento Jovem do municA�pio de Abelardo Luz. A sessA?o solene, aberta A� comunidade, de diplomaA�A?o e posse, ocorreu na CA?mara de Vereadores, A�s 20 horas. A mesa de honra foi composta pelo presidente da CA?mara, Lucas Sernajoto, pelo prefeito municipal, Wilamir Cavassini, pelas vereadoras Queila Baretta, Carla Kleinebing e Isabel de Andrade, e pelos vereadores Marcil Pompeo da Silva, Germino Gotardo, Fabricio Zorzi, Vilmar Baumgratz, Selvino Pereira e Tiago Kosinski.

Como representante do IFC Campus film critics, purchase dapoxetine. AvanA�ado Abelardo Luz, fez-se presente a estudante Mikeli de AraA?jo, que recebeu o diploma e tomou posse juntamente a os outros 10 parlamentares jovens titulares, que representam algumas das demais escolas do municA�pio.

a�?O importante A� o que eu represento alA�m do IFC -A�Campus AvanA�ado Abelardo Luz: sou filha de assentado da reforma agrA?ria, por isso, represento estas famA�lias e as suas histA?riasa�?, destacou Mikeli sobreA�sua participaA�A?o no Parlamento Jovem.

O perA�odo de gestA?o do Parlamento serA? de 1A? de fevereiro a 31 de julho de 2018.

*Fonte das imagens: IFC Campus AvanA�ado Abelardo Luz.

** Fonte de consulta da notA�cia: Site da CA?mara de Vereadores de Abelardo Luz.

I Campeonato de Casemod acontece no IFC Araquari

No inA�cio de dezembro, aconteceu o 1A? Campeonato de Casemod do Instituto Federal Catarinense -A�CampusA�Araquari. a�?Casemoda�? significa a modificaA�A?o do gabinete de um computador, o termo A� originA?rio da lA�ngua inglesa, formado pela junA�A?o de a�?casea�? (que significa caixa, gabinete) e a�?moda�? (a forma reduzida, abreviada, de modification).

OsA�casemodsA�estiveram disponA�veis no Bloco A para a visita do pA?blico em geral, no espaA�o da antiga cantina doA�campus, onde houve muita participaA�A?o de estudantes e servidores, principalmente pela curiosidade que a exposiA�A?o despertava. Alguns deles possuA�amA�designA�diferenciado, outros ofereciam jogos para distraA�A?o do pA?blico, luzes ou formatos que despertaram a atenA�A?o de quem passava.

O objetivo principal deste campeonato foi aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Hardware e Sistemas Operacionais, ministrada pelo professor e orientador dos trabalhos, Emerson Cidral, para os segundos anos do Curso TA�cnico em InformA?tica Integrado ao Ensino MA�dio. Os estudantes dedicaram-se a montar um computador deste a primeira etapa, dando a ele caracterA�sticas A?nicas, instalando e configurando programas para o dia da exibiA�A?o ao pA?blico.

O campeonato teve a participaA�A?o de 11 projetos que concorreram entre si pelas quatro primeiras colocaA�A�es, as quais garantiram um prA?mio simbA?lico, que serA? entregue na volta as aulas, em 2018.

Confira nas imagens os vencedores, que, apA?s a avaliaA�A?o de 10 jurados, foram:

  • 1A� lugar a�� Ms. Pacman a�� 26 pontos
  • 2A� lugar a�� Case PirA?mide a�� 23 pontos
  • 3A� lugar a�� Case ViolA?o a�� 20 pontos
  • 4A� lugar a�� FA?ria na Estrada a�� 14 pontos

Texto: Emerson Cidral (adaptado por Cecom/Araquari).
Imagens: Cecom/Araquari.

films review, buy Zoloft online.