Atividade pedagógica estimula a criatividade e a pesquisa em trabalho interdisciplinar de História e Geografia para os 1º Anos

Trata-se da atividade “RPG Civilizações”. A atividade utiliza de elementos dos denominados “Role-Playing Game (RPG)” nos quais os participantes interagem entre si para encontrar a melhor civilização. O objetivo pedagógico principal é aplicar na área da geografia saberes e conhecimentos adquiridos no campo da cartografia básica, de conceitos de clima, relevo e biomas. Na área da História o objetivo está relacionado a compreensão do desenvolvimento de civilizações, sua organização política, social e cultural, pautando-se a construção de novos modelos de sociedades em experiências históricas concretas. Os temas se correlacionam no desenvolvimento social e equilíbrio ambiental.

As atividades iniciaram ainda no final do mês de Setembro de 2019. Todas as turmas do 1º ano do ensino médio integrado foram dividas em 6 equipes por turma. Cada equipe precisou elaborar um mapa baseado em seus conhecimentos de cartografia adquiridos na disciplina de Geografia. O mapa precisava contemplar 6 regiões (com explicações sobre clima, relevo, flora, fauna, etc. ) que serviriam de tabuleiro base para a fase seguinte da atividade. Em cada turma foram apresentados 6 modelos de mapas e as turmas escolheram mediante votação qual o mapa a ser usado nas fases seguintes do RPG. Abaixo alguns mapas que foram elaborados pelos alunos.

Em seguida foram distribuídas as equipes em cada uma das regiões do mapa escolhido pelas turmas. As equipes criaram uma civilização com nome, mitos, deuses, estrutura social, instituições, moedas, línguas, dentre outras tantas variáveis. Esse trabalho foi baseado nos conteúdos ministrados durante o ano na disciplina de História. Ao apresentarem suas civilizações os colegas da turma também votaram na melhor das equipes da sala. Além de apresentarem as civilizações, as atividades incluíam apresentar bandeiras e objetos que representassem a civilização de cada equipe.  Após essa etapa as equipes estão se enfrentando para descobrir qual é a melhor civilização de cada turma.

Mas não acaba por aqui. No dia 27 de Novembro, quarta-feira, das 14h30 às 16h30, as equipes vencedoras de cada turma irão se enfrentar para descobrir qual é a civilização campeã de 2019. Para tanto será realizado um grande debate no auditório do campus. Todos os presentes poderão votar, sendo especialmente importante a participação dos alunos do primeiro ano. Para tanto já solicitamos aos responsáveis que autorizem a participação de seus filhos nesse dia. Professores e alunos do segundo e terceiro ano poderão assistir caso exista espaço no auditório para comportá-los. E todos nós ficamos no aguardo para ver civilizações das mais diversas inspirações. Quem sabe nesse dia aparecem alguns vikings, egípcios, espartanos, cavaleiros medievais e outros personagens pelo campus?

Texto e imagens: Ivan Furmann