Curso capacita servidores do IFC para função de ledor/transcritor

A partir de hoje, 20 de junho, servidores do IFC participam do curso de capacitação “Ler por ele, ler com ele ou ler pra ele? Estratégias e condutas adequadas à função de ledor/transcritor em provas de processo seletivo”. Oferecida pela instituição, a capacitação é organizada pela Coordenação-Geral de Ingresso em parceria com os campi Santa Rosa do Sul e Araquari.

O curso tem como público-alvo os participantes das comissões locais de processos seletivos discente dos campi, aqueles que trabalharão na aplicação do exame de classificação e os docentes de AEE/Educação Especial.

Segundo os organizadores, o objetivo principal da capacitação é formar servidores para desenvolverem a função de ledor/transcritor em provas de concursos ou processos seletivos; ampliar a cultura da inclusão por meio da oferta de acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência visual ou necessidades específicas que solicitam/necessitam da função de ledor/transcritor como condição especial de prova; e preparar servidores para acolher e guiar pessoas com deficiência visual a partir das técnicas de orientação e mobilidade com apoio de guia vidente.

“Com esta capacitação, espera-se proporcionar um atendimento adequado às pessoas com deficiência visual e outras necessidades específicas que têm direito ao auxílio do ledor e, assim, efetivar as práticas inclusivas com oferta de acessibilidade para este público, além de contribuir com a formação de ledores”, aponta Carolina Giordano Bergmann, coordenadora-geral de Ingresso no IFC.

Curso será ofertado na forma presencial nos dias 20 e 21 de junho na Reitoria, em Blumenau. Entre 25 de junho e 23 de julho de 2018, a capacitação terá uma etapa em ambiente virtual.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães
Imagem: Internet