Dois pedidos de patente foram assinados em maio

Reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Cladecir Alberto Schenkel, assinaram a autorização do sexto e sétimo pedido de patente do IFC, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), no dia 10 de maio. Os pedidos foram requeridos respectivamente por meio do Protocolo (BR 10 2018 011180 9) e (BR 20 2018 010995 8) ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“A pesquisa aplicada é um dos nossos objetivos previsto na lei de criação do Instituto. A proteção de tecnologia é de suma importância para atingirmos esse objetivo, com intuito de beneficiar a comunidade com soluções novas para nossos problemas cotidianos”, acrescentou o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Cladecir Alberto Schenkel.

“IFC tem compromisso na dimensão tecnológica e inovadora inclusive com a transferência de tecnologia. Assim, estas ações da Propi são importantes para avanço nessas áreas”, destacou a reitora.

O sexto pedido de patente foi desenvolvido no IFC Campus Concórdia. A invenção é resultado de um projeto de pesquisa fomentado pelo Programa de Iniciação de Desenvolvimento Tecnológica e de Inovação – PIBITI, Edital nº023/PROPI/IFC/2016, desenvolvido pelos professores Alessandra Farias Milezzi e Hewerton Enes de Oliveira e os estudantes Taciara Penno do Amaral, Karine Dalla Costa e Vanessa Schuh. Intitulada “Óleo Essencial de Cymbopogon Contra Salmonella Typhimirium” e trata-se de um óleo composto de Cymbopogon que é um gênero botânico pertencente à família Poaceane, subfamília Panicoideae, tribo Andropogoneae e que é usado como antibacteriano contra a bactéria Salmonella Typhimirium.

O sétimo pedido de Patente foi desenvolvido no IFC Campus São Francisco do Sul, o modelo de utilidade é resultado da pesquisa desenvolvida pelo professor Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, intitulado: “Aparelho Medidor de Arquitetura de Copa de Árvore” e trata-se de um equipamento que faz a medição da arquitetura de uma árvore, através do uso de imagem a laser, possuindo informações horizontais, verticais e altimétricas.

Outras informações sobre registro de patentes podem ser solicitadas para a equipe do NIT por meio do e-mail nit@ifc.edu.br

Texto: Cecom Reitoria / Rosiane Magalhães