Festa de aniversA?rio do Campus Blumenau reuniu servidores, alunos, egressos e comunidade

Festa de aniversA?rio, geralmente, reA?ne familiares e outras pessoas queridas do aniversariante. Na comemoraA�A?o dos cinco anos do Campus Blumenau, dia 23 de abril, nA?o foi diferente. Todos que fizeram e fazem parte da histA?ria do instituto vieram para festejA?-lo e homenageA?-lo. AlA�m do bolo, houve apresentaA�A�es culturais, exposiA�A�es de cartazes produzidos pelos alunos e inauguraA�A?o da galeria de ex-diretores.

Na solenidade de abertura do evento, trA?s dos quatro ex-diretores resgataram a histA?ria do campus. O ex-diretor Rony da Silva, que esteve A� frente do campus de 2011 a 2012, parabenizou a comunidade pela conquista. a�?Conquista em uma cidade que, na A�poca, ainda nA?o vislumbrava o ensino pA?blico federal como uma possibilidade, e que via o ensino mais vinculado ao particular. E nA?s chegamos com outra dinA?mica, como uma alternativa. E, hoje, estamos aqui, contribuindo para o ensino na regiA?oa�?, comemorou.

Carlos Renato VictA?ria de Oliveira, diretor-geral de 2012 a 2014, relembrou os tempos de reforma do espaA�o fA�sico. a�?Foram momentos difA�ceis. Eram apenas duas salas de aula e uma sala para todo o administrativo, que trabalhava em meio a obras. Foi uma luta para chegar atA� aqui, mas vejo que a escola cresceu, e isso A� gratificante. Hoje estou aposentado. Quando a gente retorna, apA?s ter trabalhado 32 anos na rede federal, A� como se estivesse voltando para casa. Fico orgulhoso de ter sido uma das pessoas que fez parte dessa histA?ria. ConcluA� meu mandato em 2014 com a consciA?ncia tranquila, de que investimos aquilo que sociedade nos pagou em impostosa�?, acentuou.

Para o ex-diretor Paulo CA�sar Rodacki Gomes, que atuou de 2014 a 2016, A� emocionante ver quanta gente suou a camisa para que fosse possA�vel chegar atA� aqui. a�?Assumimos a direA�A?o do campus em um momento de transiA�A?o, com o tA�rmino das obras e com a formaA�A?o de equipes. Na A�poca, eram duas ou trA?s pessoas desenvolvendo funA�A�es de setores inteiros. Assim, fomos aos poucos, formando equipes de trabalho e desenvolvendo aspectos administrativos e de ensino. Esse A� um trabalho que vem de muito tempo, e todos nA?s fazemos partea�?, ressaltou.

A atual diretora-geral, Marilane Maria Wolff Paim, citou o historiador Eric Hobsbawm para destacar o trabalho em equipe: a�?NinguA�m consegue construir nada sozinho, o trabalho coletivo A� um trabalho difA�cil, mas ele A� imprescindA�vel. E foi isso que observei nas falas dos colegas. Foram desafios e dificuldades, mas A� gratificante quando se faz esse resgate e se percebe o quanto estamos crescendoa�?, observou. Marilane ainda agradeceu aos alunos, servidores e pais; A� AssociaA�A?o de Pais e Servidores e toda a comunidade, que contribuiu para o crescimento do instituto na regiA?o.

Cladecir Schenkel, prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, abordou a interiorizaA�A?o da rede federal e o crescimento do campus. a�?Uma das caracterA�sticas que a educaA�A?o profissional tecnolA?gica adquiriu desde 2008, A� a questA?o da verticalizaA�A?o. E o Campus Blumenau pode exemplificar isso muito bem, jA? que partiu de um curso, em 2012, para nove cursos hoje, que vA?o do ensino mA�dio tA�cnico a pA?s-graduaA�A?o. VocA?s sA? tA?m a comemorara�?.

Evento contou com mA?sica, inauguraA�A?o de galeria e exposiA�A?o

Para que os estudantes de todos os perA�odos pudessem participar da festa, a organizaA�A?o do evento programou atividades para tarde e noite, que englobaram o a�?parabA�ns pra vocA?a�? e distribuiA�A?o de cupcakes.

A� tarde, alunos do ensino mA�dio integrado prepararam apresentaA�A�es musicais e de danA�a. Pelos corredores, tambA�m era possA�vel ver quadros e cartazes produzidos por eles, em parceria com os professores, que retratavam os melhores momentos do campus. Ainda durante a tarde, houve o descerramento da galeria de fotos de ex-diretores. JA? A� noite, o professor de MecA?nica Alan Ricardo Sparemberger animou os estudantes dos cursos superiores e tA�cnicos subsequentes, tocando como DJ na festa.

Texto/Fotos: Cecom/Blumenau / Gisele Silveira