Firmado Acordo de CooperaA�A?o TA�cnica entre o IFC Campus Santa Rosa do Sul e EMBRAPA SuA�nos e Aves de ConcA?rdia a�� SC

O Termo de CooperaA�A?o TA�cnica, firmado entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Santa Rosa do Sul e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuA?ria) SuA�nos e Aves de ConcA?rdia a�� SC, objetiva a integraA�A?o de esforA�os entre as partes na implantaA�A?o de Unidades de ReferA?ncia TecnolA?gicas e Unidades de ObservaA�A?o para a realizaA�A?o de testes de desempenho e validaA�A?o de tecnologias em aves e suA�nos de titularidade da Embrapa SuA�nos e Aves. Essa unidade da empresa realiza pesquisa de produtos, que tem papel fundamental no controle de doenA�as, aperfeiA�oamento de raA�A�es, melhoria da qualidade genA�tica dos animais, preservaA�A?o do meio ambiente e desenvolvimento de equipamentos para a suinocultura e avicultura.

No Campus Santa Rosa do Sul estA?o sendo implantadas duas Unidades de ReferA?ncia TecnolA?gicas a�� URTA?s e Unidades de ObservaA�A?o a�� UO a�� em aves de postura, com trA?s tratamentos diferentes sugeridos pelos pesquisadores da Embrapa, Sr. Valdir Silveira de Avila e Sr. Idair Pedro Piccinin em acordo com os tA�cnicos e professora do IFC Campus Santa Rosa do Sul. Uma outra URT, em suA�nos, tambA�m estA? sendo implantada (criaA�A?o em famA�lia, onde nA?o se separam ou misturam-se as leitegadas, evitando estresse e com o uso restrito ou zero de medicaA�A?o).

AlA�m dos objetivos acima citados, de realizar testes de desempenho e validaA�A?o das tecnologias, de titularidade da Embrapa SuA�nos e Aves, observa-se a legislaA�A?o sanitA?ria e ambiental brasileiras, contribuindo diretamente para a formaA�A?o dos alunos na produA�A?o, no processamento de carnes inspecionadas, na qualidade dos produtos ofertados aos alunos, e posteriormente para as populaA�A�es assistidas pelos formandos e tambA�m para o desenvolvimento/aperfeiA�oamento de arranjos produtivos pecuA?rios no territA?rio brasileiro.

SA?o os primeiros passos de uma parceria em que todos possuem atribuiA�A�es e que se esperam coletar informaA�A�es que serA?o de grande valia para a formaA�A?o de nossos alunos e futuros tA�cnicos em AgropecuA?ria e Engenheiros AgrA?nomos.

Fonte: site IFC Santa Rosa do Sul