IFC assina Pacto pela InovaA�A?o de Santa Catarina

No dia 23 de abril, o Instituto Federal Catarinense (IFC), representado pelo prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, Cladecir Alberto Schenkel, participou da 3A? ReuniA?o Geral das Pactuadas, na AssociaA�A?o Catarinense de Tecnologia (Acate), ocasiA?o em que assinou, juntamente a outras entidades, o Pacto pela InovaA�A?o de Santa Catarina.

Por meio do NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica (NIT/IFC), responsA?vel pela coordenaA�A?o e execuA�A?o das propostas, o Instituto propA?s 10 aA�A�es a serem realizadas em prol da InovaA�A?o:

AA�A?o 1 – Publicar edital para pesquisa aplicada com foco na InovaA�A?o TecnolA?gica e Tecnologia Social do IFC, para atendimento aos Arranjos Produtivos Locais, Sociais Culturais do estado de Santa Catarina.

AA�A?o 2 – Incluir disciplinas de InovaA�A?o e Propriedade Intelectual, quando possA�vel, nos novos programas stricto sensu a serem ofertados pelo IFC.

AA�A?o 3 – Ofertar curso de Propriedade Intelectual, na plataforma Moodle, em ensino a distA?ncia, A� comunidade interna e externa do IFC.

AA�A?o 4 – Ofertar as Propriedades Intelectuais do IFC A� comunidade por meio eletrA?nico, via vitrine tecnolA?gica, buscando a interaA�A?o da academia com a sociedade na transferA?ncia de conhecimento e tecnologia.

AA�A?o 5 – Regulamentar a PolA�tica Institucional de Apoio A� InovaA�A?o do IFC com base no Novo Marco Legal da CiA?ncia e Tecnologia, Lei nA? 13.243 de 2016 e Decreto nA? 9.283 de 2018.

AA�A?o 6 – Fortalecer as atividades do NIT/IFC por meio de novo Regulamento interno a ser aprovado, com foco no desenvolvimento de conhecimento e tecnologia para atender as necessidades do estado de Santa Catarina.

AA�A?o 7- Realizar palestras sobre Propriedade Intelectual para comunidade interna e externa ao IFC.

teacher cover letter, dapoxetine online.

AA�A?o 8 – Fornecer apoio a eventos, palestras, workshops e seminA?rios sobre a temA?tica de Propriedade Intelectual no A?mbito do Pacto pela InovaA�A?o.

AA�A?o 9 – Disponibilizar vA�deos de curta duraA�A?o que abordam as temA?ticas de InovaA�A?o e Propriedade Intelectual para comunidade interna e externa do IFC.

AA�A?o 10 – Realizar orientaA�A?o A� comunidade, por meio do NIT/IFC, acerca de apropriaA�A?o A� propriedade intelectual de potenciais tecnologias desenvolvidas em Santa Catarina.

O movimento do Pacto pela InovaA�A?o A� uma iniciativa do governo do estado, por meio da SecretA?ria de Estado de Desenvolvimento SustentA?vel (SDS/SC), que reA?ne forA�as das mais variadas entidades e esferas sociais, como academia, governo e empresas. Alguns dos objetivos do Pacto sA?o: desenvolver uma forte cultura de inovaA�A?o e empreendedorismo; construir um ecossistema altamente conectado trabalhando em rede, colaborando e compartilhando ativos; multiplicar a abertura de novos negA?cios inovadores e de alto potencial de crescimento; aumentar o percentual de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e InovaA�A?o (PD&I) pA?blico e privado, entre outros.

A partir de evento realizado em outubro do ano passado, o movimento passou a se organizar mais concretamente, reforA�ando a necessidade dos investimentos em ciA?ncia, tecnologia, inovaA�A?o e empreendedorismo, visto que as economias baseadas em conhecimento ainda sA?o, nA?o raras as vezes, subestimadas, tanto em termos de educaA�A?o quanto de competitividade, em paA�ses em desenvolvimento como o Brasil.

A despeito desse cenA?rio, o IFC se consagra como um dos atores do ecossistema catarinense de inovaA�A?o, na medida em que seus indicadores de produA�A?o tecnolA?gica tA?m aumentado consideravelmente. Essa atuaA�A?o ratifica o papel da instituiA�A?o no meio em que estA? inserida, a qual tem desempenhado muito bem o seu papel educativo, previsto pela Lei nA? 11892/2008, com foco no desenvolvimento tecnolA?gico.

Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Propi.