IFC promove ações de conscientização para Outubro Rosa e Novembro Azul

O Instituto Federal Catarinense promoveu ações especiais relacionadas ao Outubro Rosa e o Novembro Azul – campanhas mundiais relacionadas, respectivamente, à conscientização sobre o câncer de mama e ao cuidado dos homens com a própria saúde – principalmente no que diz respeito ao câncer de próstata.

O Campus Blumenau lembrou o Outubro Rosa no dia 30/10, com uma ação organizada pela Coordenação-Geral de Ensino. A palestra “Estilo de Vida e Prevenção do Câncer” foi ministrada pela coordenadora do setor educacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Gladys Thomé Vieira. Entre os temas abordados, estavam a qualidade de vida na prevenção do câncer, diagnóstico, fatores de risco e prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Já o Campus Araquari promoveu atividades relativas às duas campanhas. No dia 8 de outubro, durante a Feira de Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari, e a Secretaria de Saúde do município esteve presente com uma barraca, distribuindo materiais informativos e colaborando com a divulgação de formas de prevenção tanto do câncer de mama, quanto o câncer de colo de útero. Na semana seguinte, no dia 16, a enfermeira Suzana Czornei, do programa de Saúde da Família do município, ministrou uma palestra sobre o tema.

Para o Novembro Azul, aconteceram atividades relacionadas a diversos aspectos da saúde, incentivando a todos para atentarem para práticas mais saudáveis em seu dia a dia. Além de tratar da temática do câncer de próstata, com conversas e materiais informativos, o campus ainda promoveu, nos dias 14 e 26 de novembro, campanhas de vacinação. Também no dia no dia 26, foram realizados também testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), em parceria com a Unidade Básica de Saúde Joaquim Monteiro Cabral. No dia 28 de novembro, o Centro de Valorização à Vida esteve no campus para falar de cuidados pessoais e a valorização da vida, com uma palestra no auditório.

Além disso, foram colados cartazes de conscientização nas salas – principalmente nos setores de atenção à saúde – e os docentes participantes da Comissão de Atenção à Saúde trataram das temáticas em sala de aula.

Na Reitoria, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida (CDPQV) promoveu uma campanha unificada de divulgação das duas datas. Foi criado um mural de fotos, disposto na entrada dos prédios da unidade, nos quais os servidores podiam tirar fotos em apoio às causas. O objetivo do mural de fotos foi tentar extrapolar as paredes da nossa instituição e levar as campanhas, que são mundiais, também aos familiares e conhecidos dos servidores.

A coordenação também distribuiu ímãs decorativos com os símbolos das duas inciativas e disponibilizou materiais informativos junto aos murais de cada edifício.

Cuidados com a saúde – O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama que teve início nos anos 90; O nome vem do símbolo global da luta contra a doença: o laço cor-de-rosa . O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil.

Já o Novembro Azul brasileiro é inspirado no “Movember” – movimento internacional dedicado à conscientização e discussão sobre a saúde masculina. O movimento surgiu na Austrália em 2003, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. Além de ações de conscientização e arrecadação de fundos, o Movember envolve ainda o cultivo de bigodes por parte dos entusiastas da ideia (o termo “Movember” é uma associação das palavras inglesas “moustache” = bigode e “november” = novembro) como uma das maneiras de chamar a atenção para a causa.

Texto: Cecoms/Araquari: Raquel Rybandt/Blumenau: Gisele Silveira/Reitoria: Thomás Müller
Imagens: Cecoms e Divulgação