IFC realiza Seminário Regional de Agroecologia e III Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio do Sul

O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul realizou, nos dias 18 e 19 de setembro de 2018, o Seminário Regional de Agroecologia e III Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio do Sul. Os alunos do curso técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do IFC participaram na recepção e orientações aos visitantes.

O evento foi realizado na Unidade Urbana e na sede do IFC Rio do Sul, com palestras, relatos de agricultores que sobrevivem da agroecologia, troca de sementes, diversas oficinas que abordaram temas das mais variadas escolas de agricultura alternativa, e também, a Plenária do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos.

O seminário teve o objetivo alcançado, segundo a organização, pois aproximadamente 400 pessoas participaram do evento. O IFC agradece aos parceiros, Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais (CEMEAR), pastoral da saúde, Cresol e Prefeitura de Rio do Sul, que contribuíram para que o seminário acontecesse.

No encerramento do seminário, dirigentes das instituições receberam dos organizadores do evento uma carta com reivindicações para fortalecer a atividade agroecológica na região, promovendo a integração de entidades públicas, agricultores, associações e organizações não governamentais que trabalham em prol do desenvolvimento e da difusão do movimento agroecológico.

Texto e foto: Cecom/Rio do Sul – Edemir Oliveira