Inauguradas quatro obras no IFC Santa Rosa do Sul

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, realizou-se a inauguração de quatro obras no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Santa Rosa do Sul, com recursos orçamentários no valor total de R$ 2.275.939,57. Para execução, foram utilizados recursos próprios do IFC e provenientes de termos de execução descentralizada (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

Obras inauguradas são: sala de aula e laboratório da Olericultura, sala de aula e laboratório da Silvicultura, bloco de apoio da Agronomia e readequação da rede elétrica de alta e baixa tensão.

Diretor-geral do IFC Santa Rosa do Sul, Deivi de Oliveira Scarpari relatou as dificuldades no percurso de execução das obras, iniciadas na gestão anterior, quando o professor Carlos Antonio Krause ocupava a direção-geral do campus. Ao longo desse período, os gestores enfrentaram dificuldades com a desistência da empresa que iniciou as obras e paralisação das operações. “Com apoio da atual gestão da Reitoria do IFC, em 2017, foi possível a captação de recursos para a retomada e finalização das obras. Agradeço a gestão da Reitoria e os membros do Codir pela liberação do orçamento para a sua conclusão. Agradeço a equipe do campus e os estudantes pelo apoio e pela tolerância. Espero que os estudantes possam utilizar bem esses espaços e que a nova gestão do campus consiga dar continuidade para aprimoramento desses locais”, relatou Deivi em tom de despedida do cargo de diretor geral, uma vez que sua gestão encerra-se no início de 2020.

Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC, destacou a importância do trabalho institucional para priorizar a conclusão das obras já iniciadas. “É uma honra encerrar um ciclo de quatro anos de gestão com a presença de todos os diretores-gerais dos campi, além dos servidores e estudantes, para essa cerimônia. Inaugurar esses novos espaços pedagógicos transcendem a infraestrutura. Eles constituem-se em um momento de concretude pela defesa da educação pública, para servir nossos estudantes que são nossa razão de ser. Continuaremos nessa defesa, com olhar para todos os campi, nos próximos anos à frente da gestão. Em relação ao Codir, essa equipe reflete a maturidade do pensamento institucional de pensar o IFC e não seu campus. Enfrentamos várias situações atípicas no cenário nacional, como, por exemplo, a atuação de três presidentes da República, e conseguimos ultrapassar e fortalecer a consciência de pertencimento ao IFC”, enfatizou a reitora.

Após a cerimônia oficial de descerramento da placa no bloco da Olericultura, os servidores e estudantes visitaram as instalações das demais obras que já estão em uso pela comunidade acadêmica.

Confira abaixo o detalhamento dos valores em cada obra:
Total de recursos orçamentários investidos: R$ 2.275.939,57
Retomada da construção do Bloco de Olericultura: R$ 438.460,62 – recursos externos oriundos de TED da Setec/MEC. Aditivos: R$ 28.488,94 – recurso próprio;
Retomada da construção do Bloco de Silvicultura – R$ 424.244,09 – recursos externos oriundos de TED da Setec/MEC. Aditivo: R$ 43.534,75 – recurso próprio;
Retomada da construção do bloco de Agronomia: R$ 542.804,64 – recursos externos oriundos de TED da Setec/MEC. Aditivo: R$ 52.354,85 – recurso próprio;
Readequação da rede elétrica de alta e baixa tensão do Campus Santa Rosa do Sul:
R$ 691.801,93 – recurso próprio. Aditivo: R$ 54.249,75 – recurso próprio.

Texto e fotos: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães