Institutos Federais foram homenageados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Nesta segunda-feira, dia 4 de junho, servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram da sessão especial em comemoração aos 10 anos de criação do IFCS e IFC, no Plenário Osni Régis, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, em Florianópolis.

Deputado Cesar Valduga (PCdoB), propositor da sessão especial, destacou a relevância do trabalho dos Institutos Federais no estado. “Sabemos o quanto essas instituições fazem o diferencial em Santa Catarina. É uma honra presidir essa homenagem, pois essas instituições são elementos muito importantes para desenvolvimento do nosso estado que vão além da formação profissional para empresa, mas também para formação pessoal. Estado precisa fortalecer ainda mais essas instituições”, enfatizou o deputado.

“Preferencialmente, o IFC busca o atendimento às demandas regionais de localização dos campi, esperando, com isso, a interferência positiva na transformação da realidade social e econômica, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e regionais. Nas formaturas, em especial, podemos perceber essa transformação ao ver o orgulho das famílias nas quais, muitas vezes, aquele formado é o primeiro da família a concluir um curso técnico ou superior”, destacou Fernando José Garbuio, pró-reitor de Extensão do IFC, na ocasião representando a reitora Sônia Regina de Souza Fernandes.

Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do IFSC, também ressaltou o papel transformador dos Institutos Federais. “Educação transforma a vida das pessoas e também de um país. Comemorar os 10 anos das instituições é especial porque vemos a mudança que fazemos na vida de muitas famílias. Uma conquista que só é possível com o envolvimento de todos os servidores que atuam nestas instituições”, reiterou a reitora.

Durante a solenidade, todos os campi receberam uma homenagem oferecida pelo deputado. A mesma foi recebida pelos respectivos diretores gerais dos campi ou seus substitutos.

Texto e fotos: Cecom/Reitoria
Rosiane Magalhães | Jornalista