Professor do IFC CamboriA? apresenta trabalho na ERBD 2018

De 9 a 11 de abril, o professor Angelo Augusto Frozza, do IFC Campus CamboriA?, esteve na cidade de Rio Grande (RS), onde apresentou um trabalho na XIV Escola Regional de Banco de Dados, realizada na Universidade Federal de Rio Grande (UFRG). Premiado como melhor artigo na categoria AplicaA�A�es/ExperiA?ncia, o trabalho “DINo – Data Insertion in NoSQL” apresenta uma ferramenta com o objetivo de auxiliar na tarefa de migraA�A?o de dados de um banco de dados (BD) relacional para um BD NoSQL.

how to write an articles, buy zithromax online.

Esta ferramenta foi desenvolvida como parte dos estudos que o professor vem desenvolvendo para o curso de Doutorado, no Programa de PA?s-GraduaA�A?o em CiA?ncia da ComputaA�A?o (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

a�?A explosA?o de Big Data levou ao surgimento de um novo paradigma de BDs – os NoSQL – focado principalmente no baixo custo de operaA�A?o e manutenA�A?o. Como toda tecnologia nova, os BDs NoSQL necessitam do desenvolvimento de novas ferramentas que permitam melhorar a produtividade de quem usa esse tipo de BDa�?, explica o professor.

A ferramenta DINo estA? disponA�vel publicamente e pode ser acessada aqui.

ERBD

A Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) A� um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela Sociedade Brasileira de ComputaA�A?o (SBC) e organizado por uma ou mais instituiA�A�es de Ensino Superior da RegiA?o Sul do Brasil. O seu objetivo A� integrar os participantes, oportunizando a divulgaA�A?o e discussA?o de trabalhos em um fA?rum regional sobre bancos de dados e A?reas afins. Em 2018, a ERBD foi realizada em Rio Grande (RS), de 9 a 11 de abril, tendo como instituiA�A?o executora a Universidade Federal de Rio Grande (UFRG).

O tema da ERBD 2018 foi “RecuperaA�A?o de InformaA�A�es” devido a sua multidisciplinaridade e relevA?ncia atual em um contexto de enorme sobrecarga de dados e informaA�A�es gerados pelo mais diversos sistemas computacionais e disponA�veis em grandes volumes, principalmente na Web. Durante o evento, foram debatidos algoritmos, tA�cnicas e abordagens diversas para coleta, armazenamento, modelagem, indexaA�A?o, busca e acesso a informaA�A�es textuais com pouca ou nenhuma estrutura.

a�?Vale lembrar que o IFC jA? organizou duas ediA�A�es da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD): em 2013, no Campus CamboriA?; e, em 2014, foi realizada em SA?o Francisco do Sul, pelos campi Araquari e SA?o Francisco do Sula�?, destaca Frozza.

Mais informaA�A�es sobre a ERBD, acesse aqui o site do evento.

Texto: Angelo Augusto Frozza