Professor do IFC Camboriú apresenta trabalho na ERBD 2018

De 9 a 11 de abril, o professor Angelo Augusto Frozza, do IFC Campus Camboriú, esteve na cidade de Rio Grande (RS), onde apresentou um trabalho na XIV Escola Regional de Banco de Dados, realizada na Universidade Federal de Rio Grande (UFRG). Premiado como melhor artigo na categoria Aplicações/Experiência, o trabalho “DINo – Data Insertion in NoSQL” apresenta uma ferramenta com o objetivo de auxiliar na tarefa de migração de dados de um banco de dados (BD) relacional para um BD NoSQL.

Esta ferramenta foi desenvolvida como parte dos estudos que o professor vem desenvolvendo para o curso de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A explosão de Big Data levou ao surgimento de um novo paradigma de BDs – os NoSQL – focado principalmente no baixo custo de operação e manutenção. Como toda tecnologia nova, os BDs NoSQL necessitam do desenvolvimento de novas ferramentas que permitam melhorar a produtividade de quem usa esse tipo de BD”, explica o professor.

A ferramenta DINo está disponível publicamente e pode ser acessada aqui.

ERBD

A Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) é um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado por uma ou mais instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil. O seu objetivo é integrar os participantes, oportunizando a divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional sobre bancos de dados e áreas afins. Em 2018, a ERBD foi realizada em Rio Grande (RS), de 9 a 11 de abril, tendo como instituição executora a Universidade Federal de Rio Grande (UFRG).

O tema da ERBD 2018 foi “Recuperação de Informações” devido a sua multidisciplinaridade e relevância atual em um contexto de enorme sobrecarga de dados e informações gerados pelo mais diversos sistemas computacionais e disponíveis em grandes volumes, principalmente na Web. Durante o evento, foram debatidos algoritmos, técnicas e abordagens diversas para coleta, armazenamento, modelagem, indexação, busca e acesso a informações textuais com pouca ou nenhuma estrutura.

“Vale lembrar que o IFC já organizou duas edições da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD): em 2013, no Campus Camboriú; e, em 2014, foi realizada em São Francisco do Sul, pelos campi Araquari e São Francisco do Sul”, destaca Frozza.

Mais informações sobre a ERBD, acesse aqui o site do evento.

Texto: Angelo Augusto Frozza