Professora Sônia Fernandes é reconduzida ao cargo de reitora do IFC

A professora Sônia Regina de Souza Fernandes foi oficialmente reconduzida ao cargo de reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), para o quadriênio 2020-2023, em cerimônia realizada no último dia 28 na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Sônia foi eleita para o cargo em consulta realizada em setembro de 2019, na qual obteve obteve 35,2% dos votos da comunidade acadêmica.

Em seu discurso de posse, após um breve panorama sobre a realidade e os desafios enfrentados pelo IFC, a reitora reafirmou seu compromisso com o acesso e permanência dos estudantes e com a educação profissional e tecnológica do país. Sônia falou ainda sobre a manutenção da democracia no processo de escolha de dirigentes das instituições federais de ensino.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima – que, na ocasião, deu posse ao reitor da Universidade Federal do Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo -, dos reitores Luciana Miyoko Massukado (IFB), Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC), Paulo Henrique Gomes de Lima (IFPI), Rafael Barreto Almada (IFRJ) e Willian Silva de Paula (IFMT).

Perfil da reitora – Sônia Regina de Souza Fernandes é professora e pesquisadora com experiência na área da Educação Básica e Superior. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, incluindo um período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Trabalhou como professora na Educação Municipal em Criciúma/SC, e integra o quadro docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) desde 2010, lecionando no Mestrado em Educação da instituição e também no Mestrado Profissional ProfEPT, voltado para docentes da Educação Profissional e Tecnológica. No Instituto, coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o setor de Ensino Superior – além de atuar como reitora no período 2016-2019.

Sônia foi, ainda, coordenadora do Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e, em fevereiro, assume a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos do Órgão.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com informações do MEC e do Conif
Fotos: Luis Fortes/MEC