Projeto de estudantes do IFC São Bento do Sul é premiado na IV Febic

Instituto Federal Catarinense (IFC) São Bento do Sul marcou presença na IV Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Jaraguá do Sul/SC, na Arena Jaraguá, entre os dias 9 e 15 de setembro, organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (Ibic). O campus foi representado pelos estudantes do 2º ano do técnico em Automação Industrial integrado ao ensino médio, Erick Carvalho Amaral, Rafael Stein e Lucas Henrique Fleischmann, que apresentaram o projeto “Dispositivo para Transposição de Pequenos Obstáculos para Cadeira de Rodas (DTPOCR)”. O projeto recebeu dupla premiação no evento: 1º lugar na categoria destinada aos projetos de estudantes do Ensino Médio e/ou Profissionalizante e/ou Pós-Médio – Engenharias e suas aplicações; e ainda na categoria destaque em Relevância Social.

Segundo os estudantes, o projeto consiste na criação de um objeto que facilita a locomoção de cadeirantes e dá a eles mais independência. “O dispositivo – um mecanismo de rodas acopladas a cadeira de rodas – possui uma estrutura externa simples e um circuito interno complexo que alimenta o sistema e possibilita o movimento das rodas e angulação adequada em relação ao obstáculo a ser superado, permitindo a passagem do cadeirante de maneira segura”, explica Amaral.

“Optamos por desenvolver o DTPOCR ao analisarmos as dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes na área urbana, com calçadas muito altas, buracos e degraus de escadas menores, entre outros, que fazem com que seja necessário aos usuários de cadeiras de rodas receber ajuda para transpor as obstruções em seu caminho”, justifica Stein.

“No estudo desenvolvido, a automação industrial é utilizada como recurso para auxiliar na locomoção dos cadeirantes, integrando-a ao setor da acessibilidade e visando oferecer aos usuários mais facilidade, segurança e autonomia nos seus deslocamentos”, revela Fleischmann.

Além destes estudantes que participaram da Febic, o projeto é composto ainda pelos alunos Lucas Rafael Clemente, Henrique Eduardo Schoeffel e Leonardo Travasso, todos do 2º ano do técnico em Automação Industrial. A orientação é realizada pelo professor Laércio Lueders, e o projeto foi desenvolvido na disciplina de projeto integrador, da professora Nágila Hinckel.

Febic

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica entre estudantes de todos os níveis, da educação infantil a pós-graduação, e estimular a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias, além de promover integração e trocas de conhecimentos entres discentes e professores. Acesse o site e conheça mais sobre a feira.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
com informações da Cecom/SBS