Projeto de Extensão do Campus Araquari realiza oficina com materiais recicláveis em CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social Esmeralda Conceição Duarte, no Itinga, recebeu, no último dia 10 de abril,  a oficina DiverPet, que promove a confecção de brinquedos para cães e gatos com materiais recicláveis.

A oficina, oferecida pelo Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, contou com a participação de 31 crianças com idade entre 6 a 14 anos.  Durante a atividade, além dos brinquedos, trabalha–se a educação das crianças em relação à posse responsável, saúde bem-estar animal e meio ambiente.

Todos os materiais utilizados nas ações são fornecidos pela equipe do projeto, que os adquire com recursos próprios. Ao final da ação as crianças levam para casa os brinquedos confeccionados na ação.  Ocorre também um sorteio com kits de brinquedos prontos e o oferecimento de um kit  contendo os folders com o passo-a-passo da construção de cada brinquedo, para  que as crianças possa confeccionar os brinquedos com a sua família.

O projeto pertence ao curso de medicina veterinária do IFC. Ele foi criado no segundo semestre de 2017 para uma atividade avaliativa dos alunos do curso. Atualmente tornou-se um projeto de extensão e continua realizando atividades por escolas do município.

Segundo a professora do IFC Eunice Akemi Kitamura, o objetivo do projeto de extensão é a educação das crianças sobre temas como saúde animal, bem estar animal, enriquecimento ambiental para cães e gatos, reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade.

Neste ano o projeto vai realizar ações com as crianças da Secretaria da Educação e Assistência Social.

Com informações da Prefeitura Municipal de Araquari