Semana do Mestrado em Educação discute formação e desafios docentes

Os novos mestrandos foram recepcionados pelos professores do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-IFC) do Instituto Federal Catarinense (IFC), na manhã do dia 02. Foram apresentados ao PPGE, ao IFC Camboriú e também puderam conhecer um pouco da história do primeiro mestrado acadêmico em Educação dos Institutos Federais (IFs). Durante o período da tarde, os 19 novos mestrandos foram recepcionados por professores e pelos mestrandos da primeira turma. Participaram de atividades de integração, com a apresentação de seus percursos e projetos de pesquisa, além de conhecerem as investigações, redes e grupos de pesquisa dos veteranos. A mestranda da primeira turma e membro da comissão de eventos e inserção social, Tamiris Possamai, afirmou que a atividade foi pensada para que os novos mestrandos se sentissem acolhidos e também é uma parte elementar do processo de consolidação do Programa.

Na tarde de terça-feira, dia 3, as professoras convidadas Leda Scheibe (UFSC) e Vera Lucia Bazzo (UFSC) apresentaram dados e reflexões sobre o tema: “Formação docente e financiamento da educação básica no Brasil”. A docente do PPGE-IFC, Roseli Nazário, contribuiu com as discussões e mediou a mesa redonda.

O evento, como parte da programação de início das atividades 2020 das duas turmas do Mestrado, foi aberto ao público e teve a participação de outros programas de pós-graduação em educação de Santa Catarina, representantes de Secretarias Municipais de Educação, servidores e estudantes do IFC.

A noite foi marcada pela aula inaugural 2020 do mestrado em educação do IFC. Dadas as boas-vindas às turmas, o mestrando Thiago Ribeiro Alves realizou uma apresentação cultural. A palestra da aula magna teve como tema: “Formação de Professores na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: limites, possibilidades e desafios das Licenciaturas e da Pós Graduação stricto sensu no contexto atual” e foi apresentada pelo professor Dante Moura,do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A coordenadora do PPGE-IFC, Filomena Rodrigues da Silva, ressaltou que a semana teve como propósito, além da acolhida, por parte dos docentes e discentes do Programa, abordar temáticas que se articulam com o contexto atual e perfil de egresso. Temáticas como: “Formação docente e financiamento da educação básica no Brasil” e “Formação de Professores na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: limites, possibilidades e desafios das Licenciaturas e da Pós Graduação stricto sensu no contexto atual” são contemporâneas e possuem alinhamento com a área de concentração do Programa”.

Fonte: Cecom Camboriú
Texto com informações de Tamiris Possamai e alterações Cecom/Camboriú