Servidores do IFC organizam livro eletrônico sobre desafios do ensino na pandemia

A Editora IFC publicou, no último dia 16, o e-bookDesafios de Ensinar, Aprender e Avaliar em Tempos de Pandemia“, organizado pelos servidores Carolina Giordano Bergmann, Daniel Fernando Anderle, Denise Danielle Pagno, Marilane Maria Wolff Paim, Sara Nunes e Vanderlei Freitas Junior. O volume é composto por relatos sobre as Atividades Remotas de Ensino (AER) desempenhadas no instituto na primeira temporada de oferta, de 26/03 a 16/04 deste ano.

“A proposta do livro é que que cada autor apresente sua experiência em relação as atividades — os pressupostos da oferta, as ferramentas e metodologias empregadas etc. — para que outros servidores, ao ter acesso a esse conhecimento, pudessem se inspirar e construir suas próprias estratégias”, explica Freitas, que é professor na área de Tecnologia no Campus Avançado Sombrio.

De acordo com o docente, a ideia de organizar a obra surgiu no Grupo de Trabalho constituído pelo Instituto para analisar as Atividades Remotas. “Já que receberíamos relatos formais dos colegas sobre as AER, pensamos que seria oportuno transformar o material numa publicação acadêmica, já que isso traria mais visibilidade e alcance para os trabalhos”.

Freitas ressalta que a produção conhecimento científico sobre Educação em meio a um quadro de pandemia mundial representa uma grande contribuição do IFC para o país. “Vivemos hoje um momento muito atípico; para alguns especialistas, o maior desafio da nossa geração. A instituição abraçou este desafio e se movimentou, mesmo sem ter, inicialmente, o tempo e as condições técnicas ideais para a empreitada. Como resultado, tivemos muitas experiências exitosas e boas práticas que, com o lançamento do livro, temos agora condições de compartilhar com colegas do Brasil inteiro”.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Reprodução