IFC Luzerna forma novos tA�cnicos em AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho

O dia 18 de marA�oA�foi de formatura para cerca de 30 alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus assignment notebooks, acquire lioresal. Luzerna. AlA�m dos formandos, seus amigos e familiares, a solenidade reuniu servidores da instituiA�A?o e representantes de organizaA�A�es de Luzerna e regiA?o, que prestigiaram a colaA�A?o de grau dos novos profissionais tA�cnicos em AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho, realizada no auditA?rio do Centro de Eventos SA?o JoA?o Batista.

Os alunos sA?o egressos dos cursos subsequentes ao ensino mA�dio e tambA�m de concomitA?ncia externa (esta que hoje nA?o A� mais ofertada pela instituiA�A?o). Conforme explica o diretor-geral do IFC, professor Eduardo Butzen. a�?As formaturas eram um ponto falho em nosso processo. Quando nA?o tA�nhamos a modalidade integrada ao ensino mA�dio, a fase escolar era mais importante tanto no subsequente quanto na concomitA?nciaa�?, comenta.

a�?Quando o aluno terminava a escola, ele tinha que ir para o estA?gio do curso tA�cnico e fazer o trabalho de conclusA?o a�� o que nem sempre acontecia. Fomos atrA?s desses estudantes para que eles nA?o perdessem o tempo limite para a conclusA?o do curso, garantindo assim a certificaA�A?o de todosa�?, fala Butzen. O Setor de EstA?gios do campusA�foi atrA?s de cada aluno que ainda tinha a possibilidade de fazer esta A?ltima etapa, podendo concluir a formaA�A?o. a�?Todos estes cursos sA?o referendados pelas demandas regionais atravA�s da sintonia que a nossa equipe tem junto ao mercado de trabalhoa�?, destaca o diretor.

Agora TA�cnico em AutomaA�A?o Industrial, Paulo Adriano da Silva comemora o momento. a�?Embora nA?o esteja trabalhando na A?rea, consigo aplicar os conhecimentos do curso no meu emprego atuala�?, fala. a�?Foram dois anos de estudo bastante puxados, cheios de desafios. Trabalhava durante o dia e fazia o curso tA�cnico A� noite. Sempre fazendo o mA?ximo para conciliar tudoa�?, diz o formando. a�?No curso vocA? tem acesso aos conhecimentos, mas A� preciso correr atrA?s das coisas tambA�m fora da instituiA�A?o.a�?

Paulo A� natural de Campo ErA?, mas reside em JoaA�aba hA? 14 anos. a�?Ter uma instituiA�A?o pA?blica federal na regiA?o abriu os horizontes de todo mundo. Hoje, a pessoa que tem vontade de se qualificar, tem a oportunidade de fazer um curso de qualidade com professores qualificados, e sem pagar nada por issoa�?, destaca.

Atualmente o IFC Luzerna oferece os cursos tA�cnicos em AutomaA�A?o Industrial (modalidades integrada e subsequente ao ensino mA�dio), MecA?nica (subsequente) e SeguranA�a do Trabalho (integrado). Ainda neste ano, o campus terA? as solenidades de formatura da primeira turma de graduaA�A?o em Engenharia de Controle e AutomaA�A?o e dos primeiros egressos do Ensino MA�dio Integrado.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna.