Neste mês, a saúde do homem é o objeto de diversas ações de conscientização por todo o país. É a campanha Novembro Azul – uma iniciativa que tem como objetivo mudar o paradigma dos homens em relação às visitas ao médico e ao cuidado com a própria saúde. Em especial, o movimento busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção contra o câncer de próstata – doença que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve ser diagnosticada em cerca de 68 mil brasileiros até o fim deste ano.
Durante o Novembro Azul, entidades e instituições de todo o país promovem atividades e eventos de conscientização contra o câncer de próstata e outros males. O desafio é fazer com que os homens percam a vergonha sobre o assunto e passem a cuidar da saúde. O câncer de próstata tem lugar de destaque nesse sentido, já que, devido a tabus antiquados da América Latina, existe entre os brasileiros medo e receio quanto ao exame de toque retal (que é a maneira mais fácil e rápida de se encontrar anormalidades na próstata); por causa disso, a detecção precoce, que aumenta as chances de um tratamento efetivo da doença, fica prejudicada. Isto é ainda mais preocupante quando se leva em conta que o câncer de próstata é, na maioria dos casos, uma enfermidade que só apresenta sintomas quando está em estágio muito avançado. O cuidado se torna mais importante a partir dos 50 anos, faixa etária a partir da qual a incidência da doença aumenta.
Além das visitas regulares a um urologista regularmente (e também os outros especialistas, para tratar de outras doenças), há algumas outras providências que podem ser tomadas para ajudar na prevenção da doença. De acordo com o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer (e também de outras doenças crônicas não-transmissíveis). Também é recomendado fazer, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Você encontra abaixo alguns links com informações importantes sobre o câncer de próstata:
“Câncer de Próstata: Vamos falar sobre isso?” – cartilha do Inca sobre a doença
Página da Sociedade Brasileira de Urologia sobre o câncer de próstata
Página do Inca com informações sobre sintomas, prevenção e tratamento do câncer de próstata
A campanha – O Novembro Azul brasileiro é inspirado no “Movember” – movimento internacional dedicado à conscientização e discussão sobre a saúde masculina. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. Além de ações de conscientização e arrecadação de fundos, o Movember envolve ainda o cultivo de bigodes por parte dos entusiastas da ideia (o termo “Movember” é uma associação das palavras inglesas “moustache” = bigode e “november” = novembro) como uma das maneiras de chamar a atenção para a causa.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza