Feiras de matemA?tica estA?o no DNA do IFC

img_0671EquaA�A�es, teorias e muitos nA?meros se misturavam com cores e formas dos mais variados tipos criados exclusivamente para decorar os estandes que serviu de lugar para expor atividades de pesquisa durante a XXXII Feira Catarinense de MatemA?tica. Esse ano, o evento aconteceu na cidade de TimbA? (SC) nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

Ao todo foram expostos 165 trabalhos, vindos de 53 municA�pios catarinenses, selecionados por ComissA�es de AvaliaA�A?o de sete Feiras Municipais e 16 Feiras Regionais de MatemA?tica, realizadas este ano em Santa Catarina com a finalidade de socializar pesquisas e resultados. Passaram pelo local 3.000 visitantes, alA�m de 330 estudantes expositores e 230 professores que tambA�m atuaram na orientaA�A?o e avaliaA�A?o de trabalhos.

Milene e Giulia, estudantes do IFC.
Milene e Giulia, estudantes do IFC.

Milene Karine Gubetti e Giulia Denise Vieira, ambas de 16 anos, foram duas estudantes desse universo de expositores. As alunas do curso tA�cnico Integrado em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Blumenau trouxeram para a Feira um projeto de extensA?o desenvolvido em trA?s meses: InterpolaA�A?o linear e bilinear a�� aplicaA�A?o em transformaA�A�es geomA�tricas de imagens.

a�?Resolvemos aplicar a matemA?tica em algo que pudesse nos ajudar a desenvolver um software na disciplina de programaA�A?o. Ficamos felizes porque a realidade ao criar um projeto A� diferente do dia a dia da sala de aula. Conseguimos dar vida A� matemA?tica, e isso foi muito gratificantea�?, afirmam as estudantes.

Para a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, ao estarem nas Feiras de MatemA?tica, os alunos se apropriam do conhecimento e relacionam a matemA?tica com a vida. a�?Ainda, conhecem outros estudantes, outros projetos e outros locais. A formaA�A?o integral parte da ideia do sujeito ser protagonista da construA�A?o do conhecimento e, por meio das Feiras de MatemA?tica, conseguimos fomentar essa formaA�A?oa�?, frisa ela.

Willian e Jean, estudantes do IFC.
Willian e Jean, estudantes do IFC.

As Feiras de MatemA?tica integram Ensino, Pesquisa e ExtensA?o e, alA�m do ensino superior, trazendo estudantes do ensino fundamental e mA�dio como tambA�m alunos que atuam em programas como o Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid). A� a experiA?ncia que os estudantes Jean Carlos Teixeira e Willian da Silva, do curso de Licenciatura em MatemA?tica do IFC Campus Sombrio, trouxeram para a Feira de MatemA?tica. Willian A� bolsista do Pibid e, durante as atividades com professores da regiA?o, desenvolveu junto com Jean a atividade Relato de experiA?ncia da oficina Sistema de Medidas e Geometria Plana e Espacial.

a�?Foram 25 professores que passaram pela oficina que abordou maneiras fA?ceis e interativas de ensinar matemA?tica aos estudantes. Acredito que os alunos veem a matemA?tica como chata porque nA?o a conhecem. Com a oficina queremos transformar a matemA?tica em uma disciplina legal, em que A� possA�vel aprender brincandoa�?, relatam os futuros professores de matemA?tica.

Foi a maneira com que a professora de matemA?tica conduziu o aprendizado de Araceli GonA�alves, hoje professora de MatemA?tica no IFC a�� Campus Ibirama, que fez com que ela se apaixonasse pela disciplina. a�?Participei de vA?rias Feiras de MatemA?tica como aluna e lembro de todos os trabalhos que apresentei. A minha primeira feira foi aos 11 anos, eu estava na 5A? sA�riea�?, conta ela, entusiasmada com as lembranA�as.

Araceli GonA�alves
Araceli GonA�alves

a�?Sou muito grata pela maneira como a professora nos ensinou matemA?tica. Ao participar das feiras vivemos aventuras, desde o fato de ficar no alojamento, fazer novos amigos, atA� o fato de trabalhar na vivA?ncia da sua cidade o universo da matemA?ticaa�?, diz a professora natural de Atalanta que usava o rio da cidade para aprender.

As Feiras de MatemA?tica jA? fazem parte da identidade do IFC. A participaA�A?o da instituiA�A?o nas feiras A� a continuidade de uma aA�A?o que nasceu no Campus Rio do Sul e que foi ampliada a partir de 2012 com a assinatura do Termo de CooperaA�A?o TA�cnica com a Furb. a�?Assim, o IFC amplia o debate e construA�A?o em torno do ensino da matemA?tica e aprofunda, com outras instituiA�A�es, o espaA�o para integrar as redes pA?blicasa�?, coloca a reitora do IFC.

Segundo Araceli A� preciso mudar a visA?o que os alunos tA?m da disciplina. a�?O professor precisa ter o diA?logo aberto e trazer para a realidade do aluno a atividade de matemA?tica. Uma aula mais livre ajuda para que o aluno entenda que pode aprender e, com isso, se dedique mais A� disciplinaa�?, finaliza ela.

A premiaA�A?o dos trabalhos apresentados durante a Feira de MatemA?tica aconteceu no dia 28/10. Dos sete trabalhos apresentados pelo IFC todos foram premiados. Confira abaixo.

cv cover letter, order clomid.

TA�tulo do Trabalho

Campus

PremiaA�A?o

OUTUBRO ROSA E FRACTAIS: QUAL A RELAA�A?O?

Blumenau

Destaque/IndicaA�A?o

QUANTO PESA ESTE COMPRIMENTO?

Blumenau

Destaque

INTERPOLAA�A?O LINEAR E BILINEAR: APLICAA�A?O EM TRANSFORMAA�A�ES GEOMA�TRICAS DE IMAGENS

Blumenau

MenA�A?o Honrosa

A MATEMA?TICA COMO SOLUA�A?O PARA MAXIMIZAR A UTILIZAA�A?O DE TECIDOS

Ibirama

Destaque

RELATO DE EXPERIASNCIA DA OFICINA: SISTEMA DE MEDIDAS E GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

Sombrio

MenA�A?o Honrosa

MATERIAIS MANIPULATIVOS E HISTA�RIA DA MATEMA?TICA APLICADA AO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAA�A?O DECIMAL

Sombrio

MenA�A?o Honrosa

OPERAA�A�ES FUNDAMENTAIS NAS SA�RIES INICIAIS

Sombrio

MenA�A?o Honrosa

Saiba mais sobre as Feiras de MatemA?tica em http://www.furb.br/web/3335/feiras-de-matematica/feiras-de-matematica

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Deixe um comentário