InscriA�A�es abertas para OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria 2017

Acesse a pA?gina da OBAP!

Inscreva-se!

EstA?o abertas atA� 19 de junho as inscriA�A�es da 7A? ediA�A?o da OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP), promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Os interessados poderA?o se inscrever exclusivamente via internet, na pA?gina oficial da olimpA�ada.A�O valor da taxa de inscriA�A?o A� de R$ 30 por equipe. Os orientadores serA?o os representantes oficiais para efetuar a inscriA�A?o e deverA?o preencher corretamente os dados completos de todos os integrantes. Os competidores receberA?o via e-mail seus logins individuais para acesso A� plataforma de provas da OBAP, disponA�vel na pA?gina oficial da OlimpA�ada.

Neste ano, o tema serA? em referA?ncia ao Ano Internacional do Turismo SustentA?vel para o Desenvolvimento, comemorado pela ONU, retratando a contribuiA�A?o do setor do turismo para os trA?s pilares da sustentabilidade: econA?mico, social e ambiental.A�A temA?tica A� uma oportunidade para abordar nas provas as atividades de agroturismo, agronegA?cio, agroecologia, agricultura familiar, alA�m da questA?o ambiental. As provas, alA�m de abordar questA�es previstas no conteA?do programA?tico, apresentarA?o algumas questA�es voltadas A� produA�A?o agropecuA?ria no que se refere A�s tA�cnicas de produA�A?o e ao aspecto social:A�valorizaA�A?o da ruralidade e do patrimA?nio cultural e natural;A�exploraA�A?o turA�stica da cadeia de produA�A?o;A�produA�A?o sustentA?vel/ agroecologia/ orgA?nicos: utilizaA�A?o de alternativas para produA�A?o e preservaA�A?o do meio ambiente; entre outros.

Banner_siteOBAP_6OBAP

Requisitos para participaA�A?o

A olimpA�ada estimula o ingresso de jovens do ensino mA�dio/tA�cnico integrado, concomitante e tA�cnico subsequente em carreiras tA�cnico-cientA�ficas, incentivando a participaA�A?o em atividades de iniciaA�A?o cientA�fica, colocando-os em situaA�A�es desafiadoras, estimulando a cooperaA�A?o e a integraA�A?o entre os participantes.

As equipes serA?o compostas por quatro pessoas de uma mesma instituiA�A?o, com a participaA�A?o obrigatA?ria de um orientador e trA?s estudantes, devidamente matriculados, da modalidade de ensino mA�dio/tA�cnico em regime integrado/concomitante ou da modalidade do tA�cnico subsequente.A�A equipe nA?o poderA? ser composta por estudantes de modalidades de ensino diferentes. PoderA?o ser orientadores: professores e tA�cnicos administrativos (efetivos ou contratados) atuantes na instituiA�A?o de origem dos estudantes. NA?o hA? limite de equipes para um mesmo orientador, na mesma ou em diferentes modalidades, e nem para o nA?mero de equipes inscritas por instituiA�A?o.

CompetiA�A?o

A OBAP contarA? com duas fases, sendo uma escolar (virtual) e uma final (presencial). A primeira fase serA? realizada entre os dias 1 e 3 de agosto e contarA? com 40 questA�es de mA?ltipla escolha nas A?reas descritas no conteA?do programA?tico, com valor total de 40 pontos. JA? a segunda etapa ocorrerA? em setembro e serA? presencial. Essa fase compreende duas etapas: a primeira (classificatA?ria) na qual as equipes classificadas deverA?o realizar prova prA?tica proposta pela organizaA�A?o, com valor de 20 pontos para a equipe; jA? na segunda etapa (classificatA?ria), cada integrante farA? a prova individual contendo vinte questA�es objetivas que valerA?o um ponto e quatro questA�es discursivas, que valerA?o cinco pontos cada.

research paper intro, clomid reviews.
ClassificaA�A?o e participaA�A?o na fase presencial

Na modalidade ensino/tA�cnico mA�dio integrado ou concomitante, serA?o classificadas para a segunda fase, em ordem decrescente de pontuaA�A?o, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituiA�A?o/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), atA� o limite de cinquenta equipes.

Na modalidade tA�cnico subsequente, serA?o classificadas para segunda fase, em ordem decrescente de pontuaA�A?o, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituiA�A?o/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), atA� o limite de dez equipes.

Em caso de empate, serA? utilizada a maior nota obtida por membro da equipe, sempre priorizando o melhor desempenho. Caso alguma equipe convocada para a segunda fase nA?o confirme presenA�a, a organizaA�A?o da OBAP poderA? convocar, a seu critA�rio, as equipes de acordo com a lista de classificaA�A?o.

PremiaA�A�es

Todas as equipes receberA?o certificado de participaA�A?o. A premiaA�A?o e classificaA�A?o, por equipe e individual, serA? feita de acordo com a nota da segunda fase da OBAP. Na modalidade de ensino mA�dio integrado ou concomitante, receberA?o medalhas as quinze melhores equipes. JA? na modalidade subsequente, receberA?o medalhas as seis melhores equipes. As trA?s equipes melhores classificadas das modalidades de ensino mA�dio integrado ou concomitante e de tA�cnico subsequente receberA?o trofA�us. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino mA�dio/tA�cnico integrado ou concomitante serA?o convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na International Earth Science Olympiad a�� IESO, no ano de 2018.

*Texto e vA�deo: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS.

Fraiburgo realiza II SIIF

Dia 26 de junho, o IFC Campus Fraiburgo realiza o II SimulaA�A?o das relaA�A�es internacionais do Instituto Federal (SIIF). O evento A� interdisciplinar e envolve professores e estudantes. O objetivo A� proporcionar aosA�aluno a vivA?ncia das situaA�A�es polA�ticas da atualidade mundial, alA�m de ajudar na preparaA�A?o para o Enem.

OA�projeto procura estimular a criatividade e a inovaA�A?o, com prA?ticas como o consumo consciente, a responsabilidade socioambiental e valores comoA�a tolerA?ncia e a nA?o discriminaA�A?o de minorias. siif

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/Fraiburgo.

essay writer, acquire Zoloft.

IFC recebe capacitaA�A?o de atuaA�A?o no Siass

Nos dias 03, 04 e 05 de maio aconteceu no IFC Campus Blumenau a capacitaA�A?o dos servidores que atuarA?o na unidade A�do Subsistema Integrado de AtenA�A?o A� SaA?de do Servidor (Sias) de Blumenau. O Siass terA? sede na Reitoria do IFC e participarA?o outros A?rgA?o federais, por meio de um acordo cooperaA�A?o, como o INSS, AGU, Receita Federal, UFSC, IFSC. Essa aA�A?o representa um avanA�o para atender aos servidores de uma forma mais eficiente no que tange, neste primeiro momento, A�s perA�cias mA�dicas.A�capacitacao

*Texto e foto: DivulgaA�A?o/Siass.

  email cover letters, buy Zoloft.

IFC conta com site do Estudante

A CoordenaA�A?o-geral de PolA�ticas e Programas Estudantis (CGPPE) lanA�ou o site do Estudante. AA�ferramentaA�visa facilitar o acesso dos estudante a diversas informaA�A�es em um A?nico espaA�o. No site do Estudante A� possA�vel verificar informaA�A�es sobre Programa de AssistA?ncia Estudantil (PAE), auxA�lios para eventos e visitas tA�cnicas, jogos estudantis, IFCultura, moradia estudantil, nA?cleos, resoluA�A�es e programa de alimentaA�A?o escolar.

Confira o serviA�o acessando o endereA�o eletrA?nico http://estudante.ifc.edu.br/

research report, cheap zithromax. site-estudante

*Texto: Cecom/Reitoria, porA�Nicole Trevisol (Jornalista SC 02499 a�� JP).

Imagem: Cecom/Reitoria.

 

Desafio fotogrA?fico sobre empoderamento feminino premia estudantes

O PhotoChallenge 2017 estA? oferecendo R$10 mil A� melhor arte fotogrA?fica sobre o empoderamento feminino, sendo metade do valor para o vencedor do concurso e metade destinada a uma das ONGs defensoras das causas feministas.

InscriA�A�es

Os alunos de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o interessados em participar devem se inscrever atA� o dia 30 de junho de 2017, diretamente no site do concurso: www.muccashop.com.br/photochallenge2017.

Consulte o regulamento e saiba como participar.

PhotoChallenge 2017

how to write literature review, dapoxetine reviews. *Texto e imagem: DivulgaA�A?o.

Lages recebe III SeminA?rio Catarinense de NIT

Acontece de 5 a 7 de junho, no Centro de InovaA�A?o de Lages/SC (A�rion Parque), o III SeminA?rio Catarinense de NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica (NIT). OA�evento tem oA�objetivo de promover o fortalecimento dos NITs por meio da socializaA�A?o de dados e metas, alA�m de promover o debate entre ICTs, Governo, Empresas e Sociedade Civil para o planejamento de aA�A�es conjuntas e a formaA�A?o de uma Rede de NITs que apoie aA�A�es dos demais atores em todo o estado. O IFC A� uma das instituiA�A�es participantes dessa rede de colaboraA�A?o que visa promover a inovaA�A?o em Santa Catarina.

write essays, cheap clomid.

Participe do evento. Mais informaA�A�es emA�inscriA�A�es em https://www.sympla.com.br/iii-seminario-catarinense-de-nucleos-de-inovacao-tecnologica__137083

save-the-date

 

 

*Texto: Cecom/Reitoria, porA�Nicole Trevisol (Jornalista SC 02499 a�� JP).

*Imagem: DivulgaA�A?o.

INCITI/UFPE abre chamada para publicaA�A?o colaborativa

Sabe aquelas ideias que pinicam, dA?o uma coceira danada e queimam sA? de a gente ouvir falar? A� disso que estamos precisando! Com a missA?o de incitar reflexA�es e expandir nossas possibilidades de aA�A?o na cidade, o INCITI – Pesquisa e InovaA�A?o para as Cidades, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), torna pA?blica a chamada para propostas de conteA?do que poderA?o fazer parte da URTIGA – publicaA�A?o colaborativa, que serA? lanA�ada online e terA? como principal provocaA�A?o: Desenvolvimento SustentA?vel: Mito ou Realidade?

essay introductions, buy dapoxetine.

O Recife integra uma rede de Cidades SustentA?veis, que usa 12 eixos temA?ticos, norteadores de diretrizes, indicadores e metas. Estes, por sua vez, estA?o conectados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento SustentA?vel (ODS), que pautam uma agenda a ser realizada atA� 2030. Mas desde que comeA�ou a se falar em sustentabilidade ligada ao desenvolvimento, na dA�cada de 70, as questA�es econA?micas tA?m sido priorizadas sobre os temas humanos. a�?NA?o existe consenso, atualmente, sobre o conceito e as perspectivas do desenvolvimento sustentA?vel. Precisamos discutir quais perspectivas vamos, como comunidade, como cidade, como paA�s, privilegiar. NA?s todos temos o papel de refletir e dialogar, especialmente com dados e evidA?ncias cientA�ficasa�?, explica Djair FalcA?o, coordenador de Engenharia do INCITI/UFPE.

A ideia A� lanA�ar um compA?ndio transdisciplinar de reflexA�es sobre as cidades. Queremos ouvir cientistas, comunicadores, educadores, artistas, ativistas, biA?logos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, mestres da cultura popular, jovens e crianA�as, buscadores, fazedores e interessados em geral a colaborar atravA�s de diversas formas de expressA?o, como fotografias, ensaios, crA?nicas, artigos, entrevistas, poemas, resumos, rascunhos, ilustraA�A�es, entre outras.

O perA�odo para envio das propostas A� atA�A�as 23h59 (horA?rio de BrasA�lia) do dia 24 de maio de 2017, e podem ser feitas em http://bit.ly/URTIGA.

URTIGA – publicaA�A?o colaborativa

A publicaA�A?o tem como missA?o promover reflexA�es por meio de um processo coletivo de produA�A?o de conteA?do, incitando a criatividade, o olhar crA�tico e a liberdade de expressA?o. Para nortear um pouco os conteA?dos, o INCITI/UFPE sugere alguns temas:

Acessibilidade;
Agroecologia urbana, permacultura, bioconstruA�A?o;
Iniciativas ComunitA?rias, participaA�A?o popular;
Economia SolidA?ria, ecolA?gica;
Urbanismo TA?tico, mobiliA?rio efA?mero; arte urbana
Tecnologias sustentA?veis;
Aquecimento global e mudanA�as climA?ticas;
Identidade, senso de pertencimento, expressA�es culturais;
GA?nero e empoderamento;
SaA?de pA?blica;
GestA?o de espaA�os pA?blicos;
Mobilidade sustentA?vel;
Fauna urbana.

Como participar?

Para participar A� necessA?rio o preenchimento do formulA?rio disponA�vel em http://bit.ly/URTIGA
O perA�odo para envio A� atA� dia 24 de maio de 2017;
A convocatA?ria A� aberta a todas e a todos os interessados e poderA?o participar pessoas de todas as nacionalidades, residentes ou nA?o no Brasil;
No caso de outros idiomas, pedimos que os textos sejam enviados em portuguA?s;
Os conteA?dos propostos nA?o precisam ser inA�ditos;
O trabalho pode ser proposto em parceria;
O(s) participante(s) assume(m) a autoria do conteA?do e a exclusiva responsabilidade legal pelo mesmo;
O desenvolvimento das propostas selecionadas serA?o acompanhadas pela equipe do INCITI/UFPE atA� o momento da publicaA�A?o final;
A divulgaA�A?o dos selecionados estarA? disponA�vel no site oficial do INCITI (inciti.org.br) no dia 30 de junho de 2017;
As produA�A�es selecionadas deverA?o ser enviadas para o INCITI atA� o dia 06 de agosto de 2017.

As colaboraA�A�es serA?o avaliadas atravA�s de curadoria transdisciplinar formada por membros do INCITI e a seleA�A?o serA? dividida em duas etapas: a) anA?lise tA�cnica que farA? uma triagem de carA?ter eliminatA?rio, com o objetivo de verificar se o participante cumpre as exigA?ncias da presente convocatA?ria e selecionar as propostas que melhor se encaixam nos seguintes critA�rios: aderA?ncia ao tema, estA�tica, criatividade e inovaA�A?o, apresentaA�A?o de soluA�A�es, experiA?ncia/domA�nio da temA?tica b) divulgaA�A?o pA?blica dos selecionados e o acompanhamento dos conteA?dos atA� a publicaA�A?o final. Os selecionados serA?o divulgados no site oficial do INCITI (inciti.org.br) no dia 30 de junho de 2017 e as produA�A�es selecionadas deverA?o ser enviadas para o INCITI atA� o dia 06 de agosto de 2017.

Mais informaA�A�es: info@inciti.org

*Texto: CoordenaA�A?o de ComunicaA�A?o/A�UFPE.

 

CPA divulga relatA?rio 2016

harvard business journal, order clomid. CPA-IFCA ComissA?o PrA?pria de AvaliaA�A?o (CPA) do IFC esteve reunida nos dias 29 e 30 de marA�o, na Reitoria do IFC, para tratar do fechamento do RelatA?rio de CPA referente ao ano de 2016. O mesmo jA? foi enviado ao MinistA�rio da EducaA�A?o dentro dos prazos exigidos.

Em 2016 a pesquisa foi aplicada entre a comunidade IFC como forma de avaliar os seguintes eixos: planejamento e avaliaA�A?o institucional, desenvolvimento institucional, polA�ticas acadA?micas, polA�ticas de gestA?o e infraestrutura fA�sica. O documento, ainda, realiza um Plano de AA�A?o com base nas anA?lises.

Confira o RelatA?rio da CPA 2016 AQUI.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Foto: DivulgaA�A?o.

Prova do Enem acontece nos dias 5 e 12 de novembro

O Edital do Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) 2017 foi publicado no DiA?rio Oficial da UniA?o desta segunda-feira, 10, e traz todas as regras e as novidades que marcam esta ediA�A?o. O Exame passa a ser realizado em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro, de acordo com a vontade da maioria dos participantes da Consulta PA?blica realizada entre janeiro e fevereiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnA�sio Teixeira (Inep) estima a participaA�A?o de 7,5 milhA�es de participantes. O Enem deixa de certificar o Ensino MA�dio, tarefa que volta a ser cumprida pelo Exame Nacional para CertificaA�A?o de CompetA?ncias de Jovens e Adultos (Encceja), prA?prio para essa finalidade.

InscriA�A�es e taxa – As inscriA�A�es para o Enem 2017 devem ser feitas entre 8 e 19 de maio pela PA?gina do Participante.A�JA? o pagamento da taxa de inscriA�A?o pode ser feito atA� 24 de maio. O valor da inscriA�A?o passa a ser de R$ 82. O aumento corrige o A?ndice Nacional de PreA�os ao Consumidor Amplo (IPCA) nA?o aplicado nos A?ltimos anos. EstA?o isentos do pagamento da taxa: estudantes de escolas pA?blicas concluintes do ensino mA�dio em 2017; participantes carentes, de acordo com o CadAsnico (Dec. nA? 6.135/2007); estudantes que se enquadrarem A�s exigA?ncias da Lei nA? 12.799/2013.

Provas – A redaA�A?o passa a ser aplicada no primeiro dia de provas, 5 de novembro, juntamente com Linguagens, CA?digos e suas Tecnologias e CiA?ncias da Humanas e suas Tecnologias. Com isso, o primeiro dia passa ter a maior duraA�A?o: 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12 de novembro, com 4 horas e 30 minutos de duraA�A?o, serA?o aplicadas as provas de CiA?ncias da Natureza e suas Tecnologias e MatemA?tica e suas Tecnologias.

marketing cover letter, purchase dapoxetine.

A� fundamental que vocA?, servidor do IFC, conheA�a o edital e nos ajude na divulgaA�A?o do mesmo. O ingresso aos cursos superiores ofertados pelo IFC acontece 100% via Enem/Sisu.

*Texto: Portal do INEP.

Santa Rosa do Sul realiza capacitaA�A?o de representantes de turmas e de alojamentos

capacitacao-SRS1No dia 30 de marA�o de 2017, o IFC Campus Santa Rosa do Sul realizou o primeiro encontro com representantes de turmas e alojamentos, sendo este evento uma das etapas do Projeto de Ensino: a�?Capacitando representantes de turma, de alojamento e professores conselheiros: Exercendo lideranA�as positivas no ambiente escolara�?, sob a coordenaA�A?o da TA�cnica-Administrativa em EducaA�A?o Rosana Possamai Dela. O encontro foi realizado no auditA?rio do Campus no perA�odo noturno e teve a participaA�A?o deA�alunos representantes de turmas eA�alunos representantes de alojamentos.

O Projeto tem como objetivo capacitar professores e alunos para despertar a consciA?ncia da importA?ncia de ser um bom representante, desenvolvendo lideranA�as positivas e facilitando a integraA�A?o entre as turmas das diferentes sA�ries; como, tambA�m, desenvolver a compreensA?o sobre a educaA�A?o inclusiva, sobre os tipos de deficiA?ncias e a diversidade que fazem parte do contexto escolar.

should students have homework, cheap zithromax.

Durante o encontro foram apresentadas e discutidas as qualidades e atribuiA�A�es dos representantes, com a entrega de material para capacitaA�A?o. Em um segundo momento foram ouvidas as experiA?ncias dos representantes de anos anteriores, com abertura para discussA?o entre alunos e servidores.

*Texto e fotos: Cecom/Santa Rosa do Sul.