Campus Santa Rosa realiza V Semana AcadA?mica de Engenharia AgronA?mica

O curso de Engenharia AgronA?mica doA�Campus Santa Rosa do Sul realizou, de 20 a 22 de novembro, a V Semana AcadA?mica. Na segunda-feira (20), aconteceram as palestras: a�?Sistemas integrados de prA�-produA�A?o agropecuA?riaa�?, ministrada pela DrA?. Amanda Posselt Martins; a�?ResistA?ncia de capim-arroz e arroz-danina em arroz de irrigaA�A?oa�?, proferida pelo Dr. Antonio Mendes de Oliveira Neto; e, para finalizar o primeiro dia, a�?Filosofia do stress em plantas cultivadasa�?, ministrada pelo Dr. Sylvio Bidel Dornelles.

No segundo dia de atividades, o Dr. Antonio Lunardi Neto tratou do tema a�?Manejo e utilizaA�A?o de solos de vA?rzeaa�?; em seguida, o tema a�?IrrigaA�A?o de pastagens para pequenas propriedades ruraisa�? foi abordado pelo Dr. Geraldo JosA� Rodrigues. Palestrou tambA�m, nesse dia, o tA�cnico agrA�cola Ezequiel Cardoso Martins (ex-aluno do IFC), que realizou uma fala sobre a�?Os desafios da sucessA?o rural, a juventude na agriculturaa�?. Encerrando as atividades da terA�a-feira, o engenheiro agrA?nomo LaA�rcio Ramos Meirelles ministrou a palestra intitulada a�?Agricultura orgA?nica, futuro ou realidade?a�?.

No terceiro e A?ltimo dia de atividades, foram realizados alguns minicursos: a�?RecomendaA�A?o de adubaA�A?o e calagema�?, ministrado pelo Me. Daniel JoA?o Dall Orsoletta; a�?HistA?rico da Rede Ecovida e o marco regulatA?rio da produA�A?o orgA?nicaa�?, pelo TA�cnico AgrA�cola Cristiano Motter; a�?TA�cnicas de poda para a cultura dos citrosa�?, lecionado pelo Dr. Henrique Belmonte Petry; e, encerrando as atividades da V Semana AcadA?mica,A�a�?Tecnologia de produA�A?o de queijos em agroindA?stria de alimentosa�?, ministrado pela servidora, do IFC – Campus Santa Rosa do Sul, DrA?. Naciele Marini.

write review, buy Zoloft online. *Texto e fotos: Campus Santa Rosa do Sul.

IFC regulamenta o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

No dia 13/11/2017, foi publicada a Portaria Normativa nA� 10/2017 que regulamenta, no Instituto Federal Catarinense (IFC), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Na prA?tica, o TAC significa uma simplificaA�A?o na apuraA�A?o de eventuais faltas disciplinares, na qual o servidor se compromete com a AdministraA�A?o a nA?o incorrer em nova situaA�A?o caracterizadora de descumprimento de deveres e obrigaA�A�es funcionais, previstos nos artigos 116 e 117 da Lei nA� 8.112/1990.

a�?AtA� entA?o, as situaA�A�es de faltas funcionais que chegavam ao conhecimento da Corregedoria eram apuradas mediante a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e/ou SindicA?ncia. Com o TAC, alguns processos nA?o serA?o abertos de imediato, visto que a Corregedoria farA? uma avaliaA�A?o prA�via de cada caso e irA? propor ao servidor envolvido, quando cabA�vel, o TAC, evitando-se, assim, a abertura de processos disciplinaresa�?, explica o corregedor do IFC, Marcelo Souza.

A adoA�A?o do TAC em processos disciplinares no A?mbito do Poder Executivo Federal nA?o estava prevista na legislaA�A?o. Em 30/05/2017, o MinistA�rio da TransparA?ncia e a Controladoria-Geral da UniA?o (CGU) publicaram a InstruA�A?o Normativa nA� 002/2017, possibilitando aos A?rgA?os do Poder Executivo sua adoA�A?o, apA?s regulamentaA�A?o interna.

Por meio de um Grupo de Trabalho (Portaria nA� 1.988 de 17/07/2017), composto pela Corregedoria, ComissA?o de A�tica, bem como pelos segmentos representativos dos servidores, como CIS Institucional, CPPD Institucional e Sindicato, foi realizado estudo para propor as regras gerais do TAC do IFC. Com relaA�A?o ao modelo do acordo que serA? celebrado no IFC, serA? adotado o modelo proposto pelo A?rgA?o normatizador (CGU).

O TAC se aplica A�s infraA�A�es disciplinares de menor potencial ofensivo, cuja conduta, apA?s regular processo disciplinar, seria punida com advertA?ncia, conforme previsto no artigo 129 da Lei nA? 8.112/1990.

A Portaria Normativa nA� 010/2017, que institui o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no IFC, pode ser acessada aqui.

*Fonte: Corregedoria IFC.

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Alunas do TA�cnico Integrado em InformA?tica tA?m artigo publicado em jornal de SA?o Bento do Sul

As alunas CecA�lia Madalena Ribeiro Valim e LetA�cia Baum Hilgenstieler, do 1A? ano do Curso TA�cnico Integrado ao Ensino MA�dio em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense de SA?o Bento do Sul, escreveram um artigo que foi publicado no jornal sA?o-bentense a�?A Gazetaa�?, no dia 16 de novembro. O artigo intitulado a�?Lixo EletrA?nicoa�? foi publicado na sessA?o a�?OpiniA?oa�? e aborda a questA?o do destino dado aos aparelhos eletrA?nicos quando estes nA?o sA?o mais utilizados.

CecA�lia e LetA�cia discorreram sobre os impactos da produA�A?o de equipamentos eletrA?nicos para o meio ambiente, apresentando a grave realidade do descarte destes materiais em nosso paA�s. Apontaram tambA�m os problemas causados pelo descarte inadequado, a poluiA�A?o ambiental causada pela incineraA�A?o de produtos da informA?tica, por exemplo. As alunas trouxeram ainda iniciativas que vA?m surgindo na tentativa de reduzir os danos causados pelo lixo eletrA?nico, em outros locais do Brasil e na regiA?o de SA?o Bento do Sul. O destaque vai para o alerta dado pelas estudantes: a necessidade de conscientizaA�A?o e responsabilizaA�A?o de todas as pessoas, para se chegar a uma soluA�A?o mais abrangente e eficaz.

O Campus SA?o Bento do Sul parabeniza as alunas pelo artigo escrito e por utilizarem um espaA�o de grande visibilidade em nossa regiA?o para orientar a populaA�A?o sobre um tema que A� do interesse de todos, preocupando-se com o meio ambiente e com o uso responsA?vel e adequado dos recursos naturais. O IFC tambA�m agradece ao Jornal a�?A Gazetaa�? por ceder o espaA�o para a publicaA�A?o do trabalho das alunas.

*Texto: Cecom a�� SBS local movie theaters, buy clomid online.

Nota de RepA?dio

O Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) repudia, com veemA?ncia, as informaA�A�es publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo nesta terA�a-feira, 21/11, e por outros veA�culos de comunicaA�A?o com base no relatA?rio do Banco Mundial intitulado a�?Um ajuste justo: uma anA?lise da eficiA?ncia e da equidade do gasto pA?blico no Brasila�?. Os dados divulgados sA?o irreais, contrastam com os indicadores positivos registrados nos A?ltimos anos e, o mais grave, negam o investimento em uma A?rea social prioritA?ria, ao desconsiderar a atuaA�A?o exitosa, socialmente reconhecida, dessas instituiA�A�es, bem como ignoram a capilaridade dos institutos federais.

SA?o 644 unidades em todo o Brasil, alcanA�ando, inclusive, locais de difA�cil acesso; cerca de um milhA?o de estudantes (938.736) e mais de 70 mil servidores que viabilizam a oferta da educaA�A?o profissional, tA�cnica e tecnolA?gica, formaA�A?o de professores e bacharelados. Do total de matrA�culas, 27.570 (2,93%) sA?o em cursos de pA?s-graduaA�A?o; 237.008 (25,24%) em cursos superiores; 554.888 (59,11%) em cursos tA�cnicos; 103.896 (11,06%) em cursos de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC); 15.374 (1,63%) na educaA�A?o bA?sica.

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O desempenho no Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) reafirma a qualidade presente na Rede Federal. AnA?lise de pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnA�sio Teixeira (Inep) aponta que, na ediA�A?o de 2014, o rendimento dos alunos superou o dos demais sistemas educacionais brasileiros (estaduais, municipais e privados).

A qualidade do ensino A�, tambA�m, reconhecida internacionalmente. No A?ltimo exame do Programa Internacional de AvaliaA�A?o de Estudantes (Pisa), realizado em 2015 pela OrganizaA�A?o para a CooperaA�A?o e Desenvolvimento EconA?mico (OCDE), a Rede Federal teve mA�dias superiores A�s de paA�ses considerados referA?ncia em educaA�A?o, como Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos. A� o que mostram os dados divulgados pela OCDE, com avaliaA�A�es de estudantes de 70 paA�ses e territA?rios.

Ao excluir a oferta da educaA�A?o profissional tA�cnica de nA�vel mA�dio, o relatA?rio distorce a realidade, pois utiliza como dado geral um recorte que nA?o corresponde ao universo das matrA�culas. Ao assim se posicionar na divulgaA�A?o de notA�cias, o EstadA?o e outros canais de comunicaA�A?o corroboram a ideia da existA?ncia de um custo irreal do aluno do ensino superior, na medida em que nA?o o integra no contexto geral de matrA�culas, o qual abarca desde a FormaA�A?o Inicial e Continuada atA� a PA?s-GraduaA�A?o.

Em relaA�A?o ao custo por aluno, informaA�A�es divulgadas pelo O Estado de S.Paulo e outros veA�culos apresentam nA?meros incorretos, inclusive divergentes da fonte que embasou a publicaA�A?o. Enquanto o relatA?rio do Banco Mundial aponta o custo individual de R$ 27.850 no perA�odo de 2013 a 2015, matA�ria veiculada pelo O EstadA?o, por exemplo, eleva esse valor para R$ 74 mil ao ano, divergindo dos nA?meros reconhecidos pelo Conif. Dados oficiais do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) registram que, no ano de 2016, o Gasto Corrente por Aluno GCA-Absoluto dos Institutos Federais foi de R$ 12.917,35 e, o GCA-Equivalente, R$ 16.946,89.

Diante do exposto e considerando que mais de 80% dos estudantes sA?o de origem socioeconA?mica menos favorecida, o Conif reitera a defesa da educaA�A?o pA?blica federal gratuita e de excelA?ncia, reconhecendo a atuaA�A?o da Rede Federal no combate A�s desigualdades sociais.

Confira aA�nota na A�ntegra.

JoA?o Pessoa (PB), 23 de novembro de 2017.

Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) a�� 41A? ReuniA?o dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Reditec)

 

Aluno do Campus SFS participa do Campeonato Brasileiro de KaratA?

O Instituto Federal Catarinense (IFC) estA? presente em muitos momentos da vida estudantil, sejam momentos de estudo, de lazer, de dificuldades e tambA�m nos momentos de alegrias e vitA?rias. Foi em um destes momentos de comemoraA�A?o que o estudante Rian Cidral expressou o carinho que sente pelo IFC.

Rian participou da fase final do Campeonato Brasileiro de KaratA?, em Salvador, e conquistou medalha de bronze na categoria estudantil. No pA?dio, ao ser premiado, o estudante lembrou do IFC e literalmente a�?vestiu a camisaa�? da instituiA�A?o, em uma bela demonstraA�A?o de gratidA?o e reconhecimento. O aluno pertence ao Campus SA?o Francisco do Sul (SFS) e cursa o Ensino MA�dio Integrado em AutomaA�A?o.

*Fonte: Cecom.

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Formandos de MecA?nica criam aparato para medir viscosidade de A?leo lubrificante

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a�?O A?leo do motor A� grosso ou fino?a�? Esse era um questionamento recorrente dos alunos do curso de MecA?nica doA�CampusA�Blumenau. E cada vez que ouvia isso, o professor Paulo Francisco do Carmo os corrigia, a�?o correto A� se o A?leo A� viscoso ou nA?oa��. E para explicar na prA?tica essa diferenA�a, ele propA?s a turma a criaA�A?o de umA�aparato experimental para ensaio de viscosidade de A?leo lubrificante.

O aparato experimental verifica a viscosidade de amostra de A?leo lubrificante. A amostra de A?leo A� colocada no funil, que a aquece por banho de vaselina lA�quida industrial, e a viscosidade A� calculada pelo tempo de escoamento que a amostra flui para encher os 60 ml do recipiente por um orifA�cio calibrado. Quanto mais viscoso for o A?leo, mais ele demora para fluir. E quanto menos viscoso, mais rA?pido a amostra flui. O tempo de escoamento estA? ligado, portanto, A� viscosidade.

Foram 60 horas para a execuA�A?o do projeto. Os alunos explicaram que o equipamento nA?o faz a mediA�A?o com exatidA?o, mas A� possA�vel fazer a correA�A?o usando a tabela de conversA?o de viscosidade. Segundo o aluno Alessandro Magno Cardoso Ribeiro, um mecanismo como esse A� importante para saber o tipo de A?leo a ser usado em uma mA?quina, por exemplo.

Curiosos e interessados, os futuros tA�cnicos em MecA?nica Industrial foram alA�m do esperado. a�?Eles discutiram assuntos como TransferA?ncia de Calor, disciplina que A�, normalmente, vista nos cursos de Engenharia. Isso demonstra o interesse e o nA�vel intelectual desses profissionais que serA?o formados este ano noA�campusa�?,A�observou Paulo.

O trabalho foi desenvolvido no Projeto Integrador, disciplina que integra a grade curricular dos cursos tA�cnicos da rede federal no A?ltimo semestre do curso. Para desenvolvA?-lo, a turma revisitou conhecimentos vistos em vA?rias disciplinas, da Soldagem e Usinagem A� ElA�trica. Para Alessandro, o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso do projeto. a�?A troca de conhecimento entre os colegas permitiu a realizaA�A?o de um trabalho final de qualidade e que serA? de grande utilidade para os futuros alunosa�?, afirmou.

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista a�� JP 4506/SC.
**Fotos: Gisele Silveira e professor Paulo do Carmo.

 

Campus ConcA?rdia promove tarde de comemoraA�A?o ao Dia do Servidor com iniciaA�A?o do programa a�?Conhecer para Integrara�?

Na tarde do dia 27 de outubro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�ConcA?rdia realizou um momento de integraA�A?o entre os servidores.

As atividades iniciaram com ginA?stica laboral, organizada pelo professor Jerson Luiz Isoton, preparando os servidores para uma caminhada por alguns setores da instituiA�A?o. O programa a�?Conhecer para integrara�? objetiva que todos os servidores possam conhecer e compreender melhor o funcionamento dos mais variados espaA�os do campus.A�Ao final das atividades, os servidores foram recepcionados com um cafA� colonial produzido no prA?prio refeitA?rio.

Este foi o primeiro momento do programa, que, no dia 17/11, terA? continuidade, passando por outros ambientes ainda nA?o visitados.A�

how to write research paper, generic dapoxetine. Texto e imagens: Campus ConcA?rdia.

Posse do Consuper-BiA?nio 2017-2019 ocorreu no dia 26/10

Foi realizada, no dia 26 de outubro, na Reitoria, a cerimA?nia de posse dos membros eleitos para o Conselho Superior do IFC (Consuper), A?rgA?o mA?ximo da instituiA�A?o, composto por representantes das categorias discentes, docentes, tA�cnicos administrativos em educaA�A?o, diretores-gerais, egressos, sociedade civil e do MinistA�rio da EducaA�A?o.

Confira os nomes dos conselheiros para o biA?nio 2017-2019:

Presidente:A�SA?nia Regina de Souza Fernandes a�� Reitora;

Representantes dos servidores docentes:A�Titulares: Rodrigo Martins Monzani, Marluse Castro Maciel, Patrick de Souza Girelli, Paulo Mafra de Almeida Costa, Gunther Cristiano Butzen;A�Suplentes: Anelise Destefani, Claudio Adalberto Koller, Paulo Francisco do Carmo. Eddy Ervin Eltermann, Lauri JoA?o Marconatto.

Representantes dos servidores tA�cnico-administrativos:A�Titulares: LaA�rcio de Souza, JoA?o Carlos Cichaczewski, Denise Danielle Pagno, Sidnei Skarbek, Ana Julian Faccio;A�Suplentes: Vilmar FrarA?o Junior, Geraldo Muzeka, Gilberto Carlos Monteiro Darosi, Maria Angelica de Moraes AssumpA�A?o Pimenta, Anderson Correa GonA�alves.

Representantes dos discentes:A�Titulares: Felipe JosA� EstevA?o, Ramon Donadel, Nivia Lucresse dos Santos GuimarA?es, Eduardo Benvenutti Morello, Aline Terezinha Antunes Paiva de SA?;A�Suplentes: Tainan AraA?jo AnunciaA�A?o, Luan Ciseski de Lorenzi, Talison AndrA� Tecchio, Thayza da Silva de Oliveira, Matheus Alberto Pissaia.

Representante dos egressos:A�Anderson Alberto Correa

Representantes dos diretores-gerais dosA�campi:A�Titulares: Amir Tauille, Eduardo Butzen, Fernando JosA� Taques, Marilane Maria Wolff Paim, RogA�rio LuA�s Kerber;A�Suplentes: Deivi de Oliveira Scarpari , Nelson Geraldo Golynski, Rosangela Aguiar Adam, Fabio JosA� Rodrigues Pinheiro , Samuel Henrique Werlich.

RepresentantesA�de entidades trabalhistas:A�Sindicato Nacional dos Servidores Federais da EducaA�A?o BA?sica e Profissional a�� Ronaldo Nascimento Naziazeno.

Representante do MinistA�rio da EducaA�A?o:A�Titular: Gina Maria Porto de Aguiar;A�Suplente: GlA?ria Maria Marinho Silva.

Texto e imagens: Cecom/Reitoria.

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Campus CamboriA? forma 17 socorristas em atendimento prA�-hospitalar

A partir de novembro, o municA�pio de CamboriA? e regiA?o contam com 17 novos socorristas formados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em parceria com oA�Corpo de Bombeiros de Indaial.A�Os novos profissionais integraram a turma do Curso de FormaA�A?o Inicial em Suporte BA?sico nas SituaA�A�es de UrgA?ncias e EmergA?ncias, coordenado pelos professores Marcos Alexandre Heinig e FlA?via de Souza Fernandes, e realizado em Indaial.

A cerimA?nia de encerramento e entrega dos certificados foi realizada no dia 24 de outubro. O curso iniciou em junho de 2017 e teve carga horA?ria de 270 horas, em que foi contemplada a matriz curricular conforme Portaria nA? 2.048/MS/2002. Os profissionais atuarA?o em atendimento prA�-hospitalar bA?sico e estA?o aptos a dar todo suporte em situaA�A�es de urgA?ncias e emergA?ncias.


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Fonte: Campus CamboriA?.

 

Campus Rio do Sul participa do VIII SeminA?rio Estadual de Agroecologia

No dia 26 de outubro de 2017, alunos das trA?s turmas do curso tA�cnico de Agroecologia, alunos da Agronomia, bolsistas do PET-Agroecologia, servidores docentes e tA�cnico-administrativos do IFC de Rio do Sul participaram do VIII SeminA?rio Estadual de Agroecologia que aconteceu em Santa Rosa de Lima, capital catarinense da Agroecologia.

Esse evento ocorre a cada dois anos e A� organizado por associaA�A�es, cooperativas e movimentos sociais ligados A� agricultura familiar e A� agroecologia, com apoio de A?rgA?os governamentais. As atividades sA?o voltadas para agricultores familiares, estudantes, tA�cnicos, extensionistas rurais e pA?blico em geral, sendo um espaA�o de debate e troca de experiA?ncias. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro, tendo, na sua programaA�A?o, vA?rias palestras e oficinas, alA�m de espaA�o para divulgaA�A?o de experiA?ncias ligadas A� agroecologia e troca de sementes.

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*Texto: Marilac Priscila Vivan (IFC).
**Fotos: Oscar Harthmann (IFC).