GrA?mio Estudantil toma posse em Rio do Sul

chapa1No dia 10 de novembro, foi realizada a eleiA�A?o para a diretoria do GrA?mio Estudantil do IFC -A�Campus Rio do Sul. Eleita com 214 votos, 49 contrA?rios e 4 votos nulos, a Chapa AA�A?o serA?, durante os prA?ximos 18 meses, a representaA�A?o dos estudantes do Campus. A posse da Diretoria aconteceu na manhA? desta sexta-feira, 13, e contou com a participaA�A?o de estudantes, da comissA?o eleitoral, do diretor eleito, Ricardo Veiga, e do atual diretor, Oscar Harthmann.

O representante da comissA?o eleitoral, VinA�cius Cesar da Silva, deu posse A�A�chapa eleita. Em seu discurso, o presidente do GrA?mio Estudantil, Leandro Medeiros, salientou a importA?ncia de se ter acesso A� direA�A?o, com reuniA�es periA?dicas, para repassar os anseios dos estudantes. O professor Ricardo Veiga, que assume a direA�A?o do Campus em janeiro, explicou que pretende trabalhar ouvindo todos os segmentos e estudando cada sugestA?o na melhoria das atividades e do campus. O diretor-geral, Oscar Harthmann, completou a fala de Veiga, explicou as atividades desenvolvidas e mostrou-se disposto a fornecerA�o apoio de que o GrA?mio necessita para a realizaA�A?o de suas atividades. AlA�m disso, Oscar tambA�mA�parabenizou a atitude de lideranA�a dos representantes.

Concurso Cultural

power pt presentation, order dapoxetine. chapa3No final do evento, realizado no auditA?rio da Unidade Sede, Oscar Harthmann entregou a premiaA�A?o do concurso cultural a�?Curta o IFCa�?, promovido em conjunto com a CoordenaA�A?o de ComunicaA�A?o, que visava A�A�ampliaA�A?o da divulgaA�A?o do processo seletivo. Os trA?s vA�deos concorrentes atingiram juntos mais de 18 mil pessoas e tiveram mais de 6 mil visualizaA�A�es. Os dois vA�deos premiados com um tablet e uma viagem a FlorianA?polis sA?o dos alunos Augusto Duarte e Jordi Tonet; Luana Cachoeira e JA?lia Muller.

chapa2Chapa GrA?mio Estudantil

Presidente: LEANDRO MEDEIROS
Vice-presidente: RANIERI DE PIN BAGGIO
SecretA?ria-geral: NAIRA MATOS CECHINEL
1A? SecretA?ria: JULIA MA?LLER
Tesoureira: JENNIFER RAYANA DE OLIVEIRA MOLINA
1A? Tesoureira: LUANA CACHOEIRA
Diretor Social: VAGNER MOSER
Diretor de Imprensa: AUGUSTO DE LARA DUARTE
Diretor de Cultura e Esporte: GABRIEL ENRICO GADOTTI
Diretor de SaA?de e Meio Ambiente: JORDI ARNON TONET
Suplentes: MARCOS EDUARDO VIEIRA; RAYANNY CRISTYNY SCHNEIDER; MARIA RITA; EDENAR FONTANIVE HESPANHOL BUENO

ComissA?o Eleitoral

Presidente: Nathan Luiz Kloch (discente)
SecretA?rio: Vinicius Cesar da Silva (discente)
Membros:
Felipe Altemar Pedroza (discente)
Lariane Pickler (discente)
Fernanda Hoeppers de AraA?jo (discente)
Geovana Vizentainer (discente)
JoA?o Pedro Fossa Bernardy (discente)
Neiva Hoepers de AraA?jo (Pedagoga – NA?cleo PedagA?gico)
Talita Deane Ern (Assistente Social a�� NA?cleo PedagA?gico)

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

ConstruA�A?o participativa da Base Nacional Comum Curricular

basecomumA PrA?-Reitoria de Ensino convida a comunidade IFC para participar da Consulta PA?blica do documento preliminar referente A�A�Base Nacional Comum. O objetivo da consulta pA?blica proposta pelo MEC A� promover um amplo entendimento, com a participaA�A?o de professores e estudantes, escolas e secretarias de educaA�A?o, associaA�A�es profissionais e sociedades cientA�ficas, pesquisadores e pais, sobre os conhecimentos aos quais todos os estudantes brasileiros tA?m o direito de ter acesso durante a sua trajetA?ria na educaA�A?o bA?sica.

No IFC, as discussA�esA�sobre a Consulta PA?blica do documento da Base Nacional Comum iniciaram em outubro de 2015, com os campi do IFC, de acordo com as suas especificidades. Agora, estA? agendada uma videoconferA?ncia para o dia 24 de novembro, A�s 14 horas, com a participaA�A?o dos campi do IFC para debater e socializar as discussA�es realizadas atA� o momento. Todos os servidores (as) estA?o convidados a participar do debate; entretanto, a presenA�a dos coordenadores dos cursos tA�cnicos de nA�vel mA�dio, dos coordenadores das Licenciaturas e dos representantes do NUPE A� fundamental.

A�Todas as informaA�A�es estA?o disponA�veis em:A�http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio latest movie, purchase Zoloft.

Confira abaixo a videoconferA?ncia de outubro/2015 sobre a Base Comum.

Confira mais documentos sobre o assunto abaixo.
MAIS

O documento preliminar A� Base Nacional Comum Curricular (BNC) reA?ne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados A�s quatro A?reas do conhecimento (CiA?ncias da Natureza, CiA?ncias Humanas, Linguagens e MatemA?tica) e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educaA�A?o bA?sica. Tal organizaA�A?o visa superar a fragmentaA�A?o na abordagem do conhecimento escolar a partir daA�integraA�A?o e contextualizaA�A?o desses conhecimentos, respeitando-se as especificidades dos componentes curriculares que integram as diferentes A?reas.

Os princA�pios que orientam a integraA�A?o entre os componentes de uma mesma A?rea, os objetivos que se propA�em para a educaA�A?o bA?sica e as especificidades que se assumem em cada etapa de escolarizaA�A?o encontram-se descritos nos textos de apresentaA�A?o de A?rea e naqueles que apresentam o ensino fundamental e o ensino mA�dio. No caso da educaA�A?o infantil, em todas as A?reas pode-se encontrar um texto que apresenta sua especificidade na BNC. As particularidades dos componentes curriculares que integram as A?reas de conhecimento encontram-se descritas nos textos de apresentaA�A?o desses componentes, que podem ser acessados a partir das etapas de escolarizaA�A?o nas quais esses componentes aparecem.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaTextosIntrodutorios

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/interaja?ac=AC_LIN

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/contribua-inicio

DA?vidas, tratar com os contatos jamile.silva@ifc.edu.br e juliano.santos@ifc.edu.br, ou, ainda, pelo telefone (47) 3331-7840.
* InformaA�A�es: PROEN/IFC.

Estresse no trabalho

logo-SeguranA�a-do-trabalhoSegundo Bellusci (1996), o trabalho se desenvolve no A?mbitoA�de condiA�A�es de higiene e seguranA�a determinadas porA�ambiente fA�sico, substA?ncias tA?xicas, agentes biolA?gicos, caracterA�sticas antropomA�tricas da organizaA�A?o do trabalho, nA�vel hierA?rquico, modalidade de comandos, relaA�A�es de poder, responsabilidade, salA?rios e outros aspectos.

No entanto, nA?o raro, A� no conjunto de agressA�es A�A�saA?de fA�sica, mental e emocional, que o indivA�duo realiza suas tarefas. Cada sujeitoA�traz consigo desejos, esperanA�as e capacidades quase sempre ignorados pela organizaA�A?o do trabalho. Quando esta ignora as particularidades psicolA?gicas do ser humano, pode-se gerar, no indivA�duo ou no grupo, insatisfaA�A?o, ansiedade e medo. Esses sentimentos levam ao sofrimento psicolA?gico, resultado do conflito entre pressA�es sofridas no trabalho e a histA?ria do indivA�duo ou mesmo do grupo.

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Mais informaA�A�es em:A�https://www.youtube.com/watch?v=fTFo7d2N32c

Sugerimos alguns exercA�cios, para serem incluA�dosA�na rotina, como forma de combater o estresse. Veja abaixo:

rotina-antiestresse

* Texto e imagens: DivulgaA�A?o/SeguranA�a do Trabalho.

Programa pode transformar TCC em negA?cio

InscriA�A�es_ AWCO programa Academic Working Capital (AWC) apoiaA�estudantes da graduaA�A?o, em fase de projeto de final de curso, a desenvolver seu produto e conceber seu negA?cio a�� um perA�odo que nA?o A� atendido pela maioria das iniciativas de fomento existentes no Brasil. Para participar, A� precisoA�ter mais de 18 anos e estar elaborando oA�TCC em um curso de graduaA�A?o emA�engenharias ou em ciA?ncias exatas. Os candidatos precisam elaborar uma proposta e submetA?-la por meio daA�plataforma EasyChair. Os autores das propostas selecionadasA�recebemA�orientaA�A�es e apoio financeiro para lanA�ar seu produto e constituir uma empresa.

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Aqui vocA? encontra todos os documentos que precisa preencher para inscrever sua proposta. Preste atenA�A?o: preencher corretamente todos os documentos A� o primeiro passo para garantir que sua proposta participe da seleA�A?o!

Modelo de DescriA�A?o de Proposta a�� instruA�A�es para vocA? elaborar sua proposta.
InstruA�A�es EasyChair a�� um pequeno tutorial para vocA? aprender a usar a plataforma EasyChair.
Edital de Chamamento nA? 002/2016A�a�� regras do programa e a relaA�A?o deA�documentos que vocA? precisa enviar junto com a proposta.

As inscriA�A�es acontecem atA� 23 de novembro noA�endereA�o http://awc.institutotim.org.br/inscreva-se/.

Em caso de dA?vidas, entre em contato por e-mail (awc@institutotim.org.br) ou telefone (0800 770 5400 a�� a ligaA�A?o A� gratuita).

O AWC A� uma iniciativa do Instituto Tim, que apoia trabalhos de conclusA?o de curso com investimento e orientaA�A?o de negA?cios. Nossa meta A� transformar TCCs de engenharias e ciA?ncias exatas em grandes produtos. Para isso, o Instituto Tim firmou uma parceria com a Escola PolitA�cnica da USP, para a orientaA�A?o e o desenvolvimento dos projetos. Os projetos inscritos no programa participam de trA?s workshops presenciais, ao longo do ano,A�e recebem acompanhamento individual e recursos para a construA�A?o de seu protA?tipo. No final do ano, os estudantes sA?o convidados a participar de uma feira de investimentos, onde terA?o a chance de apresentar seus produtos a investidores e empreendedores que atuam diretamente no mercado.

* Texto e imagem: DivulgaA�A?o.

DGP Informa: GratificaA�A?o Natalina e PrA�via da Folha de Pagamento

A DGP informa que o processamento da Folha de Pagamento referente ao mA?s de NOVEMBRO/2015 encerrarA? terA�a-feira (10/11/2015).A�Sendo assim, de acordo com o Cronograma do SIAPE/SERPRO, a Consulta daA�PrA�viaA�no SIGEPE estarA? disponA�vel a partir das 07 horas do dia 12/11/2015 (quinta-feira). Caso haja questionamentos e/ou solicitaA�A�es de correA�A�es por parte dos servidores referente A�A�prA�via, as CoordenaA�A�es de GestA?o de Pessoas (CGPs) deverA?o encaminhar os e-mails para:A�folhadepagamento@ifc.edu.br

Os e-mails recebidos serA?o analisados, e os ajustes, se necessA?rios, serA?o efetuados, nesta folha de pagamento de NOVEMBRO/2015, para os e-mails recebidos atA� as 14 horas do dia 13/11/2015.

ATENA�A?O

No mA?s de Novembro/2015, serA? efetuado o pagamento da GRATIFICAA�A?O NATALINA do EXERCA?CIO 2015. PorA�m, a GratificaA�A?o Natalina A� processada apA?s o fechamento definitivo da folha de pagamento de novembro/2015. Desta forma, na prA�viaA�da folha disponibilizada no dia 12/11/2015, ainda nA?o constarA? o pagamento da gratificaA�A?o natalina. Pelo cronograma do SIAPE/SERPRO, a consulta daA�PrA�viaA�do 13A? SalA?rio/GratificaA�A?o Natalina no SIGEPE estarA? disponA�vel a partir das 07 horas do dia 16/11/2015 (segunda-feira).

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Esclarecimentos sobre a GratificaA�A?o Natalina:

1) Apesar de ser processada em separado, a GratificaA�A?o Natalina serA? paga juntamente com a remuneraA�A?o de Novembro/2015 e constarA? no contracheque desse mA?s;

2) A GratificaA�A?o Natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) mensais da remuneraA�A?o a que o servidor fizer jus no mA?s de dezembro, pago atA� o dia 20 de dezembro (Art. 63, da Lei nA? 8.112/90);

3) Como a GratificaA�A?o Natalina deve ser paga atA� o dia 20/12, o pagamento ocorre sempre junto com a remuneraA�A?o do mA?s de novembro, que A� creditada no inA�cio de dezembro de cada ano. PorA�m, como o valor da GratificaA�A?o Natalina deve ter por base a remuneraA�A?o do mA?s de dezembro (1/12 mensais da remuneraA�A?o a que o servidor fizer jus no mA?s de dezembro). Caso o servidor tenha alguma alteraA�A?o em sua remuneraA�A?o (diminuiA�A?o ou aumento), serA? feito o ajuste do valor da GratificaA�A?o Natalina na folha de pagamento de dezembro/2015;

3) O pagamento da GratificaA�A?o Natalina dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, A� feito em duas etapas: a primeira etapa (adiantamento da GratificaA�A?o Natalina) A� paga juntamente com as fA�rias do servidor (se assim solicitado) ou no mA?s de junho de cada ano. Na segunda etapa, em novembro, A� pago o valor integral da GratificaA�A?o Natalina (remuneraA�A?o atual do servidor – 100%) e descontado o valor jA? recebido de Adiantamento de GratificaA�A?o Natalina (na primeira parcela de fA�rias ou em junho);

4) Como nA?o hA? tributaA�A?o (desconto IR e PSS) no mA?s do pagamento do Adiantamento da GratificaA�A?o Natalina, a remuneraA�A?o correspondente A� GratificaA�A?o Natalina sofre incidA?ncia de desconto de PSS e IR quando paga no mA?s de novembro/dezembro.

Da mesma forma que na consulta mensal daA�prA�viaA�do contracheque, solicitamos a todos que, consultando aA�prA�viaA�da GratificaA�A?o Natalina, verificarem possA�veis inconsistA?ncias, que entrem em contato, preferencialmente, com a CGP do Campus ou pelo e-mail:A�folhadepagamento@ifc.edu.br.

Os e-mails recebidos, com solicitaA�A?o de correA�A�es referentes A�A�GratificaA�A?o Natalina, serA?o analisados, e os ajustes, se necessA?rios, serA?o efetuados para os e-mails encaminhados atA� as 14 horas do dia 17/11/2015 (terA�a-feira).

COMO FAZER O LOGIN NO SIGEPE

O acesso ao Portal de ServiA�os do Servidor pode ser efetuado diretamente pelo acesso ao link:

https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/sigepe-seguranca-web/public/login/login.jsf?goto=https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/group/portal-privado-servidor

Neste link, deve-se escolher a opA�A?o “servidor/pensionista”.

1. O acesso ao Portal de ServiA�os do Servidor A� realizado utilizando-se o CPF e a senha que o servidor jA? utiliza no SIGEPE.

2. Caso o servidor nA?o possua a senha do SIGEPE, poderA? recuperA?-la utilizando as opA�A�es “Precisa de ajuda” eA�”Esqueci minha senha” no Portal de ServiA�os do Servidor.

3. Caso nunca tenha realizado acesso ao SIGEPE, deve utilizar as opA�A�es “Precisa de ajuda” eA�” Meu Primeiro acesso”.

Tanto para a recuperaA�A?o da senha como para a realizaA�A?o do primeiro acesso serA?o solicitados alguns dados cadastrais que deverA?o ser informados conforme registrado no sistema SIAPE (CPF, data de nascimento, CEP e telefone residencial – sem DDD). Importante atentar para o fato de que nA?o serA? mais utilizada a identificaA�A?o A?nica ou a matrA�cula do beneficiA?rio no acesso ao Portal de ServiA�os do Servidor.

* Texto: DPG/Reitoria.

VocA? sabe o que A� LIBRAS?

librasA LA�ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) A� a lA�ngua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderA? ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicaA�A?o com essa comunidade. Ela teve origem na LA�ngua de Sinais Francesa e, como lA�ngua, possui todos os elementos classificatA?rios pertinentes A�s lA�nguas orais, como gramA?tica, semA?ntica, pragmA?tica, sintaxe, entre outros elementos. A LIBRAS demanda prA?tica para seu aprendizado, como qualquer outra lA�ngua.

Ao contrA?rio do que muitos pensam, a LIBRAS nA?o A� universal, nem mesmo a nA�vel nacional existe uma padronizaA�A?o, ainda mais em um paA�s de grandes dimensA�es como o Brasil. Em diversas localidades podemos observar atA� certos “bairrismos”. Grupos de surdos possuem sinais diferentes para uma mesma situaA�A?o e, ao contrA?rio do que muitos pensam, a LIBRAS nA?o se resume a mA�micas e gestos fora de contexto.

Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parA?metros para a sua formaA�A?o, como, por exemplo, a localizaA�A?o das mA?os em relaA�A?o ao corpo, a expressA?o facial, a movimentaA�A?o que se faz ou nA?o na hora de produzir o sinal etc. HA? algumas particularidades simples, que facilitam o entendimento da lA�ngua, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais nA?o serem representados, sendo necessA?rio apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. HA? ainda algumas palavras que nA?o apresentam sinal correspondente, como A� o caso dos nomes prA?prios. Nessa situaA�A?o, as letras sA?o sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra, caso a pessoa ainda nA?o tenha o seu prA?prio sinal.

* Texto e imagem: NAPNE/Reitoria.

abortion research paper, generic zithromax. ** Fonte: PACHECO, Jonas; ESTRUC, Ricardo. Curso BA?sico da Libras: LA�ngua Brasileira de Sinais. 2011. DisponA�vel em: http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/ Acesso em: 28 out. 2015.

Brusque realiza I SeminA?rio de EducaA�A?o Especial e Inclusiva

O IFC -A�Campus Brusque realiza, no dia 25 de novembro de 2015, o a�?I SeminA?rio de EducaA�A?o Especial e Inclusivaa�?, no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Pedro Werner nA�180 a�� Centro a�� Brusque/SC). As inscriA�A�es sA?o limitadas, gratuitas e ocorrem atA� o dia 18/11/15. As inscriA�A�es serA?o realizadas diretamente com o Campus Brusque.

A palestra de abertura serA? proferida pelo professor Franclin Costa do Nascimento (IFB) e abordarA? o tema a�?O papel do(a) Educador(a) na EducaA�A?o Inclusiva e as ferramentas que podem auxiliar essa prA?tica: Porque o processo de inclusA?o nA?o se dA? apenas na sala de aula.a�? Ainda serA?o desenvolvidas outras duas palestras, workshops e mesa-redonda para debater a oferta de especializaA�A?o aA�nA�vel de pA?s-graduaA�A?o, em EducaA�A?o Especial, pA?blica e gratuita na cidade de Brusque.

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Mais informaA�A�es pelo contato (47) 3396-0080.

PROGRAMAA�A?O

08h30min a�� CREDENCIAMENTO

09h a�� ABERTURA

9h30min a��Palestra de abertura: “O papel do(a) Educador(a) na EducaA�A?o Inclusiva e as ferramentas que podem auxiliar essa prA?tica: Porque o processo de inclusA?o nA?o se dA? apenas na sala de aula.”

10h30min a�� PALESTRA 1: “Ferramentas e EstratA�gias para AA�A�es Inclusivas.” (Prof. Jair Adriano Strapazzon)

11h30min a�� 13h INTERVALO

13h a�� Workshops 1

13h45min a�� Workshops 2

14h30min a�� PALESTRA 2:A�”InclusA?o SA?cio-profissional da Pessoa com DeficiA?ncia.” (Pedagoga KA?tia Regina Ladewig, Coordenadora CENET)

15h30min a�� 16h COFFEE-BREAK

16h a�� MESA-REDONDA

18h a�� ENCERRAMENTO

* InformaA�A�es: CECOM/Brusque.

Toefl ITP: nova data para novembro 2015

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Toefl_postO Centro Aplicador do Programa Idiomas sem Fronteiras/IFC disponibiliza nova oportunidade de realizar o teste Toefl ITP no A?mbito da Reitoria: no dia 22 de novembro A�s 13 horas.

As inscriA�A�es jA? estA?o abertas noA�site isfaluno.mec.gov.br. Aqueles que acessarem o sistema pela primeira vez devem, antes de fazer a inscriA�A?o, acessar o menu a�?Solicitar primeiro acessoa�?. A inscriA�A?o para o teste do dia 22 de novembro pode ser feita atA� 18 de setembro A�s 23h59min.

Mais informaA�A�es: isf.ifc@ifc.edu.br ou (47) 3331-7847 e (47) 8888-7629.

Edital 23 de 05/08/2015 – TOEFL/ITP

* InformaA�A�es: ISF/PROEX.

Carta de Fortaleza

Durante a 39A? ReuniA?o dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gicas (Conif), em 23 de outubro de 2015, foi encaminhada A� presidenta Dilma Rousseff a Carta de Fortaleza. Confira a Carta de Fortaleza AQUI. best college essay, generic clomid.

 

PRODHS realiza 1A? etapa de Curso de IniciaA�A?o ao ServiA�o PA?blico

A PrA?-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS), por meio da CoordenaA�A?o de Desenvolvimento do Servidor, realiza, entre novembro e dezembro, a primeira etapa do Curso de IniciaA�A?o ao ServiA�o PA?blico (carga horA?ria total de 100h), destinado aos servidores do IFC,A�cujasA�inscriA�A�es serA?o abertas no dia 11 de novembro. OA�primeiro mA?dulo, intitulado ‘IntroduA�A?o A� OrganizaA�A?o’, abordarA?A�oA�HistA?rico e a Responsabilidade Social do IFC, temas que correspondem A� primeira unidade, com carga horA?ria de 12 horas.A�A etapa piloto acontecerA? nas unidades da Reitoria, doA�Campus Araquari, Campus Blumenau e Campus CamboriA?, e, nos demais campi do IFC, o curso serA? realizado a partir de janeiro de 2016.

A ementa da primeira unidadeA�compreende os seguintes temas: HistA?rico da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica; HistA?rico do IFC; Origens e constituiA�A?o do IFC; ExpansA?o do IFC; Necessidades Sociais; Papel Social dos IFs; e MissA?o do IFC. O objetivo, segundo os organizadores, A� caracterizar o histA?rico da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional e do IFC, bem como avaliar o papel social que as instituiA�A�es profissionalizantes desempenharamA�nesse percurso atA� chegar A� missA?o que realizam atualmente, no formato de Institutos Federais. Os docentes responsA?veis serA?o Nery Jorge Golynski (IFC) e Vania Nobile (IFRN).

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EaD: Inicialmente o participante do curso farA? estudos relativos ao tema aA�distA?ncia, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), durante aproximadamente duas semanas, com carga horA?ria correspondente a 8 horas. O servidor participante deverA? interagir no ambiente virtual com servidores dos diversos campiA�tambA�m inscritos no curso. Data prevista: 18/11 a 01/12.

Presencial: Em momento posterior, serA? realizada uma palestra, na unidade do IFC, com os dois ministrantes especificados acima, durante um perA�odo do dia (manhA? ou tarde), totalizando mais 4 horas de estudo. As palestras serA?o dialogadas e abertas para participaA�A?o dos servidores, de forma a tornar mais proveitosa a aA�A?o. Data prevista: 02 a 04/12.

INSCRIA�A�ES E CERTIFICADOS

Os servidores deverA?o se inscrever para cada Unidade Curricular (EaD + Palestra) no AVA eA�poderA?o solicitar uma declaraA�A?o de participaA�A?o nessa unidade. O certificado serA? emitido para o servidor que participar de todo o primeiro mA?dulo – IntroduA�A?o A� OrganizaA�A?o.

Mais informaA�A�es em http://ifc.edu.br/desenvolvimento-do-servidor/, ou com o contato prodhs@ifc.edu.br

* Texto: CECOM/Reitoria, com informaA�A�es da PRODHS.

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