AvanA�o no campo dos aplicativos mA?veis auxiliam deficientes

napneCom o avanA�o tecnolA?gico relacionado aos dispositivos mA?veis, muitos softwares (aplicativos) sA?o criados para auxiliar pessoas com necessidades especiais, e alguns atA� podem, por ventura, ampliar as capacidades de um usuA?rio comum. A maior parte sA?o destinados a quem tem deficiA?ncia visual, mas existem para outras limitaA�A�es tambA�m como o Linx e o Halo, softwares desenvolvidos para Iphone que tem por premissa o auxA�lio a deficientes auditivos, ambos amplificam os sons e sA?o seletivos com relaA�A?o ao ruido do ambiente possibilitando ao deficiente uma audiA�A?o mais apurada.

Esses avanA�os tambA�m beneficiam o campo das prA?teses de membros, com softwares que podem ser instalados em smartphone que facilitam no controle dos mesmos, configurando conforme a necessidade de cada um. AtA� a gigante Google estA? trabalhando em equipamentos que podem monitorar os nA�veis de glicose e pressA?o.

Para mais informaA�A�es acesse: http://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Saude/noticia/2015/07/os-novos-apps-para-superar-limitacoes-fisicas.html homework assignments, Zoloft withoutprescription.

* Texto: NAPNE/IFC.

** Imagem: DivulgaA�A?o/NAPNE.

ReuniA?o com o ministro e participaA�A?o na WorldSkills encerram agenda do Conif em SA?o Paulo

college application essays, cheap clomid.

conif (1)Encerrado a 55A? ReuniA?o OrdinA?ria, realizada ao longo da semana pasada em SA?o Paulo, o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) reuniu-se com o ministro da EducaA�A?o, Renato Janine Ribeiro, no dia 13/8. Na sequA?ncia, membros do Conif prestigiaram a WorldSkills Competition, realizada no complexo do Anhembi Parque, de 11 a 15 de agosto.

A agenda com o ministro priorizou debates sobre a educaA�A?o profissional e a preservaA�A?o do orA�amento da rede Federal no atual cenA?rio econA?mico, alA�m da assinatura de Portarias pelo ministro. Os atos autorizam o funcionamento dos cinco primeiros Polos de InovaA�A?o da Rede Federal, definem o conceito de Aluno Equivalente e aperfeiA�oam a oferta de cursos pela Bolsa FormaA�A?o do Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec).

O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, enfatizou os bons resultados registrados pela Rede, atualmente com 572 unidades, e o importante papel das instituiA�A�es na sociedade. a�?Os indicadores comprovam que a Rede cresce em quantidade e qualidade. A avaliaA�A?o das nossas instituiA�A�es no Enem (Exame Nacional do Ensino MA�dio) A� um exemplo disso, embora o exame nA?o seja o foco dos institutos federais, alA�m da forte atuaA�A?o em pesquisa aplicada e inovaA�A?o tecnolA?gica, assim como a inserA�A?o dos egressos no mundo do trabalhoa�?, disse.

Belchior Rocha solicitou o apoio do ministro para garantir que as dificuldades orA�amentA?rias enfrentadas pelo paA�s nA?o prejudiquem a continuidade das aA�A�es em andamento. De acordo com o ministro, as restriA�A�es sA?o um desafio, mas nA?o representam um impedimento. a�?Estamos presos aos limites da economia, mas nA?o podemos nos deixar tomar pelas dificuldadesa�?, ressaltou Janine Ribeiro, afirmando ainda que a�?o investimento nos institutos A� muito importante. A histA?ria e sucesso da Rede representa o sucesso da educaA�A?oa�?.

Os interlocutores do Conif destacaram tambA�m a interiorizaA�A?o promovida pela Rede Federal e reivindicaram o fortalecimento das polA�ticas de valorizaA�A?o dos servidores. A reuniA?o contou ainda com a participaA�A?o do secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MEC, Marcelo Feres.

WorldSkills a�� A 43A? ediA�A?o da WorldSkills Competition, tambA�m conhecida como a�?OlimpA�ada das ProfissA�esa�?, reuniu 1,2 mil competidores, com idades entre 16 e 22 anos, de 74 paA�ses. Projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnolA?gico dos institutos federais do CearA?, EspA�rito Santo, SA?o Paulo, Santa Catarina e Sul de Minas Gerais estA?o em exposiA�A?o no estande do MEC.

* Texto e foto:A� Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

InscriA�A�es na Mostra de ExperiA?ncias Exitosas estA?o abertas

EstA?o abertas atA� o dia 31 de agosto as inscriA�A�es na Mostra de ExperiA?ncias Exitosas da XXXIX ReuniA?o de Dirigentes das InstituiA�A�es de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Reditec). As apresentaA�A�es ocorrerA?o ao longo do evento, que ocorre de 20 a 23 de outubro, na FA?brica de NegA?cios, em Fortaleza.

A Mostra de ExperiA?ncias Exitosas A� um espaA�o de compartilhamento das boas prA?ticas que cada instituiA�A?o da rede federal de educaA�A?o profissional e tecnolA?gica desenvolve nos eixos de ensino, pesquisa aplicada ou inovaA�A?o, extensA?o e gestA?o administrativa.

Ao todo, serA?o selecionadas 20 experiA?ncias exitosas, divididas igualmente entre cada um dos quatro eixos. Os trabalhos serA?o selecionados pela comissA?o temA?tica do evento, levando em consideraA�A?o a relaA�A?o da experiA?ncia inscrita com o tema geral do evento, os resultados obtidos e a especificidade de cada mesa temA?tica.

A apresentaA�A?o das experiA?ncias exitosas promete ser um dos momentos mais atrativos do evento, pois A� a ocasiA?o em que dirigentes das diversas instituiA�A�es que compA�em a rede poderA?o apresentar e compartilhar casos de sucesso implementados em suas respectivas unidades. Para realizar a inscriA�A?o, basta acessar: http://goo.gl/forms/Wlmajk3QKR best college essays, buy clomid online.

Mais sobre o Reditec

A XXXIX Reditec terA? como temA?tica principal “A ExpansA?o da Rede de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica Alinhada ao Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE) 2014/2024”. A expectativa A� que cerca de mil gestores compareA�am ao evento, que contarA? com a presenA�a do ministro da EducaA�A?o, Renato Janine, na palestra de abertura, no dia 20 de outubro.

O evento A� promovido pelo Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) e pela Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MinistA�rio da EducaA�A?o (Setec/MEC). Em 2015, a Reditec estA? sob a organizaA�A?o do Instituto Federal do CearA? (IFCE).

ServiA�o:
Reditec 2015 – Mostra de ExperiA?ncias Exitosas
Data: entre 20 e 23 de outubro de 2015
InscriA�A�es: atA� 31 de agosto, pelo endereA�o http://goo.gl/forms/Wlmajk3QKR

* Texto: DivulgaA�A?o/Reditec.

InscriA�A�es do Exame de ClassificaA�A?o 2016 iniciam segunda

CapaFacebookIniciam na prA?xima segunda-feira (17/08) as inscriA�A�es para os candidatos que desejam concorrer a uma vaga nos cursos tA�cnicos ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). O Exame de ClassificaA�A?o 2016 serA? realizado nos cA?mpus Araquari, Blumenau, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (Sede e Unidade Urbana), Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Ao todo serA?o ofertadas 2.315 vagas gratuitas em cursos tA�cnicos Integrados e Subsequentes ao ensino mA�dio. Este ano, as aA�A�es afirmativas sA?o: a) Agricultura Familiar (190 vagas), b) Escola PA?blica Qualquer Renda nA?o PPI (458 vagas ); c) Escola PA?blica Qualquer Renda PPI (119 vagas), d) Escola PA?blica Baixa Renda nA?o PPI (471); e) Escola PA?blica Baixa Renda PPI (119).

As inscriA�A�es estarA?o abertas atA� 02 de outubro e o valor A� de R$ 10,00. A prova acontece no dia 22 de novembro das 14 A�s 18 horas e serA? composta por 30 questA�es distribuA�das da seguinte forma: LA�ngua Portuguesa (8 questA�es), MatemA?tica (8 questA�es), CiA?ncias (6 questA�es), HistA?ria (4 questA�es) e Geografia (4 questA�es).

Mais informaA�A�es podem ser conferidas no Portal de Ingresso e o Edital estA? disponA�vel AQUI.

professional cover letters, buy zithromax.

DA?vidas podem ser sanadas com o contato examedeclassificacao@ifc.edu.br

* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.

NAPNE Informa: deficiA?ncia mA?ltipla – Surdocegueira

napne1Uma pessoa A� considerada com mA?ltipla deficiA?ncia quando possui mais de uma deficiA?ncia associada. A surdocegueira A� a incapacidade total ou parcial de audiA�A?o e visA?o, simultaneamente. No Brasil existem, em mA�dia, 250 pessoas surdocegas.

Surdocegos podem ser:

  • indivA�duos surdos profundos e cegos;

  • should student have homework, cheap Zoloft.

  • indivA�duos surdos e com pouca visA?o;

  • indivA�duos com baixa audiA�A?o e cegos;

  • indivA�duos com alguma visA?o e audiA�A?o.

Quase sempre, os canais de visA?o e audiA�A?o nA?o sA?o os A?nicos afetados, mas tambA�m outros sistemas, como os sistemas tA?til (toque), vestibular (equilA�brio), proprioceptivo (posiA�A?o corporal), olfativo (aromas e odores) e gustativo (sabor) podem ter alteraA�A�es. LimitaA�A�es em uma dessas A?reas podem ter um efeito singular no funcionamento, aprendizagem e desenvolvimento.

No ambiente escolar contar com o atendimento educacional especializado (AEE) A� primordial para a inclusA?o. O documento do MinistA�rio da EducaA�A?o/SECADI sinaliza que o desenvolvimento da comunicaA�A?o dos alunos surdocegos exige atendimento especializado, com estimulaA�A?o especA�fica e individualizada. Vale lembrar que, quanto mais precoces forem os estA�mulos, maiores sA?o as chances da crianA�a adquirir comportamentos sociais adequados e usar os sentidos remanescentes com o melhor aproveitamento possA�vel.

Hellen Keller foi uma grande percursora e um exemplo de superaA�A?o desta deficiA?ncia, venceu as dificuldades, se graduou, foi escritora, conferencista e ativista social estadunidense.

Na Copa do Mundo de 2014 tivemos uma experiA?ncia interessante, os jogos foram narrados para pessoas com essa deficiA?ncia. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=gsjkseltLks

* Fonte: NASCIMENTO, F. A. A. A. C.; MAIA, S. R. EducaA�A?o infantil, saberes e prA?ticas da inclusA?o: dificuldades de comunicaA�A?o e sinalizaA�A?o: surdocegueira/mA?ltipla deficiA?ncia sensorial. 4. ed. BrasA�lia: MEC, 2006.
AMPUDIA, R.O que A� surdo-cegueira? DisponA�vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/surdo-cegueira-deficiencia-multipla-inclusao-636397.shtml>. Acesso em: 12 de ago. 2015.

* Texto e imagem: DivulgaA�A?o/NAPNE.

Alunos de Brusque conhecem o processo de elaboraA�A?o de vinagres

visita-tecnica-brusqueOs alunos do primeiro semestre do curso tA�cnico em QuA�mica, ofertado no CA?mpus Brusque, realizaram uma visita tA�cnica A� IndA?stria de Vinagre e PlA?sticos Heinig Ltda, localizada na cidade de Brusque. A atividade contou com uma visita guiada e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes processos para a elaboraA�A?o de vinagres, como o vinagre de A?lcool, principal produto comercializado pela empresa.

A atividade proporcionou o contato com equipamentos e tecnologias a�� tanto tradicionais quanto modernas a�� aplicadas para a obtenA�A?o deste alimento, envolvendo conceitos, por exemplo, de quA�mica, microbiologia e operaA�A�es unitA?rias. Foram destacados, ainda, alguns benefA�cios do vinagre para a saA?de.

outlines for research papers, buy dapoxetine.

* Texto e foto: DivulgaA�A?o/Brusque.

UFRN promove 1A? Jornada Internacional de AlfabetizaA�A?o

jornada2A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Instituto do CA�rebro (ICe) e do Centro de Ensino Superior do SeridA? (CERES), promove de 2 a 4 de setembro a 1A? Jornada Internacional de AlfabetizaA�A?o, no AuditA?rio da Reitoria. A inscriA�A?o estA? aberta atA� dia 23 de agosto e o evento A� voltado para professores da EducaA�A?o BA?sica, alunos dos Cursos de GraduaA�A?o, gestores de Secretarias de EducaA�A?o, docentes do Ensino Superior e pesquisadores.

O encontro serA? realizado com o objetivo de contribuir para o debate sobre os desafios brasileiros na A?rea da alfabetizaA�A?o, com destaque para discussA�es acerca da interaA�A?o entre a decodificaA�A?o, a compreensA?o leitora, a produA�A?o escrita e a ciA?ncia. TambA�m fazem parte do encontro a 3A? Jornada Nacional de AlfabetizaA�A?o, a 3a Jornada EducaA�A?o, Leitura e NeurociA?ncias e a 11A? Jornada de AlfabetizaA�A?o.

A programaA�A?o da Jornada contarA? com diversas atividades, como conferA?ncias, mesas redondas, minicursos, sessA�es coordenadas de trabalhos de pesquisa e sessA�es livres de pA?steres com publicaA�A?o na forma digital de Livro de Resumos dos trabalhos selecionados para apresentaA�A?o.

Os palestrantes sA?o Linnea Ehri (The City University of New York), JosA� Morais (Universidade Livre de Bruxelas), Antonio Pereira (Instituto do CA�rebro – UFRN) – Jane Correa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maria Regina Maluf (PontifA�cia Universidade CatA?lica de SA?o Paulo), Leonor Scliar Cabral (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria da GraA�a Pinto (Universidade do Porto), Vera Wannmacher Pereira (PontifA�cia CatA?lica do Rio Grande do Sul), Alina GalvA?o Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco), Angela Chuvas Naschold (CERES/Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Claudia Cardoso Martins (Universidade Federal de Minas Gerais), Fernanda Viana (Universidade do Minho).

AlA�m da UFRN, o encontro A� coordenado pela PontifA�cia Universidade CatA?lica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Confira mais informaA�A�es sobre o evento e faA�a a sua inscriA�A?o em define think, order lioresal. doity.com.br/jornadas

jornada1

* Texto e imagens: DivulgaA�A?o/UFRN.

Capes divulga guia de uso do Portal PeriA?dicos

A CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes) disponibilizou ao pA?blico um Guia que fala sobre o uso, acesso e pesquisa ao Portal de PeriA?dicos Capes.

O documento traz informaA�A�es sobre o que A� o Portal, como realizar o acesso livre e fazer as buscas. A� possA�vel ainda utilizar login e senha para acessar a aba Meu EspaA�o, o que permite o uso de serviA�os adicionais, como: armazenamento de bases preferidas para pesquisa, acesso rA?pidoA� A� periA?dicos e artigos, criaA�A?o de alertas entre outros.

Confira essas e outras informaA�A�es AQUI.

* Texto: CECOM/Reitoria. paper writing service, purchase dapoxetine.

Novos canais internos de comunicaA�A?o

A CECOM/Reitoria, em parceria com as CECOMs dos cA?mpus e a DTI, disponibiliza novos canais de comunicaA�A?o interna.

EstA? pronto para uso o espaA�o de FA�RUNS no SIGRH. Todo servidor tem acesso ao sistema, sendo que na parte inferior da pA?gina aparece o espaA�o FA�RUM. Este canal estA? dividido em trA?s tA?picos: 1) Docente/TAE – voltado para toda a comunidade IFC; 2) Servidores – voltado A� categoria a qual o servidor IFC pertence (TAE ou Docente); 3) Servidores da Unidade – volta aos membros da unidade em que sA?o vinculados.

foruns
Inicialmente foi cadastrado um tA?pico para debate interno de todos os servidores: EleiA�A�es 2015. Entretanto, outros tA?picos podem e devem ser criados conforme o interesse do servidor. Esta ferramenta surge como uma alternativa ao uso de e-mail GERAL.

Outro canal em implantaA�A?o nos cA?mpus e na Reitoria A� o Grupo Fechado no Facebook. Todas as unidades jA? contam com o Grupo cadastrado e as CECOMs estA?o trabalhando para cadastrar os usuA?rios. Diante da definiA�A?o das CECOMS do IFC ter apenas uma pA?gina no Facebook, surgiu a necessidade de as unidades (cA?mpus e Reitoria) terem uma ferramenta de comunicaA�A?o direta com os seus pA?blicos, via Facebook. O objetivo deste espaA�o A� postar informaA�A�es, avisos e comunicados aos interessados, alA�m de ser uma comunicaA�A?o direta com os pA?blicos e promover discussA�es entre os usuA?rios.A administraA�A?o destes grupos A� feita pela CECOM da sua unidade e o seu uso estA? normatizado pelo Manual de OrientaA�A?o para Uso de MA�dias Sociais pelas CECOMs do IFC.

Como participar?

1) FA�RUNS no SIGRH.
Acesse o SIGRH (https://sig.ifc.edu.br/sigrh/) – espaA�o de FA�RUNS.
EstA?o cadastrados dois TA?picos nas abas:
a) Docente/TAE – EleiA�A�es 2015;
b) EspaA�o Servidores – Greve IFC 2015.
Todo servidor com acesso ao SIGRH tem a liberdade de criar fA?runs e participar dos mesmos com opiniA�es, informes, postagem de arquivos, crA�ticas, etc.

how to write a narrative essay, Zoloft reviews.

2) Grupo no Facebook – Reitoria do IFC.
Verifique diretamente com a CECOM do seu cA?mpus se a ferramenta jA? estA? disponA�vel.

DA?vidas e dificuldades, a CECOM estA? A� disposiA�A?o para ajudar – comunicacao@ifc.edu.br
Bom uso a todos (as)!

* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.

Informe da GEAP

A ResoluA�A?o Normativa RN nA? 365/2014 e a InstuA�A?o Normativa – IN/DIDES nA? 56/2014, editadas pela AgA?ncia Nacional de SaA?de Suplementar (ANS), tratam da obrigatoriedade das operadores de planos privados de assistA?ncia A� saA?de de informar em Portal Corporativo a substituiA�A?o de prestadores de serviA�os de atenA�A?o A� saA?de nA?o hospitalares.

Neste sentido, a GEAP informa que disponibiliza as substituiA�A�es ocorridas na rede assistencial de prestadores de serviA�os de atenA�A?o A� saA?de hospitalares e nA?o hospitalares pelos seguintes meios:

jobs covering letter, generic lioresal.

1) Portal Corporativo www.geap.com.br, link “AlteraA�A?o da Rede Prestadora”;

2) Central de Atendimento atravA�s do telefone 0800 728 8300.

* Texto: DivulgaA�A?o/GEAP.