Plano Viver Sem Limite

viver-sem-limiteO Brasil possui 45,6 milhA�es de pessoas que declaram ter alguma deficiA?ncia, o que representa quase 24% da populaA�A?o. Em Santa Catarina sA?o cerca de 1.331.445 pessoas ou 21% da populaA�A?o do estado (IBGE, 2010). Diante deste nA?mero expressivo, fica evidente a necessidade da promoA�A?o de projetos e/ou programas que atendam as especificidades deste pA?blico.

O Governo Federal lanA�ou, em 2011, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com DeficiA?ncia, conhecido como Plano Viver sem Limite. Este tem como finalidade garantir a plena cidadania das pessoas com deficiA?ncia no Brasil, promovendo autonomia e o fortalecimento da sua participaA�A?o na sociedade. O plano foi elaborado com a participaA�A?o de mais de 15 MinistA�rios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com DeficiA?ncia (CONADE) e estA? estruturado em quatro eixos: Acesso A� EducaA�A?o, InclusA?o social, AtenA�A?o A� SaA?de e Acessibilidade. Essa aA�A?oA�corrobora com o previsto na ConstituiA�A?o Federal de 1988, referente A� garantia do acesso a direitos das pessoas com deficiA?ncia, e tambA�m com a ConvenA�A?o sobre os Direitos das Pessoas com DeficiA?ncia da OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas (ONU), ratificada em nosso paA�s com equivalA?ncia de emenda constitucional.

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AA�A�es como esta contribuem para permitir e garantir o acesso a bens e serviA�os, assim como o direito de ir e vir, que deve ser possibilitado a todos. Desta forma se constrA?i uma sociedade mais justa aos 190 milhA�es de brasileiros, pois, quando todos tA?m seus direitos preservados, toda a sociedade ganha.

Para saber mais sobre o Plano Viver sem Limite acesse: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/viversemlimite/perguntas-respostas.

* Texto: NAPNE/Reitoria.

** Imagem: DivulgaA�A?o.

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CA?mpus Blumenau implanta ferramenta para auxiliar deficientes auditivos

Avatar web librasO site do CA?mpus Blumenau conta com mais uma ferramenta destinada a melhorar a acessibilidade: o WebLibras a�� software de traduA�A?o de sites para a LA�ngua Brasileira de Sinais. A versA?o utilizada A� a gratuitaA�eA�converte trA?s mil frases por mA?s.

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Para ter acesso, basta clicar no A�cone azul a�� sA�mbolo internacional de surdez a�� localizado no centro do site. AbrirA? uma caixa com um avatar, responsA?vel pela traduA�A?o. Para iniciar, A� preciso selecionar a primeira parte a ser lida, depois o sistema avanA�arA? automaticamente para os trechos seguintes. O internauta deverA? ter o Unity Web Player instalado no navegador, programa rA?pido e fA?cil de baixar.

O WebLibras foi lanA�ado pelo ProDeaf a�� startup pernambucana especializada em tecnologia assistiva a�� para facilitar a comunicaA�A?o entre surdos e ouvintes. No CA?mpus Blumenau, o software foi implantado pela CoordenaA�A?o de Tecnologia da InformaA�A?o (CTI), em aA�A?o conjunta com o NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE).

De acordo com Fernando Bachmann, assistente em administraA�A?o e coordenador do NAPNE do CA?mpus, o A?ltimo censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatA�stica (IBGE) apontou que cerca de 9,7 milhA�es de brasileiros possuem deficiA?ncia auditiva. a�?Desse total, muitos tA?m librasA�como lA�ngua materna, o que significa que nA?o compreendem com facilidade o portuguA?s, por isso hA? necessidade de oferecer conteA?dos escritos aos surdosa�?, observa Bachmann.

Os sites do IFC contam com outras ferramentas voltadas A� acessibilidade, como o controle de contraste e tamanho de fontes, que auxiliam deficientes visuais. A� possA�vel acessA?-las no canto superior direito dos sites que estA?o dentro do padrA?o institucional. Diante da possibilidade desta nova ferramenta, a CECOM/Reitoria e a DTI iniciaram um debate para verificar a aplicaA�A?o desta tecnologia nos sites do IFC que seguem o padrA?o wordpress.

*Texto: CECOM/Blumenau.

** Imagens: DivulgaA�A?o.

Consuper deflagra processo eleitoral

Durante a reuniA?o ordinA?ria do Conselho Superior (Consuper), ocorrida nesta terA�a-feira (2/6), no CA?mpus CamboriA?, foi deflagrado o processo eleitoral do Instituto Federal Catarinense para a escolha dos seguintes cargos:

1) Membros do Conselho Superior (biA?nio 2015-2016);

2) Reitor do IFC (quadriA?nio 2016-2020);

3) Diretores-gerais dos cA?mpus Araquari, CamboriA?, ConcA?rdia, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e Videira (quadriA?nio 2016-2020).

Na prA?xima semana serA?o realizadas as assembleias de escolha dos membros que comporA?o as ComissA�es Eleitorais locais nos cA?mpus e na Reitoria.

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Confira todos os documentos e informaA�A�es em http://consuper.ifc.edu.br/eleicoes/.

* Texto: CECOM/Reitoria.

 

NAPNE Informa: Vagas Reservadas para Pessoas com DeficiA?ncia

napneVocA? jA? notou que nos estacionamentos de edificaA�A�es de uso pA?blico ou coletivo sempre hA? uma ou mais vagas com o sA�mbolo de uma pessoa em cadeira de rodas com uma A?rea demarcada ao lado? Esta A?rea adicional estA? associada A�s vagas destinadas a veA�culos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com qualquer deficiA?ncia. Sua funA�A?o A� possibilitar a ampla abertura das portas e manobras, no caso de uma pessoa com deficiA?ncia fA�sica que utilize cadeira de rodas.

Para se beneficiar destas vagas A� necessA?rio que a pessoa com deficiA?ncia tenha uma credencial emitida pelo A?rgA?o de trA?nsito do municA�pio em que reside,A�que deve ser exposta no painel do veA�culo, somente quando este conduza ou seja conduzido por pessoa com deficiA?ncia. A credencial A� padronizada e vA?lida em todo o territA?rio nacional, desde que esteja dentro do prazo de validade.

Existe um decreto da presidA?ncia da repA?blica que how to writing essay, acquire clomid. determina que no mA�nimo 2% das vagas de estacionamento dos edifA�cios de uso pA?blico ou coletivo sejam reservadas para as pessoas com deficiA?ncia, sendo proibida a utilizaA�A?o por pessoa nA?o autorizada, podendo resultar em sanA�A?o do A?rgA?o de trA?nsito. Esta infraA�A?o A� considerada leve e pode custar ao condutor uma multa no valor de R$53,20 e 3 pontos na habilitaA�A?o.

Vale lembrar que algumas das pessoas que utilizam estas vagas tA?m a mobilidade reduzida, assim nA?o A� de bom grado empregar cones e correntes para reservA?-las, pois, se nA?o houver alguA�m disponA�vel para retirA?-los, a pessoa com deficiA?ncia poderA? ter grande dificuldade de estacionar, sendo assim anulado o objetivo das vagas reservadas.

A melhor opA�A?o sempre A� o respeito ao prA?ximo!

* Texto e foto: NAPNE/Reitoria.

Cargo + nome do ocupante = Entre vA�rgulas?

Uma dA?vida frequente que surge ao escrevermos um texto A� se, ao citarmos o cargo de alguA�m e, em seguida, seu nome, hA? o emprego de vA�rgulas entre o cargo e o nome. Para que isso seja esclarecido, A� importante que saibamos diferenciar aposto explicativo e aposto restritivo, jA? que o nome depois do cargo, nesses casos, A� um aposto.

O aposto explicativo, como o nome jA? diz, apenas explica ou esclarece alguma informaA�A?o a respeito do que foi dito anteriormente, porA�m nA?o A� uma informaA�A?o considerada essencial, por isso aparece entre vA�rgulas. JA? o aposto restritivo restringe o termo anterior, isto A�, ele A� de fundamental importA?ncia para identificarmos algo/alguA�m dentro de um universo maior e, por isso, nA?o A� separado por vA�rgulas.

Para sabermos se um aposto A� explicativo ou restritivo e, consequentemente, se vai entre vA�rgulas ou nA?o, precisamos considerar o contexto no qual o texto estA? inserido. Exemplificando:

Um texto narra uma olimpA�ada que aconteceu no IFC. Nesse texto, A� citado o professor de fA�sica Fulano. Qual seria a forma correta? a�?O professor de fA�sica Fulano falou que…a�? ou a�?O professor de fA�sica, Fulano, falou que…a�??

Depende!

1) Existe sA? um professor de fA�sica no IFC? Nesse caso, o aposto A� explicativo e poderia nA?o aparecer, pois nA?o A� informaA�A?o essencial, jA? que sA? existe ele na instituiA�A?o. Logo, aparece entre vA�rgulas: O professor de fA�sica, Fulano, falou que…

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2) Existe mais de um professor de fA�sica no IFC? Nesse caso, o aposto A� restritivo, ou seja, identifica a qual dos professores de fA�sica do IFC o texto se refere e, por isso, nA?o aparece entre vA�rgulas: O professor de fA�sica Fulano falou que…

Tem mais dA?vidas? Escreva para atendimentocecom.reitoria@ifc.edu.br.

* Texto: CECOM/Reitoria – NA?cleo de RelaA�A�es PA?blicas e Projetos/RevisA?o.

Foi convidado para um conselho?

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IFC Luzerna realiza competiA�A?o de jogos virtuais em junho

O IFC CA?mpus Luzerna realiza, no dia 13 de junho, a partir das 14h, o IFC e-GAMES. A ideia A� proporcionar um momento de integraA�A?o, atravA�s de jogos eletrA?nicos, para alunos, servidores e funcionA?rios terceirizados da instituiA�A?o. SA?o duas modalidades: Xadrez e League of Legends. As disputas acontecem nas dependA?ncias do cA?mpus.

As inscriA�A�es para o Xadrez serA?o feitas somente no dia do evento, das 13h A�s 14h. Para esta modalidade, a taxa de inscriA�A?o A� de R$ 5 por participante. JA? para o League of Legends, com equipes de cinco integrantes, os interessados devem se inscrever atA� o dia 11. Nesta modalidade a taxa A� de R$ 40 por equipe.

SerA?o premiados com trofA�u os integrantes da equipe vencedora do League of Legends e o vencedor do Xadrez. Os classificados em 2A? e 3A? lugares ganharA?o medalhas. A entrega da premiaA�A?o serA? durante a Festa das Etnias 2015, que o IFC realiza em julho.

O regulamento e a ficha de inscriA�A?o dos jogos estA?o disponA�veis abaixo. Os interessados devem imprimir a ficha, preenchA?-la e entregA?-la ao professor Humberto Luis de Cesaro ou para o presidente do DiretA?rio AcadA?mico, Arthur Kvieczinski. Mais informaA�A�es:A�humberto.cesaro@luzerna.ifc.edu.br.

Regulamento IFC e-GAMES

making a cover letter, lioresal reviews. * Texto: CECOM/Luzerna.

a�?E agora, como devo chamar?a�?: Terminologias adequadas quando tratamos de deficiA?ncia

Muitas pessoas ficam inseguras ao se dirigiremA�a alguA�m com deficiA?ncia, devido ao desconhecimento sobre a forma que devem chamA?-los. Devido a uma histA?ria de muito desconhecimento e preconceito em relaA�A?o a deficiA?ncias, jA? foram utilizadas muitas terminologias inadequadas no que se refere a representaA�A?o da pessoa com deficiA?ncia. Hoje, depois de muitas conquistas, chegou-se a definiA�A?o do termo a�?PESSOA COM DEFICIASNCIAa�? como o mais adequado, por permitir a valorizaA�A?o da pessoa que apresenta alguma deficiA?ncia, mas nA?o resumi-la a esta. A� importante lembrar que todas as pessoas possuem qualidades e habilidades, independentemente de apresentar ou nA?o uma deficiA?ncia.

Como forma de valorizaA�A?o das potencialidades das pessoas com deficiA?ncia, devemos evitar alguns termos que jA? foram bastante utilizados, mas que carregam consigo um significado negativo, como A� o caso do termo a�?deficientea�?, que ressalta apenas a deficiA?ncia, como se esta fosse a A?nica caracterA�stica da pessoa,A�o que nA?o a valoriza e nA?oA�considera todas as suas possibilidades como ser humano. TambA�m devemos evitar o termo a�?portador de deficiA?nciaa�?, que remete a algo que A� portado pela pessoa, como se houvesse a possibilidade de retirar a deficiA?ncia e colocA?-la em um momento posterior. Outro termo bastante difundido foi a�?pessoas com necessidades especiaisa�?; em relaA�A?o a esse, temos algumas consideraA�A�es a fazer.

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As necessidades especiais ou especA�ficas podem ser consequA?ncia de uma deficiA?ncia, no entanto nA?o A� exclusividade dessa. Outras pessoas podem necessitar de auxA�lios especiais, como A� o caso de uma pessoa idosa, alguA�m que esteja com a perna quebrada, grA?vidas, obesos, entre outros. Por isso, nA?o devemos nos dirigir a pessoa com deficiA?ncia como a�?pessoa com necessidade especiala�?, ela A� uma pessoa que em algumas situaA�A�es pode apresentar alguma necessidade especial/especA�fica, mas nA?o se caracteriza por esta.

A forma que nos referimos a uma pessoaA�demonstra o respeito que temos em relaA�A?o a ela. Ao utilizarmos a nomenclatura PESSOAS COM DEFICIASNCIA, fornecemos a oportunidade que estas pessoas sejam reconhecidas por suas capacidades, nA?o apenas por sua deficiA?ncia e dificuldades. Com respeito e sensibilidade, A� possA�vel fazermos a inclusA?oA�de todos, olhando sempre mais para as capacidades das pessoas e nA?o apenas para suas limitaA�A�es.

* Texto: DivulgaA�A?o/NAPNE Reitoria.

OBG 2015: CA?mpus AvanA�ado Sombrio realiza 1A? fase da competiA�A?o

OBG-Sombrio2Os estudantes do CA?mpus AvanA�ado Sombrio participaram, no dia 20/5, da primeira fase (prova competitiva) da I OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG), evento nacional organizado pela UNICAMP, UFSC, UFPR, Ortogonal e Elite Vestibulares e destinado aos estudantes do 9A? ano do ensino fundamental ao 3A? ano do ensino mA�dio.
Com duraA�A?o de trA?s horas, a prova com 50 questA�es de mA?ltipla escolha foi aplicada nos laboratA?rios de informA?tica do CA?mpus, uma prA?tica inovadora que buscaA�substituir os tradicionais testes impressos pelo uso de computadores, devidamente preparados para a competiA�A?o e desconectados da internet, garantindo a lisura do procedimento. Destaca-se que a medida possibilitou uma economia de aproximadamente 700 fotocA?pias, sendo aprovada por grande parte dos participantes.
Aderiram voluntariamente A� OlA�mpiada 40,8% do total de estudantes dos cursos tA�cnicos em InformA?tica e Hospedagem, com A�ndice de abstenA�A?o de 17,8% dos inscritos. Para a equipe de coordenaA�A?o local, a participaA�A?o dos estudantes foi muito positiva, sobretudo por se tratar de evento inA�dito.
ApA?s a aplicaA�A?o dos testes, os mesmos serA?o corrigidos e o resultado divulgado pela ComissA?o Central da OlA�mpiada, em data posterior.

OBG-Sombrio1

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* Texto e fotos: DivulgaA�A?o/Sombrio.