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Luzerna forma novos profissionais atravA�s do Pronatec

luzerna-pronatec2Cerca de 40 alunos participaram no dia 22/5 da formatura dos cursos do Pronatec em Luzerna. A solenidade, que aconteceu no auditA?rio do ColA�gio Padre NA?brega, concedeu os certificados de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) de Operador de Computador e de Eletricista Industrial, alA�m de TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho. Os cursos foram ofertados atravA�s de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna, Prefeitura Municipal e CRAS.

O PrA?-Reitor de Desenvolvimento Humano e Social do IFC, professor Neri Jorge Golynski, participou da solenidade. a�?O instituto vA? com muito amor e carinho o Pronatec. Ele oportuniza a muitas pessoas que nA?o teriam uma oportunidade de fazer um curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada ou um curso tA�cnico a chance de realizar este sonhoa�?, disse o professor. a�?Estamos tendo umA�feedbackA�altamente positivo. Vemos as pessoas comentando, principalmente nos cA?mpus mais antigos, que nunca tiveram a oportunidade de estudar em um ambiente como este e agora podema�?, destacou.

A formanda Ivete Favetti, do curso de Operador de Computador, diz que jA? trabalhava com informA?tica. Fez o curso para aprender um pouco mais e, ainda, estimular algumas colegas que nA?o tinham o domA�nio. a�?Estamos hoje aqui para comemorar com muita alegria. Acho que os cursos sA? vA?m a somar para toda a sociedade. Pela gratuidade, penso que A� uma oportunidade A�mpar. SA? nA?o faz quem nA?o quera�?, disse.

O prefeito de Luzerna, MoisA�s Diersmann, enalteceu a parceria com o IFC. a�?Em relaA�A?o a estes cursos, identificamos a demanda com o trabalho do CRAS. Depois de tudo formatado, nA?s buscamos as instituiA�A�es parceirasa�?, comentou. a�?A� uma grata satisfaA�A?o termos em nosso municA�pio o Instituto Federal Catarinense, que tem profissionais de alto padrA?o. O municA�pio sA? tem a ganhar. Hoje, quando falamos em institutos de excelA?ncia, logo lembramos dos institutos federaisa�?.

De acordo com Michele Tedesco, do CRAS, as entidades entram em contato para firmar as parcerias e pactuar os cursos via Pronatec: a�?Isto acontece desde 2012 e, cada vez mais, as pessoas estA?o procurando os cursos e se interessando pelo programaa�?, comentou.

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* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esclarecimentos GEAP AutogestA?o

A Geap AutogestA?o em SaA?de encaminha mais informaA�A�es sobre a decisA?o do Ministro do Tribunal de Contas da UniA?o, Benjamin Zymler, ao Processo nA? TC 003.038/2015-7, que suspendeu os efeitos do ConvA?nio por AdesA?o nA? 001/2013, tendo proA�bido a adesA?o nos planos de novos(as) titulares/servidores(as), apA?s o dia 1A?/04/2015.
Todavia, apA?s anA?lise do Recurso de Agravo, interposto pela Geap por meio do AcA?rdA?o nA? 1.154/2015-TCU (abaixo), que o acolheu parcialmente, foi autorizadoA�o ingresso de dependentes e/ou pessoas do grupo familiar dos(as) titulares dos planos que jA? haviam aderido aos planos de saA?de disponibilizados pela Geap atA� 1A?/04/2015, inclusive os dependentes que vierem a nascer apA?s essa data.
Considerando a decisA?o em comento, informamos ainda que as nossas gerA?ncias estaduais estA?o autorizadas e devidamente capacitadas para o pronto atendimento A�s demandas que advirem dos A?rgA?os/entidades, respeitando a decisA?o da aludida corte.

Perguntas e Respostas a�� Medida Cautelar

1. BeneficiA?rios, dependente (filho) cancelado por Maioridade (entre 21 e 24) ou pelo limite de 24 anos, poderA?o fazer a adesA?o na condiA�A?o de beneficiA?rio do grupo familiar (agregado)?
Resposta: Sim, desde que a inscriA�A?o do titular tenha ocorrido em data anterior A� Medida Cautelar a�� TCU, 01/04/2015.

2. Dependente que tenha sido cancelado por Maioridade (entre 21 e 24), poderA? ser mantido no plano?
Resposta: Sim, desde que estudante e dependente econA?mico, e que haja autorizaA�A?o da patrocinadora.

3. Tendo em vista a Medida Cautelar, quem poderA? aderir aos planos?
Resposta: Dependentes e grupo familiares, vinculados ao titular inscrito atA� 01/04/2015, e qualquer beneficiA?rio vinculado A�s patrocinadoras DATAPREV, TRT-SC, UERR e GEAP.

4. Pai/padrasto, mA?e/madrasta que foram cancelados na condiA�A?o de dependentes poderA?o ter suas inscriA�A�es efetivadas na condiA�A?o de beneficiA?rio do grupo familiar?
Resposta: Sim, desde que sejam dependentes econA?micos e vinculados ao titular inscrito atA� 01/04/2015.

5. Titular aderiu A� Geap antes de 01/04/2015 e deseja incluir um dependente ou BeneficiA?rio do grupo familiar (filhos, cA?njuge, pais, irmA?os, netos). Essa solicitaA�A?o poderA? ser aceita?
Resposta: Sim, considerando que a restriA�A?o de adesA?o A� para novos Titulares.

6. A migraA�A?o entre planos sA? poderA? ser aceita para os beneficiA?rios que estA?o com inscriA�A?o ativa?
Resposta: NA?o, atA� que seja revista a situaA�A?o da Medida Cautelar.

7.A�BeneficiA?rios dependentes e grupo familiar que manifestarem o interesse de retornar ou ingressar no plano dentro do prazo poderA?o ter sua adesA?o ou ingresso com isenA�A?o de carA?ncia?
Resposta: Sim, levando em consideraA�A?o se a manifestaA�A?o do beneficiA?rio se deu dentro do prazo para isenA�A?o de carA?ncia.

Para mais informaA�A�es, escreva para aspc@geap.com.br.

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* Texto: DivulgaA�A?o/Geap AutogestA?o em SaA?de.

NAPNE/Reitoria tem nova constituiA�A?o

IMG_5511O NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE) tem como finalidade desenvolver aA�A�es de implantaA�A?o e implementaA�A?o de Programas e PolA�ticas de inclusA?o, assim como promover a cultura da educaA�A?o para a inclusA?o, promovendo a quebra das barreiras atitudinais, educacionais e arquitetA?nicas no IFC. Desde 18 de marA�o desse ano, o NAPNE/ReitoriaA�A� de responsabilidadeA�da PrA?-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRODHS.

A equipe se reA?ne mensalmente para estudar assuntos relacionados ao NAPNE e planejar aA�A�es destinadas aos alunos e servidores do IFC. A� composta pelos membros abaixo:

  • CoordenaA�A?o: Cinara Invitti Lemos (PRODHS);
  • Vice-coordenaA�A?o: Maria Luiza LA?cio Steffens (PROEN);
  • SecretA?ria: Giane Maria Bosi (PRODHS);
  • Membro: Betina Andriani Felipe (PROEN);
  • Membro: Deise Travasso (DGP);
  • Membro: Fabiana Edier Dassoler (PROEX);
  • Membro: Gisela Aparecida Sartor (PROAD);
  • Membro: Iara Mantoanelli (PRODHS);
  • Membro: Jackson Alessandro Stuhler (DTI);
  • Membro: write proposals, clomid reviews. Marcelo Bradacz Lopes (DIDES);
  • Membro: Rafaela Zorzetto de Camargo (CECOM);
  • Membro: Ramona Galhoto (PRODHS).

Com o objetivo de divulgar conhecimentos e atividades/eventos relacionados ao NAPNE, semanalmente serA?o divulgadosA�textos no Informativo IFC, no espaA�o FIQUE SABENDO. Convidamos a todos que acompanhem semanalmente as novidades do NAPNE apresentadas nesse espaA�o. Na prA?xima semana, serA? abordadoA�o tema a�?E agora, como devo chamar?a�?, pelo qual sA?o esclarecidas algumas questA�es relacionadas A�s terminologias adequadas para se referir A�s pessoas com deficiA?ncia.

Para entrar em contato com o NAPNE, escreva para napneifc@ifc.edu.br.

* Texto: DivulgaA�A?o NAPNE.

** Foto: CECOM/Reitoria.

Servidores pA?blicos podem consultar sobre possA�vel conflito de interesses pela internet

conflitoPara agilizar a comunicaA�A?o entre o agente pA?blico e o Governo Federal, estA? disponA�vel o Sistema EletrA?nico de PrevenA�A?o de Conflitos de Interesses (SeCI). Com essa ferramenta, servidores e empregados pA?blicos federais podem fazer consultas sobre situaA�A�es de conflito; pedir autorizaA�A?o para o exercA�cio de atividade privada; acompanhar solicitaA�A�es em andamento e interpor recursos contra decisA�es emitidas.
As consultas e os pedidos de autorizaA�A?o para o exercA�cio de atividade privada, que eram realizadas somente em papel, passam a ocorrer por meio eletrA?nico, o que vai agilizar a anA?lise e diminuir o tempo das respostas. Com o sistema, os agentes pA?blicos encaminham, via web, as solicitaA�A�es diretamente aos A?rgA?os e entidades de exercA�cio, que, por sua vez, fazem a anA?lise preliminar. Caso se verifique nessa anA?lise que existe um potencial conflito de interesses, os pedidos podem ser encaminhados eletronicamente pelo A?rgA?o ou entidade A� Controladoria-Geral da UniA?o (CGU).
Todo agente pA?blico tem o papel de prevenir que ocorram casos de conflito de interesses e cabe A� CGU orientar, dirimir dA?vidas e controvA�rsias sobre a interpretaA�A?o das normas que regulam o assunto. O SeCI A� mais um mecanismo de precauA�A?o colocado A� disposiA�A?o dos servidores.
A LEI
Em vigor desde 1A? de julho de 2013, a Lei de Conflito de Interesses criou mecanismos para que o servidor ou empregado pA?blico federal previna possA�veis conflitos de interesses e resguarde informaA�A�es privilegiadas.
Para mais informaA�A�es, acesseA� www.cgu.gov.br/conflitodeinteresses.

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* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o CGU.

FMEPT apresenta novidades na programaA�A?o

A uma semana do III FA?rum Mundial de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (FMEPT), a programaA�A?o do evento recebeu o reforA�o de seis novos palestrantes e sofreu alteraA�A�es. Uma delas A� o cancelamento da participaA�A?o de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba – Raul Castro – e militante do movimento LGBT, por questA�es de agenda. TambA�m foram realizadas mudanA�as de horA?rio e local na grade de atividades autogestionadas.
Na grade oficial de conferA?ncias, palestras e debates, a lista de novidades inclui nomes como o de AlA�ssio Surian, professor da Universidade de PA?dua, na ItA?lia, e coordenador da Universidade Popular Urbana (UPU); Renato Peixoto Dagnino, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Eduardo Davyt, ex-diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai; e Carlos Fernando da Silva Ramos, vice-presidente do Instituto PolitA�cnico do Porto (Portugal) e autor de pesquisas na A?rea de inteligA?ncia artificial.
Ramos participarA? do a�?ObservatA?rio Mundial sobre o Crescimento Global e sua influA?ncia no mundo no trabalhoa�?, A�junto deA�Luciano Toledo, coordenador do NA?cleo Estruturante de PolA�tica de InovaA�A?o da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MinistA�rio da EducaA�A?o, e Edilene GuimarA?es, PrA?-Reitora de Ensino do IFPE e autora do livro a�?PolA�tica de Ensino MA�dio e EducaA�A?o Profissionala�?.
Entre os novos palestrantes tambA�m estA?o Cristina Buarque, sociA?loga que, por oito anos, comandou a secretaria da mulher do Governo de Pernambuco; Araci Catapan, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estudos relacionados A� EducaA�A?o a DistA?ncia; e Paulo Gabriel Nacif, atual secretA?rio de EducaA�A?o Continuada, AlfabetizaA�A?o, Diversidade e InclusA?o do MinistA�rio da EducaA�A?o.
a�?SA?o nomes que tornam ainda mais rica a programaA�A?o do FMEPT 2015. Como A� comum em eventos de grande porte, foi preciso fazer algumas mudanA�as de A?ltima hora. Lamentamos a ausA?ncia de Mariela Castro, que tem uma histA?ria de luta pelo direito A� diversidade, mas nA?o temos dA?vidas de que teremos debates e discussA�es bastante proveitosasa�?, afirmou a presidente da Secretaria Executiva do FA?rum, Maria JosA� Melo.
No total, o FMEPT receberA? 50 palestrantes nacionais e internacionais, que vA?o debater sobre temA?ticas relacionadas A� Diversidade, Cidadania e InovaA�A?o, tema da ediA�A?o 2015. AlA�m das novidades anunciadas nesta segunda (18/05), a grade oficial do evento contarA? com a participaA�A?o de nomes como Frei Betto, SA�lvio Meira, Moacir Gadotti e SA�lvia Manfredi.
TambA�m sA?o destaque da programaA�A?o Wilson Netto, presidente do Conselho Central de AdministraA�A?o do Uruguai; Marti Ford, Diretora da School of Indigenous Education do Red River College (CanadA?); ElA�sio Estanque, sociA?logo da Universidade de Coimbra; Beatriz Soto, presidente da associaA�A?o a�?Viva la CiudadanA�aa�? (ColA?mbia); e Oscar Valiente, professor da Universidade Glasgow (EscA?cia).
A�
INSCRIA�A�ES a�� A�AtA� o dia do evento A� possA�vel se inscrever gratuitamente como participante e ter acesso a todas as atividades do FMEPT 2015. Aqueles que tiveram trabalhos aprovados ou que estA?o envolvidos em atividades autogestionadas tambA�m devem efetuar a inscriA�A?o previamente pelo siteA�www.fmept.org.A�
A�
CREDENCIAMENTO -A�Os profissionais de comunicaA�A?o que irA?o realizar a cobertura do evento ou das atividades promovidas por sua instituiA�A?o deverA?o efetuar o credenciamento de imprensa para ter acesso A� sala de comunicaA�A?o do evento.
=>A�Inscreva-seA�gratuitamente no FA?rumA�

ProgramaA�A?o Completa FMEPT AQUI.

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o FMEPT 2015.

Abertas as inscriA�A�es para segunda chamada pA?blica do LabCEUs

labceusO LaboratA?rios de Cidades Sensitivas (LabCEUs) lanA�ou uma nova chamada pA?blica para selecionar propostas de ocupaA�A?o para realizaA�A?o de atividades nos LaboratA?rios MultimA�dia dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). O programa, realizado pelo MinistA�rio da Cultura (MinC), por meioA�da Secretaria de PolA�ticas PA?blicas e em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, atravA�sA�do Pesquisa e InovaA�A?o para as Cidades -A�InCiti, premiarA? 15 projetos. SA?o dez ocupaA�A�es de dois meses e cinco ocupaA�A�es de quatro meses. As inscriA�A�es devem ser feitas atA� dia 19 de junho.
Ao todo, serA?o distribuA�dos R$ 160 mil. Os projetos com dois meses de duraA�A?o receberA?o R$ 8 mil reais cada, e os de quatro meses terA?o apoio de R$ 16 mil. As propostas devem ter por objetivo a experimentaA�A?o de mA�todos e processos criativos de ocupaA�A?o dos territA?rios, podendo envolver iniciativas de criaA�A?o, pesquisa, formaA�A?o, produA�A?o, difusA?o, circulaA�A?o, memA?ria e demais aA�A�es que proporcionem interaA�A�es entre a comunidade e a cidade.
As inscriA�A�es devem ser feitas atravA�s do formulA?rio disponibilizado no site do LabCEUs ( how to write a reaction paper, cheap dapoxetine. http://culturadigital.br/labceus). Podem participar da chamada pA?blica brasileiros com mais de 18 anos, residentes em todo o territA?rio nacional. Os interessados devem propor atividades que estimulem a inovaA�A?o, por meio de experimentaA�A�es metodolA?gicas nas atividades de ensino, pesquisa e produA�A?o colaborativa, dialogando com pelo menos uma das quatro temA?ticas descritas na chamada pA?blica. SA?o elas: ComunicaA�A?o, Interatividade, EspaA�os e TerritA?rio, e RaA�zes e TradiA�A�es.
As iniciativas contempladas deverA?o ser realizadas entre os meses de agosto e outubro de 2015, nas cidades de A?guas Lindas de GoiA?s (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), LuA�s Eduardo MagalhA?es (BA), SA?o FA�lix do Xingu (PA), SertA?ozinho (SP), Sete Lagoas (MG) e Petrolina (PE).

As propostas serA?o analisadas por uma ComissA?o de AvaliaA�A?o e SeleA�A?o, formada por gestores do programa LabCEUs, do MinistA�rio da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas pelo programa. Os critA�rios de anA?lise serA?o, entre outros, relevA?ncia social e conceitual; criatividade da proposta; aplicabilidade no municA�pio selecionado e viabilidade de execuA�A?o; e comprovaA�A?o de articulaA�A?o e parcerias com organizaA�A�es sA?cio-culturais para o desenvolvimento das ideias e aA�A�es propostas.

O regulamento completo e seus anexos estA?o disponA�veis no site do LabCEUs (http://culturadigital.br/labceus).

LabCEUS a�� Em dezembro de 2014, o MinistA�rio da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lanA�ou a primeira chamada pA?blica do programa LaboratA?rio de Cidades Sensitivas. Das 260 propostas recebidas de todo o Brasil, foram selecionadas quinze ocupaA�A�es, que estA?o sendo realizadas nos CEUS das 10 cidades envolvidas no programa LabCEUs. Os projetos trabalham de forma transversal com linguagens, expressA�es, dimensA�es culturais e artA�sticas. HA? combinaA�A�es de instrumentos musicais com metareciclagem, jogos digitais com tecnologia GPS, rA?dio livre e intercA?mbios, alA�m de projetos de cartografia, audiovisual e fabricaA�A?o digital.

* Texto e imagem: ComunicaA�A?o dos LabCEUS.

ILB oferta cursos gratuitos

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) foi criado em 1997 com o intuito de ser um centro de altos estudos dedicado a qualificar os servidores do Senado Federal para o exercA�cio pleno de suas funA�A�es, com medidas nos campos da educaA�A?o, cultura e cidadania. Com o tempo, o ILB ampliou sua abrangA?ncia e passou a disponibilizar suas atividades a instituiA�A�es conveniadas e, mais tarde, com a chegada da EducaA�A?o a DistA?ncia, a todos os cidadA?os brasileiros.

Em 2013, o ILB passou a oferecer cursos de pA?s-graduaA�A?o, certificados pelo MinistA�rio da EducaA�A?o. SA?o, portanto, trA?s modalidades de cursos oferecidos atualmente pelo ILB: cursos a distA?ncia, presenciais e de pA?s-graduaA�A?o. OsA�cursos presenciais e a pA?s-graduaA�A?o sA?o destinados ao pA?blico interno – servidores do Senado Federal -, com uma reserva de 10% para os servidores das InstituiA�A�es conveniadas.A� JA? os cursos online sA?o ofertados a todos os cidadA?os, com a ressalva de alguns cursos online que sA?o produzidos para cobrir uma demanda de capacitaA�A?o interna da Casa e do Poder Legislativo.

Veja informaA�A�es sobre o cursos em http://www12.senado.gov.br/senado/ilb/ead/ead-educacao-a-distancia.

whats a thesis statement, clomid reviews. * InformaA�A�es: ILB.

Sombrio participa da 1A? OlimpA�ada Brasileira de Geografia

Em 2015, a 1A? ediA�A?o da OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG) nasce com o desafio de criar um espaA�o de colaboraA�A?o para o crescimento e difusA?o de boas prA?ticas de ensino, em especial daquelas relacionadas ao conhecimento da geografia. O CA?mpus AvanA�ado Sombrio contarA? com a participaA�A?o de 83 estudantes dos cursos tA�cnicos em InformA?tica e Hospedagem.

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Em 20 de maio ocorre a 1A? fase da OBG, momento em que os estudantes farA?o a prova competitiva, com duraA�A?o de 3 horas, atravA�s da resoluA�A?o do teste de conhecimento geogrA?fico. JA? de 15 e 30 de setembro ocorrerA? a 2A? etapa da OlimpA�ada, com a aplicaA�A?o da prova colaborativa. Neste momento, estudantes e professores desenvolverA?o um projeto abordando questA�es de sustentabilidade e utilizaA�A?o A�tica de recursos naturais.
AlA�m de se constituir como mecanismo de crescimento e troca de experiA?ncias e boas prA?ticas, a I OBG A� a fase de seleA�A?o nacional para os interessados em participar daA�OlimpA�ada Internacional de Geografia (iGeo), que ocorrerA? entre 11 e 17 de agosto, em Moscou/RA?ssia, e daA�OlimpA�ada Internacional de CiA?ncias da Terra (IESO), que serA? sediada no Brasil, pelo Instituto Federal Sul de Minas, de 13 a 20 de setembro, em PoA�os de Caldas/MG.

Organizada por docentes da UNICAMP, UFSC, UFPr, Ortogonal e Elite Vestibulares, alA�m de outras diversas instituiA�A�es de ensino pA?blicas e privadas do paA�s, aA�OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG) busca o aperfeiA�oamento cientA�fico atravA�s da interpretaA�A?o dos fenA?menos geogrA?ficos junto aos estudantes brasileiros matriculados do 9A? ano do ensino fundamental ao 3A? ano do ensino mA�dio.

Mais informaA�A�es em http://www.obg.net.br/.

* Texto: DivulgaA�A?o/Sombrio.

Conflito de Interesses

Quais as penalidades na esfera civil e administrativa previstas na Lei de Conflito de Interesses?

Os atos ou omissA�es que configuram conflito de interesse podem ser punidos porque violam o art. 11 da Lei de Improbidade, infringindo os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade A�s instituiA�A�es.

Dessa forma, estA?o previstas as seguintes penalidades:

Esfera Civil – Lei de Improbidade Administrativa (Lei nA? 8.429/92)

a�? Ressarcimento integral do dano, se houver;

a�? SuspensA?o dos direitos polA�ticos de trA?s a cinco anos;

a�? Multa de atA� cem vezes o valor da remuneraA�A?o do agente.

Esfera Administrativa – Lei 8.112/90

a�? DemissA?o ou medida equivalente.

Confira AQUI a Lei de Improbidade 8.429 theses meaning, purchase lioresal.

* InformaA�A�es: ComissA?o de A�tica do IFC.