Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o 2017 em Araquari

Os eventos cientA�ficos possuem um papel fundamental na formaA�A?o humana e acadA?mica dos estudantes, desde os nA�veis de formaA�A?o inicial atA� a pA?s-graduaA�A?o. Quando apresentados em seminA?rios, congressos, simpA?sios, entre outros, os trabalhos cientA�ficos ganham visibilidade, podem ser aprimorados apA?s apontamento de outros especialistas da A?rea, alA�m deste momento de apresentaA�A?o ser tambA�m uma oportunidade de troca de conhecimentos, discussA?o e integraA�A?o com outros colegas.

O processo de comunicaA�A?o cientA�fica deve ser construA�do desde o planejamento do trabalho a ser realizado, como novas ideias serA?o transmitidas e o formato de apresentaA�A?o a ser utilizado. Para se familiarizar com esse universo de pesquisas, os estudantes sA?o cada vez mais orientados a participarem como apresentadores de trabalhos, alA�m de ouvintes.

No IFC Araquari, pode ser citado como principal evento cientA�fico a SEPE, que acontece anualmente e oferece atividades para estudantes desde o Ensino MA�dio atA� a PA?s-GraduaA�A?o. A Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SEPE) originou-se da integraA�A?o entre a Mostra CientA�fica e TecnolA?gica (MCT) e o Evento de Pesquisa e ExtensA?o (EPEX), os quais pertenciam ao calendA?rio acadA?mico institucional desde 2009, mas tiveram seu embriA?o nas Feiras de CiA?ncias, na dA�cada de 90. A partir de 2016, o evento ganhou um novo porte, sendo agora denominado como Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o.

Durante este evento sA?o realizadas as Semanas AcadA?micas dos cursos do IFC Campus Araquari, alA�m do Painel de IntegraA�A?o de Conhecimentos dos Cursos TA�cnicos Integrados ao Ensino MA�dio, com atividades abertas aos participantes inscritos, sendo que se trata de um evento gratuito. Palestras, seminA?rios, realizaA�A?o de mesas redondas e minicursos fazem parte das possibilidades deste evento, contando com a participaA�A?o de convidados nacionais e internacionais.

Em 2016, com a realizaA�A?o da I SEPE e a padronizaA�A?o dos anais, foi atribuA�do ao evento o ISSN 2525-5886. Esta primeira ediA�A?o contou com cerca de 1.200 inscritos, alA�m de mais de 130 trabalhos cientA�ficos apresentados na forma oral e pA?ster cientA�fico, oriundos de diferentes instituiA�A�es. O evento contou tambA�m com apoio da FundaA�A?o de Amparo A� Pesquisa e InovaA�A?o do Estado de Santa Catarina a�� FAPESC.

Os preparativos para o evento de 2017 jA? estA?o acontecendo, com vA?rias aA�A�es sendo planejadas e toda a estrutura em processo de desenvolvimento. Para o ano de 2017 a Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SEPE) estA? prevista para iniciar no dia 15 de setembro, com o Painel de IntegraA�A?o do Ensino MA�dio; as atividades se estenderA?o atA� o dia 22 de setembro.

O prazo final para submissA?o de trabalhos serA? 14 de agosto e no mA?s de julho mais detalhes e informaA�A�es serA?o divulgadas sobre as inscriA�A�es (www.eventos.ifc.edu.br/sepe) para esta nova ediA�A?o da SEPE, seja como ouvinte ou apresentador de trabalho.

how to write an introduction to a research paper, buy zithromax. *Texto e imagem: Cecom/Araquari.

CamboriA? recebe SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas

No dia 26 de junho de 2017 aconteceu, no IFC Campus CamboriA?, o SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas, promovido pela CoordenaA�A?o de Desenvolvimento de Pessoal em parceria com a unidade. O objetivo da aA�A?o foi aproximar a GestA?o de Pessoas dos servidores dos campi do IFC e estiveram presentes cerca de 160 servidores do campus. Durante o evento os presentes assistiram a duas palestras com as temA?ticas aposentadoria e trabalho em equipe, alA�m de poderem esclarecer dA?vidas a respeito dos assuntos abordados.

A primeira palestra foi realizada pela servidora da UFSC, NA?dia Zunino Simone, e tratou da PreparaA�A?o para a Carreira e Aposentadoria; a segunda foi conduzida pelo servidor do Hemosc, Maicon Eduardo Bortoluz, e abordou A importA?ncia do trabalho em equipe.

review article, zithromax online.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/CDP-DGP.

Cursos de capacitaA�A?o para os servidores

Servidor (a) IFC, aA�CoordenaA�A?o de Desenvolvimento de Pessoal (DGP) estA? com informaA�A�es atualizadas na sua pA?gina referente as oportunidades de cursos de capacitaA�A?o. SA?o diversos cursos ofertados a distA?ncia pelaA�Escola Nacional de AdministraA�A?o PA?blica (ENAP) neste segundo semestre.

Oportunidades de CapacitaA�A?o a�� ENAP

IntroduA�A?o A� Libras

InscriA�A�es:A�19/06/2017 a 20/10/2017
PerA�odo do curso:A�24/10/2017 a 04/12/2017
a��Planejamento EstratA�gico para OrganizaA�A�es PA?blicas
a��InscriA�A�es:A�18/05/2017 a 04/08/2017

assignment helpers, purchase Zoloft.

a��a��PerA�odo do curso:A�08/08/2017 a 11/09/2017
a��Link:A�https://goo.gl/8kPNUD
a��
Um Por Todos e Todos por Um a�� Pela A�tica e Cidadania

a��InscriA�A�es:A�17/04/2017 a 28/07/2017
a��PerA�odo do curso:A�01/08/2017 a 28/08/2017
a��Link:A�https://goo.gl/GfAofk
GestA?o EstratA�gica de Pessoas e Planos de Carreira

a��InscriA�A�es:A�05/05/2017 a 01/09/2017
a��PerA�odo do curso:A�05/09/2017 a 25/09/2017
a��A PrevidA?ncia Social dos Servidores PA?blicos: Regime PrA?prio e Regime de PrevidA?ncia
a��InscriA�A�es: 12/06/2017 a 13/10/2017
a��PerA�odo do curso:A�17/10/2017 a 13/11/2017
IntroduA�A?o ao Sistema de GestA?o do Assentamento Funcional Digital a�� SGAFD
InscriA�A�es: 12/06/2017 a 18/08/2017
PerA�odo do curso:A�22/08/2017 a 11/09/2017
O cronograma completo pode ser consultadoA�AQUIA�
A�(05/07/2017)

Mais informaA�A�es sobre sugestA?o deA�cursos gratuitos que podem ser realizados pelos servidores, acesseA�http://dgp.ifc.edu.br/desenvolvimento-do-servidor/

*Texto: DivulgaA�A?o/DGP.

InscriA�A�es abertas para I SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do IFC

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, recebe o I SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do IFC. O tema desta ediA�A?o serA? Contexto, desafios e perspectivas, tendo como temA?tica os cenA?rios trazidos pela Lei 13.415/2017 e pela Base Nacional Comum Curricular, considerando os impactos para a educaA�A?o profissional integrada ao Ensino MA�dio na vigA?ncia da ResoluA�A?o CNE 06/2012.

O objetivo A� analisar as possibilidades quanto A� reformulaA�A?o dos cursos tA�cnicos integrados ao ensino mA�dio do IFC, na constituiA�A?o, numa primeira etapa, de diretrizes gerais para os cursos.

thesis writing, zithromax without prescription.

Segundo a PrA?-Reitoria de Ensino do IFC, estA?o convocados os coordenadores de cursos tA�cnicos Integrados, diretores de Desenvolvimento Educacional (ou CGE ou equivalente) e um representante do NA?cleo PedagA?gico do campus.

Todos os servidores do IFC estA?o convidados a participarem do evento, principalmente os que atuam diretamente A� dinA?mica pedagA?gica dos cursos tA�cnicos Integrados.

Os interessados poderA?o se inscrever por meio do formulA?rio eletrA?nico. DisponA�vel em https://goo.gl/uDui7G. O evento tambA�m serA? transmitido via webconferA?ncia, sendo necessA?rio que os campi organizem o espaA�o adequado.

O critA�rio de seleA�A?o dos participantes se darA? de acordo com a ordem de inscriA�A?o, sendo decisA?o do campus a liberaA�A?o e/ou concessA?o de diA?ria.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Proen.

**Imagem: DivulgaA�A?o.

IFC e Cecop assinam convA?nio educativo para combate A� pirataria

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Fernandes, e o presidente do Conselho Estadual de Combate A� Pirataria (Cecop), vinculado A� Secretaria de Estado do Desenvolvimento EconA?mico e SustentA?vel, Jair Antonio Schmitt, assinaram, na tarde de sexta-feira (7/7), um convA?nio que visa o combate A� pirataria. O viA�s da parceria A� educativo, com o objetivo de levar A�s 16 unidades do IFC a conscientizaA�A?o e o conhecimento sobre o que A� pirataria.A�O convA?nio prevA? uma parceria de 2 anos (2017-2019) para que o Cecop participe de aA�A�es pontuais nos campi do IFC. A expectativa A� que as aA�A�es iniciem no segundo semestre durante atividades de ensino, pesquisa e extensA?o, como feiras e semanas acadA?micas.

Segundo uma pesquisa publicada em novembro de 2016 pela FecomA�rcio SC, que aborda a pirataria no estado e ouviu 412 pessoas, os jovens, na faixa etA?ria entre os 18 e 24 anos, sA?o os que mais admitem comprar produtos piratas (46,5%). Os catarinenses que declararam consumir pirataria (32%) dizem que o fazem por conta do preA�o mais baixo comparado com os produtos originais. Entretanto, os que nA?o consumiram produtos piratas (32,9%) somente nA?o o fizeram porque nA?o tiveram o estA�mulo necessA?rio para realizarem a compra. Isso mostra que o consumidor desconhece ou nA?o entende os prejuA�zos que podem ser gerados com a compra de pirataria.

PIRATARIA a�� De acordo com o MinistA�rio da JustiA�a e SeguranA�a PA?blica, o a�?CA?digo Penal Brasileiro classifica como crime qualquer reproduA�A?o total ou parcial do trabalho de outrem com o objetivo de obter lucro direto ou indireto sem autorizaA�A?o expressa do autor, do intA�rprete ou de seu representantea�?.

Esse crime implica diretamente a perda de arrecadaA�A?o tributA?ria, com a reduA�A?o dos empregos formais, com a queda em investimentos em inovaA�A?o e tecnologia, como ainda contribui para o crime organizado e para o risco A� saA?de dos consumidores.

parental movie reviews, clomid online.

a�?A sociedade precisa conhecer os riscos e os prejuA�zos da pirataria, por isso A� fundamental que uma instituiA�A?o de ensino promova o debate sobre o assunto, principalmente envolvendo a questA?o da propriedade intelectuala�?, salienta SA?nia.

Fonte: NA?cleo de Pesquisas FecomA�rcio SC. DisponA�vel em: <http://www.fecomercio-sc.com.br/fmanager/fecomercio/pesquisas/arquivo535_1.pdf>.

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

Bibliotecas divulgam sites que auxiliam estudantes nos trabalhos acadA?micos

Para facilitar a vida dos estudantes do IFC, a equipe de bibliotecA?rios informa alguns links que estA?o disponA�veis no personal statement for graduate school, order dapoxetine. site do Sistema de Bibliotecas do IFC (acesso em http://biblioteca.ifc.edu.br/normalizacao-de-trabalhos/), como forma de auxiliar os alunos na formataA�A?o correta dos seus trabalhos acadA?micos. SegundoA�Nauria Fontana, bibliotecA?ria no Campus ConcA?rdia,A�hA? diversos mecanismos que facilitam a vida do estudante na hora de produzir as referA?ncias corretamente, sem comprometer-se com a legislaA�A?o e melhorando a qualidade final do seu trabalho. “Existe a necessidade deA�produA�A?o de textos durante a vida acadA?mica dos alunos, nos diversos nA�veis de ensino, porA�m o mais importante A� a utilizaA�A?o correta dos textos consultados durante a pesquisa/estudo desenvolvido, com a utilizaA�A?o de citaA�A�es e indicaA�A?o de referA?ncias corretamente. Isso porque o plA?gio A� crime e estA? previsto na Lei nA? 9.610 (Lei de direitos autorais)”, explica ela.

Abaixo vocA? confere alguns links que estA?o disponA�veis no site do Sistema de Bibliotecas do IFC (http://biblioteca.ifc.edu.br/normalizacao-de-trabalhos/):

  1. MORE a�� mecanismo online para elaboraA�A?o de ReferA?ncias;
  2. Facilis a�� ferramenta online que gera automaticamente referA?ncias, conforme as normas da ABNT, para 25 tipos de documentos;
  3. Menthor a�� programa de computador de ediA�A?o de texto online, mais especificamente de ReferA?ncias, oferecido de forma gratuita pela internet.

*Texto: DivulgaA�A?o/Sistema de Bibliotecas do IFC.

Servidores realizam formaA�A?o em mediaA�A?o e conciliaA�A?o de conflitos

Servidores dos campi e da Reitoria do IFC participaram, entre os dias 13 e 23 de junho, de uma capacitaA�A?o voltada para a MediaA�A?o de Conflitos em Ambiente Escolar. Ao todo foram 40 servidores, divididos em duas turmas. A atividade aconteceu na Reitoria, em Blumenau, e foi conduzida por Paulo Moratelli, psicA?logo pela Universidade de Uberaba e especialista em Psicodrama e Psicologia Transpessoal.A�A aA�A?o foi proposta pela Proen, por meio da CoordenaA�A?o-Geral de PolA�ticas e Programas Estudantis, visto que as suas aA�A�es estA?o diretamente vinculadas ao acompanhamento dos estudantes nas questA�es relacionadas a conflitos, disciplinas e condutas.

literature reviews, zithromax reviews.

AtravA�s do curso, os participantes puderam compreender a justiA�a restaurativa, capacitando facilitadores de cA�rculos restaurativos e de mediaA�A?o de conflitos, oferecendo subsA�dios para o desenvolvimento do trabalho junto aos campi em que desempenham suas atribuiA�A�es. A aA�A?o tambA�m A� um recurso na implementaA�A?o do Regulamento de Conduta Discente, aprovado neste ano pelo Conselho Superior do IFC.

MAIS

A JustiA�a Restaurativa A� conhecida como uma tA�cnica de soluA�A?o de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vA�timas e dos ofensores. A prA?tica tem iniciativas cada vez mais diversificadas e jA? coleciona resultados positivos. Nesse contexto, surge a mediaA�A?o de conflitos em ambiente escolar, que A� uma forma de soluA�A?o de conflitos atravA�s de tA�cnicas em que o mediador facilita o diA?logo entre as partes, para que elas construam a melhor soluA�A?o para o problema.

As prA?ticas restaurativas trazem procedimentos, prA?ticas proativas e habilidades que podem colaborar para uma melhoria na prevenA�A?o e na resoluA�A?o positiva de conflitos em geral, contribuindo para o desenvolvimento de boas relaA�A�es no espaA�o escolar. SA?o ferramentas simples em recursos e profundas nas relaA�A�es de convivA?ncia, pois dA?o um destaque especial ao desenvolvimento de valores sociomorais importantes A�s crianA�as e aos jovens, tais como o respeito, a empatia, a interconexA?o, a responsabilidade social e a autodisciplina.

*Texto: DivulgaA�A?o/CGPPE.

**Foto: Cecom/Reitoria, por Nicole TrevisolA�| JornalistaA�MTE 02499 JP-SC

Servidores participam de capacitaA�A?o de GestA?o OrA�amentA?ria e Financeira

Entre os dias 19 e 23 de junho, 23 servidores do IFC realizaram o curso de GestA?o OrA�amentA?ria e Financeira, realizado em parceria com a Enap. O evento foi organizado pela CoordenaA�A?o de Desenvolvimento de Pessoal (DGP) e contou com o apoio do Campus Blumenau.A�O objetivo do curso foi capacitar servidores pA?blicos federais nos seguintes tA?picos: FinanA�as PA?blicas Aplicadas A� Atividade Financeira do Estado; IntegraA�A?o do Planejamento A� ExecuA�A?o OrA�amentA?rio-Financeira SIAFI; Instrumento para ExecuA�A?o OrA�amentA?rio-Financeira; ExecuA�A?o das Receitas PA?blicas; ExecuA�A?o das Despesas PA?blicas; ProgramaA�A?o Financeira Restos a Pagar, Despesas de ExercA�cios Anteriores e Suprimento de Fundos; e IntroduA�A?o A� Contabilidade Aplicada ao Setor PA?blico.

A capacitaA�A?o abordou os seguintes tA?picos:

  • Identificar os fundamentos e os princA�pios que nortearam a formulaA�A?o e implementaA�A?o do atual arcabouA�o institucional e das prA?ticas de gestA?o das finanA�as pA?blicas no Brasil;

  • Localizar os principais instrumentos adotados no ciclo de gestA?o dos recursos pA?blicos: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes OrA�amentA?rias (LDO), Lei OrA�amentA?ria Anual (LOA)A�e ProgramaA�A?o Financeira Anual;

  • Apontar as principais definiA�A�es e classificaA�A�es relacionadas com receita e despesa pA?blicas;

  • Identificar as etapas da execuA�A?o da despesa e sua caracterizaA�A?o;

  • Diferenciar CrA�dito de Recurso;

  • Identificar os principais requisitos legais para a geraA�A?o da receita e da despesa pA?blica;

  • Esclarecer o SIAFI como instrumento operacional adotado pelo governo federal para a gestA?o das contas pA?blicas;

  • Discutir o papel da programaA�A?o financeira na prevenA�A?o dos riscos fiscais e os diversos mecanismos de ajuste e prevenA�A?o de desequilA�brios na execuA�A?o orA�amentA?ria e financeira, adotados ao longo da histA?ria das finanA�as pA?blicas brasileiras;

  • Esclarecer o processo de ajuste adotado a partir da ediA�A?o da LRF;

  • Reconhecer os fundamentos e as exigA?ncias conjunturais que levaram A� adoA�A?o dos atuais mecanismos de gestA?o de caixa do Tesouro Nacional;

  • Situar os mecanismos de registro e controle do movimento de caixa do Tesouro Nacional;

  • Resumir as diversas modalidades de instrumentos de movimentaA�A?o financeira e de pagamento, adotadas pelo Tesouro Nacional;

  • Reconhecer os fundamentos e as exigA?ncias conjunturais que levaram A� adoA�A?o das normas de Contabilidade Aplicada ao Setor PA?blico.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/CoordenaA�A?o de Desenvolvimento de Pessoal (DGP).

writing a thesis statement, Zoloft withoutprescription.

Fraiburgo realiza II SimulaA�A?o das OrganizaA�A�es Internacionais

Durante um sA?bado (24/06/2017), estudantes do IFC – Campus Fraiburgo debatem, de maneira profunda, fatos histA?ricos e assuntos atuais que causam impacto na sociedade. A IIA�SimulaA�A?o das OrganizaA�A�es Internacionais do Instituto Federal (SIIF) iniciou A�s 8 horas e se encerrou A�s 16 horas, proporcionando que cada grupo representasse um paA�s, e os estudantes assumissem o papel deA�autoridades, como chefes de estado e diplomatas.

Segundo o professorA�Marcelo da Silva, o SIIF A� um projeto de ensino que visa fomentar a educaA�A?o e a cultura dos jovens por meio da simulaA�A?o dos processos de tomada de decisA?o dos principais foros de debates das OrganizaA�A�es Internacionais. Para isso, os alunos tiveram uma preparaA�A?o interdisciplinar, envolvendo aulas de oratA?ria, produA�A?o textual, atualidades, histA?ria, geografia, A�tica, e desenvolveram um programa nas aulas de informA?tica para organizar o jogo. “A interdisciplinariedade A� constante. Para o jogo ser desenvolvido, sA?o necessA?rios meses de preparaA�A?o, em que os estudantes se aprofundam nos temas e devem defender as reais opiniA�es de seus paA�ses, mesmo nA?o concordando com estas. Os alunos incorporam verdadeiros diplomatas, e A�tudo A� avaliado, desde os trajes, a postura, a oratA?ria, a argumentaA�A?o, dentre outros itens”, relata Silva.

Os temas debatidos na segunda ediA�A?o foramA�conhecimento da Palestina como um Estado e testes nucleares da Coreia do Norte. Presente no evento, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, falou na abertura e parabenizou o envolvimento dos estudantes nesta aA�A?o. Ainda, a segunda ediA�A?o contou com a participaA�A?o de professores convidados do Campus Videira.

Para projeA�A�es futuras, a ComissA?o Organizadora busca realizar um evento envolvendo todos os campi do IFC, em que cada unidade faria o seu Simulado com a classificaA�A?o de trA?s paA�ses, que participariam da etapa estadual do IFC.

Os vencedores da segunda ediA�A?o foram:

1A� Lugar: Turquia (Matheus Tonial, Estephani dos Santos, Cleiton Silva e Gabriel Mendes);

2A? Lugar: Reino Unido (Poliane Zago, Ana Caroline Luchesi e Julia Polli);

3A? Lugar: IrA? (Luciano Santos Jr, Isadora Oliveira , Marcos Munaro e Larissa Kunen).

academic essays, generic lioresal.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es deA�Marcelo da Silva.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Marcelo da Silva.

CamboriA? recebe avaliador da FederaA�A?o Internacional de CA?o-guia

Entre os dias 19 e 21 de junho, oA�instrutor australiano Marc Lyell, daA�FederaA�A?o Internacional de CA?o-Guia esteve em visita no IFC Campus CamboriA? como forma de avaliar o Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia. ApA?s acompanhar as atividades e a estrutura do projeto piloto no Brasil, Marc seguiu para o IFES como forma de conhecer o mesmo projeto desenvolvido lA?. A visita contou com a participaA�A?o da direA�A?o-geral do Campus CamboriA? e da equipe que coordenada as atividades do Centro CA?es-guia. Ainda, estiveram presentes integrantes da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com DeficiA?ncia, vinculada ao MinistA�rio dos Direitos Humanos.
A presenA�a do instrutor da FederaA�A?o faz parte da etapa de verificaA�A?o ao Centro de CA?es-guia A�quanto A� adequaA�A?o A�s normas internacionais. O A�Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia do IFC Campus CamboriA? estA? pleiteando a certificaA�A?o internacional.
*Texto: Cecom/Reitoria.

essays online, buy zithromax online.