Reditec Sul 2019: Inscrições abertas para ouvintes e submissões de experiências exitosas

As inscrições para a 2ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul (Reditec Sul 2019) estão abertas até o dia 16 de abril. A submissão de experiências exitosas pode ser feita até o dia 13.

Ambos os procedimentos podem ser feitos clicando neste link. O público-alvo do evento é composto por Reitores, Pró-Reitores, Diretores Gerais e diretores sistêmicos das instituições participantes.

O tema da Reditec Sul 2019 será “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da educação profissional no Brasil”. O evento ocorre de 14 a 16 de maio na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. No evento, serão discutidas as políticas e perspectivas das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Região Sul.

A programação da Reditec Sul conta com mesas redondas, painéis, fóruns, oficinas temáticas e apresentação de experiências exitosas. Ao final do evento, os relatores responsáveis elaboram a “Carta de Frederico”, um documento que reunirá tudo o que foi discutido e definido na reunião. A programação completa pode ser conferida no site da Reditec Sul 2019.

A Reunião de Diretores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia da Região Sul é um evento anual, cuja organização é alternada entre os IFs da Região Sul do Brasil. Neste ano, o IFFar está a frente da realização e conta com o apoio dos outros dois Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS e IFSul). São esperados cerca de 120 participantes.

A 43ª edição da Reditec Nacional será realizada no mês de setembro, em Florianópolis, e organizada em parceria pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento irá receber cerca de 1,4 mil dirigentes da Rede Federal para discutir políticas e desafios da educação profissional e tecnológica no Brasil. 

Texto e imagem: Secom/Reditec Sul

Reunião do Conif discute mudanças no MEC e os rumos da Rede

Nessa terça-feira, 9/4, o primeiro dia da 94ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió, coincidiu com a data da posse do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O cenário de mudança no MEC, as preocupações com o andamento das ações da pasta e as perspectivas concernentes à nova gestão tornaram as discussões mais urgentes e relevantes.

Diante do contexto, o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, afirmou que o Conselho solicitará uma audiência com o ministro empossado, assim como ocorreu com o professor Ricardo Vélez. Jerônimo pretende apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas potencialidades e, dessa forma, defender as prioridades das instituições para os próximos quatro anos.

“A pauta básica serão as mudanças desses últimos três meses no que diz respeito aos decretos que impactam diretamente a Rede Federal, como os relativos à extinção de cargos e funções, ao contingenciamento e aos Termos de Execução Descentralizada”, declarou.

Os gestores também discutiram questões relacionadas à Comunicação do Conif e receberam os representantes do MEC: Weber Tavares, coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal, Rodrigo Alves, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Silvilene Souza, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal, e Daniel Ferraz, coordenador-geral de Infraestrutura e Inovação da Rede Federal.

Conif e Ifal – Esta é a quarta vez que o Instituto Federal de Alagoas sedia a reunião do Conif. O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, ressaltou a importância de a instituição reunir a diretoria e os conselheiros neste momento.

“É uma honra receber e acolher todos os gestores. Além de sediar a reunião neste período tão crucial para o Brasil, temos a oportunidade de mostrar nossa instituição. Cada instituto tem um potencial e nós também temos. É essencial debatermos o cenário atual do País e a situação da Rede Federal”, disse.

De acordo com a Plataforma Nilo Peçanha, a Rede possui cerca de um milhão de estudantes matriculados (dados referentes a 2018). Em Alagoas, o Ifal conta com cerca de 21 mil estudantes e quase dois mil servidores.

Para o presidente do Conif, os 38 institutos federais, os dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II comprovam que a Educação Profissional está presente em todos os estados brasileiros, incluindo locais que não eram atendidos com educação de qualidade. “Nós podemos formar cidadãos que são indutores do desenvolvimento regional. Então, o Governo que pensa na questão do desenvolvimento do Brasil, tem que pensar na Educação e, principalmente, na Educação Profissional”, acrescentou.

Para o reitor eleito do Ifal, Carlos Guedes, que assumirá a gestão entre 2019-2023, as discussões do Conif em Alagoas ocorrem em um presente primordial para o Colégio de Dirigentes da Rede Federal.

“É uma ocasião de troca de experiências, mas também de busca conjunta de soluções para os desafios da Rede Federal, tanto do ponto de vista do orçamento, mas, principalmente, do ensino. Em todas as áreas são discutidos temas que angustiam os dirigentes de todos os institutos. A conversa com outros reitores, buscando soluções para os problemas que alguns institutos já tenham resolvido e que nos angustiam aqui, é necessária para que a gente possa consolidar ações, crescer de forma conjunta e trabalhar em rede, que é nosso objetivo”, completou.

Apresentação cultural – A Camerata Jovem do Ifal, projeto de Extensão em Música do Núcleo de Cultura do campus Maceió, abriu a reunião. O grupo é resultado da iniciativa ArtIfal que, desde 2011, trabalha com a formação inicial de jovens instrumentistas no âmbito da música erudita. A Camerata conta com a regência do maestro Almir Medeiros e é formada por 20 integrantes entre estudantes, monitores e colaboradores.

Texto e imagem: Bárbara Bonfim/Assessoria de Comunicação/Conif
Com informações da Assessoria de Comunicação do IFAL

IFC elabora Plano de Integridade para auxiliar no combate a fraudes e corrupção

Todos os prazos estipulados pela CGU para criação do plano foram cumpridos à risca pelo IFC

O Plano de Integridade Pública do Instituto Federal Catarinense – documento que apresenta as atribuições das estruturas de gestão  de Integridade do IFC e delimita uma conjunto de ações para evitar ocorrências de fraudes e corrupção na Instituição – já está totalmente pronto, aguardando apenas aprovação pelo Conselho Superior (Consuper).

O documento foi preparado pela Unidade de Gestão de Integridade (UGI) do Instituto, criada para desenvolver o material e, posteriormente, trabalhar questões referentes à Integridade no IFC. O grupo é composto por representantes da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, da Comissão de Ética, do gabinete da Reitoria, da Corregedoria, da Pró-Reitoria de Administração, da Coordenação de Gestão de Pessoas e da Ouvidoria. Para garantir a continuidade do trabalho, a portaria de implantação vincula os próprios cargos à Unidade, e não os nomes dos servidores que atualmente o ocupam.

A criação desta equipe e do Plano em si foi uma orientação da Controladoria-Geral da União (CGU), conforme explica a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFC e  coordenadora da UGI, Fani Lúcia Eberhardt. “Nós recebemos uma portaria, em maio de 2018, solicitando a implantação dessas medidas. À partir do momento em que formamos a Unidade, já recebemos uma série de demandas da CGU para compor o plano.”

O trabalho foi organizado em etapas pela Controladoria. Cada uma tratou de um assunto específico, como verificação de nepotismo, conflito de interesses e tratamento de denúncias (o cronograma completo está disponível para consulta na internet, no Painel da Integridade criado pelo CGU) e tinha um prazo de um mês para ser cumprida. “Todas as fases foram realizadas estritamente dentro do cronograma pelo IFC”, observa Fani. “Cada assunto foi discutido individualmente a fundo para que o prazo fosse cumprido. Vale ressaltar que a implantação de um cronograma rígido foi importante para o processo, pois nos levou a debater constantemente a Integridade no Instituto ao longo de todo um semestre”.

A coordenadora da UGI ressalta que a elaboração do documento é apenas o começo de um trabalho contínuo. “Nós propusemos um plano de ação e, agora que ele está pronto, o desafio é criar espaços de discussão e campanhas sobre a Integridade e os diversos sistemas que a compõem. Além disso, ainda temos a tarefa de aprimorar a gestão de risco para integridade. Assim sendo, teremos em 2019 reuniões bimestrais para alinhar as ações de cada órgão que compõe a unidade”.

Fani destaca ainda que o plano não é imutável. “Nós pretendemos, ao longo do ano (ou, mais tardar, até 2020), lançar uma segunda versão. Essa é a indicação: seguir amadurecendo e abarcando cada vez mais ações para fortalecer a Integridade. Tudo faz parte de um todo maior: o Programa de Integridade da CGU”, explica. Ela finaliza apontando que essa é uma questão que concerne a todos os trabalhadores do IFC. “É por isso que o trabalho prevê espaços de discussão e campanhas de divulgação. Não adianta a gente discutir a gestão de risco para Integridade se todos os servidores não tiverem conhecimento do que se trata.”

Confira abaixo um vídeo, elaborado pela Controladoria-Geral da União, no qual o ministro Wagner Rosário fala sobre a implementação do Programa de Integridade no Setor Público e responde a 5 questões fundamentais sobre o tema:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: CGU/Reprodução

Expoagro Afubra recebeu projeto desenvolvido entre SC e RS

Desenvolvido por instituições de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre elas o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Projeto Phenoglad foi apresentado na última edição da Expoagro Afubra, realizada em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.

Professora Alexandra Goede de Souza, do IFC Rio do Sul, explica que projeto tem por objetivo trazer uma nova opção de renda aos produtores rurais e proporcionar a oferta de flores com menor preço aos consumidores.

“O gladíolo, ou palma-de-santa-rita como também é conhecido, é uma flor de corte, de fácil cultivo e grande beleza que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Devido a sua rusticidade e ciclo curto, adapta-se as características das pequenas propriedades rurais, sendo vista como uma nova oportunidade aos agricultores catarinenses”, destaca Souza.

Nesta edição da Expoagro Afubra, feira voltada à agricultura familiar, o projeto foi representado pela equipe do Rio Grande do Sul que montou uma unidade demonstrativa da cultura do gladíolo no evento, entre os dias 26 e 28 de março.

Em Santa Catarina, os trabalhos com a cultura são desenvolvidos nos campi IFC Rio do Sul, IFC Concórdia e UFSC Curitibanos. No âmbito do IFC, os projetos recebem recursos e apoio por meio de editais de ensino, pesquisa e extensão.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Divulgação do projeto

Estudantes do IFC Rio do Sul conquistam três prêmios na Febrace

De 18 a 22 de março, a 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace – reuniu 332 projetos de Ciências e Engenharia, desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, na Cidade Universitária da USP, na capital paulista.

Entre essas centenas de jovens, Daiane Carl e Daniele Borba Voigt, estudantes do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio no IFC Rio do Sul, destacaram-se e conquistaram três prêmios com o trabalho “Quadro Vivo automatizado, cultivo em espaços reduzidos”, orientado pelos professores Denise Fernandes e Eduardo Bidese Puhl.

Após a maratona de apresentações, além do 4⁰ lugar geral na área de Ciências Exatas e da Terra, oferecido pela organização da Febrace, as estudantes foram premiadas no “Intel Excellence in Computer Science Award”, com 200 dólares oferecidos pela Intel para ser investido no projeto. Ainda todos os integrantes da equipe receberam kit de desenvolvimento em IoT (Internet of Things), no “Prêmio Internet das Coisas”, concedido pela Samsung.

“Os resultados da Febrace foram extremamente construtivos para a continuidade do nosso trabalho. O feedback recebido dos avaliadores é fundamental para o crescimento da pesquisa. A imersão em um ambiente de desenvolvimento científico é muito inspirador para nós. Sem dúvida, foi uma experiência que nos motivou imensuravelmente a continuar e persistir em nossa ideia, tanto pelo reconhecimento de nosso esforço até agora quanto pelo encorajamento a levar o Quadro Vivo à frente”, destaca Voigt.

Para Carl, o diferencial em participar de uma feira nacional foi conhecer pessoas de vivências muito diferentes e também com ideias e projetos inovadores que as inspiram a irem mais longe. “O ambiente diferenciado deu-nos novas perspectivas sobre o nosso projeto como o potencial, o público-alvo, os rumos que estamos tomando e as decisões que fizemos ao longo do tempo. Foi uma experiência transformadora que indicamos a todos os alunos do IFC, pois pode realmente mudar suas vidas. É uma sensação intensa que difere muito de participar de feiras locais”, define a estudante.

“O trabalho ‘Quadro Vivo automatizado, cultivo em espaços reduzidos’ é resultado da atividade de iniciação científica com integração de duas áreas do campus de Rio do Sul: Biotecnologia Vegetal e Engenharia Mecatrônica. Foi um dos representantes estaduais e, em especial, representou muito bem o Campus Rio do Sul na Febrace”, explica Fernandes.

De acordo com o professor, os resultados do trabalho, que tem como ponto forte a multidisciplinariedade, são consequência da dedicação de toda equipe, especialmente das alunas. “Comentei com elas que estes resultados de expressão nacional e internacional, conquistados por elas aos 17 e 16 anos, são dignos de real orgulho. Sinto-me realizado pela conquista delas. Acredito que motivará outros alunos a trabalharem com dedicação e, com certeza, motiva-me a prosseguir com novas orientações”, ressalta Puhl.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Para saber mais, acesse a página oficial da Feira.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Foto: arquivo pessoal

Servidores do IFC capacitam-se para atender estudante com necessidades específicas

Equipe do IFC Campus Avançado Sombrio esteve no Campus Osório, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para conhecer o trabalho realizado pelos docentes no atendimento a estudantes com necessidades específicas. O motivo da visita, feita em 20 de março, surgiu do compromisso em oferecer atendimento para um estudante cego que ingressou no IFC neste ano.

Participaram do encontro os professores do IFC Ana Cristina Quintanilha Schreiber (Pedagogia), Helmo Alan Batista de Araújo (Física), Leila Maria Vasquez Beltrão (Geografia), Marcelo Bereta Lopes (Matemática) e Tatiane Estácio de Paula (Química), a estudante de licenciatura em Matemática Camila Viegas e a técnica administrativa Milena Alves Bratti, que atuou no Campus Osório de 2012 a 2016. O grupo foi recebido no IFRS pelo diretor-geral Claudino Andrighetto, pela assistente de alunos Giane Santos e pelos estudantes Victor de Lucena Santos e Jean Gustavo Benetti da Rosa, responsáveis, em 2018, pela condução do projeto Braile Básico.

Na oportunidade, os professores do IFRS Josias Savois (Matemática), Terrimar Pasqualetto (Física), Alessandro Bucussi (Física) e Mariana Ost (Educação Física) relataram as práticas que estão sendo utilizadas em sala de aula para promover o processo de ensino-aprendizagem do estudante Victor de Lucena, que ficou cego no final de 2015.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
com informações da comunicação do IFRS

Membros do Consuper decidirão as datas do processo eleitoral 2019 em abril

Membros do Conselho Superior do IFC (Consuper) – Biênio 2017/2019 – participaram da 7ª reunião ordinária, nos dias 21 e 22 de março, na Reitoria, em Blumenau. Um dos assuntos da pauta foi a discussão sobre o Processo Eleitoral IFC 2019 para os cargos de reitor(a), diretores(as)-gerais nos campi e membros do Consuper. Na ocasião, várias sugestões foram propostas, mas a decisão final foi adiada para a reunião extraordinária agendada para 24 de abril.

Os assuntos debatidos nesta primeira reunião ordinária de 2019 foram:

Ad Referendum 008/2018 – Processo nº 23348.007609/2018-11 – Altera e Inclui dispositivos à Resolução nº 011 – Consuper/2015, que dispõe sobre o Regulamento de Atividades Docentes do IFC;
Ad Referendum 009/2018 – Processo nº 23348.007481/2018-96 – Indicação de nomeação do substituto de auditor-chefe do IFC;
Ad Referendum 011/2018 – Processo nº 23352.002076/2018-12 – Projeto pedagógico de Pós-Graduação em Educação lato sensu – Campus Videira;
Ad Referendum 001/2019 – Processo nº 23348.007322/2018-91 – Regulamentação do Programa de Auxílios Estudantis – PAE do IFC;
Ad Referendum 002/2019 – Processo nº 23348.000574/2019-71 – Aprova o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – Paint – Ano 2019;
Ad Referendum 003/2019 – Processo nº 23473.001180/2018-13 – PPC Proeja – Eletricista industrial – Campus Blumenau;
Processo nº 23348.005514/2018-63 – Petição administrativa com pedido de informação;
Processo nº 23348.007370/2018-80 – Dispõe sobre alteração na Resolução nº 005/2014 – Regimento interno da CPPD;
Processo nº 23348.004290/2018-72 – Regulamentação do Centro de Línguas do Instituto Federal do IFC – CLIFC;
Processo nº 23348.006455/2018-41 – Regulamento local do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional do IFC;
Processo nº 23348.007292/2018-13 – Processo Eleitoral 2019;
Processo nº 23348.003599/2016-83 – Dispõe sobre alteração da regulamentação do Programa de Monitoria do IFC;
Processo nº 23348.008071/2018-62 – Regimento Interno dos Serviços de Enfermagem do IFC;
Processo nº 23351.002076/2018-22 – Regulamento de casas funcionais sob a guarda do IFC;
Processo nº 23348.007410/2018-93 – PPC de formação pedagógica para graduados não licenciados;
Processo nº 23348.007019/2018-99 – Diretrizes para educação profissional técnica integrada ao ensino médio;
Processo nº 23348.007845/2018-38 – Altera Regimento Interno do Consepe;
Processo nº 23348.004611/2018-39 – Núcleo bílingue Libras-Língua Portuguesa (NuBi) do IFC;
Processo nº 23348.002817/2018-24 – Dispõe sobre Política de Gestão de Riscos no IFC;
Processo nº 23348.007375/2018-11 – Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes dos IFC.

Consuper é o órgão máximo do IFC e tem caráter consultivo e deliberativo. As reuniões do órgão são transmitidas ao vivo pela Internet e, depois, disponibilizadas na página do Conselho, permitindo-se assim que a comunidade tenha acesso às discussões e decisões tomadas pelos conselheiros.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Foto: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri

Campus São Bento do Sul promove II Semana Feminista

Aconteceu na semana passada, dias 21 e 22 de março, a II Semana Feminista do IFC São Bento do Sul. Com talento e criatividade, alunos e servidores puderam participar de atividades que ajudaram na reflexão sobre a situação das mulheres na nossa sociedade. Com conversas, dinâmicas e atividades culturais, foram levantados temas como machismo, assédio, feminismo, violência contra a mulher, entre outros assuntos que são parte da realidade feminina e que vêm gerando debates e questionamentos.

Na manhã do dia 21, a professora Juliana Ben Brizola da Silva, da disciplina de Sociologia, organizou uma dinâmica com os alunos do Ensino Médio Integrado: o Jogo dos Privilégios. Durante a semana, nas aulas de Português, com a professora Ana Paula Pereira Villela, e de Sociologia, foi desenvolvida a atividade: “Teia de Significados”. A professora Cristhiane Guertler, da área da Segurança do Trabalho, trabalhou, com as turmas do Médio Integrado, o tema “Trabalho Feminino e Segurança do Trabalho”, nas aulas da disciplina.

Na quinta-feira, 22, as professoras Maria Flávia Soares Pinto Carvalho, Nágila Cristina Hinckel e Simone Gutjhar, das disciplinas de Educação Física, Projeto Integrador e Artes, respectivamente, organizaram, no pátio do campus, encenações teatrais com os alunos, para que eles pudessem expressar, por meio da arte, os temas que vinham sendo discutidos. Os alunos cantaram, atuaram e demonstraram grande envolvimento e sensibilidade frente as questões tratadas durante a Semana. Na parte da tarde, as alunas da Graduação participaram de uma Roda de Conversa com a professora Patricia Ternes Dallagnollo, de Física,  e os alunos puderam assistir ao documentário  “The mask you live in”, com o Professor de matemática Rodrigo Ernesto Schroer.

Destaca-se também o trabalho dos alunos na elaboração de cartazes com temáticas feministas, que, durante toda a semana, foram expostos nos espaços externos do campus, trazendo mensagens questionadoras e relevantes.

O IFC São Bento do Sul parabeniza  alunos, professores e todos os envolvidos na realização da II Semana Feminista, e também valoriza a iniciativa de se trazer para dentro do campus temas que precisam ser refletidos e colocados em discussão, ajudando na construção de uma cultura de mais igualdade, respeito e dignidade para todas e todos.

Mostra fotográfica

Paralelamente às atividades da Semana, a Biblioteca do campus organizou uma exposição fotográfica sobre mulheres inspiradoras. A mostra, idealizada pela auxiliar de Biblioteca do campus, Maria Clara Malheiros, e promovida com apoio da bibliotecária Maria de Nasaré Oliveira, começou no dia 8 de março e segue até dia 31.

A exposição foi organizada para trazer aos frequentadores do campus figuras femininas conhecidas e não tão conhecidas do grande público, mas que possuem histórias de luta, determinação e transgressão. As imagens foram exibidas nas portas dos guarda-volumes da unidade, com o nome da homenageada e um breve resumo de sua biografia. As retratadas foram escolhidas por suas histórias de vida e de luta, e por suas contribuições para a ciência, cultura, política, literatura, artes e outros inúmeros setores da nossa sociedade. Mulheres de várias épocas que, com suas ações, marcaram e ainda marcam nossa história.

Texto: Cecom/São Bento do Sul/Maria Clara Malheiros
Imagens: Maria de Nasaré Oliveira e Jaqueline Ropelato

Bombeiros Militares relatam Operação Brumadinho/MG aos estudantes do IFC Luzerna

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho integrado ao ensino médio e servidores do IFC Luzerna participaram nesta quarta, dia 20, de uma apresentação com os bombeiros militares, do 11º Batalhão de Joaçaba/SC, Tenente Franz, responsável pela equipe do 11º Batalhão na Operação, e os soldados Rodrigues e Cheine. Estes militares integraram a missão em Brumadinho, Minas Gerais, após o rompimento de barragem da Mina Córrego do Feijão, pertencente à empresa Vale, ocorrido em 25 de janeiro de 2019.

Considerada a maior operação de busca e salvamento interagências, as equipes na cidade mineira contaram com cerca de 1.800 bombeiros, sob a doutrina do sistema de comando e operações, com integração de mais de 55 órgãos públicos de nível municipal, estadual e federal. Cães também trabalharam na operação, como foi o caso da cadela Zara e do cão Hunter. “O uso dos animais foi de extrema importância para localização das vítimas. O cão consegue farejar o cheiro e sinalizar o local do seguimento”, explicaram os bombeiros de Joaçaba.

De acordo com os militares, uma das ferramentas de grande importância para o controle da operação foi um aplicativo, desenvolvido no estado de Santa Catarina, na cidade de Tubarão. O aplicativo auxiliava no controle e registro da localização e dos itens encontrados, como documentos, automóveis, corpos e seguimentos de humanos e animais.

“Nossa maior recompensa foi o apoio da população, cada abraço recebido e cada carta entregue pelas crianças e adultos como uma forma de gratidão”, destacou o soldado Cheine ao responder o questionamento de uma das alunas do IFC sobre se eles esperam algum reconhecimento por parte da Vale.

Tragédia em Brumadinho

Segundo dados da Defesa Civil de Minas Gerais, até o momento, 210 mortes foram confirmadas e 96 pessoas continuam desaparecidas. Por isso, as operações de buscas continuam. Além das centenas de mortes, o rompimento causou a contaminação do Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco.

Rompimento da barragem promoveu um volume de rejeito de aproximadamente 10,5 milhões de m³, o que equivale a cerca de 4,2 mil piscinas olímpicas de rejeito (uma piscina olímpica tem capacidade de 2.500m³). Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. Depois de arrasar a área da Vale, a lama da mineradora atingiu comunidades de Brumadinho, destruindo casas, uma pousada e propriedades rurais.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
com informações das Cecoms do Campus e da Prefeitura Municipal de Luzerna
Fotos: IFC Campus Luzerna

Codir realiza segunda reunião ordinária de 2019

O Colégio de Dirigentes (Codir) do IFC realizou sua 2º reunião ordinária de 2019 nos dias 19 e 20 de março. O encontro foi realizado na Sala dos Conselhos do Instituto, situada na Reitoria.

A pauta da reunião foi a seguinte:

  • Terceirização de Projetos (Prodin);
  • Relatório de Gestão 2018 (Prodin);
  • Micti 2019 e IFCultura (Diretor Hélio; Propi/Proex e Proen);
  • Centralização do protocolo (Diretor Amir);
  • Apresentação do Relatório de Atividades Correicionais – Exercício de 2018 e
  • Apresentação de Resumo sobre Diagnóstico e Proposições sobre Processos Disciplinares Discentes (Corregedoria);
  • Informes da Proex;
  • Distribuição do recurso do PNAEs (Proen);
  • Informes da reitora.

O Codir

O Colégio de Dirigentes é um órgão de caráter consultivo, que tem como objetivo dar apoio ao processo decisório da Reitoria. É composto pelos pró-reitores e diretores-gerais dos campi, além da reitora.

As reuniões do Codir são transmitidas ao vivo; o link para acompanhamento é enviado por e-mail a todos os servidores. Todos vídeos de transmissões e as atas das reuniões são disponibilizados na página do órgão, no portal do IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Foto: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri