Reitoria promove semana de atividades em celebração ao Dia da Mulher

A Reitoria do Instituto Federal Catarinense, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), organizou, de 11 a 15 de março, uma semana de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. A programação especial foi realizada às tardes, no auditório da Reitoria – com exceção da atividade de quarta-feira, conduzida no consultório do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). Os servidores interessados se inscreveram na semana anterior por meio do Sistema SIG.

Os três primeiros dias contaram com atividades propostas por servidoras da Reitoria. “A programação teve como objetivo mostrar o talento das mulheres que trabalham aqui”, explica Roni Pichetti, que atuou na organização do evento. “Enviamos um e-mail a todas, pedindo a colaboração de voluntárias na realização de oficinas sobre assuntos sobre os quais tivessem conhecimento e interesse. Após a resposta das colegas, distribuímos as atividades da semana”.

Na segunda-feira, dia 11, a coordenadora de Ingresso do IFC, Carolina Bergmann, ministrou a Oficina de vivência musical “A música é para todos?”, na qual trabalhou questões como ritmo, pulsação, coordenação motora, memória e musicalidade. Na terça, Anandra Martendal, da Coordenação de Desenvolvimento Pessoal e Qualidade de Vida do Instituto, realizou a atividade “Horta na Varanda”, em que os participantes aprenderam a cultivar plantas em pequenos recipientes. Já na quarta, Merci Schreiber, da Coordenação de Saúde, Segurança do Trabalho e SIASS, administrou sessões do método terapêutico Barras de Access.

Nos demais dias, o cronograma manteve a linha de promover atividades que incentivassem o bem estar das mulheres. Uma palestra sobre a importância da nutrição para a saúde da mulher foi a atividade de quinta-feira, conduzida pelo nutricionista Paulo Roberto de Freitas Junior. E, por fim, na sexta-feira, a equipe do projeto de extensão Toque Terapêutico, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), aplicou sessões de reiki. “Percebemos que os colegas da Reitoria preferem atividades práticas, visto que as vagas para as atividades terapêuticas esgotaram logo que lançadas”, observa Pichetti.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagens: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri

IFC Camboriú participa de consulta pública para aprovação de Dia do Cão-guia em Itajaí

Os integrantes, usuários e voluntários do Programa Cães-guia do IFC – Camboriú participaram da Consulta Pública para criação do Dia Municipal do Cão-guia (25 de abril), no município de Itajaí/SC. O projeto, segundo o coordenador do Centro de Treinamento de Cães-guia do IFC, Luiz Alberto Ferreira, é de iniciativa da Câmara de Vereadores (vereador Marcelo Werner) e tem também o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Itajaí.

De acordo com Ferreira, o Projeto de Lei nº 117/2018 foi aprovado na consulta pública e agora segue para aprovação dos vereadores. “A intenção do projeto é, acima de tudo, educativa e busca esclarecer os direitos assegurados ao usuário do cão-guia, treinadores e famílias socializadoras. Contribui também para enfatizar a importância da política pública no Brasil, na qual o IFC Campus Camboriú é protagonista quando se trata de formação de profissionais para atuação na área”, finalizou o coordenador.

Fonte: Cecom/Camboriú
Fotos: Márcia Santos de Souza

IFC forma primeira turma de Pedagogia do Campus Blumenau

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau formou, no dia 28 de fevereiro, a primeira turma de Licenciatura em Pedagogia. A cerimônia de outorga de grau dos nove formandos ocorreu no Auditório da GERED Blumenau, em noite marcada por emoção, agradecimento e homenagens a pais e professores.

“Nestes quatro anos, aprendemos a fazer planejamentos, a transformar e a nos transformar em nossa prática enquanto professores. Almejamos e sonhamos com esta conquista, e, hoje, podemos expressar a nossa gratidão às pessoas que viveram este sonho conosco”, agradeceram as oradoras da turma, Raquel Amorim Machado e Bruna Caroline Ferreira.

A coordenadora do curso, professora Inge Renate Frose Suhr, destacou que sonhar com um mundo mais justo, fraterno e ético, e assumir a responsabilidade em participar da formação do outro, é o que move o profissional da educação. “Tenho certeza de que hoje entregamos para Blumenau um grupo de educadores que assume esse desafio. Vocês estão prontos para enfrentar a docência, pois receberam uma boa formação. Desejo que vocês se sintam sempre inacabados, sempre em movimento, conscientes de que aprender é atividade que acompanha o educador”.

A diretora-geral pro tempore, Marilane Wolff Paim, abordou princípios da ética e da prática social a partir da perspectiva de Paulo Freire e adiantou o maior desafio da profissão: “Durante todo o curso, vocês estudaram, trabalharam e aprenderam o conceito da palavra transformação. Creio ser este o maior desafio desta caminhada que hoje inicia. Não chegamos ao fim. Pelo contrário, apenas estamos dando um passo entre tantos outros, pois sabemos que o conhecimento é um processo em construção, e nós, como seres inacabados e inconclusos, somos continuamente desafiados a saber mais”.

A reitora, Sônia Regina de Souza Fernandes, ressaltou o contexto dos institutos federais, sua história e a importância dos IFs para uma formação cidadã. Sônia finalizou fazendo uma paráfrase do pensamento de Paulo Freire com a música escolhida pelos formandos para relembrar os quatro anos de faculdade: “Como a música dizia que daqui para frente há muito a se caminhar, desejo que este caminhar seja na condição do inacabado, na condição do homem e da mulher que não está acabado nunca, e que se refaz a todo momento. Que este ato simbólico, o recebimento de uma outorga de grau, torne-os seres humanos melhores na construção de um mundo melhor”.

Pedagogia nota máxima no MEC – Além da formatura, os acadêmicos comemoram a recente nota 5 conquistada na avaliação de reconhecimento de curso, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado após a visita de avaliadores do Inep ao Campus Blumenau, que ocorreu em dezembro. A nota (conceito de curso) varia em uma escala de um a cinco, sendo cinco considerado “excelente”.
O curso de Pedagogia do Campus Blumenau iniciou em março de 2015 e, atualmente, conta com cerca de 140 acadêmicos. É o primeiro e único curso de Pedagogia 100% presencial e gratuito em Blumenau.

 

Texto e Fotos: Cecom/Campus Blumenau/Jornalista Gisele Silveira.

Alunos do IFC Camboriú conquistam 1º e 3º lugares no Global Legal Hackathon BC 2019

Os alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), do IFC Camboriú, Pedro Luiz Fernandes e Rafael Silva Neukirchen, conquistaram o primeiro lugar no Global Legal Hackathon (GLH) BC 2019. Além do primeiro lugar, o pódio do evento ficou quase completo com o IFC Camboriú. Das três colocações, o campus faturou também a terceira, com a equipe formada pelos estudantes Daniel Becker Bortoluzzi, Gabriel Mauro Lemos Lisbôa dos Santos e Renan Fernandes de Souza.

O GLH é o maior evento jurídico do mundo com foco na criação de soluções práticas para o mundo jurídico, seja para negócios ou acesso à justiça. Nesta edição participaram, aproximadamente, 5.000 pessoas, em 71 cidades espalhadas por diferentes países. Balneário Camboriú, cidade na qual o IFC Camboriú marcou presença, foi um dos municípios que sediou a primeira fase do evento, com mais de 150 pessoas, entre maratonistas e mentores.

De acordo com o coordenador do BSI e também mentor representante do IFC na área de tecnologia, Alexandre de Aguiar Amaral, o evento contou com participantes de diversas regiões de Santa Catarina e de outros estados. “Após 54 horas interruptas de maratona, as equipes apresentaram e convencerem uma banca avaliadora, compostas por membros da área jurídica, de negócio e de tecnologia”, destacou Alexandre.

Agora, os estudantes do IFC Camboriú vão encarar uma preparação para a próxima etapa do evento, que será online, no dia 15 de março. Os vencedores da primeira rodada apresentarão suas soluções como uma demonstração em vídeo para o painel de jurados internacional do segundo turno. Após essa etapa virtual, no dia 4 de maio, ocorre a final em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com a demonstração das soluções tecnológicas para um painel ao vivo de juízes.

Confira a classificação do Global Legal Hackathon BC 2019:

•    1º lugar: Easy Legal – facilita o entendimento do “Juridiquês” (alunos do BSI – IFC Camboriú)
•    2º lugar: 2BRAVE (@twobrave) – fornece acesso jurídico a mulheres que sofreram algum tipo de violência.
•    3º lugar: Jus Check – uma plataforma que facilita a consulta penal (alunos do BSI – IFC Camboriú)

Segundo Amaral, as premiações foram de R$ 2,5 mil reais para a primeira equipe vencedora, R$1,5 mil para a segunda e R$ 500 para a terceira equipe. “Muito além das premiações, o evento proporcionou aos alunos a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação em uma área e em problemáticas comumente não abordadas nos cursos de tecnologia, a área jurídica, bem como realizar networking com os demais participantes e empresários”, finalizou o professor.

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://globallegalhackathon.com/

Texto: Cecom Camboriú / Marília Massochin 
Fotos: Alexandre Amaral

Comissão de Ética do IFC abre seleção para membros suplentes

A Comissão de Ética do IFC deu início a processo simplificado de consulta para seleção de membros suplentes. Estão disponíveis duas vagas para mandato de três anos – com possibilidade de uma recondução.

As inscrições do processo seletivo vão de 11 a 15 de março. Para participar, é preciso ser servidor efetivo do IFC, ter disponibilidade para participar das reuniões da Comissão e do curso de formação para membros (ministrado em Brasília) e não ter sofrido nenhuma das penalidades previstas no edital de seleção, entre outros pré-requisitos.

A seleção tem fase única, na qual o(a) candidato(a) deve expressar, em até cinco linhas, sua compreensão sobre o slogan da Comissão de Ética – “Ética e educação – formando cidadãos” – e redigir uma carta de intenção, de no mínimo cinco e no máximo 20 linhas, explicando “por que deseja ser um representante da Comissão de Ética e como sua participação poderá colaborar com os trabalhos da Comissão”.

Os formulários necessários para os procedimentos estão disponíveis como anexos. As respostas deverão ser enviadas para o e-mail secretaria.comissaodeetica@ifc.edu.br com o título “PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, EDITAL CE Nº 001/2019 – AVALIAÇÃO”;  no corpo do e-mail, deve constar apenas o texto “envio do anexo I, com dados para inscrição, resposta da avaliação e carta de intenção”.

O cronograma completo das atividades da seleção está disponível no edital. O resultado será divulgado no dia 10/04, na página da Comissão de Ética do IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri

Núcleo de Gestão Ambiental do IFC realiza segundo Encontro Anual

O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC realizou, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o seu segundo Encontro Anual. O evento, realizado no auditório da Reitoria, reuniu os coordenadores locais do NGA nos campi e teve como objetivo planejar, de forma integrada, a execução das ações propostas no Plano de Logística Sustentável do Instituto.

Durante as discussões, entre outros apontamentos, ficou definida a realização da Semana do Meio Ambiente no IFC, com pelo menos uma atividade envolvendo a temática ambiental em cada campus.

Sobre o Núcleo – O NGA foi criado em 2013 e tem como principal atribuição discutir, formular e implantar a Política Ambiental do IFC. Além disso, suas ações são voltadas para a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos aos problemas ambientais que concernem ao Instituto.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Foto: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri

IFC participa da implantação do Centro de Inovação em Videira

Você já ouviu falar em “tríplice hélice”? É um conceito que preconiza a união de empresas, instituições de ensino e setor público com o objetivo de fomentar um ambiente de inovação e desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

Integrando a “hélice” das instituições de ensino, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira está participando do Grupo de Trabalho (GT) de Inovação, criado pela Prefeitura Municipal de Videira em dezembro de 2018. Além do IFC, integram o GT 14 representantes de todas as Secretarias da Prefeitura, 14 representantes de Instituições de Ensino e 14 representantes do setor privado, entre comércio e indústria.

O objetivo do GT Inovação é criar e implantar o Centro de Inovação. “O Centro de Inovação é um espaço que agrega vários serviços que são motivadores de Inovação.  É um espaço que conterá uma incubadora tecnológica, mas que não se restringe a isso, podendo ter também espaços de divulgação de pesquisas e ações diversas para fomentar a Inovação”, explica o Secretário de Educação Luiz Felipe Torcatto Zanella, que participa do GT representando a Prefeitura de Videira.

Zanella conta que, em 2017, a Prefeitura buscou contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), responsável pelo Programa Pacto pela Inovação. “Por meio deste Programa, foi desenvolvida uma série de instruções, normativas e guias sobre como ativar os Ecossistemas de Inovação. O Programa criou 13 Centros de Inovação com investimento em espaços físicos próprios para este fim. Os Centros de Inovação mais próximos de Videira ficam em Lages, Joaçaba e Chapecó. Com base no Programa Pacto pela Inovação, estamos agora desenvolvendo o Centro que será instalado em Videira”, detalha.

Em Videira, o Centro de Inovação irá funcionar na nova Rodoviária, em um espaço de 800 metros quadrados. Neste momento, o GT trabalha desenvolvendo um plano de operações, incluindo a elaboração de uma legislação municipal, ponderando questões jurídicas e burocráticas que envolvem todo o processo.

Representantes do IFC no GT Inovação, os professores Josy Carvalho Gardin e Manassés Ribeiro explicam que o papel da Instituição de Ensino é contribuir com o conhecimento para a criação e implantação do Centro de Inovação. “Nosso Setor de Tecnologia de Informação elaborou o projeto de infraestrutura lógica para instalação da rede de dados do Centro de Inovação. Acreditamos que é fundamental somar esforços para o desenvolvimento de Videira e região”, explicam os professores.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, integrantes do GT Inovação estiveram em Florianópolis para conhecer experiências bem sucedidas na área de Inovação. A programação da viagem contou com visitas ao Sebrae Lab, Centro de Inovação Acate Primavera, Observatório da Indústria Fiesc, Centro de Inovação Acate-Dimas e Sapiens Parque.

Texto e Foto:  Cecom/Videira

Inscrições abertas para I Seminário das Equipes de Atendimento ao Estudante do IFC

O Instituto Federal Catarinense realiza, nos dias 26 e 27 de março, seu I Seminário das Equipes de Atendimento ao Estudante.

O evento, promovido no campus Araquari, tem como objetivo a troca de experiências, o debate e a qualificação dos profissionais das diversas áreas que compõem as equipes de atendimento ao estudante do Instituto – além de elaborar coletivamente soluções para o aprimoramento das políticas de atendimento estudantil da instituição.

As inscrições pra participação no Seminário já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15/03 por meio do site oficial do evento. Também é possível inscrever relatos de Experiências Exitosas – apresentações de até 15 minutos que têm como objetivo o compartilhamento de projetos e ações de sucesso na perspectiva do atendimento multiprofissional no IFC. o resultado das seleção de Experiências Exitosas será divulgado no dia 18/03.

O site traz ainda a programação completa – que inclui palestras, debates, relatos de experiências e grupos de trabalho divididos por eixo temático.

O I Seminário das Equipes de Atendimento ao Estudante do IFC é organizado pela Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis da Proen e pelo Núcleo Pedagógico (Nupe) do Campus Araquari.

IFC Campus Brusque implementará o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque firmou, junto ao Ministério do Meio Ambiente, Termo de Adesão com a finalidade de desenvolver projetos destinados à implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.

A Agenda 3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

Nesse sentido, o Plano de Gestão Socioambiental do IFC Campus Brusque tem como objetivo implantar uma agenda de práticas, ações e iniciativas de sustentabilidade ambiental nos diversos setores da instituição, de forma democrática e coletiva e de modo eficiente e contínuo.

Publicado do Diário Oficial da União, no dia 6 de fevereiro, o termo de adesão vigorará por 5 anos.

Texto: Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) /Cecom Brusque
Foto: cecom/Reitoria

Consepe promove 9ª reunião ordinária

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFC – Biênio 2017/2019 – realizou sua 9ª reunião oridnária no dia 14 de fevereiro. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos do IFC, situada na Reitoria do Instituto, e tratou dos seguintes assuntos:

  • Processo nº 23473.001180/2018-13 – Aprova PPC – Proeja Eletricista Industrial – Campus Blumenau;
  • Processo nº 23348.004195/2018-79 – Dispõe sobre resultados dos trabalhos da Comissão Temporária para regulamentar as ações do Consepe em relação ao seu caráter de instância recursal;
  • Processo nº 23350.001991/2018-19 – Aprova PPC – Curso Superior de Agronomia – Campus Camboriú;
  • Processo nº 23351.002941/2018-31 – Alteração de regime de trabalho para dedicação exclusiva (DE) – Elisama Rode Boeira;
  • Processo nº 23348.000571/2019-37 – Dispõe sobre Portaria Normativa EaD.

Sobre o Consepe – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC é um órgão normativo e consultivo de assessoramento e de apoio ao processo decisório da Reitoria no que tange às políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. É parte integrante da estrutura organizacional do Instituto, conforme previsto nos artigos 3º e 25 do seu Regimento Geral, aprovado pela Resolução nº 015/2015-CONSUPER/IFC, de 02 de julho de 2015.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri