Reitora assinou protocolo de cooperação entre IFC e Instituto de Portugal

Em 10 de maio, a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), Cladecir Alberto Schenkel, e diretor da Propi, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, reuniram-se no gabinete para assinatura do protocolo de cooperação entre o IFC e Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal.

Por meio da cooperação, as duas instituições poderão enviar e receber professores, estudantes e técnicos administrativos para intercâmbio e capacitações, inclusive em programas de pós-graduação.

“Processo de internacionalização do IFC segue o acordo de priorizar cooperações com países de Língua Portuguesa e da América Latina e Caribe. Além da formação profissional, IFC tem compromisso na dimensão tecnológica e inovadora inclusive com a transferência de tecnologia. Assim, estas ações da Propi são importantes para avanço nessas áreas”, destacou a reitora do IFC.

De acordo com diretor da Propi, estão sendo elaboradas as normas de seleção para vagas de internacionalização. Entretanto, aqueles servidores que tenham interesse em desenvolver atividades em Coimbra já podem entrar em contato com equipe do Instituto Politécnico para verificar as áreas de atuação. Os interessados devem enviar as propostas até 31 de julho, pelo e-mail propi@ifc.edu.br

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães

Conea, Cetasc e Eneasc 2018 serão realizados em maio no IFC

Nos dias 24 e 25 de maio, o Instituto Federal Catarinense, por meio da Pró-reitoria de Extensão, realiza no IFC Campus Concórdia, o III Congresso Nacional do Ensino Agrícola (Conea), VI Congresso Estadual Dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Cetasc) e XI Encontro Estadual do Ensino Agrícola (Eneasc), com tema “Educação Profissional, com Ética e Responsabilidade”.

Realização do evento é uma parceria entre IFC, Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina (Conea), Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio de Santa Catarina (Sintagri) e Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Atasc). Com apoio do Crea de Santa Catarina e Unitagri.

Segundo os organizadores, com as explanações, debates e reflexões, o evento pretende mostrar que a legislação é clara sobre as atribuições profissionais do Técnico Agrícola e também sobre a responsabilidade das instituições de ensino, formadoras desses profissionais, em trabalhar as competências, habilidades e conhecimentos necessários para que eles possam adquirir seus registros profissionais e exercer sua profissão conforme prevê a lei, com ética e responsabilidade.

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães

Aberta consulta pública sobre normativa de avaliação de desempenho docente

Até dia 23 de maio, todos os servidores podem enviar sugestões sobre o documento que trata da normatização de avaliação de desempenho docente para progressão no IFC. A consulta pública está sendo organizada pelo Grupo de Trabalho de Progressão Docente e Técnicos Administrativos do IFC, Portaria 572/2017 e alterações*, instituído para elaborar a normatização de avaliação de desempenho para progressão, conforme estabelecido nas leis de estruturação de ambas carreiras, docente (Lei 12.772/12), e TAE (Lei 11.091/05).

De acordo Ana Clara M. Menezes de Souza, presidente do GT, em 2017, o GT trabalhou para concluir a formataA�A?o da normatizaA�A?o referente A� carreira docente, que havia sido iniciada anteriormente por outro GT. No final do ano, o documento foi compartilhado com os campi pela ComissA?o Permanente de Pessoal Docente a�� CPPD para viabilizar o acesso ao documento e obter sugestA�es e opiniA�es dos colegas de todas as unidades. No mA?s passado, houve uma readequaA�A?o do documento baseada nas sugestA�es apresentadas.

a�?Agora, a normatizaA�A?o de avaliaA�A?o de desempenho docente para progressA?o estA? em fase final de discussA?o no IFC em duas frentes: discussA?o pelas seA�A�es sindicais do Sinasefe e consulta pA?blica do documento para todos servidores da instituiA�A?o. Para a discussA?o desta normativa, o GT optou por elaborar uma minuta base e repassar aos campi para discussA?o dos servidores por meio da CIS, com o objetivo de que o documento fosse construA�do coletivamente. Agora, o Grupo estA? formatando o documento com base nas sugestA�es enviadas e levarA? de novo para discussA?o dos servidores, provavelmente no final de maioa�?, explica Souza.

Na semana passada, a normativa foi encaminhada por e-mail para todos os servidores com as orientaA�A�es de como participar. As sugestA�es devem ser enviadas pelo e-mail gtprogressao@ifc.edu.br, atA� 23 de maio.

A normatizaA�A?o de avaliaA�A?o de desempenho para progressA?o TAE, teve as discussA�es iniciadas no final de 2017, tendo realizado um grupo de estudos sobre a legislaA�A?o** a ser utilizada em janeiro 2018.

Para outras informaA�A�es, os servidores podem procurar os membros do GT de ProgressA?o Docente e TA�cnicos Administrativos do IFC. SA?o eles:
Adalto Aires Parada a�� Campus SA?o Francisco do Sul/Representante CPPD
Adriana Maria Correa Riedi a�� Campus ConcA?rdia/Representante Sinasefe
Agata Regiane Quissini a�� Campus CamboriA?
Ana Clara M. Menezes de Souza a�� Reitoria/Presidente
Carolina Giordano Bergmann a�� Reitoria
Cesar Augusto Kistner a�� Campus Blumenau
Douglas HA�rner a�� Campus Ibirama
Edna Manuela Has de Souza Schoeffel a�� Campus Ibirama
Frederico Andres Bazana a�� Reitoria
Giovana von Mecheln a�� Reitoria
Josefa Surek de Souza a�� Reitoria
Laercio De Souza a�� Campus Rio do Sul
Luis Henrique Boff a�� Campus ConcA?rdia/Representante Sinasefe
Mario Lettieri Teixeira a�� Campus ConcA?rdia/Representante CPPD
Orlando Cristofolini a�� Campus Rio do Sul
Reginaldo Leandro Placido a�� Reitoria
Rodolfo Augusto Bravo de Conto a�� Campus CamboriA?
Rommel Souza Silva a�� Reitoria
Roni Pichetti a�� Reitoria

*Portarias de alteraA�A?o do GT: 1.251/2017; 1.253/2017; 2.250/2017; 3.004/2017; 3.034/2017; 3.800/2017; 071/2018; 428/2018.
**LegislaA�A?o referencial para elaborar a minuta de avaliaA�A?o de desempenho TAE: Lei 11.091/05; Decreto 5.825/06; Lei 11.784/08; Decreto 7.133/10; OrientaA�A?o Normativa 07/2011 do MinistA�rio do Planejamento. AlA�m disto, como material de apoio o Manual de orientaA�A?o para gestA?o do desempenho.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es
Com informaA�A�es do GT
Imagem: Internet

AA�A�es do NIT foram realizadas no IFC Campus Luzerna

No dia 2 de maio, foi realizada a palestra a�?O NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gicaa�? para servidores no IFC Campus Luzerna. a�?A palestra foi a aA�A?o nA? 7 do IFC no Pacto pela InovaA�A?o que tem por objetivo a disseminaA�A?o do conhecimento acerca das temA?ticas relativas a inovaA�A?o a comunidade interna e externa ao IFC. EstA? previsto realizar esta aA�A?o em todas as unidades do IFC em 2018a�?, explica o coordenador do NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica a�� NIT do IFC, Rafael Paes de Barros.

Na oportunidade, foram realizadas visitas nos ambientes de pesquisa do campus e uma reuniA?o interna com os pesquisadores dos cursos de Engenharia MecA?nica e Engenharia de AutomaA�A?o e Controle. TambA�m visitas na Incubadora TecnolA?gica Luzerna (ITL) e nas empresas incubadas Tricam SoluA�A�es TecnolA?gicas e New Medical Technology (NMT). Com objetivo de fortalecer as relaA�A�es do IFC com a ITL, Barros e Marcelo Marcelo Massocco Cendron, coordenador de ExtensA?o do IFC Luzerna, reuniram-se com Tiago Moraes, diretor da ITL.

ITL a�� A Incubadora TecnolA?gica de Luzerna (ITL), A� uma extensA?o da Secretaria de Desenvolvimento EconA?mico do municA�pio. O projeto foi desenvolvido com o apoio da FundaA�A?o de Amparo a Pesquisa e a InovaA�A?o do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Secretaria de Desenvolvimento Regional a�� JoaA�aba e teve sua inauguraA�A?o em agosto de 2010. Mantida pela Prefeitura Municipal de Luzerna, municA�pio que se destaca no ramo metal-mecA?nico e elA�trico com empresas de pequeno e mA�dio porte, a ITL visa contribuir com o desenvolvimento econA?mico do MunicA�pio de Luzerna e regiA?o e, A� A?nica incubadora pA?blica do Estado de Santa Catarina.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es
Foto: NIT

AcadA?micos do curso de Pedagogia do IFC Rio do Sul participam de oficina de Origami

No sA?bado, 5 de maio, acadA?micos do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul puderam elaborar em torno de 20 peA�as de Origami, de nA�vel bA?sico, criando representaA�A�es diversas tais como animais, caixas, flores, etc. O objetivo da oficina foi oferecer aos acadA?micos o aprendizado de modelos que se encaixem dentro das possibilidades pedagA?gicas a serem aplicados em salas de aula, especialmente da educaA�A?o infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.

Conhecido popularmente como a�?tA�cnica de dobradura de papela�?, o origami A� uma arte secular japonesa que A� praticada por pessoas de todas as idades e culturas. A ministrante da oficina foi a professora de artes da Escola Ursulina de Senna Castro, Morgana Tesman, do municA�pio de SA?o JosA�/SC. Morgana utiliza este recurso didA?tico em sala de aula, bem como produz peA�as para comercializaA�A?o. De acordo com a professora, a�?a ideia da atividade foi a de desenvolver modelos simples que as crianA�as da educaA�A?o infantil pudessem fazera�?.

A oficina de origami foi uma atividade proposta a partir do projeto de extensA?o AACC (atividades de aprofundamento cientA�fico-culturais), coordenados pelos professores Amauri Bitencourt e Solange Hoeller.

Texto e fotos: CoordenaA�A?o de Pedagogia/Rio do Sul

Um marco histA?rico: aconteceu a primeira defesa de Mestrado do Instituto Federal Catarinense

Uma histA?ria que iniciou no ano de 2012 teve nesta sexta-feira, 04 de maio de 2018, mais um momento a ser lembrado e comemorado. Neste dia aconteceu a primeira defesa do Mestrado em ProduA�A?o e Sanidade Animal, o primeiro curso stricto sensu do Instituto Federal Catarinense, dentro da linha de pesquisa de ProduA�A?o SustentA?vel e Sanidade AquA�cola. A apresentaA�A?o do trabalho aconteceu no campus Araquari, a partir das 9h, com a participaA�A?o de estudantes da graduaA�A?o, docentes e familiares que prestigiaram o mestrando Luiz Rodrigo Mota Vicente.

O trabalho defendido teve como tA�tulo CaracterizaA�A?o sanitA?ria, ambiental e zootA�cnica de tilA?pia-do-nilo cultivada em diferentes sistemas no sul do Estado de Santa Catarina, e foi orientado pelo Prof. Dr. Adolfo JatobA?, Doutor em Aquicultura pela UFSC. Fizeram parte da banca avaliadora tambA�m o professor Dr. Felipe do Nascimento Vieira, membro externo da banca e que atua na Universidade Federal de Santa Catarina, e o professor Dr. MaurA�cio Lehmann, avaliador que atua no IFC Araquari.

Com inA�cio no ano de 2016, junto A� primeira turma de 17 estudantes ingressantes no Mestrado Profissional, a pesquisa apresentada avaliou parA?metros fA�sico-quA�micos da A?gua, prevalA?ncia de ectoparasitos, caracterizaA�A?o hematolA?gica e desempenho zootA�cnico de tilA?pias do Nilo (O. niloticus), cultivadas em trA?s diferentes sistemas no sul do estado de Santa Catarina. O trabalho foi realizado a campo, em um parceria entre EPAGRI e LaboratA?rio de Aquicultura do IFC Campus Araquari, financiado pela FAPESC.

Esta defesa ratifica a vocaA�A?o do campus Araquari A� aquicultura, onde foi realizado um dos primeiros cursos tA�cnicos do Brasil, assim como, o primeiro curso lato sensu do IFC (especializaA�A?o em Aquicultura), demonstrando a consonA?ncia entre a atividade e o arranjo produtivo local (APL) que atende um dos preceitos dos IFs.

Precedendo a banca de defesa, o Coordenador adjunto do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em ProduA�A?o e Sanidade Animal do IFC, professor Dr. Ivan Bianchi, fez uma breve apresentaA�A?o sobre o histA?rico do curso, descrevendo a relevA?ncia social do curso para a soluA�A?o de problemas encontrados na prA?tica profissional e dentro das organizaA�A�es catarinenses voltadas para a A?rea de estudos deste mestrado. Outros pontos ressaltado dentro desta trajetA?ria que culminou na primeira defesa de Mestrado fazem parte dos objetivos do IFC e toda a rede federal de ensino, como a verticalizaA�A?o do ensino e o atendimento das necessidades locais.

Na prA?xima quinta-feira, dia 10 de maio, acontecerA? ainda a defesa do estudante AndrA� Barbosa da Silva, que apresentarA? a dissertaA�A?o intitulada DiagnA?stico de medicamentos veterinA?rios como carry-over e contaminantes em linhas de produA�A?o de raA�A�es para aves e suA�nos. O cronograma e informaA�A�es sobre as prA?ximas defesas pode ser visualizado no perfil oficial do curso nas redes sociais.

Texto e fotos: Cecom/Araquari

IFC CamboriA? abre 120 vagas gratuitas em cursos para quem jA? terminou o ensino mA�dio

O Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? estA? com as inscriA�A�es abertas, atA� 11/06, para o Processo de SeleA�A?o dos cursos tA�cnicos subsequentes ao ensino mA�dio. Ou seja, vocA?, que jA? terminou o ensino mA�dio, e quer continuar os estudos, essa A� a sua oportunidade! Ao todo serA?o ofertadas 120 vagas, distribuA�das entre os seguintes cursos pA?s-mA�dio: TA�cnico em Defesa Civil (40), TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho (40) e TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias (40). Todos os cursos sA?o gratuitos, presenciais e ofertados no perA�odo noturno. As aulas iniciam no segundo semestre letivo de 2018.

Para participar do Processo, o candidato deve acessar o Portal de Ingresso, preencher a ficha de inscriA�A?o, indicando somente um curso, turno e local da oferta (IFC CamboriA?, no caso), optar pela Ampla ConcorrA?ncia ou por uma das AA�A�es Afirmativas (cotas) e, enviA?-la, eletronicamente, por meio do prA?prio site. No momento da inscriA�A?o, o candidato deve informar o CPF, mesmo se for menor de idade, e um endereA�o de e-mail vA?lido. Se o interessado nA?o tenha acesso A� internet, a inscriA�A?o pode ser realizada nos terminais disponibilizados na CoordenaA�A?o-Geral de Ensino do IFC CamboriA?, das 9h A�s 13h e das 15h A�s 20h.

Caso o nA?mero de inscritos seja superior ao nA?mero de vagas ofertadas, o processo de seleA�A?o serA? definido por meio de sorteio pA?blico entre os candidatos inscritos. O sorteio estA? programado para acontecer no dia 22/06, a partir das 10h, na CoordenaA�A?o-Geral de Ingresso do IFC, localizado na Rua das MissA�es, 150, Bairro Ponta Aguda, em Blumenau/SC.

A publicaA�A?o preliminar do resultado do sorteio pA?blico serA? realizada no dia 26/06, no Portal de Ingresso. Para mais informaA�A�es sobre o Processo de SeleA�A?o, leia o edital aqui.

ConheA�a os cursos ofertados:

TA�cnico em Defesa Civil
O TA�cnico em Defesa Civil atua na gestA?o dos riscos e dos desastres, na operacionalizaA�A?o dos procedimentos jurA�dicos e administrativos em defesa civil e no cumprimento dos objetivos da PolA�tica Nacional de ProteA�A?o e Defesa Civil (PNPDC).
A?rea de atuaA�A?o:
As instituiA�A�es acolhedoras dos futuros profissionais podem ser: a) A�rgA?os pA?blicos; b)OrganizaA�A�es militares; c)Empresas pA?blicas e privadas de meteorologia; d) Institutos de monitoramento, pesquisa meteorolA?gica e climatolA?gica; e) Meios de comunicaA�A?o; f) Bancos e Empresas seguradoras e, g) InstituiA�A�es educacionais e de pesquisa.
Modalidade: Presencial
DuraA�A?o: 1,5 ano
PerA�odo: Noturno

TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho
Cabe ao Curso TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho preparar para a atuaA�A?o em aA�A�es prevencionistas nos processos produtivos, com auxA�lio de mA�todos e tA�cnicas de identificaA�A?o, avaliaA�A?o e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princA�pios de higiene e saA?de do trabalho.
Desenvolver aA�A�es educativas na A?rea de saA?de e seguranA�a do trabalhador. Orientar o uso de equipamentos de proteA�A?o individual (EPI) e equipamentos de proteA�A?o coletiva (EPC). Coletar e organizar informaA�A�es de saA?de e de seguranA�a do trabalho. Executar o Programa de PrevenA�A?o de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenA�A?o e controle sobre as situaA�A�es no ambiente de trabalho.
Todas as atribuiA�A�es e atividades profissionais do TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho estA?o indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do MinistA�rio do Trabalho.
A?rea de atuaA�A?o:
O campo de atuaA�A?o envolve ambientes ocupacionais de instituiA�A�es pA?blicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de seguranA�a. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realizaA�A?o de cursos de prevenA�A?o, saA?de e seguranA�a ambiental.
Modalidade: Presencial
DuraA�A?o: 2 anos
PerA�odo: Noturno

TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias
O curso TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias visa a formaA�A?o de profissionais para atuar no mercado imobiliA?rio, assessorando aA�A�es de compra, venda e locaA�A�es de imA?veis. Capacita o aluno para orientar registro e transferA?ncia de imA?veis junto aos A?rgA?os competentes, captar e inscrever imA?veis no cadastro da imobiliA?ria, apresentar os imA?veis aos clientes potenciais, bem como ler e interpretar projetos e mapas.
A?rea de atuaA�A?o:
O Curso TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias habilita o profissional para atuar de forma autA?noma, em empresas imobiliA?rias e de consultoria, construtoras e bancos.
Modalidade: Presencial
DuraA�A?o: 1,5 anos
PerA�odo: Noturno

Texto: Cecom/CamboriA? / MarA�lia Massochin
Arte: Cecom/Reitoria / Poliana Souza

Encontro de Mulheres reA?ne agricultoras ecologistas em Santa Rosa do Sul

Quem chegava ao Campus Santa Rosa do Instituto Federal Catarinense na manhA? de terA�a-feira, 2, jA? via no estacionamento uma movimentaA�A?o diferente. Quatro A?nibus, uma van e mais carros que o usual anunciavam que o Encontro de Mulheres do Litoral Norte do RS e Sul de SC teria uma audiA?ncia bem superior A� prevista pelo Centro EcolA?gico, Movimento de Mulheres Camponesas e IFC.

No auditA?rio da instituiA�A?o, as convidadas, que saA�ram muito cedo de suas casas em comunidades de MaquinA�, Itati, Terra de Areia, TrA?s Forquilhas, TrA?s Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de AlcA?ntara, Mampituba, CapA?o da Canoa, SA?o JoA?o do Sul, Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado, tiveram as boas vindas da professora de HistA?ria Talita Salvaro e uma fala da reitora SA?nia Regina de Souza Fernandes destacando o papel da educaA�A?o pA?blica na transformaA�A?o da sociedade e o papel das agricultoras, que mostram modos de produzir muito alA�m do agronegA?cio. A educadora tambA�m ressaltou a relevA?ncia histA?rica do Encontro para o municA�pio e para o IFC.

Momento de formaA�A?o foi sobre o papel e a saA?de da mulher

A seguir, houve dois momentos de formaA�A?o, com as palestras Mulheres e a construA�A?o da Agroecologia, com Ana Luiza Meirelles do Centro EcolA?gico, e Nosso Ser Integral e a volta para A� saA?de plena, com Lourdes Maria Prado Duarte, a Rafinha, do MMC. Ana chamou a atenA�A?o para a invisibilidade do trabalho da mulher e a necessidade de a agroecologia ter uma agenda polA�tica articulada com as mulheres rurais, que na maioria das vezes, sA?o as responsA?veis pela conversA?o aos sistemas agroecolA?gicos. a�?As mulheres sA?o mais ligadas A� saA?de da famA�lia e do outro. Essa A�tica, esse valor que as mulheres tA?m A� importante, os jovens tambA�m. Apesar disso, as mulheres muitas vezes nA?o tA?m sua histA?ria reconhecidaa�?, disse a agrA?noma.

Rafinha falou sobre as origens das doenA�as e os elixires feitos A� base de plantas medicinais preparados pelas mulheres das farmacinhas caseiras. a�?A mente e as emoA�A�es criam todas as outras doenA�as. O corpo adoece para mostrar que nA?o estou bem, nA?o estou fazendo o que vim fazer nesse planetaa�?.

Agricultoras contaram suas vivA?ncias

Depois das palestras algumas agricultoras falaram sobre suas experiA?ncias tanto na agroecologia quanto no uso dos elixires. Celi Aguiar contou que tomou elixir da circulaA�A?o, dos nervos, tintura de mulungu e ficou curada de um problema grave de saA?de. Luzia Fernandes falou que fazer agroecologia A� dormir tranquilo. Maria Elena Gomes disse que aderiu A� agroecologia depois de trabalhar no Censo 2000 e ver a diferenA�a entre a vida dos agricultores convencionais e ecologistas. Elci da Paz Scheffer lembrou que comeA�ar a produzir sem veneno, hA? 28 anos, foi uma das coisas mais radicais que fez na vida. Maria InA?s Flores e Marli Justo falaram sobre quando comeA�aram a produzir juntas e outras agricultoras tambA�m relataram suas vivA?ncias.

Novos cultivos e paisagismo como geradores de renda

Depois do almoA�o o trabalho foi de capacitaA�A?o. Os professores do IFC Airton Bortoluzzi e Luis Antonio Biulchi apresentaram nas palestras A riqueza de possibilidades de cultivos para as famA�lias e Paisagismo: opA�A�es e importA?ncia na propriedade, sugestA�es para ampliar as alternativas de geraA�A?o de renda das mulheres.

Airton relatou as experiA?ncias do IFC com raA�zes, rizomas, tubA�rculos, grA?os, frutas e plantas alimentA�cias nA?o convencionais (Pancs) e com propriedades funcionais. Luis Antonio mostrou diversos estilos de jardim a�� do clA?ssico ao tropical, ideias decorativas para valorizar plantas das propriedades, deu exemplos de pessoas que de um ou meio hectare conseguem o sustento da famA�lia por meio de plantas e sugeriu que as mulheres olhassem em casa a estrutura, a arquitetura de plantas que podem ser usadas para compor um espaA�o capaz de melhorar o bem-estar.

No encerramento, Ana Luiza Meirelles reforA�ou o convite para a Feira da Biodiversidade dias 12 e 13 de junho em TrA?s Cachoeiras, as participantes visitaram unidades de estudos a campo do IFC e se despediram com um cafA�.

AlA�m dos organizadores, o evento teve o apoio do NA?cleo de Estudos AgroecolA?gicos da Ufrgs, Rede Ecovida de Agroecologia, Proext e CNPq.

Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Centro EcolA?gico / jornalista MA�riam Sperb
Fotos: IFC Campus Santa Rosa do Sul

Firmado Acordo de CooperaA�A?o TA�cnica entre o IFC Campus Santa Rosa do Sul e EMBRAPA SuA�nos e Aves de ConcA?rdia a�� SC

O Termo de CooperaA�A?o TA�cnica, firmado entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Santa Rosa do Sul e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuA?ria) SuA�nos e Aves de ConcA?rdia a�� SC, objetiva a integraA�A?o de esforA�os entre as partes na implantaA�A?o de Unidades de ReferA?ncia TecnolA?gicas e Unidades de ObservaA�A?o para a realizaA�A?o de testes de desempenho e validaA�A?o de tecnologias em aves e suA�nos de titularidade da Embrapa SuA�nos e Aves. Essa unidade da empresa realiza pesquisa de produtos, que tem papel fundamental no controle de doenA�as, aperfeiA�oamento de raA�A�es, melhoria da qualidade genA�tica dos animais, preservaA�A?o do meio ambiente e desenvolvimento de equipamentos para a suinocultura e avicultura.

No Campus Santa Rosa do Sul estA?o sendo implantadas duas Unidades de ReferA?ncia TecnolA?gicas a�� URTA?s e Unidades de ObservaA�A?o a�� UO a�� em aves de postura, com trA?s tratamentos diferentes sugeridos pelos pesquisadores da Embrapa, Sr. Valdir Silveira de Avila e Sr. Idair Pedro Piccinin em acordo com os tA�cnicos e professora do IFC Campus Santa Rosa do Sul. Uma outra URT, em suA�nos, tambA�m estA? sendo implantada (criaA�A?o em famA�lia, onde nA?o se separam ou misturam-se as leitegadas, evitando estresse e com o uso restrito ou zero de medicaA�A?o).

AlA�m dos objetivos acima citados, de realizar testes de desempenho e validaA�A?o das tecnologias, de titularidade da Embrapa SuA�nos e Aves, observa-se a legislaA�A?o sanitA?ria e ambiental brasileiras, contribuindo diretamente para a formaA�A?o dos alunos na produA�A?o, no processamento de carnes inspecionadas, na qualidade dos produtos ofertados aos alunos, e posteriormente para as populaA�A�es assistidas pelos formandos e tambA�m para o desenvolvimento/aperfeiA�oamento de arranjos produtivos pecuA?rios no territA?rio brasileiro.

SA?o os primeiros passos de uma parceria em que todos possuem atribuiA�A�es e que se esperam coletar informaA�A�es que serA?o de grande valia para a formaA�A?o de nossos alunos e futuros tA�cnicos em AgropecuA?ria e Engenheiros AgrA?nomos.

Fonte: site IFC Santa Rosa do Sul

Conif participa da elaboraA�A?o de propostas para a EducaA�A?o Superior na AmA�rica Latina e Caribe

Reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, participou do seminA?rio a�?Proposta da EducaA�A?o PA?blica Superior do Brasil A� CRES 2018a�?, realizado dia 24 de abril, em BrasA�lia. PreparatA?rio para a III ConferA?ncia Regional da EducaA�A?o Superior (CRES 2018), seminA?rio reuniu representantes do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), da AssociaA�A?o Nacional dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de Ensino Superior (Andifes) e da AssociaA�A?o Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Juntos, os participantes construA�ram sugestA�es para o aperfeiA�oamento do ensino superior na AmA�rica Latina e no Caribe.

Na primeira etapa, o seminA?rio contou com duas mesas temA?ticas: a�?O Financiamento da EducaA�A?o PA?blica Superior no Brasila�? e a�?A EducaA�A?o e a IntegraA�A?o Latino-Americanaa�?. Reitores, prA?-reitores, assessores de relaA�A�es internacionais associados A�s trA?s instituiA�A�es promotoras do seminA?rio e convidados discutiram contribuiA�A�es aos sete eixos da CRES 2018 a�� a�?O papel estratA�gico da educaA�A?o superior no desenvolvimento sustentA?vel da AmA�rica Latina e do Caribea�?; a�?A educaA�A?o superior como parte do sistema educativo na AmA�rica Latina e no Caribea�?; EducaA�A?o superior, diversidade cultural e interculturalidade na AmA�rica Latina e no Caribea�?; a�?EducaA�A?o superior, internacionalizaA�A?o e integraA�A?o regional da AmA�rica Latina e do Caribea�?; a�?O papel da educaA�A?o superior frente aos desafios sociais da AmA�rica Latina e do Caribea�?; a�?A pesquisa cientA�fica e tecnolA?gica e a inovaA�A?o como motor do desenvolvimento humano, social e econA?mico da AmA�rica Latina e do Caribea�?; e a�?100 anos da Reforma UniversitA?ria de CA?rdobaa�?.

Representando o Conif, a diretora de RelaA�A�es Institucionais, Carla Jardim, destacou que, ao reunir o Conselho, a Andifes e a Abruem, o seminA?rio contribuiu para o fortalecimento das redes pA?blicas de ensino superior do Brasil. a�?Reafirmar a educaA�A?o superior como um bem pA?blico social implica em assegurar gratuidade e universalizaA�A?oa�?, disse, enfatizando ainda que a�?os eixos previstos para a CRES se aproximam da essA?ncia constitutiva dos institutos federaisa�?.

CRES 2018 a�� A III ConferA?ncia Regional da EducaA�A?o Superior serA? realizada entre 11 e 15 de junho em CA?rdoba, na Argentina, cidade onde, hA? 100 anos, ocorreu a Reforma UniversitA?ria. Os resultados da CRES integrarA?o a DeclaraA�A?o e o Plano de AA�A?o que os paA�ses da AmA�rica Latina e do Caribe apresentarA?o A� ConferA?ncia Mundial sobre EducaA�A?o Superior, em 2019 na sede da UNESCO, na FranA�a.

Fonte: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif / Lena Marinho
Com informaA�A�es da Assessoria de PolA�ticas PA?blicas da AssociaA�A?o Nacional dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de Ensino Superior (Andifes).