IFC CamboriA? promove evento para discutir a EducaA�A?o de Jovens e Adultos (EJA)

No dia 15 de maio, o auditA?rio nobre do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus CamboriA? recebe o a�?I SeminA?rio PROEJA a�� Instituto Federal Catarinense: polA�tica, identidade e currA�culoa�?. O evento traz para o debate a inserA�A?o da modalidade de EducaA�A?o de Jovens e Adultos (EJA) na rede federal de ensino.

Para iniciar o SeminA?rio, a partir das 13h30, acontece a mesa-redonda com os professores Guilherme Reichwald JA?nior, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) e Priscila Monteiro Chaves, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), que discutem a temA?tica central a�?PolA�tica, Identidade e CurrA�culo no PROEJAa�?.

No perA�odo da noite, a abordagem sobre os desafios do EJA no Brasil serA? conduzida pela professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e membro do FA?rum EJA de Santa Catarina (FEJA), Rita de CA?ssia GonA�alves.

O evento A� gratuito e direcionado aos professores e alunos do IFC, pesquisadores e docentes da regiA?o da AssociaA�A?o dos MunicA�pios da Foz do Rio ItajaA� (AMFRI).

Para participar, A� necessA?rio fazer a inscriA�A?o no site.

Fonte: Cecom CamboriA? / MarA�lia Massochin

Servidores participaram de curso prA?tico de Termo Circunstanciado Administrativo

Servidores que atuam nos setores de PatrimA?nio dos campi e Reitoria participaram de curso prA?tico de Termo Circunstanciado Administrativo (TCA), no dia 3 de maio, na Reitoria. Organizado em parceria entre a prA?-reitoria de AdministraA�A?o e Corregedoria, o curso foi ministrado pelo corregedor Marcelo Aldair de Souza com objetivo de capacitar os servidores na conduA�A?o dos processos de TCA, utilizado para apuraA�A?o simplificada de responsabilidades, quando da ocorrA?ncia de extravio ou dano a bem pA?blico de pequeno valor econA?mico.

De acordo com o corregedor, esta capacitaA�A?o A� importante para melhorar os fluxos de processos; subsidiar os servidores A� correta formalizaA�A?o dos processos, padronizar aA�A�es e entendimentos sobre assuntos semelhantes no A?mbito do IFC, melhorar a instruA�A?o de processos (TCA) que servirA?o de base A� abertura de sindicA?ncia apuratA?ria (Corregedoria), quando necessA?rio.

a�?Organizamos o curso, buscando ampliar o entendimento sobre esse procedimento e dar subsA�dios a situaA�A�es que ocorrem na prA?tica dos campi, quando o assunto envolve danos a bens de pequeno menor que devem, portanto, serem processados via TCA, de forma iniciala�?, explica Souza.

Corregedor revela que a necessidade de capacitaA�A?o dos servidores dos setores de PatrimA?nio ocorreu considerando a prerrogativa destes setores, em conjunto com os DAP, de instruA�rem os processos de TCA, quando envolver extravios e/ou danos a bens patrimoniais, cujos valores de mercado estiverem abaixo de R$ 8.000,00. Esse valor representa o limite de Dispensa de LicitaA�A?o para aquisiA�A�es diretas, sem necessidade de realizaA�A?o de licitaA�A?o, conforme previsto no art. 24, inciso II da Lei 8.666/1993.

a�?Anteriormente A� Corregedoria, para apuraA�A?o de responsabilidades desta natureza, os Campi iniciavam processos de SindicA?ncia. Contudo, considerando a relaA�A?o a�?custo x benefA�cioa�� esses processos costumam ser antieconA?micos, considerando o valor do bem envolvido. Assim, visando celeridade e economicidade, a Controladoria Geral da UniA?o (CGU), por meio da InstruA�A?o Normativa nA� 004/2009, propiciou aos A?rgA?os da AdministraA�A?o PA?blica apurarem o fato de forma mais simplificada e menos onerosa, via Termo Circunstanciado Administrativo. Os desdobramentos do TCA sA?o: Arquivamento; Arquivamento com ressarcimento do prejuA�zo causado (servidor e/ou empresa terceirizada); ou Encaminhamento A� Corregedoria para continuidade da apuraA�A?o a�� via SindicA?ncia e/ou Processo Administrativo Disciplinar (PAD)a�?, apresenta o corregedor do IFC.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es
Foto: Cecom/Reitoria / Edwin MA?ller

IFC Videira convida para a 1A? Feira de troca de livros e gibis

O Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, convida a todos para a 1a Feira de troca de livros e gibis! Trata-se de uma aA�A?o cultural planejada pela servidora, Samantha Vanin Felchilcher, que A� responsA?vel pela organizaA�A?o de aA�A�es culturais da Biblioteca de Videira. A Feira ocorre durante todo o mA?s de maio nos horA?rios de funcionamento da Biblioteca do IFC, que A� das 07h30 A�s 22h, de segunda a sexta-feira.

O objetivo principal A� fomentar a leitura, pois o escambo A� prA?tica antiga na nossa histA?ria. Antigamente costumava-se trocar serviA�os por bense vice-versa. Hoje temos um papel (dinheiro) que faz esse trabalho para nA?s, ou seja, trocamos dinheiro por um bem que queremos, mas muitas vezes a participaA�A?o nessa atividade faz despertar o interesse por um item que outro jA? leu e gostaria de compartilhar com demais colegas, alA�m de fomentar a vida sustentA?vel, trabalhando questA�es relativas a solidariedade, consumismo, reaproveitamento e refletir como este ato da troca permite prolongar a vida A?til do que se foi trocado, uma vez que este poderia ser, simplesmente, descartado.

A biblioteca disponibilizarA? exemplares para que sejam trocados, e tambA�m ficarA?o A� disposiA�A?o posterior de qualquer pessoa que deseja efetuar leituras.
Deixamos o convite aberto a todas as pessoas que utilizam abiblioteca do Campus Videira para participar desta atividade.

Texto: Nauria InA?s Fontanta (SIBI/IFC) e Cecom/Videira

Festa de aniversA?rio do Campus Blumenau reuniu servidores, alunos, egressos e comunidade

Festa de aniversA?rio, geralmente, reA?ne familiares e outras pessoas queridas do aniversariante. Na comemoraA�A?o dos cinco anos do Campus Blumenau, dia 23 de abril, nA?o foi diferente. Todos que fizeram e fazem parte da histA?ria do instituto vieram para festejA?-lo e homenageA?-lo. AlA�m do bolo, houve apresentaA�A�es culturais, exposiA�A�es de cartazes produzidos pelos alunos e inauguraA�A?o da galeria de ex-diretores.

Na solenidade de abertura do evento, trA?s dos quatro ex-diretores resgataram a histA?ria do campus. O ex-diretor Rony da Silva, que esteve A� frente do campus de 2011 a 2012, parabenizou a comunidade pela conquista. a�?Conquista em uma cidade que, na A�poca, ainda nA?o vislumbrava o ensino pA?blico federal como uma possibilidade, e que via o ensino mais vinculado ao particular. E nA?s chegamos com outra dinA?mica, como uma alternativa. E, hoje, estamos aqui, contribuindo para o ensino na regiA?oa�?, comemorou.

Carlos Renato VictA?ria de Oliveira, diretor-geral de 2012 a 2014, relembrou os tempos de reforma do espaA�o fA�sico. a�?Foram momentos difA�ceis. Eram apenas duas salas de aula e uma sala para todo o administrativo, que trabalhava em meio a obras. Foi uma luta para chegar atA� aqui, mas vejo que a escola cresceu, e isso A� gratificante. Hoje estou aposentado. Quando a gente retorna, apA?s ter trabalhado 32 anos na rede federal, A� como se estivesse voltando para casa. Fico orgulhoso de ter sido uma das pessoas que fez parte dessa histA?ria. ConcluA� meu mandato em 2014 com a consciA?ncia tranquila, de que investimos aquilo que sociedade nos pagou em impostosa�?, acentuou.

Para o ex-diretor Paulo CA�sar Rodacki Gomes, que atuou de 2014 a 2016, A� emocionante ver quanta gente suou a camisa para que fosse possA�vel chegar atA� aqui. a�?Assumimos a direA�A?o do campus em um momento de transiA�A?o, com o tA�rmino das obras e com a formaA�A?o de equipes. Na A�poca, eram duas ou trA?s pessoas desenvolvendo funA�A�es de setores inteiros. Assim, fomos aos poucos, formando equipes de trabalho e desenvolvendo aspectos administrativos e de ensino. Esse A� um trabalho que vem de muito tempo, e todos nA?s fazemos partea�?, ressaltou.

A atual diretora-geral, Marilane Maria Wolff Paim, citou o historiador Eric Hobsbawm para destacar o trabalho em equipe: a�?NinguA�m consegue construir nada sozinho, o trabalho coletivo A� um trabalho difA�cil, mas ele A� imprescindA�vel. E foi isso que observei nas falas dos colegas. Foram desafios e dificuldades, mas A� gratificante quando se faz esse resgate e se percebe o quanto estamos crescendoa�?, observou. Marilane ainda agradeceu aos alunos, servidores e pais; A� AssociaA�A?o de Pais e Servidores e toda a comunidade, que contribuiu para o crescimento do instituto na regiA?o.

Cladecir Schenkel, prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, abordou a interiorizaA�A?o da rede federal e o crescimento do campus. a�?Uma das caracterA�sticas que a educaA�A?o profissional tecnolA?gica adquiriu desde 2008, A� a questA?o da verticalizaA�A?o. E o Campus Blumenau pode exemplificar isso muito bem, jA? que partiu de um curso, em 2012, para nove cursos hoje, que vA?o do ensino mA�dio tA�cnico a pA?s-graduaA�A?o. VocA?s sA? tA?m a comemorara�?.

Evento contou com mA?sica, inauguraA�A?o de galeria e exposiA�A?o

Para que os estudantes de todos os perA�odos pudessem participar da festa, a organizaA�A?o do evento programou atividades para tarde e noite, que englobaram o a�?parabA�ns pra vocA?a�? e distribuiA�A?o de cupcakes.

A� tarde, alunos do ensino mA�dio integrado prepararam apresentaA�A�es musicais e de danA�a. Pelos corredores, tambA�m era possA�vel ver quadros e cartazes produzidos por eles, em parceria com os professores, que retratavam os melhores momentos do campus. Ainda durante a tarde, houve o descerramento da galeria de fotos de ex-diretores. JA? A� noite, o professor de MecA?nica Alan Ricardo Sparemberger animou os estudantes dos cursos superiores e tA�cnicos subsequentes, tocando como DJ na festa.

Texto/Fotos: Cecom/Blumenau / Gisele Silveira

Professora de InglA?s no IFC Blumenau apresentou trabalho em evento internacional

Professora no IFC Campus Blumenau, Gicele Vergine Vieira, representou o Centro de LA�nguas do IFC no I SeminA?rio Internacional da AssociaA�A?o Brasileira de Professores de LA�ngua Inglesa da Rede Federal de Ensino BA?sico, TA�cnico e TecnolA?gico (I SIABRALITEC), com apresentaA�A?o oral do trabalho a�?Centro de LA�nguas na Rede Federal de Ensino: uma realidade possA�vel.a�?

Com tema a�?O fazer docente na rede federal de ensino: perspectivas, desafios e possibilidades no ensino de lA�ngua inglesaa�?, o seminA?rio foi promovido pela AssociaA�A?o Brasileira de Professores de LA�ngua Inglesa da Rede Federal, no Instituto Federal Sul-rio-grandense a�� IFSul, Campus Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, nos dias 19 e 20 de abril.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es

Projeto do IFC Sombrio foi aceito no 5A? Encontro Nacional de ComputaA�A?o dos Institutos Federais (ENCompIF)

Professores e estudantes do IFC Campus AvanA�ado Sombrio tiveram trabalho “A visA?o do aluno na utilizaA�A?o do FlipENEM: uma plataforma em fliperama com questA�es do ENEM” aceito no 5A? Encontro Nacional de ComputaA�A?o dos Institutos Federais (ENCompIF) que serA? realizado em conjunto com o XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de ComputaA�A?o, entre dias 22 e 26 de julho de 2018, em Natal, No Rio Grande do Norte.

De acordo com professor do Campus e orientador do projeto, Victor Martins de Sousa, o trabalho iniciou como projeto de trabalho de conclusA?o de curso (TCC), em 2017, em parceria com um projeto de Ensino. a�?FlipENEM A� uma plataforma em fliperama com questA�es do Enem. Consiste em um jogo direcionado a preparaA�A?o para o Enem. AlA�m dos A?timos resultados internamente (nota e utilizaA�A?o da plataforma), o projeto teve resultados importantes, inclusive com publicaA�A�es e premiaA�A?o em eventos externosa�?, explica.

Agora em 2018, o projeto de Ensino seguirA? com novos estudantes. a�?AlA�m da divulgaA�A?o em eventos externos, o FlipENEM ficarA? disponA�vel para estudantes do Campus no saguA?o, local bem prA?ximo da entrada principal. A previsA?o A� disponibilizA?-lo nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Para 2019, a intenA�A?o A� ampliar o projeto e hospedar fliperamas nas escolas de nA�vel mA�dio da regiA?o do extremo sul catarinensea�?, revela o professor de InformA?tica.

AlA�m de Sousa, o projeto conta com professor Matheus Lorenzato Braga e egressos do curso tA�cnico em InformA?tica integrado ao Ensino MA�dio, LA�via Silva Marques e Matheus da Silva Coelho.

Parcerias

Em 2018, a equipe iniciou o projeto FlipIFC (baseado no FlipENEM) serA? uma plataforma em fliperama com questA�es dos Exames de ClassificaA�A?o do IFC dos anos anteriores. a�?A� um projeto de ExtensA?o/Ensino, e tambA�m terA? como objetivo a divulgaA�A?o do IFC Campus AvanA�ado Sombrio e seus respectivos cursos tA�cnicos integrados. Teremos parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental em Sombrioa�?, conta Sousa.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es

InscriA�A�es para o Enem 2018 serA?o recebidas atA� 18 de maio

Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) 2018 poderA?o se inscrever atA� o dia 18 pela pA?gina do Enem 2018. O pagamento da taxa, no valor de R$ 82, se estende atA� 23 de maio. As provas serA?o realizadas em 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.

O perA�odo para solicitar a isenA�A?o da taxa de inscriA�A?o e de justificar ausA?ncia da ediA�A?o passada terminou no dia 15 de abril. Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou nA?o, deverA?o fazer a inscriA�A?o entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovaA�A?o da solicitaA�A?o de isenA�A?o nA?o significa que a inscriA�A?o estA? realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critA�rios de isenA�A?o serA?o necessA?rias essas duas etapas.

Novidade a�� A principal novidade do Enem 2018 A� relacionada ao segundo dia de provas, que passarA? a ter mais 30 minutos de duraA�A?o para as disciplinas ciA?ncias da natureza e suas tecnologias e matemA?tica e suas tecnologias. Agora, os estudantes terA?o cinco horas para responder A�s questA�es.

RedaA�A?o a�� A nota da redaA�A?o, entre zero e mil pontos, respeitarA? os critA�rios dispostos no Portal do Inep e na Cartilha do Participante a�� RedaA�A?o no Enem 2018, que serA? publicada posteriormente com detalhamento das cinco competA?ncias avaliadas. A correA�A?o respeitarA? a decisA?o oficializada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem LA?cia, em novembro de 2017, para garantir tranquilidade aos participantes.

Aplicativo a�� Todas as informaA�A�es sobre o Enem estA?o disponA�veis no portal do Inep, na pA?gina do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponA�vel na App Store e na Google Play. As redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnA�sio Teixeira (Inep) e do MEC, outros canais oficiais de comunicaA�A?o com os participantes, tambA�m tA?m informaA�A�es e respondem a dA?vidas. O Fale Conosco do MEC/Inep atende pelo 0800 616161 e em sua versA?o on-line.

*IFC a�� Preenchimento das vagas de cursos superiores do IFC A� feito pelo Sisu. Para participar do Sisu, os candidatos precisam fazer o Enem. Portanto, os interessados em concorrer A�s vagas de graduaA�A?o no IFC em 2019, precisam fazer o Exame Nacional do Ensino MA�dio deste ano!

Fonte: Assessoria de ComunicaA�A?o Social
*Fonte: Cecom Reitoria IFC
*Arte: Cecom Reitoria IFC

Equipe de gestão inicia ciclo de visitas técnicas nos campi

Este mês, foi iniciado o ciclo de visitas técnicas da equipe de gestão do IFC nos campi para promover o diálogo entre gestores, demais servidores e comunidade acadêmica. Além de um momento de reflexão e exposição de ideias, esta é uma oportunidade para que estudantes e servidores possam conversar diretamente com a reitora Sônia Regina de Souza Fernandes e os pró-reitores.

Primeiras visitas foram realizadas nos campi de Santa Rosa do Sul e Sombrio, nos dias 2 e 3 de maio. Cerca de 500 pessoas, entre estudantes de ensino médio e superior, servidores e pais de estudantes, participaram da apresentação sobre orçamento, parcerias, assistência estudantil, utilização dos espaços dos campi, reordenamento dos institutos federais, orçamento, entre outros.

“É muito bom receber a reitora no nosso campus. Já pedimos para que ela viesse mais vezes, mas por conta de agenda não é possível. Essa integração com os alunos é muito importante, pois os alunos têm muitas dúvidas. Como eu faço parte do Conselho Superior, eles vêm até mim pedir que eu explique algumas coisas, mas às vezes são coisas que cabem à gestão explicar. Por isso, para nós está sendo muito importante esse momento”, enfatizou Nivia Lucresse dos Santos Guimarães, estudante de Licenciatura em Matemática do Campus Sombrio e representante titular dos discentes no Conselho Superior do IFC.

Além da reitora, estiveram presentes os pró-reitores Fernando José Garbuio (Extensão), José Luiz Ungericht Júnior (Desenvolvimento Institucional), Josefa Surek de Souza (Ensino) e Stefano Moraes Demarco (Administração).

Conforme cronograma, até julho todos os campi receberão a visita da gestão.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães
Fotos: Cecom/Reitoria / Gabriela Maia

Estudantes e servidores do IFC Fraiburgo participaram de aA�A�es com NIT

Nos dias 24 e 25 de abril, estudantes e servidores do IFC Campus Fraiburgo participaram de palestras realizadas pelo coordenador do NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica a�� NIT do IFC, Rafael Paes de Barros. As palestras sobre o NIT e sobre Propriedade Intelectual reuniram cerca de 240 estudantes dos cursos tA�cnicos em InformA?tica e do superior em AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas. Na ocasiA?o, o representante do NIT reuniu-se tambA�m com coordenadores de projeto de pesquisa e bolsistas sobre o procedimento para apropriaA�A?o de criaA�A�es e inventos oriundo dos projetos.

Uma outra palestra foi voltada especificamente para empresA?rios e representantes da comunidade na AssociaA�A?o Comercial de Fraiburgo a�� ACIAF sobre a Propriedade Intelectual e como o setor produtivo e segmentos da sociedade podem desenvolver projetos e aA�A�es em conjunto com o Campus.

Segundo Barros, a atividade desenvolvida no IFC campus Fraiburgo estA? sendo estendido as demais unidades do IFC. a�?A proposta do NIT A� realizar em todos os campi, todavia as aA�A�es serA?o de acordo com a necessidade e realidade local. No caso de Fraiburgo, desenvolvemos uma aA�A?o especA�fica com a ACIAF para propor projetos em conjunto e se tornar parceiro de uma proposta de incubadora de empresas no municA�pio, aA�A?o estA? encabeA�ada pela prefeitura e com apoio da ACIAFa�?, explica.

O IFC tem um avanA�o em seus indicadores de desenvolvimento tecnolA?gico, no primeiro trimestre de 2018, foi gerado o quantitativo de tecnologias igual ao de todo o ano de 2017, cumprindo seu papel institucional previsto no art. 7A? – III da lei 11.892 de 2008, que institui como um dos objetivos da RFEPCT, que A� de realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluA�A�es tA�cnicas e tecnolA?gicas, e tendo como prA?ximo a transferA?ncia desse conhecimento ou tecnologia A� comunidade.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es
Com informaA�A�es do NIT

Calouros do IFC Campus Brusque são recepcionados com Trote Solidário

Nos meses de marA?o e abril, servidores e alunos do Campus best college essays, buy clomid online. Brusque realizaram o Trote SolidA?rio. O principal objetivo da aA?A?o, direcionada aos calouros, A? a integraA?A?o dos novos estudantes com os alunos veteranos, e tambA?m a integraA?A?o dos novos alunos entre si. A iniciativa, neste semestre, dos acadA?micos veteranos, do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Carlos Eduardo dos Santos Matos e Marco Antonio Back, foi convocar os calouros para uma arrecadaA?A?o de alimentos.

Em parceria com a ONG MA?os do Bem, os envolvidos arrecadaram aproximadamente 300 kg de alimentos para a composiA?A?o de cestas bA?sicas, as quais foram direcionadas a 13 famA?lias, em situaA?A?o de vulnerabilidade social, do bairro BoA?mia.

A arrecadaA?A?o dos mantimentos ocorreu durante todo o mA?s de marA?o, e a entrega das cestas bA?sicas para a comunidade carente foi realizada no dia 21/04.

A atuaA?A?o, de carA?ter voluntA?rio, de alunos e servidores, despertou-lhes o anseio de dar continuidade ao projeto, tornando-o institucional, com vistas ao desenvolvimento de outras aA?A?es diretamente com crianA?as. A ideia dos envolvidos A? promover e executar atividades que auxiliem na busca por uma vida com melhores condiA?A?es sociais, divulgando, ainda, o acesso ao ensino mA?dio integrado do IFC.

A institucionalizaA?A?o da aA?A?o serA? proposta em duas etapas, uma no inA?cio da cada semestre do ano. A partir de agosto, serA? realizada a campanha de arrecadaA?A?o de brinquedos e livros infantis, novos ou usados, em bom estado, para a populaA?A?o infantil.

Texto: Cecom/Reitoria, com informaA?A?es de Campus Brusque; imagem: Campus Brusque.

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