Dados do IFC poderA?o ser consultados em plataforma nacional sobre o ensino tA�cnico e tecnolA?gico

A Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica, da qual faz parte o Instituto Federal Catarinense (IFC), conta agora com uma plataforma que reA?ne dados completos das 640 unidades de ensino que a constituem. Trata-se da Plataforma Nilo PeA�anha (PNP), que deverA? subsidiar a avaliaA�A?o dos processos educacionais, com vistas A� promoA�A?o da qualidade educacional e A� eficiA?ncia da gestA?o de polA�ticas e programas no A?mbito do ensino profissional e tecnolA?gico. O desenvolvimento do projeto tem sido realizado de forma colaborativa pelos integrantes da prA?pria Rede.

Para tornar possA�vel a composiA�A?o da PNP, foi criada a Rede de Coleta, ValidaA�A?o e DisseminaA�A?o das EstatA�sticas (Revalide), da qual fazem parte os responsA?veis pelo registro acadA?mico local das unidades de ensino, os diretores, os pesquisadores institucionais da instituiA�A?o, os dirigentes mA?ximos de cada uma delas e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec.

A pedido da Setec/MEC e juntamente A� UnB e A� UFLA, o IFC atuou no desenvolvimento de plataforma estatA�stica para coleta e validaA�A?o de dados da Rede Federal. Renato Resende Ribeiro de Oliveira, docente do curso TA�cnico em InformA?tica para Internet do Campus ConcA?rdia, atuou como lA�der e coordenador tA�cnico da etapa de desenvolvimento do software que se tornaria a PNP. AlA�m disso, realiza anA?lises de informaA�A�es no banco de dados extraA�do da plataforma e atende pela infraestrutura onde a plataforma estA? sendo executada.

O professor explica que a Rede Federal nA?o possuA�a, atA� entA?o, uma fonte de informaA�A?o significativa acerca de seus indicadores, pois o principal sistema de registro e controle existente antes do desenvolvimento da plataforma, o Sistec, nA?o realizava validaA�A?o dos dados, e, por conseguinte, nA?o havia impedimentos para que os usuA?rios inserissem quaisquer informaA�A�es desatualizadas ou incoerentes, por exemplo.

a�?A Plataforma Nilo PeA�anha vem para sanar esse ponto fraco, reunindo, normalizando, analisando e aplicando uma sA�rie de crA�ticas acerca da consistA?ncia e validade dos dados encontrados hoje no referido sistema. O objetivo da PNP A� conseguir um retrato da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica do Brasil por meio de uma fonte confiA?vel de dados e indicadores, que possa desmistificar as informaA�A�es falsas que muitas vezes sA?o veiculadasa�?, explica Renato.

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Outros servidores do IFC tambA�m atuaram significativamente nesse processo. Os pesquisadores institucionais Jair Adriano Strapazzon, da Reitoria, e MA?rion Lemke Poletto, do Campus ConcA?rdia, participaram de um projeto-piloto da plataforma, para auxiliar no seu desenvolvimento, com sugestA�es de melhorias, antes do lanA�amento oficial.

Segundo Jair, pesquisador institucional atuante na PrA?-Reitoria de Ensino do IFC, a PNP A� um avanA�o, pois otimiza o cadastramento de dados que era anteriormente realizado em planilhas. a�?Desta forma, cada unidade da instituiA�A?o A� responsA?vel por verificar, modificar ou justificar os dados que foram extraA�dos do Sistec, Siape, e Siafi, os quais serA?o disponibilizados em forma de indicadores, como eficiA?ncia, eficA?cia, nA?mero de concluintes, ingressantes, relaA�A?o de candidatos por vagas, etc. Todos esses indicadores sA?o de suma importA?ncia para avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem, em cada um dos campus, e para planejar as aA�A�es de melhoria, se for o casoa�?, relata o servidor.

A plataforma serA? atualizada pela Revalide, a partir da qualificaA�A?o dos dados coletados, inicialmente, do Sistema Nacional de InformaA�A�es (Sistec), Sistema Integrado de AdministraA�A?o de Recursos humanos (Siape) e do Sistema Integrado de AdministraA�A?o Financeira do Governo Federal (Siafi). A homologaA�A?o das informaA�A�es ocorrerA? mediante a aplicaA�A?o de um conjunto de regras de consistA?ncia que apontarA? eventuais incoerA?ncias nos dados coletados, permitindo que os integrantes da Revalide os retifiquem ou confirmem por meio de apresentaA�A?o de justificativa. O rigor do levantamento impede que informaA�A�es inconsistentes, nA?o justificadas pelas instituiA�A�es, sejam utilizadas para fins estatA�sticos.

Do ponto de vista interno, os dados homologados pelo processo farA?o parte do relatA?rio de gestA?o de cada instituiA�A?o e possibilitarA?o o delineamento de aA�A�es institucionais e a elaboraA�A?o de diretrizes estratA�gicas, visto que tornarA?o mais visA�veis e palpA?veis as demandas de ensino formal no contexto em que estA? inserido o IFC, os A�ndices de evasA?o e retenA�A?o e as especificidades dos ingressantes aos cursos.

De acordo com Gustavo Henrique Moraes, coordenador do projeto da plataforma na Setec, a partir dos resultados estatA�sticos, serA? possA�vel dar resposta a importantes questA�es educacionais, tais como: a�?Quantos alunos esta Rede tem? Em que cursos estA?o matriculados? Como A� a distribuiA�A?o por sexo, cor, turno e renda? Quais sA?o as taxas de evasA?o e conclusA?o? Qual o gasto anual por aluno matriculado? Como A� a composiA�A?o de seu corpo de professores e tA�cnicos administrativos?a�?, entre outros aspectos relevantes acerca da Rede. A coleta de dados, sua validaA�A?o e divulgaA�A?o seguirA?o um calendA?rio anual. A plataforma deve estar disponA�vel ainda no primeiro trimestre deste ano.

Para a reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, a�?a criaA�A?o da Plataforma Nilo PeA�anha se constitui como uma ferramenta de extrema importA?ncia para que a Rede tenha, por meio da estatA�stica educacional, dados e indicadores reais acerca da EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gicaa�?.

Os censos da EducaA�A?o BA?sica e da EducaA�A?o Superior mormente nA?o retratam todas as especificidades da Rede, uma vez que ambos deixam de fora do levantamento que realizam em torno de 40% das matrA�culas reais, como aquelas realizadas em cursos de qualificaA�A?o profissional e aquelas referentes A� entrada de alunos no segundo semestre. a�?Ao trazer dados/indicadores mais prA?ximos da realidade, a plataforma torna transparentes as informaA�A�es, bem como a prestaA�A?o de contas junto aos A?rgA?os de controlea�?, explica SA?nia, que agradece o empenho de todos os servidores envolvidos no projeto, fato que revela o compromisso da gestA?o dos campi e da Reitoria com a instituiA�A?o de que sA?o parte.

Saiba mais sobre a Plataforma Nilo PeA�anha aqui.

Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es de Assessoria de ComunicaA�A?o Social do MEC e Proen/IFC.

Aberto perA�odo de submissA?o de trabalhos para 5A? Encontro Nacional de ComputaA�A?o dos IFs

AtA� 23 de marA�o, serA?o aceitas as submissA�es de trabalhos para o 5A? Encontro Nacional dos Institutos Federais (ENCompIF), que serA? realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, de 22 a 26 de julho de 2018.

O ENCompIF A� um evento satA�lite do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de ComputaA�A?o (CSBC 2018) e tem como objetivo reunir professores e alunos de ensino mA�dio e superior dos Institutos Federais e CEFETs de todo o paA�s.

As submissA�es devem ser realizadas eletronicamente atravA�s do sistema JEMS, disponA�vel med school personal statement, purchase dapoxetine. aqui. Confira todas as informaA�A�es sobre o ENCompIF no site oficial do evento.

Texto: Cecom/Reitoria /A�Rosiane MagalhA?es | Jornalista / JP 12.715/MGA�

Projeto prevA? drone para fiscalizar utilizaA�A?o de recursos naturais no Vale do ItajaA�

Aterro SanitA?rio de TimbA?, que recebe resA�duos dos municA�pios que fazem parte do ConsA?rcio Intermunicipal do MA�dio Vale do ItajaA�, tambA�m serA? monitorado.

A partir de uma patente desenvolvida pela parceria entre Instituto Federal Catarinense (IFC) e NA?cleo de Estudos da TecnociA?ncia (NET), da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o pesquisador, do IFC Campus Blumenau, professor PA�ricles Rocha da Silva estA? desenvolvendo outro projeto, que prevA? a utilizaA�A?o de drone para fiscalizar a utilizaA�A?o de recursos naturais do Vale do ItajaA�.

A ideia A� readequar o projeto conjunto do IFC/FURB a�� patenteado como MA�todo para Monitoramento de Enchentes em Tempo Real por Meio de VeA�culo AA�reo nA?o Tripulado a�� para atender A�s necessidades de gestA?o ambiental em A?reas de risco. Na nova proposta, o drone captarA? imagens para diagnA?stico, planejamento e monitoramento ambiental. a�?A intenA�A?o A� identificar A?reas com degradaA�A?o ambiental, como deslizamentos ou desmatamentos, que contribuem para poluiA�A?o das A?guas de abastecimento, alA�m de monitorar o funcionamento de aterros sanitA?rios controladosa�?, explica PA�ricles.

Para isso, um novo protA?tipo estA? sendo criado pelo NA?cleo de Estudos da TecnociA?ncia, uma vez que aquele desenvolvido para as enchentes nA?o atende aos objetivos do novo projeto. Estudos sobre a legislaA�A?o atual, que trata do uso de veA�culos aA�reos nA?o tripulados na regiA?o, tambA�m estA?o previstos.

O IFC Campus write my paper for me, cheap lioresal. Blumenau e a FURB jA? fecharam acordo de cooperaA�A?o para desenvolverem o projeto. O instituto contarA? tambA�m com a coparceria da AgA?ncia Intermunicipal de RegulaA�A?o do MA�dio Vale do ItajaA� (AGIR), A?rgA?o pA?blico que, ao final dos trabalhos, receberA? a nova tecnologia. a�?A proposta de transferA?ncia tecnolA?gica para a AGIR tem como objetivo transformar a competA?ncia cientA�fica desenvolvida em um bem coletivo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do Vale do ItajaA�a�?, observa PA�ricles.

Segundo o pesquisador, alguns objetivos comeA�arA?o a ser implantados aindaA�em 2018, como reflorestamento de A?reas que sofreram deslizamentos, por exemplo. a�?AlA�m disso, produziremos cartilhas educativas e realizaremos encontros com a comunidadea�?, adiantou PA�ricles.

Projeto foi aprovado pelo IFC para receber apoio financeiro

No final do mA?s de fevereiro, o projeto foi um dos selecionados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) para receber recursos provenientes do orA�amento da Pesquisa e da ExtensA?o, geridos pelas respectivas prA?-reitorias. O Edital nA? 267/2017 visa a projetos voltados ao desenvolvimento e A� disseminaA�A?o de aA�A�es integradas de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o que focam na melhoria e no aperfeiA�oamento dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs) de Santa Catarina.

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista a�� JP 4506/SC | Cecom Campus/Blumenau **Fotos: PA�ricles da Silva

Estudantes recebem orientaA�A�es sobre funcionamento das bibliotecas do IFC

Estudantes durante atividade em Rio do Sul.

Todo inA�cio de ano A� marcado pela correria e a agitaA�A?o, mas tambA�m por muita felicidade para aqueles que conseguiram ingressar em uma instituiA�A?o pA?blica de ensino. Ao mesmo tempo, o perA�odo demanda dos estudantes muita atenA�A?o atA� que conheA�am tudo que hA? para aprender em relaA�A?o aos benefA�cios que o IFC tem a oferecer, tais como os relativos A�s bibliotecas.

Cientes disso, as bibliotecas organizam-se para oferecer treinamentos em relaA�A?o aos serviA�os prestados. Na biblioteca de Sombrio, por exemplo, os alunos ingressantes no ensino mA�dio foram recebidos por meio de uma atividade gamificada, a�?unindo o lA?dico ao processual, o que ajuda bastante a quebrar o gelo com os calourosa�?, afirmou Diego Monsani, bibliotecA?rio do campus.

A mesma ideia foi utilizada pela bibliotecA?ria Caroline Becker, no Campus random assignments, lioresal without prescription. Rio do Sul, com alunos do ensino mA�dio. Para ela, a gamificaA�A?o a�?A� uma atividade que permite sairmos da a�?tradicionala�� visita A� biblioteca, em que apenas repassamos verbalmente, ou por meio de fA?lder, informaA�A�es sobre a biblioteca, e fazermos uma atividade interativa, atraente, divertida e desafiadora por meio da gamificaA�A?o, pois, assim, o aluno pode experimentar, vivenciar, aprender e ir em busca de soluA�A�es como se estivesse num jogo. A� muito mais atrativo e vai ao encontro do gosto dos jovens de hoje. Toda a equipe da biblioteca esteve envolvida na atividade, o que gerou tambA�m a integraA�A?o de servidores e estagiA?riosa�?.

Outras bibliotecas seguem uma recepA�A?o mais formal, como a de ConcA?rdia, que oferece treinamento bA?sico sobre a biblioteca a todas as turmas de calouros do ensino mA�dio e superior, e tambA�m ministra aulas para utilizaA�A?o do Portal da Capes, especialmente para alunos de cursos superiores e pA?s-graduaA�A?o. O mesmo ocorre em Araquari e em SA?o Bento do Sul. Alguns bibliotecA?rios oferecem o treinamento do portal da Capes nas aulas de metodologia, com o apoio dos professores.

No Campus Fraiburgo, a bibliotecA?ria Mirela Sens utiliza a estrutura do laboratA?rio de informA?tica para treinamento prA?tico das funcionalidades do Sistema Pergamum, mostrando e treinando passo a passo com os calouros.

JA? em CamboriA?, a bibliotecA?ria Fernanda Ribeiro explicou que, alA�m de do treinamento, para motivar e envolver os alunos nas atividades de treinamento, sA?o sorteadas bolsas do IFC aos participantes.

ApA?s esse perA�odo de adaptaA�A?o e muito aprendizado, os usuA?rios estA?o preparados para o inA�cio dessa nova etapa das suas vidas no IFC.

Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da bibliotecA?ria Nauria Fontana/ConcA?rdia
Foto enviada por Nauria Fontana/ConcA?rdia

 

IFC adere ao formato de compras unificadas entre todas unidades

resume cover sheet, buy clomid. A partir de 2018, o Instituto Federal Catarinense (IFC) farA? as aquisiA�A�es e contrataA�A�es de forma conjunta, para todas as unidades da instituiA�A?o, por meio da PrA?-Reitoria de AdministraA�A?o (Proad), com objetivo de obter ganhos em escala, reduzir os custos administrativos e os processos burocrA?ticos. DecisA?o pelo novo formato de compras decorre dos trabalhos da ComissA?o Institucional de Estudos sobre Compras Conjuntas, instituA�da pela Portaria nA? 3.299/2017-IFC.

a�?Com a implementaA�A?o desta agenda de compras institucional, almejamos melhor aplicaA�A?o dos recursos pA?blicos, diminuiA�A?o do retrabalho, otimizaA�A?o processual, economia de escala, ganho de produtividade, potencializaA�A?o dos recursos humanos, fortalecimento da identidade institucional, aumento do nA?mero de itens efetivamente homologados, alta especializaA�A?o dos envolvidos, padronizaA�A?o dos materiais/serviA�os/equipamentos e promoA�A?o da sustentabilidadea�?, explica Stefano Moraes Demarco, prA?-reitor de AdministraA�A?o.

Para viabilizar o novo formato, foi delegado aos campi e A� Reitoria o dever de gerenciar processos licitatA?rios, com itens comuns a todas as unidades. Desta forma, reitera-se que os pregA�es sA?o de carA?ter institucional, visando ao atendimento de toda a Comunidade IFC. Trabalho serA? realizado em sete etapas no decorrer do ano.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

Campus Blumenau oferta curso de Condutor Ambiental na modalidade Proeja

Aqueles que nA?o concluA�ram o ensino mA�dio em idade regular tA?m oportunidade de estudo no IFC Campus Blumenau, por meio do Proeja (Programa Nacional de IntegraA�A?o da EducaA�A?o BA?sica com a EducaA�A?o Profissional na Modalidade de EducaA�A?o de Jovens e Adultos). As inscriA�A�es vA?o de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. SA?o 35 vagas no curso de Condutor Ambiental Integrado ao Ensino MA�dio na modalidade de EducaA�A?o de Jovens e Adultos.

A inscriA�A?o A� gratuita e, para fazA?-la, o candidato deverA? entregar a ficha de inscriA�A?o, que consta no Edital, na Secretaria AcadA?mica do campus, acompanhada das cA?pias do RG e do CPF. A� obrigatA?rio que o candidato tenha concluA�do o ensino fundamental e idade mA�nima de 18 anos na data da inscriA�A?o. Se o nA?mero de inscritos ultrapassar o nA?mero de vagas, haverA? sorteio.

O curso qualifica profissionais para conduzir visitantes em atrativos turA�sticos naturais, como Parques Naturais ou A?reas de PreservaA�A?o Ambiental. O condutor ambiental poderA? atuar em agA?ncias de viagem, instituiA�A�es turA�sticas pA?blicas e privadas, ou prestar serviA�os como autA?nomo.A�(Fonte: Cecom/Blumenau / Gisele Silveira | Jornalista) argument research paper, buy Zoloft.

Novos servidores tomaram posse em janeiro

Nos dias 19 e 22 de janeiro, 38 novos servidores foram empossados no IFC, em diferentes cargos, para os campi e a Reitoria. CerimA?nias foram realizadas na Reitoria, em Blumenau, com presenA�a da reitora do IFC, SA?nia Regina Souza Fernandes (19/1), do prA?-reitor de ExtensA?o, Fernando JosA� Garbuio (22/1), da diretora de GestA?o de Pessoas, Fabiana Aparecida Mafra Reisch, e da servidora Luciane Hiebert.

Na cerimA?nia do dia 19, a reitora destacou a importA?ncia dos Institutos Federais na formaA�A?o de jovens e adultos no estado, e tambA�m na interiorizaA�A?o da oferta de ensino pA?blico federal. a�?AtA� a criaA�A?o dos Institutos Federais, no final de 2008, Santa Catarina contava apenas com a UFSC, na oferta de ensino gratuito federal, concentrada na capital. Com a chegada dos Institutos, outras cidades catarinenses foram contempladas. Nosso desafio A� atender bem toda esta populaA�A?o, com ensino de excelA?ncia para o desenvolvimento de todo estado. A� muito gratificante ver nossos egressos agora como colegas de trabalho no serviA�o pA?blico ou como profissionais conceituados no mercado de trabalhoa�?, enfatizou Fernandes.

Entre os servidores empossados no dia 22, estava um egresso do IFC Campus Luzerna. Eduardo Zampieri Dalposso, 19 anos, A� o novo tA�cnico em laboratA?rio, na A?rea de AutomaA�A?o, do Campus Rio do Sul. Dalposso concluiu o ensino mA�dio integrado em AutomaA�A?o Industrial, em 2016, e atualmente cursa Engenharia de Controle e AutomaA�A?o tambA�m no Campus Luzerna. a�?Vai ser meu primeiro emprego, espero que me proporcione muita experiA?ncia e que eu possa tambA�m passar minha experiA?ncia para outros alunos e colegasa�?, conta.

Galeria de fotos destas posses estA? disponA�vel na pA?gina oficial do IFC no Facebook.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

Equipe do curso de Defesa Civil do IFC Campus CamboriA? atua no apoio em A?reas atingidas pelas enchentes

Devido aos transtornos com A?ltimas enchentes no litoral de Santa Catarina, ocorridas neste mA?s, alguns professores e estudantes do curso tA�cnico em Defesa Civil do IFC Campus CamboriA? foram acionados para apoiar as famA�lias nos municA�pios atingidos.

Professora Cleonice Maria Beppler explica que o apoio foi solicitado porque uma equipe (composta por ela, outros dois professores e seis alunos do curso) integra o colegiado de proteA�A?o e defesa civil da AssociaA�A?o dos MunicA�pios da RegiA?o da Foz do Rio ItajaA� (AMFRI) e o Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Foz do Rio ItajaA� (CEPEDfri), da Coordenaria Regional de ProteA�A?o e Defesa Civil (COREDEC).

a�?Com as chuvas intensas ocorridas em 10 de janeiro, os municA�pios de Porto Belo, Itapema, BalneA?rio CamboriA?, CamboriA? e Penha decretaram situaA�A?o de emergA?ncia. Por isso, a COREDEC acionou docentes do IFC CamboriA?, atravA�s do CEPEDfri, para organizar e compilar os dados das famA�lias em situaA�A?o de vulnerabilidade social dos municA�pios em situaA�A?o de emergA?ncia da regiA?o da AMFRIa�?, conta a professora.

Segundo Beppler, por meio da atuaA�A?o no colegiado, a equipe foi convidada a participar da fundaA�A?o do Centro UniversitA?rio de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da regiA?o da AMFRI e do CEPEDfri, que contempla aA�A�es de prevenA�A?o aos eventos adversos, com atuaA�A?o nas A?reas de ensino, pesquisa e extensA?o relacionadas A� reduA�A?o de riscos de desastres, com a finalidade de cooperar para o desenvolvimento tA�cnico, cientA�fico e cultural da sinistrologia e de sua difusA?o junto A� sociedade.

a�?AtravA�s desta parceria, somos chamados a organizar simulados e atuar com forA�a-tarefa para ajudar os municA�pios nos eventos naturais, como inundaA�A�es, alagamentos, enchentes e ressacas. Este trabalho A� realizado com a organizaA�A?o do Sistema de Comando de OperaA�A�es, para que os alunos tenham vivA?ncia na A?rea operacional, tA?tica e estratA�gica, formando uma base mais sA?lida ao aliar o conhecimento teA?rico com o prA?tico por meio destas aA�A�esa�?, destaca Beppler.

Apoio A� equipe do IFC Campus CamboriA? A� feito pelo CEPEDfri, do qual a professora A� membro.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

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Deslizamento em Porto Belo (Foto AMFRI)

Itapema (CrA�dito a�� Diego Durigon/AMFRI)

IFC oferece 1.740 vagas em cursos superiores pelo Sisu

Em 2018, o Instituto Federal Catarinense (IFC) oferece 1.740 vagas em 42 cursos superiores distribuA�dos nos campi, em 15 cidades. Processo de seleA�A?o para essas vagas foi por meio do Sistema de SeleA�A?o Unificada (Sisu). ParticipaA�A?o no Sisu deu-se pelas notas do Exame Nacional do Ensino MA�dio a�� Enem 2017.

InscriA�A�es no Processo de SeleA�A?o pelo Sisu foram recebidas de 23 a 26 de janeiro pelo site do Sisu. Resultado da primeira chamada foi divulgado nesta segunda, 29 de janeiro, pelo site do Sisu e pelo Portal de Ingresso do IFC.

Candidato classificado, e convocado em primeira chamada, deverA? efetuar sua matrA�cula no Setor de Registros AcadA?micos do campus do IFC para o qual foi aprovado. Em caso de restarem vagas apA?s a primeira chamada do Processo de SeleA�A?o pelo Sisu 2018, serA? disponibilizada lista de espera do Sisu. Candidato somente poderA? manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente A� sua primeira opA�A?o.

Reserva de vagas
Processo de SeleA�A?o 2018 do IFC pelo Sisu realiza reserva de vagas atravA�s de Sistema de AA�A�es Afirmativas (cotas), conforme estabelecidas em legislaA�A?o. Todas as categorias de aA�A�es afirmativas e a documentaA�A?o correspondente para comprovaA�A?o estA?o descritas no Edital, disponA�vel no Portal de Ingresso do IFC.

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Cursos oferecidos no IFC
IFC oferece cursos superiores (bacharelado; licenciatura e tecnologia) nas 15 cidades: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, SA?o Bento do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira. Confira no Edital os cursos ofertados em cada cidade. Cursos sA?o: Pedagogia a�� ASnfase em EducaA�A?o do Campo; Agronomia; CiA?ncias AgrA�colas; Medicina VeterinA?ria; Redes de Computadores; Sistemas de InformaA�A?o; QuA�mica; AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia ElA�trica; Pedagogia; MatemA?tica; NegA?cios ImobiliA?rios; Engenharia de Alimentos; FA�sica; Design de Moda; Engenharia de Controle e AutomaA�A?o; Engenharia MecA?nica; Engenharia MecatrA?nica; CiA?ncia da ComputaA�A?o; LogA�stica; GestA?o de Turismo; Engenharia de ComputaA�A?o.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

IFC participa do IV SeminA?rio de GestA?o PA?blica SustentA?vel

O IFC participou do 4A? SeminA?rio de GestA?o PA?blica SustentA?vel, realizado no dia 28 de novembro no auditA?rio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em ChapecA?. O evento foi organizado pelo FA?rum de GestA?o Integrada das InstituiA�A�es Federais de Ensino de Santa Catarina (FORGIFESC) e teve a participaA�A?o de representantes das quatros instituiA�A�es federais de ensino de Santa Catarina: Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e UFFS.

O prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, Cladecir Alberto Schenkel, representou a reitora do IFC SA?nia Regina de Souza Fernandes na mesa de abertura. Na oportunidade, foi discutido sobre a sustentabilidade e as relaA�A�es A�ticas na gestA?o pA?blica. A professora Andreia Scharmarch apresentou o case do IFC: a�?LogA�stica Reversa: colaboraA�A?o para produtividade e sustentabilidadea�?. AlA�m da professora, sA?o autores do artigo os alunos, do curso superior de Tecnologia em LogA�stica do IFC SA?o Francisco do Sul, Anderson Amorim e Carlos Victor Dutra Butzke.

a�?O objetivo destas atividades com as demais instituiA�A�es de ensino de Santa Catarina A� o estreitamento das aA�A�es, numa polA�tica de que a�?juntos seremos mais fortesa��a�?, destaca Andressa ThaA�s Schwingel, servidora do Campus Ibirama e representante do IFC no FA?rum. Ela ressalta ainda que o Forgifesc realiza atividades anualmente, cada ano em uma instituiA�A?o: a�?Em 2016 aconteceu no IFC Campus Camboriu, neste ano, na UFFS, e, em 2018, serA? no IFSCa�?, finaliza.

Saiba mais sobre o Case IFC:

Em atividade de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o, alunos do curso superior de LogA�stica do Campus SA?o Francisco do Sul realizaram estudo de caso sobre sustentabilidade, por meio da LogA�stica Reversa, em organizaA�A?o sem fins lucrativos. A excelA?ncia do trabalho resultou no convite para participaA�A?o e apresentaA�A?o no IV SeminA?rio de GestA?o SustentA?vel.

O trabalho LogA�stica Reversa: ColaboraA�A?o para produtividade e sustentabilidade,A�desenvolvido pelos acadA?micos Anderson Amorim e Carlos Victor Butzke, orientados pela Prof. Andreia Scharmach, mostrou-se relevante nas perspectivas cientA�fica e social.

O estudo apresentado no evento tem como problemA?tica as mazelas ambientais causadas pelo descarte incorreto de produtos apA?s o consumo, um fato bastante conhecido e debatido na sociedade atual. Nesse contexto desafiador, a logA�stica reversa, por meio da reciclagem, se torna uma alternativa para diminuir impactos ambientais.

Tendo em vista esse cenA?rio e a fim de delimitar o tema, os estudantes e a docente do IFC se propuseram a conhecer uma Comunidade TerapA?utica localizada na cidade de SA?o Francisco do Sul, que realiza serviA�os de separaA�A?o, classificaA�A?o e compactaA�A?o de reciclA?veis, destinando-os, por meio de venda, a empresas especializadas na reciclagem destes materiais. O objetivo primordial da comunidade estudada, com essa aA�A?o especA�fica, A� angariar recursos financeiros, com as atividades de reciclagem, para a manutenA�A?o da instituiA�A?o, que abriga e recupera dependentes quA�micos. A comunidade atende cerca de 50 pacientes gratuitamente e nA?o visa lucros.

O Case IFC se propA?s a identificar formas de otimizaA�A?o de arrecadaA�A?o de reciclA?veis para as atividades cotidianas da Comunidade TerapA?utica a partir da anA?lise da capacidade produtiva e das possibilidades no ambiente externo da organizaA�A?o, e da sugestA?o de formas de otimizar pontos de coleta de reciclA?veis.


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Fonte: Cecom/Reitoria eA�Campus SA?o Francisco do Sul.