InscriA�A�es abertas para 1A? Encontro Regional de EducaA�A?o do IFC Abelardo Luz

O Curso de EspecializaA�A?o em EducaA�A?o do IFC a�� Campus AvanA�ado Abelardo Luz promove o 1A? Encontro Regional de EducaA�A?o do IFC Abelardo Luz, a realizar-se no dia 11 de novembro de 2017, na CA?mara de Vereadores, do municA�pio de Abelardo Luz/SC. O horA?rio de realizaA�A?o serA? das 08h A�s 12h e das 13h A�s 17h. O evento serA? gratuito e com vagas limitadas. O perA�odo de inscriA�A�es irA? de 23/10 a 11/11/2017 (atA� o limite de 150 vagas).

O Encontro tem como objetivo oferecer A� comunidade de Abelardo Luz e regiA?o um espaA�o para debater sobre temas pertinentes ao campo da educaA�A?o. Para tanto, as temA?ticas escolhidas para esse encontro foram a�?PolA�ticas PA?blicas de EducaA�A?oa�? e a�?TendA?ncias PedagA?gicas da EducaA�A?oa�?.

AlA�m das atividades culturais previstas na programaA�A?o, haverA? duas palestras. ConheA�a os palestrantes convidados:

Mauro Augusto Burkert Del Pino
Doutor e mestre em EducaA�A?o pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui EspecializaA�A?o em Ensino pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), graduaA�A?o em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de 2A? Grau pela UFPel e GraduaA�A?o em Engenharia Civil pela Universidade CatA?lica de Pelotas (UCPel). Mauro Del Pino A� professor Associado da UFPel; editor da Revista Cadernos de EducaA�A?o, do PPGE/FaE/UFPel, e integra o Programa de PA?s-GraduaA�A?o em EducaA�A?o da Faculdade de EducaA�A?o da UFPel (PPGE/UFPel). Atuou como reitor da UFPel (2013-2017); diretor da Faculdade de EducaA�A?o da UFPel (2008-2012) e SecretA?rio Municipal de EducaA�A?o de Pelotas-RS (2001-2004).

VA?nia Maria Alves
Doutora em EducaA�A?o pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em EducaA�A?o pelo Centro UniversitA?rio Diocesano do Sudoeste do ParanA? (UNICS). Possui graduaA�A?o em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente A� docente no Instituto Federal do ParanA? (IFPR) a�� Campus PalmasA�a�� e Coordenadora PedagA?gica do IFC a�� Campus AvanA�ado Abelardo Luz. Atuou como professora, coordenadora e membro do Colegiado do curso de Pedagogia; professora nos cursos de Licenciatura Letras-InglA?s, QuA�mica, MatemA?tica, FA�sica, Filosofia e EspecializaA�A?o em Biologia, EducaA�A?o e SaA?de; vice-reitora e prA?-reitora de Ensino de GraduaA�A?o, no Centro UniversitA?rio CatA?lico do Sudoeste do ParanA?-UNICS. Em marA�o de 2010, assumiu o cargo efetivo de professora, Classe Adjunto I, para o campo de conhecimento Fundamentos da EducaA�A?o, na Universidade Federal da Fronteira Sul a�� UFFS a��, Campus de Realeza/PR. A partir de junho de 2010, ingressou no IFPR a�� Campus Palmas. TambA�m Atuou como coordenadora do curso de Pedagogia, no perA�odo de 2010 a 2017, do respectivo campus.

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Para saber mais informaA�A�es sobre o evento, acesse o site:A�http://abelardoluz.ifc.edu.br/1ereifcal/

 

Com vasta programaA�A?o, criatividade e interaA�A?o, Campus Luzerna realiza VI Secitec

Compromisso, participaA�A?o e engajamento acadA?mico sA?o caracterA�sticas que marcaram a VI Semana de CiA?ncia e Tecnologia (Secitec), realizada noA�CampusA�Luzerna de 27 a 30 de setembro. Colhendo os frutos pelos seis anos de experiA?ncia na realizaA�A?o da Secitec, oA�campusA�orgulha-se desta ediA�A?o do evento que foi recorde tanto na submissA?o de projetos quanto na oferta de palestras, oficinas e variedade de temas contemplados na programaA�A?o.

A noite de abertura do evento foi realizada na quarta-feira (27), no auditA?rio do Centro de Eventos SA?o JoA?o Batista, onde alunos e servidores lotaram a casa para prestigiar a palestra proferida pelo professor FA?bio Xavier, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre as discussA�es da palestra inaugural estiveram presentes reflexA�es a respeito do papel das InstituiA�A�es Federais de Ensino no contexto de produA�A?o do conhecimento, da ciA?ncia e do desenvolvimento regional.

A abertura do evento contou com a participaA�A?o da magnA�fica reitora do IFC, professora SA?nia Fernandes, do diretor-geral e do diretor de ensino doA�CampusA�Luzerna, professores Eduardo Butzen e JessA� de Pelegrin, respectivamente. A reitora parabenizou a equipe que organizou a Secitec e destacou a importA?ncia doA�CampusA�Luzerna para o desenvolvimento da educaA�A?o e da formaA�A?o dos estudantes. a�?Nosso principal objetivo sA?o os estudantes; A� por eles que estamos aqui e dedicamos todos os esforA�os. Nesse sentido vejo que oA�CampusA�Luzerna cumpre bem o seu papel de fomentar a ciA?ncia, a tecnologia e o desenvolvimento regional, proporcionando aos alunos eventos como estea�?.

O diretor-geral Eduardo Butzen ressaltou que a unidade consolidou a Secitec como o evento mais importante da instituiA�A?o. a�?A Secitec tem carA?ter de fechamento do ano de trabalho com a apresentaA�A?o dos projetos de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o. Temos a satisfaA�A?o de ver o amadurecimento deste evento que se consolida com um recorde na submissA?o de trabalhosa�?, destaca.

O diretor-geral tambA�m falou sobre a importA?ncia da relaA�A?o dos Institutos Federais com o mercado e a indA?stria. a�?A formaA�A?o cidadA? vai muito alA�m do mercado, mas nA?o podemos fechar os olhos para as questA�es de subsistA?ncia, por isso, temos o papel de atuar em consonA?ncia aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), buscando aproximar a realidade dos estudantes ao que ocorre no mundo do trabalhoa�?, defende.

ProgramaA�A?o diversificada

ApA?s a cerimA?nia de abertura o evento seguiu trazendo inA?meras atividades simultA?neas, todas gratuitas, que contribuA�ram para enriquecer o repertA?rio dos participantes.

Na quinta-feira pela manhA?, os estudantes fizeram apresentaA�A�es em formato de pA?ster, atividade em que os projetos de ensino, pesquisa e extensA?o sA?o resumidos e explicados pelos alunos, que demonstram seu potencial acadA?mico, criativo e cientA�fico e ficam A� disposiA�A?o da comunidade interna e externa para compartilhar suas experiA?ncias acadA?micas. AlA�m da apresentaA�A?o em pA?ster, estudantes e professores realizaram apresentaA�A�es orais em banca, na forma de resumo expandido.

Na avaliaA�A?o de JessA� Pelegrin, diretor do departamento de Ensino do Campus Luzerna, a Secitec A� fundamental na vida estudantil. a�?A� o momento de apresentarmos os resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, projetos de pesquisa, extensA?o e ensino a toda a comunidade. TambA�m A� um momento no qual conseguimos mostrar para os nossos alunos a realidade da indA?stria, com palestrantes atuantes no mercado de trabalho que trazem e compartilham suas vivencias internacionaisa�?, destacou.

A percepA�A?o dos estudantes

Ao longo de todo o evento, foram apresentados 32 trabalhos em pA?steres, 31 apresentaA�A�es orais em banca e 40 atividades entre minicursos, oficinas, palestras e atA� um importantA�ssimo fA?rum sobre acessibilidade.

Alisson Coelho, estudante do 2A? ano do Ensino MA�dio Integrado ao TA�cnico em AutomaA�A?o Industrial participou da Secitec como apresentador de trabalho pela primeira vez. a�?A forma de apresentaA�A?o A� o que mais gostei: um fluxo contA�nuo de pessoas transitando pelos trabalhos dA?o carA?ter dinA?mico A�s mostras de projetos do campusa�?.

a�?RobA?tica PedagA?gicaa�? foi o tema do projeto de extensA?o do aluno Matheus Lacerda, do curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma aA�A?o extensionista em parceria com a a�?OperaA�A?o Caminhos do Sula��, vinculada A� Universidade do Estado de Santa Catarina. a�?Foi um projeto que nos tirou de nossa zona de conforto, enquanto pesquisadores, e levou-nos a trabalhar com um pA?blico que nA?o A� comum ao nosso dia a dia. Levamos tambA�m algo novo para crianA�as do 1A? ao 5A? ano daA�rede bA?sica e foi incrA�vela�?, conta.

Os estudantes, do 3A? ano do Ensino MA�dio Integrado ao TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho, Joana Filipini e Marciano Biava participam da Secitec hA? trA?s anos e avaliaram a importA?ncia do evento em sua trajetA?ria de formaA�A?o no IFC. a�?A� um momento importante que dA? visibilidade aos projetos doA�campus, tambA�m A� importante para nossa formaA�A?o, pois, como estamos saindo do ensino mA�dio, jA? foi possA�vel vivenciar experiA?ncias de apresentaA�A?o e produA�A?o cientA�fica que poderA?o ser diferenciais em nossa inserA�A?o no ensino superiora�?, comenta Joana. a�?Para nA?s, A� um momento tambA�m de conhecer internamente o que A� produzido noA�campus, algo que, na correria do dia a dia, nA?o percebemos de fatoa�?, avalia Marciano.

A exposiA�A?o de pA?steres foi acompanhada tambA�m por servidores tA�cnico-administrativos doA�campusA�a�� muitos dos quais atuaram como avaliadores -, bem como por docentes a�� tanto avaliadores como orientadores dos projetos a�� que aproveitaram o momento para trabalhar com os estudantes elementos de comunicaA�A?o e postura diante de situaA�A�es cotidianas do universo acadA?mico.

O professor de sociologia doA�CampusA�Luzerna, Antonio Cavalcante, falou sobre o a�?climaa�� da VI Secitec. a�?A� possA�vel sentir a ansiedade, a efervescA?ncia da gurizada! Em uma manhA? como hoje, de cA�u cinzento, tudo leva a um estudo mais intimista, com pA?steres que simplificam o que acontece em nosso dia a dia, com diversos temas, tais como suicA�dio, redaA�A?o de softwares modernos, fungos, etc. a�� um reflexo de uma comunidade plural de pesquisaa�?.

Ampliando horizontes

Com cursos nos nA�veis mA�dio, tA�cnico e superior, nas A?reas de AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho, oA�CampusA�Luzerna nA?o se limita A� formaA�A?o tecnicista, mas busca valorizar temas transversais, que subsidiem os estudantes com informaA�A?o crA�tica e de qualidade.

Um bom exemplo dos temas transversais presentes na Secitec foi a palestra a�?Climatologia dos desastres socionaturais em Santa Catarinaa�?, ministrada pelo professor Pedro Murara, da Universidade Federal da Fronteira Sul, de Erechim (UFFS). Na ocasiA?o, o professor colaborou para esclarecer conceitos relacionados A� climatologia de SC e A�s adversidades atmosfA�ricas a�� perturbaA�A�es que caracterizam o estado, como tempestades, tornados, deslizamentos, estiagem, geadas, neves e furaA�A�es.

A Secitec tambA�m foi palco de uma interessante atividade desenvolvida pelos servidores Giordana Caramori, Ana Colla e Diego de Lima. Voltada ao diA?logo interno entre colegas, a atividade reuniu tA�cnicos e professores na manhA? da sexta-feira (29), com o objetivo de conversar a respeito de direitos e deveres no serviA�o pA?blico.

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A principal questA?o discutida diz respeito A� importA?ncia do diA?logo para resoluA�A?o de conflitos no prA?prioA�campus. Os servidores apresentaram alguns dados relativos A� abertura de Processo Administrativo disciplinar (PAD), especialmente ao elevado custo de tais processos que oneram o Estado sem necessidade, sendo que a maioria dos problemas poderiam ser resolvidos a�?em casaa�?, com mais harmonia, menos transtorno e menos custo para todos.

FA?rum de discussA?o sobre Acessibilidade

A Secitec abrigou ainda um fA?rum que teve como objetivo debater os a�?desafios para a inclusA?o, suas ferramentas e a necessidade de inovaA�A?oa�?.

Estiveram presentes no fA?rum Taciana Almeida, terapeuta ocupacional da FundaA�A?o Catarinense de EducaA�A?o Especial; Marcelo Bradacz Lopes, servidor do IFC Reitoria; a professora MA?rcia Schuler, arquiteta e docente do curso de SeguranA�a do Trabalho do IFC Videira; os professores MarinA?s Kerber e AndrA� Sturion, integrantes do Centro de Treinamento de cA?es-guia doA�CampusCamboriA?, a servidora pA?blica TaA�za de Almeida e integrantes da AssociaA�A?o Regional dos Atletas com DeficiA?ncia e da AssociaA�A?o Camponovense de Apoio aos deficientes auditivos e visuais (Acadav).

Confira o A?lbum completo de fotos da Secitec clicando aqui.

Texto e fotos: Jornalista Juliana Bauerle Motta com colaboraA�A?o de Andrizza Becker e Geovana Antunes.

 

Ex-aluno do Curso de Cervejeiro tem cerveja premiada em concurso estadual

O ex-aluno, do Curso de QualificaA�A?o Profissional em Cervejeiro, do Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque, Maciel VerA�ssimo, ficou em segundo lugar na Categoria Indian Pale Ale (IPA), com a sua Rye Ipa, estilo 21B5, denominada a�?Macicaa�?, no Concurso Estadual de Cervejas Caseiras.

Em 2006, Maciel comeA�ou a perceber o desenvolvimento do mercado cervejeiro e acabou buscando formaA�A?o para iniciar sua prA?pria produA�A?o. Iniciou com algumas tentativas A� A�poca, mas acabou suspendendo seu sonho por algum tempo.

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Em 2010, voltou A� ativa, retornando A� produA�A?o de cervejas em sua residA?ncia. Em 2014, ele se associou A� AssociaA�A?o dos Cervejeiros Artesanais (Acerva a�� Catarinense), fazendo cursos esporA?dicos. Mais tarde, buscando por outros cursos, conheceu o IFC. Segundo ele, o curso de Cervejeiro foi muito significativo. a�?Entendi aqui alguns processos que eu nA?o compreendia bem antes. Sabia que tinha de fazA?-los, mas sem entender os porquA?s. Consegui agregar vA?rios conhecimentos durante o curso, desde anA?lise sensorial a maltes atA� sanitizaA�A?o A�s escolas cervejeiras, e tudo isso contribuiu para a qualidade das cervejas que eu produzi a partir dalia�?, comenta Maciel VerA�ssimo.

Fonte: Campus Brusque

 

Campus Fraiburgo realiza Semana Farroupilha

No dia 19 de setembro, alunos e servidores do IFC Campus Fraiburgo comemoraram a Semana Farroupilha. O evento foi promovido pelo GrA?mio Estudantil e pelo Projeto de ExtensA?o “Grupo de DanA�as Florada Campeira”.

Este projeto objetiva incentivar a cultura local, a integraA�A?o entre alunos, professores e sociedade, e oportuniza aos alunos o contato mais prA?ximo com a DanA�a Tradicionalista GaA?cha, arte ritmada de passos e movimentos, muito popular na RegiA?o Sul e na cidade de Fraiburgo. Foram realizadas algumas atividades, dentre elas a Gincana Farroupilha, a palestra com o Professor Ricardo Annes, a mateada em parceria com a Erva Mate Viola de Ouro e tambA�m um bailezito no encerramento.

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Para Emanuelle Moreira, aluna colaboradora e idealizadora do Projeto Florada Campeira, o evento proporcionou maior contato com a cultura regional, alA�m da integraA�A?o e uniA?o dos alunos na realizaA�A?o de uma tarde diferente e bem divertida. “Minha famA�lia e meus amigos cultivam a mA?sica e a danA�a regional, participamos dos bailes e dos grupos de danA�a na cidade. Para mim, ser colaboradora de um projeto assim A� muito gratificante, pois mantA�m viva a chama do tradicionalismo”, conta Emanuelle.

 

Texto e fotos: Cecom/Campus Fraiburgo.

 

Mepec A� sucesso de pA?blico e de projetos

Em sua terceira ediA�A?o, a Mostra de Ensino, Pesquisa, ExtensA?o e Cidadania (Mepec), promovida pelo Campus Blumenau, nos dias 19 e 20 de setembro, alcanA�ou os maiores nA?meros em termos de pA?blico e projetos. Cerca de 600 pessoas passaram pela Mostra e puderam conferir 88 trabalhos, que incluA�am apresentaA�A�es orais, oficinas, atividades ligadas A� mA?sica, exposiA�A�es fotogrA?ficas e experiA?ncias em laboratA?rio.

Ainda na solenidade de abertura, era possA�vel ter uma demonstraA�A?o da qualidade e da pluralidade das atividades desenvolvidas na instituiA�A?o. A aluna Naielly Cardoso deu um toque especial A� mA?sica Wake Me Up When September Ends, do Green Day, ao tocA?-la ao som do violino. JA? os alunos dos segundos anos do ensino mA�dio deram um show de ginA?stica contemporA?nea, a partir de uma releitura da ginA?stica alemA?.

Nos dois dias de evento, o pA?blico pA?de transitar em um universo de possibilidades. Para o acadA?mico Alexandre da Silva Faria, o difA�cil foi escolher qual atividade participar, jA? que muitas das produA�A�es aconteceram simultaneamente. a�?Pude perceber a interdisciplinaridade tomando forma nos trabalhos e nos momentos culturais da mostra, integrando saberes de diversos campos de conhecimento de forma estruturada e conscientea�?, observou.

Segundo os coordenadores CA?ssia Aline Schuck, de Pequisa, e PA�ricles Rocha da Silva, de ExtensA?o, para que tudo saA�sse conforme o planejado, foram seis meses de organizaA�A?o. a�?Foi um trabalho em equipe, que envolveu servidores e, principalmente, alunos. Foi notA?vel o engajamento dos alunos na apresentaA�A?o dos trabalhos, no apoio A�s atividades e na recepA�A?o dos visitantes. Ao final, o evento converteu-se em uma devolutiva para a sociedade do que A� investido em educaA�A?o pA?blicaa�?, avaliaram.

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Texto e fotos: Jornalista Gisele Silveira/Cecom Campus Blumenau

IX Congresso Internacional Roa Bastos acontece no IFC SA?o Bento do Sul

Aconteceu, durante os dias 18, 19 e 20 de setembro, no Campus SA?o Bento do Sul, o IX Congresso Internacional Roa Bastos, um dos mais importantes eventos de estudos sobre a obra do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos e da literatura latino-americana. Alunos, tA�cnicos administrativos e professores puderam vivenciar toda a energia e intensidade presente na cultura do nosso continente, dando inA�cio ao primeiro congresso internacional do IFC SBS.

A abertura foi realizada no auditA?rio doA�campus, na noite de segunda-feira, 18. A Professora Dra. Alai Garcia Diniz, da Unioeste, PR, foi convidada para a ConferA?ncia de abertura e trouxe o tema: a�?Do centenA?rio de Augusto Roa Bastos ao fuxico do corpo que galopa: literatura e performancea�?. AlA�m da conferA?ncia com a professora Alai, foi organizada tambA�m uma apresentaA�A?o cultural com acadA?micos da Engenharia de Controle e AutomaA�A?o e da Engenharia de ComputaA�A?o. A mA?sica nordestina foi escolhida para animar a noite e transformou o auditA?rio em um verdadeiro salA?o, fazendo servidores e alunos danA�arem, celebrando a mistura cultural que constitui o nosso continente.

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Na manhA? de terA�a-feira, dia 19, foi realizada uma videoconferA?ncia com a Professora Carmen Luna SellA�z da Universidade de Vigo a�� Espanha. O tema apresentado pela docente foi: “El SonA?mbulo: ‘ver por espejo en oscuro’ la guerra de la Triple Alianza”. Em seguida, foi organizado o I JIAL (Jovens Ideias da AmA�rica Latina), fA?rum em que os estudantes puderam expor seus projetos, pesquisas, ideias e trabalhos, sem restriA�A�es temA?ticas, pontuando a diversidade tA?o referenciada durante todo o Roa Bastos. Houve desde projetos sociais atA� projetos de engenharia. Foram assim estabelecidos canais de comunicaA�A?o entre os estudantes, bem como entre docentes e pesquisadores, com debates e explanaA�A�es, alA�m de observaA�A�es dos professores a respeito dos trabalhos apresentados.

Na parte da tarde, foram realizadas 4 oficinas, em que os alunos e outros inscritos no Congresso puderam transitar pela literatura, pelas artes dramA?ticas, artes visuais e danA�a. A oficina a�?Vivenciando Roa Bastos: experiA?ncias de leituraa�? foi mediada pela professora de Letras, do IFC SA?o Bento do Sul, Ana Paula Pereira Villela. A professora Alai Garcia Diniz, que abriu o Congresso com sua ConferA?ncia, organizou a Oficina a�?Algumas prA?ticas de interculturalidade na escolaa�?, a partir da qual trabalhou com os participantes a encenaA�A?o de alguns contos roabastianos. O programador visual doA�CampusA�SA?o Bento do Sul, Leandro Machnicki Altaniel, realizou a a�?Oficina de gravura: a produA�A?o da forma e da cor com a serigrafiaa�?, na qual os participantes puderam aprender as tA�cnicas da serigrafia em camisetas. E houve ainda uma oficina de danA�a comandada pela professora Luana Santos de Lima, de InglA?s, que trouxe para os alunos a beleza e a elegA?ncia da mA?sica gaA?cha. Ao final das oficinas, os participantes foram para o auditA?rio apresentar os trabalhos realizados durante a tarde.

Na quarta-feira, dia 19, foi a vez da professora Dra. NA?gila Cristina Hinckel, do IFC SA?o Bento do Sul, apresentar a conferA?ncia “Projeto Integrador: um processo interdisciplinar de aprendizagem baseado em problemas” na parte da manhA?. Foram organizadas tambA�m 3 mesas-redondas ainda no perA�odo matutino: a�?El pensamiento Ava Guarani: Un estudioa�?, apresentada porA�JazmA�n RocA�o GutiA�rrez, que A� bacharel em Letras, Artes e MediaA�A?o Cultural pela Universidade Federal de IntegraA�A?o Latino-americanaA�UNILA; a�?Entre a suprema ditadura e os outrem que nA?o escrevem. Tentativas de leituras sociolA?gicas de Yo, el supremo, de Roa Bastosa�?, apresentada porA�Gabriel Tolosa ChacA?n, que A� graduado em Sociologia pela Universidade Nacional da ColA?mbia, mestre em CiA?ncias Sociais e doutorando em EducaA�A?o na UFSC; e a�?Os jovens trovA�es de Roa Bastosa�?, apresentada pela professora Dra. Raquel Cardoso de Faria e CustA?dio, que A� doutora em Literatura e professora de Espanhol no Campus SA?o Bento do Sul, alA�m de ter sido a idealizadora do Congresso dentro do IFC.

Os alunos do ensino mA�dio, do ensino superior e do ensino tA�cnico subsequente apresentaram, na parte da tarde, banners dos projetos desenvolvidos por eles desde o comeA�o do ano. Com temas variados, os estudantes tiveram a chance de expor seus projetos, pesquisas e trabalhos, e foram avaliados por professores e tA�cnicos administrativos doA�campus, que, por meio das notas atribuA�das, selecionaram os trabalhos que representarA?o o IFC SA?o Bento do Sul na MICT 2018, em CamboriA?. TambA�m foram organizadas SessA�es de ComunicaA�A?o, com os Professores Andrei Leandro Morsch, Diego Teixeira Vitt, Maria Gisele Peres, Rosana da Silva Cuba, a bibliotecA?ria do campus Maria de NasarA� Moraes de Oliveira, o programador visual Leandro Machnicki Altaniel e a participante Marlene Borges. A conferA?ncia de encerramento ficou a cargo da Professora Dra. Andreia Marini: a�?Os jovens e seu comportamento na era digitala�?. Para encerrar o Congresso, os estudantes fizeram uma apresentaA�A?o de danA�a no fim da tarde, ao som de mA?sicas gaA?chas e vestidos a carA?ter da cultura do Rio Grande do Sul.

Todas as atividades desenvolvidas durante o IX Congresso Internacional Roa Bastos trouxeram para o IFC SA?o Bento do Sul, de um modo geral, uma nova perspectiva e maior proximidade com a cultura Latino-americana, brilhantemente representada na obra e na trajetA?ria de Augusto Roa Bastos. O CampusA�SBS agradece e parabeniza o empenho de todos que fizeram parte deste Congresso, com o desejo de que este seja o primeiro de muitos que virA?o, com a mesma alegria, entusiamo e beleza que se viu nestes dias.

Texto e imagens: Cecom/SA?o Bento do Sul.

III SeminA?rio de EducaA�A?o no Campo A� realizado no Campus AvanA�ado Abelardo Luz

Foi com muita animaA�A?o e esperanA�a que o Instituto Federal Catarinense -A�Campus AvanA�ado Abelardo Luz realizou o III SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. O evento se tornou um importante fA?rum de discussA?o sobre polA�ticas pA?blicas para a melhoria da EducaA�A?o do Campo, alA�m de um espaA�o de socializaA�A?o e articulaA�A?o de experiA?ncias em Santa Catarina e estados prA?ximos, buscando garantir um intercA?mbio da instituiA�A?o com a comunidade e o entorno, discutindo experiA?ncias de suas pedagogias e construindo propostas de pesquisa e extensA?o conjuntas.

Nessa terceira ediA�A?o do seminA?rio, colocou-se em debate o desafio da educaA�A?o do campo, no que diz respeito A� questA?o agrA?ria, A�s polA�ticas pA?blicas, A�s experiA?ncias pedagA?gicas em suas organizaA�A�es escolares, A�s prA?ticas pedagA?gicas e A�s lutas, tendo em vista a ampliaA�A?o dos conhecimentos cientA�ficos e tecnolA?gicos sobre a educaA�A?o, agricultura e movimentos sociais.

Na quinta-feira (28), segundo dia do evento, foram aprofundados trA?s elementos constituintes da educaA�A?o do campo: a pedagogia da alternA?ncia, a auto-organizaA�A?o dos estudantes e o trabalho, a educaA�A?o e a agroecologia.

Codir

TambA�m na quinta-feira o ColA�gio de Dirigentes do IFC (Codir) realizou a reuniA?o ordinA?ria nas dependA?ncias do campus, com o intuito de manifestar a defesa da educaA�A?o no campo. Na ocasiA?o, diversas instituiA�A�es estiveram presentes: IFC, IFPR, UTFPR, UFSC, UFPR, UFRGS, MST, CESUCA, UFFS, Casa Familiar-Saudades/SC, UNESP, UNIDAVI, E. E. M. Semente da Conquista, E. E. M. Paulo Freire e UNIARA. Todos assinaram a ata da reuniA?o, que pode ser lida aqui.

A� importante ressaltar a presenA�a de SA?nia Regina de Sousa Fernandes, reitora do IFC, e deA� membros do ColA�gio de Dirigentes (Codir), diretores e representantes dos campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, SA?o Bento do Sul, SA?o Francisco do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Videira. A reitora afirmou que os membros do Codir e representantes do CONIF se faziam presentes com a intenA�A?o de reafirmar o compromisso polA�tico da atual gestA?o para com o Campus Abelardo Luz, a fim de mantA?-lo no local geogrA?fico onde se encontra, assegurando que a unidade nA?o sairA? do Assentamento JosA� Maria.

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AlA�m disso, a reitora salientou que o campus estA? respaldado legalmente, nA?o havendo ilegalidade tanto na existA?ncia do campusA�como na proposta pedagA?gica. Ela tambA�m realizou, em nome do conselho, um agradecimento pA?blico aos servidores Ricardo Velho e o Maicon Fontanive, que, enquanto diretores do IFC a�� Campus AvanA�ado Abelardo Luz, foram importantes para a sua construA�A?o e para a realizaA�A?o do III SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo do IFC.

O terceiro e A?ltimo dia doA�III SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo do IFCA�foi dedicado A� Agroecologia. Primeiramente, a palestra sobre agroecologia como alternativa para agricultura familiar teceu um panorama das questA�es sociais e polA�ticas sobre o tema. Em seguida, foram apresentadas experiA?ncias agroecolA?gicas das mulheres camponesas como alternativa para a produA�A?o de alimentos e seguranA�a alimentar.

Neste mesmo dia, foi escrita uma carta em defesa da educaA�A?o do campo e da agroecologia, com participaA�A?o e assinatura dos presentes no SeminA?rio (para acessar o documento,A�clique aqui).A�As instituiA�A�es que tiveram participantes assinando o documento foram: IFC, Sintraf, UFSC, IFSP, CESUCA, SINASEFE Litoral, MST, UFRGS, E. E. M. Semente da Conquista, E. B. M. 25 de Maio, E. E. M. Paulo Freire, Escola JosA� Maria, UNIARA, UNIDAVI e UFPR.

Logo apA?s, os participantes deram um abraA�o no campus como parte do dia D de mobilizaA�A�es em defesa da rede federal de educaA�A?o que ocorreu em todo paA�s.

Ao final do evento foi feita a premiaA�A?o dos melhores trabalhos do seminA?rio nas categorias apresentaA�A?o oral e pA?ster. O seminA?rio foi encerrado com a certeza do sucesso diante de tantos debates sobre temas que perpassam a educaA�A?o do campo. AA� semente foi plantada.

Fonte: Campus AvanA�ado de Abelardo Luz

IFC A� credenciado como polo do ProfEPT

O Instituto Federal Catarinense (IFC) foi qualificado como polo do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (ProfEPT). O resultado do Edital nA? 02/2017, de AdesA?o A� Rede do Mestrado Profissional em EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica Ofertado em Rede Nacional, foi divulgado ontem, 20 de setembro.

O Instituto passou por um processo de credenciamento, no qual foram consideradas a produA�A?o intelectual e a experiA?ncia acadA?mica dos docentes, alA�m do atendimento de determinados requisitos relativos A� infraestrutura de seus campi (leia o edital completo aqui). As atividades do curso devem iniciar em 2018, no Campus Blumenau, com a oferta de 20 vagas. AlA�m do IFC, outras 17 instituiA�A�es foram selecionadas.

O mestrado ProfEPT A� uma pA?s-graduaA�A?o stricto sensu oxbridge essays, dapoxetine online. em rede nacional. O curso tem como objetivos tanto a produA�A?o de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realizaA�A?o de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. O ProfEPT A� ofertado na modalidade nacional de Institutos Federais de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia e coordenado por um ComitA? Gestor e pela ComissA?o AcadA?mica Nacional.

A proposta do mestrado A� a de que, ao final do curso, o aluno entregue um produto educacional aplicA?vel A� realidade escolar. O Programa se destina aos professores e TAEs da Rede Federal (50%) e ao pA?blico interessado (50% para ampla concorrA?ncia), e o processo seletivo acontece por meio de uma prova nacional.

Segundo Eduardo Werneck, diretor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o do IFC, a grande importA?ncia de um programa desta magnitude A� cumprir um dos objetivos dos Institutos Federais: a verticalizaA�A?o do conhecimento. O mestrado permitirA? o avanA�o da pesquisa, a criaA�A?o e a aplicaA�A?o de novas metodologias no campo do ensino. Essas aA�A�es geram conhecimento aplicado, que atinge diretamente a sociedade, especialmente a escola. a�?AlA�m disso, enquanto polo do mestrado, estaremos conectados A�s redes de pesquisa no Brasil, havendo a possibilidade de intercA?mbio entre professores. Podemos ter professores estrangeiros ministrando aulas em nossa pA?s, por exemploa�?, explica Eduardo.

A reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, destaca que a decisA?o de fazer parte do edital de credenciamento de novos polos do ProfEPT se deu no A?mbito da gestA?o, com os objetivos de cumprir e ampliar o compromisso com a formaA�A?o e qualificaA�A?o dos seus servidores, bem como fortalecer a polA�tica institucional da pA?s-graduaA�A?o stricto sensu e contribuir para o atendimento das metas do Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE) no tocante A� ampliaA�A?o da oferta de vagas em nA�vel de pA?s-graduaA�A?o.

Texto: Cecom/Reitoria.

IFC estuda parceria com SEMUDES/CREAS

No dia 11 de setembro de 2017, aconteceu, na Reitoria do IFC, uma reuniA?o entre servidores do Instituto e representantes da SEMUDES/CREAS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/ Centro de ReferA?ncia Especializado de AssistA?ncia Social).

O encontro teve por objetivo dialogar sobre a viabilidade de parceria, entre as duas instituiA�A�es, para a realizaA�A?o de um convA?nio que possibilite o recebimento, por parte do IFC, de adolescentes que cometeram atos infracionais e que devem cumprir medidas socioeducativas a�� PrestaA�A?o de ServiA�os A� Comunidade (PSC) a��, as quais estA?o previstas no ECA (Estatuto da CrianA�a e do Adolescente a�� Lei nA� 8069, de 13 de julho de 1990).

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Se efetivada, a aA�A?o, de cooperaA�A?o tA�cnica ou convA?nio, para receber menores que estA?o em conflito com a lei, terA? seu inA�cio na Reitoria a partir de atividades orientadas em aA�A�es administrativas e burocrA?ticas. Ao final da reuniA?o, ficou acordado que os servidores do CREAS enviarA?o formalmente uma proposta para anA?lise da Procuradoria do IFC.

Segundo o ECA, a prestaA�A?o de serviA�os comunitA?rios consiste na realizaA�A?o de tarefas gratuitas de interesse geral, por perA�odo nA?o excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congA?neres, bem como em programas comunitA?rios ou governamentais. As tarefas devem ser atribuA�das conforme as aptidA�es do adolescente, devendo ser cumpridas durante jornada mA?xima de oito horas semanais, aos sA?bados, domingos e feriados ou em dias A?teis, de modo a nA?o prejudicar a frequA?ncia A� escola ou A� jornada normal de trabalho. Para a gestA?o do Instituto, a iniciativa vai ao encontro de um dos aspectos da missA?o institucional, qual seja, a formaA�A?o cidadA?.

Participaram da reuniA?o a reitora SA?nia Regina Fernandes, a diretora de ExtensA?o do IFC, Fani Lucia Martendal Eberhardt, o psicA?logo Glauco Anderson EspA�ndola, a pedagoga Marilei Teresinha Schreiner, a assistente social e coordenadora do CREAS, Maria Mercedes Farias Luttke, e a gerente do CREAS, Aline Kraemer Fenilli.

Museus Virtuais IFC e Memorial AttA�lio Fontana realizam viagem a Roma

Na noite de 13 de setembro, mais de 120 pessoas prestigiaram a sessA?o de visita virtual A� cidade de Roma, promovida pelo Projeto de ExtensA?o Museus Virtuais IFC, do Campus ConcA?rdia, em parceria com o Memorial AttA�lio Fontana, um reconhecido espaA�o cultural da cidade.

Os espectadores puderam explorar, nessa viagem, os principais pontos turA�sticos da capital italiana, conhecendo sua histA?ria, arte e cultura. Foram visitados o FA?rum Romano, o Coliseu, as Termas de Caracala e PanteA?o, exemplares significativos da capacidade arquitetA?nica dos antigos romanos. Viajou-se, ainda, em busca da arte espalhada por Roma, como o baldaquino de Bernini, a PietA? e os magnA�ficos afrescos da Capela Sistina, feitos por Michelangelo. Por fim, os participantes passearam por lindas praA�as e nA?o puderam deixar de jogar uma moedinha na a�?Fontana di Trevia��, desejando retornar a essa que A� uma das cidades mais incrA�veis da Europa.

Na ocasiA?o, os convidados contribuA�ram com a doaA�A?o de brinquedos, que serA?o oferecidos a entidades que se dedicam a cuidar de crianA�as em situaA�A?o de risco social.

O projeto a�?Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagensa�? A� uma aA�A?o, iniciada no segundo semestre de 2016, que conta com a participaA�A?o de professores, tA�cnicos administrativos e alunos dos cursos tA�cnicos integrados ao ensino mA�dio, e que prevA? a realizaA�A?o de sessA�es de visitas virtuais a grandes museus internacionais e a cidades ricas em cultura, histA?ria e arte.

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AA�prA?xima viagem, ofertada pelo Museus Virtuais, estA? agendada para do dia 10 de outubro, A�s 19h30min, no AuditA?rio da FABET, em frente ao Campus ConcA?rdia. O destino serA? Berlim.

As inscriA�A�es podem ser feitas no site museusvirtuais.concordia.ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Reitoria e Campus ConcA?rdia.

Fotos: Juliano Rossi e Anderson da Rocha Vanzo.