IFC realiza III SeminA?rio Institucional do PIBID e o I FA?rum das Licenciaturas

A PrA?-Reitoria de Ensino (Proen) convida os servidores e os estudantes do IFC paraA�participarem do III SeminA?rio Institucional do PIBID e do I FA?rum das Licenciaturas do IFC, eventos que acontecerA?o nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, integrados A� II Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o, no Campus Araquari. As inscriA�A�es devem ser feitas no endereA�o eletrA?nico http://eventos.ifc.edu.br/sepe/. “Sabemos que estes encontros jA? sA?o esperados, atendendo as expectativas de ediA�A�es anteriores. No caso do FA?rum das Licenciaturas, migramos dos encontros do ProdocA?ncia, pelo fato de nA?o ter sido mais ofertado no A?mbito da Capes. Mas queremos contar um pouco sobre a programaA�A?o do evento, para que vocA? possa conhecer e decidir sobre a forma de sua participaA�A?o. Vamos lA??”, convida a diretora de Ensino da Proen,A�Iris Weiduschat.

No dia 18/09/2017, acontece a palestra do professor Luiz Fernandes Dourado (http://lattes.cnpq.br/1883931901388039), que vai tratar da abordagem legal e conceitual dos documentos oficiais: a FormaA�A?o Docente, a Lei 13.4.15 e a BNCC. Na sequA?ncia, a professora Jordelina Beatriz Voss (http://lattes.cnpq.br/6676185799573764) discorrerA? sobre a formaA�A?o dos professores nos cursos de licenciatura. A� noite, os trabalhos dos professores do IFC, reunidos no livro do ProdocA?ncia, serA? apresentado pela professora Solange Zotti. Na sequA?ncia, serA?o apresentados os trabalhos/experiA?ncias: do PIBID, os trabalhos inscritos na SEPE e os relatos do ensino.

A inscriA�A?o de trabalhos estA? aberta, atA� o dia 04/09/2017, por meio do endereA�o eletrA?nicoA�http://eventos.ifc.edu.br/sepe/normas-para-publicacao/

No segundo e A?ltimo dia para as atividades do PIBID e do FA?rum das Licenciaturas, sendo que o Campus Araquari continua com a SEPE, acontece uma mesa-redonda com discussA�es e experiA?ncias sobre a PPE. Nesta etapa as apresentaA�A�es serA?o orais, e, para participar, A� preciso enviar um breve resumo, de atA� 200 palavras, para oA�e-mail den@ifc.edu.br. A inscriA�A?o para a mesa acontece atA� o dia 04/09/2017. “E, por fim, atendendo tambA�m a solicitaA�A?o dos cursos, reservamos um horA?rio para o encontro por curso: este A� o momento para conversarem e conhecerem os andamentos, dA?vidas, sugestA�es na oferta de nossos cursos de licenciaturas. E, enquanto isso, concomitantemente a estes momentos do FA?rum, o PIBID terA? o momento para a socializaA�A?o de experiA?ncias dos subprojetos”, diz a diretora de Ensino.

Todas as informaA�A�es podem ser conferidas na pA?gina do evento, disponA�vel emA�http://eventos.ifc.edu.br/sepe/

Confira a ProgramaA�A?o AQUI proposal write, purchase clomid. e abaixo.

*Texto e imagens: DivulgaA�A?o/Proen.

 

Estudantes realizam visita tA�cnica na Udesc/Lages

Os estudantes das turmas AA16, AB16, AC16 e AD16 do curso tA�cnico em AgropecuA?ria, ofertado pelo IFC – Campus CamboriA?, realizaram, nos dias 01 e 08 de agosto de 2017, uma visita tA�cnica ao Centro de CiA?ncias AgroveterinA?rias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), unidade de Lages. A visita faz parte da atividade prA?tica da disciplina de Defesa SanitA?ria Vegetal (DSV), ministrada pelo professor Wilson JosA� Morandi Filho.

Segundo o docente, os principais objetivos da visita foram conhecer o LaboratA?rio de Entomologia, o Museu EntomolA?gico, o LaboratA?rio de Fitopatologia e o HerbA?rio BotA?nico (LUSC). a�?Os alunos ainda puderam visitar outros laboratA?rios relacionados A� A?rea agrA�cola, como o LaboratA?rio PA?s-Colheita, o LaboratA?rio de Solos, o LaboratA?rio de Sementes, o LaboratA?rio de MicropropagaA�A?o de Plantas e a Mini-VinA�cola Institucionala�?, relata ele.

Cerca de 100 estudantes participaram da atividade, que estA? prevista anualmente no Plano de Ensino da disciplina, sendo que a atividade A� realizada hA? 5 anos.

Com a prA?tica, busca-se oportunizar aos estudantes o contato com uma universidade pA?blica relacionada A� A?rea AgrA�cola, conhecendo os cursos, a estrutura fA�sica e intelectual, o que contribui para a sua formaA�A?o como futuros tA�cnicos em AgropecuA?ria.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/WilsonA�JosA� Morandi Filho.

**Atualizada A�s 11h40 de 25/08/2017. mla research paper, buy dapoxetine online.

#Especial SeminA?rio EMI: abertura reforA�a a necessidade de debater os novos marcos legais

O primeiro SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi realizado de 16 a 18 de agosto no Campus CamboriA? e contou com a participaA�A?o de gestores e servidores do IFC em busca do debate em torno dos Contextos, desafios e perspectivas, tendo como cenA?rio a Lei 13.415/2017 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).A�O objetivo central do evento foi analisar as possibilidades quanto A� reformulaA�A?o dos cursos tA�cnicosA�integrados ao Ensino MA�dio do IFC.

A solenidade de abertura foi conduzida pela prA?-reitora de Ensino e representante da reitora do IFC SA?nia Fernandes, Josefa Surek, que enfatizou a importA?ncia desse momento de aprendizagem, de ricas discussA�es e de proveitoso perA�odo de convivA?ncia e troca de experiA?ncia entre os participantes.

Segundo Josefa, o I SeminA?rio surge diante de uma decisA?o institucional, organizada em conjunto com as PrA?-Reitorias e as DireA�A�es de Desenvolvimento Educacional (DDEs) dos campi do IFC. a�?A necessidade de um olhar institucional para os nossos cursos tA�cnicos integrados hA? muito se apresenta, sendo que ocorre em paralelo ao contexto atual, que inclui alteraA�A�es no Ensino MA�dio (Lei 13.415/2017) e a BNCC. Para termos clareza de como nos posicionarmos institucionalmente, nA?o podemos nos furtar de aprofundar estudos dos novos marcos legaisa�?, reflete ela.

Ainda, o I SeminA?rio faz parte de uma recomendaA�A?o do FA?rum de Dirigentes do Ensino do Conif (FDE) para que os Institutos Federais promovessem o debate sobre esses novos marcos legais para o Ensino MA�dio. a�?Essa necessidade surge para que estudA?ssemos os possA�veis impactos da nova legislaA�A?o sobre o Ensino MA�dio Integrado. Assim, queremos abrir os debates com a finalidade promover a reflexA?o, o levantamento de questionamentos e as possA�veis proposiA�A�es de estratA�gias a serem adotadas pelo IFC diante do que temos enquanto concepA�A?o e do novo quadro apresentado para a educaA�A?o nacionala�?, disse Josefa.

O I SeminA?rio representa o primeiro passo para a construA�A?o de um documento-base norteador para o Ensino MA�dio Integrado do IFC.A�Participaram da mesa, durante a solenidade de abertura, o diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio Kerber, a prA?-reitora de AdministraA�A?o e Planejamento, Delides Lorensetti, e os prA?-reitores Robert Lenoch, de Desenvolvimento Institucional; Fernando Garbuio, de ExtensA?o; e Cladecir Schenkel, de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o.

Durante a solenidade de abertura, os estudantes do Campus CamboriA? realizaram a apresentaA�A?o de uma peA�a de construA�A?o coletiva do grupo de teatro Solo de Incertezas, coordenado pela professora Andreia Bazzo, que mostrou questA�es do cotidiano, como empoderamento feminino, gA?nero, preconceito e amor.

ApA?s a abertura, os presentes participaram de duas mesas de debate, a primeira conduzida por Wisley JoA?o Pereira, coordenador-geral de Ensino MA�dio, da Secretaria de EducaA�A?o BA?sica do MEC, sobre aA�Lei 13.415/2017, a BNCC e os impactos para a educaA�A?o profissional integrada ao Ensino MA�dio. A segunda foi conduzida por Ramon de Oliveira, professor/pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre Perspectiva e desafios para o ensino mA�dio integrado no A?mbito dos Institutos Federais com a reforma do Ensino MA�dio (Lei 13.415).

No dia 17/08, foram debatidos os seguintes assuntos: OrganizaA�A?o, tempo e espaA�o da Escola, por Jaider Batista da Silva; Diretrizes institucionais para os cursos tA�cnicos e o currA�culo integrados nos IFs, por Sidinei Cruz Sobrinho; Escola: extensA?o e compromisso com a comunidade, por Marquiana Freitas Vila Boas. AlA�m disso, realizou-se a Mesa-Redonda: sA�nteses e reflexA�es, composta pelos trA?s palestrantes.

No dia 18/08, foi realizada uma mesa-redonda sobre as diretrizes para os cursos tA�cnicos integrados do IFC e debates em grupos de trabalhos.

Confira todos os vA�deos realizados em transmissA?o ao vivo pela pA?gina no Facebook do I SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do Instituto Federal Catarinense (IFC):A�https://goo.gl/nmcTyZ

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC owl apa formatting, purchase dapoxetine. .

#Especial SeminA?rio EMI: pesquisador A� contra inA�cio, meio e fim da reforma do EM

A segunda palestra proferida no primeiro dia do I SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do Instituto Federal Catarinense (IFC), realizado de 16 a 18 de agosto no Campus CamboriA?, foi conduzida por Ramon de Oliveira, professor/pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema da mesa foi Perspectiva e desafios para o ensino mA�dio integrado no A?mbito dos Institutos Federais com a reforma do Ensino MA�dio (Lei 13.415).

OuA�a o A?udio da entrevista com Ramon e Alessandro abaixo.

Ramon falou sobre a importA?ncia e a necessidade de pensar o Ensino MA�dio e, tambA�m, pensar o novo Ensino MA�dio que se apresenta. a�?Sou contra a reforma do Ensino MA�dio, contra o inA�cio, o meio e o fim. Discutir essa reforma A� mostrar como, na histA?ria do contexto brasileiro, o projeto de uma prA?tica autoritA?ria A� retomado com um discurso de consensoa�?, reflete ele.

Para Ramon existe uma falsa ideia de flexibilizaA�A?o e de liberdade de escolha do jovem, pois quem expulsa o estudante A� o Ensino Fundamental. a�?NA?o A� o Ensino MA�dio que evade com o estudante, A� no Ensino Fundamental que o aluno nA?o vA? atrativos. A reclamaA�A?o desse estudante nA?o estA? na base curricular, mas sim na falta de estrutura fA�sica e de professores. 34% dos jovens mais pobres de 19 anos que nA?o estudaram, evadiram da escola antes de terminar o Ensino Fundamental, sendo que o total para o Ensino MA�dio A� de 24%a�?.

Mostrando uma tabela com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnA�sio Teixeira (Inep), Ramon aponta que 32% dos professores lecionam em disciplinas que nA?o sA?o da sua A?rea de formaA�A?o. a�?HA? um dA�ficit de 213.965 professores de Sociologia, 171.168 de FA�sica, 169.355 de Filosia, e por aA� vaia�?.

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Outro ponto discutido pelo professor foi a intenA�A?o histA?rica do brasileiro de tentar chegar ao Ensino Superior, pois, conforme ele, hA? uma pequena parcela da populaA�A?o que deseja se profissionalizar no Ensino MA�dio. a�?Essa perspectiva da populaA�A?o de chegar A�s universidades precisa ser observada, porque essa reforma nos faz regredir 60 anos, uma vez que a sua funA�A?o A� a de conter o acesso dessas pessoas ao Ensino Superiora�?, diz Ramon.

A reforma traz impactos para a Rede Federal, isso porque nA?o dA? para pensar a Rede Federal e a Rede Estadual da mesma forma. a�?SA?o experiA?ncias e perspectivas diferentes entre o aluno que vivenciou o ensino federal daquele que vivenciou o ensino estadual. Aqui ele A� o senhor das suas escolhas, e isso sim A� investimento em educaA�A?o. A� temeroso observar os valores que vA?o deixar de ser investidos na educaA�A?o dos IFsa�?.

Uma das alternativas levantadas pelo professor durante a sua fala, como forma de preservar a identidade dos IFs, A� manter a qualidade e o nA�vel de ensino, para que isso irradie para as redes estaduais e municipais do Brasil. a�?O nosso desafio A� trabalharmos em conjunto para evitar o reducionismo que a reforma pretende trazer ao ensino brasileiroa�?, finaliza ele.

Em seguida, o mediador da mesa e professor do Campus Araquari, Alessandro PaixA?o, fez a abertura, para que os presentes realizassem questionamentos e observaA�A�es. Foram realizadas duas rodadas, contendo 3 perguntas cada uma.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

#Especial SeminA?rio EMI: MEC defende jovem como protagonista do Ensino MA�dio

A primeira palestra proferida logo apA?s a cerimA?nia de abertura do I SeminA?rio de EducaA�A?o Profissional Integrada ao Ensino MA�dio do Instituto Federal Catarinense (IFC), realizado de 16 a 18 de agosto no Campus CamboriA?, foi conduzida por Wisley JoA?o Pereira, coordenador-geral de Ensino MA�dio, da Secretaria de EducaA�A?o BA?sica do MEC.

OuA�a o A?udio da entrevista com Wisley e Marilane abaixo.

Com o tema Lei 13.415/2017, BNCC e os impactos para a educaA�A?o profissional integrada ao Ensino MA�dio, Wisley defendeu a nova lei do Ensino MA�dio. Segundo Pereira, A� necessA?rio um currA�culo que atenda a juventude, ou estudante. a�?O Ensino MA�dio em debate A� aquele que nA?o atrai o jovem, porque ele joga luz e evidencia os problemas da educaA�A?o bA?sica no Brasila�?.

Conforme dados estatA�sticos apresentados por Wisley, das 8 milhA�es de matrA�culas realizadas no ensino mA�dio entre 2008 e 2014, somente 2 milhA�es concluA�ram os estudos. a�?HA? um nA?mero de evasA�es muito alto, o que reflete um fracasso nas polA�ticas pA?blicas. Precisamos pensar em uma polA�tica pA?blica efetiva para atender as demandas de um paA�s tA?o diverso como o nossoa�?, esclarece ele.

O palestrante aproveitou para apontar problemas crA?nicos ao Ensino MA�dio brasileiro, como a falta de qualificaA�A?o dos professores, a falta de conhecimento adquirido pelos estudantes, a nA?o observaA�A?o e atenA�A?o A�s habilidades e competA?ncias dos jovens na escola. a�?Estamos jogando no lixo, todos os dias, talentos das artes por nA?o prestar atenA�A?o nisso. A� preciso repensar esse Ensino MA�dio e tornar o jovem protagonista, tornA?-lo o pilar do processo. E para isso A� fundamental atrair, permanecer e concluir o Ensino MA�dioa�?.

Wisley debateu diversos pontos sobre a nova Lei do Ensino MA�dio, sendo as seguintes:

  • Carga horA?ria alterada (Art. 24): de 800 para 1.400 horas, com mA�nimo de 1.000 horas/aula;

  • CurrA�culo do Ensino MA�dio (Art. 35-A): Obrigatoriedade de EducaA�A?o FA�sica, Artes, Sociologia e Filosofia; Obrigatoriedade da LA�ngua Portuguesa e MatemA?tica nos trA?s anos; Obrigatoriedade do InglA?s como LA�ngua Estrangeira, e o Espanhol como optativa;

  • OrganizaA�A?o do Ensino MA�dio (Art. 36): entrada da formaA�A?o tA�cnica e profissional;

  • NotA?rio saber (Art. 61 e 62):formaA�A?o exigida dos professores e atuaA�A?o de professor com notA?rio saber.

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Em seguida, a mediadora da Mesa e diretora-geral do Campus Blumenau, Marilane Paim, fez a abertura para que os presentes realizassem questionamentos e observaA�A�es. Foram realizadas duas rodadas contendo 3 perguntas por rodada.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

Prepare-se, o JIFSul vem aA�!

De 28 a 31 de agosto, cerca de 800 atletas disputarA?o 21 modalidades nos Jogos dos Institutos Federais da RegiA?o Sul (JIFSul) 2017, que neste ano estA? sendo organizado pelo IFPR. O evento acontecerA? em SA?o JosA� dos Pinhais (PR).A�O cronograma serA? divulgado pela comissA?o organizadora em breve e o regulamento estA? disponA�vel desde o dia 11 de julho, no endereA�o: http://estudante.ifc.edu.br/2017/07/11/regulamentos-jifsul-2017/A�

Desde dezembro de 2016, o IFPR estA? envolvido na organizaA�A?o dos Jogos.A�Para a montagem das equipes foram criadas comissA�es por modalidade esportiva, com diversos alunos sendo escolhidos conforme disputas estaduais e oficinas, realizadas pela primeira vez no estado paranaense. a�?A ideia dessas oficinas surgiu para reunirmos, integrarmos e lapidarmos os estudantes antes dos jogos, pois nas outras ediA�A�es eles sA? se conheciam horas antes das partidasa�?, afirma EmA�lio Fey, Coordenador de Eventos da PrA?-Reitoria de Ensino do IFPR.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) vai participar da etapa Sul com os atletas selecionados durante aA�segunda ediA�A?o dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (II JIFC). Os II JIFC aconteceram entre os dias 28 e 30 de junho de 2017 no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), na cidade de Blumenau (SC), mesmo local de competiA�A?o do ano passado. O primeiro JIFSul foi realizado em Santa Maria (RS) em 2014 e organizado pelo IFFarroupilha; jA? em 2015, o evento aconteceu em Novo Hamburgo (RS) sob administraA�A?o do IFSul; por fim, ano passado, o IFSC realizou a ediA�A?o em Blumenau (SC).

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da comunicaA�A?o do IFPR.

what is thinking, order zithromax. **InformaA�A�es atualizadas A�s 13h33 de 21/08/2017.

Campanha IFC SolidA?rio arrecada mais de uma tonelada de alimentos

O Instituto Federal Catarinense – Campus SA?o Bento do Sul estA? orgulhoso: os estudantes da turma do curso TA�cnico Subsequente em Defesa Civil iniciaram, no final do primeiro semestre de 2017, a campanha dissertation means, acquire dapoxetine. IFC SolidA?rio: um carrinho cheio de solidariedade, por meio da disciplina de AdministraA�A?o e MobilizaA�A?o ComunitA?ria. O objetivo foi arrecadar alimentos nA?o perecA�veis para as famA�lias em situaA�A?o de vulnerabilidade social do Bairro CentenA?rio, local em que o IFC atua. Ao todo, foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos nA?o perecA�veis.

A campanha consistia em arrecadar nos supermercados alimentos doados pelos consumidores que estavam fazendo compras, da seguinte forma: o consumidor comprava um alimento, pagava-o junto A� sua compra e deixava-o nos locais de coleta organizados pelos estudantes do curso de Defesa Civil.

O empenho dos alunos somou-se ao apoio de diversos estabelecimentos comerciais de SA?o Bento do Sul, que serviram como pontos de doaA�A?o dos produtos. Houve tambA�m apoio da prefeitura da cidade, por meio de aA�A?o de divulgaA�A?o. Os alimentos arrecadados foram encaminhados para a Pastoral da CrianA�a do Bairro CentenA?rio.

O envolvimento dos estudantes na campanha de arrecadaA�A?o de alimentos A� motivo de orgulho para o IFC SA?o Bento do Sul: “A� importante envolver-se com as demandas sociais da nossa regiA?o, considerando as necessidades presentes e disponibilizando-se a agregar esforA�os, demonstrando que o campusA�estA? integrado A� comunidade”, dizem os organizadores.

*Texto e fotos: Cecom/SBS.

IFC inova e oferta curso de recepA�A?o de TAEs na modalidade EaD

Um dos anseios dos servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) que ingressam na instituiA�A?o serA? atendido de uma maneira inovadora. A Diretoria de GestA?o de Pessoas (DGP) lanA�ou, neste mA?s, o Programa de RecepA�A?o de Servidores TA�cnico-Administrativos em EducaA�A?o do IFC. Realizado totalmente na modalidade EducaA�A?o a DistA?ncia (EaD), o curso de formaA�A?o terA? duraA�A?o de 60 horas, carga horA?ria em que o servidor TAE verA? temas como: HistA?rico e Responsabilidade Social do IFC; Documentos Institucionais; PrincA�pios da AdministraA�A?o PA?blica, A�tica e Regime JurA�dico no ServiA�o PA?blico; Planos de Carreira dos Servidores; Qualidade no ServiA�o PA?blico A� PopulaA�A?o e entre os Pares; AtribuiA�A�es Setoriais e Objetivos EstratA�gicos relativos aos Setores; OrganizaA�A?o e ManutenA�A?o de Documentos.

SerA?o ofertadas 40 vagas nesta primeira turma do curso de RecepA�A?o de Servidores do IFC, que A� voltado aos servidores TAEs e serA? dividido em trA?s mA?dulos. As inscriA�A�es devem ser feitas atA� o dia 18/08/2017, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de GestA?o de Recursos Humanos (SIGRH). A divulgaA�A?o dos candidatos selecionados em primeira chamada serA? dia 23/08/2017, e a segunda chamada, se houver, dia 31/08/2017.

O curso serA? realizado de 04/09/2017 a 24/11/2017, e as atividades previstas no Programa poderA?o ser realizadas durante o expediente. O objetivo do Programa de RecepA�A?o de Servidores TA�cnico-Administrativos em EducaA�A?o do IFC A� suprir as necessidades de capacitaA�A?o inicial dos servidores ingressantes, bem como colocA?-los a par da sua funA�A?o na instituiA�A?o, a fim de que possam: compreender a origem e formaA�A?o do IFC; exercer seus direitos e cumprir seus deveres; conhecer plenamente sua carreira e as oportunidades de crescimento dentro dela; e exercer seu trabalho de maneira alinhada aos objetivos institucionais.

Confira AQUI ou abaixo como fazer a sua inscriA�A?o via SIGRH.

  1. Acessar o SIGRH;
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  3. Acessar a�?Menu Servidora�?;
  4. Ir em a�?CapacitaA�A?oa�?;
  5. a�?InscriA�A�esa�?;
  6. a�?Realizar InscriA�A?oa�?;
  7. Preencher a�?RecepA�A?o TAEa�? no filtro a�?nome da turmaa�?;
  8. Realizar a inscriA�A?o.

Confira o Edital AQUI e cronograma abaixo.

 

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC, com informaA�A�es da DGP.

**Imagens: Cecom/Reitoria.

X Micti e III IFCultura abrem inscriA�A�es dia 15

A dA�cima Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (X Micti) e o terceiro IFCultura acontecem nos dias 8 e 9 de novembro de 2017 no Instituto Federal Catarinense – kindergarten writing paper, buy clomid online. Campus CamboriA?. Os eventos tA?m acontecido de maneira concomitante, uma vez que a proposta A� mesclar pesquisa, extensA?o e ensino com atividades culturais. Vamos conhecer mais sobre os eventos?

X MICTI

A Micti A� composta por duas modalidades de apresentaA�A?o de trabalhos: ApresentaA�A?o Oral (ensino superior: exposiA�A?o da produA�A?o cientA�fica, tecnolA?gica ou de inovaA�A?o, feita oralmente) e ApresentaA�A?o de pA?ster (ensino tA�cnico: exposiA�A?o grA?fica de produA�A?o cientA�fica, tecnolA?gica ou de inovaA�A?o). Podem participar estudantes matriculados em cursos tA�cnicos ou de graduaA�A?o em instituiA�A�es de ensino pA?blicas ou privadas, que desenvolvem atividades de pesquisa e/ou extensA?o sob a orientaA�A?o de pesquisador/extensionistas.

As inscriA�A�es de trabalhos de pesquisa e extensA?o nas categorias ampla concorrA?ncia e programa institucional de bolsas do CNPq/IFC iniciam dia 15 de agosto de 2017 e vA?o atA� o dia 15 de setembro de 2017. As inscriA�A�es de trabalhos de pesquisa e extensA?o indicados pelos campi do IFC abrem no dia 02 de setembro de 2017 e seguem atA� 02 de outubro de 2017. Para os que desejam participar como ouvintes, as inscriA�A�es estA?o abertas e podem ser feitas atA� o horA?rio de credenciamento no evento, dia 08 de novembro de 2017. EstA?o disponA�veis 280 vagas para trabalhos a serem apresentados na Micti 2017.

A X Micti A� um evento cientA�fico de exposiA�A?o multidisciplinar promovido e coordenado pelo IFC que visa proporcionar a divulgaA�A?o de trabalhos de pesquisa e de extensA?o desenvolvidos no IFC e em outras instituiA�A�es de ensino do Brasil.

III IFCultura

O IFCultura A� composto por cinco modalidades de apresentaA�A?o de trabalhos: MA?sica (solo, dupla ou grupo), DanA�a (solo, dupla ou grupo), Artes visuais (pintura, escultura, desenho, gravura ou instalaA�A?o), Poesia e Teatro. Podem participar estudantes matriculados nos cursos tA�cnicos ou de graduaA�A?o do IFC. As inscriA�A�es das apresentaA�A�es culturais e artA�sticas do IFC iniciam dia 15 de agosto de 2017 e vA?o atA� o dia 15 de setembro de 2017. EstA?o disponA�veis 150 vagas para estudantes matriculados em cursos tA�cnicos e de graduaA�A?o do IFC para a participaA�A?o no evento.

O III IFCultura A� um evento exclusivo a alunos matriculados no IFC e visa incentivar a cultura e o crescimento profissional, cientA�fico e tecnolA?gico nas diversas modalidades e linguagens artA�sticas, com reflexA?o sobre humanidade e educaA�A?o e, ainda, para enriquecer os espaA�os educacionais.

MAIS

A homologaA�A?o dos trabalhos aceitos para a X Micti e o III IFCultura serA? divulgada dia 10 de outubro de 2017. O cronograma de apresentaA�A�es dos eventos sai dia 20 de outubro de 2017. Para mais informaA�A�es, acesse oA�Regulamento dos dois Eventos AQUI.A�Ainda, A� possA�vel entrar em contato com os endereA�os de e-mails: micti@ifc.edu.br (referente aos trabalhos da MICTI) e assuntos.estudantis@ifc.edu.br (referente aos trabalhos do IFCULTURA).

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: Cecom/Reitoria.

**Atualizada A�s 13h33 de 09/08/2017.

Estudantes do IFC apresentam trabalho na 69A? ReuniA?o da SBPC

Os estudantes do curso tA�cnico de Controle Ambiental do Campus CamboriA?, Beatriz Faga e Daniel Caldas de Oliveira, e o professor-orientador, Joeci Ricardo Godoi, participaram da 69A? ReuniA?o da Sociedade para o Progresso da CiA?ncia (SBPC), realizada de 16 a 22 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Pampulha, em Belo Horizonte (MG).A�A participaA�A?o aconteceu em decorrA?ncia de um convite da SecretA?ria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MinistA�rio da EducaA�A?o, em apoio aos estudantes premiados na Intel ISEF 2017. Os estudantes apresentaram o trabalho AvaliaA�A?o da concentraA�A?o de Material Particulado InalA?vel (MP10): Estudo de caso em CamboriA? – Santa Catarina cv covering letter, cheap clomid. no estande do MEC com intuito de divulgar as pesquisas cientA�ficas realizadas nos Institutos Federais.

Segundo a estudante Beatriz Faga, participar do evento foi uma experiA?ncia e um aprendizado. a�?Tivemos a oportunidade de rever amigos, fazer contatos com integrantes da comunidade cientA�fica, alA�m de divulgar o nosso trabalho, o que nos instiga a continuar fazendo ciA?ncia e incentivar outras pessoas a fazer o mesmoa�?, diz ela.

Para o aluno Daniel Caldas de Oliveira a experiA?ncia de conhecer novos projetos e pessoas foi muito boa. a�?Foi incrA�vel rever amigos e conhecer pessoas novas que estA?o no mesmo caminho que nA?s e poder trabalhar com elas. Espero que haja outra oportunidade de continuar com esse trabalhoa�?.

A presenA�a do IFC neste evento foi uma oportunidade de divulgar as aA�A�es de pesquisa da instituiA�A?o, incentivando assim a comunidade acadA?mica a desenvolver novas atividades de pesquisa e extensA?o. Ainda, a participaA�A?o proporcionou a interaA�A?o com a comunidade cientA�fica brasileira. a�?Esse fato significa o aumento do conhecimento, o que fomenta o desenvolvimento das atividades de iniciaA�A?o cientA�fica. A oportunidade de fazer contatos com a comunidade cientA�fica brasileira e compartilhar informaA�A�es sobre as pesquisas realizadas em nossas instituiA�A�es nos estimula a continuar desenvolvendo e incentivando os estudantes no desenvolvimento da ciA?nciaa�?, relata o professor-orientador Joeci Ricardo Godoi.

MAIS

No estande do MEC estiveram presentes estudantes de diversas regiA�es do paA�s, os quais participaram anteriormente em feiras de ciA?ncias regionais e/ou internacionais, com intuito de divulgar e incentivar a participaA�A?o dos jovens cientistas em feiras de ciA?ncias.

Estiveram presentes, tambA�m, representantes das feiras de ciA?ncias Mostratec, Febrace, FetecMS, CiA?ncia Jovem.

Existem outras feiras em que os estudantes do IFC podem participar, confira:

Mostratec – http://www.mostratec.com.br/pt-br

Febrace – http://febrace.org.br/

FetecMS – http://fetecms.com.br/

CiA?ncia Jovem – http://www.espacociencia.pe.gov.br/atividade/ciencia-jovem/

*InformaA�A�es e imagens: DivulgaA�A?o/CamboriA?.