Brusque realiza abertura de curso Professor Alfabetizador

O IFC argument article, buy zithromax. Campus Brusque realizou, na noite de 7 de agosto de 2017, a abertura do curso de qualificaA�A?o profissional Professor Alfabetizador: realidade e desafios. Ao todo, participaram 50 pessoas, entre estudantes e servidores do campus. Na oportunidade, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, proferiu a palestra AlfabetizaA�A?o e letramento.

Segundo a servidora A�ngela Menezes, a conferA?ncia teve grande importA?ncia, visto que objetivou apresentar os conceitos de alfabetizaA�A?o, letramento e formaA�A?o docente. a�?TambA�m esse foi um momento de estreitar as parcerias com a Secretaria Municipal de EducaA�A?o e GerA?ncia Regional de Ensino (Gered/Brusque), como ainda com a comunidade em geral no que diz respeito A�s atividades desenvolvidas pelo Campus Brusquea�?, diz ela.

*InformaA�A�es e imagens: DivulgaA�A?o/Brusque.

SA?o Francisco do Sul realiza V Fepex

O Campus SA?o Francisco do Sul do IFC realiza, nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2017, a V ediA�A?o da Feira de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Fepex). A aA�A?o A� realizada anualmente e constitui-se em um evento destinado A� divulgaA�A?o de trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensA?o. A Fepex A�A�aberta A� comunidade acadA?mica e ao pA?blico em geral. Todas as informaA�A�es podem ser verificadas emA�https://fepex.saofrancisco.ifc.edu.br/, ou ainda com os contatosA�fepex@sfs.ifc.edu.br e (47)3233-4000/4030.

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*Texto e imagens: DivulgaA�A?o/SFS.

IFC oferta 2.075 vagas gratuitas em cursos tA�cnicos integrados

O Instituto Federal Catarinense (IFC) A� para todos. A partir de segunda-feira (24/07) iniciam as inscriA�A�es para o Exame de ClassificaA�A?o 2018 aos candidatos que desejam fazer o curso tA�cnico integrado em ensino mA�dio gratuito em uma instituiA�A?o federal. SA?o ofertadas 2.075 vagas para candidatos que tenham cursado e concluA�do todo o ensino fundamental em janeiro de 2018. AlA�m de gratuitos, os cursos tA�cnicos integrados do IFC sA?o inclusivos, sendo que 50% das vagas (1.226) sA?o destinadas para estudantes de escola pA?blica, contendo vagas exclusivas para baixa renda, candidatos autodeclarados pretos, pardos, indA�genas e pessoa com deficiA?ncia. Ainda, o IFC oferta 181 vagas em aA�A?o afirmativa nos cursos tA�cnicos de agropecuA?ria voltadas aos candidatos oriundos da agricultura familiar. INSCRIA�A�ES AQUI.

As inscriA�A�es vA?o atA� 11 de setembro de 2017 e devem ser feitas atravA�s do Portal de Ingresso do IFC (AQUI). A taxa de inscriA�A?o A� de R$ 10,00, entretanto, os candidatos podem solicitar dispensa do pagamento atA� o dia 25 de agosto, por meio de requerimento. As vagas sA?o ofertadas em 16 unidades do IFC: campi Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, CamboriA?, ConcA?rdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (Sede e Unidade TecnolA?gica e Urbana), Santa Rosa do Sul, SA?o Bento do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

O Exame de ClassificaA�A?o 2018 do IFC seleciona, por meio de uma prova, candidatos que tenham concluA�do o ensino fundamental atA� janeiro de 2018, os quais podem escolher, no momento da inscriA�A?o, o local em que desejam estudar e o tipo de curso tA�cnico em que pretendem se especializar.

O estudante, ao ingressar no curso tA�cnico integrado ao ensino mA�dio, vai passar, em mA�dia, dois turnos no IFC: integradamente ele faz disciplinas do ensino mA�dio (1A?, 2A? e 3A? anos) e da qualificaA�A?o que escolher no momento da inscriA�A?o, que pode ser: AdministraA�A?o, Agroecologia, AgropecuA?ria, Alimentos, AutomaA�A?o Industrial, Controle Ambiental, EletroeletrA?nica, EletromecA?nica, Guia de Turismo, Hospedagem, InformA?tica, InformA?tica para Internet, MecA?nica, QuA�mica, SeguranA�a do Trabalho e VestuA?rio.

EntA?o, nA?o perca o prazo. InscriA�A�es para o Exame de ClassificaA�A?o 2018 acontecem atA� o dia 11 de setembro no endereA�o eletrA?nico http://ingresso.ifc.edu.br/. A taxa de inscriA�A?o A� de R$ 10,00. As provas ocorrem no dia 19 de novembro de 2017, domingo, das 14 A�s 18 horas.

INSCRIA�A�ES AQUI.

AA�A�es Afirmativas

O IFC adota a polA�tica de aA�A�es afirmativas na distribuiA�A?o das vagas. Neste ano, as cotas sA?o as seguintes: a) Agricultura Familiar (181 vagas), b) Escola PA?blica Qualquer Renda (514 vagas); c) Escola PA?blica Baixa Renda (531). Ainda, nas cotas para escola pA?blica hA? vagas destinadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indA�genas e pessoa com deficiA?ncia. No total, serA?o 849 vagas para ampla concorrA?ncia e 1.226 para aA�A�es afirmativas (cotas). Nas cotas estA?o inclusas vagas que contemplem o estabelecido nos termos da Lei nA? 12.711, de 29 de agosto de 2012, Lei nA? 13.409, de 28 de dezembro de 2016, do Decreto nA? 7.824, de 11 de outubro de 2012, do Decreto nA? 9.034, de 20 de abril de 2017 e da Portaria Normativa nA? 9, de 5 de maio de 2017.

Mais informaA�A�es em:

VA�deos explicativos na pA?gina do IFC no Youtube -A�https://www.youtube.com/user/IFCatarinense

FanPage no IFC no Facebook – www.facebook.com/ifc.oficial

Portal de Ingresso do IFC – http://ingresso.ifc.edu.br/

Para ingressar em um curso tA�cnico GRATUITO no IFC, o candidato precisa percorrer seis passos:

1) Realizar a INSCRIA�A?O no Exame de ClassificaA�A?o (24/07 a 11/09); A�INSCRIA�A�ES AQUI.

2) Efetuar o PAGAMENTO da taxa de inscriA�A?o (atA� 15/09);

3) Imprimir o COMPROVANTE de inscriA�A?o, com data, horA?rio e local de prova (01 a 19/11);

4) Fazer a PROVA do Exame de ClassificaA�A?o (19/11). Prova com 30 questA�es objetivas de mA?ltipla escolha. Das 14h A�s 18h. (DOMINGO);

5) Realizar a MATRA?CULA se aprovado em 1A? Chamada (08 a 11/01/2018);

6) Comparecer ao inA�cio das AULAS dos cursos tA�cnicos no IFC a�� Fevereiro de 2018.

Confira AQUI o Edital 209/2017 do Exame de ClassificaA�A?o 2018

Confira os cursos tA�cnicos ofertados pelo IFC abaixo ou em nosso GUIA DE CURSOS (AQUI)

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Local de oferta

Curso

Vagas

1.

Abelardo Luz

AgropecuA?ria

35

2.

Araquari

AgropecuA?ria

105

InformA?tica

105

QuA�mica

35

3.

Blumenau

EletromecA?nica

70

InformA?tica

70

4.

Brusque

InformA?tica

40

QuA�mica

40

5.

CamboriA?

AgropecuA?ria

105

Controle Ambiental

35

Hospedagem

70

InformA?tica

35

6.

ConcA?rdia

AgropecuA?ria

140

Alimentos

35

InformA?tica para Internet

35

7.

Fraiburgo

InformA?tica

70

8.

Ibirama

AdministraA�A?o

30

InformA?tica

60

VestuA?rio

30

9.

Luzerna

AutomaA�A?o Industrial

30

MecA?nica

30

SeguranA�a do Trabalho

30

10.

Rio do Sul (Sede)

AgropecuA?ria

105

Agroecologia

35

11.

Rio do Sul (Unidade TecnolA?gica e Urbana)

InformA?tica

35

12.

Santa Rosa do Sul

AgropecuA?ria

185

13.

SA?o Bento do Sul

AutomaA�A?o Industrial

40

InformA?tica

40

SeguranA�a do Trabalho

40

14.

SA?o Francisco do Sul

AdministraA�A?o

40

AutomaA�A?o Industrial

40

Guia de Turismo

30

15.

AvanA�ado Sombrio

Hospedagem

40

InformA?tica

80

16.

Videira

AgropecuA?ria

35

EletroeletrA?nica

70

InformA?tica

70

TOTAL de VAGAS

2.075

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: DivulgaA�A?o.

Equipe do IFC participa pela primeira vez do Projeto Rondon – OperaA�A?o Caminhos do Sul

Caminhadas pelas ruas, conversas com idosos, atividades com crianA�as e um mundo de novas formas e possibilidades. Assim foram os 10 dias de quatro estudantes de graduaA�A?o e dois servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) que participaram da 13A? operaA�A?o do NA?cleo Extensionista Rondon (NER), desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

OuA�a abaixo a entrevista com os estudantes do IFC participantes do Projeto Rondon -A�OperaA�A?o Caminhos do Sul

A OperaA�A?o Caminhos do Sul percorreu de 12 a 22 de julho as cidades que compA�em as agA?ncias de Desenvolvimento Regional (ADRs) de BraA�o do Norte, Laguna, TubarA?o e CriciA?ma, levando A�s comunidades aA�A�es sobre educaA�A?o, saA?de, meio ambiente, direitos humanos, justiA�a, cultura, comunicaA�A?o, trabalho, tecnologia e produA�A?o. LaA�s Vieira de Souza, estudante do curso de Engenharia AgrA?nomica doA�Campus Santa Rosa do Sul, gostou do contato com as pessoas, de ver a felicidade delas pelo trabalho que os rondonistas realizaram. a�?Estou me sentindo extremamente grata, trabalhamos bastante e dormimos pouco, entretanto cada sorriso, abraA�o, olhar mais atento sobre a perspectiva do ensino que tentamos transmitir recompensa. A interaA�A?o possA�vel, o conhecimento de outras A?reas e o compartilhamento das experiA?ncias acadA?micas e de vida de cada rondonista foi incrA�vela�?, diz ela.

A proposta do projeto de extensA?o A� possibilitar, justamente, o intercA?mbio de acadA?micos e a inserA�A?o das prA?ticas educacionais em diversas A?reas do conhecimento de cenA?rios catarinenses, em busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interaA�A?o entre a universidade e a sociedade. JoA?o Vitor Pinho Sumny, do Campus Luzerna, diz a experiA?ncia foi maravilhosa. a�?Fomos bem acolhidos e por meio das oficinas feitas com a comunidade, mudamos o nosso pensamento e os saberesa�?.

Para Matheus Souza de Lacerda, do Campus Luzerna, A� essencial levar um pouco da universidade para as comunidades. a�?Foi uma oportunidade A?nica participar de um projeto como o Rondon e trazer a comunidade catarinense para mais perto da faculdade. Gostei da interaA�A?o multidisciplinar ao levarmos oficinas A�s pessoasa�?, salienta ele.

Segundo o professor do IFC, AndrA� de Mattos Faro, que acompanhou o grupo durante o Projeto Rondon, a imersA?o nesta atividade convida o estudante aos exercA�cios da reflexA?o e da cidadania ativa, como ainda permite o convA�vio e a troca de informaA�A�es com gestores pA?blicos. a�?A� um projeto temA?tico e multidisciplinar que transcende os muros da instituiA�A?o de ensino e coloca o acadA?mico em contato A�ntimo com a comunidade, por isso A� fundamental a participaA�A?o do IFC nesse trabalho, especialmente junto A� Udesc, favorecendo o desenvolvimento do estado de Santa Catarinaa�?, explica ele.

Foi por meio de um edital, que a PrA?-reitoria de ExtensA?o (Proex) do IFC divulgou A� comunidade interna a possibilidade de se inscrever e participar do Projeto Rondon 2017. Publicado em maio de 2017, o edital contou com um total de oito inscritos e essa foi a primeira participaA�A?o do IFC na atividade. AlA�m disso, os estudantes tinham a possibilidade de efetuar a inscriA�A?o diretamente no site da Udesc.

Luan Zittel, acadA?mico do Campus SA?o Francisco do Sul, espera que novas oportunidades como essa aconteA�am para que mais estudantes do IFC possam participar. a�?Se vocA? tiver a chance para ir, vA?. Antes de eu vir para o projeto todas as pessoas que haviam participado me disseram que A� um projeto gratificante e hoje entendo o porque me falaram issoa�?, conta Luan.

A estudante LaA�s classifica a aA�A?o dos rondonistas como uma doaA�A?o em forma de trabalho. a�?Aos colegas que tiverem o interesse em participar, eu diria para aproveitar essa experiA?ncia deslumbrante de conhecer outras realidades e fazer a diferenA�a, uma participaA�A?o que tem a agregar o currA�culo, mas principalmente o nosso desenvolvimento individuala�?.

Mais sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon foi desenvolvido pelo MinistA�rio da Defesa nas dA�cadas de 1960 e 1970. A partir de 2005 o projeto foi retomado, sendo que o MinistA�rio gerenciava a sua versA?o do Rondon enquanto acadA?micos aperfeiA�oaram e desenvolveram o projeto na Universidade de BrasA�lia, posteriormente trazido para a Udesc. O NER/Udesc foi criado em 2010 como uma das principais aA�A�es de extensA?o da universidade. JA? foram realizadas 12 grandes operaA�A�es, envolvendo cerca de 9 mil atividades, 2.370 extensionistas e 280 mil pessoas atendidas em 119 cidades catarinenses, seis cidades do ParanA?, cinco em GoiA?s e uma na Argentina. Nas operaA�A�es, sA?o realizadas atividades nas oito A?reas da extensA?o universitA?ria: educaA�A?o; saA?de; meio ambiente; direitos humanos e justiA�a; cultura; comunicaA�A?o; trabalho; e tecnologia e produA�A?o.

O servidor do IFC, LaA�rcio de Souza, participou do Projeto Rondon na dA�cada de 1980 enquanto estudante do curso de pedagogia da Udesc. Ele ainda lembra, com carinho, dos aprendizados divididos com os colegas e a comunidade de Praia Grande, cidade localizada no Sul do estado catarinense. a�?NA?s ficamos 45 dias e atendA�amos muitas comunidades que ficavam em A?reas distantes do centro da cidade. Aprendemos muito, fizemos amizades e pudemos levar um pouco do que aprendemos na universidade para aquela regiA?oa�?, relembra ele.

Saiba mais sobre o Projeto Rondon da Udesc acessando http://www.udesc.br/nucleorondon

Equipe IFC no Projeto Rondon 2017 – OperaA�A?o Caminhos do Sul

Estudantes

Gabriel Moura Brasil (CamboriA?)

JoA?o Vitor Pinho Sumny (Luzerna)

LaA�s Vieira De Souza (Santa Rosa do Sul)

Luan Ernani Garbuio Zittel (SA?o Francisco do Sul)

Matheus Souza de Lacerda (Luzerna)

Professor

AndrA� de Mattos Faro

Servidora IFC e estudante externa

Deise Costa Muller


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*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC, com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o/Udesc.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Rondon.

***AtualizaA�A?o em 27/07/2017, A�s 16h55.

Projeto de ExtensA?o do IFC realiza AulA�es para o Enem

HA? trA?s anos o IFC – Campus Fraiburgo, por meio do professor Marcelo da Silva, realiza o Projeto de ExtensA?o AulA�es preparatA?rios para o Enem (Exame Nacional do Ensino MA�dio). Segundo ele, foram ministrados 15 aulA�es e mais de 5.300 estudantes participantes. a�?Em Fraiburgo foram diversos aulA�es, e os campi CamboriA? e SA?o Francisco do Sul jA? receberam o aulA?o, como tambA�m mais de 10 escolas pA?blicas da regiA?o Meio-Oeste catarinense. No dia 27 de junho realizados o terceiro aulA?o no Campus Videiraa�?, conta Marcelo.

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Na A?ltima ediA�A?o realiza em Videira, a aula foi alA�m do conteA?do e envolveu a solidariedade. O AulA?o SolidA?rio cobrou como inscriA�A?o um quilo de alimento nA?o perecA�vel como forma de ajudar as vA�timas das fortes chuvas que ocorreram em Lages naquele mA?s. A�Foram ofertadas 45 vagas para estudantes dos 2A? e 3A? ano do ensino mA�dio de escolas pA?blicas e 115 vagas para estudantes do IFC e o AulA?o abordou questA�es que podem ser cobradas no Enem deste ano. a�?Esse AulA?o vai alA�m da preparaA�A?o dos alunos com dicas fortes que podem aparecer na prova, mas vamos tambA�m arrecadar alimento para doar A�s famA�lias atingidas pelas chuvasa�?, diz o professor.A�EstA?o previstas para o segundo semestre deste ano aulA�es no IFC e no IFSC.

Escolas participantes do AulA?o SolidA?rio

Escola de EducaA�A?o BA?sica Inspetor Eurico Rauen;

Escola de EducaA�A?o BA?sica Professora Adelina RA�gis;

Centro de EducaA�A?o de Jovens e Adultos;

Escola de EducaA�A?o BA?sica Governador Lacerda;

Escola de EducaA�A?o BA?sica Madre Terezinha Leoni;

Instituto Federal Catarinense a�� Campus Videira.

Confira abaixo a reportagem realizada pela Band referente ao AulA?o SolidA?rio ( a partir dos 6’53”).

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Cecom/Videira.

**Imagens e vA�deo: DivulgaA�A?o.

Estudantes de Rio do Sul realizam visita tA�cnica

No dia 28 de junho de 2017, 33 acadA?micos da primeira fase do curso de Licenciatura em MatemA?tica e de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense a�� Campus Rio do Sul, realizaram uma visita tA�cnica ao ColA�gio Nossa Senhora de FA?tima, em FlorianA?polis, e ao Centro Cultural da cidade de SA?o JosA�. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Amauri Carboni Bitencourt, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller e Nakita Ani Guckert Marquez.

O colA�gio Nossa Senhora de FA?tima A� alicerA�ado numa educaA�A?o salvatoriana, cuja proposta Educativa a�?propA�e um processo de educaA�A?o reflexivo e comprometido, tendo como principal aspecto a transmissA?o de valores e o desenvolvimento do potencial intelectual e afetivo da pessoaa�?. TambA�m desenvolvem uma teoria da aprendizagem aplicada, qual seja, a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e a Metodologia da ExperiA?ncia de Aprendizagem Mediada (EAM, de autoria do pedagogo e psicA?logo Reuven Feuerstein). A equipe pedagA?gica do ColA�gio expA?s a proposta educativa, bem como as teorias de Reuven Feuerstein de forma a entender e conhecer essa nova abordagem educativa em que trabalham.

ApA?s essa explanaA�A?o, os acadA?micos e docentes do IFC a�� Campus booking report, buy dapoxetine. Rio do Sul puderam observar na prA?tica como se dava esse processo de ensino e aprendizagem visitando as dependA?ncias do ColA�gio, especialmente nos espaA�os de educaA�A?o infantil e anos inicias. A estrutura do colA�gio, bem como a atenA�A?o aos alunos, mereceu destaque pelos acadA?micos do IFC. Outro lugar visitado foi o Centro Cultural de SA?o JosA�. Quem acompanhou a visita ao Museu e a outros espaA�os culturais foi o historiador Nelson Felix dos Santos, que de maneira simples e atenciosa, explicou os detalhes dos lugares visitados. Com o projeto a�?Conhecer SA?o JosA�a�?, os acadA?micos e docentes puderam conhecer a cultura e histA?ria do municA�pio, tais como: Museu HistA?rico, Beco do Carioca, CA?mara Municipal, alA�m da bela Beira-Mar.

Foi uma viagem de estudos cujo aprendizado se estende para alA�m da sala de aula, contribuindo na formaA�A?o pedagA?gica e cultural dos alunos e professores. A�timas recepA�A�es e atendimentos em ambos os locais!

*Texto e imagens: DivulgaA�A?o/Rio do Sul.

Campus ConcA?rdia sedia XXIII Erematsul

O Instituto Federal Catarinense a�� Campus ConcA?rdia sediou de 20 a 22 de julho o XXIII Encontro Regional de Estudantes de MatemA?tica do Sul (Erematsul). O evnetoA�surgiu por iniciativa de um grupo de estudantes que sentiu a necessidade de estar em contato com colegas de cursos de outros instituiA�A�es. Desde entA?o, os encontros acontecem na regiA?o sul do Brasil, compreendida pelos estados do ParanA?, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O evento A� organizado anualmente em diferentes cidades, tendo o duplo propA?sito: favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos relativos A� MatemA?tica e A� EducaA�A?o MatemA?tica, e tambA�m proporcionar o diA?logo entre estudantes, educadores e pesquisadores de diferentes regiA�es do sul do paA�s, que apresentam caracterA�sticas prA?prias, valorizando, desta maneira, a sua diversidade.

Encontros deste tipo oportunizam a reflexA?o e a troca de informaA�A?o, tA?o necessA?ria no nosso meio acadA?mico, e que, juntamente com egressos e professores da A?rea, podem trazer a realidade e a experiA?ncia vivida no sistema escolar atual.

Confira a programaA�A?o do evento e saiba mais em:http://www.erematsul.com/

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/ConcA?rdia.

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SeminA?rio de matemA?tica amplia e debate o ensino de matemA?tica

Estudantes do ensino fundamental e mA�dio criaram durante o VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica uma atmosfera A?nica. A� a primeira vez em que se debatem as feiras e, para conhecimento dos participantes, se monta uma estrutura similar no local com trabalhos apresentados nas etapas catarinense.

Confira abaixo o A?udio com Araceli, as estudantes Caroline e Naiara, e com FA?tima sobre as feiras de matemA?tica.

As estudantes do ensino mA�dio Caroline Figueiredo e Naiara Beber, de Rio do Sul, apresentaram o trabalho As palavras atravA�s dos nA?meros. Participantes do Clube de MatemA?tica, elas veem a disciplina com facilidade. a�?O gosto pela matemA?tica acabou sendo despertado porque conseguimos aplicA?-la no nosso dia-a-dia. Podemos abordar temas presentes e importantes para a sociedade e, estudante e aplicando, vocA? descobre muitas coisasa�?, dizem elas.

Com um estande repleto de abA?boras, os estudantes do ensino fundamental Gian Eduardo Alves e Mikaela Fernandes, de 12 anos, apresentaram o trabalho AbobomA?tica. O projeto nasceu em uma escola municipal de Rodeio e despertou o interesse de todos que passaram pelo local. a�?Tudo comeA�ou pela escolha da abA?bora, um alimento quase toda a turma nunca consumia. ConstruA�mos uma horta na escola e toda a turma (22 alunos) aprendeu vA?rios conceitos matemA?ticos com o casoa�?, conta a professora Jordana Pezzini.

Bem em frente estava a dupla do ensino fundamental de Videira, NathA?lia Mello e Kevin Rosa, que apresentou o trabalho O carteiro chegou. a�?A� muito bom aprender alguma coisa e dividir com as pessoas, algo interessantea�?, diz NathA?lia.

O VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica aconteceu no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, de 5 a 7 de julho, e contou com participantes de diversas partes do Brasil. O objetivo principal foi promover a capacitaA�A?o de dirigentes educacionais, professores e estudantes das redes pA?blica e privada de ensino para a gestA?o e organizaA�A?o de Feiras de MatemA?tica, orientaA�A?o e avaliaA�A?o de trabalhos e propor subsA�dios teA?rico, cientA�fico e metodolA?gicos para a organizaA�A?o das feiras.

Segundo Araceli GonA�alves, professora de MatemA?tica no IFC a�� writing my essay, order Zoloft. Campus CamboriA? e coordenadora do evento, trazer uma minifeira de matemA?tica para o SeminA?rio foi uma aA�A?o estratA�gica. a�?Muitos dos participantes vA?m para conhecer mais sobre as feiras e desenvolver a atividade nos seus estados e cidades. Nada melhor do que vivenciar como acontece uma feira, por isso montamos esse espaA�o de experiA?ncia como forma de mostrar como A� organizada uma feira de matemA?ticaa�?, explica ela.

O IFC tem uma relaA�A?o histA?rica com as feiras de matemA?tica. Conforme FA?tima de Oliveira, professora de MatemA?tica no IFC a�� Campus Rio do Sul, a relaA�A?o nasce em 1996 quando a unidade ainda era escola agrotA�cnica. a�?A partir de 2000 se constituiu a comissA?o permanente, e o IFC sempre foi muito ativo no pensar as feiras. Ampliando assim, em 2012, a realizaA�A?o da feira na Bahia por meio da assinatura do Termo de CooperaA�A?o TA�cnica com a Furb. Hoje temos feiras em mais de seis estados, sendo que o papel do IFC foi fundamental para expandir as feiras para o Brasila�?, diz ela.

Para a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, ao estarem nas Feiras de MatemA?tica, os estudantes se apropriam do conhecimento e relacionam a matemA?tica com a vida. a�?A formaA�A?o integral parte da ideia do sujeito ser protagonista da construA�A?o do conhecimento e, por meio das Feiras de MatemA?tica, conseguimos fomentar essa formaA�A?o. Assim, o IFC amplia o debate e construA�A?o em torno do ensino da matemA?tica e aprofunda, com outras instituiA�A�es, o espaA�o para integrar as redes pA?blicasa�?, frisa ela.

Confira todas as fotos acessando a nossa FanPage no Facebook AQUI.

ABERTURA

A solenidade de abertura do evento aconteceu A�s 13h30 do dia 05 de julho no AuditA?rio do Campus CamboriA?. Fernando JosA� Garbuio, prA?-reitor de ExtensA?o e no ato representando a reitora do IFC, disse que as feiras de matemA?tica ocupam um espaA�o importante. a�?Este momento A� fundamental para debater esses eventos, sendo tambA�m uma das missA�es dos Institutos Federais fomentar tais prA?ticas. A� uma satisfaA�A?o recebA?-los e dialogar sobre as prA?ximas feirasa�?.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

SimpA?sio fala sobre a importA?ncia das feiras de matemA?tica

O primeiro dia do VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica, que aconteceu no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? de 5 a 7 de julho, contou com o simpA?sio para debater o papel das feiras de matemA?tica. A mesa, mediada pela professora de MatemA?tica no IFC a�� Campus Rio do Sul, FA?tima de Oliveira, foi composta pelo professor do Departamento de MatemA?tica da Furb, Vilmar JosA� Zermiani, um dos principais idealizadores e fomentadores das feiras de matemA?tica do Brasil, e da presidente da Sociedade Brasileira de EducaA�A?o MatemA?tica (SBEM), Regina Grando.

Confira abaixo o A?udio com Vilmar, Regina e JosA� sobre a importA?ncia das feiras.

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Vilmar aproveitou a oportunidade para contextualizar a construA�A?o histA?rica das feiras, que surgiram em Santa Catarina e, por meio de parcerias, foi ganhando corpo e se espalhando pelo territA?rio nacional. a�?SA?o 33 anos de fomento com o objetivo de promover aA�A�es de melhorias do ensino da ciA?ncia matemA?ticaa�?, disse.

Para Regina, a educaA�A?o matemA?tica A� a junA�A?o do pensar de vA?rios profissionais em que cada campo de pesquisa conversa com A?reas diversas. a�?A articulaA�A?o entre teoria e prA?tica pela matemA?tica A� um dos nossos principais desafios. Vemos nas feiras crianA�as falando com autonomia e com propriedade sobre os aprendizados. Reativar as regionais A� um dos projetos da SBEM como forma de chegar A� sala de aula e colaborar com as prA?ticas pedagA?gicas, e vice-versaa�?, explica ela.

JosA� Paulo Pereira, professor do Instituto Federal do Acre (IFAC) acompanhou atento os dias de evento, uma vez que o estado receberA? em maio de 2018 a VI ediA�A?o da Feira Nacional de MatemA?tica. a�?Em 2013 trouxemos os alunos para conhecer a feira e nos apaixonamos pelo trabalho. Em 2016 realizamos a primeira feira estadual e agora nos preparamos para sediar a etapa nacional. SerA? um evento grandioso para o Acre, alA�m de ser a primeira vez que o evento sai do eixo SC-BA. Vemos como uma oportunidade do professor e do estudante vivenciar as diferentes maneiras de ensinar e aprender a matemA?tica, as feiras sA?o um novo olhar para o ensino de matemA?ticaa�?, finaliza ele.

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*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

Aula Inaugural do Mestrado em ProduA�A?o e Sanidade Animal

No dia 14 de julho de 2017 aconteceu a aula inaugural para mais uma turma do Mestrado Profissional em ProduA�A?o e Sanidade Animal (PPGPSA) do Instituto Federal Catarinense. Com aproximadamente 60 participantes, as palestras foram ministradas no auditA?rio do Campus Araquari, entre 9h e 17h. O evento TA?picos em ProduA�A?o e Sanidade Animal e Empreendedorismo teve sua programaA�A?o voltada para a visA?o empreendedora. Iniciando os trabalhos, logo pela manhA?, a professora e representante da a DireA�A?o-Geral do campusA�Erica Marson Bako fez uma fala de recepA�A?o a todos. Logo apA?s as boas vindas, o coordenador do Programa de PA?s-GraduaA�A?o, professor Ivan Bianchi, assumiu os trabalhos e iniciou sua fala tratando do curso, sua histA?ria, objetivos e perspectivas.

Seguiram-se durante o dia vA?rias palestras de representantes de empresas de diversos segmentos e regiA�es, buscando ampliar a visA?o de mercado e aprofundar alguns conceitos, tanto para os estudantes ingressantes, quanto para aqueles que jA? estA?o cursando. Estiveram presentes, prestigiando e aprendendo com as apresentaA�A�es, tanto os alunos do programa de pA?s-graduaA�A?o doA�campusA�Araquari, quanto aqueles doA�campusA�ConcA?rdia, isto colaborou tambA�m para promover a integraA�A?o entre as turmas e a aproximaA�A?o entre os mestrandos.

Veja, abaixo, a programaA�A?o completa do evento, com todos os palestrantes: owls apa, order Zoloft.

09h a�� 09h45 a�� ApresentaA�A?o PPGPSA (Ivan Bianchi e Cladecir Schenkel)
09h45 a�� 10h30 a�� ApresentaA�A?o JETBOV (Xisto Alves de Souza Junior)
10h30 a�� 11h30 a�� ApresentaA�A?o IMUNOVA (Luiz Felipe Caron e Max Ingberman)
11h30 a�� 12h30 a�� ApresentaA�A?o INOVAPARQ (Marcelo Leandro de Borba)
12h30 a�� 13h30 a�� AlmoA�o no RefeitA?rio
13h30 a�� 14h30 a�� ApresentaA�A?o AGRINESS (Elton Gubert)
14h30 a�� 15h30 a�� ApresentaA�A?o NIT-IFC (Rafael Paes de Barros; Carla Zandavalli)

*Texto e imagens: CECOM/Araquari.