Os estudantes dos cursos de QualificaA�A?o Profissional em Cervejeiro e TA�cnico em QuA�mica Subsequente ao Ensino MA�dio do phdthesis, cheap lioresal. Campus Brusque realizaram aula experimental com visitaA�A?o tA�cnica A� Cooperativa AgrA?ria, localizada em Guarapuava (PR). No dia 08/05, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a histA?ria dos suA?bios-brasileiros, no Museu HistA?rico de Entre Rios, os quais seus descendentes compA�em atualmente a Cooperativa AgrA?ria.
Em seguida, conheceram a FundaA�A?o de Pesquisa da AgrA?ria, e suas particularidades, bem como o LaboratA?rio Central da Cooperativa, com detalhamento das anA?lises realizadas. Ainda, foi possA�vel visualizar toda a cadeia de produA�A?o do malte, na Maltaria AgrA?ria, seus equipamentos e tecnologias. Por fim, foi apresentada a Cervejaria Experimental da Agraria, com uma interessante conversa sobre produA�A?o artesanal de cerveja.
Em 09/05 iniciou a sexta ediA�A?o do curso de capacitaA�A?o Aspectos da Geologia e Geomorfologia da regiA?o Aspirante ao Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul, sediado em Mampituba (RS). O curso conta com a coordenaA�A?o e certificaA�A?o realizadas peloA�IFC- Campus AvanA�ado Sombrio eA�pelo IFSC – Campus AraranguA?, as aulas ficam por conta do ComitA? de OrganizaA�A?o da Candidatura do Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul. Ao todo participam da capacitaA�A?o 48 pessoas que atuam como professores da EducaA�A?o BA?sica, guias e empreendedores turA�stico e interessados ambientais, que aprenderA?o sobre geodiversidade, geoturismo, educaA�A?o ambiental e geossA�tios, com foco nas potencialidades e estruturas ambientais e sociais presentes no extremo sul de Santa Catarina, litoral norte e serra gaA?cha, regiA�es envolvidas com a proposta do Geoparque.
O primeiro, de um total de quatro encontros teA?ricos, aconteceu na CA?mara de Vereadores de Mampituba (RS), cuja abertura e recepA�A?o foi conduzida pelo Prefeito Municipal, Dirceu Lopes RoldA?o. Ainda, o primeiro encontro seguiu para a apresentaA�A?o do conceito e dos fundamentos que envolvem o reconhecimento de um territA?rio como pertencente a Rede Global de Geoparques pela UNESCO realizado por Sung Chen Lin, que coordena a candidatura do Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul.
A coordenadora apresentou o histA?rico dos esforA�os empreendidos para organizaA�A?o do dossiA? de candidatura, com previsA?o de apresentaA�A?o para exame frente a UNESCO em outubro de 2018. Caso o dossiA? seja aprovado, o Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul poderA? ser o segundo geoparque brasileiro a compor a Rede Global de Geoparques, composta por 120 unidades.
Os prA?ximos encontros acontecem nos dias 17, 26 e 31 de maio, com foco na geologia e geomorfologia da regiA?o e na elaboraA�A?o de estratA�gias e materiais didA?ticos para a disseminaA�A?o do tema entre a comunidade e os turistas. O curso serA? finalizado com uma saA�da tA�cnica de reconhecimento a alguns dos geossA�tios inventariados pelo Conselho de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Equipe formada por diversos setores do Instituto Federal Catarinense (IFC) esteve reuniA?o no dia 25 de abril, no Campus Rio do Sul, para atuar naA�construA�A?o daA�PolA�tica Institucional de SaA?de eA�SeguranA�a do Trabalho do IFC. A previsA?o de conclusA?o dos trabalhos A� para setembro de 2017. O documento A� constituA�do de diretrizes que visamA�nortear a implementaA�A?o das aA�A�es de vigilA?ncia e promoA�A?o A� saA?de dos servidores, sA?o elas:A�Universalidade e equidade; Integralidade das aA�A�es; Acesso A� informaA�A?o; ParticipaA�A?o dos servidores; Transversalidade; Intra e intersetorialidade; Co-gestA?o; Embasamento epidemiolA?gico; FormaA�A?o e capacitaA�A?o; Transdisciplinaridade; Pesquisa-intervenA�A?o.
SegundoA�Igor Moraes Chaves, tA�cnico em SeguranA�a do Trabalho noA�Campus CamboriA?, a polA�tica tem como objetivo trazer qualidade de vida no ambiente de trabalho e fora dele, envolvendo servidoresA�e trabalhadores terceirizados. “Essa aA�A?o A� uma forma de consolidar a saA?de e a seguranA�a do trabalho como um valor dentro da cultura organizacional do IFC, efetivando o Subsistema Integrado de AtenA�A?o A� SaA?de do Servidor PA?blico Federal (SIASS -Decreto 6.833/2009/ MPOG) e demais normas de saA?de e seguranA�a do trabalho”, explica ele.
Dentre as aA�A�es que serA?o aperfeiA�oadas com a PolA�tica estA?o: PrevenA�A?o contra acidentes de trabalho e doenA�as ocupacionais: As doenA�as do sistema esquelA�tico, sobretudo, os distA?rbios osteomusculares relacionados ao trabalho, como: bursite, fibromialgia, tendinite, sinovite, tenossinovite, entre outras; MitigaA�A?o das demandas na JustiA�a do Trabalho com empresas terceirizadas X IFC por meio do aprimoramento da elaboraA�A?o, gestA?o e fiscalizaA�A?o dos contratos no que tange a saA?de e seguranA�a do trabalho com especificaA�A�es no edital conforme o objeto licitado; Fomenta a qualidade na prestaA�A?o dos serviA�os pA?blicos educacionais para a comunidade IFC; Evita o absenteA�smo entre os servidores.
CompA�em o grupo de trabalho profissionais nas A?reas deA�seguranA�a do trabalho, enfermagem, odontologia, engenharia de seguranA�a do trabalho, alA�m da participaA�A?o do suporte de servidoras na A?rea de psicologia e nutriA�A?o.
O acesso aos cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) acontece 100% via nota do Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem). Por isso, A� fundamental que os nossos servidores estejam cientes do perA�odo de inscriA�A?o e colaborem na divulgaA�A?o dessas informaA�A�es junto A� comunidade local, amigos e familiares.
Este ano, as inscriA�A�es do Enem ficam abertas atA� as 23h59 do dia 19/05 (sexta-feira). A taxa de inscriA�A?o A� de R$ 82,00, porA�m os participantes concluinte do Ensino MA�dio no ano de 2017, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pA?blica, tA?m a isenA�A?o automA?tica do pagamento. Os demais participantes podem solicitar a isenA�A?o conforme previsto na Lei nA? 12.799.
O Enem A� a porta de entrada para diversas universidades no Brasil e no exterior. No IFC o ingresso aos cursos superiores A� realizado 100% Enem/Sisu. Isso, porque, o IFC acredita que utilizar a nota do Enem por meio do sistema eletrA?nico Sisu A� a forma mais eficiente e democrA?tica de acesso A�s instituiA�A�es de ensino superior, possibilitando que todo participante brasileiro tenha a oportunidade de concorrer a uma vaga em curso superior gratuito e de qualidade.
No A?ltimo ingresso via Enem/Sisu o IFC ofertou mais de 1.500 vagas em 38 cursos superiores gratuitos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Para saber maisA�edital completo em http://www.inep.gov.br/. Este ano aA�prova do Enem 2017 acontecerA? em dois domingos, dias 05 e 12 de novembro de 2017.
Acompanhe oA�Portal de Ingresso do IFC a�� http://ingresso.ifc.edu.br/A�para saber sobre vagas e cursos ofertados pelo IFC e convidamos vocA? para curtir e compartilhar as postagens da FanPage no IFC no Facebook a�� www.facebook.com/ifc.oficial.
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Como ingressar em um curso Superior GRATUITO no IFC?
1) Fique de olho no perA�odo de inscriA�A?o do Enem 2017 (08 a 19/05)
O Campus SA?o Bento do Sul realizou no dia 03/05 uma capacitaA�A?o para os servidores. A palestraA�Santo de Casa faz milagre: LiA�A�es para empreender e intraempreenderA�foi comandado pelo servidor LaA�rcio de Souza, do Campus Rio do Sul.A�O Projeto Desenvolvimento Modular de Equipes (DME) visa promover uma reflexA?o acerca do contexto de trabalho e de suas interfaces, buscando chegar a uma aA�A?o de desenvolvimento profissional nas questA�es de IntegraA�A?o e ConfianA�a.
O objetivo A� capacitar os atuais servidores (docentes e tA�cnicos administrativos) do IFCA�para que possam responder A�s exigA?ncias da comunidade escolar onde estA?o inseridos sendo empreendedores e atuantes, agregando resultados positivos. AlA�m da acompanhar a palestra proferida por LA?ercio, os servidores puderam participar de diversas atividades em grupo, com dinA?micas que ajudaram a assimilar a importA?ncia da cooperaA�A?o, do trabalho em equipe, que fazem o ambiente institucional ser mais agradA?vel e produtivo.
O writing skill, order lioresal. A�CampusA�SA?o Bento do Sul agradece a presenA�a e a colaboraA�A?o do Professor Laercio de Souza. Tornar o ambiente interno da InstituiA�A?o melhor para os servidores A� fundamental para que o trabalho de todos possa ser bem executado e satisfatA?rio.
O mA?s de abril foi marcado por diversas atividades pedagA?gicas e de diA?logo entre vA?rios professores, disciplinas e cursos no A?mbito do IFC Campus SA?o Francisco do Sul, com vistas a pautar atividades de carA?ter indisciplinar e que fuja A� perspectiva da multidisciplinaridade, como A?nica e A?ltima estratA�gia pedagA?gica possA�vel. Nesse contexto de reflexA?o ocorreram atividades com vistas a superaA�A?o do modelo fragmentA?rio, buscando fortalecer o modelo de transversalidade/interdisciplinaridade.
Os trabalhos desenvolvidos foram no contexto das Artes, Letras, CiA?ncias Humanas, Direitos Humanos e Cidadania. No cenA?rio das artes houve a aula-pA?blica da professora LucA�lia Destefani, na praia da Enseada, cujo objetivo foi envolver a comunidade acadA?mica do IFC-SFS e a comunidade externa numa aula de esculturas de areia, em que alA�m dos objetivos propostos pela disciplina, tambA�m contribuiu para o congraA�amento entre a comunidade local e institucional.
Seguindo o princA�pio dos diA?logos interdisciplinares o professor Eduardo Ferreira, de LA�ngua Portuguesa, do Campus SA?o Francisco do Sul, estabeleceu um diA?logo a partir do olhar do cinema com o curta-metragem de ficA�A?o, ganhador de diversos prA?mios, a�?Vida Mariaa�?, cujo objetivo foi trazer a ideia da construA�A?o opinativa e argumentativa dos alunos dos primeiros anos dos cursos Integrados de Turismo e AutomaA�A?o Industrial. A aula do professor Eduardo foi compartilhada no debate com a professora Adeilma Vidal Bastos, professora de HistA?ria do campus. O debate girou em torno das questA�es de representaA�A?o e dos desafios enfrentados pelo povo nordestino; todavia ao final da proposta os alunos concluA�ram que o tema abordado no filme, apresentam marcar regionais, mas que transcende para o universal.
Outro importante momento do campus neste mA?s foram as oficinas de fotografia compartilhadas pelos professores Frederson FogaA�a, Neiva de Assis e Adeilma Bastos. As oficinas da professora Adeilma, giraram em torno do tema da construA�A?o das fontes histA?ricas, e como a fotografia pode ser uma importante aliada nas compreensA�es de eventos do passado e como estas tambA�m podem ser objeto de constante reflexA?o para a abordagem das narrativas histA?ricas. O professor Fred participou ensinando a parte da tA�cnica fotogrA?fica como argumento para a construA�A?o desta, como uma linguagem com cA?digos, mA�todos e intencionalidades prA?prias. A participaA�A?o do professor Frederson causou bastante entusiasmo nos alunos, visto que a linguagem da fotografia A� bastante utilizada por eles nas interaA�A�es com as redes sociais.
Encerrando os trabalhos interdisciplinares, do mA?s de abril, tivemos a aula compartilhada entre os professores Frederson FogaA�a, Adeilma Bastos e Neiva de Assis, as duas A?ltimas mediadoras da disciplina Direitos Humanos e Cidadania no curso de Auxiliar de AdministraA�A?o/ PROEJA. Esta aula teve um percurso muito rico para a experiA?ncia dos alunos, uma vez que houve a conversa/aula sobre tA�cnica, arte e estA�tica na fotografia, esta tambA�m como elemento a�� fonte de denA?ncia social, para o caso especA�fico da disciplina em questA?o. O momento de maior relevo da aula de Direitos Humanos foi aa�? Oficina de Fotografiaa�? mediada por Neiva de Assis, o objetivo da atividade foi o de fazer os educandos irem alA�m do visA�vel e puxA?-los para uma reflexA?o extracotidiana, partir da imagem. Durante a oficina, os alunos aprenderam a fazer um molde vazado para trabalharem a perspectiva tA�cnica de enquadramento e exercA�cio do olhar. Ainda, nesse dia houve uma roda gastronA?mica com os alunos, um piquenique coletivo, em que houve excelente momentos de interaA�A?o e socializaA�A?o da turma com os professores e com o meio ambiente escolar, uma vez que as atividades se espraiaram da sala de aula e foram desenvolvidas na quadra poliesportiva do campus e no anfiteatro. A aluna Dirlane, participante da oficina e aluna do curso do PROEJA, relatou a sua experiA?ncia na oficina: a�? Ah, professora, foi muito bom, a turma interagiu, ficando atA� mais unida, a sala mudou depois dessa aulaa�?.
OA�prefeito de Pomerode, A�rcio Kriek, a secretA?ria de EducaA�A?o, Neuzi Schotten, e o presidente da cA?mara de vereadores, Rafael Pfuetzenreiter, visitaram em abril o IFC films rating, generic Zoloft. Campus Blumenau. A comitiva veio a convite da diretora-geral, Marilane Maria Wolff Paim, que esteve na prefeitura em marA�o para apresentar a instituiA�A?o.
ApA?s um cafA� de recepA�A?o, a equipe gestora do campus fez uma apresentaA�A?o institucional. Representando a reitoria, o prA?-reitor de pesquisa, pA?s-graduaA�A?o e inovaA�A?o do IFC, Cladecir Schenkel, abordou a histA?ria da instituiA�A?o, e cada coordenador falou dos cursos. A comitiva ainda conheceu a estrutura do campus, laboratA?rios, biblioteca, salas de aula e A?rea administrativa.
Atualmente, o campus Blumenau atende cerca de 50 alunos da Pomerode, distribuA�dos entre os cursos de ensino mA�dio, graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o. Para Marilane, a intenA�A?o A� aproximar cada vez mais a instituiA�A?o das cidades que estA?o prA?ximas ao campus. a�?Pomerode tem grande potencial em vA?rias A?reas nas quais podemos investir em cursos de qualificaA�A?o profissional, e isso vai ao encontro do que propA�e o IFC, de atender as demandas produtivas locaisa�?, observou Marilane.
*Texto e imagens: Cecom/Campus Blumenau, por Gisele Silveira | Jornalista a�� JP 4506/SC.
Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, os alunos do ensinoA�mA�dio do IFC Campus Fraiburgo realizaram o 1A? Simulado Enem, que visa preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem). O professor Marcelo da Silva coloca que os Institutos Federais figuram entre as melhores escolas do paA�s na prova. “Nosso compromisso nA?o A� apenas formar tA�cnicos de qualidade para o mercado de A�trabalho. Nossa preocupaA�A?o A� preparar nossos jovens para a vida, para que eles possam conquistar um espaA�o digno no mercado de trabalho, que por sua vez estA? cada vez mais competitivo.A�O Enem possibilita ao aluno uma infinidade de oportunidades, onde prestar uma boa prova poderA? fazer toda a diferenA�a.”
AlA�m do 1A? Simulado, o Campus Fraiburgo realizou um planejamento para ofertar aos estudante aulA�es especA�ficos e aulas de assistA?ncia com monitoria. Este ano, a prova doA�Enem acontecerA? em duas datas neste ano dias: 5 e 12 de novembro. A�As inscriA�A�es estA?o abertas atA� o dia 19/05 e devem ser feitas na pA?ginaA�http://enem.inep.gov.br/
A Diretoria de GestA?o de Pessoas (DGP) realizou, nos dias 5 e 6 de abril, a primeira ediA�A?o do SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas. O evento aconteceu, no primeiro dia, na AssociaA�A?o dos MunicA�pios do MA�dio Vale do ItajaA� (AMMVI), e no segundo dia no IFC Campus Blumenau.
Voltado para todos os servidores, o SeminA?rio abordou dois temas centrais: A preparaA�A?o para a carreira e aposentadoria, palestra realizada pela coordenadora de Aposentadoria, PensA?o e ExoneraA�A?o da UFSC, NA?dia Zunino Simone, e Santo de casa (nA?o) faz milagre, proferida pelo servidor do Campus Rio do Sul LA?ercio de Souza.
OUA�A O A?UDIO DA REPORTAGEM SOBRE O SEMINA?RIO ABAIXO.
NA?dia abordou a fundo as formas de previdA?ncia trazendo um apanhado histA?rico das geraA�A�es de aposentados. Segundo ela, estamos indo em direA�A?o a quarta geraA�A?o de aposentados devido a reforma da PrevidA?ncia. a�?Diante das mudanA�as que estA?o se mostrando inevitA?veis, A� fundamental que o servidor se preocupe com o seu futuro, seja em busca de alternativas na iniciativa privada ou na Funpresp. Isso porque, de acordo com a reforma, o nosso salA?rio serA? limitado ao teto da previdA?nciaa�?, reforA�a ela.
A coordenadora aproveitou o momento, tambA�m, para abordar a averbaA�A?o do tempo de serviA�o em instituiA�A�es privadas ou A?rgA?os pA?blicos nas esferas municipal, estadual e federal. a�?Para contabilizar esse tempo para a aposentadoria, o servidor precisa averbar. Para fazer isso junto A�s instituiA�A�es privadas A� necessA?rio solicitar a certidA?o de tempo de contribuiA�A?o via MinistA�rio da PrevidA?ncia, com agendamento pelo site ou pelo telefone 135. JA? os A?rgA?os pA?blicos tA?m poder para emitir a certidA?o. Com os documentos em mA?os, solicita-se a averbaA�A?o do perA�odoa�?, esclarece ela.
Em seguida, o servidor LA?ercio trouxe uma palestra descontraA�da e participativa aos servidores para tratar de um assunto pertinente: a desmotivaA�A?o e a motivaA�A?o das pessoas. Souza falou sobre os nossos medos de mudanA�a, do desconhecido, das nossas alegrias ao tomarmos posse enquanto servidor pA?blico e como, com o passar do tempo, podemos mergulhar num estado de desconforto, acomodaA�A?o e desA?nimo.
a�?A vida A� feita de muitas escolhas e a melhor delas A� a possibilidade de fazer coisas diferentes, inovar, pensar de outra forma. Nos cabe procurar ser felizes fazendo o melhor possA�vela�?, frisa ele.
Sobre as mudanA�as necessA?rias e inevitA?veis, tanto no trabalho como na nossa vida pessoal, LaA�rcio enfatizou que elas sA?o possA�veis quando nos tornamos agentes da mudanA�a. a�?As mudanA�as sA?o necessA?rias e estA?o relacionadas com as nossas atividades do dia a dia. Hoje nA?o A� mais viA?vel usar paradigmas para nA?o deixar o novo acontecer e uma das formas de fazer isso A� utilizar dos recursos disponA�vel, como as tecnologias educacionais. NA?s somos os agentes da mudanA�a: queremos ser conduzidos ou conduzir? Esse A� o nosso papel, estimular nas pessoas a necessidade de buscar o novo e a melhorar o seu desempenhoa�?, finalizou.
Durante o SeminA?rio GestA?o de Pessoas para Pessoas, a equipe da DGP apresentou o resultado de uma pesquisa realizada com os servidores do IFC como forma de identificar as percepA�A�es sobre qualidade de vida pessoal e com relaA�A?o ao trabalho. Com base nessas informaA�A�es, serA?o traA�adas estratA�gias para manter os pontos positivos e melhorar os pontos negativos.
*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol (Jornalista SC 02499 a�� JP).
VocA? jA? imaginou praticando uma modalidade esportiva que envolva todas as faixas etA?rias, todos os biotipos, em que vocA? aprende sobre tA�cnicas e estratA�gias praticando e que pode ser adaptada para territA?rios urbanos ou rurais?
A prA?tica desportiva de orientaA�A?o pode ser comparada a uma competiA�A?o de caA�a ao tesouro, em que os praticantes utilizam de mapas e bA?ssola para encontrar pistas, chamadas de prismas, que desvendam os prA?ximos passos da equipe. A modalidade foi trazida para o Brasil em 1949 quando o diretor da DivisA?o de Esportes do MinistA�rio da EducaA�A?o e SaA?de foi A� SuA�cia e presenciou uma competiA�A?o de orientaA�A?o. De lA? para cA? a atividade tem ganhado cada vez mais adeptos, que vA?o desde crianA�as atA� idosos e envolve categorias pedestre, bicicleta e pessoas com necessidades especA�ficas.
OUA�A O A?UDIO DA REPORTAGEM ABAIXO.
Facilmente adaptA?vel para o ambiente escolar, o Desporto de OrientaA�A?o envolve nA?o somente a A?rea de EducaA�A?o FA�sica, mas tambA�m geografia, biologia, histA?ria, matemA?tica, psicologia, estratA�gia, entre outras. Pensando nisso, o IFC short articles, acquire dapoxetine. Campus Fraiburgo, por meio do professor de EducaA�A?o FA�sica Vladimir Schuindt da Silva, em conjunto com a ConfederaA�A?o Brasileira de OrientaA�A?o (CBO), atravA�s do instrutor e tenente Ademar Roque Hippler Ruwer, promovem nos dias 25 e 26 de abril, no IFC Fraiburgo, o curso de Corrida de OrientaA�A?o.
Com carga horA?ria de 24 horas, o curso estA? dividido em atividades teA?ricas e prA?ticas e visa proporcionar aos professores do IFC, professores da Rede Federal da RegiA?o Sul, estudantes e comunidade a oportunidade de aprender mais sobre a prA?tica desportiva e, principalmente, incorporar a mesma nos ambientes escolares.
Segundo Vladimir, a atividade pode ser incluA�da e adaptada ao contexto escolar. a�?Com o curso vamos proporcionar que os profissionais conheA�am essa modalidade e faA�am uso dela como ferramenta didA?tico-pedagA?gica nos nossos campi. Ainda, a atividade pode ser facilmente implementada no contexto das nossas unidades ao aproveitarmos as caraterA�sticas naturais dos locaisa�?, explica o professor.
Os participantes conhecerA?o, no primeiro dia, sobre os aspectos histA?ricos do esporte, sua estrutura, tA�cnicas (envolve sA�mbolos, mapa e terreno), cA?digos, tA�cnicas para a prA?tica do esporte. No segundo dia serA?o abordados aspectos prA?ticos guiados envolvendo o mapa e o terreno. Ainda, estA? programada a atividade acompanhada em que grupos aplicarA?o as tA�cnicas do desporto de orientaA�A?o e um desafio conjunto entre os participantes para colocar em prA?tica o esporte.
a�?Podemos dizer que 60% do desporto de orientaA�A?o A� cognitivo e 40% A� fA�sico. A� um dos esportes mais completos porque abrange vA?rias A?reas do conhecimento, trata da interdisciplinaridade e promove a prA?tica desportiva. AlA�m disso, estamos falando de uma modalidade que A� altamente inclusiva e adaptA?vel as mais diversas realidades geogrA?ficas. EstA? em harmonia com a natureza, envolve desenvolvimento fA�sico e mental, A� para todos, possui exercA�cios fA�sicos completos e promove a ajuda mA?tua entre os praticantesa�?, explica o instrutor Ademar.
Disciplina, planejamento, condicionamento fA�sico, recreaA�A?o, estratA�gia e contato com a natureza sA?o alguns dos benefA�cios que a prA?tica do desporto de orientaA�A?o pode proporcionar. Saiba mais sobre o esporte em https://www.cbo.org.br/
INSCRIA�A�ES
As inscriA�A�es podem ser feitas atA� o dia 20/04 por meio do contato vladimir.silva@fraiburgo.ifc.edu.br. A� necessA?rio informar o nome completo e um nA?mero de telefone celular para contato via WhatsApp. Os participantes serA?o certificados pela ConfederaA�A?o Brasileira de OrientaA�A?o (CBO), o que os habilitam a ministrar o curso.
Quer saber mais sobre o desporto de orientaA�A?o? Confira os links de vA�deos reportagens abaixo: