PersistA?ncia, substantivo que significa insistir, continuar com os esforA�os mesmo frente a desafios ou obstA?culos, A� a palavra que traduz exatamente a caracterA�stica dos alunos do IFC Videira, que alcanA�aram os 1A? e 2A? lugares, na categoria subsequente, na OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP), realizada em UberlA?ndia (MG), entre os dias 07 e 09 de outubro.
As equipes SulagroA�(campeA?) e Desbravadores do Campo (2A? lugar), formadas por estudantes do curso TA�cnico em AgropecuA?ria, modalidade subsequente, tiveram muito o que comemorar durante a cerimA?nia de premiaA�A?o, realizada na manhA? do dia 09 de outubro. Ao receberem das mA?os do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, as medalhas de ouro e prata, os alunos ficaram eufA?ricos. AlA�m das premiaA�A�es, os medalhistas poderA?o ser convidados para integrar a equipe que viajarA? A� FranA�a para representar o Brasil, na OlimpA�ada Internacional de CiA?ncias da Terra (IESO), em 2017. Para isso, haverA? uma etapa seletiva.
O estudante Welington Michelon, da equipe Desbravadores do Campo, que conquistou a medalha de prata, comenta: a�?Ficamos muito alegres por ter ganhado, mas nA?o esperA?vamos chegar atA� aqui, A� muita emoA�A?o. Algumas provas foram mais difA�ceis, em outras tA�nhamos mais domA�nio, mas conseguimos, e foi muito positivoa�?.
a�?O curso TA�cnico em AgropecuA?ria do IFC Campus Videira destaca-se na OBAP desde sua criaA�A?o, obtendo excelentes colocaA�A�es. Neste ano de 2016, nA?o foi diferente, conseguimos medalha de ouro e prata na modalidade subsequente. A preparaA�A?o comeA�ou bem antes das provas online da OBAP. Foi aplicada uma prova para selecionar os alunos que participariam da olimpA�ada, bem como realizados treinamentos, nas horas de folga, para as provas prA?ticas que seriam realizadas na OBAP. Portanto, estamos orgulhosos desta conquista, pois isso demonstra a qualidade do nosso curso para o Brasil. ParabA�ns aos alunos e professores que participaram dessa olimpA�adaa�? – frisa o professor Gilson Nachtigall, orientador da equipe Desbravadores do Campo.
Promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), neste ano com a parceria do Instituto Federal do TriA?ngulo Mineiro (IFTM), a OBAP A� uma olimpA�ada cientA�fica que reA?ne estudantes de cursos tA�cnicos em AgropecuA?ria e A?reas afins, de todo o paA�s, para provas teA?ricas e prA?ticas. O objetivo da competiA�A?o A� estimular os estudantes a ingressarem no universo tA�cnico-cientA�fico, incentivando a participaA�A?o em atividades de iniciaA�A?o cientA�fica, de cooperaA�A?o e de integraA�A?o. As provas da olimpA�ada colocam os estudantes em situaA�A�es desafiadoras, que exigem trabalho em grupo, alA�m de conhecimento e habilidades tA�cnicas.
how to write an intro for a research paper, zithromax without prescription. No dia 29/09, aconteceu a cerimA?nia de entrega dos certificados de conclusA?o para os alunos do curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) em InformA?tica BA?sica para a Terceira Idade. Foi uma tarde de grande emoA�A?o, pois a ocasiA?o tambA�m celebrou a concretizaA�A?o do primeiro curso FIC do Campus Fraiburgo. A entrega dos certificados foi bastante significativa para os alunos, que, tendo passado por variadas experiA?ncias pessoais e profissionais, buscaram novos conhecimentos, de forma a acompanhar a evoluA�A?o tecnolA?gica vista diariamente em nosso cotidiano.
Na cerimA?nia estiveram presentes, alA�m dos alunos e familiares, a coordenadora de AssistA?ncia Estudantil, Sandra de FA?tima Lucietti, o diretor de Ensino do Campus, Tiago Lopes GonA�alves, os professores do curso Ricardo Annes e Gilberto Speggiorin de Oliveira, a coordenadora-geral de Ensino, Maria Salete Boing, alA�m do coordenador do curso, professor Paulo Soares da Costa, que foi o responsA?vel pela entrega dos certificados aos alunos.
O Instituto Federal Catarinense a�� Campus Fraiburgo agradece a presenA�a de todos e deseja que os formandos tenham sucesso em sua caminhada, jA? que portam agora o conhecimento necessA?rio para enfrentar os atuais e os novos desafios lanA�ados pela adoA�A?o das tecnologias computacionais.
Nos dias 05 e 06 de outubro, no PavilhA?o de Eventos da Promosul, em SA?o Bento do Sul, foi realizada a quarta ediA�A?o do Encontro de NegA?cios, InovaA�A?o e Tecnologia (ENIT ). O ENIT promove a integraA�A?o entre empresas, instituiA�A�es educacionais e pA?blico empresarial, gerando parcerias e negA?cios para os participantes, por meio de palestras e oficinas com diversos e conceituados especialistas do ambiente tecnolA?gico. O Instituto Federal Catarinense marcou presenA�a, apresentando seus projetos e atividades.
O estande do IFC contou com projetos das A?reas de SeguranA�a do Trabalho, AutomaA�A?o Industrial e InformA?tica, que serA?o ofertadas, a partir de 2017, no Campus SA?o Bento do Sul, no Ensino MA�dio Integrado e tambA�m na graduaA�A?o, pois o Instituto contarA? com dois cursos superiores no prA?ximo ano: Engenharia de Controle e AutomaA�A?o e Engenharia de ComputaA�A?o.
Equipamentos de ProteA�A?o Individual (EPIs), da SeguranA�a do Trabalho, um robA? feito de peA�as de Lego, ilhas de computadores e um dispositivo de automaA�A?o foram apresentados aos participantes do ENIT, que puderam conhecer um pouco mais sobre o IFC de SA?o Bento do Sul. Muitos estudantes que passaram pelo estande estA?o inscritos no Exame de ClassificaA�A?o dos Cursos TA�cnicos Integrados ao Ensino MA�dio e jA? puderam ter uma prA�via do que irA?o conhecer caso se tornem alunos da instituiA�A?o.
O Campus SA?o Bento do Sul espera estar sempre presente em eventos desse porte, tornando-se espaA�o de referA?ncia em tecnologia e inovaA�A?o. Para o IFC, A� fundamental manter-se integrado ao cenA?rio local, conhecendo e sendo reconhecido pela comunidade, ampliando sua rede de relacionamentos e mantendo-se em constante atualizaA�A?o.
Durante os dias 6 e 7 de outubro, os participantes do III Workshop Nacional sobre a EvasA?o na EducaA�A?o Profissional TA�cnica e TecnolA?gica compartilharam experiA?ncias, acompanharam palestras e conheceram prA?ticas de combate A� evasA?o que deram certo nas mais diversas instituiA�A�es do paA�s.
O evento, organizado pela Rede Ibero-Americana de Trabalho e Estudos sobre a EducaA�A?o Profissional e EvasA?o Escolar (RIMEPES), e sediado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus CamboriA?, reuniu professores, tA�cnicos administrativos e pesquisadores de diversos estados para discutir a evasA?o e apresentar pesquisas jA? realizadas ou em andamento sobre o acesso, a permanA?ncia e o A?xito do estudante.
Uma dessas pesquisas foi apresentada na conferA?ncia de abertura. A pedagoga Sandra Lopes GuimarA?es, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), compartilhou uma experiA?ncia bem-sucedida realizada pelos professores e pela coordenaA�A?o do curso Superior de Tecnologia em MecatrA?nica Industrial do Campus FlorianA?polis, no perA�odo de marA�o de 2007 a dezembro de 2009. A experiA?ncia consistia em entrevista de acolhimento, realizada no primeiro mA?dulo do curso, com cada novo aluno, individualmente. a�?A partir de experiA?ncias profissionais, pessoais e educacionais, elaboramos uma atividade de acompanhamento dos alunos, que chamamos de Contrato de Trabalho PedagA?gicoa�?, contou.
Segundo Sandra, os alunos que passaram pela experiA?ncia do Contrato se sentiam mais motivados para estudar. a�?AtA� mesmo os que desistem do curso, por razA�es alheias a escola, procuram a coordenaA�A?o do curso para explicar sua decisA?oa�?, lembrou.
O acolhimento do aluno tambA�m foi abordado pelo professor RogA�rio de Mesquita Teles, do Instituto Federal do MaranhA?o, durante a mesa-redonda a�?EstratA�gias de PrevenA�A?o da EvasA?oa�?. Teles observou que alunos que participam de iniciaA�A?o cientA�fica, normalmente, sA?o do ensino superior ou do ensino mA�dio integrado. a�?Dificilmente se vA? alunos do concomitante ou do subsequente envolvidos nesses projetos, e A� justamente nesses cursos que evasA?o estA? maior. Ou seja, quanto mais ligados A� instituiA�A?o eles estiverem, menores sA?o as chances de a evasA?o ocorrera�?.
A professora Rosangela Fritsch, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), citou algumas estratA�gias para prevenir a evasA?o, dentre elas, estA? a atratividade. a�?A� preciso tornar a escola atrativa em todas as dimensA�es, desde a sala de aula, atA� as institucionais e A�s relacionadas ao mercado de trabalho. Muito da evasA?o estA? relacionado A� pouca atratividade. HA? muitas outras coisas concorrendo com a escolaa�?, observou.
Para a participante Claudia Gallert, do Instituto Federal do ParanA? a�� Campus AssisA�Chateaubriand, o workshop veio na hora certa. a�?Formamos uma comissA?o no campus para tratar da evasA?o e estamos fazendo estudos sobre o assunto. Vim buscar orientaA�A�es, sugestA�es do que estA? dando certo em outros campi. Foi uma experiA?ncia muita ricaa�?, opinou ela, que ainda complementou: a�?Fala-se tanto em evasA?o escolar, e, mesmo depois de mais de cem anos de escola pA?blica no Brasil, ainda nA?o temos polA�ticas pA?blicas e programas institucionalizados para tratar do tema. A� urgente que isso se efetivea�?.
Ao encerrar o evento, Teles adiantou que a quarta ediA�A?o do Workshop ocorrerA? no Instituto Federal do MaranhA?o (IFMA), em 2018.
how to create a thesis statement, cheap clomid. a�?Mesmo que nA?o possamos adivinhar o tempo que virA?, temos ao menos o direito de imaginar o que queremos que sejaa��a�?. Ao declamar o poema O Direito ao DelA�rio, de Eduardo Galeano, o aluno VinA�cius Rutes Henning abriu o III Workshop Nacional sobre a EvasA?o na EducaA�A?o Profissional TA�cnica e TecnolA?gica, na manhA? de quinta-feira (6/10), no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?. Depois do poema, as alunas Annik e LetA�cia apresentaram as mA?sicas a�?AmA�rica meninaa�?, de Louise e Daniel Lucena; e a�?Por onde andeia�?, de Nando Reis.
A prA?-reitora de ensino do IFC, Josefa Surek de Souza, elogiou os estudantes pelas apresentaA�A�es: a�?Isso A� um pouco do reflexo da nossa instituiA�A?o, que privilegia o espaA�o para aA�A�es culturais, de lazer, pesquisa e extensA?o, ou seja, a formaA�A?o integral dos alunosa�?. Ela ainda desejou um evento rico em conhecimento, estudos e experiA?ncias. a�?Que possamos subsidiar nosso trabalho com vistas A� institucionalizaA�A?o de aA�A�es, que fomentem a permanA?ncia dos nossos estudantes com A?xitoa�?.
O professor RogA�rio de Mesquita Teles, que representou a presidente da Rede de Pesquisa Ibero-americana sobre EducaA�A?o Profissional e EvasA?o Escolar (RIMEPES), Rosemary Dore, lembrou como o workshop, que estA? em sua terceira ediA�A?o, foi idealizado. a�?Este evento surgiu da inquietaA�A?o de servidores, professores e pesquisadores sobre este tema tA?o complexo que A� a evasA?o escolar. Nosso objetivo A� o compartilhamento e a troca de experiA?nciasa�?.
Em seu discurso, o diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, destacou que o Brasil, depois de escalar trA?s posiA�A�es no A?ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 2009 a 2014, desceu um degrau em 2015. a�?Ocupamos, hoje, a 75A? posiA�A?o mundial, em um A�ndice que, dentre outras coisas, considera o grau de escolaridade da populaA�A?o adulta. Sabemos que diversos fatores contribuem para a permanA?ncia e o A?xito de um estudante no curso profissionalizante, por isso, momentos como estes sA?o fundamentais para suprirmos e minimizarmos esses porcentuaisa�?, observou.
A reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, reforA�ou que, para alA�m do aspecto pedagA?gico, outros fatores contribuem para a evasA?o. a�?NA?o podemos esquecer a nossa heranA�a desigual: a concentraA�A?o de renda. Dos nossos jovens que estA?o no ensino mA�dio, muitos precisam trabalhar. Os nossos alunos de licenciatura tambA�m sA?o trabalhadores e estudantes. SA?o aspectos que temos de levar em conta para que possamos contribuir para a permanA?ncia e o A?xito dos nossos jovens e adultos no contexto da educaA�A?oa�?.
O evento foi organizado pela RIMEPES e sediado pelo IFC Campus CamboriA?. O workshop reuniu pesquisadores de vA?rios estados do paA�s para discutir a evasA?o escolar e apresentar pesquisas jA? realizadas ou em andamento sobre a problemA?tica na EducaA�A?o Profissional com relaA�A?o ao acesso, permanA?ncia e A?xito do estudante.
*Texto e fotos: Gisele Silveira a�� Jornalista (JP4506/SC)/Cecom Blumenau.
A CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o (Cecom) do IFC lanA�ou, nesta segunda-feira (10/10), o novo Portal de Ingresso. MaisA�funcional, intuitivo, dinA?mico e acessA�vel para os dispositivos mA?veis, o site reformulado tornou mais fA?cil e rA?pido o acesso A� informaA�A?o aos candidatos dos variados processos de ingresso:A�integrado ao ensino mA�dio, subsequente ao ensino mA�dio e cursos superiores.
Segundo Sonia Trois, programadora visual da Cecom/Reitoria, o trabalho iniciou com oA�mapeamento do site antigo. “Foram identificados os problemas e as dificuldades de navegaA�A?o e conteA?do,A� e, a partir do diagnA?stico, foi estruturado o site atual. Por meio de testes de navegaA�A?o prA�vios, verificamos a disposiA�A?o do conteA?do e a compreensA?o das informaA�A�es”, relata ela.
AlA�m de informaA�A�es de processos de ingresso para cursos tA�cnicos e superiores, o Portal de Ingresso traz informaA�A�es e filtros sobre cursos de pA?s-graduaA�A?o, alA�m de dispor de espaA�o para divulgar cursos FIC. Outra novidade estA? no Guia de Cursos. “A� possA�vel que o usuA?rio localize por curso, local de oferta, modalidade, turno e duraA�A?o. Tudo de maneira intuitiva e fA?cil para o usuA?rio”, complementa Sonia.
O novo Portal de Ingresso conta, tambA�m, com espaA�o para editais e notA�cias sobre os cursos ofertados pelo IFC. Acesse e confira:A�http://ingresso.ifc.edu.br/
Na semana de 3 a 8 de outubro, aconteceu, no IFC Araquari, a I Semana de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SEPE). De segunda-feira atA� sA?bado, cerca de 130 atividades foram oferecidas para todos os nA�veis de ensino e para os diferentes cursos ofertados no campus. Dezenas de palestrantes nacionais e internacionais subiram ao palco para falar aos mais de 1100 inscritos no evento.
O primeiro dia contou com a abertura oficial, esta que tambA�m foi projetada em telA�es dentro do ginA?sio da instituiA�A?o, para atender a todo o pA?blico presente. A palestra de abertura ficou a cargo da prA?-reitora de Ensino do IFC, Josefa Surek, que falou sobre Institutos Federais: possibilidades e perspectivas. Ainda na segunda-feira, o professor, daA�Universidade SA?o Judas Tadeu, Jarbas Novelino Barato ministrou a palestra intitulada Fazer bem feito: caminhos do trabalho e da educaA�A?o. Na sequA?ncia, o professor, da Universidade de MilA?o, Fabrizio Adani ministrou aA�palestra Economia circular: um novo conceito.
A terA�a-feira foi um dia repleto de informaA�A�es e novos conhecimentos, com apresentaA�A�es de comunicaA�A�es orais e pA?steres cientA�ficos. O dia todo foi destinado A� troca de experiA?ncias, com a apresentaA�A?o de trabalhos em nA�vel cientA�fico, dentre os quais foram selecionados os indicados para a Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar. As avaliaA�A�es destes trabalhos e os nomes dos selecionados podem ser encontrados na pA?gina oficial da SEPE.
Durante a quarta e quinta-feira, as atenA�A�es foram divididas entre atividades, como oficinas, minicursos e palestras para grupos menores de estudantes. AlA�m disso, iniciaram tambA�m as semanas acadA?micas, especA�ficas de cada curso da instituiA�A?o. Destaque nestes dias para as falas do professor Attico Chassot, nas palestras sobre Saberes Primevos e Fazendo-se Saberes Escolares, e para o frA?nces Jean-FranA�ois Ferard, com a sua fala sobre Objectifs et bases scientifiques des essais da��A�cotoxicitA� au service de la��A�valuation des risques chimiques.
Na sexta-feira, o foco foi o ensino mA�dio. Aconteceu, no ginA?sio da instituiA�A?o, a apresentaA�A?o de 98 trabalhos interdisciplinares dentro da atividade chamada Painel de IntegraA�A?o. Este foi o momento de apresentaA�A?o dos trabalhos realizados pelos alunos, envolvendo vA?rias disciplinas de seu currA�culo. O resultado foi simplesmente fenomenal.
Para fechar a semana, no sA?bado, ainda houve atividades das semanas acadA?micas. Foram seis dias de muita agitaA�A?o, muitos ensinamentos e principalmente muita troca de conhecimentos. Uma experiA?ncia A?nica para os mais de mil inscritos no evento que tiveram a oportunidade de ter contato com realidades diferentes, professores de outras instituiA�A�es, aprimorar seus conhecimentos e descobrir novidades em suas A?reas.
Duas aA�A�es de cuidado com o meio ambiente estA?o em curso no IFC Luzerna. A primeira A� a disponibilizaA�A?o, por parte do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) do campus, de recipientes para pilhas e baterias usadas, que serA?o enviadas A�s entidades para o encaminhamento correto deste tipo de material. Os locais de coleta sA?o a CoordenaA�A?o de Infraestrutura e ServiA�os (CIS), no Bloco Administrativo, e a Secretaria AcadA?mica, no Bloco A.
Outra aA�A?o partiu da servidora Jaqueline AmA?bile Ropelato, tA�cnica em assuntos educacionais. AcadA?mica de Direito da Unoesc JoaA�aba, Jaqueline idealizou, para a disciplina de direito ambiental do seu curso, uma campanha de conscientizaA�A?o sobre o descarte de medicamentos vencidos. a�?PrecisA?vamos desenvolver uma aA�A?o sustentA?vel na comunidade, no local de trabalho ou em casa. Escolhi fazer no IFC pois a campanha tem um cunho educativo, seu foco principal A� a conscientizaA�A?o sobre os impactos que o descarte de medicamentos tem no meio ambientea�?, comenta.
De acordo com a servidora, muitas pessoas nA?o sabem que os medicamentos contaminam o solo, a A?gua e o ar. a�?Por isso A� importante divulgar esta informaA�A?o para que todos evitem o descarte no lixo comum ou no vaso sanitA?rio, que A� muito comum. As estaA�A�es de tratamento de esgoto nA?o sA?o capazes de eliminar todos os componentes quA�micos dos medicamentos, assim, quando o medicamento A� descartado no meio ambiente, esses resA�duos acabam retornando para o consumo humanoa�?, fala Jaqueline. a�?HA? ainda o perigo de uso destes remA�dios pelas pessoas que vivem prA?ximas aos aterros sanitA?rios ou que trabalham com a reciclagem de lixo.a�? A servidora ainda elaborou um a�?mascotea�? para a campanha, batizado de Tarjinha (confira nas fotos abaixo).
A campanha A� permanente e os medicamentos coletados serA?o destinados aos postos de saA?de da regiA?o, que cuidam da forma correta de destinaA�A?o. A caixa coletora estA? localizada no tA�rreo do Bloco A atA� o final do mA?s. Depois, ficarA? na Secretaria AcadA?mica.
Jovens sendo protagonistas das suas histA?rias. Vontade e garra para mudar o mundo e tornA?-lo um lugar mais humano, mais igual, menos segregador. Esses e muitos outros motivos levaram quatro estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) a se inscrever na prA�-seleA�A?o ao Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).
Nos quatro trabalhos inscritos A� evidente a discussA?o em torno da preocupaA�A?o com o outro, em criar espaA�os e condiA�A�es para que a escola seja um espaA�o para debate e construA�A?o de uma sociedade melhor. O tema dessa ediA�A?o A� O ensino mA�dio que queremos.
Aymee Agnes de Andrade Sinn, estudante do ensino mA�dio integrado no IFC Campus Ibirama, tem os cabelos lisos e longos. As vestimentas demonstram a fase escolar, a informalidade, o conforto, mas, no texto da escolhida para representar a Rede Federal de Santa Catarina, A� possA�vel verificar a garra e a determinaA�A?o emA�fazer a diferenA�a. Aymee foi selecionada comA�oA�projeto ImigraA�A?o Haitiana no Brasil: inclusA?o e diversidade de raA�a.A�a�?Tenho uma conexA?o com a ideia de querer ajudar as pessoas, fazendo-as felizes, dando a chance a elas de terem as mesmas oportunidades que todos. Acredito que posso fazer isso por meio do Parlamento Juvenila�?, diz ela.
Matheus Henrique da Silva, do Campus Blumenau, Leticia Rabelo Santos, do Campus AvanA�ado Sombrio, e Matheus Felipe dos Santos Tonial, do Campus Fraiburgo (projeto Escola nota 10: a ferramenta certa para o aprendizado), tambA�m se inscreveram para a prA�-seleA�A?o.
a�?Acredito que assim podemos dar voz e termos a chance de mudar a vida de alguA�m. Mesmo nA?o ganhando, tive a oportunidade de saber como funciona o processo e desenvolver um projetoa�?, relata Matheus Henrique, que apresentou o trabalho MediaA�A?o de conflitos no ambiente escolar.
Para Leticia, que trouxe a proposta Direitos Humanos em discussA?o, participar da prA�-seleA�A?o foi um desafio. a�?Foi uma das atividades mais desafiadoras que jA? vivenciei. Criar um projeto e imaginar tudo o que ele deve ter, em pouco tempo, foi complexo. Mas tive o apoio de amigos e professores e, com isso, passei por uma experiA?ncia engrandecedoraa�?, conta a jovem de cabelos pretos e sorriso largo.
Em Santa Catarina, estavam disponA�veis duas vagas: uma para a Rede Federal e uma para a Rede Estadual de ensino. Os participantes deveriam ser estudantes do ensino mA�dio. Nessa primeira etapa, foram classificados 108 candidatos, e, na segunda, serA? escolhido um representante por unidade da federaA�A?o, totalizando 27 representantes brasileiros.
Matheus Henrique avalia que a participaA�A?o dos estudantes em iniciativas como essa A� fundamental. a�?A sociedade precisa de jovens com vontade para ajudar a mudar a realidade atual. Jovens que pensam nos outros, que ajudam e que tenham conhecimento do que precisa ser feitoa�?.
Aymee coloca que os estudantes sA?o o futuro da naA�A?o. a�?Se nA?o nos envolvermos, onde vamos parar? Devemos aproveitar a fase da juventude, que A� quando se enxerga o mundo de todas as formas possA�veis, com mais liberdadea�?.
O projeto, realizado pelo Mec/Conif, iniciou em agosto deste ano e se encerra em novembro. A partir de agora, os prA�-selecionados iniciam uma campanha eleitoral nacional, que acontece de 30/10 a 05/11. O lanA�amento das candidaturas estA? previsto para o dia 10 de outubro. O mandato A� de dois anos.
a�?Assim que soube que era a selecionada, fiquei uns cinco minutos perguntando A� sA�rio? No dia seguinte jA? pensei meu Deus, fui selecionada. Depois veio uma mistura de sentimentos de alegria e de ansiedade, de nA?o saber o que fazera�?, revela Aymee, a representante de Santa Catarina na eleiA�A?o nacional ao JIM.
Os jovens eleitos ao Parlamento Juvenil farA?o reflexA�es em torno de cinco eixos temA?ticos: inclusA?o educativa, gA?nero, jovens e trabalho, participaA�A?o cidadA? dos jovens e direitos humanos. Os temas foram selecionados tendo em vista que se trata de direitos que sA?o reconhecidos nos paA�ses.
Agora, Aymee segue o caminho em busca de votos. A previsA?o A� de que o processo aconteA�a online, por meio do Portal PJM http://pjm.mec.gov.br/. a�?Pretendo fazer um vA�deo, explicando o meu projeto, e fotos para as mA�dias digitais. Quero que esse vA�deo viralize em Santa Catarina, para que as pessoas me conheA�am e votem em mima�?, conta a estudante.
Saiba mais o que os autores pensaram quando escolheram o tema do seu projeto.
Aymee Agnes de Andrade Sinn
Campus Ibirama
Projeto: ImigraA�A?o Haitiana no Brasil, inclusA?o e diversidade de raA�a
“A motivaA�A?o para o meu projeto veio de observar que algumas pessoas ainda sA?o tratadas de forma diferente devido as suas caracterA�sticas fA�sicas, raciais, etc. Esses fatores fazem com que elas nA?o possuam as mesmas oportunidades que outros. Por isso, o projeto aborda os haitianos e o fato deles terem imigrado para o Brasil e para nossa regiA?o. Eles foram trazidos para cA? por meio de uma empresa de alimentos, pois eles alegam a falta de mA?o de obrana regiA?o. PorA�m, as contrataA�A�es eram para os piores setores da empresa em termos salariais. Escrevi um projeto em que proponho que os haitianos tenham aulas de LA�ngua Portuguesa nos Institutos Federais pois, em geral, as empresas alegam que nA?o contratam haitianos porque eles nA?o dominam a lA�ngua. E tambA�m proponho a oportunidade deles fazerem os cursos que jA? existem no campus. Assim, esperamos maior integraA�A?o deles na sociedade, que eles conheA�am mais pessoas e passem a ter melhores oportunidades. A� por isso que escolhi esse tema, A� uma realidade que estA? prA?xima de mim e com a qual posso colaborar. AlA�m de que, jA? havia pensado sobre isso antes de surgir a oportunidade do Parlamento Juvenil.”
Matheus Felipe dos Santos Tonial
Campus Fraiburgo
Projeto: Escola nota 10 A ferramenta certa para o aprendizado!
Matheus Henrique da Silva
Campus Blumenau
Projeto: EducaA�A?o para a paz a�� MediaA�A?o de conflitos no ambiente escolar.
“O meu projeto tem como objetivo, desenvolver uma aA�A?o dentro da escola voltada a criaA�A?o de uma metodologia, atravA�s de oficinas integrativas para tratar de problemas relacionado a conflitos e violA?ncias que ocorrem no ambiente escolar.”
“O meu projeto era como um clube de debates, com diversas atividades que proporcionassem conversa e exposiA�A?o dos nossos direitos e deveres como seres humanos e cidadA?os, que necessitam de participaA�A?o ativa na sociedade e participaA�A?o consciente. JA? os motivos que me fizeram escolher esse tema foi o fato de eu estudar dignidade e direitos humanos no projeto de pesquisa do qual atuo como bolsista e o deficit do respeito e da consciA?ncia de alguns direitos que vejo como fundamentais. Achei uma discussA?o necessA?ria e que pode gerar conclusA�es e discussA�es interessantA�ssimas. Desde sempre fui educada e ensinada a ter voz e conhecimento das coisas que eu deveria fazer ou cobrar, alA�m de como deveria agir, sempre fui orientada a falar, a perguntar, a conhecer, a ir mais fundo. Essa foi tambA�m uma motivaA�A?o que veio da minha educaA�A?o de casa, pela minha famA�lia e pelas pessoas que estiveram presentes na minha construA�A?o como ser humano.”
O que A� o Parlamento Juvenil?
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaA�o para diA?logos e discussA�es acerca de temas vinculados A� educaA�A?o, como: inclusA?o educativa, participaA�A?o cidadA?, direitos humanos, diversidade de raA�a, etnia e gA?nero, integraA�A?o regional e trabalho. Todas as discussA�es sA?o norteadas pelo tema principal a�� a�?O ensino mA�dio que queremosa�? a��, e os jovens parlamentares elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos paA�ses do Mercosul.
AlA�m disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens uma oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integraA�A?o, garantindo A� nova geraA�A?o a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.
O projeto surgiu dentro do setor educacional do Mercosul e em cada ediA�A?o (2010, 2012 e 2014), foram selecionados 27 estudantes brasileiros. O projeto prevA? mandato de dois anos e estA? iniciando sua quarta ediA�A?o (2016-2018) para exercA�cio de voz na tomada de decisA�es coletivas.
*Texto: Cecom/Reitoria, com colaboraA�A?o das Cecoms de Blumenau, Ibirama e Sombrio.
O Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Fraiburgo realizou uma experiA?ncia diferente, envolvendo alunos da unidade e do Campus personal statement for grad school, dapoxetine without prescription. Videira, no dia 1A? de outubro: o 1A? Simulado das OrganizaA�A�es Internacionais do Instituto Federal (SIIF). Participaram da atividade 65 estudantes do ensino mA�dio integrado, com o objetivo de simular os processos de tomada de decisA?o dos principais foros de debates de OrganizaA�A�es Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de SeguranA�a das NaA�A�es Unidas.
O evento foi o resultado final de um trabalho que comeA�ou alguns meses antes. a�?O SIIF A� um projeto de extensA?o, e tivemos trA?s etapas: em julho e agosto, os alunos foram preparados para o evento de outubro com aulas especA�ficas de histA?ria, geografia, atualidades, produA�A?o textual e oratA?ria. Em setembro, foram preparados os discursos e aprofundados os temas do debatea�?, conta Marcelo da Silva, coordenador da atividade.
Dentre os ensinamentos propostos pelo SIIF, estA?o princA�pios das OrganizaA�A�es Internacionais: consumo consciente, responsabilidade social, valores como a tolerA?ncia e a nA?o discriminaA�A?o de minorias. a�?SA?o meios de desenvolver uma sociedade mais prA?spera e justa. Isso foi feito estimulando a criatividade e a inovaA�A?o por meio do intercA?mbio entre o campus e a comunidadea�?, revela o professor.
Para ampliar o debate em torno da reflexA?o, de textos, de oratA?ria e para integrar os alunos do IFC, espera-se que, no prA?ximo ano, o SIIF entre para o calendA?rio anual de eventos e que mais campi possam participar. a�?O SIIF se torna importante porque busca proporcionar que os estudantes tenham uma experiA?ncia nunca antes vivida por eles, alA�m de praticar a integraA�A?o e o debatea�?, finaliza Marcelo.
Confira abaixo os paA�ses vencedores desta primeira ediA�A?o do SIIF
1A? Lugar: A?frica do Sul a�� Matheus Tonial, Estephani e Cleiton Silva.
2A? Lugar: Turquia a�� Daniel Cordeiro, Guilherme M. e Vanessa.