Projeto promove visita virtual aos maiores museus do mundo

projeto-museus-virtuaisConhecer novos lugares, novas culturas. Vivenciar experiA?ncias A?nicas e transformadoras. Tudo isso faz parte da fantasia do ser humano, por isso somos tA?o curiosos para saber sobre o nosso passado: de onde viemos, o que fizemos, para onde vamos? Do futuro, temos apenas projeA�A�es incertas, mas, sobre o passado, temos diversos materiais disponA�veis que podem nos contar sobre o que somos e o que nos tornamos.

Para que mais pessoas possam ter acesso A�s peA�as que mostram o nosso passado, o Instituto Federal Catarinense a�� Campus ConcA?rdia desenvolveu o Projeto de ExtensA?o Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagens.

O objetivo da atividade A� permitir que estudantes, servidores e a comunidade da regiA?o tenham acesso A� arte utilizando a Internet. Para cada uma das duas sessA�es, marcadas para os dias 26 de outubro e 16 de novembro, esperam-se 120 pessoas que conhecerA?o os museus British Museum (Museu BritA?nico – Londres) e MusA�e du Louvre (Museu do Louvre – Paris).

As sessA�es de visitas virtuais aos museus acontecerA?o no auditA?rio do bloco do ensino mA�dio, no Campus ConcA?rdia. Segundo a coordenadora do projeto, Suzana Back, os espectadores terA?o contato com as principais obras de arte, personalidades, histA?ria e paisagem. a�?Esse espaA�o de contato com os grandes museus do mundo promove a aprendizagem ativa e participativa. Teremos uma tela de projeA�A?o que garantirA? maior qualidade de imagem durante as sessA�es e, ainda, aproveitaremos a estrutura do campus com sistema de audiovisual e acesso A� Internet para realizar a atividadea�?.

O investimento financeiro foi relativamente baixo diante do retorno social e cultural que a atividade busca promover. Conforme dados da Secretaria Estadual de Turismo, de 15 municA�pios que compA�em a AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), existem apenas nove instituiA�A�es destinadas a essa natureza, distribuA�das entre museus e casas de cultura.

Assim, o Projeto Museus Virtuais permite que o IFC – Campus ConcA?rdia contribua para o atendimento dessa demanda, estimulando o aprendizado entre seus estudantes e ofertando A� comunidade instrumentos para usufruir de diversas modalidades de arte.

a�?Temos notado um distanciamento dos jovens, bem como uma dificuldade em perceber significado nas principais manifestaA�A�es artA�stica e culturais. A falta de oportunidade de acesso a acervos artA�sticos relevantes, somado ao distanciamento dos grandes centros econA?micos e culturais, faz com que os alunos e, por consequA?ncia, a comunidade nA?o se percebam representados por tais expressA�es, nA?o reconhecendo seus significados e sua importA?nciaa�?, frisa a coordenadora.

making a cover letter, lioresal reviews.

Por outro lado, do ponto de vista educativo, em especial para as disciplinas de Arte, Sociologia, HistA?ria e Paisagismo, a realizaA�A?o do projeto criarA? uma aproximaA�A?o com conteA?dos importantes dessas A?reas, contribuindo para dar significado a temas trabalhados em sala de aula. a�?A Internet permite que se acesse esses conhecimentos, estimulando a descoberta, atraindo os jovens pelos recursos audiovisuais disponA�veis, favorecendo a fruiA�A?o da arte e do universo a ela relacionadoa�?, diz Suzana.

Para a professora, o IFC, enquanto uma das mais significativas instituiA�A�es de ensino, tem a responsabilidade de buscar e facilitar aos acadA?micos o acesso aos mais diversos conhecimentos. a�?Esperamos proporcionar um aprendizado de forma participante, possibilitando aos envolvidos usufruir das diversas formas de arte, compreender a arte como reflexA?o e crA�tica da histA?ria, e valorizar os museus e instituiA�A�es congA?neres como patrimA?nio cultural e como espaA�o de socializaA�A?o e construA�A?o do conhecimentoa�?, finaliza ela.

MAIS

Participam do Projeto de ExtensA?o Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagens 20 estudantes dos primeiros anos dos cursos tA�cnicos integrados ao ensino mA�dio do Campus ConcA?rdia e quatro professores das disciplinas de Arte, Sociologia, HistA?ria e Paisagismo. Com as duas sessA�es virtuais, serA?o atendidas 240 pessoas.A�A escolha de apresentar o British Museum e o MusA�e du Louvre se deu porque ambos sA?o reconhecidos como os maiores e mais importantes museus do mundo.

Os organizadores do projeto, apA?s as sessA�es, pretendem aprimorar a atividade e transformA?-lo em Programa no ano de 2017. a�?Como Programa, serA? possA�vel o aprimoramento no uso das ferramentas e a expansA?o do projeto, realizando mais sessA�es, buscando outros museus e apresentando em outras instituiA�A�esa�?, revela Back.

Confira a ProgramaA�A?o e participe.

  • Dia 26 de outubro, 19h30min, no auditA?rio do bloco do ensino mA�dio, IFC a�� Campus ConcA?rdia.

Museu BritA?nico | British Museum | London UK – Visite o museu emA�http://www.britishmuseum.org/

Apontado como o 5A� maior museu do mundo pela listagem da National Geographic, abriga mais de 7 milhA�es de objetos de todos os continentes, entre eles os Touros Alados do PalA?cio de SargA?n, o Hoa HakananaiA?a da Ilha de PA?scoa, a Pedra da Roseta, inA?meras esculturas gregas e egA�pcias, como os frisos do Partenon e o que restou de uma estA?tua colossal do faraA? egA�pcio HamsA�s II.

 

  • Dia 16 de novembro, 19h30min, no auditA?rio do bloco do ensino mA�dio, IFC a�� Campus ConcA?rdia.

Museu do Louvre | MusA�e du Louvre | Paris FR – Visite o museu emA�http://www.louvre.fr/

O 3A� maior museu do mundo e, provavelmente, o mais lembrado, foi uma fortaleza na Idade MA�dia e morada dos reis da FranA�a antes de se tornar museu, em 1793. Possui mais de 35 mil obras, entre elas a inesquecA�vel Monalisa, de Leonardo Da Vinci, a VA?nus, de Milo, a VitA?ria, de SamotrA?cia, os espetaculares painA�is de Jacque Louis-David, como a�?A CoroaA�A?o de NapoleA?o Bonapartea��. AlA�m disso, a arquitetura do prA�dio, com suas vA?rias fachadas, e a gigantesca pirA?mide de vidro sA?o atraA�A�es A� parte.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Imagem: DivulgaA�A?o/ConcA?rdia.

Projeto do IFC desenvolve transmissA�es online na LA�ngua Brasileira de Sinais

libras-online1Oportunizar a transmissA?o online em LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras), durante eventos e demais atividades de ensino, pesquisa e extensA?o – esse A� um dos objetivos de um projeto que estA? sendo desenvolvido no Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�Luzerna. Apresentado e colocado em prA?tica pela primeira vez durante a Semana de CiA?ncia e Tecnologia (Secitec), o projeto fez a primeira transmissA?o durante as bancas de trabalhos cientA�ficos do evento, realizadas entre os dias 14 e 17 de setembro.

De acordo com o professor Ivo Montanha JA?nior, coordenador do projeto, a ideia jA? era antiga. a�?Queremos que tanto o pA?blico interno do IFC quanto pessoas da comunidade externa tenham acesso aos eventos que a instituiA�A?o promovea�?, comenta. a�?Os alunos surdos tA?m sempre a interpretaA�A?o com o profissional ao lado. NA?o queremos substituir este intA�rprete, mas complementar a qualidade de ensino dos estudantes, para que possam, por exemplo, participar de um grupo de estudos em algum lugar ou momento em que o intA�rprete nA?o possa estar presentea�?, fala Ivo.

letter writing paper, acquire dapoxetine.

Uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) -A�Campus Erechim tambA�m estA? sendo discutida. a�?Faremos alguns testes em breve, assim que tivermos algumas transmissA�es com servidores ou alunos do IFC. Eles estA?o bem empolgados e querem participar ativamente para estender o projeto lA?a�?.

Ainda segundo o professor, o projeto vai alA�m dos avatares tradicionais jA? disponA�veis no mercado, que, na sua opiniA?o, nA?o conseguem fazer a interpretaA�A?o da forma ideal. Outra vertente da iniciativa A� fazer uma rede entre os campi do IFC, utilizando os intA�rpretes de todas as unidades e, assim, oferecer o serviA�o para mais pessoas com deficiA?ncia auditiva e surdez. a�?Pretendemos fazer transmissA�es de apresentaA�A�es da Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (MICTI), jA? com equipamento melhora�?, finaliza Ivo.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

AcadA?mico do IFC A� eleito coordenador do CREAjr-SC

creajr-2O acadA?mico Gabriel do Nascimento, do curso deA�Engenharia AgronA?mica do IFC Campus Santa Rosa do Sul, foi eleito representante da Regional de AraranguA?, na nova coordenaA�A?o estadual do CREAjr-SC. O evento aconteceu no dia 24 de setembro, durante reuniA?o daA�ComissA?o AcadA?mica Estadual do CREAjr-SC.

A chapa A?nica, eleita, foi formada pelos acadA?micos Gabriel do Nascimento (IFC/Regional de AraranguA?), Ricardo A.B. Biffi (Unoesc/Regional de XanxerA?), como 1A? suplente, e Lucas B. Dutra (CatA?lica/Regional de JaraguA? do Sul), como 2A? suplente.

Gabriel ressaltou a importA?ncia doA�trabalho em equipe na nova gestA?o. “Todos os coordenadores regionais sA?o referA?ncias nas instituiA�A�es e regiA�es em que atuam, e o CREAjr-SC A� referA?ncia no paA�s”.A�Segundo o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Chavier, o objetivo maior A� o trabalho com vistas ao desenvolvimento do CREAjr e do CREA-SC. “Isso porque o objetivo do Programa A�estA? voltado A� formaA�A?o de novas lideranA�as”, destacou.

creajr-1
Gabriel A� o segundo da esquerda para a direita.

O CREAjr-SC foi criado em 2010 pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e tem por objetivo principal a aproximaA�A?o dos estudantes ao sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia a�� CONFEA/CREA, alA�m da formaA�A?o de novas lideranA�as.

Para mais informaA�A�es sobre o CREAjr-SC, acesseA�http://www.creajr-sc.org.br/.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Cecom/Santa Rosa do Sul.

**Fotos: DivulgaA�A?o.

 

 

WFCP/Reditec: eventos sA?o encerrados com premiaA�A�es e compromisso de luta pela educaA�A?o

_glr2265A 40A? Reditec chegou ao fim, nesta segunda-feira (26/09), com uma cerimA?nia para consolidar os compromissos e discussA�es firmados durante os quatro dias de evento em que gestores da Rede Federal partilharam experiA?ncias exitosas, dificuldades e expectativas sobre a educaA�A?o pA?blica e tecnolA?gica.

O ponto alto do encerramento foi a apresentaA�A?o da Carta de VitA?ria, um documento em que os dirigentes comprometem-se com a luta pela qualidade da educaA�A?o e se posicionam sobre a atual situaA�A?o polA�tica do Brasil. Lida pelas reitoras do Ifap, Marialva Almeida, e do IF Farroupilha, Carla Jardim, a carta traz o posicionamento da Rede sobre cinco temas especA�ficos: a reforma do Ensino MA�dio; a PEC 241, que fixa limites de investimento pelo governo; o PL 257m que trata dos direitos trabalhistas, o quadro orA�amentA?rio e financeiro de 2016; e a LOA 2017.

De modo geral, o documento ressalta os prejuA�zos que podem afetar a oferta da educaA�A?o profissional e defende a Rede Federal enquanto polA�tica de Estado. Ele tambA�m convida a uma mobilizaA�A?o nacional para debater os temas pontuados com servidores e alunos. a�?NA?o pensamos em paralisaA�A?o das atividades, mas sim, em um grande debate a ser realizado em todas as instA?ncias. Queremos que servidores e alunos discutam estes temas, e que os gestores o faA�am com parlamentares, de modo que todos compreendam a importA?ncia da Rede Federal e o quanto ela precisa ser fortalecida frente A�s decisA�es polA�ticas recentesa�?, explicou Carla Jardim.

Confira a carta na A�ntegra.

Em vA�deo, um resumo do que aconteceu nos eventos. Veja abaixo.


Reconhecimento

_glr6188Ainda durante a solenidade, o Conif premiou com medalhas nove gestores e duas colaboradoras externas pela contribuiA�A?o dada A� educaA�A?o profissional. Foram contemplados Adelmo Carvalho Santana (IF SertA?o-PE), Belchior de Oliveira Rocha (IFRN), ClA?udia Sansil (IFPE), A�lio de Almeida Cordeiro (Ifes), Emanuel Alves de Moura (IFRR), Francisco Sobral (IFC), Luiz Caldas (IFF), Maria Neusa Pereira (IFRR), Marcelo Lima Leite (IFB), a diretora de parcerias internacionais dos Colleges e Institutos CanadA? (Cican), Marie-JosA�e Fortin, e a senadora Rose de Freitas.

Para Sobral, ex-reitor do IFC, receber a comenda foi emocionante . “A� uma alegria muito grande, principalmente porque vivenciamos uma expansA?o da Rede Federal significativa em tA?o pouco tempo. Como ex-aluno da Rede,A�apA?s 30 anos receber uma homenagem como essa A� marcante”, diz ele.

Fortin agradeceu a medalha e destacou a importA?ncia das parcerias feitas entre o Cican e o governo brasileiro. a�?Divido este prA?mio com todos vocA?s que fizeram de mim o que sou hoje: uma pessoa motivada a construir um mundo melhor atravA�s da educaA�A?o profissional. Nossa histA?ria no Brasil comeA�ou hA? 15 anos, com o Programa Mulheres Mil e, posteriormente, o CiA?ncia Sem Fronteiras. Hoje, temos alunos de Institutos Federais amplamente beneficiados pelas duas parcerias, de modo que queremos reforA�ar cada vez mais os laA�os com este paA�s. Estamos com o Brasil e sempre estaremosa�?, afirmou.

Reditec 2017 vai acontecer em JoA?o Pessoa

A solenidade terminou com o anA?ncio da sede da prA?xima Reditec, que acontecerA? em JoA?o Pessoa, na ParaA�ba. O reitor do IFPB, NicA?cio Lopes, parabenizou a organizaA�A?o da 40A? ediA�A?o e convidou a todos para reunirem-se novamente em 2017. a�?Vamos trabalhar para manter o padrA?o elevado da Reditec, com a certeza de que nossa equipe se esforA�arA? ao mA?ximo para oferecer o melhor a vocA?sa�?, concluiu.

a�?A� um sentimento de muito orgulho, a nossa instituiA�A?o ser palco e anfitriA? de um evento dessa magnitudea�?, afirmou o reitor do IFPB, NicA?cio Lopes. Ele comenta que serA? um momento de muita visibilidade para a instituiA�A?o e uma forma de aumentar a autoestima da comunidade acadA?mica, alA�m de incrementar o turismo da regiA?o e colocar o estado em posiA�A?o de destaque.

O evento deve acontecer em meados de outubro de 2017, mas o IFPB jA? deve comeA�ar em breve a se organizar. a�?Pela complexidade do encontro, precisamos de um planejamento prA�vio. Iremos constituir, de imediato, uma comissA?o que estarA? A� frente de todo o processo de organizaA�A?oa�?, disse o reitor.

how to write a reaction paper, cheap dapoxetine.

A Reditec reA?ne cerca de mil lA�deres incluindo reitores, diretores, prA?-reitores e especialistas discutindo e debatendo temas relacionados a educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia.

*Texto: Gabriela Lapa Teles Barbosa, com informaA�A�es de Nicole Trevisol a�� WFCP/Reditec 2016.

**Fotos: DivulgaA�A?o Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

WFCP/Reditec: IFC presente na Mostra de ExperiA?ncias Exitosas

_glr3974A Mostra de ExperiA?ncias Exitosas foi realizada no sA?bado (24/09), durante a 40A? ediA�A?o da Reditec, que acontece com o 8A� Congresso Mundial da WFCP, em VitA?ria (ES). Foram apresentados 10 projetos implementados com sucesso pelos Institutos Federais de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica em cada uma das quatro categorias da mostra A�a�� Ensino,A�Pesquisa, ExtensA?o e GestA?o.

EXTENSA?O

CA?es-guia entregues aos deficientes visuais. Pedreiros dando aula sobre construA�A?o civil. Mulheres empoderadas e recuperando a autoestima. Estudantes se tornando cidadA?os do mundo. Um barco que virou sala de aula. Essas e muitas outras histA?rias que integram ensino, pesquisa e extensA?o A� comunidade brasileira foram contadas por Institutos Federais (IFs) durante a tarde do segundo dia de Congresso Mundial WFCP e Reditec 2016, (24/09).

Dez IFs relataram o desenvolvimento e o resultado das suas experiA?ncias exitosas em extensA?o a um pA?blico atento e curioso. O debate foi realizado das 16 horas A�s 19 horas no AuditA?rio VitA?ria.

_glr4088Emocionado, Luiz Ferreira falou sobre o a�?Projeto CA?es-guiaa�? do IFC. O primeiro a ser implantado no Brasil como piloto para outros IFs, o projeto atrela ensino e extensA?o porque forma instrutores e treinadores de cA?es-guia e, ainda, envolve a comunidade na socializaA�A?o desses cA?es durante o seu preparo que resultarA? na entrega a um deficiente visual. a�?Um dos momentos mais emocionantes que tivemos foi a entrega do cA?o-guia Thor ao Felipe. Vimos o Thor abraA�ar, literalmente, o Felipe e apA?s a formaA�A?o da dupla acompanhamos uma evoluA�A?o na vida social dele: maior liberdade, mais mobilidade e interaA�A?o, inclusA?o social. Hoje Felipe cursa duas faculdade e se tornou uma lideranA�a na regiA?o para a causa, um menino que nA?o saia de casaa�?, revela ele.

Com a conclusA?o das apresentaA�A�es, o mediador abriu o espaA�o para perguntas e debate entre os participantes. Por meio dos relatos de experiA?ncias de extensA?o A� possA�vel perceber que iniciativas como essas reforA�am que a Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica tem a capacidade de impactar nas comunidades e transformar vidas. Em locais em que antes nA?o havia expectativas, agora hA? conhecimento e renda. AlA�m de mudar a realidade econA?mica local, as atividades de extensA?o quebram paradigmas e permitem o crescimento social. A cultura A� reafirmada e as comunidades se veem cercadas de novas alternativas. Estudantes, servidores e comunidade se conectam em rede por meio de iniciativa extensionistas.

Confira abaixo o vA�deo sobre as ExperiA?ncias Exitosas.

Leia mais, abaixo, sobre o que foi apresentado como experiA?ncias exitosas durante o WFCP/Reditec 2016.

ENSINO:A�http://wfcp.ifes.edu.br/experiencias-exitosas-na-area-de-ensino-sao-apresentadas-no-wfcp-2016/

EXTENSA?O:A�http://wfcp.ifes.edu.br/experiencias-exitosas-de-extensao-mostram-que-um-mundo-melhor-e-possivel/

GESTA?O:A�http://wfcp.ifes.edu.br/1433/

PESQUISA:A�http://wfcp.ifes.edu.br/institutos-federais-compartilham-experiencias-exitosas-de-pesquisa-na-reditec/ whats a thesis statement, clomid reviews.

*Texto: Nicole Trevisol a�� WFCP/Reditec 2016.

**Fotos: DivulgaA�A?o Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

WFCP/Reditec: De Masi destaca a importA?ncia da formaA�A?o humanA�stica para o futuro da sociedade

_glr2910Foi com otimismo que o sociA?logo italiano Domenico De Masi, autor do conceito de A?cio criativo, falou sobre o futuro da humanidade durante a conferA?ncia a�?Perspectivas para a sociedade do sA�culo XXIa�?, que abriu a programaA�A?o deste sA?bado (24), no segundo dia do Congresso Mundial da FederaA�A?o dos Colleges e PolitA�cnicos (WFCP) e da 40A? ReuniA?o dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Reditec).

ApA?s fazer uma retrospectiva sobre as grandes revoluA�A�es que mudaram a economia, o trabalho e o desenvolvimento humano, De Masi pontuou as consequA?ncias do neoliberalismo para a sociedade e fez uma projeA�A?o dos frutos destas consequA?ncias para os prA?ximos 30 anos. a�?O neoliberalismo estimula uma desigualdade social crescente, que resulta na migraA�A?o em massa e no contraste entre as necessidades humanas e os recursos naturais, explorados como se fossem infinitos. Em 2030, seremos 8 bilhA�es de pessoas no mundo, com uma grande diferenA�a entre ricos e pobres. A China terA? os maiores bancos e concentraA�A?o de riqueza e a inteligA?ncia artificial serA? a marca do sA�culo XXIa�?, afirmou. Parece ruim, mas para o italiano, pode ser revertido.

Segundo De Masi, o progresso cientA�fico nA?o significa o fim da mA?o de obra humana. a�?A mA?quina pode realizar tarefas em grande escala, rapidamente, mas tem uma limitaA�A?o para ir alA�m do quantitativo, ao contrA?rio de nA?s. Estamos em um momento mA?gico em que podemos recuperar a importA?ncia do que A� qualitativo, coisas como gentileza e delicadeza, criatividade e cultura, que as mA?quinas nunca poderA?o nos dara�?, afirmou.

homework for you, purchase dapoxetine.

No A?mbito do meio ambiente, o italiano defende que a formaA�A?o humanA�stica pode mudar a maneira como o neoliberalismo direciona a exploraA�A?o dos recursos naturais. Da mesma forma, uma nova relaA�A?o com o trabalho e com o estudo tem potencial para reduzir o desemprego e incentivar o desenvolvimento social. A� o que ele chama de A?cio criativo.

a�?A sociedade vive de vencer desafios como a fome, o tA�dio e a morte, mas nA?o precisa fazA?-lo somente usando tecnologia. Somos a geraA�A?o da cultura e da criatividade. Temos que aprender a misturar trabalho, educaA�A?o e lazer, para que eles sejam exercitados o tempo todo, em ambientes diversos, pois nA?o sA?o atividades excludentes. Vejam, o que estamos fazendo agora? Trabalhando um pouco, aprendendo um pouco e nos divertindo tambA�m. Pelo menos, eu estou me divertindoa�?, completou, de forma bem humorada.

Reforma do Ensino MA�dio

_glr2916A par da atual situaA�A?o polA�tica do Brasil, Domenico De Masi criticou a exclusA?o das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Artes e EducaA�A?o FA�sica do currA�culo obrigatA?rio do Ensino MA�dio. a�?A� uma loucura total, pois educar A� enriquecer a dimensA?o estA�tica e filosA?fica das coisas. Devemos ser os pioneiros da formaA�A?o humanA�stica; destruir isso A� assassinar a civilizaA�A?o. Precisamos ter cuidado com as polA�ticas perigosas que estA?o ameaA�ando o desenvolvimento intelectual nos paA�ses latino-americanosa�?, afirmou.

O posicionamento do intelectual italiano foi bem recebido pela plateia. Para a reitora do Instituto Federal Catarinense, SA?nia Fernandes, a�?a fala dele veio ao encontro do que se compreende como uma educaA�A?o integral da formaA�A?o humana, que transcende a dimensA?o apenas tA�cnica, especialmente nos espaA�os de formaA�A?o profissional como os Institutos Federais. Ficou claro para nA?s que escola deve se constituir como espaA�o de reflexA?o para que a humanidade se desenvolva de modo mais adequado, prezando pelo desenvolvimento sustentA?vel e por uma educaA�A?o estA�ticaa�?, avaliou.

Leia mais sobre o assunto na reportagem “Domenico De Masi ainda fez um convite A� sociedade: doar felicidade”

*Texto: Gabriela Lapa Teles Barbosa a�� WFCP/Reditec 2016.

**Fotos: DivulgaA�A?o Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

WFCP/Reditec: Pesquisador britA?nico fala sobre trajetA?ria da educaA�A?o profissional

_glr2636O pesquisador britA?nico do Institute of Education de Londres, Robert Cowen, ministrou a conferA?ncia de abertura do Congresso Mundial da FederaA�A?o dos Colleges e PolitA�cnicos (WFCP) e da 40A? ediA�A?o da ReuniA?o dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Reditec), com o tema a�?TrajetA?ria da educaA�A?o profissional no mundoa�?, nesta sexta-feira (23).
Por quase duas horas, o especialista falou sobre educaA�A?o vocacional, o surgimento dessa modalidade de ensino na Europa industrial e os rumos que as escolas vA?m adotando no mundo globalizado.

Inicialmente, Cowen abordou o processo de modernizaA�A?o do JapA?o, na dA�cada de 60, quando o paA�s reconheceu que precisava de um novo modelo de educaA�A?o. a�?Eles sabiam que era preciso importar um modelo do Ocidente, por isso criaram escolas vocacionais, como de navegaA�A?o e engenharia, que se tornaram a base das futuras universidades japonesasa�?, ressaltou.
Para Cowen, o sucesso japonA?s nA?o se verificou em paA�ses como a China comunista, que, segundo ele, falhou ao tentar introduzir um modelo de educaA�A?o russo. a�?A maneira como importar e nA?o influenciar a cultura de um paA�s A� um grande desafioa�?, concluiu.

Outros exemplos de importaA�A?o de modelos educacionais, segundo o pesquisador britA?nico, foram a instituiA�A?o do doutorado alemA?o nas universidades dos Estados Unidos e a do ensino universitA?rio americano no Brasil. De acordo com o pesquisador, a educaA�A?o se torna vA�tima quando A� vista como um meio de se obter vantagem competitiva no mercado. a�?Carros e telefones sA?o produtos, mas a educaA�A?o A� sempre uma questA?o polA�ticaa�?, afirmou.

rotten, order zithromax.

Economia do conhecimento

_glr2643A globalizaA�A?o A� um termo que nA?o pode mais ser utilizado de forma isolada, na opiniA?o do especialista. Hoje, segundo ele, deve-se falar em globalizaA�A?o econA?mica, polA�tica e cultural. Outro termo que passou a ser empregado foi o da economia do conhecimento, que implica novas terminologias, tais como sistemas escolares efetivos e eficientes, habilidades e competA?ncias, sem contar as mediA�A�es de qualidade do ensino, como o Pisa (Programa Internacional de AvaliaA�A?o de Alunos).

Para Cowen, uma nova linguagem na educaA�A?o vem sendo inventada. a�?NA?o estou falando de inovaA�A�es do ensino, mas de uma nova linguagem, baseada na utilidadea�?, observou, ressaltando que a educaA�A?o estA? sendo deslocada do setor cultural para o econA?mico.

Finalizando, o conferencista britA?nico alertou que a preocupaA�A?o das escolas hoje nA?o A� mais estimular os jovens a pensarem como SA?crates ou com que as crianA�as entendam o mundo. a�?Querem que elas tenham competA?ncias e habilidades; querem um sociA?logo para pensar sobre o celular e 99 que entendam do aparelhoa�?, concluiu de maneira bem humorada, que agradou ao pA?blico.

O reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, considerou a fala de Cowen bem atualizada ao momento polA�tico brasileiro, especialmente quando o britA?nico criticou a possibilidade de serem eliminadas do currA�culo matA�rias como filosofia e sociologia. Modena ainda ressaltou a relevA?ncia do resgate histA?rico de modelos educacionais levantado por Cowen, possibilitando a visA?o mais clara da real agenda de intenA�A�es embutida em propostas de reformas na educaA�A?o.

Lei mais sobre o assunto. Confira uma entrevista realizada com o palestrante AQUI.

*Texto: AndrA� de Freitas SimA�es e Denise Gonring Moreira a�� WFCP/Reditec 2016.

**Fotos: DivulgaA�A?o Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

WFCP/Reditec: ReuniA�es regionais da Reditec apontaram demandas prioritA?rias da Rede

glr5781A fim de compartilhar demandas e experiA?ncias similares e de planejar aA�A�es comuns, aconteceram, nesta segunda-feira (26), as cinco reuniA�es regionais da 40A? Reditec. Nas discussA�es, participaram representantes das instituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica das regiA�es Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do PaA�s. As pautas abordadas foram estratA�gias de mobilizaA�A?o, eventos integradores da Rede, qualificaA�A?o de servidores, orA�amento, projetos e programas, internacionalizaA�A?o e educaA�A?o a distA?ncia. Os tA?picos levantados em cada um dos grupos foram levados para apreciaA�A?o em plenA?ria nacional, que ocorreu imediatamente apA?s as reuniA�es.
Confira, abaixo, alguns dos assuntos abordados em cada reuniA?o

RegiA?o Sul

glr5824A possibilidade de compartilhar anseios, perspectivas e fragilidades de cada regiA?o foi destacada pela reitora do Instituto Federal de Santa Catarina e presidente da reuniA?o da RegiA?o Sul, Maria Clara Kaschny Schneider. a�?Esse A� um momento de construA�A?o coletiva, e sA? somos fortes porque somos unidosa�?, ressaltou a dirigente, frisando a importA?ncia da Reditec como um espaA�o para fortalecimento da Rede e para a consolidaA�A?o de um trabalho compartilhado e solidA?rio entre as diversas instituiA�A�es. A reuniA?o da regiA?o Sul contou ainda com representantes dos Institutos Federais Farroupilha, Rio Grande do Sul, Sul-rio-grandense, Catarinense e ParanA?.

Em busca de uma mobilizaA�A?o da Rede frente A�s deliberaA�A�es polA�ticas sobre a educaA�A?o profissional, os participantes da reuniA?o da regiA?o Sul discutiram a necessidade de chegar ao final do evento com a proposta de texto da Carta de VitA?ria aprovada, com uma data de mobilizaA�A?o das instituiA�A�es e dos dirigentes e com a viabilizaA�A?o de um fA?rum regional permanente para discussA?o das demandas comuns dos institutos da regiA?o Sul. Em relaA�A?o a eventos, o grupo discutiu, entre outras pautas, a possibilidade de intercalar de forma bianual eventos de pesquisa, extensA?o e inovaA�A?o nacionais e regionais, combinando-os com a manutenA�A?o de eventos institucionais e locais.

A busca por apoio da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) aos programas de qualificaA�A?o de servidores foi um dos assuntos trazidos pelo grupo, que tambA�m discutiu a proposta de elaboraA�A?o de um programa na A?rea de gestA?o pA?blica. Em relaA�A?o a orA�amento, os participantes destacaram a necessidade de reposiA�A?o de vagas de servidores aposentados e a mobilizaA�A?o polA�tica em defesa do orA�amento previsto aos institutos.

A manutenA�A?o de programas como o Pibid, que consiste em um Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o A� DocA?ncia, tambA�m foi uma das pautas trazidas pelo grupo. JA? no A?mbito da internacionalizaA�A?o, os participantes abordaram a validaA�A?o de diplomas e a regulamentaA�A?o das instituiA�A�es com oferta de cursos binacionais, alA�m da necessidade de garantir a continuidade de programas de intercA?mbio. A articulaA�A?o dos institutos para a promoA�A?o de cursos de educaA�A?o a distA?ncia na RegiA?o Sul tambA�m foi pauta de discussA?o, que evidenciou a necessidade da busca de fomento da EAD e do incentivo a essa modalidade de ensino dentro dos cursos presenciais.

RegiA?o Sudeste

Entre as propostas aprovadas durante a reuniA?o dos gestores dos Institutos Federais que compA�em a Regional Sudeste, destacam-se a equivalA?ncia da carga horA?ria e da hora aula entre as aulas presenciais e a EducaA�A?o A� DistA?ncia (EAD); a realizaA�A?o de parcerias para intercA?mbios culturais com paA�ses da AmA�rica Latina e da A?frica lusA?fona; e a adoA�A?o de projetos de menor custo, bancados pela prA?pria instituiA�A?o, e que envolvam outros institutos federais, alA�m da integraA�A?o com movimentos sociais, como alternativa ao corte de 50% nas A?reas de pesquisa e extensA?o.

Os gestores da Regional Sudeste defenderam ainda o estA�mulo A� qualificaA�A?o dos servidores tA�cnico-administrativos, a exemplo do que ocorre com os docentes; o retorno da capacitaA�A?o na lA�ngua inglesa para professores, parceria entre a Setec e o Conif; e a implantaA�A?o de um programa semelhante que priorize o idioma espanhol. Foi consenso entre os participantes da reuniA?o que os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) sA?o hoje o principal evento da rede e que seria importante firmar uma parceria com o MinistA�rio dos Esportes para fortalecer a realizaA�A?o da competiA�A?o.

Outra proposta aprovada pelos gestores foi a realizaA�A?o, por parte dos Institutos Federais, de uma ampla mobilizaA�A?o dos diversos segmentos da sociedade, envolvendo principalmente as famA�lias dos alunos, a fim de expor os desafios da educaA�A?o profissional na conjuntura atual. A reuniA?o foi mediada pelo reitor do Instituto Federal do TriA?ngulo Mineiro, Roberto Gil.

RegiA?o Nordeste

A reuniA?o regional do Nordeste foi marcada pelo tom de contestaA�A?o ao anA?ncio de Medida ProvisA?ria para mudanA�as no Ensino MA�dio. Ainda assim, o reitor do Ifal disse que, mesmo com as dificuldades, a Reditec A� sempre um momento positivo, pois no evento pode ser reunida a maior bancada regional da Rede: o Nordeste conta com 213 campi dos Institutos Federais. a�?E com esta ediA�A?o atrelada a um evento internacional, pudemos trocar experiA?ncias de ensino em grande escala, conhecer realidades de todo o mundoa�?, afirmou.

A pauta comum de tA?picos para ser discutida em todas as reuniA�es regionais tambA�m gerou encaminhamentos a serem apreciados pela plenA?ria geral, como a criaA�A?o de um evento integrador de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o e a institucionalizaA�A?o do Programa Mulheres Mil, por ora atrelado ao Pronatec.

RegiA?o Norte

Os dirigentes dos Institutos Federais do Acre (Ifac), do Amazonas (Ifam), do AmapA? (Ifap), do ParA? (IFPA), de RondA?nia (IFRO), de Roraima (IFRR) e do Tocantins (IFTO) debateram os pontos de pauta previamente definidos. Os trabalhos foram coordenados pelo reitor do IFPA, ClA?udio Rocha, que avalia como democrA?tica a construA�A?o desse espaA�o de debate. a�?Desenvolvemos as atividades de maneira positiva, permitindo que todos os membros daA�RegiA?o Norte dessem a sua contribuiA�A?o.a�?

Um dos pontos fortemente destacados na reuniA?o foi a diversidade e a localizaA�A?o peculiar dos estados do Norte do PaA�s. Assim, a consolidaA�A?o da EducaA�A?o a DistA?ncia (EAD) e a internacionalizaA�A?o foram A?reas que mais receberam atenA�A?o dos presentes. Para a EAD, a RegiA?o Norte sugere a institucionalizaA�A?o da mesma, mais investimentos de recursos humanos e financeiros, como tambA�m uma maior oferta deste tipo de educaA�A?o na Rede, construindo uma variedade de cursos. Ainda sugerem uma polA�tica voltada A� administraA�A?o da carga horA?ria docente para atuar na EAD.

Segundo o reitor do Ifam e diretor executivo de RelaA�A�es Internacionais do Conif, AntA?nio VenA?ncio Castelo Branco, a RegiA?o Norte A� atA�pica e precisa de aA�A�es especA�ficas. a�?Temos dificuldade com comunicaA�A?o e logA�stica. Para chegar ao Campus EirunepA� sA?o necessA?rios 15 dias de navegaA�A?o. SA?o necessA?rios incentivos que fixem os servidores nestes locais mas, principalmente, que se compreenda o importante papel dos IFs nessas regiA�es como transformadores sociaisa�?, avalia.

Sobre a internacionalizaA�A?o, o grupo propA�e a criaA�A?o de uma polA�tica voltada aos IFs que atuam na fronteira, o fortalecimento das polA�ticas de internacionalizaA�A?o, a retomada do CiA?ncia sem Fronteiras, a definiA�A?o da nomenclatura das escolas de fronteiras, bem como as suas atribuiA�A�es, a retomada da implantaA�A?o do centro de Libras e a autorizaA�A?o da passagem de veA�culos oficiais pela fronteira como forma de fomentar as visitas tA�cnicas.

A�ngela Utzig, prA?-reitora de Desenvolvimento Institucional do Ifap, avalia como positivo esse espaA�o de debate e construA�A?o coletiva. a�?A� fundamental que a Rede se mostre como Rede e tenha atitude para defender a continuidade e a identidade deste projeto, que A� A?nicoa�?, diz.

VenA?ncio complementa dizendo que os eventos WFCP e Reditec 2016 se constituA�ram como um momento para discutir em Rede, compartilhar problemas comuns e, ainda, trocar experiA?ncias. a�?Ao gerar um documento final formalizamos as necessidades da Rede, essencial para que possamos debater as propostas no Conifa�?, finaliza.

RegiA?o Centro-Oeste

O Encontro Regional de gestores da RegiA?o Centro-Oeste foi realizado no auditA?rio Bacutia e reuniu dirigentes dos cinco Institutos Federais da regiA?o: BrasA�lia, Goiano, de GoiA?s, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sob a coordenaA�A?o do reitor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), JosA� Bispo, a discussA?o foi iniciada com proposta de apoio A� mobilizaA�A?o no dia 29 de setembro para a defesa da Rede Federal e a proposiA�A?o de um movimento posterior de esclarecimento a servidores, alunos e comunidade em reuniA?o conjunta sobre as possA�veis consequA?ncias na instituiA�A?o da reformulaA�A?o do Ensino MA�dio e PEC 241. A proposta A� que seja realizada, no dia 5 de outubro, reuniA?o de cunho educativo com alunos, servidores e comunidade.

Os gestores propuseram a criaA�A?o de evento semelhante A� Reditec para a discussA?o de questA�es relacionadas exclusivamente ao Centro-Oeste. Para a formataA�A?o do evento foi criada comissA?o com participantes dos cinco IFs. a�?Evento regional pode promover a troca de experiA?ncias exitosas e possibilitar planejamento de aA�A�es e eventos conjuntosa�?, destaca o reitor do IFMT, JosA� Bispo.

Foi criada comissA?o para a discussA?o de parcerias entre instituiA�A�es visando fortalecer e institucionalizar a EducaA�A?o a DistA?ncia. A proposta visa identificar potencialidades e compartilhar a informaA�A?o para a oferta da modalidade de ensino nos cursos regulares e criaA�A?o de cursos compartilhados.

O grupo tambA�m definiu possibilidade de compras compartilhadas e decidiu promover reuniA?o de prA?-reitores de AdministraA�A?o no inA�cio de 2017, para a realizaA�A?o de triagem de itens que possam ser adquiridos de forma compartilhada. a�?A compra compartilhada nos permite adquirir materiais de forma mais barata, em funA�A?o da quantidade, e possibilita a economia de recursos humanos de nossas instituiA�A�esa��, explicou o prA?-reitor de AdministraA�A?o do IF Goiano, Claudecir GonA�ales.

theses meaning, purchase lioresal.

Para aA�A�es de internacionalizaA�A?o, a regiA?o Centro-Oeste acordou em buscar o aumento da interaA�A?o com empresas para internacionalizar os currA�culos dos cursos da Rede. AlA�m disso, foi sugerido o intercA?mbio de prA?ticas de gestA?o com outros paA�ses.

*Texto: AndrA� SimA�es, Denise Moreira, Greice Gomes, Gustavo Martins, Nicole Trevisol a�� Reditec e WFCP 2016.

**Fotos: DivulgaA�A?o Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

Comunicado: greve nos bancos e pagamento da taxa de inscriA�A?o

avisoO Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio da CoordenaA�A?o-Geral de Ingresso (CGI/Prodin), comunica aos candidatos inscritos no Exame de ClassificaA�A?o 2017, dos cursos tA�cnicos integrados ao ensino mA�dio, que o pagamento da taxa de inscriA�A?o de R$ 10,00 deverA? ser realizada nas secretarias acadA?micas dos campi do IFC.

Tal medida se dA? devido A� continuidade da greve nos bancos no estado de Santa Catarina, que nA?o tem data prevista para finalizar. Dessa forma, para garantir a participaA�A?o do candidato ao Exame, o procedimento se darA? da seguinte maneira: o candidato efetua o pagamento da inscriA�A?o em uma das secretarias acadA?micas dos campi; o candidato recebe um Recibo de Pagamento; a secretaria acadA?mica preenche a RelaA�A?o de Pagamentos da Taxa de InscriA�A?o contendo o nome, o CPF e o nA?mero de inscriA�A?o do candidato; e uma GRU A� gerada para a Reitoria do IFC com o valor recebido das inscriA�A�es.

Documentos do trA?mite

Recibo de Pagamento

RelatA?rio de Pagamento – campus

Confira o endereA�o dos campi do IFC

CAMPUS ABELARDO LUZ: Assentamento JosA� Maria, Abelardo Luz/SC.

CAMPUS ARAQUARI: BR 280, Km 27,5 a�� ColA�gio AgrA�cola a�� Araquari/SC.

CAMPUS BLUMENAU: Rua Bernardino JosA� de Oliveira, nA� 81 a�� Badenfurt a��A�Blumenau/SC.

CAMPUS BRUSQUE: Rua HercA�lio Luz, nA? 373 a�� Centro a�� Brusque/SC.

CAMPUS CAMBORIAs: Rua Joaquim Garcia, s/nA? a�� CamboriA?/SC.

CAMPUS CONCA�RDIA: Rodovia Pedro RogA�rio Garcia, SC 283, Km 8, Vila Fragosos a��A�ConcA?rdia/SC.

CAMPUS FRAIBURGO: Rua Cruz e Souza, nA? 100 a�� Centro a�� Fraiburgo/SC.

CAMPUS IBIRAMA: Rua GetA?lio Vargas, nA? 3006 a�� Bela Vista a�� Ibirama/SC.

CAMPUS LUZERNA: Rua VigA?rio Frei JoA?o, nA? 550 a�� Centro a�� Luzerna/SC.

CAMPUS RIO DO SUL (SEDE)1: Rua Estrada do Redentor, nA? 5665 a�� Canta Galo a��A�Rio do Sul/SC.

CAMPUS RIO DO SUL (UNIDADE URBANA)2: Rua Abraham Lincoln, nA? 210 a�� JardimA�AmA�rica a�� Rio do Sul/SC.

CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: Rua das Rosas, s/nA? – Vila Nova a�� Santa Rosa do Sul/SC.

CAMPUS SA?O BENTO DO SUL: Rua Paulo Chapiewsky, nA? 931 a�� CentenA?rio a�� SA?oA�Bento do Sul/SC.

CAMPUS SA?O FRANCISCO DO SUL: Rodovia Duque de Caxias, s/nA?, SC 415, Km 6A�a�� Bairro Iperoba a�� SA?o Francisco do Sul/SC.

CAMPUS AVANA�ADO SOMBRIO: Avenida Prefeito Francisco Caetano Lummertz, nA?A�810 a�� Bairro JanuA?ria.

CAMPUS VIDEIRA: Rodovia SC 135 a�� Km 125 a�� Campo Experimental a�� Videira/SC.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Imagem: DivulgaA�A?o.

good covering letters, purchase dapoxetine.

Unesco conhece atividade de escola-fazenda do IFC

projeto-unesco2A PrA?-reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal Catarinense (IFC) participou do processo de validaA�A?o de projeto chancelado pela OrganizaA�A?o das NaA�A�es UnidasA�para a EducaA�A?o, a CiA?ncia e a CulturaA�(Unesco) sobre FormaA�A?o de Docentes para EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, coordenado pelo professor Jarbas Novelino Barato, com a co-participaA�A?o dos professores Francisco Aparecido CordA?o e Marilza Regattieri. A reuniA?o aconteceu no dia 19/08, na Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IFC foi representado pela prA?-reitora de Ensino, Josefa Surek, e a diretora de Ensino, Iris Weiduschat.

O estudo discute possibilidades de articulaA�A?o que transcendaA�formas de construA�A?o de conhecimentos tradicionais, tais como aquelas limitadasA�A�s atividades de oralidade e escrita em sala de sala, trazendo a oficina como modalidade do aprender fazendoA�no cover letters jobs, cheap dapoxetine. e pelo trabalho.A�Apresenta, assim, uma dimensA?o pedagA?gica que permite um diA?logo profA�cuo e contA�nuo em torno do aprender a fazer, compreendendo este fazer tambA�m como uma forma de conhecimento.

A pesquisa envolve tambA�m a visita a instituiA�A�es que ofertam cursos profissionalizantes, com a observaA�A?o de espaA�os que potencializem o uso das oficinas. Foi com esse objetivo que o professor Jarbas passou o dia 25/08 no Campus Araquari. Na ocasiA?o, conheceuA�uma das nossas Escolas Fazenda, onde acompanhou o trabalho dos professores Adolfo JatobA? e Alceu Kunze na conduA�A?o de suas aulas prA?ticas.

Na visita, a partir da perspectiva do estudo, puderam ser observadas as contribuiA�A�es que as oficinas podem trazer para a materializaA�A?o da relaA�A?o mestre-aprendiz, balizadora do processo de aprendizagem do fazer como um saber para a formaA�A?o profissional. Nesse sentido, o entendimento do papel do docente em tal ambiente pode auxiliar a instituiA�A?o a pensar a formaA�A?o pedagA?gica no atendimento das demandas de instrumentaA�A?o, com vistas A� sua atuaA�A?o em espaA�os metodolA?gicos prA?ticos, como instA?ncias indissociA?veis da formaA�A?o profissional.

*Texto e fotos: DivulgaA�A?o/Proen.