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InscriA�A�es abertas para alunos e servidores participarem de Mostra CientA�fica
O Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Blumenau, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -A�Campus Blumenau e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) -A�Campus Gaspar, promovem, em outubro, uma Mostra CientA�fica, que ocorrerA? durante a Semana Nacional de CiA?ncia e Tecnologia. O objetivo do evento A� criar um ambiente propA�cio para discussA?o das pesquisas atuais e temas comuns aos estudantes e servidores das trA?s instituiA�A�es.
Alunos e servidores interessados em participar devem enviar, atA� 4 de setembro, os resumos, queA�nA?o devem ultrapassar uma pA?gina. Cada autor principal poderA? submeter, no mA?ximo, dois resumos. Confira o modelo de resumo AQUI.
Os trabalhos serA?o apresentados, em forma de pA?ster, nos dias 3 e 4 de outubro. SerA? premiado um trabalho apresentado na forma de pA?ster que tenha recebido o destaque do ComitA? CientA�fico em cada uma das A?reas temA?ticas. A cerimA?nia de entrega do prA?mio (certificado de menA�A?o honrosa) ocorrerA? ao final da Semana Nacional de CiA?ncia e Tecnologia 2016.
A Mostra ocorrerA? em Gaspar, no Campus do IFSC. A programaA�A?o do evento serA? divulgada no dia 23 de setembro.
Confira o edital AQUI feature article, lioresal without prescription.
O que A� a Semana Nacional de CiA?ncia e Tecnologia?
A� uma aA�A?o promovida, desde 2004, pelo MinistA�rio da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o (MCTI). Conta com a colaboraA�A?o de ministA�rios, universidades, institutos federais, institutos de pesquisa, entre outros. A iniciativa visa estimular instituiA�A�es a popularizarem a ciA?ncia e a tecnologia em todo o paA�s. Em 2016, ocorre a 13A? ediA�A?o do evento, cujo tema serA? a�?CiA?ncia alimentando o Brasila�?.
*Texto: Cecom/Blumenau.
**Arte: DivulgaA�A?o/Secom.
Fraiburgo recebe 200 estudantes para cursos FIC
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – essay writing service review, buy dapoxetine. Campus Fraiburgo recebeu,A�no dia 1A? de agosto, os 200 estudantes de cinco turmas dos cursos de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) emA�Auxiliar Administrativo, Agente de Projetos Sociais, Administrador de Sistemas Linux e Cantariar.
Para receber os novos alunos, uma equipe deA�servidores organizou a recepA�A?o, prestou informaA�A�es sobre o funcionamento do campusA�e, tambA�m, sobre o funcionamento de cada um dos cursos. Em umA�segundo momento, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a abordagem construtiva da carreira profissional, participando da palestra QualificaA�A?o Profissional a�� Um olhar para as oportunidades, ministrada pelo diretor de Ensino do Campus Fraiburgo, Tiago Lopes GonA�alves.
As demandas de qualificaA�A?o que culminaram nos cursos ofertados pelo campusA�foram identificadas por meio da sociedade local em parceria com os A?rgA?os municipais.
*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Cecom/Fraiburgo.
**Fotos: Cecom/Fraiburgo.
#EspecialSeurs: IFC apresenta trabalhos no Seurs 2016
Estudantes e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) apresentaram 13 trabalhos, no formato oral, durante a 34A? ediA�A?o do SeminA?rio de ExtensA?o UniversitA?ria da RegiA?o Sul (Seurs), que, neste ano, ocorre de 3 a 5 de agosto no Campus CamboriA?.
Da medicina veterinA?ria, passando pela inclusA?o social atA� o projeto de geoparque, ao acompanhar as apresentaA�A�es orais, foi possA�vel mergulhar em temas surpreendentes desenvolvidos pelos campi da instituiA�A?o, nos mais variados temas.
Os professores Marcelo da Silva e Paulo do Carmo, respectivamente dos campi Fraiburgo e Blumenau, falaram sobre iniciativas simples que podem mudar o mundo da comunidade que vive em torno do IFC. a�?No curso prA�-universitA?rio, foi possA�vel incluir jovens da regiA?o no ensino superior. TA�nhamos percebido que muitos jovens nA?o iam para a universidade porque desconheciam como funciona o Enem, ou mesmo como responder a uma questA?o somatA?riaa�?, explica Marcelo.
a�?Com cursos de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC), aproximamos os pilares do IFC a�� Ensino, Pesquisa e ExtensA?o a�� A�A�comunidade e aos arranjos produtivos locais. E percebemos que os alunos tiveram ganho salarial e/ou uma colocaA�A?o rA?pida no mercado de trabalhoa�?, salienta Paulo.
O estudante Maiko Philippe, da quarta fase do curso de Medicina VeterinA?ria do Campus Araquari, levou para o Seurs uma experiA?ncia que atrela teoria A� prA?tica, realizada pelo NA?cleo de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Neppa). a�?Visitamos 11 propriedades rurais, envolvendo 361 pessoas entre alunos, servidores do IFC e produtores, com o objetivo de colocar em prA?tica os nossos conhecimentos. Fizemos atendimento clA�nico, diagnosticamos problemas, capacitamos os produtores e, ainda, levamos o uso das tecnologias para o campo. Tudo de forma gratuitaa�?, relata o Maiko.
No outro ponto do estado, encontra-se a professora Leila Maria V. BeltrA?o, que atua no Campus AvanA�ado Sombrio e apresentou, no Seurs, uma iniciativa que envolve o IFC, o IFSC e a AgA?ncia de Desenvolvimento Regional (ADR) de AraranguA?. a�?A comunidade que vive na regiA?o dos Caminhos dos CA?nions do Sul precisa compreender que A� preciso preservar o local. Para isso, realizamos programas de capacitaA�A?o profissional com professores da educaA�A?o bA?sica e agentes de turismo, para que conheA�am o processo de formaA�A?o das estruturas rochosasa�?, explica Leila.
A intenA�A?o deste projeto A� promover a candidatura da regiA?o para Geoparque. a�?Trata-se de um selo concedido pela Unesco, que caracteriza o local como A?rea de proteA�A?o por conter patrimA?nio geolA?gicoa�?, complementa BeltrA?o.
A inclusA?o social tambA�m foi tema de um dos projetos apresentados durante o evento. O ex-aluno do IFC SA�rgio Feldmann de Quadro e a estudante Helen Parnes Miranda, ambos do curso de Pedagogia do Campus CamboriA?, falaram sobre oA�curso de lA�ngua portuguesa voltado aos haitianos como forma de promover a inclusA?o social e cultural. a�?Realizamos um estudo prA�vio, profundo, para entender essa imigraA�A?o recente no Brasil em Santa Catarina. Um dado que nos chamou a atenA�A?o foi o fato de que, em 2011, nenhum haitiano tinha o registro de trabalhador formal, sendo que, em 2015, o nA?mero chegou a 2.300a�?, conta SA�rgio.
Abaixo vocA? pode acompanhar os outros trabalhos apresentados pelos estudantes e servidores do IFC durante o Seurs 2016.
Trabalhos orais aprovados e apresentados pelo IFC a�� Seurs 2016.
1. |
EQUOTERAPIA ALIANA�A: CAVALOS TRANSFORMANDO VIDAS |
2. |
PROGRAMA DE CAPACITAA�A?O DE PROFISSIONAIS DO TURISMO E DOCENTES DE EDUCAA�A?O BA?SICA: CONTRIBUINDO PARA A CANDIDATURA DO GEOPARQUE “CAMINHOS DOS CA�NIONS DO SUL” |
3. |
CURSO FIC: REALIDADE E APROXIMAA�A?O DOS PILARES DA INSTITUIA�A?O, ENSINO, EXTENSA?O, COMUNIDADE E APLS |
4. |
ATUAA�A?O NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL ATRAVA�S DA ASSISTASNCIA TA�CNICA EM AGROPECUA?RIA |
5. |
O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BRUSQUE A PARTIR DA PROPOSTA METODOLA�GICA DE GA�RARD FOUREZ |
6. |
INCLUSA?O PELO PORTUGUASS: CURSO DE LA?NGUA PORTUGUESA PARA OS IMIGRANTES HAITIANOS SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE |
7. |
A LEITURA COMO MEDIAA�A?O ENTRE INSTITUIA�A?O E COMUNIDADE: O PROGRAMA a�?INCENTIVO A� LEITURA NA COMUNIDADE DO IFC CAMPUS CONCA�RDIAa�? |
8. |
ECOBAGS REUTILIZAA�A?O DE BANNERS NA PRODUA�A?O DE BOLSAS |
9. |
aa seat assignment, zithromax without prescription. EXTENSA?O COMO CONSTRUA�A?O COLETIVA DO SABER: UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE ROBA�TICA PEDAGA�GICA COM A TECNOLOGIA DE ROBA�S LEGO MINDSTORMSA� DO IFC CAMPUS LUZERNA |
10. |
FORMAA�A?O CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES DA EDUCAA�A?O INFANTIL DO MUNICA?PIO DE RIO DAS ANTAS/SC: POSSIBILIDADES DE INTEGRAA�A?O ENSINOEXTENSA?O NA FORMAA�A?O DE PROFESSORES |
11. |
TEMAS TRANSVERSAIS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAA�A?O HUMANA INTEGRAL |
12. |
PRA� UNIVERSITA?RIO IFC a�� INCLUINDO JOVENS DO MEIO OESTE CATARINENSE NO ENSINO SUPERIOR |
13. |
AS FEIRAS DE MATEMA?TICA: AA�A�ES DE INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSA?O |
*Texto e fotos: Nicole Trevisol. Cecom/Seurs 2016.
#EspecialSeurs: Abertura do Seurs 2016 A� acompanhada por 700 participantes
Os 700 participantes da 34A? ediA�A?o do SeminA?rio de ExtensA?o UniversitA?ria da RegiA?o Sul (Seurs), realizado de 3 a 5 de agosto, no Instituto Federal Catarinense (IFC) a��A�Campus CamboriA?, lotaram o auditA?rio para acompanhar a abertura do evento. Com todas as cadeiras ocupadas, os estudantes utilizaram o chA?o e as escadas como assento. ApA?s o hino nacional, os presentes puderam acompanhar as vozes lA�ricas e delicadas dos estudantes da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) que compA�em o Coral da Udesc de Joinville.
Na sua fala de abertura, o reitor substituto do IFC, Robert Lenoch, enfatizou a felicidade em sediar o Seurs. a�?A transformaA�A?o social efetiva acontece com a transferA?ncia do conhecimento para a comunidade, realizada por meio da extensA?o. Essa mudanA�a na sociedade A� possA�vel em um contexto que pretenda impulsionar a cidadania, a democracia e os movimentos sociaisa�?, frisa.
Para o prA?-reitor de ExtensA?o, Fernando Garbuio, o IFC A� o primeiro IF da Rede Federal a organizar o Seurs. a�?O SeminA?rio sempre ocorreu em universidades, e, hoje, um IF recebe o maior e mais importante evento de extensA?o da RegiA?o Sul. A� um espaA�o de troca de informaA�A�es e deA�divulgaA�A?o de projetos que ocorrem nas instituiA�A�es de ensino no Sul do Brasila�?, relata ele.
O diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, enfatizou a alegria em sediar o Seurs, que, neste ano, trata do tema Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais. a�?Ao todo, serA?o trA?s dias de evento, que reA?ne 427 apresentaA�A�es orais, 20 minicursos, 11 oficinas, 11 apresentaA�A�es culturais e a uniA?o de 28 instituiA�A�es de ensino. ReforA�amos a importA?ncia do Seurs como canal de desenvolvimento das atividades acadA?micas e de extensA?o, pois momentos como esse fomentam a ligaA�A?o entre as instituiA�A�es de ensino e a sociedadea�?, finaliza ele.
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Encerrada a abertura, os presentes acompanharam a palestra do professor, da Universidade Federa de Minas Gerais, Marcus AbA�lio Gomes Pereira, sobre Movimentos Sociais na era digital.
*Texto e fotos: Cecom/Seurs 2016.
Memorando eletrA?nico comeA�a a ser usado em 15 de agosto
A partir do diaA�15 de agosto de 2016, todas as unidades doA�Instituto Federal Catarinense (IFC) passarA?o a utilizar o memorando eletrA?nico. A deliberaA�A?o ocorreu por meio da Ordem de ServiA�o nA? 066 de 27 de julho de 2016, que determina o uso desta nova ferramenta de comunicaA�A?o oficial entreA�as unidades da instituiA�A?o (Reitoria – campi, campi – Reitoria; campusA�- campus).
O memorando eletrA?nico A� uma ferramenta disponA�vel no MA?dulo Protocolo do Sistema Integrado de GestA?o (SIG). ComoA�consequA?ncia da Ordem de ServiA�o, o memorando impresso fica extinto em 15/08/2016.
Confira a Ordem de ServiA�o nA? 066 AQUI.
Para saber mais sobre essa funcionalidade, a Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) disponibilizou uma videoaulaA�e diversos documentos que explicamA�o uso do memorando eletrA?nico.A�O acesso a esses materiais pode ser feito emA�http://dti.ifc.edu.br/
Mais informaA�A�es podem ser obtidas em dti.ifc.edu.br, diretamenteA�com a TI do seu campusA�ou, ainda, peloA�e-mail suporte@ifc.edu.br.
MAIS
Relembre, abaixo, uma reportagem, realizada pela Cecom/Reitoria, que trata especialmente do memorando eletrA?nico.
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IFC se prepara para implantar o uso de memorando eletrA?nico
Cada vez mais o Instituto Federal Catarinense (IFC) tem usado a tecnologia a seu favor. Desde o inA�cio da implantaA�A?o do Sistema Integrado de GestA?o (SIG), em 2014, a instituiA�A?o tem A� disposiA�A?o sistemas para gerenciar a vida administrativa, sendo eles: SIGAdmin, SIPAC, SIGRH, SIGAA, SIGEventos e SIGED.
Juntos, os mA?dulos fazem parte de uma aA�A?o estratA�gica da Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI), para dar agilidade, eficiA?ncia, transparA?ncia e eficA?cia aos procedimentos de gestA?o. Ainda em fase de implantaA�A?o, gradativamente os mA?dulos do SIG vA?o sendo lanA�ados e disponibilizados para uso da comunidade IFC.
A partir do segundo semestre deste ano, estarA? disponA�vel, para todos os servidores do IFC, o MEMORANDO ELETRA�NICO. Ele faz parte do mA?dulo Protocolo e permitirA? que todo servidor faA�a a movimentaA�A?o de memorandos no ambiente virtual. Isso representa economia de papel, reduA�A?o de gastos pA?blicos, preservaA�A?o ambiental no A?mbito interno e externo, alA�m de transparA?ncia, agilidade e rastreabilidade no A?mbito interno da instituiA�A?o.
A partir do Decreto nA? 8.539, de 8 de outubro de 2015, a PresidA?ncia da RepA?blica definiu o uso do meio eletrA?nico para a realizaA�A?o do processo administrativo nos A?rgA?os e nas entidades da administraA�A?o pA?blica federal direta, autA?rquica e fundacional. Dessa forma, o IFC jA? estA? adequando ao SIG as necessidades previstas pelo referido decreto.
Segundo PlA�nio Garcia, analista de TI e responsA?vel pela implantaA�A?o do SIPAC, o Protocolo foi o primeiro mA?dulo a ser implantado, e o memorando eletrA?nico faz parte dele. a�?A� importante esclarecer que todo servidor estA? apto a criar um memorando no SIG, sendo que o nome de usuA?rio e senha darA?o acesso para a criaA�A?o, e a autenticidade do documento serA?A�feita pela chefia imediata/substituto, garantindo a sua finalidade legala�?, diz ele.
Sobre isso, A� fundamental reforA�ar que o nome de usuA?rio e senha no SIG sA?o individuais e intransferA�veis. a�?No mA?dulo de memorando eletrA?nico, o usuA?rio pode cadastrar o documento, enviar e alterar, autenticar, consultar enviados, pendentes de recebimento, recebidos, eA�ainda fazer movimentaA�A�esa�?, explica PlA�nio.
ApA?s a criaA�A?o do memorando eletrA?nico, a autenticaA�A?o deste segue para a chefia imediata/substituto, sempre com alertas via e-mail. a�?Desta forma, o objetivo A� deixarmos de usar o memorando fA�sico e passarmos para o memorando eletrA?nicoa�?, salienta o analista de TI.
E os nA?meros sequenciais?
A partir do momento em que a Reitoria do IFC emitir a autorizaA�A?o para uso do memorando eletrA?nico, ao clicar em Protocolo, no SIPAC, a aba Memorando aparecerA? conforme a imagem abaixo.
Com isso, o SIPAC gerarA? nA?meros sequenciais de memorando para cada unidade do IFC a partir do nA?mero 1. Os nA?meros atuais dos memorandos nA?o serA?o incorporados ao sistema. a�?Estamos diante de dois tipos de comunicaA�A?o: memorando (fA�sico), que possui uma sequA?ncia numA�rica atual, e o memorando eletrA?nico, que passa a iniciar a sua contagem a partir do usoa�?, esclarece PlA�nio.
Outro ponto importante a ser esclarecidoA�A� sobre como se dA? a comunicaA�A?o via memorando: A� a modalidade de comunicaA�A?o entre unidades administrativas de um mesmo A?rgA?o, que podem estar hierarquicamente em mesmo nA�vel ou em nA�veis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicaA�A?o eminentemente interna. Sua caracterA�stica principal A� a agilidade.
A tramitaA�A?o do memorando, em qualquer A?rgA?o, deve pautar-se naA�rapidez e na simplicidade de procedimentos burocrA?ticos. Os memorandos eletrA?nicos sA?o documentos digitais utilizados como mecanismo de comunicaA�A?o entre as unidades da instituiA�A?o. Cada memorando eletrA?nico possui uma numeraA�A?o sequencial por unidade, reiniciada a cada ano; alA�m disso, recebe um nA?mero de protocolo e, como qualquer documento cadastrado no SIPAC, pode ser adicionado a processos.
Confira mais sobre o memorando eletrA?nico AQUI.
Confira o Decreto nA? 8.539 AQUI.
*Texto: Cecom/Reitoria.
**Imagens: DTI/IFC.
IFC ConcA?rdia realiza I Encontro de EducaA�A?o e Diversidade
O NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense a�� Campus ConcA?rdia realizou, entre os dias 11 a 13 de julho, o I Encontro de EducaA�A?o e Diversidade do IFC.A�O evento teve o objetivo de discutir a inclusA?o dos alunos da educaA�A?o especial e inclusiva na escola e contou com palestras que tematizaram a A�tica, a alteridade e as diferentes formas de aprendizagem. As oficinas realizadas tiveram como tema o Sistema Braille, Libras e Tecnologias Assistivas.
Participaram do Encontro servidores e alunos do IFC, professores da rede pA?blica de ensino, pessoas com deficiA?ncia e seus familiares. Estiveram presentes alunos surdos, alunos com deficiA?ncia fA�sica, auditiva, visual e uma pessoa surdacega. Por essa razA?o, a equipe de acessibilidade contou com tradutores/intA�rpretes da LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras), uso do sistema FM, material ampliado, audiodescriA�A?o e um profissional da Libras-tA?til.
AlA�m disso, na tarde de quarta-feira, dia 13, a equipe multidisciplinar de Centro de Equoterapia RA�deas da Liberdade, da Apae de ConcA?rdia, realizou uma demonstraA�A?o prA?tica do que A� a Equoterapia e da importA?ncia dela na educaA�A?o. O projeto, desenvolvido em parceria com a Apae e o IFC -A� how to write a personal statement for grad school, buy zithromax online. Campus ConcA?rdia, A� referA?ncia para a regiA?o e contribui principalmente no tratamento de doenA�as genA�ticas, neurolA?gicas, ortopA�dicas e musculares, sequelas de traumas, distA?rbios psicolA?gicos e comportamentais.
A realizaA�A?o deste evento mostrou o quanto sA?o importantes os momentos de discussA?o entre os profissionais da escola, a troca de experiA?ncia com os familiares e com os prA?prios alunos. Uma das reflexA�es provocada pelo palestrante ClA?nio Lago ensina que a�?a educaA�A?o A� um acontecimento temporal, que se apresenta complexo, incontrolA?vel, porA�m necessA?rioa�? (HERMANN, 2011).
Veja mais fotos do evento em:A�https://www.facebook.com/ifc.oficial/posts/1254249687940970
*Texto e fotos: Cecom/ConcA?rdia.
Cantor John Blanc lanA�a mA?sica sobre SA�ndrome de Down
Ouvir uma mA?sica com um enredo emocionante A� gratificante, ainda mais quando a letra trata de um tema especial. Inspirado no trabalho voluntA?rio que desenvolve hA? oito anos na AssociaA�A?o de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e na AssociaA�A?o Sorrir para Down, o cantor blumenauense John Blanc lanA�ou o clipe da mA?sica a�?Minha princesaa�?.
A histA?ria retrata a trajetA?ria de um pai que, ao perder a esposa, tem a tarefa de criar sozinho a filha com SA�ndrome de Down. Gravado nas cidades de Blumenau e TimbA?, o clipe foi lanA�ado noA�dia 16 de julho de 2016 e contou com a parceria da ApaeA�de Blumenau, da AssociaA�A?o Sorrir para Down, alA�m da participaA�A?o de trA?s alunas da Apae, que interpretaram a personagem em suas diferentes fases da vida.
De acordo com o cantor, seu objetivo foi mostrar a todos que as pessoas com SA�ndrome de Down podem ter uma vida normal e devem ser amadas e respeitadas. a�?Sei que a mA?sica tocarA? o coraA�A?o das pessoas como ela me arrepia e toca o meu coraA�A?o de forma A?nica e verdadeiraa�?, diz John.
Confira oA�videoclipeA�abaixo.
* Texto e imagem: DivulgaA�A?o/Testo NotA�cias. Verifique a reportagem na A�ntegra AQUI.
Professor do IFC serA? A?rbitro no Rio 2016
O professor de EducaA�A?o FA�sicaA�Deivis Elton Schlickmann Frainer, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau, farA? parte do grupo de profissionais que atuarA?o como A?rbitros nos Jogos OlA�mpicos do Rio de Janeiro deste ano. A confirmaA�A?o veio por meio de ofA�cio enviado pelo ComitA? Organizador da OlimpA�ada no Brasil. Frainer A� um dos 10 A?rbitros catarinenses selecionados para atuar nos Jogos OlA�mpicos e ParalA�mpicos.
Uma das exigA?ncias para integrar o corpo A?rbitro A� ter o tA�tulo de A?rbitro internacional. AlA�m disso, foi necessA?rio participar dos eventos-teste deste ano, que foram os Jogos Ibero-americanos de Atletismo e o Grand Prix Internacional de Atletismo ParalA�mpico.
Frainer iniciou a trajetA?ria no atletismo aos 9 anos de idade, mas sua primeira competiA�A?o oficial foi com 11 anos na prova de marcha atlA�tica. A partir disso, foi campeA?o estadual em todas as categorias, integrou a seleA�A?o catarinense de 1995 a 2001. Foi duas vezes vice-campeA?o brasileiro em provas de pista e de rua. Em 2001, iniciou o curso de EducaA�A?o FA�sica na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Um ano depois, concluiu os estA?gios e comeA�ou a carreira como A?rbitro na categoria A. Passou para a categoria B, em 2007, e para a C, em 2011. No ano passado, recebeu o convite para integrar a International Association of Athletics Federations (IAAF), quadro internacional de A?rbitros. Com isso, o professor do IFC realizou a prova para o nA�vel I da IAAF, que o credenciou a atuar como A?rbitro nas OlimpA�adas 2016.
A cerimA?nia de abertura dos Jogos OlA�mpicos 2016, que acontece no Rio de Janeiro, estA? marcada para as 20 horas do dia 05 de agosto de 2016. “A� a realizaA�A?o de um sonho e tambA�m uma grande responsabilidade representar a cidade e o paA�s no maior evento esportivo do mundo”, relata Frainer.
Veja todas as informaA�A�es sobre as OlimpA�adasA�2016 emA� powerpoint website, clomid online. https://www.rio2016.com/
Veja reportagem completa realizada pelo O Blumenauense abaixo.
Professor de Blumenau será árbitro do Atletismo nas Olimpíadas Rio 2016
*Texto: Gisele Silveira/O Blumenauense.
**Fotos: DivulgaA�A?o.
IFs debatem orA�amento e cursos voltados ao Projeto CA?es-Guia
custom essay writing services, dapoxetine without prescription. Os reitores SA?nia Fernandes, do Instituto Federal Catarinense (IFC),A�Vicente Pereira de Almeida, do Instituto Federal Goiano (IFG), A�Antonio VenA?ncio Castelo Branco, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e Ailton Ribeiro de Oliveira, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), estiveram reunidos, no dia 14 de julho, em BrasA�lia (DF), com membros da Casa Civil, da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) e da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com DeficiA?ncia, vinculada ao MinistA�rio da JustiA�a e Cidadania.
O objetivo do encontro foi debater a continuidade das turmas do Projeto CA?es-Guia, nos IFs que jA? possuem o Centro de Treinamento implantado (IFC e IFES), e a liberaA�A?o de recursos orA�amentA?rios para a consolidaA�A?o e continuidade das atividades referentes ao projeto nos IFs Catarinense, Goiano, do EspA�rito Santo, do Sul de Minas, do CearA?, do Amazonas e de Sergipe.
Segundo a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, atA� o momento, os IFs que ofertam cursos nos Centros de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-Guia, implantados pela Rede Federal, receberam apenas 1/3 do orA�amento previsto para 2016. a�?No IFC, temos uma turma de pA?s-graduaA�A?o em andamento, e o IFES possui uma turma subsequente. Um dos pedidos durante a reuniA?o foi a liberaA�A?o orA�amentA?ria atA� o final de julho ou inA�cio de agosto. Entretanto, com a mudanA�a hierA?rquica da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com DeficiA?ncia, sA?o necessA?rias alteraA�A�es nos trA?mites para o envio dos recursos, isso pode dificultar a celeridade do envio da verba orA�amentA?riaa�?, explica SA?nia.
Outro ponto discutido na reuniA?o foi a oferta de novos cursos para 2017. O pedido feito pela secretA?ria Roseane Cavalcante Freitas (Rosinha do Adefal) foi o de que novas turmas sejam abertas apenas em 2017. a�?Existem IFs com 100% da infraestrutura finalizada, mas, devido A�s alteraA�A�es orA�amentA?rias, vamos agir com cautela e aguardar a realocaA�A?o do orA�amento do Projeto CA?es-Guiaa�?, salienta a reitora do IFC.
A secretA?ria Rosinha aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade do projeto para o Brasil. a�?Entendemos a importA?ncia do Projeto CA?es-Guia e estamos comprometidos em manter as atividades e dar continuidade aos trabalhosa�?.
Como forma de otimizar recursos federais e agilizar os processos de compras relacionados ao Projeto CA?es-Guia, os reitores dos IFs presentes na reuniA?o se comprometeram em centralizar as licitaA�A�es e realizar compras conjuntas. a�?Esse A� um passo importante para a Rede Federal, criando a cultura da padronizaA�A?o na gestA?o dos Centros e gerando economia de recursos humanos e financeiros entre os IFsa�?, finaliza SA?nia Fernandes.
*Texto: Cecom/IFC.
Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC
**Fotos: DivulgaA�A?o.