Santa Rosa do Sul participa da Feira Sabores e Saberes Populares

feira-SRS-4OA�Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Santa Rosa do Sul participou da Feira Sabores e Saberes Populares de Jacinto Machado (SC), realizada no dia 22 de julho. A feira A� uma oportunidade de valorizar a cultura e a tradiA�A?o do povoA�da cidade. OA�IFC aproveitou a oportunidade para distribuir mudas de A?rvores e realizar a divulgaA�A?o dos cursos ofertados pela unidade na regiA?o.

Desde 2010, o Campus Santa Rosa do Sul realizaA�estudos de identificaA�A?o, localizaA�A?o e coleta de material propagativo de frutA�feras nativas e outras espA�cies indispensA?veis para recomposiA�A?o ambiental. O projeto A� desenvolvido peloA�Setor de OpA�A�es de Cultivo do IFC emA�parceria da Cooperativa de CrA�dito (Sicoob/Credija) e tem como objetivo contribuir com a natureza, por meioA�da produA�A?o e distribuiA�A?o de mudas de frutA�feras nativas de qualidade e espA�cies com potencial econA?mico e de uso em A?reas de recuperaA�A?o ambiental, incluindo nascentes.

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a�?Consideramos o IFC fundamentalA�para o desenvolvimento da nossa regiA?o. AlA�m disso, tenho dois filhos que estudaram no CampusA�Santa Rosa do Sul, e, neste ano, um deles irA? se formar em Engenharia AgronA?mica, motivo de muito orgulho para aA�nossa famA�liaa�?, salienta o vice-presidente do Sicoob/Credija, Donato Semprebon.

*Texto e fotos: Cecom/Santa Rosa do Sul.

Estudantes de ConcA?rdia presentes no XXII Erematsul

 

visita-concordiaOs estudantes do curso de Licenciatura em MatemA?tica do Campus ConcA?rdia participaram, entre os dias 21 e 23 de julho, do XXIIA�Encontro Regional de Estudantes de MatemA?tica do Sul (Erematsul), realizado no persuasive texts, Zoloft reviews. Campus da Uniandrade em Curitiba (PR). A professora Daniele Martini acompanhou os alunos que participaram de palestras e realizaram apresentaA�A�es de relatos de experiA?ncia.

O objetivo do Erematsul A� favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos relativos A� MatemA?tica e A� EducaA�A?o MatemA?tica e, tambA�m, proporcionar o diA?logo entre estudantes, educadores e pesquisadores de diferentes regiA�es do sul do paA�s, que apresentam caracterA�sticas prA?prias, valorizando, desta maneira, a sua diversidade.

Confira mais informaA�A�es emA�http://www.erematsul.com/menu.html

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Foto: DivulgaA�A?o/ConcA?rdia.

 

MoA�A?o de repA?dio ao projeto Escola sem Partido

photo assignments, buy lioresal online. pensarO Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) vem a pA?blico externar seu posicionamento em relaA�A?o ao Projeto de Lei (PL) nA? 867/2015, que estabelece a a�?Escola sem Partidoa�? e, diretamente, influencia na qualidade da EducaA�A?o BA?sica. Em uma sociedade caracterizada por constantes e profundas mudanA�as, na qual a juventude estA? submetida a uma avalanche de informaA�A�es fragmentadas e difusas, a concepA�A?o desse projeto representa uma contradiA�A?o A� democracia e diverge da pluralidade.

Considerando que toda fala ou ato humano sA?o inerentemente carregados de intenA�A�es a�� portanto, sA?o atos polA�ticos a��, bradar pela cultura da a�?Escola sem Partidoa�? A� uma iniciativa despropositada e ameaA�adora; uma forma de concordar publicamente com a validaA�A?o da intolerA?ncia A�tnica, da xenofobia, da discriminaA�A?o do gA?nero, do credo, da livre sexualidade e da pobreza.

No plano educacional, a proposta de PL contraria a ConstituiA�A?o Federal, que exige da educaA�A?o autA?noma posicionamento fundamentado frente as mais diversas situaA�A�es (socioeconA?micas, polA�ticas, espirituais, ambientais etc.); fere a emancipaA�A?o das instituiA�A�es pA?blicas de ensino e dos docentes; impA�e a mordaA�a aos currA�culos promotores do crescimento da consciA?ncia das novas geraA�A�es e sepulta a continuidade de uma educaA�A?o que capacita o jovem para o trabalho e para uma vida plena em sociedade.

Essa lei, jA? em vigor em algumas unidades da federaA�A?o, e em vias de aprovaA�A?o em outras, tem como objetivo proibir o professor de se manifestar polA�tica e ideologicamente em sala de aula, sob a alegaA�A?o de que os estudantes seriam doutrinados A� A?tica de um A?nico pensamento religioso, polA�tico ou ideolA?gico. Ademais, conhecimentos produzidos historicamente e que trazem aprendizagens sA?lidas para a formaA�A?o humana, como as correntes sociolA?gicas, sA?o confundidos com conteA?do de cunho doutrinA?rio, o que A� um equA�voco conceitual e epistemolA?gico.

Ao nA?o permitir as manifestaA�A�es do professor, essa lei reduz a EducaA�A?o a um mero conjunto de instrumentais para o trabalho e nA?o contribui para o aprimoramento de polA�ticas educacionais; cerceia a disseminaA�A?o da ciA?ncia modernamente concebida a�� da sala de aula como um espaA�o sagrado do saber; impossibilita a discussA?o de temas que afligem o homem contemporA?neo e obstrui o projeto da instituiA�A?o de ensino laico a�� local de construA�A?o de uma cidadania baseada na liberdade, no trabalho, no processo educativo, na tolerA?ncia das diversidades e nos valores humanA�sticos das sociedades livres e democrA?ticas.

Por congregar instituiA�A�es que, reconhecidamente, formam profissionais de excelA?ncia, cidadA?os A�ticos, justos e socialmente preparados para a vida frente aos recorrentes desafios que requerem posicionamento, o Conif entende que cabe ao professor, dentre outras tarefas, a de proporcionar aos estudantes a compreensA?o de si, dos demais e do meio no qual estA?o inseridos.

BrasA�lia, 14 de julho de 2016.

Acesse a moA�A?o em PDF

*Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

**Imagem: DivulgaA�A?o.

#EspecialJIFC: Segunda ediA�A?o dos JIFC A� aguardada pelos estudantes

IMG_9381Os gritos da torcida soaram como mA?sica no Complexo Esportivo Bernardo Werner a�� Sesi/Blumenau durante os dois dias da primeira ediA�A?o dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (JIFC). Os 416 atletas dos campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira vibraram, cantaram, correram e sorriram em momentos A?nicos de integraA�A?o e partilha com novos colegas.

Segundo a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, os JIFC vieram para ficar. a�?A� notA?ria a importA?ncia de um evento desta natureza, e fechamos essa primeira ediA�A?o com sucesso totala�?. Para a reitora, a realizaA�A?o dos Jogos Internos foi possA�vel devido ao envolvimento financeiro da Reitoria e dos campi do IFC, como tambA�m pelo empenho e dedicaA�A?o dos profissionais de EducaA�A?o FA�sica que atuam na InstituiA�A?o.

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Reitora do IFC, SA?nia Fernandes.

a�?Queremos que, nas prA?ximas ediA�A�es, professores de outras A?reas tambA�m se envolvam nos JIFC. O esporte beneficia o aluno na sua formaA�A?o humana. Como na vida nA?s ganhamos e perdemos, no esporte temos a experiA?ncia do que A� bom, ao vencer, e tambA�m do crescimento quando perdemosa�?, frisa SA?nia.

Essa A� a primeira vez que o IFC reA?ne estudantes dos campi do IFC para alA�m da prA?tica esportiva, mas tambA�m para confraternizar, jogar, brincar e competir com o outro. a�?Pela alegria, percebo que os JIFC foram exitosos, atendendo os objetivos do IFC, de acordo com os quais a formaA�A?o do estudante passa tambA�m pelo esportea�?, reforA�a a reitora.

Naila - Campus Videira
Naila (esquerda) – Campus Videira

O sorriso de Naila Roberta Macarri, estudante do curso de InformA?tica do Campus Videira, afirma que os JIFC foram pura alegria. a�?O esporte A� um momento importante para mim, consigo relaxar e descontrair com saA?de. JA? faz parte da minha rotina de vidaa�?.

JoA?o e Wolfgang - Campus Luzerna
JoA?o e Wolfgang – Campus Luzerna.

Os amigos JoA?o Victor Beal e Wolfgang Blodorn estA?o no curso de AutomaA�A?o Industrial e SeguranA�a do Trabalho, respectivamente, ofertado pelo Campus Luzerna. Eles vieram jogar handebol e ficaram admirados com a dimensA?o dos jogos. a�?Gosto de praticar esportes, mas o mais legal A� conhecer os colegas dos outros campia�?, diz JoA?o.

A� justamente essa integraA�A?o entre os estudantes do IFC um dos objetivos dos JIFC. De acordo com a reitora SA?nia, A� importante que os jovens se encontrem e convivam. a�?Mesmo o IFC sendo uma A?nica instituiA�A?o, temos 15 campi em regiA�es diferentes de Santa Catarina. A distA?ncia geogrA?fica dificulta a integraA�A?o, mas os jogos estA?o atingindo os seus objetivos ao promover a brincadeira e o diA?logoa�?.

Matheus e VictA?ria - Campus Fraiburgo
what is literature review, dapoxetine without prescription. Matheus e VictA?ria – Campus Fraiburgo.

Matheus Felipe dos Santos Tonial e VictA?ria Rinaldi representaram o Campus Fraiburgo e ficaram encantados com a possibilidade de conhecer uma cidade diferente por meio do esporte. a�?A estrutura do Complexo nos permitiu conhecer outras modalidades esportivas e mostrar aos colegas o que estamos fazendo no nosso campusa�?, afirma VictA?ria.

Victor e Ricardo - Campus SA?o Francisco do Sul
Victor e Ricardo – Campus SA?o Francisco do Sul.

Os amigos Victor Hugo Ferreira de Souza e Ricardo Werner Bruch adoram voleibol e representaram o Campus SA?o Francisco do Sul. Eles treinaram por dois meses para poder participar dos JIFC. a�?Quando soubemos que teriam os jogos, comeA�amos a treinar. Agora, pretendemos nos preparar para a ediA�A?o do ano que vem. Felizmente, ainda estou no primeiro ano e poderei participar mais duas vezesa�?, relata ele entusiasmado com os prA?ximos JIFC.

Confira abaixo a entrevistaA�com a Reitora SA?nia Fernandes para a RA?dio Web Voz do IF, com Matheus Tonial. Saiba mais sobre a rA?dio AQUI.

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

#EspecialJIFC: IntegraA�A?o e dedicaA�A?o foram os pontos fortes do JIFC

IMG_9240Ao ouvir o nome do seu campus ser chamado pela cerimonialista BA?rbarah Sorgetz, cada uma das 10 delegaA�A�es (Araquari, Blumenau, CamboriA?, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira), formadas por estudantes dos campi do Instituto Federal Catarinense (IFC), adentrou a quadra esportiva do Complexo Esportivo Bernardo Werner – Sesi/Blumenau, que foi palco dos primeiros Jogos Internos do IFC (JIFC) nos dias 14 e 15 de julho.

Com a bandeira do campus em mA?os, os estudantes demonstravam no semblante a garra e o entusiasmo em fazer parte dessa ediA�A?o histA?rica do evento, que visa A� prA?tica desportiva com o outro. O unA�ssono vocal aconteceu durante o Juramento do Atleta, conduzido pela estudante Amanda Marinelli. a�?Prometo que tomaremos parte nesta competiA�A?o como competidores leais; respeitando e cumprindo todas as regras e regulamentos que a regem, com verdadeiro espA�rito esportivo; consciente de que deveremos fazA?-lo com o mais alto espA�rito de respeito para com os meus colegas, companheiros de equipe, para com a organizaA�A?o e dirigentes; para a glA?ria do esporte e honra do nosso paA�sa�?.

No discurso de abertura, o reitor substituto, Robert Lenoch, enfatizou que realizar os JIFC foi emocionante. a�?Esse A� um momento especial. Na histA?ria da humanidade, os jogos celebram tempos de paz e de amizade, o mesmo sentido que estamos dando aos jogos do IFCa�?, disse.

AlA�m da celebraA�A?o e da uniA?o entre estudantes e servidores, os JIFC representam o amadurecimento da instituiA�A?o. a�?VocA?, aluno e servidor, nA?o faz parte de um campus, mas sim de todo o IFC. Acreditamos que valores como a socializaA�A?o, a responsabilidade, a cooperaA�A?o, o respeito, a lideranA�a, a personalidade, a persistA?ncia e a vida saudA?vel podem ser alcanA�ados por meio da prA?tica esportiva. Que os jogos internos do IFC promovam a uniA?o e a integraA�A?o, pois a grande jogada A� vivera�?, frisou Lenoch.

Para a prA?-reitora de Ensino, Josefa Surek, o esporte colabora com a formaA�A?o humana e integral. a�?O esporte A� lazer, A� manifestaA�A?o de cultura, A� desenvolvimento pessoal, A� fomento da criatividade, A� potencializaA�A?o de habilidades esportivas. Desejo que cada participante leve consigo ricas experiA?ncias de integraA�A?o e de crescimento pessoala�?, ressaltou ela.

IMG_9339Os 416 estudantes, com idade entre 15 e 19 anos, tiveram a oportunidade de disputar as seguintes modalidades: atletismo (100m, 4x100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m, 5.000m; arremesso de peso, lanA�amento de disco, lanA�amento de dardo; e salto em distA?ncia e em altura), basquete, futsal, handebol, voleibol, xadrez e tA?nis de mesa (individual e dupla).

Os primeiros colocados em cada uma das modalidades estA?o classificados para a Etapa Sul dos Jogos da Rede Federal (JIFSul), composta pelos IFs Catarinense, Santa Catarina, ParanA?, Sul-Rio-Grandense, Rio Grande do Sul e Farroupilha, que acontece, entre agosto e setembro, no Sesi de Blumenau.

Todas as fotos podem ser conferidas e baixadas emA�https://goo.gl/ufFwQHA�e emA�https://goo.gl/Z5SA2P

Confira os primeiros colocados nos JIFC. Confira AQUI o boletim final

Atletismo Feminino

PROVA

NOME

CAMPUS

MARCA

100 metros

Amanda Alves Ribeiro

Videira

14”51

200 metros

Thailine Cristina Pereira

Videira

35”13

400 metros

Julia Ellen Seraphini

Fraiburgo

1’21”27

800 metros

Samara Martins Zanella

CamboriA?

3’26”44

1.500 metros

Eloisa Martinello Topanote

Santa Rosa do Sul

7’32”40

Atletismo Masculino

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PROVA

NOME

CAMPUS

MARCA

100 metros

Daniel Kratz

Blumenau

13”46

200 metros

Leonardo Henz

CamboriA?

27”44

400 metros

Erots Antia Mentiguran

Blumenau

1’06”29

800 metros

Sandro Roberto Carlos Jr.

CamboriA?

2’49”15

1.500 metros

Primo Henrique Donatel

Santa Rosa do Sul

5’18”33

Arremesso de peso

Roberth Kath

Blumenau

11,81

Revezamento 4×100 metros

Marcos Luschina Hoeschl

Arthur Pedro Ferreira Neto

Adauto Stone Cene da Silva

Ruan Russi

CamboriA?

51”18

Modalidades individuais

PROVA

NOME

CAMPUS

TA?nis de Mesa (F)

Bruna Carlina Alves

Ibirama

TA?nis de Mesa (M)

Matheus V. S. Vicente

Videira

Xadrez (F)

Nicoli Policarpo

CamboriA?

Xadrez (M)

Mateus Skorka

Araquari

Modalidades coletivas

PROVA

CAMPUS

Basquetebol (F)

CamboriA?

Basquetebol (M)

CamboriA?

Futsal (F)

Videira

Futsal (M)

Santa Rosa do Sul

Handebol (F)

Videira

Handebol (M)

Videira

Voleibol (F)

Araquari

Voleibol (M)

Araquari

VA?lei de Areia (F)

Santa Rosa do Sul

VA?lei de Areia (M)

Videira

TA?nis de Mesa Duplas (F)

Fraiburgo

TA?nis de Mesa Duplas (M)

Ibirama

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

#EspecialJIFC: No IFC nA?o tem espaA�o para o sedentarismo

IMG_9078Os primeiros Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (JIFC), constituA�dos pelas delegaA�A�es vindas dos campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira, possibilitaram que 416 jovens repletos de saA?de, garra e A?nimo participassem de um momento A�mpar na histA?ria da instituiA�A?o.

Durante os dois dias de competiA�A?o, o som das vozes das torcidas era constante em todos os espaA�os esportivos do Complexo Esportivo Bernardo Werner – Sesi/Blumenau. O entusiasmo nas semifinais e finais coletivas agrupou estudantes de diversos campi em defesa de um time, e, ao mesmo tempo, as finais do xadrez eram observadas em silA?ncio e concentraA�A?o pelos espectadores.

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Reitora SA?nia Fernandes no encerramento dos JIFC.

O universo desportivo criado durante os JIFC proporcionou, aos estudantes e servidores envolvidos, momentos de descontraA�A?o, de integraA�A?o e de eliminaA�A?o do estresse decorrente do dia a dia de trabalho e estudos. Para a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, a prA?tica de esportes vai alA�m da competiA�A?o. a�?O importante de criarmos ambientes como este A� permitir o desenvolvimento esportivo na sua plenitude, ressaltando a competiA�A?o com o colega e nA?o contra o colega. O IFC dA? um passo fundamental com a criaA�A?o dos Jogos Internos como prA?tica pedagA?gica, promovendo a integraA�A?o entre campi e socializando aprendizagens em um ambiente voltado A� saA?de e ao desportoa�?, salienta ela.

Eloisa Martinello Topanote, 17 anos e estudante do curso tA�cnico em agropecuA?ria do Campus Santa Rosa do Sul, se inspirou na mA?e, atleta dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), para comeA�ar a correr. a�?Nasci correndo. Sinto algo tA?o bom quando corro, sou eu e o vento, e ninguA�m vai tirar esse prazer de mima�?, disse ela entusiasmada com a prova de atletismo (1.500 metros) que faria dali a 30 minutos. Eloisa venceu a prova e segue para os JIFSul.

Eloisa e Primo - Campus Santa Rosa do Sul
Eloisa e Primo – Campus Santa Rosa do Sul.

Colega de curso de Eloisa, Primo Henrique Donadel nunca pensou que participaria de uma competiA�A?o para correr. a�?Eu gosto de correr, mas nA?o imaginava que viria para cA?, em Blumenau, para participar de uma prova de resistA?ncia. A� a primeira competiA�A?o da minha vidaa�?. Primo tambA�m foi vitorioso na prova de 1.500 metros e concorrerA? nos JIFSul.

O professor de EducaA�A?o FA�sica Vladimir Schuindt da Silva, do Campus Fraiburgo, A� doutor em CiA?ncias em Epidemiologia em SaA?de PA?blica e esclarece o que acontece com o corpo humano quando praticamos atividade fA�sica. a�?Essa prA?tica A� caracterizada por qualquer movimento corporal, produzido por mA?sculos, do qual resulta maior gasto de energia. A atividade fA�sica proporciona ao corpo humano respostas agudas, decorrentes da execuA�A?o de uma sessA?o de exercA�cios fA�sicos, compreendidos por atividades fA�sicas planejadas, estruturadas, repetitivas e propositais, e adaptaA�A�es crA?nicas, que alteram estrutural e funcionalmente o organismo, a partir de um perA�odo prolongado de treinamentos sistematizadosa�?.

Leandro - Campus Ibirama
Leandro – Campus Ibirama

Leandro Durda tem 16 anos e cursa o tA�cnico em InformA?tica no Campus Ibirama. Foi no IFC que ele conheceu Diego Butzen, atleta de tA?nis de mesa. a�?O Diego me incentivou a jogar. Hoje treinamos uma vez por semana sob orientaA�A?o do professor de EducaA�A?o FA�sica do campusa�?, revela.

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As amigas Naila, Izabele e Luiza (da esquerda para a diretita) - Campus Videira.
As amigas Naila, Izabele e Luiza (da esquerda para a diretita) – Campus Videira.

As estudantes Luiza Maria Possenti e Izabele Gemeli Rigo, do curso tA�cnico integrado em AgropecuA?ria do Campus Videira, vieram jogar as modalidades handebol e futsal, respectivamente. Para elas, os jogos permitem a integraA�A?o entre equipes de uma mesma modalidade esportiva. a�?O esporte faz parte da minha rotina de vida, e A� muito legal uma iniciativa como essa para encontrar outros colegas que praticam o mesmo esporte que eua�?.

JoA?o - Campus Araquari
JoA?o – Campus Araquari.

JA? para JoA?o AntA?nio de Miranda, estudante do tA�cnico em QuA�mica no Campus Araquari, os JIFC foram uma oportunidade de voltar a praticar o tA?nis de mesa. a�?Antes de entrar no IFC, eu competia os Jasc, mas, com a carga de estudos, acabei parando por um ano. Com os JIFC, tive a oportunidade de voltar a praticar um esporte que eu amo. Sinto-me feliz quando jogo e, por isso, quero voltar a treinara�?.

Para muitos estudantes do IFC, a prA?tica regular de uma atividade fA�sica ajuda no alA�vio do estresse gerado pela alta carga de estudos. Sobre isso, Vladimir afirma que a prA?tica desportiva (atividade competitiva, institucionalizada, realizada conforme tA�cnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinada por regras preestabelecidas que lhe dA? forma, significado e identidade) pode acontecer com liberdade e finalidade lA?dica estabelecida por seus praticantes, realizada em ambiente diferenciado, inclusive na natureza. a�?No A?mbito do IFC, essa prA?tica pode aumentar o gasto energA�tico diA?rio dos estudantes, e o contrA?rio tambA�m ocorre. A falta de prA?tica fA�sica, aliada a uma rotina diA?ria com longas horas de estudos, pode favorecer o comportamento sedentA?rio entre os estudantesa�?, esclarece ele.

Luana e Larrisa - Campus CamboriA?
Luana e Larrisa – Campus CamboriA?.

Sedentarismo A� algo que passa longe das colegas Larissa Giovanna Miranda e Luana Krull Moreira, estudantes do curso tA�cnico em AgropecuA?ria do Campus CamboriA?. Cada uma veio para os JIFC comprometida com duas modalidades esportivas: sA?o colegas no time de handebol, e, alA�m disso, Larissa joga na equipe de futsal, e Luana, na de basquete. a�?O esporte sempre foi incentivado no campus. Quando entrei no IFC, tive uma visA?o maior de cada modalidade esportiva, por causa dos jogos internos (Olimcac)a�?, relata Luana.

a�?Praticar um esporte ajuda nos estudos. A mesma dedicaA�A?o e concentraA�A?o que temos no jogo A� passada para os estudos. Ainda, se estamos saudA?veis, prestamos mais atenA�A?o nas aulas e nA?o entramos no sedentarismoa�?, diz Larissa.

Conforme Vladimir, eventos semelhantes aos JIFC propiciam o desenvolvimento saudA?vel, social e humano dos estudantes. a�?A participaA�A?o dos estudantes do IFC em eventos esportivos como este desperta, fundamentalmente, aspiraA�A�es educacionais, que podem ser positivamente relacionadas no dia a dia delesa�?, finaliza.

Todas as fotos podem ser conferidas e baixadas emA�https://goo.gl/ufFwQHA�e emA�https://goo.gl/Z5SA2P

Confira AQUI o boletim final

*Texto e fotos:Cecom/Reitoria.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

#EspecialJIFC: Estudantes avaliam 1A? JIFC – a�?Eu moraria aquia�?

IMG_8960Filhos de ex-atletas, competidores de Jogos Abertos, praticantes amadores, apaixonados pelo esporte. Esse A� o perfil dos 416 estudantes vindos de 10 campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) que puderam reviver e experimentar a prA?tica desportiva em tempo integral durante os dois dias de Jogos Internos (JIFC) realizados no maior centro esportivo coberto da AmA�rica Latina, o Complexo Esportivo Bernardo Werner a�� Sesi/Blumenau.

A escolha do espaA�o nA?o foi por acaso. Segundo Keller Mafioletti, presidente da ComissA?o dos JIFC, o Complexo do Sesi A� composto por uma estrutura que comporta realizar, no mesmo lugar, todas as modalidades previstas nos JIFC e, ainda, fornecer alimentaA�A?o adequada e alojamento aos estudantes.

Luana e Larrisa - Campus CamboriA?
Luana e Larrisa – Campus CamboriA?.

Larissa Giovanna Miranda, do Campus CamboriA?, ficou impressionada ao conhecer o Complexo Esportivo. a�?A� muito show, hA? uma diversidade de espaA�os, o que permite a todos aprender e vivenciar mais os outros esportes. Gostei tanto daqui que me senti como se estivesse em casa, eu moraria aquia�?, frisa ela.

Ian e o time de basquete - Campus Blumenau
Ian (segundo da esquerda para a direita na fila superior) e o time de basquete – Campus Blumenau.

Para Ian Augusto Nunes, estudante do 1A? ano de InformA?tica no Campus Blumenau, a experiA?ncia de jA? ter jogado no Complexo do Sesi nos Jogos da Primavera aliada ao gosto pelo basquete sA?o motivos suficientes para treinar para as prA?ximas competiA�A�es. a�?Sou alto (1,70) e pretendo treinar com o time, participar de mais competiA�A�es e, quem sabe, voltar a jogar aquia�?, enfatiza.

Conforme Keller, A� importante o IFC observar e perceber a prA?tica esportiva como uma aA�A?o educacional. a�?A� fantA?stico criarmos os JIFC em um ano em que o Brasil vai receber o 31A? Jogos OlA�mpicos no Rio de Janeiro. AlA�m de integrar, debater e movimentar, estamos fomentando a cultura dos jogos em nossa instituiA�A?o. Em ano de OlimpA�ada, inserimos o princA�pio da A�tica desportiva e respeito ao outroa�?, reforA�a.

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Esse A� mais um dos bons motivos para o IFC ter realizado o 1A? JIFC no Complexo do Sesi, que estA? credenciado pelo ComitA? OlA�mpico para receber atletas para os PrA�-Jogos Rio 2016. Dentre as delegaA�A�es confirmadas, estA?o as seguintes:

  • ArmA?nia: os atletas, de ginA?stica artA�stica, Artur Davtyan e Harutyun Merdinuan, sendo que Merdinyan foi medalha de ouro na modalidade de cavalo com alA�as, e Davtyan, medalha de prata no salto;

  • Barbados: o atleta olA�mpico de triatlo Jason Wilson. O esportista integra a elite do triatlo mundial;

  • Botswana: nove atletas, entre eles Nijel Amos, prata olA�mpico de Londres;

  • Equador: a atleta da marcha atlA�tica Maritza Jeaneth Guaman;

  • Blumenau/SC: a ginasta JA�ssica Sayonara Maier e os atletas Moacir Zimmermann, Jonathan Riekmann e JosA� Alessandro Bagio, da marcha atlA�tica, treinaram no Complexo Esportivo e foram classificados para disputar os Jogos OlA�mpicos.

Luis e Daniel - Campus Sombrio (2)
Luis e Daniel – Campus Sombrio.

Luis Fernando Pinto de Lara e Daniel Scandolara de Souza vieram de Sombrio para disputar o xadrez e ficaram maravilhados com a estrutura do Complexo. a�?A� a primeira competiA�A?o deste nA�vel de que participo, e o fato de ela acontecer em um espaA�o preparado para isso A� fantA?sticoa�?, diz Luiz. a�?O melhor de tudo foi chegar aqui, conhecer essa estrutura, ficar alojado e ter a alimentaA�A?o no mesmo locala�?, finaliza Daniel.

Todas as fotos podem ser conferidas e baixadas emA�https://goo.gl/ufFwQHA�e emA�https://goo.gl/Z5SA2P

Confira AQUI o boletim final.

*Texto e fotos:Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Assessoria de Imprensa/Fiesc.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

Destaques internacionais em MatemA?tica

how to write an essays, zithromax reviews. OBMEP1Os estudantes Gabriel Mugge, Yuri Possamai, Heloisa Gabriela Paterno, Luiz Fernando da Silva, Rodrigo Teodoro Nunes e os irmA?os Guilherme Tomazoni Felipe e Vinicius Tomazoni Felipe, do curso tA�cnico emA�InformA?tica do Campus Rio do Sul, receberam, das mA?os do professor Guilherme Bitencourt Martins, os certificados de ParticipaA�A?o e MenA�A?o Honrosa na 11A? OlimpA�ada Brasileira de MatemA?tica das Escolas PA?blicas (OBMEP).

O destaque desse ano ficou com aA�aluna Heloisa Gabriela Paterno, que obteve a medalha de ouro e conquistou a 55A? posiA�A?o em nA�vel nacional e 2A? posiA�A?o em nA�vel estadual. A entrega da medalha vai ocorrer no segundo semestre em CerimA?nia Nacional de PremiaA�A?o da OBMEP.

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OBMEP3No mesmo evento de entrega de certificados, a coordenaA�A?o do curso de InformA?tica e o professor de matemA?tica Guilherme Bitencourt Martins entregaram a premiaA�A?o do evento internacional Canguru de MatemA?tica, organizado pela AssociaA�A?o Canguru Sem Fronteiras (AKSF, em francA?s), que hoje A� presidida pelo professor de matemA?tica Gregor Dolinar da Universidade de Lubliana, EslovA?nia.

Segundo a organizaA�A?o, diferente de uma olimpA�ada de matemA?tica, o evento A� mais que uma competiA�A?o descompromissada, A� uma espA�cie de jogo. O concurso procura atrair o maior nA?mero de estudantes possA�vel, com a finalidade de mostrar-lhes que a matemA?tica pode ser interessante, A?til e mesmo divertida.

As medalhas foram entregues aos alunos, do curso tA�cnico de InformA?tica, Daniel Verdi do Amarante (1A? ano) eA�Heloisa Gabriela Paterno (2A? ano), medalhistas de prata e bronze, respectivamente, na ediA�A?o deste ano.

*Texto: Cecom/Rio do Sul, com informaA�A�es deA�Guilherme Bitencourt Martins
**Fotos:DivulgaA�A?o.

Inicia amanhA? o IA? JIFC

Logo_Jifc_reduzidoO Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza, nos dias 14 e 15 de julho, os primeiros Jogos Internos do IFC (JIFC), no Complexo Esportivo do SESI em Blumenau (SC). ParticiparA?o dos JIFC os campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

SerA?o disputadas as modalidades de Atletismo (100m, 4A�100, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m a�� feminino; 5.000 m a�� masculino; arremesso de peso, lanA�amento de disco, lanA�amento de dardo e salto em distA?ncia e em altura), Basquete (F e M), Futsal (F e M), Handebol (F e M), Voleibol (F e M), Xadrez (F e M) e TA?nis de Mesa Individual e Dupla (F e M). As inscriA�A�es aceitaramA�uma equipe em modalidade e naipe para cada campus.A�Confira AQUI a tabela de jogos do JIFC

Ao todo sA?o esperados 416 estudantes de 10 college essay formatting, dapoxetine reviews. campi do IFC. A etapa interna vai classificar as equipes para a Etapa Sul dos Jogos da Rede Federal (JIFSul), composta pelos IFs Catarinense, Santa Catarina, ParanA?, Sul-Rio-Grandense, Rio Grande do Sul e Farroupilha, que acontece entre agosto e setembro, tambA�m em Blumenau.

Segundo Keller Mafioletti, presidente da ComissA?o dos JIFC, este ano serA? a segunda vez que o IFC participarA? dos JIFSul. a�?ApA?s a classificaA�A?o das regionais, os estudantes seguem para os Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional), que, em 2015, aconteceu em GoiA?nia (GO). O IFC foi representado na etapa nacional pelo aluno JoA?o Henrique Ziegler, do Campus Fraiburgo, na modalidade TA?nis de Mesaa�?, lembra ela. Veja a NotA�cia AQUI.

O objetivo do JIFC A� ir alA�m da integraA�A?o entre alunos e servidores e possibilitar a troca de experiA?ncia entre os IFs. a�?Promover encontros por meio de jogos proporciona ao aluno a formaA�A?o integral como cidadA?o, competindo com o outro e nA?o contra o outro. Um fator importante, ainda, A� estimularmos, enquanto instituiA�A?o de ensino, o hA?bito de praticar atividades esportivas. Isso porque vivemos em uma sociedade cada vez mais sedentA?ria, que precisa refletir sobre os seus hA?bitosa�?, explica ela.

Para Keller, A� importante o IFC observar e perceber a prA?tica esportiva como uma aA�A?o educacional. a�?A� fantA?stico criarmos os JIFC em um ano em que o Brasil vai receber o 31A? Jogos OlA�mpicos no Rio de Janeiro. AlA�m de integrar, debater e movimentar, estamos inserindo e fomentando a cultura dos jogos em nossa instituiA�A?o. Em ano de OlimpA�ada, inserimos o princA�pio da A�tica desportiva e respeito ao outroa�?, reforA�a Keller.

Veja mais sobre as OlimpA�adas Rio 2016 em https://www.rio2016.com/

Confira AQUI a tabela de jogos do JIFC

*Texto e imagens: Cecom/Reitoria.

CamboriA? abre inscriA�A�es para pA?s-graduaA�A?o gratuita em EducaA�A?o

Quadro-Processo-seletivo-pA?s-educaA�A?oO Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? estA? com as inscriA�A�es abertas, de 01/07 a 22/07, do processo seletivo para o Programa de PA?s-GraduaA�A?oA�Lato Sensu em EducaA�A?o. Ao todo, serA?o ofertadas 160 vagas para especializaA�A?o, divididas em seis eixos/linhas de pesquisa: GestA?o em EducaA�A?o (25), EducaA�A?o da Pequena InfA?ncia (25), Processos Educativos e InclusA?o (30), EducaA�A?o, Sustentabilidade Social e Ambiental (30), EducaA�A?o e Tecnologias (25) e AlfabetizaA�A?o (25). A inscriA�A?o deverA? ser realizada presencialmente pelo candidato ou procurador, de segunda a sexta, das 14h A�s 20h, na CoordenaA�A?o de Registros AcadA?micos (Secretaria AcadA?mica) do IFC CamboriA?, localizado na Rua Joaquim Garcia, s/n, centro.

O curso A� gratuito, tem duraA�A?o estimada de dois anos, e a carga horA?ria varia de acordo com a linha de pesquisa escolhida. As aulas iniciam no dia 02/09 e serA?o ministradas quinzenalmente, A�s sextas-feiras (perA�odo noturno) e aos sA?bados (perA�odos matutino e vespertino), no IFC CamboriA?.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverA? apresentar toda a documentaA�A?o que consta no Edital, comprovar atuaA�A?o na A?rea da educaA�A?o nos A?ltimos dois anos ou efetivo exercA�cio na A?rea, alA�m do diploma de graduaA�A?o ou declaraA�A?o de conclusA?o de curso superior.

A seleA�A?o serA? realizada em trA?s etapas: 1) homologaA�A?o das inscriA�A�es dos candidatos que apresentarem a documentaA�A?o exigida no edital; 2) anA?lise da carta de motivaA�A?o; 3) assinatura do termo de aceite e matrA�cula no perA�odo de 19/08 a 26/08. SerA?o eliminados os candidatos que nA?o cumprirem os prazos de matrA�cula estipulados no edital ou publicados nas demais chamadas efetuadas para preenchimento de vagas.

Clique aqui para visualizar o edital.

Confira mais informaA�A�es sobre cada um dos eixos/linhas de pesquisa:

GestA?o em EducaA�A?o
Objetiva contribuir para a formaA�A?o de profissionais da educaA�A?o comprometidos com a construA�A?o de uma educaA�A?o como um direito universal. Visa tambA�m A�A�implantaA�A?o de uma escola de qualidade social e de uma sociedade menos injusta possA�vel.
Carga horA?ria: 360h

EducaA�A?o da Pequena InfA?ncia
Tem por objetivo contribuir para a formaA�A?o dos professores, monitores ou auxiliares de sala e gestores da EducaA�A?o Infantil das redes pA?blicas e privadas dos municA�pios que integram a microrregiA?oA�da AMFRI, tendo em vista a articulaA�A?o dos fundamentos da Psicologia, Filosofia, Sociologia, HistA?ria, Antropologia e EducaA�A?o, num esforA�o de indissociabilidade da teoria e da prA?tica no cotidiano das creches e prA�-escolas.
Carga horA?ria: 390h

Processos Educativos e InclusA?o
Objetiva formar profissionais para desenvolver e implementar projetos de processos educacionais inclusivos nos diferentes espaA�os sociais inclusivos.
Carga horA?ria: 360h

EducaA�A?o, Sustentabilidade Social e Ambiental
Visa conhecer fundamentos metodolA?gicos e as prA?ticas acerca da educaA�A?o, em interface com o meio ambiente e a sustentabilidade, para construir processos educativos pautados pelos princA�pios do pensamento crA�tico, em busca do equilA�brio entre as aA�A�es dos indivA�duos e o meio ambiente.
Carga horA?ria: 390h

EducaA�A?o e Tecnologias
Tem por objetivo contextualizar os fundamentos da formaA�A?o continuada nas modalidades presencial e a distA?ncia.
Carga horA?ria: 390h

AlfabetizaA�A?oA� presentation background, buy zithromax online.
Visa formar especialistas em AlfabetizaA�A?o com vistas ao domA�nio das prA?ticas sociais de leitura e escrita, especialmente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base as diferentes concepA�A�es e metodologias de ensino e avaliaA�A?o para a realidade das escolas/salas heterogA?neas e o contexto social da comunidade em que atua/atuarA? como docente.
Carga horA?ria: 450h

Mais informaA�A�es: poseducacao@ifc-camboriu.edu.br
Fones: (47) 2104-0847 / (47) 2104-0878 / (47) 2104-0876 / (47) 2104-0885 / (47) 2104-0876

*Texto e imagem: Cecom/CamboriA?.