#Especial Siepe: InclusA?o A� ponto forte durante o III Siepe

IMG_8343Proporcionar o acesso para todos constituiA�umA�dos objetivos fundamentaisA�do Instituto Federal Catarinense (IFC) ao promover eventos institucionais. Desde a segunda ediA�A?o do SeminA?rio Integrado de Ensino Pesquisa e ExtensA?o (Siepe), o IFC possibilita meiosA�para que pessoas com necessidades especA�ficas possam ter acesso ao local e ao conteA?do ali debatido.

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Na terceira ediA�A?o do Siepe, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de junho de 2016, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul, o evento contou com profissionais IntA�rpretes da LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras), oriundos dos campi do IFC, para realizar este trabalho de acessibilidade aos deficientes auditivos.

Ainda, foi incorporada ao cerimonial a prA?tica de audiodescriA�A?o no inA�cio dos debates principais. Esta prA?tica A� um recurso de acessibilidade que amplia a compreensA?o e a participaA�A?o das pessoas com deficiA?ncia visual (cegueira e baixa visA?o), e consiste na traduA�A?o das imagens em palavras, por meio de uma descriA�A?o objetiva, que, em conjunto com as falas originais, permite a compreensA?o integral do conteA?do. Saiba mais AQUI.

Outro fator que possibilita a acessibilidade A� a infraestrutura do local escolhido para realizar o III Siepe: a Unidade Urbana conta rampas, elevador entre outros pontos que permitiram aos deficientes fA�sicos acesso ao evento.

*Texto e fotos: CECOM/Siepe.

EducaA�A?o para todos: IFC firma parceria de atuaA�A?o em Campo ErA?

IMG_8449Campo ErA? estA? localizado no Oeste de Santa Catarina. Faz divisa, ao Norte, com duas cidades paranaenses; ao Sul, com Saltinho e Santa Terezinha do Progresso; ao Leste, com SA?o LourenA�o do Oeste e SA?o Bernardino; e, ao Oeste, com Palma Sola e Anchieta. EstA? localizado cerca de 900 metros acima do nA�vel do mar e faz parte da microrregiA?o do Oeste Catarinense.

A populaA�A?o local (9.370, conforme Censo demogrA?fico de 2010) e os demais 18 municA�pios que compA�em as microrregiA�es da AMNoroeste (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Noroeste) Amerios (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Entre Rios) e AMEOSC (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Extremo Oeste de Santa Catarina) contarA?o, a partir do segundo semestre deste ano, com a atuaA�A?o educacional e tecnolA?gica do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Na manhA? do dia 29 de junho, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, recebeu uma comitiva de Campo ErA? para deliberar e assinar o acordo de CooperaA�A?o TA�cnico-CientA�fico entre a instituiA�A?o e o municA�pio. O acordo visa realizar projetos de extensA?o, pesquisa e desenvolvimento, intercA?mbio de informaA�A�es, atividades de ensino e inovaA�A?o tecnolA?gica.

As primeiras atividades educacionais serA?o iniciadas a partir do segundo semestre deste ano, com a oferta do curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) na A?rea de Fruticultor: A?nfase em Olivicultura. Ao todo, serA?o 30 vagas destinadas aos agricultores familiares envolvidos na produA�A?o de oliveiras.

A inovaA�A?o deste curso estA? na forma como a carga horA?ria serA? conduzida. a�?O curso A� constituA�do de 208 horas, entretanto estA? estruturado em quatro mA?dulos, permitindo ao aluno realizar apenas o mA?dulo que lhe interessar, recebendo o certificado desta carga horA?riaa�?, coloca Fernando Garbuio, prA?-reitor de ExtensA?o.

JA? para fevereiro de 2017, estA? prevista a oferta do curso de pA?s-graduaA�A?o lato sensu em Olivicultura, voltado para graduados em CiA?ncias AgrA?rias. SerA?o ofertadas 35 vagas, e o curso terA? duraA�A?o de 18 meses, totalizando uma carga horA?ria de 420 horas. a�?O objetivo das aA�A�es educacionais A� consolidar e fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais da regiA?o. A� papel do IFC atuar nestas frentes, principalmente em atividades que contribuam para a implantaA�A?o do Centro Vocacional TecnolA?gico (CVT) Regional das Oliveirasa�?, esclarece Cladecir Schenkel, prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o.

O CVT A� um projeto que envolve os MinistA�rios da CiA?ncia e Tecnologia e da EducaA�A?o – por meio do IFC, da Epagri, da Embrapa, do Sebrae, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal -, com o objetivo de alcanA�ar toda a cadeia produtiva da Oliveira, a partir do experimento bem-sucedido desenvolvido pelo Cedup de Campo ErA?, iniciado hA? 10 anos.

Segundo o prefeito Rudimar Borcioni, o CVT pretende envolver desde o plantio da oliveira atA� a produA�A?o do azeite. a�?Para isso, a parceria com o IFC, queA�iniciou, em 2015, devido A� vocaA�A?o educacional voltada A� A?rea agrA�cola, A� fundamentala�?, diz ele.

Implantado no Cedup de Campo ErA?, o CVT gerarA? conhecimento, qualificaA�A?o e retorno econA?mico, levando em conta as qualidades locais, como a aptidA?o agroclimA?tica para o cultivo das oliveiras.

Para a reitora do IFC, alA�m de apresentar o curso no formato de um currA�culo modular, a instituiA�A?o inova ao utilizar uma estrutura preexistente para ofertar os cursos FIC e de pA?s-graduaA�A?o. a�?AA�A�es como essa fortalecem a Rede Federal de educaA�A?o profissional cientA�fica e tecnolA?gica, fazendo com que o IFC esteja presente onde isso nA?o era possA�vel. Ainda, a uniA?o dos poderes pA?blicos federal, estadual e municipal otimiza recursos ao permitir que cada um contribua de maneira conjunta: o IFC ingressa com a qualificaA�A?o; o Cedup, com o local e possA�vel docA?ncia; e o municA�pio, com parcerias e recursosa�?, reforA�a SA?nia.

Outro ponto fundamental destacado pela reitora SA?nia Fernandes A� o alcance educacional dos cursos ofertados neste primeiro momento pelo IFC. a�?Estamos atendendo dois pA?blicos: com o FIC, aqueles que nA?o tiveram acesso A� escola regular; e, com a pA?s-graduaA�A?o, aqueles que buscam aprofundar os conhecimentosa�?, finaliza ela.

Acompanharam, ainda, a reuniA?o e assinatura do acordo, as seguintes autoridades: Vereador de Campo ErA?, Ademar Alberton; presidente da AssociaA�A?o Empresarial de Campo ErA?, Cedir Begnini; e Nelson Tressoldi, representante da AssistA?ncia Social de Campo ErA?.

MunicA�pios atendidos pelo CVT

  1. Campo ErA?

  2. Saltinho

  3. Santa Terezinha do Progresso

  4. SA?o Bernardino

  5. SA?o LourenA�o do Oeste

  6. Novo Horizonte

  7. Anchieta

  8. Palma Sola

  9. RomelA?ndia

  10. Serra Alta

  11. Bom Jesus do Oeste

  12. Maravilha

  13. SA?o Miguel da Boa Vista

  14. Tigrinhos

  15. Guaraciaba

  16. SA?o JosA� do Cedro

  17. SA?o Miguel do Oeste

  18. Descanso

  19. critical thinking defined, clomid without prescription.

  20. Barra Bonita

Confira mais informaA�A�es sobre Campo ErA? em http://www.campoere.sc.gov.br/

*Texto e fotos: CECOM/Reitoria.

Aluna do Campus Araquari recebe premiaA�A?o nos EUA

13244223_10154058966656138_861417995212494042_oA estudante Andressa Vieira de Moraes, do curso de Medicina VeterinA?ria do CampusA�Araquari, conquistou a primeira colocaA�A?o da AmA�rica Latina, na categoria graduaA�A?o, no maior concurso de AgrociA?ncia do mundo. A premiaA�A?o do Alltech Young Scientsts ocorreu durante o One: SimpA?sio de Ideias Alltech, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de maio de 2016, na cidade de Lexington, nos Estados Unidos.

O evento, que visa motivar a inovaA�A?o, propA?s, neste ano, o debateA�sobre tecnologia e negA?cios. Deste modo, alA�m da possibilidade da apresentaA�A?o de seu trabalho na A?rea de probiA?ticos, a estudante do IFC tambA�m teve a oportunidade de trocar experiA?ncias com os demais finalistas, pesquisadores do mundo inteiro, e conhecer as inovaA�A�es que estA?o sendo pesquisadas pela Alltech, lA�der mundial do setor de saA?de e nutriA�A?o animal.

Uma experiA?ncia A?nica

O crescimento acadA?mico que um evento desta magnitude proporciona a um estudante A� imensurA?vel, principalmente quando aliado A�A�experiA?ncia de vida resultante deA�uma viagem ao exterior.

A agenda dos estudantes finalistas era programada com muitas atividades, de manhA? atA� a noite, e todos participavam juntos, como uma grande equipe. Dentre estas, ocorreram palestras com pesquisadores da empresa, visitas tA�cnicas nas instalaA�A�es e laboratA?rios, e atA� mesmo o conhecimentoA�de um esporte muito popular no paA�s – o golfe.

Antes da competiA�A?o final, ocorrida no dia 23/05, cada finalista fez uma prA�-apresentaA�A?o de seus trabalhos dois dias antes, recebendo auxA�lio e sugestA�es de jurados para melhor explanaA�A?o da sua pesquisa. AlA�m disso, no domingo, houve a exposiA�A?o de pA?steres, como forma de convite para os participantes do simpA?sio assistirem A�A�etapa final da premiaA�A?o. Andressa relatou que a preocupaA�A?o da Alltech, com a uniA?o entre os finalistas, era constante e destacou a receptividade e o apoio de quem a acompanhou durante todo o tempo de estadia nos Estados Unidos.

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A competiA�A?o mundial possuA�a premiaA�A?o A?nica, a qual foi conquistada pela finalista americana. No entanto, a aluna do IFCA�enfatizou que a experiA?ncia vivida nestes sete dias jA? foi um grande prA?mio, principalmente por estar entre os quatro melhores do mundo. E, como ela mesma destacou, a�?O resultado desta premiaA�A?o foi decorrente de um trabalho de trA?s anos. Senti-me muito feliz por estar representando nosso paA�s na competiA�A?o, bem como a minha instituiA�A?o e principalmente o laboratA?rio em que sou bolsista. Foi muito importante para valorizar nossa pesquisa!a�?. A estudante tambA�m ressalta que foi uma experiA?ncia de vida incrA�vel que levarA? por toda sua carreira.

Andressa pretende seguir trabalhandoA�na A?rea de Aquicultura, almejando a carreira acadA?mica e de pesquisa, sendo que jA? pensa em uma pA?s-graduaA�A?o stricto sensu,A�podendo aproveitar atA� mesmo a possibilidade de Mestrado Profissional em ProduA�A?o e Sanidade Animal dentro do prA?prio IFC Araquari, que apresenta, como uma das linhas de pesquisa, a temA?tica da a�?produA�A?o sustentA?vel e sanidade aquA�colaa�?.

A educaA�A?o oferecida pela instituiA�A?o possibilita aos estudantes muitos caminhos e oportunidades. PremiaA�A�es como estaA�sA?o exemplosA�de que o esforA�o pessoal e da equipe envolvida, aliado a uma boa orientaA�A?o, pode traA�ar caminhos de sucesso.

 

Texto: Cecom/Araquari.

Imagens:A�Alltech Education.

IFC lanA�a Jogos Internos em ano de OlimpA�adas

Logo_Jifc_reduzidoO Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza, nos dias 14 e 15 de julho, os primeiros Jogos Internos do IFC (JIFC), no Complexo Esportivo do SESI em Blumenau (SC). ParticiparA?o dos JIFC os campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

SerA?o disputadas as modalidades de Atletismo (100m, 4×100, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3.000m a�� feminino; 5.000 m a�� masculino, arremesso de peso, lanA�amento de disco, lanA�amento de dardo e salto em distA?ncia e em altura), Basquete (F e M), Futsal (F e M), Handebol (F e M), Voleibol (F e M), Xadrez (F e M) e TA?nis de Mesa Individual e Dupla (F e M). As inscriA�A�es aceitaramA�uma equipe em modalidade e naipe para cada campus.

Ao todo sA?o esperados 416 estudantes de 10 campi article reviews, order zithromax. do IFC. A etapa interna vai classificar as equipes para a Etapa Sul dos Jogos da Rede Federal (JIFSul), composta pelos IFs Catarinense, Santa Catarina, ParanA?, Sul-Rio-Grandense, Rio Grande do Sul e Farroupilha, que acontece entre agosto e setembro, tambA�m em Blumenau.

Segundo Keller Mafioletti, presidente da ComissA?o dos JIFC, este ano serA? a segunda vez que o IFC participarA? dos JIFSul. a�?ApA?s a classificaA�A?o das regionais, os estudantes seguem para os Jogos dos Institutos Federais (JIF Nacional), que, em 2015, aconteceu em GoiA?nia (GO). O IFC foi representado na etapa nacional pelo aluno JoA?o Henrique Ziegler, do Campus Fraiburgo, na modalidade TA?nis de Mesaa�?, lembra ela. Veja a NotA�cia AQUI.

O objetivo do JIFC A� ir alA�m da integraA�A?o entre alunos e servidores e possibilitar a troca de experiA?ncia entre os IFs. a�?Promover encontros por meio de jogos proporciona ao aluno a formaA�A?o integral como cidadA?o, competindo com o outro e nA?o contra o outro. Um fator importante, ainda, A� estimularmos, enquanto instituiA�A?o de ensino, o hA?bito de praticar atividades esportivas. Isso porque vivemos em uma sociedade cada vez mais sedentA?ria, que precisa refletir sobre os seus hA?bitosa�?, explica ela.

Para Keller, A� importante o IFC observar e perceber a prA?tica esportiva como uma aA�A?o educacional. a�?A� fantA?stico criarmos os JIFC em um ano em que o Brasil vai receber o 31A? Jogos OlA�mpicos no Rio de Janeiro. AlA�m de integrar, debater e movimentar, estamos inserindo e fomentando a cultura dos jogos em nossa instituiA�A?o. Em ano de OlimpA�ada, inserimos o princA�pio da A�tica desportiva e respeito ao outroa�?, reforA�a Keller.

Veja mais sobre as OlimpA�adas Rio 2016 em https://www.rio2016.com/

Texto e imagens: Cecom/Reitoria.

IFC se prepara para implantar o uso de memorando eletrA?nico

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Cada vez mais o Instituto Federal Catarinense (IFC) tem usado a tecnologia a seu favor. Desde o inA�cio da implantaA�A?o do Sistema Integrado de GestA?o (SIG), em 2014, a instituiA�A?o tem A� disposiA�A?o sistemas para gerenciar a vida administrativa, sendo eles: SIGAdmin, SIPAC, SIGRH, SIGAA, SIGEventos e SIGED.

Juntos, os mA?dulos fazem parte de uma aA�A?o estratA�gica da Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI), para dar agilidade, eficiA?ncia, transparA?ncia e eficA?cia aos procedimentos de gestA?o. Ainda em fase de implantaA�A?o, gradativamente os mA?dulos do SIG vA?o sendo lanA�ados e disponibilizados para uso da comunidade IFC.

A partir do segundo semestre deste ano, estarA? disponA�vel, para todos os servidores do IFC, o MEMORANDO ELETRA�NICO. Ele faz parte do mA?dulo Protocolo e permitirA? que todo servidor faA�a a movimentaA�A?o de memorandos no ambiente virtual. Isso representa economia de papel, reduA�A?o de gastos pA?blicos, preservaA�A?o ambiental no A?mbito interno e externo, alA�m de transparA?ncia, agilidade e rastreabilidade no A?mbito interno da instituiA�A?o.

A partir do Decreto nA? 8.539, de 8 de outubro de 2015, a PresidA?ncia da RepA?blica definiu o uso do meio eletrA?nico para a realizaA�A?o do processo administrativo nos A?rgA?os e nas entidades da administraA�A?o pA?blica federal direta, autA?rquica e fundacional. Dessa forma, o IFC jA? estA? adequando ao SIG as necessidades previstas pelo referido decreto.

Segundo PlA�nio Garcia, analista de TI e responsA?vel pela implantaA�A?o do SIPAC, o Protocolo foi o primeiro mA?dulo a ser implantado, e o memorando eletrA?nico faz parte dele. a�?A� importante esclarecer que todo servidor estA? apto a criar um memorando no SIG, sendo que o nome de usuA?rio e senha darA?o acesso para a criaA�A?o, e a autenticidade do documento serA?A�feita pela chefia imediata/substituto, garantindo a sua finalidade legala�?, diz ele.

Sobre isso, A� fundamental reforA�ar que o nome de usuA?rio e senha no SIG sA?o individuais e intransferA�veis. a�?No mA?dulo de memorando eletrA?nico, o usuA?rio pode cadastrar o documento, enviar e alterar, autenticar, consultar enviados, pendentes de recebimento, recebidos, eA�ainda fazer movimentaA�A�esa�?, explica PlA�nio.

ApA?s a criaA�A?o do memorando eletrA?nico, a autenticaA�A?o deste segue para a chefia imediata/substituto, sempre com alertas via e-mail. a�?Desta forma, o objetivo A� deixarmos de usar o memorando fA�sico e passarmos para o memorando eletrA?nicoa�?, salienta o analista de TI.

E os nA?meros sequenciais?

A partir do momento em que a Reitoria do IFC emitir a autorizaA�A?o para uso do memorando eletrA?nico, ao clicar em Protocolo, no SIPAC, a aba Memorando aparecerA? conforme a imagem abaixo.

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Com isso, o SIPAC gerarA? nA?meros sequenciais de memorando para cada unidade do IFC a partir do nA?mero 1. Os nA?meros atuais dos memorandos nA?o serA?o incorporados ao sistema. a�?Estamos diante de dois tipos de comunicaA�A?o: memorando (fA�sico), que possui uma sequA?ncia numA�rica atual, e o memorando eletrA?nico, que passa a iniciar a sua contagem a partir do usoa�?, esclarece PlA�nio.

Outro ponto importante a ser esclarecidoA�A� sobre como se dA? a comunicaA�A?o via memorando: A� a modalidade de comunicaA�A?o entre unidades administrativas de um mesmo A?rgA?o, que podem estar hierarquicamente em mesmo nA�vel ou em nA�veis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicaA�A?o eminentemente interna. Sua caracterA�stica principal A� a agilidade.

A tramitaA�A?o do memorando, em qualquer A?rgA?o, deve pautar-se naA�rapidez e na simplicidade de procedimentos burocrA?ticos. Os memorandos eletrA?nicos sA?o documentos digitais utilizados como mecanismo de comunicaA�A?o entre as unidades da instituiA�A?o. Cada memorando eletrA?nico possui uma numeraA�A?o sequencial por unidade, reiniciada a cada ano; alA�m disso, recebe um nA?mero de protocolo e, como qualquer documento cadastrado no SIPAC, pode ser adicionado a processos.

Confira mais sobre o memorando eletrA?nico AQUI.

Confira o Decreto nA? 8.539 AQUI.

Texto: Cecom/Reitoria.

A�Imagens: DTI/IFC.

Reitora do IFC participa de celebraA�A?o dos 2 anos do PNE

Evento-PNEA reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Regina de Souza Fernandes, participou, no dia 15 de junho, do seminA?rio nacional em comemoraA�A?o aos a�?Dois anos do Plano Nacional de EducaA�A?oa�?, realizado na CA?mara dos Deputados (BrasA�lia/DF).

Estiveram presentes educadores e dirigentes da educaA�A?o brasileira, com o objetivo de celebrar e debater os dois anos de aprovaA�A?o do PNE. Em 2015, a Frente Parlamentar em Defesa da ImplementaA�A?o do PNE realizou o 1A? SeminA?rio Nacional de avaliaA�A?o e acompanhamento da implementaA�A?o do Plano.

A lei traz 20 metas objetivas para melhorar o acesso e os A�ndices de qualidade da educaA�A?o pA?blica brasileira desde a prA�-escola atA� o ensino universitA?rio. Passados dois anos, muitos desafios ainda se colocamA�aos gestores pA?blicos e educadores para a efetivaA�A?o das metas do PNE.

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A programaA�A?o iniciou A�s 09 horas, com a participaA�A?o do ministro interino da educaA�A?o, MendonA�a Filho (DEM), e seguiu com trA?s mesas temA?ticas com especialistas do setor e parlamentares. A primeira mesa de debate foi a�?Dois anos do PNE: Resultados e Perspectivasa�?; a segunda, a�?Fontes de financiamento: como alcanA�ar a meta de 10% do PIB para a EducaA�A?o?a�?; e a terceira, a�?O PNE e a valorizaA�A?o dos profissionais da EducaA�A?oa�?.

Mais informaA�A�es em: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=26409.

Texto: Cecom/Reitoria.

Campus Luzerna capacita alunos em curso de ProgramaA�A?o Lego Mindstorms

Aconteceu, na sexta-feira, 17, o encerramento do curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) em a�?ProgramaA�A?o Lego Mindstormsa�?, do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Luzerna. No total, 15 alunos participaram da capacitaA�A?o, ministrada pelo professor Thiago Javaroni Prati.

De acordo com o docente, o curso de extensA?o teve por objetivo permitir aos participantes integrar conhecimentos teA?ricos de programaA�A?o com aplicaA�A�es prA?ticas. a�?Os alunos desenvolveram robA?s mA?veis programados para seguirem comandos especA�ficos, inclusive para obedecer A�quelesA�enviados por meio de celulares com Bluetootha�?, conta Thiago. a�?ApA?s a montagem dos robA?s, os alunos fizeram uma espA�cie de duelo para comparar quem havia construA�do o melhor equipamentoa�?.

Ainda segundo o professor, o curso a�?proporcionou aos alunos a possibilidade de construir e programar pequenos sistemas inteligentes, e, dado o pA?blico ainda incipiente no mundo da programaA�A?o, os estudantes tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato com a utilizaA�A?o de sensores e variA?veis ambientais na tomada de decisA?o de um sistema fA�sicoa�?.

De acordo com a CoordenaA�A?o de ExtensA?o do IFC Luzerna, devido ao sucesso da capacitaA�A?o, a instituiA�A?o planeja lanA�ar mais uma ediA�A?o do curso.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.

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Ministro da EducaA�A?o participa de reuniA?o do Conif

mendonca_benderOs reitores que integram o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) reuniram-se com o ministro da EducaA�A?o, MendonA�a Filho, e o secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, Marcos Viegas, na A?ltima quinta-feira, 16/6, em BrasA�lia, durante agenda extraordinA?ria do colegiado. O encontro ampliou o diA?logo entre a atual equipe gestora do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) e os dirigentes da Rede Federal.

De acordo com o ministro, a nova gestA?o do MEC tem o diA?logo como princA�pio e estA? aberta a crA�ticas e colaboraA�A�es, independentemente de ideais partidA?rios. Com base em critA�rios tA�cnicos e financeiros, o ministA�rio pretende dar continuidade aos projetos em andamento e iniciar novas aA�A�es que contribuam para o fortalecimento da educaA�A?o. a�?Temos uma rede magnA�fica e podemos fazA?-la ainda mais fortea�?, disse, reafirmando o seu apoio para potencializar o ensino, a pesquisa e a extensA?o.

MendonA�a Filho afirmou que trabalha para reprogramar e otimizar os recursos financeiros. Segundo ele, a Pasta pretende liberar R$ 1 bilhA?o para as universidades e os institutos federais. a�?A� preciso organizar a situaA�A?o orA�amentA?ria e financeira para que possamos dar sequA?ncia ao trabalhoa�?, pontuou, assegurando estar ciente da necessidade de ampliaA�A?o do banco de servidores.

O presidente do Conif apresentou ao ministro a trajetA?ria, as principais aA�A�es e os nA?meros da Rede Federal. Hoje, as 41 instituiA�A�es a�� Institutos Federais, Centros Federais de EducaA�A?o TecnolA?gica e o ColA�gio Pedro II a�� possuem 644 unidades implantadas, cobrindo todo o territA?rio nacional. SA?o mais de 700 mil estudantes matriculados nos diversos nA�veis e modalidades da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica, da FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) A� pA?s-graduaA�A?o. a�?Mantendo o reconhecido nA�vel de excelA?ncia, queremos alcanA�ar o total de um milhA?o e meio de matrA�culas atA� 2024, como prevA? o Plano Nacional de EducaA�A?oa�?, pontuou.

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Demandas como a concessA?o de Reconhecimento de Saberes e CompetA?ncias (RSC) para os tA�cnicos administrativos (TAEs), a contrataA�A?o de mil professores ainda em 2016, a necessidade de recursos e urgA?ncias em infraestrutura foram tratadas com o secretA?rio Marcos Viegas. As questA�es serA?o aprofundadas em debates a serem realizados nos prA?ximos dias.

Saiba mais em:A�http://portal.conif.org.br/ultimas-noticias/991-mendonca-filho-participa-de-reuniao-do-conif.html

Texto e imagem:A�Assessoria de ComunicaA�A?o -A�Conif.

III Siepe aborda integraA�A?o, internacionalizaA�A?o e novos cursos de mestrado

SiepeIntegraA�A?o, internacionalizaA�A?o e consolidaA�A?o da ofertas de cursos de mestrado serA?o os temas centrais do III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepe), que ocorre nos dias 22, 23 e 24 de junho na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul. SA?o aguardadas 250 pessoas durante os trA?s dias de evento.

Permeando trA?s prA?-reitorias (Ensino, Pesquisa e ExtensA?o), o Siepe tem a interdisciplinaridade na sua essA?ncia. Segundo o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o do IFC, Cladecir Schenkel, o debate envolvendo alunos e servidores ocorre sobre os rumos que essas trA?s A?reas devem seguir na instituiA�A?o. a�?O Siepe prima pelo debate entre a comunidade IFC, como forma de integrar o ensino, a pesquisa e a extensA?o, como tambA�m para proporcionar a troca de conhecimento e experiA?ncia com as instituiA�A�es parceiras que participam do eventoa�?, frisa ele.

Outro fator importante do Siepe, que ocorre a cada dois anos, A� consolidar a identidade do IFC como uma instituiA�A?o que possui status de universidade, mas que, ao mesmo tempo, A� mais que isso. a�?Dentro deste leque de atuaA�A?o em que o IFC estA? inserido, precisamos pensar e refletir sobre o que fazer e como fazemosa�?, explica Fernando Garbuio, prA?-reitor de ExtensA?o.

O ensino estA? diretamente ligado com essas duas A?reas, sendo que a inovaA�A?o nos currA�culos A� um dos pontos de debate durante o evento. Para Josefa de Oliveira, prA?-reitora de Ensino, A� fundamental a inserA�A?o da pesquisa no ambiente de aprendizagem. a�?O Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE) orienta para isso, assim o debate que serA? feito no Siepe tem relaA�A?o direta com a institucionalizaA�A?o de pesquisa em nossos currA�culosa�?.

A ediA�A?o deste ano conta com o apoio da FundaA�A?o de Amparo A� Pesquisa e InovaA�A?o do Estado de Santa Catarina (Fapesc), realizada por meio do edital Proeventos, no valor de R$ 21.920,00.

EDITAL nA? 092/2016 a�� DiA?ria para servidor

O IFC lanA�ou, nesta semana, o Edital 92, que disponibiliza atA� R$ 12 mil para a participaA�A?o de servidores que desejam prestigiar o III Siepe. A estimativa A� que sejam oportunizadas entre 25 e 30 novas vagas, sendo permitidas atA� 2,5 diA?rias por servidor, para participar de maneira parcial ou integral, e o limite mA?ximo de 5 diA?rias para cada campus em cada modalidade.

As inscriA�A�es podem ser feitas atA� as 12 horas de amanhA? (16/06) por meio do endereA�o cppa@ifc.edu.br

Confira o Edital nA? 092/2016 AQUI

PrA?-reitores falam sobre o Siepe power point presentations, purchase clomid.

A PROGRAMAA�A?O

Nesta ediA�A?o, o III Siepe traz como tema central a InternacionalizaA�A?o decorrente dos convA?nios e das parcerias com o Instituto PolitA�cnico do Porto (IPP/Portugal) e a Universidade de CiA?ncias Aplicadas (University of Applied Science) da FinlA?ndia.

De acordo com Schenkel, ambas as instituiA�A�es buscam conhecer o IFC para propor cooperaA�A�es que envolvem o intercA?mbio de estudantes e a dupla diplomaA�A?o. a�?A participaA�A?o dos representantes do Instituto e da Universidade acontece na sexta-feira, 24/06, a partir das 8h30min, com a mesa-redonda Possibilidades de InternacionalizaA�A?oa�?.

Outro tema fundamental no Siepe serA?o os debates sobre as propostas de mestrado no IFC, que acontecem no dia 23/06, A�s 14 horas. a�?Teremos a participaA�A?o de avaliadores da Capes, cada um correspondente A�s A?reas temA?ticas de CiA?ncias AgrA?rias, EducaA�A?o e Medicina VeterinA?riaa�?, salienta Garbuio.

Para os prA?-reitores, a participaA�A?o da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes), durante o SeminA?rio, A� fundamental para conhecer e esclarecer os trA?mites referentes ao processo de submissA?o e aprovaA�A?o de propostas stricto sensu. O mestrado profissional em Medicina VeterinA?ria jA? foi aprovado, e o em EducaA�A?o (acadA?mico) serA? enviado ainda este ano. PorA�m, o mestrado profissional em CiA?ncias AgrA?rias teve duas tentativas frustradas de criaA�A?o, o que torna necessA?rio apresentar aos membros da Capes as intenA�A�es e a estrutura fornecida pelo Instituto, para, em contrapartida, conhecer mais sobre a visA?o interna da CoordenaA�A?o.

A abertura do evento acontece A�s 14 horas do dia 22/06, e, em seguida, ocorre a ConferA?ncia de Abertura InovaA�A�es Curriculares no Ensino Superior: por que nos esforA�amos tanto e temos a sensaA�A?o de nA?o avanA�armos?, com a vice-reitora de GraduaA�A?o da Universidade do Vale do ItajaA� (Univali), professora CA?ssia Ferri.

Para Josefa, A� primordial tratar das inovaA�A�es curriculares, uma vez que o ensino nA?o se faz sem pesquisa, e a pesquisa nA?o ocorre sem o ensino. a�?Tudo isso culmina nos resultados e na participaA�A?o do cidadA?o-estudante na sociedade em que vive, com atividades retratadas e desenvolvidas pela extensA?o do IFCa�?, reforA�a ela.

Ainda no primeiro dia de Siepe, estA? prevista a mesa-redonda Desafios da PA?s-graduaA�A?o no Ensino, Pesquisa e ExtensA?o no contexto dos Institutos Federais, a partir das 16 horas.

Confira essas e outras informaA�A�es em http://eventos.ifc.edu.br/seminariointegrado/

*Texto, imagem e vA�deo: CECOM/Reitoria.

Estudantes constroem painA�is de game show e aprendem conteA?do de forma divertida

game4Formar profissionais tA�cnicos para o mercado de trabalho A� um dos objetivos do Instituto Federal Catarinense, que, no Campus Luzerna, oferece, entre as diversas opA�A�es de cursos gratuitos, o ensino mA�dio integrado. Na busca pelo aprimoramento de metodologias junto a esse pA?blico, aA�A�es divertidas auxiliam os jovens estudantes a compreenderem conteA?dos tA�cnicos que compA�em a grade curricular. No diaA�13, a turma do 3A? ano do curso TA�cnico Integrado em AutomaA�A?o Industrial foi desafiada a apresentar o resultado de uma dessas iniciativas.

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A partir da disciplina de InstalaA�A�es ElA�tricas Industriais e Controle de Processos, ministrada pelo professor Fernando Antunes Carneiro, os estudantes valeram-se dos conteA?dos de acionamentos elA�tricos para a construA�A?o de painA�is, que foram utilizados em uma espA�cie de gincana no estilo do game show a�?Passa ou Repassaa�?. De acordo com o professor, o tema abordado foi acionamento de partida reversora no diagrama de comando.

A turma foi dividida em dois grupos. Cada grupo ficou responsA?vel por construir uma bancada com todos os componentes necessA?rios, bem como o painel. a�?Esta etapa foi desenvolvida durante duas aulas. Depois, foram elaboradas 30 perguntas sobre o conteA?do da disciplina, cada uma com trA?s alternativas de respostaa�?, explica Fernando. a�?Como cada grupo era formado por 11 membros, definiu-se um estudante como moderador. Duas equipes de cinco pessoas se duelariam nas perguntas. Em comum acordo com os alunos, ficou definido que quem respondesse de forma correta a pergunta poderia fazer um desenho no rosto do colega.a�?.

A aluna Ana Caroline da Silva Cesarino comenta o projeto: a�?Por jA? termos estudado a matA�ria, a construA�A?o do painel foi algo atA� simples. Talvez a maior dificuldade tenha sido conseguir os materiais para as bancadas. Mas foi uma atividade em grupo, entA?o todos os colegas auxiliarama�?, diz.

Ao final do trabalho, os futuros tA�cnicos em AutomaA�A?o Industrial foram avaliados pelos seguintes critA�rios: construA�A?o do painel; desenvolvimento do esquema elA�trico; instalaA�A?o elA�trica; participaA�A?o na atividade; desenvolvimento das perguntas do conteA?do; e interaA�A?o da atividade em equipe.

*Texto e fotos: CECOM/Luzerna.