34A? SEURS e III SIEPE acontecem no IFC

SIEPE

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III SIEPE

O III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o Internacional do Instituto Federal Catarinense, a ser realizado entre 22 a 24 de junho de 2016, no Campus Rio do Sul, objetiva o aprofundamento da discussA?o e da compreensA?o do papel da pA?s-graduaA�A?o no processo de integraA�A?o entre ensino, pesquisa e extensA?o no contexto institucional, nacional e internacional.

O evento contarA? com a presenA�a de Coordenadores de A?rea e Avaliadores de propostas de mestrados na Capes, nas A?reas de EducaA�A?o, CiA?ncias AgrA?rias, e Medicina VeterinA?ria. AlA�m disso, tambA�m participarA?o do SeminA?rio o ProfessorA�Heikki Ruohomaa, daA�Universidade de CiA?ncias Aplicadas da FinlA?ndia, e o ProfessorA�Carlos Ramos, Vice-Presidente do Instituto PolitA�cnico do Porto, que tratarA?o da internacionalizaA�A?o do IFC em diversas A?reas do conhecimento.

Mais informaA�A�es sobre o III SIEPE podem ser obtidas em: http://eventos.ifc.edu.br/seminariointegrado/

SEURS

34A? SEURS

O SeminA?rio de ExtensA?o UniversitA?ria da RegiA?o Sul (SEURS), principal evento de extensA?o universitA?ria do sul do paA�s, promove o intercA?mbio entre as instituiA�A�es de ensino, estimula discussA�es e trocas de experiA?ncias sobre as aA�A�es de ExtensA?o que permeiam as relaA�A�es entre as instituiA�A�es e a comunidade externa.

Neste ano, o evento serA? realizado pelo Instituto Federal Catarinense, por meio da PrA?-Reitoria de ExtensA?o, no perA�odo de 03 a 05 de agosto de 2016, no Campus CamboriA?.

O SeminA?rio, que ocorre anualmente, estimula a troca de experiA?ncias e saberes, incentiva as manifestaA�A�es artA�stico-culturais e oferece minicursos e oficinas. AlA�m disso, possibilita discussA�es e trocas de experiA?ncias entre as instituiA�A�es de ensino e a comunidade externa.

Os interessados em submeter trabalhos no SEURS/2016 devem participar dos processos de seleA�A?o nas instituiA�A�es de ensino A�s quais estA?o vinculados.

Mais informaA�A�es podem ser obtidas pelo e-mailA�proex@ifc.edu.br, pelo telefone (47) 3331-7847, ou pelo site do evento:A�http://eventos.ifc.edu.br/seurs2016/.

Texto: Cecom/Reitoria.

Imagens: DivulgaA�A?o.

Semana AcadA?mica de Pedagogia acontece no Campus Videira

De 16 a 20 de maio, o Campus Videira promoveu a EdiA�A?o 2016 da Semana AcadA?mica de Pedagogia. Com a temA?tica a�?PrA?tica Escolar: olhares a partir das PolA�ticas Educacionais e das AA�A�es Docentesa�?, o evento teve por objetivo propiciar uma reflexA?o sobre as prA?ticas escolares, sob a A?tica das polA�ticas educacionais e das aA�A�es docentes, buscando aprofundar o processo de formaA�A?o inicial e continuada dos acadA?micos e dos profissionais da A?rea da educaA�A?o.

A abertura da Semana foi feita pela diretora do campus, professora RosA?ngela Aguiar Adam, acompanhada pela coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Francini Carla Grezca, e pela professora do curso de Pedagogia e proponente do evento, ClA?udia FA?tima Kuiawinski.

O evento contou com palestras, oficinas e mesa-redonda conduzidas por profissionais de diversas A?reas da educaA�A?o, que compartilharam suas prA?ticas e proporcionaram o conhecimento interdisciplinar. Foram realizadas tambA�m duas apresentaA�A�es culturais que enriqueceram a programaA�A?o.

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Confira alguns momentosA�do evento:

Texto e imagens: Cecom/Videira.

Campus Luzerna debate Dia da IndA?stria com alunos do Ensino MA�dio Integrado

Estudantes do Ensino MA�dio Integrado doA�Campus Luzerna celebraram o Dia da IndA?stria, comemorado anualmente em 25 de maio. Na A?ltima quarta-feira, durante todo o perA�odo da manhA?, alunos e professores dialogaram sobre mercado de trabalho, escolhas profissionais, avanA�o da tecnologia, entre outros temas. Como convidados, membros de empresas da regiA?o participaram dos debates expondo suas experiA?ncias. O bate-papo foi realizado no auditA?rio da Escola de EducaA�A?o BA?sica Padre NA?brega.

No palco, a engenheira ambiental e de seguranA�a do trabalho ClA?udia Vanessa da Silva, o engenheiro civil JosA� Carlos Concatto e o tA�cnico eletrotA�cnico Jonas Schardong da Silva contaram como se deu a escolha pelas suas carreiras profissionais, bem como a trajetA?ria nos primeiros empregos atA� os dias de hoje.

Em um dos momentos, Jonas ressaltou aos estudantes a importA?ncia da comunicaA�A?o em um ambiente de trabalho. De acordo com ele, independente da A?rea de formaA�A?o do profissional, A� necessA?rio que todos tenham consciA?ncia do diA?logo (ou da falta deste) nas organizaA�A�es. a�?Em uma empresa, A� preciso conversar com setores diversos, como RH, engenharia, seguranA�a do trabalho, departamento comercial, etc.a�?, disse.

Assim, os profissionais precisam estar atentos A�A�importA?ncia deste relacionamento com as diversas equipes de uma empresa, sobre o queA�tambA�m falou ClA?udia: a�?Na A?rea de seguranA�a do trabalho, por exemplo, A� preciso conversar com diversos funcionA?rios: psicA?loga, enfermeira, alA�m de famA�liaa�?. Para Concatto, a�?A� primordial estar bem consigo mesmo e gostar do que faz, alA�m de saber como trabalhar em equipe e conversar com colegasa�?.

A automatizaA�A?o dos processos industriais e a chegada de novas tecnologias tambA�m foram abordados pelos participantes queA�foram unA?nimes emA�salientar a importA?ncia do trabalho humano. “Vejo que a automaA�A?o estA? substituindo tarefas que demandam alto esforA�o fA�sico ou que prejudicam a saA?de do profissional”, disseA�Jonas. ClA?udia fez questA?o em afirmar queA�o maquinA?rio mais brilhante A� o ser humano: “Hoje grande parte dos processos de maquinA?rio sA?o automatizados. PorA�m, a peA�a fundamental ainda A� o ser humano”.

Em outro momento, os estudantes conversaram com profissionais do prA?prio IFC que jA? atuaram em indA?strias, como o diretor-geral Eduardo Butzen e o professor Charles SA?stenes AssunA�A?o. A coordenadora-geral de Ensino, professora Jane Carla Burin, e o professor Ricardo Antonello tambA�m relataram um pouco de suas trajetA?rias profissionais e responderam A�s perguntas dos alunos.

Para o professor Charles, a�?o que diferencia as empresas, hoje, nA?o A� a tecnologia. SA?o as pessoas. A tecnologia pode ser comprada ou terceirizada. Mas tende-se a valorizar muito a tecnologia e se esquecer das pessoas. A Apple tem valor nA?o por causa das suas tecnologias, mas por causa das pessoas que estA?o lA?. A tecnologia A� fruto das pessoas que estA?o trabalhando na empresaa�?.

Questionado sobre escolhas profissionais que geram lucro ou satisfaA�A?o, Antonello lembrou aos alunos que, sim, A� preciso pensar no lado financeiro, porA�m, nA?o dA? pra deixar de lado a realizaA�A?o pessoal. a�?Temos que buscar um equilA�brio. Se hA? afinidade com o trabalho, vocA? nA?o farA? suas atividades olhando para o relA?gioa�?, exemplificou o professor.

JA? o diretor-geral Eduardo Butzen lembrou: a�?hA? uma receita para a realizaA�A?o que leva em conta um tripA�: ambiente de trabalho, remuneraA�A?o e possibilidades pessoais. Acredito que, com duas dessas prerrogativas, o tripA� se sustenta. Mas se duas falharem, nA?o tem comoa�?, finalizou.

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Texto e imagens: Cecom/Luzerna.

Enem: ediA�A?o de 2016 registra nA?mero superior a 9,2 milhA�es de candidatos inscritos

Entre a futura presidente do Inep, Maria InA?s Fini, e a secretA?ria executiva Maria Helena GuimarA?es de Castro, o ministro MendonA�a Filho apresenta o balanA�o das inscriA�A�es para o Enem deste ano (Foto: Isabelle AraA?jo/MEC)
Entre a futura presidente do Inep, Maria InA?s Fini, e a secretA?ria executiva Maria Helena GuimarA?es de Castro, o ministro MendonA�a Filho apresenta o balanA�o das inscriA�A�es para o Enem deste ano (Foto: Isabelle AraA?jo/MEC)

O Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) de 2016 registrou 9.276.328 inscritos. Esse quantitativo A� o segundo maior da sA�rie histA?rica do exame a�� fica atrA?s apenas da ediA�A?o de 2014, quando foram registrados 9.490.952. Na ediA�A?o anterior, o nA?mero chegou a 8.478.096. O prazo para inscriA�A�es terminou na sexta-feira, 20. “Toda a estrutura foi bem desenvolvida, e temos tudo pronto a partir de um processo de inscriA�A?o bem feita”, destacou a futura presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria InA?s Fini.

O ministro da EducaA�A?o, MendonA�a Filho, ressaltou a consolidaA�A?o do exame, destacando-o como um caso de sucesso. “Este serA? um Enem transparente e com seguranA�a. Exemplo de qualificaA�A?o para a educaA�A?o”, afirmou, antes de lembrar o compromisso da nova gestA?o com os principais programas da A?rea. “Aquilo que A� bom, do bem, vai continuar. EducaA�A?o nA?o pode ter partido”, disse.A�O Enem deste ano segue na integralidade o Edital do Inep nA? 10, de 14 de abril A?ltimo, sem sofrer alteraA�A�es.

A secretA?ria-executiva do MEC, Maria Helena GuimarA?es, aproveitou a presenA�a dos servidores do Inep para fazer um resgate histA?rico e destacar a importA?ncia do A?rgA?o. “O Inep A� um exemplo de sucesso na gestA?o pA?blica. Em 1994, quando fui presidente da Undime Nacional, um dos principais desafios era ajudar na recriaA�A?o, jA? que tinha sido extinto em 1990”.

A inscriA�A?o para os candidatos nA?o isentos da taxa (R$ 68) serA? efetivada somente apA?s o pagamento, que pode ser feito atA� quarta-feira, 25, em qualquer agA?ncia bancA?ria, casa lotA�rica ou agA?ncia dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da UniA?o (GRU), que pode ser gerada na pA?gina do exame na internet. OperaA�A�es bancA?rias processadas pela internet apA?s as 21h59min sA?o consideradas fora do prazo. Portanto, caso isso ocorra, a inscriA�A?o nA?o serA? homologada.

A partir de 1A? de junho prA?ximo, serA? liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos mA?veis. Os participantes terA?o acesso A�s informaA�A�es necessA?rias ao longo de todas as etapas do exame, alA�m da possibilidade de acompanhar o andamento da inscriA�A?o.

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Esta ediA�A?o do Enem traz, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressA?o digital na ficha de identificaA�A?o do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo grA?fico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrA?nico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicaA�A?o do exame.

Mais informaA�A�es em:A�http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=36421.

Texto:A�Assessoria de ComunicaA�A?o Social (MEC), com informaA�A�es do Inep.

ReuniA?o da ComissA?o Interna de SupervisA?o (CIS) acontece no Campus ConcA?rdia

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FOTO ReuniA?o CIS - ConcA?rdiaNos dias 18 e 19 de maio, estiveram reunidos, no Campus ConcA?rdia, os representantes locais da CIS/ComissA?o Interna de SupervisA?o do IFC, para a ReuniA?o ordinA?ria referente ao calendA?rio 2016.

Dentre as pautas discutidas, relacionadas A� carreira dos servidores tA�cnico-administrativos, destaque-se a alteraA�A?o da ResoluA�A?o nA�031/2012 (PIQIFC), a alteraA�A?o da ResoluA�A?o nA�009/2013 (Normas de afastamento) e o posicionamento do grupo sobre a revisA?o da Portaria nA�3.287/2013 (flexibilizaA�A?o da jornada de trabalho dos TAEs).

Outro momento importante da reuniA?o foi a socializaA�A?o, pelos membros da Equipe Diretiva da CIS, Rodrigo GonA�alves e Fabiano Oliveira, sobre a participaA�A?o destes no SeminA?rio do Plano de Carreira dos TA�cnicos Administrativos em EducaA�A?o, promovido pela UFRGS, ocorrido no A?ltimo dia 09/05/2016 na cidade de Porto Alegre (RS).

A CIS ressalta a importA?ncia da constante participaA�A?o de todo o corpo TA�cnico Administrativo nas discussA�es e se coloca A� disposiA�A?o atravA�s dos representantes nos campi e pelo e-mail: cis@ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Reitoria.A�

ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos inicia os trabalhos no IFC

comitA?JA? estA? em funcionamento o ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense (CEPSH-IFC). Agora, os pesquisadores do IFC e externos podem submeter seus projetos na Plataforma Brasil para ter a apreciaA�A?o realizada por nosso prA?prio ComitA?. De acordo com a coordenadora do CEPSH-IFC, Isadora Balsini Lucio, serA?o atendidas as demandas de todos os campi e tambA�m as solicitaA�A�es daA�ComissA?o Nacional de A�tica em Pesquisa (CONEP) para projetos de outras instituiA�A�es que nA?o possuam ComitA? prA?prio.

A A?ltima etapa para que o ComitA? conquistasse o cadastro na CONEP e na Plataforma Brasil foi realizada no inA�cio de abril, quando os coordenadores de pesquisa dos campi e membros do CEPSH-IFC participaram do treinamento sobre a�?A�tica em Pesquisa que envolvem seres humanos: histA?rico, legislaA�A?o e tramitaA�A?o atuaa�?, promovido em parceria com o ComitA? de A�tica da Universidade do Vale do ItajaA� (Univali).

Para submeter os projetos em tempo hA?bil, os pesquisadores devem estar atentos A�s datas de limite de postagem (primeira coluna da tabela abaixo) na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf). Os trabalhos submetidos atA� a data limite serA?o analisados nas reuniA�es do ComitA? (segunda coluna) e, se for o caso, serA?o aprovados para continuidade.

Confira o calendA?rio de reuniA�es do CEPSH-IFC:

cespsh

O CEPSH-IFC estA? localizado no Campus CamboriA? e atende pelo e-mail cepsh@ifc-camboriu.edu.br ou pelo fone 47 2104-0882, de segunda a sexta-feira, das 13h30min A�s 17h. Em breve, o ComitA? contarA? com uma pA?gina prA?pria no site do IFC, onde serA?o publicadas regras, notA�cias, informaA�A�es importantes, calendA?rio e tutoriais para o preenchimento de projetos na Plataforma Brasil.

writing research papers, generic Zoloft. Sobre o ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH)
O ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) A� um colegiado interdisciplinar e independente, de relevA?ncia pA?blica, de carA?ter consultivo, deliberativo e educativo, constituA�do nos termos da ResoluA�A?o nA? 466/2012 CNS/MS, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrA�es A�tico-cientA�ficos, atendendo ao IFC e a outras instituiA�A�es que nA?o possuam comitA? prA?prio (Artigo 1A?, Regimento Interno do CEPSH).

Texto: Cecom/CamboriA?.

EstA?o abertas as inscriA�A�es para os Jogos Internos do IFC

DivulgaA�A?o_JIFCEstA?o abertas, de 23/05 a 03/06, as inscriA�A�es para o 1A? JOGOS INTERNOS DO IFC, que devem ser realizadas diretamente com o representante do campus, membro da ComissA?o. Os Jogos Internos do IFC (JIFC) sA?o organizados pela CoordenaA�A?o-Geral de PolA�ticas e Programas Estudantis/PROEN e tA?m por objetivo proporcionar momentos de integraA�A?o e prA?tica esportiva entre a comunidade acadA?mica do IFC.

As competiA�A�es ocorrerA?o nos dias 14 e 15 de julho, no Complexo Esportivo do SESI, na cidade de Blumenau, nas modalidades de atletismo, xadrez, tA?nis de mesa, futsal, voleibol, vA?lei de areia, handebol e basquete. Podem participar estudantes regularmente matriculados no IFC, com idade atA� 19 anos completados no ano da competiA�A?o, ou seja, nascidos a partir de 1997. Inicialmente, serA?o disponibilizadas 40 vagas por campus, e o total de 480. ApA?s o tA�rmino das inscriA�A�es, havendo vagas remanescentes, estas serA?o redistribuA�das entre os campi que desejarem inscrever um nA?mero maior de estudantes.

O(s) vencedor(es) da(s) modalidade(s) terA?(A?o) o direito de representar o IFC na Fase Regional dos Jogos dos Institutos Federais no ano de 2016, da qual participam os 6 institutos da RegiA?o Sul.

JA? estA?o disponA�veis, para consulta, os Regulamentos Geral e EspecA�fico do JIFC.

Segue, abaixo, a lista com os nomes dos representantes dos how to write an analysis essay, clomid without prescription. campi,A�com os quais se deve entrar em contato para fazer a inscriA�A?o.

CAMPUS

REPRESENTANTE

Araquari

Jonathan Dias

Blumenau

Daniel Minuzzi de Souza

CamboriA?

Fabiola Santini Takayama

ConcA?rdia

Jerson Isoton

Fraiburgo

Vladimir Schuindt da Silva

Ibirama

Elisa Lotici Hennig

Luzerna

Humberto Luis de CA�saro

Videira

Angela Maria Crotti da Rosa

Santa Rosa do Sul

Fernando Dilmar Bitencourt

Sombrio

Jhonata Souza

SA?o Francisco do Sul

Gilmar Staviski

 

Texto: Cecom/Reitoria.

Equipe de divulgaA�A?o do Campus Blumenau conversa com 65 turmas de ‘terceirA?o’

Servidores do Campus Blumenau foram A�s escolas, no mA?s de maio, para falar da importA?ncia de se fazer o Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem), que estava com inscriA�A�es abertas de 9 a 20 de maio. A equipe de divulgaA�A?o conversou com 65 turmas de ‘terceirA?o’ de 17 escolas das cidades de Blumenau, Indaial, Pomerode, TimbA? e Gaspar. O processo de divulgaA�A?o foi organizado pela CoordenaA�A?o de ComunicaA�A?o (Cecom) do campus e contou com o apoio da DireA�A?o de Desenvolvimento e Ensino (DDE).

Durante as visitas, a equipe procurou reiterarA�a informaA�A?o de que o ingresso aos cursos superiores do IFC A� 100% via Enem. Ao final de cada apresentaA�A?o, houve um momento de interaA�A?o com os jovens. Os alunos que acertassem as perguntas a�� que foram baseadas no que foi dito durante os dez minutos de apresentaA�A?o a�� ganhavam camisas e agendas do IFC. Perguntas como a�?quais cursos superiores sA?o oferecidos no Campus Blumenau?a�?, a�?quantos campi write business plans, generic clomid. o IFC possui?a�?, a�?quais auxA�lios sA?o oferecidos no IFC?a�?, fizeram com que os futuros acadA?micos trabalhassem a memA?ria e conhecessem um pouco sobre o instituto.

Para a psicA?loga do campus,A�MariA�lli dos Santos de Oliveira Bitencourt, a visita A�s escolas foi um momento de aproximaA�A?o com a comunidade e com possA�veis interessados em ingressar nos cursos ofertados pelo IFC. a�?Possibilitou-nos ter contato com a realidade das escolas que pertencem ao territA?rio onde estA? inserido o campusa�?, observou. Sobre a conversa com as turmas, MariA�lli a considerou significativa: a�?Os estudantes prestavam atenA�A?o ao que era informado e interagiam fazendo questionamentosa�?.

Nas fotos, o registro da visita da professora Regiane Regis A� Escola de EducaA�A?o BA?sica HercA�lio Deeke:

Texto: Cecom/Blumenau.

Fotos: DivulgaA�A?o.

Feira das NaA�A�es acontece no Campus SA?o Francisco do Sul

Realizada no dia 06 de maio, no Campus SA?o Francisco do Sul, a Feira das NaA�A�es, organizada pelos alunos do Ensino MA�dio Integrado a�� TA�cnico em Guia de Turismo, contou com a venda de comidas tA�picas de diversas naA�A�es.

Cada grupo decorou sua tenda e usou trajes tA�picos para representar a naA�A?o escolhida, alA�m de apresentar aos participantes aspectos geogrA?ficos, econA?micos e culturais e oferecer comidas tA�picas.

O dia ficou ainda mais especial, pois contou com a visita da Escola Estadual Annes Gualberto e da Escola Municipal JoA?o Dias, que prestigiaram a feira. Os visitantes tambA�m conheceram o powerpoint pres, clomid reviews. campus, sua estrutura, receberam informaA�A�es sobre o processo de ingresso, o funcionamento da instituiA�A?o e participaram de um aulA?o.

A visita foi solicitada pelas escolas, que buscam aproximar seus alunos do IFC. Segundo a professora DargA�lis Cristina Barreiros, da escola Annes Gualberto, “trazA?-los ao campus A� uma forma de incentivA?-los a estudar, A� permitir que vejam que alunos egressos da escola Annes Gualberto agora estudam no IFC e que A� possA�vel, sim, que eles tambA�m faA�am parte do IFC”.

Texto e imagens: Cecom/SA?o Francisco do Sul.

Alunos de InformA?tica do Campus Rio do Sul realizam projeto social de incentivo A� leitura

Com uma metodologia diferenciada e a utilizaA�A?o deA�recursos de vA?rias disciplinas, alunos do primeiro ano do curso tA�cnico de InformA?tica do Campus Rio do Sul estA?o levando a leitura A� comunidade. Os estudantes venderam copos de gelatina como estratA�gia para conseguir recursos e adquirir livros para doarem na praA�a da cidade, visando A� popularizaA�A?o dos livros infantis e ao incentivo A� leitura.

Esse trabalho contribui para o entendimento da pesquisa feita nacionalmente para analisar os hA?bitos culturais da populaA�A?o, que apontou uma queda no nA?mero de pessoas que declaram ter hA?bito de ler a�� o nA?mero era de 35%, em 2011, e passou para cerca de 30% em 2015. Apesar disso, dentro do universo da pesquisa, os livros continuam sendo a atividade mais popular no Brasil. O estudo aponta que o nA?mero de pessoas que gostam de ler no tempo livre tambA�m diminuiu de 36% para 28%.

No Projeto Sintonia, desenvolvido no IFC, os alunos participam ativamente de todas as aA�A�es desenvolvidas, inclusive do planejamento. Segundo NA?dia Machado, uma das coordenadoras do projeto, a ideia A� promover aA�A�es que coloquem o aluno em contato com a realidade. a�?FazA?-los pensar em estratA�gias que minimizem os problemas sociais, sentirem-se parte integrante da sociedade e, assim, corresponsA?veis pela realidade atuala�?, comentou.

academic papers, buy zithromax online. LEITURA NA PRAA�A

Algumas atividades jA? foram desenvolvidas, entre elas, a Leitura na PraA�a. A fim de levar a leitura A� comunidade, os alunos fizeram uma campanha de arrecadaA�A?o de livros infantis e tambA�m promoveram a venda de gelatina para angariar fundos e comprar mais livros, conscientizando, desse modo, a comunidade sobre a importA?ncia da leitura desde os primeiros anos de vida. O resultado foi surpreendente, conforme destaca Chirlei Steike Stiebe, aluna do Curso de InformA?tica: a�?Era interessante ver a surpresa das pessoas ao contarmos sobre o projeto, ao falarmos sobre a importA?ncia de incentivar a leitura desde a infA?ncia. E, pelo fato de os livros serem de graA�a, muitos nos parabenizavam pela iniciativa.a�?.A�As atividades da proposta estA?o apenas comeA�ando, e muitas ideias ainda estA?o sendo levantadas, enfatiza Marilise Schmitz Braibante, tambA�m coordenadora do projeto. a�?AtA� o final do ano, teremos muitas histA?rias para contara�?, concluiu.

Texto e imagens: Cecom/Rio do Sul.