ReuniA?o do Codir acontece na Reitoria

Foi realizada, em 27 e 28 de abril, no Gabinete da Reitoria, a ReuniA?o OrdinA?ria do ColA�gio de Dirigentes (Codir), cuja pauta versou sobre os seguintes temas:

  • AlteraA�A?o de Carga HorA?ria – 20h para 40h, para docentes em estA?gio probatA?rio;

  • Portaria FlexibilizaA�A?o da jornada de trabalho dos TAEs;

  • AA�A�es em Campo ErA? e Abelardo Luz;

  • DefiniA�A?o/aplicaA�A?o de recursos extra-orA�amentA?rios;

  • AlimentaA�A?o Estudantil;

  • Ponto Docente;

  • Vagas para TAEs;

  • Nota tA�cnica 01/2016 da PROEN/PROPI/PROEX a�� IFC;

  • InstalaA�A?o de cA?meras e uso das informaA�A�es e imagens; movies rated, order Zoloft.

  • EmprA�stimo/aluguel do auditA?rio;

  • Exame de ClassificaA�A?o;

  • Informes da PROEN;

  • Informes da PROEX;

  • Informes da PROPI.

A partir da reuniA?o, foi redigida Ata que estarA? disponA�vel, em http://ifc.edu.br/codir-2/, assim que aprovada pelos Dirigentes.

A prA?xima reuniA?o acontecerA? nos dias 18 e 19 de maio, no Campus ConcA?rdia. Na ocasiA?o, serA? prestigiado o evento de comemoraA�A?o do 51A? aniversA?rio do mencionadoA�Campus.

Texto e imagens: CECOM/Reitoria.

Maio Amarelo tem 23 paA�ses mobilizados

bannerDesdeA�1A? de maio, o Brasil e o mundo estA?o mobilizados para mais uma ediA�A?o do Maio Amarelo a�� um movimento internacional em prol da seguranA�a viA?ria, que atua para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.

No seu terceiro ano de existA?ncia, o Maio Amarelo jA? estA? presente em 23 paA�ses de cinco continentes.A�O Movimento surgiu em Indaiatuba, sendo lanA�ado pelo OBSERVATA�RIO Nacional de SeguranA�a ViA?ria a�� que tem a sua coordenaA�A?o, mas trata-se de uma aA�A?o multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trA?nsito e mudar o cenA?rio de violA?ncia, que mata e sequela milhA�es em todo o mundo.

A proposta A� colocar em pauta, de forma permanente, o tema trA?nsito para toda a sociedade, destacando que o trA?nsito deve ser seguro, em todas as situaA�A�es para todos; incentivando a participaA�A?o da populaA�A?o, empresas, governos e entidades no trabalho de conscientizaA�A?o e prevenA�A?o de acidentes.

Em 2016, o Movimento elegeu dois temas para o trabalho educativo com os mais diversos setores: o uso do cinto de seguranA�a, sobretudo no banco traseiro, que ainda A� muito negligenciado pela populaA�A?o, principalmenteA�no paA�s berA�o do movimento, o Brasil; e tambA�m o excesso de velocidade,A�que impacta com o aumento de mortes e com a gravidade das lesA�es no trA?nsito.

SA�mbolo do movimento essays online, buy zithromax online.

O laA�o usado como sA�mbolo do Maio Amarelo jA? A� um velho conhecido. Utilizado tambA�m em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao cA?ncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o cA?ncer de prA?stata, ele estimula atividades voltadas A� conscientizaA�A?o e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertA?ncia no trA?nsito. Mas por que o laA�o, que, atA� entA?o, era usado para chamar atenA�A?o de doenA�as, foi escolhido para o trA?nsito? Porque os acidentes de trA?nsito sA?o considerados uma epidemia. O trauma A� uma doenA�a e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. A� isso o que o Movimento quer passar.

Por que maio?

A escolha do mA?s de maio para marcar essa mobilizaA�A?o foi motivada pelo fato de a ONUA�(OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas) ter instituA�do a DA�cada de AA�A?o para SeguranA�a no TrA?nsito, num mA?s de maio, em 2011.

Texto: www.maioamarelo.com

Imagem: CECOM/Reitoria.

Reitora do IFC participa de sessA?o solene na CA?mara de Vereadores de SA?o Bento do Sul

No dia 25 de abril, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sonia Regina de Souza Fernandes, esteve em SA?o Bento do Sul para conversar com os servidores do Campus e participar de SessA?o Solene na CA?mara de Vereadores do municA�pio.

Na tribuna popular livre, Sonia apresentou o IFC A� comunidade, trazendo informaA�A�es sobre o surgimento dos Institutos Federais, bem como sobre sua organizaA�A?o e seu direcionamento. A reitora destacou os investimentos realizados e o crescimento considerA?vel do IFC, que atualmente conta com quinze campi distribuA�dos em 12 cidades do estado.

Sobre o Campus de SA?o Bento do Sul, Sonia anunciou a sua inauguraA�A?o para o dia 31 de maio, e o inA�cio das aulas para 01 de agosto deste ano, com os seguintes cursos subsequentes: TA�cnico em Defesa Civil, TA�cnico em LogA�stica e TA�cnico em Qualidade, que terA?o 40 vagas cada um.

De acordo com a reitora, foram investidos R$ 15 milhA�es de reais na construA�A?o do prA�dio, alA�m de R$ 700 mil reais para a aquisiA�A?o de mobiliA?rio e equipamentos, em obra que durou cerca de dois anos, com destaque para a sua alta qualidade e completa infraestrutura, que contempla 12 salas de aula, laboratA?rios, biblioteca, auditA?rio, quadra de esportes e refeitA?rio.

Os vereadores puderam fazer perguntas A� reitora apA?s sua explanaA�A?o, a qual esclareceu dA?vidas quanto A� atuaA�A?o do Instituto. Foram anunciados os cursos que o CampusA�SA?o Bento do Sul ofertarA?, a partir de 2017, e divulgada a forma de sistema de ingresso a estes, ajudando a populaA�A?o a conhecer melhor as novas possibilidades educacionais que o IFC trarA? para a cidade.

homework cheats, buy zithromax.

Por fim, o presidente da CA?mara, Edimar Salomon, agradeceu SA?nia pela chegada do Instituto Federal a SA?o Bento do Sul, reconhecendo a importA?ncia de possuir uma instituiA�A?o deste porte, que trarA? benefA�cios a toda a comunidade. A reitora retribuiu o agradecimento e destacou: a�?Somos gratos pelo apoio e receptividade da populaA�A?o da cidade.a�?.

A fala da professora SA?nia, na SessA?o Solene da CA?mara de Vereadores de SA?o Bento do Sul, do dia 25 de abril de 2016, pode ser assistida, na A�ntegra, aqui.

Texto e imagens: CECOM/SA?o Bento do Sul.

Eventos do Ensino MA�dio Integrado, em Luzerna, discutem o trabalho e suas nuances

20160428_082325RelaA�A�es de trabalho, implicaA�A�es sociais do exercA�cio de cada profissA?o e vivA?ncia de experiA?ncias prA?ticas em indA?strias regionais. Estes foram alguns dos tA?picos mais debatidos em cinco dias de atividades especiais para estudantes do Ensino MA�dio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Luzerna, que promoveu a terceira ediA�A?o da Semana AcadA?mica de SeguranA�a do Trabalho e a segunda etapa da Jornada AcadA?mica 2016. A temA?tica norteadora da maioria das aA�A�es baseou-se no Dia de AlusA?o A�s VA�timas de Acidentes de Trabalho, lembrado internacionalmente em 28 de Abril.

No dia 25 de abril, os estudantes fizeram uma viagem de estudos para Ametista do Sul (RS). LA? conheceram como funcionam as prA?ticas de seguranA�a em um ambiente de garimpo ativo, mais precisamente em uma mina de pedras preciosas. Enquanto isso, nos blocos de ensino do Campus movie films, cheap Zoloft. , sob comando do professor Charles Immianovsky, foram feitas instalaA�A�es fotogrA?ficas a partir de entrevistas dos alunos com vA�timas de acidentes de trabalho, dialogando com os eventos da semana.

No dia seguinte, 26, no auditA?rio da Escola de EducaA�A?o BA?sica Padre NA?brega, os alunos do EMI reuniram-se para apresentaA�A�es das entrevistas feitas com as vA�timas de acidentes. Os futuros tA�cnicos chamaram atenA�A?o para aspetos como a variedade de ambientes em que ocorreram os episA?dios (indA?stria, construA�A?o civil, agricultura, etc.); alA�m de toda a cronologia envolvendo o atendimento prestado, os primeiros socorros, a participaA�A?o e adaptaA�A?o da famA�lia apA?s os fatos ocorridos etc. A dependA?ncia, os preconceitos, as limitaA�A�es, bem como todos os direitos das vA�timas, saltaram aos olhos do pA?blico presente.

Depois, na quarta-feira, 27, os alunos visitaram indA?strias de Luzerna e puderam conferir de perto as prA?ticas profissionais em cada ambiente de trabalho. A� tarde, tiveram curso bA?sico sobre higiene ocupacional, com servidoras do IFC mostrando alguns Equipamentos de ProteA�A?o Individual (EPIs) e repassando orientaA�A�es.

No dia 28,A�pela manhA?, a procuradora Priscila Maria Ribeiro, do MinistA�rio PA?blico do Trabalho (MPT) de JoaA�aba, ministrou a palestra a�?A atuaA�A?o do MinistA�rio PA?blico do Trabalho na Defesa da SaA?de e da SeguranA�a dos Trabalhadoresa�?.

De acordo com a procuradora, a experiA?ncia na Jornada AcadA?mica foi muito gratificante. a�?Percebi vA?rios alunos bastante interessados no assunto. Essa oportunidade de falar para mentes tA?o jovens A� sempre muito boa. Eles demonstram uma abertura maior para as ideias e conhecimentos que sA?o transmitidosa�?, comenta. a�?Acredito que precisamos capacitar todos os brasileiros sobre questA�es relativas A� cidadania. NA?o apenas sobre os direitos relacionados ao trabalho, mas tambA�m sobre direitos do consumidor ou sobre o meio ambiente, por exemploa�?, afirma Priscila.

ApA?s a palestra, integrando disciplinas como HistA?ria, Geografia e Sociologia, professores e alunos debateram sobre imigraA�A?o e trabalho. A estudante Martina trouxe a avA?, Caroline Nitterer Concatto, para falar um pouco sobre sua vinda da A?ustria para o Brasil, desde a viagem atA� as condiA�A�es de trabalho em ambos os paA�ses. Outro momento de destaque foi a conversa com haitianos que vivem em Luzerna e atuam em empresas da regiA?o. Antes do bate-papo, os convidados cantaram uma canA�A?o de sua terra de origem.

JA? os estudantes do TA�cnico Integrado em AutomaA�A?o Industrial estiveram cara a cara, na Biblioteca do IFC, com uma vA�tima de choque elA�trico, que tambA�m relatou sua experiA?ncia pessoal e profissional antes e apA?s o acidente.

Professor do Campus, o engenheiro Giovani Pasetti tambA�m ministrou uma palestra. Falou sobre sua vivA?ncia em uma empresa de grande porte em Araraquara (SP) e sobre episA?dios de acidentes que aconteceram ou foram evitados. A programaA�A?o terminou na sexta-feira, 29, com a visita de uma equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de JoaA�aba, que abordou, com as turmas de terceiro ano, temA?ticas como postura profissional, apresentaA�A?o pessoal e habilidades de comunicaA�A?o em entrevistas de emprego e no ambiente organizacional como um todo.

Para ver fotos dos eventos, clique aqui.

Texto e imagem: CECOM/Luzerna.

 

Alunos do IFC conquistam os primeiros lugares em OlimpA�ada de FA�sica

O Instituto Federal Catarinense (IFC) teve trA?s alunos medalhistas na etapa estadual da OlimpA�ada Brasileira de FA�sica das Escolas PA?blicas 2015. Joana Filipini Laabs (Campus Luzerna) foi a ganhadora da medalha de ouro entre os estudantes do primeiro ano do Ensino MA�dio de Santa Catarina. Na mesma categoria, Valdir Rugiski JA?nior (Campus ConcA?rdia) conseguiu a medalha de prata, e Thiago Dalmedico Flores (Campus Luzerna) conquistou a medalha de bronze. A organizaA�A?o da OBFEP premia em nA�vel nacional e estadual, com medalhas de ouro, prata e bronze, do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino mA�dio.

ParaA�Valdir, o resultado foi uma grande surpresa. a�?A prova estava difA�cil, e eu nA?o achei que iria me sair tA?o bema�?, diz ele. A cerimA?nia de entrega das medalhas ocorreu no dia 15 de abril, em Joinville (SC), no Departamento de Engenharia ElA�trica do Centro de CiA?ncias TecnolA?gicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

As conquistas ratificam a qualidade dos cursos de Ensino MA�dio Integrado do IFC, em que o aluno, alA�m de cursar as disciplinas comuns da formaA�A?o bA?sica, ainda sai capacitado para atuar no mercado de trabalho.

O IFC parabeniza os medalhistas do Campus Luzerna e do Campus ConcA?rdia, e orgulha-se de suas conquistas.

films critics, cheap lioresal.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna e CECOM/ConcA?rdia.

Campus Araquari informa: entenda a Gripe H1N1

h1n1_04-15-2016-100206-1Neste mA?s de abril, vA?rias aA�A�es estA?o sendo realizadas no Campus de Araquari, para prevenA�A?o da gripe, por meio deA�cartazes informativos nos murais, folders nas salas de aula e colocaA�A?o de A?lcool gel nas entradas de cada bloco da instituiA�A?o.

Entenda a Gripe H1N1

A gripe H1N1, ou Influenza A, A� provocada pelo vA�rus H1N1, um subtipo do influenzavA�rus do tipo A. Ele A� resultado da combinaA�A?o de segmentos genA�ticos do vA�rus humano da gripe, do vA�rus da gripe aviA?ria e do vA�rus da gripe suA�na. O perA�odo de incubaA�A?o varia de 3 a 5 dias, ou seja, apA?s o contato com o vA�rus, pode demorar atA� 5 dias para que a doenA�a se manifeste.

TransmissA?o

A transmissA?o pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dA? pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aA�rea ou por meio de partA�culas de saliva e de secreA�A�es das vias respiratA?rias.

Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, nA?o hA? risco de esse vA�rus ser transmitido atravA�s da ingestA?o de carne de porco, porque ele serA? eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71A? Celsius).

Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 sA?o semelhantes aos causados pelos vA�rus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38A?, 39A?, de inA�cio repentino, dor muscular, de cabeA�a, de garganta e nas articulaA�A�es, irritaA�A?o nos olhos, tosse, coriza, cansaA�o e inapetA?ncia. Em alguns casos, tambA�m podem ocorrer vA?mitos e diarreia.

Tratamento

A� de extrema importA?ncia evitar a automedicaA�A?o. O uso dos remA�dios sem orientaA�A?o mA�dica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos. Os princA�pios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e jA? utilizados no tratamento da gripe aviA?ria, tA?m-se mostrado eficazes contra o vA�rus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

VACINA

A vacina contra a influenza tipo A A� feita com o vA�rus (H1N1) da doenA�a inativo e fracionado. Os efeitos colaterais sA?o insignificantes se comparados com os benefA�cios que pode trazer na prevenA�A?o de uma doenA�a sujeita a complicaA�A�es graves.

Grupo prioritA?rio

Idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com doenA�as crA?nicas nA?o transmissA�veis (hipertensA?o, diabetes, asma, bronquite, insuficiA?ncia renal, obesidade grau 3, por exemplo), imunossuprimidos e transplantados, crianA�as entre seis meses e cinco anos, profissionais da saA?de, populaA�A?o indA�gena, presidiA?rios constituem o grupo prioritA?rio para vacinaA�A?o.

ContraindicaA�A�es

A vacina A� contraindicada para as pessoas com alergia grave a ovo, pois pode conter ovoalbumina, uma proteA�na do ovo responsA?vel por reaA�A�es alA�rgicas. Isso acontece porque existe uma etapa durante o processo de produA�A?o da vacina em que os vA�rus crescem em ovos de galinha.

RECOMENDAA�A�ES

  • Lavar frequentemente as mA?os com bastante A?gua e sabA?o ou desinfetA?-las com produtos A� base de A?lcool;

  • jogar fora os lenA�os descartA?veis usados, para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

  • evitar aglomeraA�A�es e o contato com pessoas doentes;

  • nA?o levar as mA?os aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

  • nA?o compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

  • suspender, na medida do possA�vel, as viagens para os lugares onde haja casos da doenA�a;

  • procurar assistA?ncia mA�dica se o doente pertence a um grupo de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecA�A?o pelo vA�rus H1N1 da influenza tipo A.

how to be a writer, acquire zithromax.

Texto: CECOM/Araquari.

Imagem: DivulgaA�A?o/MinistA�rio da SaA?de.

Campus Blumenau recebe Mostra ATTO de EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica

ATTO_1PeA�as coloridas, de diversos tamanhos e formatos, que permitem mA?ltiplas possibilidades, estarA?o expostas, atA� o diaA�30 de abril, no Instituto Federal Catarinense -A�Campus Blumenau, durante a Mostra ATTO de EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica. O ATTO A� um recurso educacional desenvolvido pelo ServiA�o Social do ComA�rcio (Sesc).

A Mostra teve inA�cio noA�dia 13 para o pA?blico interno, e no dia 18, para o pA?blico externo (escolas previamente agendadas e comunidade). O visitante pode manusear as peA�as e estimular sua criatividade e imaginaA�A?o. O objetivo A� desenvolver, por meio do jogo, da ludicidade, conceitos e conteA?dos matemA?ticos, mecA?nicos e demais componentes curriculares, oportunizando conhecimento cientA�fico e compreensA?o de mundo.

O kit de EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica ATTO A� formado por 6.011 peA�as estruturais. Ele foi elaborado para desenvolver algumas capacidades, como habilidades manipulativas, imaginaA�A?o espacial e capacidade de resolver problemas de forma prA?tica. As peA�as sA?o de composiA�A?o plA?stica atA?xica lavA?vel, em cores estimulantes, com resistA?ncia mecA?nica, e tA?m similaridade com peA�as do cotidiano, como parafusos, porcas, rebites, barras, polias, entre outras.

legal cover letter, zithromax reviews.

Quatro alunos dos cursos superiores do Campus Blumenau atuam como monitores. Eles sA?o responsA?veis por agendar visitas de grupos escolares da rede regular de ensino (fundamental e mA�dio) da regiA?o e fazer mediaA�A?o entre o material exposto e o conhecimento cientA�fico.

 

 

Texto e imagens: CECOM/Blumenau.

Primeiro simulado on-line do EnemA�acontece neste sA?bado

HORA-DO-ENEM-5555-1100x600O MEC oferecerA?, aos alunos do terceiro ano do ensino mA�dio, simulado on-lineA�de preparaA�A?o para o Enem. O teste terA? 80 itens, com a mesma metodologia de elaboraA�A?o de questA�es do Exame. O conteA?do do primeiro provA?o serA? composto principalmente por assuntos estudados nas escolas atA� abril.

Para este primeiro teste, serA?o oferecidos 120 mil pontos de internet em todo o paA�s. Tratam-se de locais com acesso A� internet em universidades e institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito tambA�m em instituiA�A�es particulares e comunitA?rias e escolas estaduais de ensino mA�dio.A�Nesses locais, o horA?rio de inA�cio do exame estA? previsto para as 8h e vai atA� as 12h (de BrasA�lia) do dia 30.

A�Os alunos do A?ltimoA�ano do ensino mA�dio que dispA�em de acesso A� internet podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular prA?prios. A diferenA�a A� que o simulado on-line, para esses participantes, ficarA? disponA�vel de zero hora atA� as 20h deste sA?bado, 30. Mas, a partir do momento de inA�cio do exame on-line, o estudante terA? atA� quatro horas, ininterruptas, para finalizA?-lo.

O simulado on-line do Enem A� importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite A� plataforma de estudos traA�ar um diagnA?stico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercA�cios tem de fazer, em cada matA�ria. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificaA�A?o no Enem.

Esse recurso permitirA? ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no seu aprendizado, para que ele possa alcanA�ar a vaga desejada na educaA�A?o superior. Isso A� possA�vel porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduaA�A?o.

Simulados a�� AlA�m do provA?o deste sA?bado, 30, estA?o previstos outros trA?s simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto, e o A?ltimo, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangA?ncia dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avanA�arA? conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prA?tica, o A?ltimo simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serA?o, de fato, as provas do Enem de 2016.

Plataforma a�� A plataforma Hora do Enem A� um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema estA? disponA�vel na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer; em seguida, responde a algumas questA�es e recebe um plano de estudo individualizado para comeA�ar a preparaA�A?o para o Enem. SA?o 1,2 mil aulas e cerca de trA?s mil exercA�cios disponA�veis.

AlA�m de planos de estudo, estA?o disponA�veis exercA�cios e videoaulas, que poderA?o ser assistidas, a partir do dia 30 de abril, no espaA�o denominado MECFlix. A TV Escola tambA�m vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programaA�A?o televisiva inclui vA�deos de resoluA�A�es de exercA�cios.

A exibiA�A?o do TV Hora do Enem serA? diA?ria, A�s 18h, com reprise no dia seguinte, A�s 7h e A�s 13h, alA�m dos fins de semana. A transmissA?o contarA? com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevA?s universitA?rias, comunitA?rias, legislativas e canais estaduais.

Enem a�� As inscriA�A�es para a ediA�A?o do Exame, neste ano, comeA�am em 9 de maio prA?ximo. O prazo vai atA� as 23h59 do dia 20 de maio. As provas estA?o marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sA?bado e domingo, respectivamente.

Confira o edital homework help maths, acquire zithromax. do Enem.

Confira outras informaA�A�es na pA?gina do Hora do Enem.

Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC, com adaptaA�A�es.

Imagem: DivulgaA�A?o/MEC.

Ministro anuncia novas aA�A�es para a educaA�A?o de jovens e adultos em evento internacional

not_25042016_confintea
A A�ndia ticuna Djuena Tikuna cantou o Hino Nacional na abertura da conferA?ncia (foto: Isabelle AraA?jo/MEC).

Unir a dimensA?o tA�cnico-profissional A� educaA�A?o oferecida na vida adulta e pensar a formaA�A?o de professores com uma pedagogia especA�fica para essa modalidade de ensino. Estas sA?o algumas das novas aA�A�es do MinistA�rio da EducaA�A?o para a educaA�A?o de jovens e adultos. As iniciativas foram anunciadas pelo ministro Aloizio Mercadante na abertura da ConferA?ncia Internacional de EducaA�A?o de Adultos, a Confintea Brasil +6, aberta nesta segunda-feira, 25.

Seis anos apA?s sediar a primeira ediA�A?o da conferA?ncia no hemisfA�rio sul, o Brasil volta a reunir sociedade civil, organismos internacionais e especialistas no tema para avaliar e discutir os avanA�os na A?rea. a�?Queremos trabalhar a ideia Pronatec-EJA e nA?o mais separar essas duas dimensA�esa�?, disse Mercadante. a�?A formaA�A?o tA�cnico-profissional, a qualificaA�A?o profissional, motiva esses trabalhadores a voltar A� escola, a voltar a estudar, e eles podem concluir os anos iniciais, os anos finais, o ensino mA�dio com uma formaA�A?o.a�?.

Segundo o ministro, os institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia estA?o trabalhando nessa direA�A?o, com o Sistema S, para criar novas matrA�culas para jovens e adultos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec). Um grupo de trabalho jA? foi formado no MEC, para planejar a formaA�A?o de mais professores com atuaA�A?o na educaA�A?o de jovens e adultos. Segundo Mercadante, A� importante trabalhar uma pedagogia especA�fica dentro dos cursos de licenciatura, para que os professores respondam melhor A� realidade dos alunos que chegam A� escola em etapa posterior A� regular.

Durante a abertura do fA?rum, representantes de organismos internacionais, como o gerente do Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida da OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas para EducaA�A?o, CiA?ncia e Cultura (Unesco), Werner Mauch, e a secretA?ria-geral do Conselho Internacional de EducaA�A?o de Adultos (Icae), Katarina Popovic, elogiaram o comprometimento do governo brasileiro com a inclusA?o de jovens e adultos na escola. Para Katarina, a educaA�A?o dos adultos nunca foi tA?o necessA?ria e tA?o pouco valorizada no mundo, mas o Brasil tem a�?levado muito a sA�rioa�? a responsabilidade sobre a educaA�A?o voltada para a esse pA?blico.

Mercadante ressaltou as polA�ticas pA?blicas que o paA�s implementou desde a Confintea realizada em BelA�m, em dezembro de 2009. O ministro lembrou as conferA?ncias nacionais de educaA�A?o ocorridas em duas ediA�A�es e a criaA�A?o do Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE), com metas especA�ficas para a educaA�A?o de jovens e adultos.

Medalha a�� Promovido pelo MinistA�rio da EducaA�A?o, com o apoio da Unesco e a da OrganizaA�A?o dos Estados Ibero-Americanos para EducaA�A?o, CiA?ncia e Cultura (OEI), o evento foi palco, ainda, da entrega da Medalha Paulo Freire. Concedida pela Secretaria de EducaA�A?o Continuada, AlfabetizaA�A?o, Diversidade e InclusA?o (Secadi) do MEC desde 2005, a comenda, de valor cultural, reconhece experiA?ncias bem-sucedidas na educaA�A?o de jovens e adultos no Brasil.

Entre as 65 concorrentes deste ano, cinco receberam menA�A?o honrosa e outras cinco foram premiadas com a medalha. Bahia, ParanA?, SA?o Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina sA?o os estados que tiveram instituiA�A�es agraciadas.

how to write a paper in apa, cheap zithromax.

Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC, com adaptaA�A�es.

OlimpA�ada Interna acontece no Campus Araquari

Um evento tradicional do calendA?rio acadA?mico, mas tambA�m uma oportunidade de colocar a criatividade em prA?tica, interagir com novos colegas e mostrar habilidades em jogos esportivos e de conhecimentos gerais – assim A� a OlimpA�ada Interna do CampusA�Araquari. Com muita diversA?o, o evento aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, envolvendo toda a comunidade e todos os espaA�os do IFC.

Na quarta-feira, apA?s as 8h30min da manhA?, foi iniciada a abertura oficial dos jogos. EsteA�foi o momento de apresentaA�A?o das equipes, com desfiles e performances. Os estudantes abusaram da criatividade e inovaA�A?o. A primeira equipe a entrar foram os Aboosados, seguidos pelos Aroxados. Logo apA?s, entraram os integrantes do Reino de Copas, Os Prisioneiros, Os Arroz e, finalmente, os Shark. Para encerrar a cerimA?nia de abertura, a OlimpA�ada deste ano contou com a falaA�da coordenadora de Ensino TA�cnico, professora Erica Marson.

Ainda na manhA? de quarta-feira, iniciaramA�as competiA�A�es de quadra e jogos de mesa. Durante os dois dias, foram inA?meros jogos, repletos de adrenalina e muita energia. O segundo dia de competiA�A�es contou com as finais de algumas das competiA�A�es, deixando os A?nimos mais sensA�veis. Apesar de toda a emoA�A?o que envolvia as disputas, o espA�rito desportivo, a lealdade e a paz foram grandes marcas desta OlimpA�ada. A rivalidade entre as equipes se limitou aos jogos, imperando o bom comportamento e a harmonia entre os competidores.

Na tarde do segundo dia de evento, todas as equipes participaram juntas de uma grande gincana. As provas, que ocorreram durante a tarde, abrangeram temA?ticas variadas,A�desdeA�conhecimentos gerais atA� habilidades com danA�a e balA�es de A?gua. Para encerrar a OlimpA�ada, houve tambA�m uma apresentaA�A?o artA�stica com estudantes da escola e uma grande homenagem ao Joverci Pocera, pessoa fundamental para tantas olimpA�adas desta instituiA�A?o. Logo apA?s, aconteceu a premiaA�A?o das competiA�A�es, que finalizou o evento.

Texto e imagens: CECOM/Araquari.