Reitora visita o Campus Luzerna e dialoga com servidores e alunos

A�Eleita por meio de eleiA�A�es entre toda a comunidade acadA?mica do Instituto Federal Catarinense (IFC) em 2015, a professora SA?nia Regina Fernandes, nova reitora da instituiA�A?o, foi empossada em janeiro deste ano. No dia 31 de marA�o, juntamente a prA?-reitores e demais membros de sua equipe, SA?nia esteve no Campus Luzerna para estreitar laA�os com servidores e alunos, ouvindo anseios e expectativas.

Em entrevista para a imprensa local e em um bate-papo com docentes, tA�cnicos-administrativos e representantes dos estudantes, SA?nia falou sobre os trabalhos que estA?o sendo feitos, desde que assumiu a reitoria, e respondeu questionamentos acerca de assuntos diversos.

Um dos pontos mais abordados nas conversas foi a questA?o orA�amentA?ria e os investimentos em infraestrutura. A reitora afirmou que, quando iniciado o ano, foi feito um levantamento de prioridades para os recursos previstos e extraorA�amentA?rios em toda a instituiA�A?o, que inclui 15 campi no estado. No caso de Luzerna, a construA�A?o de um auditA?rio teve de ser adiada em funA�A?o de contingenciamento, uma vez que o valor inicialmente previsto de R$ 2.400.000,00 passou para cerca de R$ 3.500.000,00. a�?Tivemos de fazer um reestudo para um investimento de outra natureza no A?mbito do campusa�?, disse a reitora.

De acordo com o diretor-geral Eduardo Butzen, estA? prevista, neste momento, a construA�A?o da guarita, que encerra o projeto de cercamento da unidade a�� importante para a seguranA�a do patrimA?nio pA?blico e de todos aqueles que o utilizam. a�?Para o segundo semestre, existe a possibilidade de nA?s buscarmos recursos para um ginA?sio de esportes. Dependemos do projeto civil que jA? estava pronto, mas que precisarA? ser readequado em razA?o da topografia que temos aquia�?, destacou o diretor.

GestA?o a�� A professora SA?nia apresentou os membros da nova gestA?o e ressaltou a importA?ncia das equipes locais. a�?A gestA?o de um campus constitui a gestA?o do IFC. Todos, independentemente de ser Reitoria ou campus, precisam estar atentos A�quilo que a ConstituiA�A?o traz em termos de administraA�A?o pA?blica, bem como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por sermos uma instituiA�A?o educativaa�?, falou.

a�?A razA?o de ser da instituiA�A?o sA?o os alunos. NA?s, servidores, estamos aqui para darmos o suporte A�quilo que a Lei fala em relaA�A?o a uma educaA�A?o pA?blica de qualidade social. Desse modo, peA�o A�s equipes dos campi que esses princA�pios sejam vivenciados a�� a questA?o da transparA?ncia, da publicidade, da impessoalidade e da gestA?o democrA?tica e participativa. PorA�m, lembrando que a democracia nA?o quer dizer ausA?ncia de regras.a�?.

Para o diretor-geral, a visita da equipe foi vA?lida no sentido de constatar que, a�?dentre as prioridades existentes no IFC, o Campus Luzerna precisa de um olhar diferenciado da Reitoria, atA� que as carA?ncias de infraestrutura sejam sanadas.a�? Segundo Butzen, a�?nA?o existe maneira melhor de constatar isto do que uma visita ao campus. E, ainda, mesmo com as dificuldades do nosso dia a dia, as atividades estA?o acontecendo, e nossa comunidade estA? sendo amplamente atendida, com cerca de 700 alunos matriculados.a�?

Texto e imagens: CECOM/Luzerna.

Aula magna do curso de Pedagogia aborda relaA�A?o entre psicanA?lise e educaA�A?o

No dia 21 de marA�o, os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira, participaram da aula magna ministrada pelo Professor Dr. MA?rio Ferreira Resende do Campus Blumenau.

No evento, o palestrante apresentou a relaA�A?o entre psicanA?lise e educaA�A?o, destacandoA�a importA?ncia da atuaA�A?o do professor na formaA�A?o da crianA�a e enfatizando a anA?lise da prA?tica pedagA?gica no cotidiano escolar durante a abordagem da temA?tica a�?PsicanA?lise e EducaA�A?o: diA?logos e duelosa�?.

A aula marcou a abertura do ano letivo e esclareceu aos estudantes a importA?ncia do papel que desempenharA?o na importante profissA?o que escolheram.

Sobre o curso

O curso de Pedagogia do Campus Videira iniciou em 2012 com o objetivo de qualificar profissionais na A?rea da educaA�A?o. O pedagogo atua na docA?ncia da educaA�A?o infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na docA?ncia das disciplinas pedagA?gicas do ensino mA�dio profissionalizante, na gestA?o pedagA?gica, em unidades escolares da educaA�A?o bA?sica e superior dos sistemas pA?blico e privado. No IFC, o curso acontece no perA�odo noturno, com ingresso pelo Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem).

Mais informaA�A�es em:A�http://videira.ifc.edu.br/pedagogia/.

Texto: CECOM/Reitoria.

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Campus Santa Rosa do Sul comemora 23 anos de histA?ria

Inaugurado em 5 de abril de 1993, o atual Campus Santa Rosa do Sul, na ocasiA?o denominado Escola AgrotA�cnica Federal de Sombrio (EAFS), iniciou suas atividades com o Curso TA�cnico em Agricultura, em atendimento A� regiA?o que apresentava demandas especA�ficas na A?rea agrA�cola, proporcionando formaA�A?o de profissionais qualificados para o fortalecimento e desenvolvimento desse setor, que, atualmente, apresenta-seA�como a base da economia local.

Passados 23 anos, o Campus Santa Rosa do Sul vem se fortalecendo ano apA?s ano, ofertando hoje o Curso Superior emA�Engenharia AgronA?mica e o Curso TA�cnico em AgropecuA?ria, Integrado ao Ensino MA�dio e Subsequente, o qual foi premiado, em 2014, com o melhor desempenho na prova do Conselho Estadual do Ensino AgrA�cola (CONEA) de Santa Catarina.

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Junto A� comunidade, o Campus se faz presente cumprindo com sua missA?o de proporcionar educaA�A?o profissional, por meio de ensino, pesquisa e extensA?o, comprometido com a formaA�A?o cidadA?, a inclusA?o social e o desenvolvimento regional. Em comemoraA�A?o ao seu aniversA?rio, foram servidos hoje – 5 de abril de 2016 -A�um almoA�o e um lanche especiais a toda a comunidade escolar. TambA�m foram entregues aos alunos as canecas ecolA?gicas como lembranA�a desta data. A DireA�A?o-Geral agradece a todos que fizeram e fazem parte desta InstituiA�A?o.

Texto: CECOM/Reitoria e CECOM/Santa Rosa do Sul

Imagens: CECOM/Santa Rosa do Sul

PrevenA�A?o na saA?de do trabalhador foi tema de palestra no Campus Videira

Aconteceu, no A?ltimo dia 23 de marA�o, no CampusA�Videira, a palestra a�?PrevenA�A?o na saA?de do trabalhador”, ministrada pela fisioterapeuta Whatana Girotto. O evento contou com a participaA�A?o de alunos, servidores do Campus e egressos do curso de SeguranA�a do Trabalho.

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O tema foi desenvolvido com o intuito de apresentar medidas preventivas visando A� diminuiA�A?o da incidA?ncia de doenA�as relacionadas ao trabalho, por meio de cuidados fA�sicos, tais como ginA?stica laboral e alongamentos.

Houve muita interaA�A?o entre o pA?blico e a palestrante, que abordou o assunto de uma maneira simples e objetiva, frisando os benefA�cios da atividade fA�sica e os bons hA?bitos para a saA?de. Na ocasiA?o, todos realizaram exercA�cios fA�sicos que tA?m por finalidade prevenir doenA�as ocupacionais e promover o bem-estar no trabalho, local onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Este foi o segundo evento do projeto a�?CafA� com SeguranA�aa�?, idealizado por professores do curso TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho. SerA?o desenvolvidas diversas outras aA�A�es no decorrer de 2016.

Texto: CECOM/Reitoria.

PROAD realiza oficina sobre MA?dulos do SIPAC

A PrA?-Reitoria de AdministraA�A?o (PROAD) ofertou, nos dias 29, 30 e 31 de marA�o, oficina sobre os MA?dulos Almoxarifado e PatrimA?nio do Sistema Integrado de PatrimA?nio, AdministraA�A?o e Contratos, o SIPAC. A atividade, realizada no Campus Brusque, teve por objetivo capacitar servidores, operadores dos mA?dulos almoxarifado e patrimA?nio nos campi, a comeA�arem a usar as principais funcionalidades do sistema.

Os encontros foram ministrados pelos servidores Leandro Padilha e Roberto Maurina e proporcionaram um momento para que, em conjunto e de forma prA?tica, os 35 participantes pudessem conhecer e treinar as principais rotinas e funcionalidades de uso do sistema.

Para a PROAD, oficinas desse tipo sA?o significativamente importantes, pois possibilitamA�o desenvolvimento contA�nuo dos servidores, promovendo-lhes informaA�A�es e saberes indispensA?veis A� sua atuaA�A?o.

Texto: CECOM/Reitoria.

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Professora do Campus Luzerna ministra aula sobre cidadania e histA?ria em CamboriA?

O intercA?mbio de saberes entre estudantes e professores de diferentes unidades do Instituto Federal Catarinense (IFC) A� uma constante. Um exemplo A� o que ocorreu no dia 18 de marA�o, quando a professora de HistA?ria do Campus Luzerna, Isabel Cristina Hentz, esteve no Campus CamboriA? para trabalhar a cidadania, em uma perspectiva histA?rica, junto aos acadA?micos do curso de Pedagogia. O convite foi da professora Rosana da Silva Cuba.

De acordo com Isabel, a aula foi dividida em trA?s partes. Primeiramente, foram expostos diferentes momentos histA?ricos da construA�A?o da cidadania e dos direitos humanos. Foram abordadas temA?ticas como a GrA�cia Antiga, o Iluminismo, as IndependA?ncias dos paA�ses americanos (com destaque para o Brasil), a RevoluA�A?o Francesa, a ONU, a criaA�A?o da DeclaraA�A?o Universal dos Direitos Humanos, e a ConstituiA�A?o Brasileira de 1988.

Em seguida, a turma analisou documentos, como discursos, declaraA�A�es e legislaA�A�es, referentes aos momentos abordados. a�?Trabalhar com os estudantes a partir desses documentos A� muito rico, pois eles podem observar como as ideias foram construA�das, nA?o apenas a partir da fala do professora�?, comenta Isabel.

a�?A partir da anA?lise desses documentos, que consideramos fontes histA?ricas, os alunos podem perceber as caracterA�sticas de cada perA�odo abordado nos textos. AlA�m disso, a partir do estudo de fontes, as ideias se tornam mais concretas, pois os estudantes percebem que essas ideias foram escritas por alguA�m, para alguA�m, em determinado contexto, com objetivos prA�-determinadosa�?, completa a professora de Luzerna.

Ao final, em um terceiro momento, houve a construA�A?o coletiva de um mural.A�Confira mais nas fotos abaixo.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna

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Campus instala equipamento para medir poluiA�A?o do ar

amostrador-de-partA�culasO projeto de pesquisa a�?Monitoramento da A?gua de chuva e Material Particulado (MP) atmosfA�ricoa�?, desenvolvido por alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� CampusA�CamboriA?, conta agora com o auxA�lio do Amostrador de Grandes Volumes (AGV-PM10) para medir a concentraA�A?o de partA�culas de pA?, poeira ou fuligem em suspensA?o na atmosfera. De acordo com o professor Leonardo Hoinaski, o equipamento possibilita verificar a presenA�a de material particulado inalA?vel no ar, sendo este um poluente que influencia diretamente na qualidade de vida e nos ecossistemas.

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a�?A parcela mais grosseira do material particulado fica retida no nariz e na garganta, jA? a parte mais fina, conhecida como partA�culas inalA?veis ou MP10 (Material Particulado com diA?metro aerodinA?mico menor que 10 micrA?metros), pode causar danos ao aparelho respiratA?rio, provocandoA�efeitos crA?nicos como doenA�as respiratA?rias, cardA�acas e cA?ncer. As pessoas que permanecem em locais muito poluA�dos por partA�culas inalA?veis sA?o mais vulnerA?veis a doenA�as de forma gerala�?, destacou o professor.

Sobre o equipamento

O AGV-PM10 foi cedido para o campus pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em um parceria com o LaboratA?rio de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr), supervisionado pelo professor Henrique de Melo Lisboa. Segundo Hoinaski, a parceria amplia a rede de monitoramento jA? implementada pela UFSC, em FlorianA?polis. a�?SA?o poucos os locais que possuem esta mediA�A?o. AtA� mesmo a FundaA�A?o do Meio Ambiente (FATMA) nA?o o faz, sendo, assim, um procedimento importante que serA? realizado pelo IFCa�?, afirmou.

O equipamento foi instalado pelo professor Leonardo Hoinaski, com a colaboraA�A?o do setor de infraestrutura do campus, do curso TA�cnico em Controle Ambiental, do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) e dos alunos da turma CA 15 (Victor Pinheiro, Beatriz Faga, Daniel Caldas de Oliveira, Murilo Guglielmetto Figueiredo, Luan Jorjan Alves e Laura Muller Valente).

Texto e imagem: CECOM/CamboriA?.

IFC realiza certificaA�A?o do curso de ProgramaA�A?o WEB – PHP

Na noite do dia 16 de marA�o, o IFC certificou os 16 alunos concluintes do Curso de ProgramaA�A?o WEB – IPM-IFC. O curso nasceu de uma parceria do IFC, responsA?vel pela coordenaA�A?o e pelos laboratA?rios, com a empresa IPM, que custeou o instrutor, para que o curso fosse oferecido de forma gratuita aos alunos de ComputaA�A?o e a pessoas da comunidade do Alto Vale do ItajaA�.

Na ocasiA?o, o Prof. Dr. FA?bio Alexandrini, coordenador do curso, destacou a importA?ncia da qualificaA�A?o dos alunos do IFC e da comunidade: “O papel do Instituto A� a formaA�A?o tecnolA?gica bA?sica, e a parceria A� fundamental para preparar e inserir os alunos no mercado de trabalho”.

O diretor presidente da IPM, Aldo Mess, ressaltouA�a relevA?nciaA�da A?rea para a regiA?o do Alto Vale e daA�parceria na formaA�A?o de mA?o de obra. “Iniciei a empresa em um perA�odo em que quase nA?o havia pessoas qualificadas para contratar, hoje temos quase 300 funcionA?rios, e estou muito contente com a qualificaA�A?o que esses alunos receberam, muitos deles jA? foram contratados pela empresa, e isso permite expandir nosso mercado de atuaA�A?o. Por exemplo, iniciamos a implantaA�A?o do nosso sistema desenvolvido em Rio do Sul no municA�pio de Cascavel”.

O coordenador de ExtensA?o, ClaA?dio Keske, reforA�ou o compromisso do IFC em atuar com cursos de extensA?o para comunidade acadA?mica e regional: “O papel do IFC A� buscar parecerias para oferecer cursos de qualidade A�sA�demandas do desenvolvimento regional”.

TambA�m participaram da certificaA�A?o Luciana Mess, diretora financeira da IPM, a servidora Rosange D. G. Schenaider, da ExtensA?o do IFC, e o FuncionA?rio da IPM Glauco Laicht, que tambA�m foi o instrutor do curso. No momento, o IFC e a IPM estA?o organizando um novo curso para dar continuidade aos treinamentos na A?rea de TI na regiA?o.

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Alunos do IFC recebem equipamentos de proteA�A?o individual

Alunos do Ensino MA�dio Integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Luzerna receberam, na manhA? desta terA�a-feira (22), Equipamentos de ProteA�A?o Individual (EPIs). A entrega ocorreu no auditA?rio do Centro de Eventos SA?o JoA?o Batista, junto com orientaA�A�es sobre a correta utilizaA�A?o dos equipamentos. No total, 450 kits de jalecos, protetores auriculares e A?culos de proteA�A?o estA?o sendo disponibilizados aos alunos.

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TA�cnicos de laboratA?rios do campus tambA�m conversaram com os estudantes sobre o que cada um deve ter nos ambientes da instituiA�A?o, tendo em vista a prevenA�A?o de acidentes. Nos prA?ximos dias, os alunos dos cursos tA�cnicos subsequentes e da graduaA�A?o tambA�m receberA?o os EPIs.

Em outro momento, a enfermeira do municA�pio, LucA�lia Pires de Lima, conversou com os alunos sobre a importA?ncia de todos manterem em dia vacinas como a antitetA?nica e a do HPV.

De acordo com a tA�cnica em seguranA�a do trabalho do IFC, Rosilene Pires, a aA�A?o desta terA�a representa o cuidado da instituiA�A?o com seus alunos, que vai alA�m das atividades de ensino. a�?Acreditamos na formaA�A?o cidadA? e, tendo isso em vista, A� nosso dever orientar todos os estudantes a utilizarem os EPIs como forma de proteA�A?o aos riscos existentes em um ambiente de estudo. JA? a palestra da enfermeira contribuiu para chamar atenA�A?o de todos em relaA�A?o A� saA?de de cada um dentro e fora da sala de aulaa�?, destaca Rosilene.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna.

MinistA�rio da EducaA�A?o participa de plano nacional contra o Aedes e a microcefalia

foto_zika_23marcoDepois de mobilizar 60 milhA�es de estudantes e profissionais da educaA�A?o contra o mosquito Aedes aegypti, no inA�cio do ano letivo de 2016, o MinistA�rio da EducaA�A?o participa agora da fase de estudos para o combate ao mosquito que transmite a dengue, o zika e a chikungunya. As aA�A�es do Eixo de Desenvolvimento TecnolA?gico, EducaA�A?o e Pesquisa foram anunciadas na quarta-feira, 23, no PalA?cio do Planalto, em BrasA�lia.

SerA?o investidos R$ 649 milhA�es nas pesquisas que compA�em o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e A� Microcefalia. AlA�m do MEC, que empregarA? R$ 36 milhA�es, os ministA�rios da SaA?de e da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o tambA�m desenvolverA?o estudos. AtA� 2018, os recursos chegarA?o a R$ 1,2 bilhA?o, segundo a presidenta Dilma Rousseff.

a�?A mobilizaA�A?o dos estudantes, tanto das sA�ries finais do ensino fundamental como do ensino mA�dio, inequivocamente A� uma forma de mobilizarmos a sociedadea�?, destacou a presidenta, ao lembrar os esforA�os capitaneados pelo MEC contra o mosquito.

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A presidenta anunciou, ainda, outra campanha que o MinistA�rio vai promover no comeA�o de abril, desta vez junto A�s famA�lias dos estudantes. a�?O MEC estarA?, juntamente com os secretA?rios de educaA�A?o, promovendo uma grande mobilizaA�A?o no sentido de levar os pais das crianA�as a desenvolverem esse combate. AtA� porque nA?s todos sabemos que, enquanto nA?o temos a vacina, A� fundamental que a gente elimine os criadourosa�?, afirmou Dilma.

AA�A�es a�� As pesquisas na A?rea de educaA�A?o serA?o desenvolvidas pela CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes). Conforme o presidente da Capes, Carlos Nobre, a�?de vA?rias maneiras esses recursos vA?o contribuir com o aumento do conhecimento cientA�fico sobre o vetor e o vA�rus da zikaa�?.

A primeira aA�A?o de uso desses recursos A� a destinaA�A?o de R$ 6 milhA�es para apoio a cerca de 20 grupos com projetos de pesquisa sobre o vA�rus, em todas as A?reas, em fase de conclusA?o. A intenA�A?o, segundo Nobre, A�, em pelo menos seis meses, apresentar resultados importantes.

Em breve, conforme o presidente da Capes, serA? lanA�ado tambA�m um edital de pesquisas de mestrado e doutoramento, com investimento de R$ 50 milhA�es. Parte dos recursos anunciados hoje se somarA?o a outros vindos do MinistA�rio da CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o.

O certame serA? voltado para as cinco A?reas prioritA?rias elencadas pelo eixo de pesquisas no combate ao Aedes aegypti: diagnA?stico, controle vetorial, o vA�rus zika e sua relaA�A?o com doenA�as como a microcefalia, vacinas e tratamentos, alA�m de inovaA�A?o em gestA?o de ServiA�os de SaA?de, de saneamento e de polA�ticas pA?blicas.

a�?A� uma emergA?ncia onde existe um enorme desconhecimento cientA�fico. NinguA�m previu, ninguA�m imaginou que podia haver uma epidemia causada pelo vA�rus zika e que tivesse uma dimensA?o, um agravo pelas consequA?ncias, as doenA�as que o vA�rus ocasionaa�?, frisou Carlos Nobre.

A presidenta Dilma Rousseff reforA�ou que, a�?mesmo nessa etapa de dificuldades fiscaisa�?, o Governo Federal darA? todas as condiA�A�es para que os estudos sobre o vA�rus alcancem outros patamares. a�?NA?s temos um compromisso de nA?o deixar faltar recursos para essas pesquisasa�?, disse.

Texto e imagem: Assessoria de ComunicaA�A?o Social do MEC.