DG de CamboriA? toma posse e promove homenagem aos aposentados

college essay help, dapoxetine online. posseNo dia 04/03, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Regina de Souza Fernandes, empossou o diretor-geral do Campus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber. No discurso, a reitora ressaltou o dever de garantir os princA�pios bA?sicos da AdministraA�A?o PA?blica, previstos no artigo 37 da ConstituiA�A?o de 1988. a�?A Lei deixa claro o nosso compromisso com a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiA?nciaa�?, destacou.

JA? no segundo mandato, o diretor-geral empossado, RogA�rio LuA�s Kerber, homenageou todos os servidores que fizeram parte da sua gestA?o passada e agradeceu a confianA�a da comunidade acadA?mica pela reeleiA�A?o. a�?Tenham a certeza de que trabalharemos em prol do crescimento institucional e da valorizaA�A?o do ser humanoa�?, declarou.

O diretor-geral afirmou ser a�?o nosso dever como Institutoa�? garantir a verticalizaA�A?o do ensino e estar em consonA?ncia com os arranjos produtivos locais. a�?Hoje somos em mais de 1.700 alunos, 200 servidores e 14 cursos. Queremos continuar com a nossa administraA�A?o participativa, democrA?tica e com a garantia do acesso de todos A�s atividades da gestA?o. Vamos estreitar ainda mais essa relaA�A?o, pois sA?o vocA?s que podem fornecer oA�feedbackA�sobre as nossas aA�A�esa�?, ressaltou Kerber.

A reitora enfatizou a fala do diretor sobre a valorizaA�A?o do ser humano e afirmou contar com o CampusA�CamboriA? para tornar o IFC referA?ncia em inclusA?o e desenvolvimento social.

Homenagem aos aposentados

aposentadosDurante a cerimA?nia de posse, a emoA�A?o tomou conta do pA?blico no momento da homenagem realizada aos servidores do IFC CamboriA?, aposentados no perA�odo de 2011 a janeiro de 2016. Um a um, os aposentados subiram ao palco a�� conduzidos por um amigo ou familiar a�� para receber a sua placa com a gravaA�A?o de uma mensagem e uma flor para simbolizar o agradecimento institucional ao trabalho e A� dedicaA�A?o na trajetA?ria profissional.

a�?O que aqui foi deixado, senhores e senhoras aposentad(a)os foi mais do que um trabalho exercido, vocA?s deixaram sua histA?ria e seu tempo. E o tempo, ‘compositor de destinos’, ‘esse senhor tA?o bonito’, permitiu que essa jornada de trabalho fosse dividida com amigos, os companheiros de todas as batalhas, os cA?mplices de todos os sonhosa�?, destacou a professora Danielle Soares, na leitura da homenagem.

O diretor-geral destacou as dificuldades na realizaA�A?o do trabalho em um tempo mais escasso de recursos, tanto humanos quanto financeiros. a�?A prova de dedicaA�A?o destas pessoas A� que hoje temos profissionais renomados em vA?rios segmentos da sociedade e que receberam a sua formaA�A?o aquia�?, finalizou Kerber.

ConfiraA�aquiA�as fotos do evento eA�aquiA�o texto completo em homenagem aos aposentados.

  • Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

Reitora A� eleita coordenadora da CA?mara de Ensino do Conif

conif-pleno1A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Regina de Souza Fernandes, participou, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, da 60A? ReuniA?o OrdinA?ria do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif). Na ocasiA?o, o ex-reitor do IFC Francisco Sobral acompanhou a reitora durante o primeiro dia de reuniA?o.

Indicada e eleita para coordenar a CA?mara TemA?tica de Ensino do Conif no ano de 2016, SA?nia avalia como fundamental a participaA�A?o do IFC neste debate. a�?O papel da CA?mara A� articular o assunto no FA?rum de prA?-reitores, como tambA�m mediar junto ao Conif pautas sobre ensinoa�?, diz.

Esta foi a primeira reuniA?o do Conif em que SA?nia participou como reitora do IFC, e, para ela, A� positivo ao IFC compreender e debater os desafios da Rede. a�?SerA? possA�vel trocar informaA�A�es e atuar nas polA�ticas de expansA?o, mas principalmente, na consolidaA�A?o da Rede Federal, em especial nos campi do IFC em implantaA�A?oa�?, reforA�a SA?nia.

A prA?xima reuniA?o do Conif ocorre de 8 a 10 de marA�o em SA?o LuA�s, no MaranhA?o. Dentre os assuntos de pauta, a reitora do IFC tratarA? do SeminA?rio Nacional dos IFs, programado para ocorrer de 10 a 12 de maio no Instituto Federal de BrasA�lia (IFB).

writing covering letter, generic Zoloft. Nova direA�A?o do Conif A� empossada

conif-diretoriaEleitos para o mandato de 2016, os reitores Marcelo Bender Machado (presidente), JerA?nimo Rodrigues da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto de Assis Passos (diretor administrativo), Francisco Roberto BrandA?o Ferreira (diretor financeiro) e AntA?nio VenA?ncio Castelo Branco (diretor de RelaA�A�es Institucionais) assumiram a Diretoria Executiva do Conif no dia 17/02. A solenidade ocorreu no Campus BrasA�lia do IFB e contou com a presenA�a do ministro da EducaA�A?o, Aloizio Mercadante, e ampla participaA�A?o de parlamentares.

O presidente que encerrou seu mandato, Belchior de Oliveira Rocha, destacou os obstA?culos e as conquistas que marcaram o ano de 2015. a�?Apesar de ser uma gestA?o curta, ela nA?o se omitiu em dar sua contribuiA�A?o para o Brasil. Mesmo com o recurso reduzido devido A� crise, ampliamos o nA?mero de matrA�culas, a interiorizaA�A?o e a expansA?o na Rede Federala�?.

Em seu discurso, o presidente eleito enfatizou, com otimismo, queA�a nova diretoria estA? pronta para enfrentar futuros desafios. a�?Esperamos nA?o nos prender a dificuldades de qualquer natureza. Aprendemos com esta Rede Federal, centenA?ria e contemporA?nea, a viver o presente de maneira produtiva e inovadora, mas tambA�m manteremos o olhar no futuroa�?, disse Marcelo Bender Machado.

O ministro da EducaA�A?o enfatizou a importA?ncia da participaA�A?o do Conif nas pautas sobre a educaA�A?o profissional e na formaA�A?o de professores. a�?Teremos de lanA�ar um programa para que os docentes faA�am a segunda graduaA�A?o multidisciplinar, principalmente a licenciatura nas ciA?ncias exatas. A Rede Federal tem um papel fundamental nos cursos para as A?reas estratA�gicasa�?, afirmou Mercadante.

* Texto: CECOM/Reitoria. Com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

** Fotos: DivulgaA�A?o/Conif.

Projeto desenvolvido em Luzerna aproxima alunos e profissionais

aluno-profissional1Para aproximar estudantes da realidade do mercado, o curso de Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�Luzerna desenvolve, a partir deste ano, o Projeto Cara a Cara. A iniciativa foi criada para proporcionar aos alunos um momento de diA?logo com profissionais experientes, auxiliando os futuros tA�cnicos a conhecerem melhor a realidade da sua A?rea de atuaA�A?o.

A primeira aA�A?o do projeto ocorreu na sexta-feira, 26. ResponsA?vel pela A?rea de seguranA�a do trabalho do Hospital UniversitA?rio Santa Terezinha (HUST) de JoaA�aba, Adriano Johann conversou com os alunos do IFC sobre as prA?ticas que visam A� prevenA�A?o de acidentes dentro de um ambiente hospitalar. O risco da transmissA?o de doenA�as infectocontagiosas, o trabalho A?rduo de conscientizaA�A?o dos funcionA?rios e a necessidade de se aperfeiA�oar constantemente foram alguns dos pontos que Adriano abordou na conversa com os alunos. O profissional ainda destacou que a formaA�A?o de tA�cnico foi essencial para sua trajetA?ria no mercado, o que motivou ainda mais os estudantes do IFC a aproveitarem cada momento do curso.

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O Projeto Cara a Cara A� voltado aos estudantes do 2A? e 3A? ano do TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho. A prA?xima aA�A?o estA? marcada para o dia 18 de marA�o, com o tema a�?Medicina do Trabalho e o desafio da AvaliaA�A?o ClA�nicaa�?, que terA? a participaA�A?o de Michele Denbinski.

*Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Curso TA�cnico em Defesa Civil realiza visita de estudos ao Morro do BaA?

Visita-TDC15-IComo atividade da disciplina de a�?CiA?ncia do Soloa�?, os alunos do Curso TA�cnico em Defesa Civil do Campus argument essay, lioresal online. CamboriA? realizaram, na primeira quinzena de fevereiro, uma visita tA�cnica ao Morro do BaA?, em Ilhota. De acordo com o coordenador do curso, Marcos Alexandre Heinig, a saA�da de campo teve como objetivo principal a compreensA?o dos impactos e dos mecanismos de deslizamentos de solos durante um desastre natural, como, por exemplo, a enchente de 2008.

A atividade foi organizada pela coordenaA�A?o do curso, com apoio da professora Cristiane Regina Michelon, do agente da Defesa Civil de Ilhota, Anilton Junckes, e do biA?logo A�der Caglioni, que atuaram tambA�m como guias durante a visita. Os membros do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) do IFC – CampusA�CamboriA?, Michela Cancillier, LetA�cia Rabelo, Bruno Aita e Joeci Ricardo Godoi, participaram tambA�m da visita tA�cnica.

*Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

EducaA�A?o na prevenA�A?o do mosquito Aedes aegypti

aedes-SFS2A ExtensA?o e o NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) doA�CampusA�de SA?o Francisco do Sul promoveram, no dia 26 de fevereiro, aos alunos do Ensino TA�cnico Integrado, a palestra intitulada a�?A EducaA�A?o na prevenA�A?o do mosquitoA�Aedes aegypti: em defesa da vida, da saA?de e do meio ambientea�?.
Neste evento, foram apresentadas informaA�A�es sobre a biologia do vetor ( college essay outlines, order lioresal. Aedes), bem como as mais recentes estratA�gias tecnolA?gicas para o seu controle, como mosquitos geneticamente modificados e drones, usados como ferramentas para mapear possA�veis focos do mosquito. AlA�m disso, ao final da atividade, os alunos foram mobilizados para efetuarem uma vistoria noA�campus, auxiliando na prevenA�A?o e participando como protagonistas de uma aA�A?o que envolve saA?de pA?blica e cidadania.

*Texto e fotos: CECOM/SA?o Francisco do Sul.

Alunos de Luzerna visitam Usina HidrelA�trica

usina2Alunos do 3A? ano do Ensino MA�dio Integrado em AutomaA�A?o Industrial, do Instituto Federal Catarinense (IFC) –A�CampusA�Luzerna, visitaram, no dia 24 de fevereiro, a Usina HidrelA�trica Campos Novos. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Thiago Javaroni Prati e Raphael da Costa Neves, alA�m do diretor-geral doA�campus presentation slider, buy dapoxetine. , professor Eduardo Butzen. Na usina, os futuros tA�cnicos foram recebidos pelo gerente tA�cnico-administrativo, engenheiro JosA� Volnei Macedo Delfes, e pelo estagiA?rio Bruno Alves Machado.

a�?Uma visita tA�cnica como esta serve como demonstraA�A?o da teoria na prA?tica em nA�vel industrial, permitindo aos alunos compreenderem melhor o que podem encontrar no mercado de trabalho, assim como a real interdisciplinaridade dos diversos assuntos vistos nas mais diferentes disciplinas do cursoa�?, comenta o professor Thiago Prati.

*Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Estudantes do IFC sA?o premiados na OBMEP

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Estudantes do Campus Blumenau.

Com foco no estA�mulo ao estudo da matemA?tica e na revelaA�A?o de talentos nesta A?rea, a OlimpA�ada Brasileira de MatemA?tica das Escolas PA?blicas (OBMEP) levou A� 11A? ediA�A?o, ocorrida em 2015, 17.972.333 estudantes a a�?respirarema�? matemA?tica. Ao todo foram 47.580 escolas de 5.538 cidades, abrangendo 99,48% dos municA�pios brasileiros.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) foi uma das escolas a se inscrever na OBMEP, conquistando cinco medalhas:

  • 01 Ouro: HELOA?SA GABRIELA PATERNO, estudante do Campus Rio do Sul;

  • 02 Pratas: THIAGO WEISS, estudante do Campus Blumenau e HIAGO VINICIUS PIOVESAN BAHU, estudante do Campus Luzerna;

  • 02 Bronzes: GABRIEL SICHELERO e ALICE SOLIDONIO COSTA, estudantes do Campus CamboriA?.

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Estudantes do Campus Luzerna. Da esquerda para a direita: Ciro, Hiago e CecA�lia.

Essa A� a segunda vez que Hiago recebe uma premiaA�A?o da OBMEP. Na competiA�A?o de 2014, conseguiu uma Medalha de Bronze. a�?A� uma das matA�rias de que mais gostoa�?, diz o aluno de poucas palavras, mas que jA? vislumbra uma graduaA�A?o em engenharia como um prA?ximo degrau na vida acadA?mica. TambA�m do IFC Luzerna, dois estudantes do 2A? ano do TA�cnico Integrado ganharam MenA�A?o Honrosa na OBMEP 2015: Ciro Nagel de Marco e CecA�lia Paulina Johann Dammann.

No Campus Blumenau, alA�m da premiaA�A?o de Thiago Weiss, os alunos Eduardo Klein Fabeni, Giulio Giovanella, Guilherme de Liz do Nascimento, Israel Raizer Cruvinel e NatA?lia Stasaitis receberam menA�A?o honrosa. Thiago A� veterano na Obmep. Em 2010 e 2014, ele tambA�m foi medalha de prata, e, em 2013, foi tricampeA?o (ouro em 2011, 2012 e 2013).

Para a professora de MatemA?tica do Campus Luzerna, Katielle de Moraes Bilhan, a importA?ncia da olimpA�ada vai alA�m. a�?Ela incentiva nA?o sA? o gosto por esta disciplina, mas pelo estudo de forma geral. Essas premiaA�A�es mostram a dedicaA�A?o dos nossos estudantes. O Hiago, por exemplo, A� muito responsA?vel e participa de diversas outras atividades que a instituiA�A?o oferecea�?, comenta a professora.

Na tabela de premiaA�A?o geral por estados, o grande destaque da OBMEP 2015 foi Santa Catarina, que teve 38 medalhistas de ouro (contra 22 no ano passado), ficando atrA?s somente de Minas Gerais (151), SA?o Paulo (68), Rio de Janeiro (50) e Rio Grande do Sul (45). Ao todo, foram 38 medalhas de Ouro, 94 de Prata, 253 de Bronze e 2.378 MenA�A�es H teaching writing, buy zithromax. onrosas.

A cerimA?nia de premiaA�A?o para os medalhistas de Ouro estA? prevista para acontecer em maio deste ano no Rio de Janeiro. JA? as premiaA�A�es dos medalhistas de Prata e Bronze A� realizada pela Regional Estadual e ainda nA?o tem data definida para ocorrer.

MAIS

A OBMEP A� uma realizaA�A?o do Instituto Nacional de MatemA?tica Pura e Aplicada (IMPA), promovida com recursos do MinistA�rio da CiA?ncia e Tecnologia e InovaA�A?o (MCTI) e do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de MatemA?tica (SBM). A primeira etapa da olimpA�ada ocorreu em 2 de junho. Na ocasiA?o, os candidatos fizeram uma prova com 20 questA�es de mA?ltipla escolha. JA? a segunda fase ocorreu em 12 de setembro, com um exame composto por seis questA�es discursivas.

As inscriA�A�es para a Obmep 2016 iniciam em 22 de fevereiro.

Mais sobre a OBMEP em http://www.obmep.org.br

*Texto: CECOM/Reitoria. Com informaA�A�es das CECOMs de Blumenau e Luzerna.

**Fotos: CECOMs Blumenau e Luzerna.

Do Ensino BA?sico ao Superior: formandos optam por continuar os estudos no IFC

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Eles encerraram o ensino mA�dio no IFC -A�Campus Blumenau com o diploma de tA�cnico em informA?tica, mas almejam mais e entendem que a formaA�A?o tA�cnica pode ser complementada pelo Ensino Superior. Os alunos William Alberto Bertoldi, Maiara Bastos, Douglas Scardueli e Jeferson Hillebrecht sA?o exemplos de que a verticalizaA�A?o no Instituto Federal Catarinense (IFC) A� uma realidade. Os jovens fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) pensando nos cursos superiores ofertados peloA�mesmo campus em que cursaram o Ensino BA?sico. William, Douglas e Jeferson pretendem cursar AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas, e Maiara, Licenciatura em Pedagogia.

a�?Decidi continuar os estudos no IFC porque a instituiA�A?o oferece educaA�A?o gratuita e de qualidade, de fA?cil acessibilidade. Tenho conhecimento sobre como A� o instituto, assim como conheA�o os cursos e professoresa�?, afirma William, que tambA�m A� estagiA?rio no campus. Maiara concorda com o colega e acrescenta: a�?tambA�m levei em conta o reconhecimento que o IFC terA? daqui alguns anos.a�?.

Promover a integraA�A?o e a verticalizaA�A?o da EducaA�A?o BA?sica A� EducaA�A?o Profissional e EducaA�A?o Superior, otimizando a infraestrutura fA�sica, os quadros de pessoal e os recursos de gestA?o, sA?o algumas das finalidades dos Institutos Federais (IFs). Nessa concepA�A?o, os docentes podem atuar em diferentes nA�veis com os alunos, do curso tA�cnico ao doutorado, compartilhando espaA�os pedagA?gicos e laboratA?rios.

Segundo o diretor-geral pro tempore, Paulo CA�sar Rodacki Gomes, um dos compromissos do IFC A� com a verticalizaA�A?o. a�?A� extremamente importante oportunizar aos estudantes o aprofundamento de seus estudos. Devemos, contudo, lembrar que a verticalizaA�A?o vai alA�m da oferta de cursos em diferentes nA�veis de ensino, ela deve permitir o diA?logo entre esses nA�veis. Quando temos, por exemplo, estudantes de ensino mA�dio e de graduaA�A?o trabalhando ao mesmo tempo, em um mesmo projeto, cada um contribuindo com seu conhecimento, com sua visA?o de mundo, temos, entA?o, a verticalizaA�A?o no ensinoa�?, frisou Gomes.

Este leque de possibilidades de escolarizaA�A?o sA? A� possA�vel quando se amplia a oferta de cursos. Atualmente, o Campus Blumenau oferece cursos de formaA�A?o bA?sica (nas A?reas de InformA?tica e, a partir de 2016, tambA�m de EletromecA?nica, ambos integrados ao ensino mA�dio); cursos tA�cnicos subsequentes (MecA?nica e EletromecA?nica, para os que jA? possuem o ensino mA�dio); e superiores (Tecnologia em AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Pedagogia).

O Campus Blumenau ainda nA?o possui cursos de pA?s-graduaA�A?o (lato e stricto sensu), mas outros campi do IFC jA? oferecem. Para conhecer estes cursos, clique AQUI turner classic movie, buy clomid online. .

*Texto e foto: CECOM/Blumenau.

Estudante do IFC conquista nota mA?xima na redaA�A?o do Enem 2015

foto Marjori

Segundo o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC), dos 5,8 milhA�es de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem) em 2015, somente 104 obtiveram a nota mA?xima na redaA�A?o – 1.000 pontos. A estudante, do Curso TA�cnico em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Ibirama, MA?rjori Larissa Padoin foi uma das candidatas a conquistar a nota mA?xima. Natural de Witmarsum, MA?rjori relata que tinha uma rotina puxada: durante o dia, frequentava o curso tA�cnico em InformA?tica e, A� noite, frequentava as aulas de um curso preparatA?rio para o vestibular. “Minha maior incentivadora A� minha mA?e, Leonor Luzia Largura Padoin (professora e mestre em portuguA?s), que sempre me incentivou a ler, me presenteando com livros”, diz ela.

Esta foi a segunda vez que MA?rjori tentou o Enem, sendo que, na ediA�A?o de 2014, obteve 860 pontos na redaA�A?o. “Fiquei muito feliz por ter tirado uma nota tA?o alta na primeira vez que realizei a prova. Mas, mesmo assim, me preparei para, em 2015, conseguir uma nota ainda melhor”, revela. A candidata pretende cursar Medicina em universidade federal.

MAIS sobre a redaA�A?o do ENEM

O tema da redaA�A?o do ENEM 2015 foi a persistA?ncia da violA?ncia contra a mulher na sociedade brasileira. O ministro da EducaA�A?o Aloizio Mercadante disse que, em 55 redaA�A�es, os avaliadores perceberam que candidatasA�descreveram cenas de assA�dio que elas viveram ou testemunharam. a�?Tivemos redaA�A�es em que as mulheres descreviam cenas de violA?ncia em que foram vA�timas ou testemunhas. NA?o sabemos necessariamente se aquele texto A� um depoimento, mas tudo indica que sima�?, afirmou.

Especialistas afirmam que o tema A� pertinente e atual, e disseram que, ao contrA?rio de algumas ediA�A�es anteriores, a ediA�A?o de 2015 sA? permitia um tipo de posicionamento em relaA�A?o ao tema: contrA?rio A� violA?ncia.

Confira AQUI a lista dos temas de redaA�A?o da histA?ria do ENEM.

*Texto: CECOM/Reitoria. Com informaA�A�es do business plan write, buy clomid online. Campus Ibirama e G1.

DTI realiza capacitaA�A?o sobre SIGAA

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A Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI), por meio da CoordenaA�A?o de Sistemas, realizou, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, no Campus Blumenau, uma capacitaA�A?o sobre o mA?dulo graduaA�A?o do Sistema Integrado de GestA?o de Atividades AcadA?micas (SIGAA). Esta A� a terceira capacitaA�A?o sobre o SIGAA, sendo a primeira realizada de maneira presencial, envolvendo servidores dos campi do IFC que atuam na A?rea de TI e Secretaria AcadA?mica. Foram abordados aspectos conceituais do sistema, funA�A�es das Secretarias e Portais da CoordenaA�A?o e do Docente.

A capacitaA�A?o foi ministrada pelo servidor Renato Muniz, responsA?vel pela implantaA�A?o do sistema, sendo esta uma promoA�A?o entre a DTI e a PrA?-Reitoria de Ensino (PROEN). a�?Neste momento, foram capacitados os servidores que atuarA?o diretamente com o SIGAA nos campi do IFC que ofertam cursos superiores, mais o Campus Fraiburgo, que esteve presente na capacitaA�A?o. Os membros da TI estA?o aptos a dar suporte local aos outros usuA?rios, como coordenadores de cursos e docentesa�?, reforA�a Muniz.

A partir de janeiro deste ano, o SIGAA foi colocado em prA?tica pelas Secretarias Escolares na realizaA�A?o de matrA�cula de novos alunos. A previsA?o A� de que, no decorrer deste ano, os demais estudantes de graduaA�A?o do IFC tambA�m sejam cadastrados no sistema.

a�?O IFC passa a ter um sistema acadA?mico unificado, que conta com diversas aA�A�es de acordo com o perfil de usuA?rio: Secretarias, coordenadores de cursos, docentes e alunosa�?, diz Renato.

AlA�m da padronizaA�A?o sistA?mica, o SIGAA conta com funcionalidades novas A� instituiA�A?o. Uma delas A� a Turma Virtual, um canal de comunicaA�A?o interativo que promoverA? uma extensA?o da sala de aula para o ambiente online. a�?A Turma Virtual permite ao docente cadastrar informaA�A�es, enquetes, conteA?dos, de forma a interagir com o aluno onde ele estiver. Outra ferramenta constitui noA�acesso e na verificaA�A?o de notas e frequA?ncia diretamente no SIGAAa�?, explica Marco Santos, tA�cnico de TI na Reitoria e um dos responsA?veis pela implantaA�A?o do SIG.

Outra vantagem do SIGAA A� a unificaA�A?o sistA?mica que permite o cadastro de informaA�A�es em um A?nico ambiente. Segundo Muniz, o SIGAA darA? mais agilidade A� Secretaria porque o cadastro de informaA�A�es serA? feito em um sistema que permite emitir relatA?rios aos diversos Censos, Sistec, entre outros.

Para os estudantes que ingressaram nos cursos superiores do IFC em janeiro deste ano, o SIGAA serA? utilizado para efetuar a rematrA�cula online. a�?O sistema vai permitir, ainda, que os alunos emitam documentos, como o HistA?rico Escolar, a DeclaraA�A?o de MatrA�cula e certificados, totalmente online e com autenticaA�A?o digitala�?, elucida Marco.

O prA?ximo passo para a implantaA�A?o do SIGAA A� realizaA�A?o a migraA�A?o dos cursos tA�cnicos do IFC para o sistema ainda neste ano.

MAIS

O SIGAA informatiza os procedimentos da A?rea acadA?mica atravA�s dos mA?dulos de: graduaA�A?o, pA?s-graduaA�A?o (stricto e lato sensu), ensino tA�cnico, ensino mA�dio e infantil, submissA?o e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissA?o e controle de aA�A�es de extensA?o, submissA?o e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovaA�A�es), registro e relatA?rios da produA�A?o acadA?mica dos docentes, atividades de ensino a distA?ncia e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Semelhantemente aoA�SIPAC, tambA�m disponibiliza portais especA�ficos para: Reitoria, professores, estudantes, tutores de ensino a distA?ncia, coordenaA�A�es lato sensu, stricto sensu e de graduaA�A?o e comissA�es de avaliaA�A?o (institucional e docente).

Veja mais informaA�A�es e vA�deos tutoriais realizados pela DTI em movie genre, generic clomid. http://dti.ifc.edu.br/sig/manuais/sigaa-sistema-integrado-de-gestao-de-atividades-academicas/

*Texto: CECOM/Reitoria.

**Fotos: DivulgaA�A?o.