how to write conclusions, generic clomid. Nos dias 9 e 10 de abril, o Instituto Federal Catarinense CA?mpus Rio do Sul participou da segunda ediA�A?o da Feira de Agroecologia e Economia SolidA?ria. O evento fazia parte da programaA�A?o dos 84 anos da cidade de Rio do Sul e aconteceu na PraA�a Ermembergo Pellizetti. De acordo com o servidor da CoordenaA�A?o-Geral de ProduA�A?o (CGP) Eder Favreto, a feira proporcionou aos visitantes o conhecimento dos produtos produzidos e preparados ao longo das atividades prA?ticas do Curso TA�cnico de AgroecologiaA� do IFC.
AlA�m da mostra de sementes crioulas a�� adaptadas A� pratica orgA?nica -, tais como feijA?o, milho, arroz, leucena e ervilha, o estande do IFC contou com doaA�A�es de mudas frutA�feras, guabiju, goiaba serrana, uvaA�a e cereja do mato. O servidor Eder enfatiza a relevA?ncia na participaA�A?o da feira: a�?a mostra A� importante para a divulgaA�A?o e o fortalecimento com parcerias voltadas A� agroecologiaa�?. O curso TA�cnico de Agroecologia foi representado pelo alunos Lucas dos Santos, do segundo ano.
Os maquinA?rios que chegaram na segunda semana de abril ao CA?mpus Blumenau sA?o de grande importA?ncia para os cursos tA�cnicos de MecA?nica e EletromecA?nica, que estA?o em fase de implantaA�A?o no CA?mpus. Foram adquiridos trA?s tornos mecA?nicos industriais e uma fresadora ferramenteira, que se somam aos equipamentos jA? disponA�veis no CA?mpus: 15 equipamentos de soldagem elA�trica, cinco tornos mecA?nicos, furadeira de bancada, serra mecA?nica, bancadas de instalaA�A�es elA�tricas e outros instrumentos e ferramentas relacionados aos cursos.
Os maquinA?rios, que juntos pesam cerca de quatro toneladas, foram trazidos do CA?mpus de Ibirama. O IFC contou com a parceria da empresa SobretensA?o, de Blumenau, que fez gratuitamente o transporte.
Para o coordenador de EletromecA?nica, professor Luciano Sena, as aulas prA?ticas dos cursos tA�cnicos motivam os alunos, e o laboratA?rio estA? preparado para receber os novos equipamentos. a�?AlA�m disso, com esta nova realidade, temos, agora, a possibilidade de desenvolver atividades prA?ticas de pesquisa e extensA?o, nas A?reas de EletromecA?nica e MecA?nica, alA�m de podermos trabalhar com outros cursos na prestaA�A?o de serviA�os. As possibilidades sA?o muitas e o pessoal estA? empolgado. Este clima jA? pode ser sentido em toda a comunidade do CA?mpusa�?, observa Sena.
Dentre as disciplinas prA?ticas nas quais poderA?o ser A?teis esses equipamentos estA?o Processos de FabricaA�A?o, Processo de ProduA�A?o Industrial, Metrologia e Desenho.
Desde 2013, a Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) do IFC realiza pesquisas e estudos para a implantaA�A?o de um sistema de gestA?o que possa atender diversas demandas internas e externas. No mesmo ano, iniciaram as tratativas com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para que fosse firmada uma parceria na troca e adaptaA�A?o de tecnologia. Foi em abril de 2014 que o Termo de CooperaA�A?o entre as instituiA�A�es foi assinado, com previsA?o de tA�rmino em abril de 2017, momento em que o Sistema de IntegraA�A?o de GestA?o (SIG) estarA? definitivamente implantado no IFC.A�Realize o AUTOCADASTRO.
O SIG A� formado por seis sistemas integrados, desenvolvidos pela UFRN, e estA? em fase de implantaA�A?o interna, que estA? sendo realizada pelas equipes de TI do IFC, sob a coordenaA�A?o da DTI. CompA�em o SIG: SIGAA, SIPAC, SIGRH, SIGAdmin, SIGEventos e SIGEleiA�A�es. Abaixo explicamos melhor as funcionalidades de cada um deles.
O objetivo da parceria A� promover a implantaA�A?o do SIG no IFC, proporcionando aos seus pA?blicos internos um sistema de gestA?o administrativa e de gerA?ncia de dados. Ao todo, foi investido R$1.440.891,00 na cooperaA�A?o tA�cnica, sendo que o A?ltimo repasse de verba acontece em fevereiro de 2016.
Segundo Renato Muniz, coordenador de Sistemas do IFC, neste perA�odo de implantaA�A?o e consolidaA�A?o, foram realizadas sugestA�es de adequaA�A?o ao SIG conforme as necessidades do IFC. a�?Um exemplo foi o desenvolvimento do mA?dulo para o TA�cnico Integrado, que A� uma peculiaridade da nossa instituiA�A?o. AlA�m disso, temos todo o suporte necessA?rioa�?, disse. Por meio desta cooperaA�A?o, o IFC tem acesso ao banco de dados e cA?digo-fonte do SIG. a�?A escolha por este sistema se deu apA?s pesquisas, pelas quaisA�percebemos que o SIG atenderia melhor a realidade do IFCa�?, completa Muniz.
SA?o diversos os benefA�cios para a instituiA�A?o com a implantaA�A?o do sistema unificado de gestA?o. Alguns deles sA?o enumerados pelo coordenador de Sistemas:
1) Velocidade: a�?Ao unificar a informaA�A?o em ambiente A?nico, temos velocidade na coleta de dados, como o nA?mero de alunos, contratos, entre outros, alA�m de mais agilidade nas respostas de auditorias internas e externasa�?;
2) Procedimentos unificados: a�?Atualmente, cada unidade realiza os seus processos de uma forma. Com o SIG, precisaremos unificar os processos internos, como o pedido de diA?rias. Isso tambA�m reduz o erro, pois serA? feito via sistemaa�?;
3) InformatizaA�A?o dos processos: a�?Na substituiA�A?o de servidores, os procedimentos estarA?o no SIG. Assim, a continuidade dos trabalhos nA?o serA? interrompida. A informatizaA�A?o tambA�m reduz a quantidade de papel impresso circulando na instituiA�A?oa�?.
Para Izabel NazarA� Campos, responsA?vel pelo Setor de Protocolo da Reitoria, o SIG permitiu a padronizaA�A?o de assuntos de acordo com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). a�?Antes, os assuntos dos processos nA?o eram padronizados, o que acarretou no retorno de processos enviados a outros A?rgA?os porque o assunto nA?o condizia com o conteA?do do mesmo. AlA�m disso, o sistema A� mais moderno, A?gil, eficiente e padroniza os documentosa�?, afirma.
O SIG estA? sendo implantado na Reitoria e em todos os cA?mpus do IFC para acesso dos servidores. Para isso, a equipe de TI migra os dados existentes e realiza capacitaA�A�es com os setores e usuA?rios. a�?A equipe A� formada por TIs da Reitoria e dos cA?mpus que se revezam na capacitaA�A?o dos usuA?rios conforme a sua regiA?o de atuaA�A?oa�?, explica Renato.
Dois sistemas nA?o estavam previstos quando foi assinado o Termo de CooperaA�A?o, mas foram implantados devido A� necessidade institucional. a�?O SIGEventos jA? foi implantado e o SIGEleiA�A�es estA? em fase de testes. Este A?ltimo foi solicitado mediante o Conselho Superior em reuniA?o realizada em marA�o deste ano e deve ser utilizado nas prA?ximas eleiA�A�es de Consuper, Reitor e Diretor-Gerala�?, esclarece Muniz.
a�?Toda mudanA�a gera um certo desconforto aos usuA?rios, mas o SIG A� melhor e mais completo pois aplicamos os mesmos termos usados por outras instituiA�A�es, o que nA?o gera conflito. O sistema permite, ainda, que o usuA?rio acompanhe o processo e receba as atualizaA�A�es via e-maila�?, reforA�a Izabel.
Este A�, atualmente, o projeto mais importante desenvolvido pela DTI. Para que fosse possA�vel sua realizaA�A?o, alA�m dos recursos aplicados no Termo de CooperaA�A?o, houve investimentos em infraestrutura fA�sica e emA�recursos humanos. a�?Os investimentos realizados foram altos e visam, acima de tudo, trazer benefA�cios permanentes para todo o IFCa�?, finaliza Renato.
AlA�m das funcionalidades administrativas e de gestA?o, o SIG disponibiliza portais especA�ficos para os pA?blicos, como alunos, EAD, docentes, comissA�es, etc. Ainda, permite a criaA�A?o de fA?runs internos para proporcionar o debate e a construA�A?o coletiva. Para ter acesso a tudo isso, realize o seu AUTOCADASTRO. Veja como AQUI.
VocA? tem acesso, ainda, a mais informaA�A�es e manuais sobre o SIG e seus mA?dulos em http://dti.ifc.edu.br.
ConheA�a cada um dos sistemas que compA�em o SIG:
SIGAA (Sistema Integrado de GestA?o de Atividade AcadA?mica): voltado ao ambiente acadA?mico, A� composto por 22 mA?dulos. Visa acompanhar o vA�nculo dos alunos (matrA�culas, notas e atestados de frequA?ncias), informatizar os procedimentos da A?rea acadA?mica (submissA?o e controle de projetos e bolsistas de pesquisa e ensino, submissA?o e controle de aA�A�es de extensA?o), alA�m de disponibilizar registros e relatA?rios da produA�A?o acadA?mica dos docentes, atividades de ensino a distA?ncia e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.
SIPAC (Sistema Integrado de GestA?o de PatrimA?nio, AdministraA�A?o e Contratos): voltado ao perfil administrativo, A� composto por 23 mA?dulos. Oferece uma operaA�A?o fundamental para gestA?o das unidades responsA?veis pelas finanA�as, patrimA?nio e contratos, integrando totalmente a A?rea administrativa, desde a requisiA�A?o atA� o controle de orA�amento.
SIGRH (Sistema Integrado de GestA?o de Recursos Humanos): responsA?vel pelos procedimentos de Recursos Humanos, A� formado por 22 mA?dulos. Oferta a marcaA�A?o e alteraA�A?o de fA�rias, cA?lculos de aposentadoria, avaliaA�A?o funcional, dimensionamento de forA�as de trabalho, controle de frequA?ncias, concursos, capacitaA�A�es, atendimento online, serviA�os e requerimentos, registros funcionais e relatA?rios de RH.
SIGAdmin (Sistema Integrado de GestA?o da AdministraA�A?o e ComunicaA�A?o): formado pelas A?reas de AdministraA�A?o e ComunicaA�A?o, A� gerenciadoA�pela equipe de TI e pela CECOM. Neste espaA�o, A� realizada a administraA�A?o e gestA?o dos 5 sistemas integrados. Gerencia usuA?rios, permissA�es, unidades, mensagens, notA�cias, sites e portais, entre outras funcionalidades.
SIGEventos (Sistema Integrado de GestA?o de Eventos): A� uma ferramenta para a GestA?o de Eventos que facilita o desenvolvimento de atividades e produA�A�es da comunidade acadA?mica. O sistema disponibiliza uma pA?gina para cada evento, que poderA? trazer informaA�A�es relevantes, descriA�A?o do evento, banner, imagem dos responsA?veis e dos patrocinadores, certificado, programaA�A?o, localizaA�A?o por meio de mapa, identificaA�A?o dos organizadores, entre outras. O acesso a este sistema serA? realizado via cadastro na pA?gina principal, ou via login e senha para participantes que jA? tA?m vA�nculo com o IFC. O sistema ainda abre espaA�o para a submissA?o e distribuiA�A?o de trabalhos para avaliaA�A?o, disponibiliza emissA?o de credenciais e traz suas funcionalidades nas lA�nguas inglesa e espanhola, alA�m do portuguA?s como idioma oficial.
SIGEleiA�A�es (Sistema Integrado de EleiA�A�es): voltado A� realizaA�A?o de eleiA�A�es em formato online. EstA? em fase de testes.
A DTI desenvolveu um videoaula para auxiliar no preenchimento do formulA?rio do autocadastro do SIG. ApA?s o preenchimento do formulA?rio, vocA? deve aguardar o recebimento do e-mail de confirmaA�A?o do autocadastro. Para confirmaA�A?o, vocA? deve seguir as orientaA�A�es recebidas no seu e-mail. AUTOCADASTRO AQUI.
Abaixo disponibilizamos os links para acesso ao vA�deo explicativo de autocadastro e para tela de inA�cio do sistema.
As atividades de equoterapia realizadas no CA?mpus Rio do Sul foram retomadas no dia 11 de fevereiro. O projeto estA? no terceiro ano de atividade. Cerca de 10 crianA�as utilizam o serviA�o atualmente, e, nesta quarta-feira (9), os praticantes foram contemplados com uma nova aquisiA�A?o, o Equino Pepeu, que A� o novo Cavalo Terapeuta integrante da equipe.
As sessA�es acontecem todas as quartas, no perA�odo vespertino. SA?o destinados a cada praticante 30 minutos de atividade, dispondo de uma equipe formada pela professora Vera L. F. Praniz, o fisioterapeuta Jean M. Baumer, a psicA?loga Fernanda H. Martignago e a fonoaudiA?loga Glaucie K. de Oliveira Pinho, sendo que todos os profissionais sA?o capacitados pela AssociaA�A?o Nacional de Equoterapia (ANDE).
Os praticantes precisam passarA�por avaliaA�A�es mA�dicas para realizarem a atividade que, segundo a professora Vera, auxilia no desenvolvimento cognitivo, equilA�brio e convA�vio social. Entretanto, para a melhora na execuA�A?o da atividade, o secretA?rio de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, A?talo Goral, estA? em tratativas com a APAE e o IFC para viabilizar, atravA�s da Secretaria de AssistA?ncia Social do Estado, a construA�A?o do picadeiro, do qual jA? possui projeto arquitetA?nico e orA�amentA?rio.
De acordo com Vera, A� importante ressaltarA�a necessidade da construA�A?o do picadeiro para que haja qualidade, seguranA�a e continuidade nas sessA�es, independentemente das condiA�A�es climA?ticas; para viabilizarA�o aumento de praticantes e, quem sabe, para formar novas parcerias do IFC com municA�pios do Alto Vale.
O acesso de servidores pA?blicos a cursos de desenvolvimento tA�cnico e gerencial serA? ampliado. A oferta de capacitaA�A?o A� o objeto do acordo de cooperaA�A?o assinado na quinta-feira, 9/4, pelo presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Belchior Rocha, e o presidente da Escola Nacional de AdministraA�A?o PA?blica (Enap), Gleisson Rubin, com adesA?o das instituiA�A�es da Rede.
O acordo, assinado durante a 51A? reuniA?o ordinA?ria do Conif, marca o lanA�amento do a�?Programa Enap em Rede a�� capacitando servidoresa�?, cujo objetivo A� alcanA�ar servidores pA?blicos do Executivo Federal distribuA�dos no territA?rio nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estadual e municipal.
AtA� 2016, o programa prevA? a oferta de 200 turmas e a capacitaA�A?o de seis mil servidores em todo o Brasil. Para o presidente do Conif, a iniciativa contribuirA? para otimizar a qualidade do serviA�o pA?blico, fazendo com que a sociedade seja melhor atendida. a�?As aA�A�es de formaA�A?o e capacitaA�A?o sA?o muito significativas. Dessas turmas que serA?o formadas, poderA?o sair futuros gestores pA?blicosa�?, disse Belchior Rocha.
Gleisson Rubin ressaltou semelhanA�as entre a Enap e os Institutos Federais: ambas sA?oA�uma instituiA�A?o de ensino; tA?m, na matA�ria-prima, o conhecimento; tA?m, como propA?sito, servidores bem formados. a�?Nosso maior desafio A� tornar a capacitaA�A?o prA?xima daquele que necessita, criar as condiA�A�es e prover os meios para que a aA�A?o formativa seja realizada nA?o apenas nas capitais de cada estado, mas possa, se necessA?rio for, dirigir-se A�s regiA�es mais interioranas do paA�sa�?, afirmou.
Os cursos presenciais serA?o sobre os seguintes temas: elaboraA�A?o de editais para aquisiA�A�es no setor pA?blico; elaboraA�A?o de termos de referA?ncia e projetos bA?sicos para contrataA�A?o de bens e serviA�os; gestA?o e fiscalizaA�A?o de contratos administrativos; fundamentos da gestA?o da logA�stica pA?blica e teoria geral da licitaA�A?o; gestA?o de materiais; elaboraA�A?o de indicadores de desempenho institucional; elaboraA�A?o de projetos; gestA?o da estratA�gia com o uso do balanced scorecard (BSC); gestA?o orA�amentA?ria e financeira e gestA?o do orA�amento pA?blico.
* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif. Com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o da Enap.
O CA?mpus Fraiburgo promoveu no dia 11 de abril de 2015 o II Dia da AA�A?o Social, no centro de Eventos de Fraiburgo. O evento teve como objetivo incentivar a prA?tica da cidadania na regiA?o de Fraiburgo, alA�m de oferecer assistA?ncia A� populaA�A?o de baixa renda, contando, para isso, com o envolvimento e a integraA�A?o de toda a comunidade fraiburguense.
De acordo com o Diretor-Geral pro tempore do CA?mpus Fraiburgo, FA?bio JosA� Rodrigues Pinheiro, o evento A� uma aA�A?o direcionada essencialmente A� comunidade externa, e principalmente A�quela carente, que mais necessita de suporte. a�?Somos uma A?rgA?o pA?blico e, portanto, podemos e devemos fazer a nossa funA�A?o social nA?o sA? dentro mas tambA�m fora da escolaa�?, destacou o diretor.
Foram mais de 60 empresas participantes como patrocinadoras ou envolvidas diretamente nas aA�A�es, tais como corte de cabelo, massagem, designer de sobrancelhas, maquiagem, teste de tipagem sanguA�nea, alA�m de teste de visA?o (A?tica pA�rola), esclarecimento sobre algumas doenA�as e sobre como adquirir uma alimentaA�A?o saudA?vel.
A alegria era contagiante e estava presente nA?o somente nos rostos das crianA�as que participaram das brincadeiras com os palhaA�os ou assistiram A�s apresentaA�A�es culturais e esportivas, mas tambA�m em todos os envolvidos. a�?Levo comigo o lema de fazer o bem sem olhar a quem!a�?, declarou a professora Thais de Matos, envolvida na organizaA�A?o do evento.
Segundo o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Tiago Lopes GonA�alves, a�?sA? conseguimos tanto sucesso devido a participaA�A?o efetiva dos nossos servidores, que abraA�aram mais uma vez a causa em prol do bem-estar sociala�?.
De acordo com os organizadores do evento, a II AA�A?o Social do IFC contou com a participaA�A?o de mais de 1200 pessoas, entre visitantes e parceiros. Para a organizadora do evento, professora Elaine Ribeiro, a proposta do evento foi alcanA�ada, pois o objetivo maior do evento era a�?fortalecer a responsabilidade social da instituiA�A?o, ao mesmo tempo em que contribui para a construA�A?o da cidadania e cultura democrA?tica, criando um espaA�o para integraA�A?o da Comunidade com o IFC, fomentando o exercA�cio da participaA�A?o cidadA? e consciA?ncia crA�ticaa�?, finalizou a professora.
Mais sobre o Projeto
Nome do Projeto : II Dia da AA�A?o Social.
Local: Centro de Eventos de Fraiburgo.
Dia do evento: SA?bado a�� 11/04/2015.
HorA?rio: 09h A�s 16h.
Estimativa de participantes: 1.200 pessoas.
NA?mero de parceiros e patrocinadores envolvidos no projeto: 70.
NA?mero de estandes: 30.
ResponsA?vel pela organizaA�A?o do evento: Instituto Federal Catarinense CA?mpus Fraiburgo.
Objetivo Geral: Incentivar a prA?tica da cidadania na regiA?o de Fraiburgo.
Objetivos EspecA�ficos:
a�� Envolver e integrar a Comunidade de Fraiburgo;
a�� Oferecer assistA?ncia A� populaA�A?o de baixa renda.
Principais serviA�os que foramA�oferecidos durante a aA�A?o:
a�� OrientaA�A�es sobre saA?de (verificaA�A?o de pressA?o arterial, orientaA�A�es sobre a saA?de da mulher, orientaA�A?o odontolA?gica, orientaA�A?o nutricional, teste de HIV/sA�filis e hepatite, alA�m de fornecimento de preservativos e folders);
a�� Pesagem de crianA�as pela Pastoral da CrianA�a;
a�� Teste de tipagem sanguA�nea;
a�� ExposiA�A?o de artesanato;
a�� Atividades esportivas e brincadeiras;
a�� ApresentaA�A�es de danA�a e karatA?;
a�� DoaA�A?o de mudas;
a�� Corte de Cabelo;
a�� Pintura de unhas;
a�� Maquiagem;
a�� Designer de sobrancelhas;
a�� Massagem;
a�� Mateada: distribuiA�A?o de erva-mate e A?gua quente;
a�� Sorteio de brindes.
essay structures, clomid reviews. Que tal aprender blues ao som da harmA?nica? Ou entA?o usar uma fA?rma redonda de bolo para produzir o corpo de uma guitarra? O projeto “Blues no CA?mpus” oportuniza esses e outros aprendizados aos alunos do CA?mpus Blumenau. O workshop sobre a harmA?nica (tambA�m conhecida como gaita de boca), ministrado pelo professor Ricardo Bergamo, no dia 8 de abril, deu inA�cio aos encontros, que ocorrerA?o sempre A�s quartas-feiras, A�s 14 horas.
O professor demonstrou o som de vA?rios estilos de gaita de boca, apresentando as peculiaridades de cada uma, que variam de acordo com quantidade de furos, escala, extensA?o e disposiA�A?o das notas nos furos. Durante a apresentaA�A?o, ainda mostrou aos alunos o som com microfone, pedal e amplificador, para ilustrar a histA?ria da gaita de boca nos palcos.
Bergamo A� um dos idealizadores do projeto, ao lado do professor Anderson Nereu Galcowski. Eles explicam que A� possA�vel fabricar instrumentos musicais utilizando lixo reciclA?vel, ao mesmo tempo em que se aprende teoria musical. O projeto ainda conta com o apoio de alunos de mA?sica do Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid), da Universidade de Blumenau (FURB).
Bergamo conta que o objetivo do “Blues no CA?mpus” A� trabalhar musicalidade, arte e cultura em um mesmo projeto. a�?Esta A� uma forma divertida de cativar os alunos para a musicalidade, por meio de uma abordagem diferente e motivadoraa�?, acrescenta.
Para participar, basta estar regularmente matriculado no CA?mpus Blumenau.
No dia 26 de fevereiro as turmas A, B e C do segundo ano do curso TA�cnico em AgropecuA?ria realizaram uma visita A�s instalaA�A�es da 20A? ediA�A?o do Dia de Campo da Copercampos, que A� um dos maiores eventos do agronegA?cio brasileiro, realizado na cidade de Campos Novos. Os responsA?veis pela atividade foram os professores Everton Eduardo L. Dias Juffo, que leciona Zootecnia, Rony da Silva (ConstruA�A�es Rurais) e Clovissom M. Boeira de Oliveira (Solos e Agricultura).
Cerca de 90 alunos participaram da visitaA�A?o e, segundo o professor Everton, a integraA�A?o das turmas A� de suma importA?ncia para o contato com o cenA?rio tecnolA?gico e empresarial no ramo do agronegA?cio. a�?Os alunos puderam observar pesquisas realizadas no Campo Demonstrativo para a validaA�A?o de novas tecnologias, desenvolvimento e melhoria na eficiA?ncia produtiva. Essas atividades diferenciadas proporcionam ao estudante um contato direto com a tecnologia e o mercadoa�? diz.
A Copercampos tem parcerias com empresas nos segmentos de sementes, fertilizantes, agroquA�micos e expositores em geral, e os resultados dos testes com sementes, produtos quA�micos e tA�cnicas de produA�A?o servem de referA?ncia para o planejamento dos associados A� cooperativa e agropecuA?rias visitantes.
Seis turmas fazem visita A� propriedade demonstrativa da Cravil
Aproximadamente 140 alunos das turmas A, B e C do segundo e terceiro ano do curso TA�cnico em AgropecuA?ria participaram, nos dias 11 e 12 de fevereiro, do Dia de Campo da Cravil. Os professores responsA?veis, Everton Eduardo L. Dias Luffo (Zootecnia) e FabrA�cio Campos Masieiro (MecanizaA�A?o AgrA�cola), tiveram como principal intuito apresentar por meio da propriedade demonstrativa da Cravil, na cidade de Lontras, os mA�todos de tecnologia da empresa, voltados para a agricultura no A?mbito regional.
Na tarde de segunda-feira (6/4), foi realizada a comemoraA�A?o do aniversA?rio de 22 anos do IFC CA?mpus Santa Rosa do Sul. A Escola AgrotA�cnica Federal de Sombrio foi inaugurada em 5 de abril de 1993; em 2009 passou a ser cA?mpus do Instituto Federal de EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia Catarinense e, em 10 de junho de 2014, teve sua nomenclatura alterada, atendendo a reivindicaA�A?o da comunidade, para o nome do municA�pio que a acolheu.
ApA?s o almoA�o comemorativo, foram realizadas atividades no saguA?o, as quaisA�iniciaram com o pronunciamento do diretor-geral, Carlos Krause, que agradeceu a organizaA�A?o do evento e salientou a importA?ncia de cada uma das pessoas que fizeram e fazem parte destes 22 anos de histA?ria.
Foi realizada a entrega da premiaA�A?o do concurso fotogrA?fico a�?IFC em FOTOa�?, que teve o objetivo de contribuir para a preservaA�A?o da memA?ria da cultura escolar, promover a ocupaA�A?o educativa do tempo de lazer e o aprofundamento da interaA�A?o da comunidade escolar. Na modalidade a�?paisagens naturais e/ou construA�dasa�?, recebeu a premiaA�A?o a acadA?mica Daniela Tomazeli.
A programaA�A?o seguiu com as apresentaA�A�es do Grupo de TradiA�A?o e Cultura (GTC) e dos alunos JoA?o Pedro Lipert, do curso TA�cnico em AgropecuA?ria, e Lucas Rampinelli, do Curso da Engenharia AgronA?mica, que cantaram o tradicional a�?ParabA�ns pra vocA?a�?.
O IFC CA?mpus ConcA?rdia recebeu, na noite de 1A? de abril, a 9A? Mostra de Cinema e Direitos Humanos no HemisfA�rio Sul. A mostra compA�e uma das estratA�gias do governo federal para a consolidaA�A?o da cultura de respeito aos direitos humanos. AlA�m disso, a iniciativa tem como objetivo ajudar a difundir obras que problematizam e abordam a questA?o dos Direitos Humanos de diversas formas.
Foi exibido o filme a�?Que bom te ver vivaa�?, que mostra oito ex-presas polA�ticas falando sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiA?ncia de ter sobrevivido, com depoimentos intercalados com reflexA�es de uma personagem anA?nima . O filme A� o primeiro longa-metragem dirigido por LA?cia Murat, em 1989. Foi premiado como melhor filme no XXII Festival de BrasA�lia.
A atividade iniciou A�s 19h30, no auditA?rio do cA?mpus, e contou com a presenA�a de estudantes do ensino mA�dio e servidores do cA?mpus. Houve um intervalo na exibiA�A?o do longa-metragem, quando os professores Edimar Sergio da Silva e Eduardo Moro conduziram breves falas a respeito dos temas presentes na obra cinematogrA?fica. Edimar fez uma contextualizaA�A?o sobre o perA�odo de ditadura militar no paA�s, compartilhando com os estudantes presentes diversos aspectos da histA?ria brasileira. Eduardo apresentou documentos de interesse relacionado ao assunto, como a DeclaraA�A?o Universal dos Direitos Humanos.