Jornalista do Campus ConcA?rdia apresenta trabalho no IntercomSul

nana_intecomA jornalista do Instituto Federal Catarinense -A�Campus ConcA?rdia, Nanachara Carolina Sperb, participou do XVII Congresso de CiA?ncias da ComunicaA�A?o na RegiA?o Sul a�� Intercom Sul. O evento foi realizado entre 26 e 28 de maio, em Curitiba-PR, e teve como tema central a�?ComunicaA�A?o e EducaA�A?o: caminhos integrados para um mundo em transformaA�A?oa�?.

Com debates de carA?ter analA�tico e propositivo pautados pelas reflexA�es de especialistas e convidados de referA?ncia regional e nacional, os participantes tiveram acesso a perspectivas diversas sobre as formas de representaA�A?o da cidade na contemporaneidade, em seus respectivos territA?rios.

Nanachara apresentou o trabalho intitulado a�?PresenA�a da heterogeneidade enunciativa nas publicaA�A�es na fanpage do Facebook de uma emissora de rA?dioa�?. O artigo analisa de que forma a heterogeneidade mostrada e enunciativa no discurso de sujeitos influencia as notA�cias publicadas. A jornalista A� doutoranda do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em ComunicaA�A?o e Linguagens da Universidade Tuiuti do ParanA?.

admissions essays, Zoloft reviews.

Texto e imagem: Cecom/ConcA?rdia.

Professoras do IFC apresentam artigos no II Congresso Ibero-americano de Humanidades, CiA?ncias e EducaA�A?o

Nos dias 18 a 20 de maio de 2016, as professoras Dr.A? Chris Royes Schardosim e a doutoranda Lucyene L. S. T. Nunes participaram do II Congresso Ibero-americano de Humanidades, CiA?ncias e EducaA�A?o, evento que ocorreu na UNESC de CriciA?ma (SC). Chris e Lucyene apresentaram o artigo a�?Relatos de uma experiA?ncia multicampi sobre o ensino de espanhol a distA?ncia, utilizando tecnologias de informaA�A?o e comunicaA�A?oa�?, com o objetivo de relatar a experiA?ncia, no contexto do ensino da lA�ngua espanhola, com uso das TICs, que ocorre desde 2014, descrevendo os resultados da instrumentalizaA�A?o com mais um idioma, fundamental para o desenvolvimento profissional. As professoras trabalham em campi film reviewers, acquire Zoloft. A�diferentes (Ibirama e Sombrio), mas atuam juntas no projeto de pesquisa NUBE desde 2014.

O evento, alA�m de vA?rias atividades, tambA�m contou com a palestraA�a�?A FormaA�A?o de Professores A� Luz da Escola do Futuroa�?, com o Dr. AntA?nio NA?voa (Portugal).A�Na primeira ediA�A?o, o Congresso tambA�m aconteceu na UNESC, na cidade de CriciA?ma (SC), com a participaA�A?o de mais de 700 estudantes e professores.

A professora doutoranda Lucyene L. S. T. Nunes ainda apresentou o artigo a�?MA�dia e educaA�A?o: educaA�A?o em redea�?, com o objetivo de reforA�ar o construto de educaA�A?o em rede, atravA�s da a�?mA�dia do conhecimentoa�? como sistema integrador de agentes humanos e tecnolA?gicos a�?inteligentesa�?.A�As temA?ticas foram apresentadas no Grupo de Trabalho: a�?EducaA�A?o, Tecnologias e Cultura Digitala�?, coordenado pelas professores Dr.A? Graziela Giacomazzo (Unesc) eA�Dr. Fernando Spanhol (UFSC). O GT, no contexto do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, CiA?ncias e EducaA�A?o, visa colocar em debate a EducaA�A?o no SA�culo XXI, na perspectiva das Tecnologias de InformaA�A?o e ComunicaA�A?o (TIC), enquanto avanA�os e desafios em relaA�A?o A�s prA?ticas, ao desenvolvimento tecnolA?gico e A� produA�A?o do conhecimento cientA�fico.

Professora do Campus Luzerna realiza oficina na Semana AcadA?mica de Pedagogia

Tendo como base o projeto de extensA?o a�?Ensinando MatemA?tica com mA?sica, teatro e literaturaa�?, a professora RanA?zy Borges Neves, do IFC Luzerna, ministrou uma oficina na Semana AcadA?mica de Pedagogia do assignment helper, cheap dapoxetine. Campus Videira. O evento, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio, teve como tema central a a�?PrA?tica Escolar: Olhares a partir das PolA�ticas Educacionais e das AA�A�es Docentesa�?.

De acordo com RanA?zy, o projeto de extensA?o foi concebido para oferecer curso de capacitaA�A?o, inicialmente, para professores de MatemA?tica de ensino fundamental II e mA�dio. a�?PorA�m, como os pedagogos trabalham com a MatemA?tica bA?sica nas SA�ries Iniciais (ensino fundamental I), aproveitei os conteA?dos afins ensinados, em ambos os nA�veis, e sugeri algumas ideias especA�ficas para os alunos dessa faixa etA?ria, mediante o relato das minhas experiA?ncias ao trabalhar com 5A? e 6A? anos simultaneamentea�?, fala a professora.

A oficina estabeleceuA�um resgate da histA?ria da disciplina atravA�s do matemA?tico grego Hipaso de Metaponto e do matemA?tico A?rabeA�Al-Khwarizmi, ambos interpretados pela prA?pria docente.

Segundo a professora do IFC Luzerna, o projeto possibilita uma grande interaA�A?o entre os alunos do 5A? e 6A? anos, gerando maior tranquilidade no processo de transiA�A?o entre um ano e outro. a�?A ideia tambA�m A� oportunizar um resgate da escrita e envio de cartas, o que para a grande maioria dos alunos, tA?o habituados A� era tecnolA?gica, certamente A� uma novidade.a�? Professora e participantes concluA�ram a oficina com um bate-papo, a fim de saber o que os alunos haviam achado das atividades propostas.

a�?Foi uma noite muito gratificante, pois procurei, atravA�s da mA?sica, teatro e literatura, diminuir o medo (ou trauma) que os futuros pedagogos tA?m da MatemA?ticaa�?, fala RanA?zy. a�?E o retorno que tive de alguns participantes foi exatamente esse: que passaram a gostar um pouco mais da MatemA?tica, pois foi trabalhada de forma lA?dica e interativa. Esta foi mais uma experiA?ncia que mostrou que A� possA�vel desenvolver um trabalho dinA?mico e criativo com os alunos de todos nA�veis de ensino, desde a EducaA�A?o Infantil atA� o nA�vel superiora�?, completa a docente de Luzerna.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.

Projeto de pesquisa de acadA?mica do Campus Videira serA? capA�tulo de livro

Foto_QuA�renO projeto de pesquisa da acadA?mica QuA�ren Saraiva Gomes, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Videira, intitulado a�?Uma Virtude A�tico-PolA�tica do Dizer Verdadeiro? Uma TensA?o Entre a ParrhesA�a PolA�tica e a ParrhesA�a CA�nica em Michel Foucaulta�?, foi recentemente apresentado durante o II SimpA?sio de Filosofia e Direito: Diversidade e Reconhecimento, promovido pela Universidade de Passo Fundo a�� RS.

general cover letter, cheap zithromax.

Em coautoria com o professor de Filosofia do Campus Videira, SA�rgio Fernando Maciel CorrA?a, o projeto apresentaA�uma temA?tica inA�dita no A?mbito brasileiro e proporcionarA? aos autores a publicaA�A?o do trabalho, como capA�tulo, no livro SimpA?sio de Filosofia e Direito: diversidade e reconhecimento, a ser lanA�ado, ainda neste ano, pela Editora da Universidade de Passo Fundo.

O estudo trata da noA�A?o de parrhesA�a, definida pelo filA?sofo francA?s autodidata Michel Foucault, como a capacidade que um indivA�duo tem para falar livremente, de forma aberta e destemida. Estudioso da relaA�A?o entre poder e conhecimento, Foucault influenciou de forma bastante abrangente o pensamento no meio acadA?mico, e suas teorias continuam propiciando relevantes debates sobre a A�tica e a polA�tica.

Para o professor SA�rgio, a�?a participaA�A?o de acadA?micos em eventos dessa natureza A� significativa em vA?rios aspectos. O primeiro deles A� a interdisciplinaridade. Na sessA?o de comunicaA�A�es em que a estudante QuA�ren Saraiva Gomes apresentou o seu trabalho, havia acadA?micos de Psicologia, Direito, mestrandos em EducaA�A?o, Direito, e doutorandos em Filosofia e Sociologia. Nesse espaA�o de interlocuA�A?o, a troca de experiA?ncias e o debate foram significativos. Outro aspecto importante A� a troca de experiA?ncia institucional. No evento, estavam presentes 25 diferentes instituiA�A�es de ensino, entre elas o Instituto Federal Catarinense, representado pelo Campus Videira. Nesse sentido, esse tipo de ocasiA?o A� relevante tambA�m para a InstituiA�A?o, que, por meio de incentivo A� IniciaA�A?o CientA�fica, promove uma formaA�A?o sA?lida aos seus estudantes. O desafio, portanto, A� incitar mais estudantes a participarem desse tipo de experiA?ncia, e que a InstituiA�A?o tenha fA?lego para fomentar a Pesquisa e a ExtensA?oa�?.

A pesquisa se desenvolveu entre 2015/2 e 2016/1, por meio de um estudo dos trA?s A?ltimos cursos ministrados por Foucault junto ao CollA?ge de France: La��hermA�neutique du sujet, de 1981- 1982; Le gouvernement de soi et des autres, de 1982-1983; e o Le courage de la vA�ritA�, de 1983-1984. TambA�m foram determinantes, para qualificar a produA�A?o cientA�fica, a produA�A?o de resumos crA�ticos, o exercA�cio da escrita cientA�fica e o debate nas reuniA�es com o orientador, professor SA�rgio Fernando M. CorrA?a.

Texto e imagem: Cecom/Videira.

Servidores da Reitoria publicam na Revista G.U.A.L

Os servidores, da Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), Nicole Pasini Trevisol e MA?rcio CrescA?ncio, mestres em AdministraA�A?o pela FURB, publicaram o artigo cientA�fico intitulado “O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC)” no volume 9, nA?mero 1, de 2016, da Revista de GestA?o UniversitA?ria na AmA�rica Latina (G.U.A.L.) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo foi aplicado entre os docentes do IFC, a partir do qual foram obtidas 132 respostas. “Com esses dados, pudemos identificar que os professores nA?o receberam a formaA�A?o necessA?ria para utilizar a lousa digital interativa como ferramenta de ensino-aprendizagem, sendo perceptA�vel dois grupos dentro da instituiA�A?o: 50% dos entrevistados usam a ferramenta e promovem a interaA�A?o em sala de aula, oportunizando que o prA?prio aluno seja construtor do conhecimento, e a outra metade nA?o A� adepta ao uso da lousa digital interativa em sala de aula”, explica Nicole.

O estudo ainda aponta que hA? um consenso entre os docentes de que a lousa digital interativa tem um papel importante na interaA�A?o entre professor-aluno, na construA�A?o coletiva e interativa do conhecimento, como tambA�m na inserA�A?o benA�fica de uma ferramenta que facilita o aprendizado. “GostarA�amos de agradecer a todos os docentes que responderam ao questionA?rio e contribuA�ram para a construA�A?o desse estudo, bem como A� professora Maria JosA� Carvalho de Souza Domingues pelas orientaA�A�es”, salienta CrescA?ncio. O artigo pode ser baixado na A�ntegra em https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n1p120.

critical synonym, dapoxetine online. Texto: DivulgaA�A?o.

Campus Videira tem mais um doutor entre os servidores docentes

O professor Gabriel Schmitt defendeu recentemente sua tese de doutorado pelo programa de PA?s-GraduaA�A?o em Sociologia PolA�tica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em FlorianA?polis. Com o tA�tulo a�?Redes SociopolA�ticas nas InstituiA�A�es Financeiras de Desenvolvimento: O BRDE e as AgA?ncias de Fomento da RegiA?o Sul (1995-2010)a�?, a tese fornece elementos para um exame acerca da composiA�A?o e da participaA�A?o, especialmente polA�tica e empresarial, dos cargos de comando do BRDE e das trA?s agA?ncias de fomento oficiais do sul do Brasil: BADESUL DESENVOLVIMENTO AF/RS, BADESC AF/SC e FOMENTO PARANA?. A obra apresenta um estudo das dinA?micas sociopolA�ticas prA?prias das realidades coletivas complexas em que se vive nos sA�culos XX e XXI.

Segundo Gabriel, a�?este trabalho abre um leque importante de novas possibilidades de pesquisas e anA?lises a serem realizadas acerca da presenA�a e da aA�A?o de indivA�duos que, a partir de suas influentes presenA�as no comando das instituiA�A�es examinadas, impuseram procedimentos de financiamento e de concessA?o de crA�dito para empresas privadas e para o poder pA?blico. Permite inspirar a luta por mais inserA�A?o e emancipaA�A?o de amplos setores da sociedade civil, que contam com presenA�a diminuta nas dimensA�es decisA?rias do BRDE e das agA?ncias de fomento do sul do Brasil. Ao encontrarem espaA�os mais amplos para participar das estruturas de comando destas instituiA�A�es, tais setores da sociedade civil poderiam atuar como procuradores ainda mais eficazes de suas necessidades e de seus interessesa�?.

O IFC Videira parabeniza o professor Gabriel pela valiosa conquista e se orgulha de ter mais um doutor em seu quadro de docentes.

Texto e imagens: CECOM/Videira, com informaA�A�es de Gabriel Schmitt.

essays writing services, dapoxetine online.

Docente do Campus CamboriA? tem artigo publicado no Journal of Animal Science

A docente ClA?udia Damo BA�rtoli, do Campus CamboriA?, teve um texto de sua autoria publicado no conceituado periA?dico Journal of Animal Science. O artigo, intitulado “Comparing methodologies to estimate fixed genetic effects and to predict genetic values for an Angus x Nellore cattle population”, trata de uma comparaA�A?o entre duas metodologias estatA�sticas (Least Squares e Ridge Regression) como alternativas para estimaA�A?o dos efeitos genA�ticos aditivos (raA�a) e nA?o aditivos (heterose, perdas epistA?ticas, complementariedade), que interferem no desempenho dos animais cruzados. O artigo tambA�m compara vA?rios modelos estatA�sticos, incluindo e excluindo efeitos, buscando qual o modelo mais adequado para ser utilizado nesse tipo de prediA�A?o e na seleA�A?o de animais geneticamente superiores nos rebanhos de elite.

reflection essay, clomid without prescription.

A autora A� agrA?noma, mestre e doutora em Zootecnia – Melhoramento GenA�tico de Bovinos de Corte -, e professora no Curso TA�cnico em AgropecuA?ria do Campus CamboriA?.

Texto: CECOM/Reitoria.

Docente do Campus Videira publica artigo em revista internacional

O artigo “Accuracy evaluation of an X-ray microtomography system”, de autoria do professor Jaquiel Salvi Fernandes, Doutor em FA�sica Nuclear Aplicada, foi publicado na revista cientA�fica internacional Micron.

A pesquisa, realizada em parceria com os professores Carlos Roberto Apolloni e Celso Peres Fernandes, apresenta uma avaliaA�A?o da precisA?o de um sistema de microtomografia de raios X em suas anA?lises de dados.

a�?A� uma grande satisfaA�A?o quando uma pesquisa cientA�fica A� aceita para publicaA�A?o em uma revista internacional renomada como a Micron. A tA�cnica aplicada A� relativamente nova. Dessa forma, a verificaA�A?o de tal precisA?o A� de fundamental importA?ncia para que seja aceita pela comunidade cientA�fica e pela indA?stria, como uma excelente ferramenta na anA?lise da estrutura interna de matA�rias e de seus parA?metros microestruturaisa�? destaca Jaquiel.

Esse trabalho foi realizado em parceira com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq) e a CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes).

Merece destaque tambA�m a publicaA�A?o do artigo “Isolamento TA�rmico de ResidA?ncias AtravA�s da ReutilizaA�A?o de Embalagens Tetra Pak”, um dos textosA�mais acessadas, nos A?ltimos dois anos, na Revista Brasileira de ExtensA?o. Esse projeto foi desenvolvido tambA�m pelo professor Jaquiel Salvi Fernandes e contou com a participaA�A?o das discentes egressas Ramona Jaqueline Danielewicz e Joice Secco.

how to write an apa paper, acquire clomid. Texto e imagens: CECOM/Videira.

Docente do Campus ConcA?rdia A� premiada em trA?s categorias de Concurso LiterA?rio

Maribel_medalhasNo A?ltimo sA?bado, dia 16 de abril, a professora de LA�ngua Portuguesa e Literatura Brasileira do Campus why homework is bad, dapoxetine reviews. ConcA?rdia, Maribel Barbosa da Cunha, foi premiada nas trA?s categorias do XVI Concurso LiterA?rio da Academia Criciumense de Letras. Ela recebeu medalhas pela escritura do poema a�?CoraA�A?o proparoxA�tonoa�?, do conto a�?Pimenta dedo-de-moA�aa�? e da crA?nica a�?CoraA�A?o refugiadoa�?.

O Concurso LiterA?rio da Academia Criciumense de Letras A� o maior concurso literA?rio do estado de Santa Catarina e, neste ano, recebeu mais de 1.200 textos.

Texto e imagem: CECOM/ConcA?rdia.

IFC presente no Congresso Iberoamericano de DocA?ncia UniversitA?ria

Emerson_PatrA�cia-Evento
MarA�lia Morosini (PUCRS); Miguel Zabalza (Presidente da AIDU); Emerson Estivalete (IFC/PUCRS); Patricia Estivalete (IFC); Rubya Andrade (UFFS/PUCRS); Eloisa Wiebusch (IF-Sul/PUCRS).

O IFC esteve representado no IX Congresso Iberoamericano de DocA?ncia UniversitA?ria, ocorrido na cidade de Murcia, na Espanha, pelos professores Emerson Bianchini Estivalete e Patricia Blini Estivalete, ambos do how to write a scholarship essay, buy clomid online. CampusA�Rio do Sul. Os docentes apresentaram, em 31 de marA�o de 2016, o trabalho acadA?mico intitulado a�?ProfissionalizaA�A?o docente: desafio para formaA�A?o com professoresa�?.

O evento ocorre a cada dois anos, e o prA?ximo paA�s a sediA?-lo, provavelmente em setembro de 2018, serA? o Brasil. Trata-se de uma significativa oportunidade de novas publicaA�A�es para aqueles que se dedicam a pesquisar e a produzir conhecimento sobre o campo da educaA�A?o.

Texto: CECOM/Reitoria.